PDA

Ver Versão Completa : F-1000 Gasolina. Qual ?



Andre Monteiro
28/03/2005, 16:32
Pessoal,

Estou precisando avaliar se vale a pena ou não a aquisição de uma F-1000 gasolina, preferencialmente 98. Como não conheço nada dessa picape, tenho algumas dúvidas e gostaria de contar com a ajuda de quem a conheça:

1) O motor 4.9i é bom ? Tem durabilidade ? Qual o consumo médio em estrada ?

2) No site da FIPE tem os seguintes modelos F-1000, ano 98:
. Lightning/ Super 4.9i (1995 e 1998)
. Regular Cab 4.9i (1997 e 1998)
. XL 4.9i (1996 a 1998)
. XLT/XL Lightning 4.9i (1997 e 1998)
. XLT CE 4.9i (1997 e 1998)

3) Por que a Lightning tem melhor valor de mercado que as outras ?
4) A Super e a CE são cabine estendida. Isso piora o consumo/desempenho ?
5) Qual o comportamento do motor 4.9i em relação ao GNV, caso se opte por instalá-lo ? Piora muito o desempenho ? O consumo compensa o custo da instalação ?
6) O modelo XL não tem ar condicionado ?
7) Se existem, quais os pontos fracos dessa picape ? Câmbio, diferencial, embreagem ? ...

Muito obrigado e um abraço a todos.

marcelo nunes
28/03/2005, 19:00
Pessoal,

1) O motor 4.9i é bom ? Tem durabilidade ? Qual o consumo médio em estrada ?.

Depende do que você espera dele. Tive uma destas pick-ups em 1996. Anda muito bem, mas gasta na mesma medida.
Dura á beça, um amigo meu tem uma com 180.000km e o motor vai muito bem, obrigado. Segundo ele faz entre 7 e 7,5 na estrada. A minha, pelo que me lembro, acho que gastava um pouco mais do que isso.



2) No site da FIPE tem os seguintes modelos F-1000, ano 98:
. Lightning/ Super 4.9i (1995 e 1998)
. Regular Cab 4.9i (1997 e 1998)
. XL 4.9i (1996 a 1998)
. XLT/XL Lightning 4.9i (1997 e 1998)
. XLT CE 4.9i (1997 e 1998).

Existe uma redundância na tabela da FIPE, a qual eu já apontei e não mudaram ainda não sei por que ( sou consultor da FIPE e audito a tabela):
Lightning só existe uma versão, não tem porque aparecer duas vezes.



3) Por que a Lightning tem melhor valor de mercado que as outras ?.

É série especial mais equipada, com ar condicionado, rodas, trio elétrico e cor preta exclusiva.


4) A Super e a CE são cabine estendida. Isso piora o consumo/desempenho ?

Na verdade as versões CE indicam tratar-se de Cabine Estendida. Existe a Super e a Super CE, assim como a Super Série e a Super Série CE.
A versão com cabine estendida bebe mais e anda menos por ser mais pesada. Mas com o motor 4.9 a diferença é desprezível.


5) Qual o comportamento do motor 4.9i em relação ao GNV, caso se opte por instalá-lo ? Piora muito o desempenho ? O consumo compensa o custo da instalação ?

A perda de desempenho em motores de alta cilindrada e baixo giro é menos sensível que em motores de baixa cilindrada e alto giro.
Mas vale tanto à pena que pouco se vê dessas pick-ups ainda rodando a gasolina em SP e RJ.


6) O modelo XL não tem ar condicionado ?

Era opcional na XL.


7) Se existem, quais os pontos fracos dessa picape ? Câmbio, diferencial, embreagem ? ...

Ponto fraco é o consumo, e isso depende do referencial de cada um. Com GNV eu não vejo mais como isso possa ser um problema.

A caçamba original é de chapa à vista, muito desprotegida, estraga com muita facilidade com carga mais pesada. Se você encontrar uma com proteção de fibra, tente ver o estado da caçamba por baixo. É frequente colocarem essa proteção sobre uma caçamba detonada só pra disfarçar.

