Ver Versão Completa : Uréia no nosso diesel...?
Deivid/silveira
13/09/2010, 19:28
Amigos do forum!
Acabei de ouvir uma mensagem na nossa querida "Vós do Brasil", que o governo vai decretar uma lei que os motores a diesel tem que abastecer com um complemento chamado de Uréia, e os veicules a partir de 2012 irão vir de fábrica com um compartimento separado para o novo aditivo, segundo a vóz do Brasil o abastecimento desse aditivo irá ser obrigatório, pois irá diminuir a emição de gases tóxicos e a poluição.
E a Uréia é adubo quimico.
A minha duvida é a seguinte, será que toda a vez vai ser esse stress de misturar este aditivo, e os componentes para quem não tem rail na sua picape? :parede::parede::parede:
Opa, cada vez mais complicações!!!!!
Segue a reportagem:
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/797948-veiculos-a-diesel-fabricados-a-partir-de-2012-terao-aditivo-para-reduzir-emissoes.shtml
Troller-a-vista
13/09/2010, 19:56
desconheco qqr coisa a respeito e tambem sobre a ureia ser aditivo ou algo sobre..
mas uma coisa eu sei: petrobras tem producao de ureia por uma de suas subdivisoes, e os grupos por tras do fertilizante nacional fazem da petrobras uma empresinha de fundo de quintal a maior delas: BUNGE.
achei na net uma noticia sobre o uso de ureia na europa.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u33464.shtml
o problema é que a uréia é muito corrosiva. como será a durabilidade dos componentes do motor?:???:
Marcelo-HPE
13/09/2010, 20:06
Só será obrigatório nos veículos produzidos a partir de 2012 . ainda bem que os nossos estão fora !! mais uma porcaria de lei para forçar o sujeito gastar mais dinheiro com esse aditivo .
Troller-a-vista
13/09/2010, 20:15
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/797948-veiculos-a-diesel-fabricados-a-partir-de-2012-terao-aditivo-para-reduzir-emissoes.shtml (deve ser a mesma reportagem acima)
estou tentando me esforcar pra lembrar direito mas realmente a ureia tem poderes de limpeza para alguns reagentes inclusive usa-se a ureia para filtrar agua nao sei como...
Também ouvi na voz do brasil. Será que tem algum químico entre nós que possa explicar melhor como se dá a reação química?
SERGIO AUGUSTO
13/09/2010, 21:03
Algumas explicações de como funcionaria o sistema
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=590 - SISTEMA SCR, terceiro parágrafo.
http://talentoambiental.blogspot.com/2008/06/uria-usada-para-reduzir-poluio-de.html Experiencia na Alemanha(como sempre, os Alemães na frente)
Abraços
Sérgio
Renato Fraga
13/09/2010, 21:13
O aditivo será incorporado ao combustível numa proprção de 1/5 atravéz de um reservatório e circuito exclusivo.
Bom até aí tudo bem, agora entendo que isso representa 20% do volume total do combustível.
Quer dizer que se uma pick up tiver um tanque de 100L terá que ter um reservatório de 20L para o aditivo. E no caso dos ônibus e caminhões que comportam mais de 500L de diesel???? Um tanque de 100L só pro aditivo???
Essa eu quero ver!!!!!!!
Abraços a todos
CARLOS-BSB
13/09/2010, 21:27
Pelo que eu entendí, os carros movidos a diesel, a partir de 2012 deverão ter dois tanques.
Bom, já existe o biodiesel que tem uma porcentagem de óleos vegetais misturada ao diesel. Não vejo por que não misturar diretamente no diesel essa uréia que é um "catalizador que reduz o nível de NOx (óxido de nitrogênio) em até 90%", "por meio de uma reação química, com a mistura dos gases à amônia, obtida através da hidrólise da uréia".
Daniel.Shimomoto
13/09/2010, 21:33
O grande problema é que quem escreveu os artigos na Voz do Brasil e no UOL são jornalistas que viram o galo cantar mas não sabem nem onde nem como.
