PDA

Ver Versão Completa : Niva no CONTROLAR



JacquesL
13/09/2010, 11:50
Boa tarde pessoal! Estou com meu Niva deve fazer umas 2 semanas e logo ele deverá passar no CONTROLAR, e estou me preparando para isso...vou trocar o óleo e o filtro de óleo e de ar, além de umas mangueiras que estão um pouco ressecadas....obviamente essas trocas eu teria que fazer de qualquer forma!
Mas a minha pergunta é a seguinte...tirando esses ítens mais óbvios, quem poderia me ajudar com algumas dicas de outros ítens para checar ou substituir? ....talvez o jogo de velas?...:pensativo:
Outra questão...a dora anterior tinha o costume da mandar borrifar óleo de mamona por baixo do carro....será que aquela lambuzeira toda debaixo do carro pode fazer o pessoal do controlar achar que é algum vazamento que se espalha quando o carro está em movimento?

Mais uma perguntinha...o escapamento está bom, mas a superficie está oxidada...não é ferrugem e está longe de ter qualquer buraco...é só ixidação, será que tem galho?...tava pensando em lixar e passar um Ferrox...quem sabe pintar de preto!...hehehe

Vamos lá pessoal! aguardo a ajuda dos camaradas pra começar manutenção pré-Controlar do meu Niva!

Ricardo Passoni
13/09/2010, 12:46
JacquesL, tem que trocar sim velas e cabos , regular o carburador e levar em um lugar que tenha maquina ! para verificação !, gasolina de boa qualidade , escapamento apresentando oxidação , furos , o carro é reprovado , qto ao oleo borrifado pela dona so se pingar no chão ! mas é sempre bom estar limpo pois ja escutei cada uma da Controlar rs! , ate agua se pingar pode ser reprovado , cuidado !! ( exceto A/C) , seu Niva que ano é . tem catalizador?? pois creio que de 1991 em diante todos tinham, ai mais um gasto .Mas entra no site da Controlar e veja mais por lá :concordo:
www.controlar.com.br

Abraços

BACALHAU
13/09/2010, 14:04
Oxidação = Ferrugem. São a mesma coisa.
Mas, se o escapamento não estiver furado, tudo bem.
Tinta no escapamento, só se for a que resiste a altas temperaturas, mesmo assim, acho que é dinheiro jogado fora.
Óleo de mamona (diesel, óleo queimado, ...), além de ressecar as borrachas, só faz acumular (grudar) poeira (areia). Lave apenas com água.
No seu caso, mande lavar com querosene para retirar toda essa lambança e depois lave com bastante água.

Boa $orte.

Em tempo: Já tem tópicos abertos sobre este mesmo assunto (Controlar). Pesquise e encontrará outras informações úteis.

JacquesL
13/09/2010, 14:16
Obrigado pelas dicas! Vou continuar pesquisando no fórum sim!

Quanto a vazamentos tá tudo Ok! algumas mangueiras ressecadas eu já iria trocar de qualquer forma...assim como o óleo e filtros. Farei o máximo possível em casa mesmo...o que não quer dizer que meu Niva não fará uma visita ao Wilson antes da inspeção, com certeza sem o OK do Wilson eu não deixo passar!

Obrigado camaradas!

BACALHAU
13/09/2010, 14:19
tthp://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71713&highlight=vistoria

Girti
13/09/2010, 22:07
JacquesL, tem que trocar sim velas e cabos , regular o carburador e levar em um lugar que tenha maquina ! para verificação !, gasolina de boa qualidade , escapamento apresentando oxidação , furos , o carro é reprovado , qto ao oleo borrifado pela dona so se pingar no chão ! mas é sempre bom estar limpo pois ja escutei cada uma da Controlar rs! , ate agua se pingar pode ser reprovado , cuidado !! ( exceto A/C) , seu Niva que ano é . tem catalizador?? pois creio que de 1991 em diante todos tinham, ai mais um gasto .Mas entra no site da Controlar e veja mais por lá :concordo:
www.controlar.com.br

Abraços

Catalizador só de 93 em diante.