A versão CE é muito difícil de estacionar na cidade. E haja garagem...

O valor do seguro é algo a ser bem pesquisado.

Andre Monteiro
29/03/2005, 09:08
Marcelo Nunes,

Valeram as dicas e o plus da caçamba. Esclareceram todas as minhas duvidas.

Obrigado e um abraço,

Edintruder
10/04/2005, 15:57
Existem muitas F-1000 que eram a gasolina e foram transformadas para diesel. Tem alguém que possa dizer se vale a pena comprar uma F-1000 dessas ou é mais garantido ficar com a original?
Eu particularmente não vejo nenhum problema na troca do motor, porém não sei se são trocados câmbio e diferencial também.

Rodrigo Luvison
11/04/2005, 00:13
Sempre procure comprar uma que seja original de fábrica a diesel.
As picapes transformadas sempre tem valores de mercado abaixo da tabela e tb pouca aceitação. Mesmo que for feita uma adaptação muito bem feita, nunca ficará igual a original.

Além do cambio e diferencial diferentes, a suspenção dianteira é diferente tb.

Para ficar igual a original, além de ter que trocar todos o itens supracitado, tem que trocar o painel de instrumentos, pois a escala do tacometro é diferente e os modelos turbo vinham com manometro de pressão.


Abraços

nfsleo
15/04/2005, 00:30
Cada caso é um caso, mas geralmente numa adaptaçâo o câmbio tbm é trocado por um original correspondente ao motor... diferencial geralmente o pessoal nâo troca, fica naquela de "se quebrar eu troco". Conheço um cara que adaptou um motor MWM 6cc diesel de F-250 numa dakota, além do motor ele trocou o câmbio e fez a regulagem dos instrumentos do painel para que o funcionamento ficasse de acordo com o novo motor. Ficou todo mundo agourando o cara e falando que a suspensão dianteira ia desabar, o diferencial ia pros quiabos, e tal... a verdade é que já fazem uns dois anos e a camionete tá beleza, anda mais que uma V8 RT :twisted:

Miranda
21/04/2005, 22:22
bom..
pelo q eu sei .. a Lightning eh a mais nervosa... 171 cv? a gasolina naum eh ? 6cc..
eu ja vi uma preta pra vender na minha cidade. naum lembro o preço;; mas como o cara disse .. eh toda completa.. ta linda..
eh aqela historia... se for pra pegar uma.. EU pegaria ela!

julio barreto
29/04/2005, 13:28
André eu tenho uma 95/95 super serie é muito boa coloquei kit a gás ficou muito bom, não tenho o barrulhão de motor a diesel na minha cabeça, e acaba sendo mais economica do que uma a diesel.

boa compra

gustavo signori
30/04/2005, 03:09
olá. já tive uma f1000 95 4.9. me deixa saudades até hoje. é um p... carro. se analisar é até econômica pelo tamanho do motor. na minha conseguia fazer 9km/l (na estrada à 100, 110km quando ia pro ms). tem excelente torque e na ocasiâo era o carro de melhor retomada no país. extremamente confortável, (viajavamos em 3 na boa), e justamente por causa do conforto (parecia um opala), vinha na minha opinião ser um dos ponto fracos: a instabilidade. devido a sua supensão dianteira com aqueles braços longos e cruzados(muito parecido com trator valmet antigo), porém macia. a falta de abs, que fazia de uma freada de emergência na chuva uma aventura. e por fim uma bucha de plástico que ia na coluna de direção que insitia em sair do lugar e deixava uma folga violenta (a ford não resolveu mas a "superbonder"sim). fora isto, nunca gastei um centavo nela, além da manutenção normal é claro. enfim quando der tempo$$$ compro uma de novo. na hora da compra além das verificações normais que se deve fazer num utilitário (lateria, motor, estado interno ,chassis, caçamba, .....) veja o alinhamento dela (as pontas de eixo podem estar tortas e não há ajuste) e o diferencial se for auto-blocante (não tenho certeza se todas tem) se foi usado óleo errado pode tê-lo estragado (para reconhecer isto de ré no carro com as rodas esterçadas, se começar a dar pulinhos, tem algo errado). as lightning são uma série especial à partir de 1997 que já vinha completinha e em cores especiais ( azul met, preto, verde met, e vermelho). apesar de ser feita na argentina as peças são praticamente as mesmas das feitas no brasil até 94, então sem dificuldades. quanto a uma futura adaptação para diesel eu faço a seguinte conta: pegue a diferença de uma diesel para uma gasolina ou então o preço de um motor diesel para substituição e coloque essa grana na poupança e veja quanta gasolina v. pode comprar . v. certamente já vendeu o carro antes do dinheiro acabar. alem do que até onde eu sei só se pode colocar motor diesel num carro se este for um utilitário ou 4x4. a minha no documento, constava como "camioneta/car. aberta", logo, não podia.