É como o Renato Fraga e o Sergio Augusto falaram: Serão tanques a parte contendo uréia que serão usadas em um catalizador no escapamento dos motores. Só não sei os valores de consumo de uréia mas ao contrário do que se pensa, ela NÃO é injetada no diesel. Ela é usada APÓS a queima, em um catalizador especial no sistema de escapamento dos motores. Compõe-se de água desionizada e uréia e é injetado NO CATALIZADOR!
Aliás esse é o grande chamariz da International Engines nos Estados Unidos. A Bandeira da empresa é que ela atinge os níveis requeridos de emissões SEM o uso de catalizador SCR, ao contrario de sua maior concorrente no país, a Cummins, que tem até divisão de tratamento de gases via oxidação com uréia.
Abraços
Anthoniusnikos
13/09/2010, 21:40
O maior objetivo é a diminuição das emissões de NOx. Os óxidos nitrosos são altamente cancerígenos.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/07/040719_ureiamcro.shtml
http://www.fleetguard.com/html/pt/products/fuel/diesel_emission/urea.html
A utilização da uréia(amônia: NH4OH; NH3) para essa finalidade, aumenta a eficiência do catalisador instalado, já é empregado a muito tempo nas usinas termoelétricas que queimam óleo diesel.
Tudo o que for necessário para melhorar a qualidade do meio ambiente será bem-vindo. Lembram da qualidade do ar na década de 70 em Sampa ? Não fosse a CETESB...!
Anthon
SERGIO AUGUSTO
13/09/2010, 21:54
O grande problema é que quem escreveu os artigos na Voz do Brasil e no UOL são jornalistas que viram o galo cantar mas não sabem nem onde nem como.
É como o Renato Fraga e o Sergio Augusto falaram: Serão tanques a parte contendo uréia que serão usadas em um catalizador no escapamento dos motores. Só não sei os valores de consumo de uréia mas ao contrário do que se pensa, ela NÃO é injetada no diesel. Ela é usada APÓS a queima, em um catalizador especial no sistema de escapamento dos motores. Compõe-se de água desionizada e uréia e é injetado NO CATALIZADOR!
Aliás esse é o grande chamariz da International Engines nos Estados Unidos. A Bandeira da empresa é que ela atinge os níveis requeridos de emissões SEM o uso de catalizador SCR, ao contrario de sua maior concorrente no país, a Cummins, que tem até divisão de tratamento de gases via oxidação com uréia.
Abraços
Ok, Daniel!:concordo:
Tava procurando o material do link http://www.anfavea.com.br/documentos/SeminarioItem2.pdf ( tenho o mesmo arquivo em PDF), pra postar. Terão uma idéia clara de como será o negocio.
Abraços
Sérgio
samukanvas
13/09/2010, 22:14
Que que vcs estão reclamando??? No xixi tem uréia. É só caprichar na mira que o reservatório estará sempre cheio. E se beber o carro andará mais!! :mrgreen:
Essa é boa... a próxima é naftalina no tanque... :lol:
Abs
eduardo1968
13/09/2010, 22:40
Esse aditivo, compete com a alimentação animal, pois a úreia fornece NNP para bovinos, ou seja, proteína de origem química, para ser fornecida no cocho. Além disso, a uréia é utilizada como fonte de nitrogênio em culturas agrícolas, como milho, arroz, trigo, sorgo, etc.
Os alemães desenvolveram esse despoluente, mas certamente os brasileiros vão torná-lo mais simples na utilização.