murillo
30/04/2005, 21:09
alem do que até onde eu sei só se pode colocar motor diesel num carro se este for um utilitário ou 4x4. a minha no documento, constava como "camioneta/car. aberta", logo, não podia.



mais uma picape e utilitario...pode coloacr motores diesel em utilitarios/capacidade d carga acima de 1000kg e em jipes com traca 4x4 e reduzida...

Edintruder
30/04/2005, 22:29
O problema maior da troca do motor é a tal vistoria do inmetro e toda a burocracia que o pessoal inventa...
Vale lembrar que quando troca o motor a gasolina por um a diesel, incorpora-se um valor a mais na caminhonete, no caso, o valor do motor, portanto ao vender resgata-se novamente esse valor, porém uma original a diesel é mais cara de uma adaptada, algo em torno de dois motores a diesel! :o

diniz
17/05/2005, 02:05
é VIAVEL o seguro de F1000 em SP?

tbem estou analisando uma 95 ou 96, mas o que me preocupa é se ela ainda é muito visada p/ roubo por aqui

Viniciu´Styllus
07/08/2009, 14:54
Depende do que você espera dele. Tive uma destas pick-ups em 1996. Anda muito bem, mas gasta na mesma medida.
Dura á beça, um amigo meu tem uma com 180.000km e o motor vai muito bem, obrigado. Segundo ele faz entre 7 e 7,5 na estrada. A minha, pelo que me lembro, acho que gastava um pouco mais do que isso.



Existe uma redundância na tabela da FIPE, a qual eu já apontei e não mudaram ainda não sei por que ( sou consultor da FIPE e audito a tabela):
Lightning só existe uma versão, não tem porque aparecer duas vezes.




É série especial mais equipada, com ar condicionado, rodas, trio elétrico e cor preta exclusiva.



Na verdade as versões CE indicam tratar-se de Cabine Estendida. Existe a Super e a Super CE, assim como a Super Série e a Super Série CE.
A versão com cabine estendida bebe mais e anda menos por ser mais pesada. Mas com o motor 4.9 a diferença é desprezível.



A perda de desempenho em motores de alta cilindrada e baixo giro é menos sensível que em motores de baixa cilindrada e alto giro.
Mas vale tanto à pena que pouco se vê dessas pick-ups ainda rodando a gasolina em SP e RJ.



Era opcional na XL.



Ponto fraco é o consumo, e isso depende do referencial de cada um. Com GNV eu não vejo mais como isso possa ser um problema.

A caçamba original é de chapa à vista, muito desprotegida, estraga com muita facilidade com carga mais pesada. Se você encontrar uma com proteção de fibra, tente ver o estado da caçamba por baixo. É frequente colocarem essa proteção sobre uma caçamba detonada só pra disfarçar.

A versão CE é muito difícil de estacionar na cidade. E haja garagem...