Que venha essa novidade.:dance:
Eduardo
nos eua as picapes ja saem com isso de fabrica.
como disse o shimomoto nao é misturado ao diesel. a ureia é injetada no escapamento.
vejam como é o sistema:
http://www.cleanmpg.com/photos/data/2/2011_Ford_6_7L_PowerStroke_emisisons_layout.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_2AZi3A7U2ls/S9mhRWsiQdI/AAAAAAAAAMY/vwPIl2Vtok8/s1600/2471707_ford_montana_fuel.jpg
tanque montado em um caminhão:
http://todaystrucking.com/images/usr_091009153630_cascadia-DEF-tank.jpg
montado na gm silverado:
http://gallery.mailchimp.com/f76accd059dd81b071e26f575/images/GM_2500HD_2011.jpg
Deivid/silveira
13/09/2010, 23:25
[QUOTE=Jera;1255412]nos eua as picapes ja saem com isso de fabrica.
como disse o shimomoto nao é misturado ao diesel. a ureia é injetada no escapamento.
Ainda bem que os amigos tem informação completa:palmas:
ainda bem que não irá nada de mistura na BI e nem na CdC:concordo:
Mas então teremos que adapitar um reservatório e catalizador nas nossas velhinhas??
Escape diretão já era :odedo::odedo::odedo:
Troller-a-vista
13/09/2010, 23:42
vamos as realidades: o sistema da ureia diminui em 90% a qtidade de enxofre. Legal, parabens! parece ser simples e barato.
(só um adendo, ha mais de 10 anos se sabe que resfriar o escapamento diminui a poluicao, nao entendo muito bem pq, mas inclusive tem um sistema patenteado de um brasileiro de um tipo de serpentina e defletor para escapamentos de caminhoes e similares para resfriar e diminuir a poluicao, claro que nao eh 90% com certeza mas ja eh alguma coisa).
Qto custa pro governo? ZERO, alias, ele ganha! imposto, venda de aditivo, o tal tanque, injetor etc...
E o nosso diesel chega a niveis menores de POLUICAO (nao melhora a sua qualidade intriseca).
realidade simples e cruel : governo transferiu o problema e vai lucrar com isso. Mais facil que colocar o diesel S10 ou S50 ou S200 ...
peguei mais umas informações:
na ford f250 reabastecer a cada 12mikm.......na silverado a cada 8000km
http://www.youtube.com/watch?v=uQHvi2Lgnac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0E4CExBP7eQ&feature=related
verdade troller. pra mim tinham q fazer isso qnd tivesse o diesel S50 disponivel no brasil inteiro. se nao me engano isso so vai acontecer em 2014....se acontecer.....
procurando videos do def, encontrei esse aqui! comédia d+!!
http://www.youtube.com/watch?v=X2fx7lyUhpM&has_verified=1
Walter L. L. Casitta
14/09/2010, 06:29
Puts, cada dia que passa as picapes diesel vão se tornando inviáveis para as pessoas que não podem comprar um 0Km. Como se já não fosse suficiente a complexidade do CR e agora mais uma coisa pra ajudar a complicar a vida.
Não entendo nada de quimica nem de reação quimica, mas não seria mais correto melhorar a qualidade do nosso diesel e retirar o enxofre?
Na Europa, tambem existe a injeção de ureia ou lá não tem necessidade pela qualidade do diesel?
Walter L. L. Casitta
14/09/2010, 07:46
Não entendo nada de quimica nem de reação quimica, mas não seria mais correto melhorar a qualidade do nosso diesel e retirar o enxofre?
Na Europa, tambem existe a injeção de ureia ou lá não tem necessidade pela qualidade do diesel?
Não seria mais fácil ler antes de perguntar?
Não seria mais fácil ler antes de perguntar?
É verdade Walter, queiram desconsiderar minha pergunta:oops:, estava pensando que fosse exclusividade nossa.
Não depende da qualidade do diesel.
abs
João
CARLOS-BSB
14/09/2010, 10:59
Então o título do tópico devia ser: Uréia no escapamento dos veículos movidos a diesel.
.
mauriciof
14/09/2010, 12:26
gente, gente, calma lá pessoas, nada de drama
na europa isso já é comum, padrão, e todos os caminhões são equipados com isso, não há motivo para pânico generalizado
lá o sistema é chamado de AdBlue, e embora possa ser equipado em tanque de 20% da capacidade de diesel, não significa que vai tudo ser consumido em um tanque de combustível, já que
AdBlue is carried onboard SCR-equipped vehicles in specially designed tanks, and is dosed into the SCR system at a rate equivalent to 3–5% of diesel consumption.
na wikipedia tem mais informação sobre o AdBlue ou é só procurar no google sobre isso
http://en.wikipedia.org/wiki/AdBlue
peguei mais umas informações:
na ford f250 reabastecer a cada 12mikm.......na silverado a cada 8000km
http://www.youtube.com/watch?v=uQHvi2Lgnac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0E4CExBP7eQ&feature=related
verdade troller. pra mim tinham q fazer isso qnd tivesse o diesel S50 disponivel no brasil inteiro. se nao me engano isso so vai acontecer em 2014....se acontecer.....
procurando videos do def, encontrei esse aqui! comédia d+!!
http://www.youtube.com/watch?v=X2fx7lyUhpM&has_verified=1
Fala Jera, como vão as coisas?
Sabe dizer qual é o diesel (S?) vendido aqui no DF?
Abraço.
Anthoniusnikos
14/09/2010, 14:35
Pessoal, a questão da uréia tem mais a ver com a eliminação dos óxidos de nitrogênio: NO2 ou NOx(altamente tóxicos) + NH4 ou NH3(altamente tóxicos) dá...---> N2(gás inerte) + H2O(vapor inerte).
Se SO2 + SOx(altamente tóxicos) + NH4 ou NH3(altamente tóxicos) dá ----> N2(gás inerte) + H2O(vapor inerte) não saberia dizer agora, vou ter que pesquisar. Mas, é bem provável que venha a o NH4SO4(sulfato de amônia) que é um sal, e que talvez venha entupir o próprio catalisador. Hehehehe...! Será que não pensaram nisso ? Ou a minha qüimica ainda vale !
E como já exposto: deve ser injetado no escape, antes do catalisador para aumentar a eficiência deste na transformação dos NOx tóxicos em produtos inertes.
Seria mais razoável, que as plantas de produção de diesel da Petrobras, eliminasem ou reduzissem ao mínimo exigido pela lei, os compostos de NITROGÊNIO E ENXOFRE, assim não precisaríamos de mais um equipamento, complicado, para termos que cuidar, senão... NÃO PASSA NA INSPEÇÃO VEICULAR.
Anthon
eduardo1968
14/09/2010, 15:18
Anthon
Se for sulfato de amônia (deposição salina) poderá ser utilizado como fertilizante na agricultura, já que tem pelo menos 34% de nitrogênio.
Quem vai se dar bem são as fábricas de catalizadores e o governo com as vendas e o aporte de arrecadação de impostos sobre o aditivo, que no Brasil deverá custar uma fortuna:pensativo:.
Eu já tenho minha solução: quando a Natasha se acabar e eu tiver de trocar por uma mais nova compro uma a gasolina e GNV e no som coloco um cd com o barulhinho do motor diesel...:mrgreen:
Abraços.
RGamaJr_4x4
14/09/2010, 15:28
Em Portugal: "Não é um combustível, sendo que não se injecta no motor, mas sim no circuito de escape após a combustão. Desta forma não está sujeito a impostos sobre consumos nem a outras obrigações"
Mas no Brasil, com certeza será mais uma fonte de arrecadação de tributos.
Walter L. L. Casitta
14/09/2010, 15:32
Será que os postos vão ter um bomba de uréia também?
E será que uma mijandinha junto ajuda abaixar o custo?:mrgreen:
Martin Melcop
14/09/2010, 16:15
Será que os postos vão ter um bomba de uréia também?
E será que uma mijandinha junto ajuda abaixar o custo?:mrgreen:
Vou montar o meu posto, materia prima dificilmente vai faltar
jonas chanan
14/09/2010, 16:16
já tava pensando em mija no tanque mas é otra coisa
Se o negócio é mijar no escapamento então o tanque tem que ser de cerveja e haja chimarrão, tchê. :dance:
Abraços
Fala Jera, como vão as coisas?