O valor do seguro é algo a ser bem pesquisado.



PERFEITO!!!!


SÓ FALTOU UM DETALHE A LIGHTNING NÃO É EXCLUSIVA NA COR PRETA


LIGHTNING = COR PRETA (SOLIDA) E AZUL (METÁLICA):dance:


ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!

xxxtripod
07/08/2009, 19:17
Aqui na minha cidade (São Gabriel Do oeste) tem uma F1000 lighitinig com mwm 6cc,
tem uma ce toda feita pela tropical com tinta PPG q não risca na cor branca com mwm 6cc, tem uma 4x4 com mwm 6cc, tem uma farol quadrado feito pela tropical pintada na cor camaleão (uma fortuna a pintura) tb da PPG que não risca, ou seja tudu certinhu andando e tudo andando muitoooooooo, não tem 250 q encoste nelas, a Lighitining o cambio é o mazda original, a 4x4 é o cambio clark mesmo, que aguenta o 6cc sem nem xiaa de tão bruto q é, unico problema é q a reduzida já eraaa por causa q o x10 tem uma valvula pra isso q nu 6cc naum da certo.

a branca ta a venda pq meu amigo agora tem familia e num da amis certo CE

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=176807&cp=0 (http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=176807&cp=0)

e essa aki é uma lightining aki de CG q na minha opinião, é perfeita. td mecanica 6cc da F250

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=170592&cp=0 (http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=170592&cp=0)

bom eu vejo direto fazerem essas modificações, tem até d20 com 6cc aqui,
então não sei mais acho q por aqui não implicam, a unica coisa q disseram q é dificil é fazer o seguro.
Abraços

pontes_frontier_japa
27/01/2011, 13:50
boa tarde amigo, ainda tem interesse em comprar uma F1000 ???


segue links para consultas !!!


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168770539-f1000-36-super-gasolina-cab-simples-39000kms-unico-dono-_JM


mais fotos em :


http://img145.imageshack.us/gal.php?g=dsc04740ji.jpg

Edintruder
27/01/2011, 14:51
Amigo, acredito que desde 28-03-2005 ele já tenha comprado e vendido a F1000 que ele queria.
Agora, olhando as fotos da tua F1000, realmente está muito nova, mas muito cara também. Nesse valor pega diesel 4x4 98...

fguerreiro
28/01/2011, 20:37
Amigo, acredito que desde 28-03-2005 ele já tenha comprado e vendido a F1000 que ele queria.
Agora, olhando as fotos da tua F1000, realmente está muito nova, mas muito cara também. Nesse valor pega diesel 4x4 98...


Edintruder


X2

XAVIER S4T
28/01/2011, 23:28
Força absurda, retomada rápida, motor pra muito tempo, realmente como já foi comentado o consumo é o problema, mas... quem compra um motor desses não deve estar se preocupando com isso... dá uma olhada neste vídeo do YOUTUBE, -http://www.youtube.com/watch?v=zKdFGlXOeiE

esse jipe tá com motor 4.9i gasolina, é do clube do Jipe de Taguatinga -DF - Rapaz ele funcionou até debaixo dágua! E o mecânico depois abriu ele, trocou-esgotou o oléo, trocou jogo de velas, lavou a central do motor com alcool 100% deu uma olhada nas correias e o bichão funciona até hoje! :dance::palmas:

Edintruder
29/01/2011, 00:03
Mas esse daí é muito doido, isso sim!

dudu83
29/01/2011, 22:17
boa tarde amigo, ainda tem interesse em comprar uma F1000 ???


segue links para consultas !!!


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168770539-f1000-36-super-gasolina-cab-simples-39000kms-unico-dono-_JM


mais fotos em :


http://img145.imageshack.us/gal.php?g=dsc04740ji.jpg


R$25.000 t apra la de bem pago nessa picape...:concordo::concordo:

henriq
12/08/2011, 09:13
ela no gnv e boa ?????