Sabe dizer qual é o diesel (S?) vendido aqui no DF?
Abraço.
fala loyer!!!
td tranquilo!!!
cara....eu acho q aqui só vendem o s2000. pq é avermelhado.
dizem que o s500 é amarelado.
Daniel.Shimomoto
14/09/2010, 19:31
Pessoal, a questão da uréia tem mais a ver com a eliminação dos óxidos de nitrogênio: NO2 ou NOx(altamente tóxicos) + NH4 ou NH3(altamente tóxicos) dá...---> N2(gás inerte) + H2O(vapor inerte).
Se SO2 + SOx(altamente tóxicos) + NH4 ou NH3(altamente tóxicos) dá ----> N2(gás inerte) + H2O(vapor inerte) não saberia dizer agora, vou ter que pesquisar. Mas, é bem provável que venha a o NH4SO4(sulfato de amônia) que é um sal, e que talvez venha entupir o próprio catalisador. Hehehehe...! Será que não pensaram nisso ? Ou a minha qüimica ainda vale !
E como já exposto: deve ser injetado no escape, antes do catalisador para aumentar a eficiência deste na transformação dos NOx tóxicos em produtos inertes.
Seria mais razoável, que as plantas de produção de diesel da Petrobras, eliminasem ou reduzissem ao mínimo exigido pela lei, os compostos de NITROGÊNIO E ENXOFRE, assim não precisaríamos de mais um equipamento, complicado, para termos que cuidar, senão... NÃO PASSA NA INSPEÇÃO VEICULAR.
Anthon
Anthon;
Independentemente do NOx, sistemas SCR, EGR, TODOS os modernos sistemas de controle de emissões Diesel requerem óleo com 50ppm de enxofre. Qualquer um que seja.
O SCR não pode nem pensar em funcionar com diesel de elevado teor de enxofre.!
Abs!!!
CARLOS-BSB
14/09/2010, 20:06
Então, diante disso, obrigatoriamente deveríamos ter diesel S50 a partir de 2012 pra acompanhar a utilização da uréia nos carros produzidos a partir desse ano.:stop:
Assim nós, mortais que compramos caminhonetes usadas, também seríamos beneficiados por um diesel mais limpo.:pensativo:
Deivid/silveira
14/09/2010, 20:14
Realmente vai dar muito assunto, creio que até a copa do mundo estaremos com o sistema ADblue.
Carlos, mas um diesel auterado tu quer dizer, pois não sei se os componentes do nossos motores serão prejudicados com o uso desse diesel.
CARLOS-BSB
14/09/2010, 20:43
Só especulação. Achei que o diesel S50 fosse um diesel mais 'limpo', menos enxofre, e não alterado! Mas se os motores das viaturas hoje estão se virando como podem com esse diesel que temos aquí S2000 então, que seja.:???:
Anthoniusnikos
14/09/2010, 20:59
Anthon;
Independentemente do NOx, sistemas SCR, EGR, TODOS os modernos sistemas de controle de emissões Diesel requerem óleo com 50ppm de enxofre. Qualquer um que seja.
O SCR não pode nem pensar em funcionar com diesel de elevado teor de enxofre.!
Abs!!!
É..., mas não é bem assim Shima. O problema é que os 50 ppm de enxôfre para todos os veículos foi adiado para janeiro de 2.014.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,,269821,0.htm
Edú-68 o nitrogênio a partir da uréia, para fertilizante, não será problema enquanto tivermos petróleo em abundância, principalmente com o pré-sal. Precisamos é começar a explorar as jazidas de K e P que temos.
Aliás, todos eles: N, P, K existem em abundância no nosso COCÔ.
É um início da reciclagem completa e inteligente ! :palmas:
Ainda não temos políticas efetivas de aproveitamentos dos nosso dejetos, porque nem ao menos temos saneamento básico para fazemos a coleta desses excrementos. Vai tudo para o córrego ou praia(por aquí é assim) mais próximos.
Mas, a corrosão do escape com a formação do sal sulfato de amônio e ácido sulfúrico deve nos preocupar.
Athon
Tchê 4x4
14/09/2010, 21:39
Em Portugal: "Não é um combustível, sendo que não se injecta no motor, mas sim no circuito de escape após a combustão. Desta forma não está sujeito a impostos sobre consumos nem a outras obrigações"
Mas no Brasil, com certeza será mais uma fonte de arrecadação de tributos.
Acho que quem vai lucrar com isso além do governo que obviamente vai taxar a uréia é as multinacionais. A Bunge por exemplo se não me engano detem a maior produção no Brasil, incluindo uma grande fábrica aqui em Rio Grande.
Agora, como vai ficar a questão do reabastecimento deste segunda tanque, vai ser no posto mesmo???...
eduardo1968
14/09/2010, 22:00
É..., mas não é bem assim Shima. O problema é que os 50 ppm de enxôfre para todos os veículos foi adiado para janeiro de 2.014.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,,269821,0.htm
Edú-68 o nitrogênio a partir da uréia, para fertilizante, não será problema enquanto tivermos petróleo em abundância, principalmente com o pré-sal. Precisamos é começar a explorar as jazidas de K e P que temos.
Aliás, todos eles: N, P, K existem em abundância no nosso COCÔ.
É um início da reciclagem completa e inteligente ! :palmas:
Ainda não temos políticas efetivas de aproveitamentos dos nosso dejetos, porque nem ao menos temos saneamento básico para fazemos a coleta desses excrementos. Vai tudo para o córrego ou praia(por aquí é assim) mais próximos.
Mas, a corrosão do escape com a formação do sal sulfato de amônio e ácido sulfúrico deve nos preocupar.
Athon
Enquanto isso, em 2013...
Nas picapes usadas um tanque de uréia líquida de lavoura acoplada num tubo que vai até o escape, tipo à moda Brasil, que não vai despoluir nada, mas quem tiver o kit não vai tomar multa. :mrgreen:
Acho que após a uréia virá a taxa de credenciamento junto ao Greenpeace que será paga anualmente com o licenciamento.
Deivid/silveira
14/09/2010, 23:04
Enquanto isso, em 2013...
Nas picapes usadas um tanque de uréia líquida de lavoura acoplada num tubo que vai até o escape, tipo à moda Brasil, que não vai despoluir nada, mas quem tiver o kit não vai tomar multa. :mrgreen:
Não duvido:pipoca:
DiEgOsEiChIrLz
15/09/2010, 03:12
o legal é que nas rodovias, durante as viagens, o pessoal nao vai mais mijar no pneu do carro. no lugar disso vamos mijar no bocal do novo tanque(as mulheres vao continuar a moda antiga).
eduardo1968
15/09/2010, 10:48
Acho que após a uréia virá a taxa de credenciamento junto ao Greenpeace que será paga anualmente com o licenciamento.
Acrescenta aí mais 2 ou 3% de royalties aos alemães que inventaram o sistema...
icojavali2009
15/09/2010, 10:58
Amigos do forum!
Acabei de ouvir uma mensagem na nossa querida "Vós do Brasil", que o governo vai decretar uma lei que os motores a diesel tem que abastecer com um complemento chamado de Uréia, e os veicules a partir de 2012 irão vir de fábrica com um compartimento separado para o novo aditivo, segundo a vóz do Brasil o abastecimento desse aditivo irá ser obrigatório, pois irá diminuir a emição de gases tóxicos e a poluição.
E a Uréia é adubo quimico.
A minha duvida é a seguinte, será que toda a vez vai ser esse stress de misturar este aditivo, e os componentes para quem não tem rail na sua picape? :parede::parede::parede:
É mais uma da Petrobrás para vender mais um de seus produtos na marra. Enfiar na guela dos brasileiros via motores diesel. Negativo, vou urinar no tanque do meu Javali, "ví" dizer que tem muita ureia na urina....inclusive bastante alcool. vou estar na moda vou reciclar......
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