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Ver Versão Completa : clec, clec, clec roda dianteira Pajero 3.5 99



namiki
12/09/2010, 14:31
Caros colegas,

Preciso da sapiência de vocês para desvendar um mistério.
Minha Pajero faz um clec, clec, clec na roda dianteira lado motorista quando engatado o 4x4. Esse barulho aumenta com a velocidade como se fosse alguma coisa pegando conforme o giro.
Levei no mecânico e a princípio supeitamos da homocinética. Homocinética desmontada e vimos que ela está em perfeitas condições. Todo o conjunto foi desmontado e nenhum problema aparente. Tudo novamente montado e o barulho ainda está lá.
O oléo da caixa de transferência estava baixo e meio acinzentado. Trocamos.
O barulho parece vir da roda e não da caixa de transferência (não sei o nome correto).
Alguém pode ajudar?

Em tempo: É uma Pajero Full 3.5 aut 4p 99/00. Recentemente precisei trocar a bomba d'água e aproveitei para trocar o braço auxiliar e as buchas da barra estabilizadora que a mais de ano estavam com folga. Troquei também a válvula solenóide que aciona a tração, pois estava demorando um pouco para engatar.

namiki
12/09/2010, 22:01
Olá pessol,

Li num tópico que pode ser furo na mangueira de vácuo. Vou checar. Qualquer novidade eu posto aqui.

Abraço a todos

Namiki

Paulo_CW
13/09/2010, 07:08
Olá pessol,

Li num tópico que pode ser furo na mangueira de vácuo. Vou checar. Qualquer novidade eu posto aqui.

Abraço a todos

Namiki

Se ja checou a homocinética... solenoide em ordem... é praticamente certo q seja problema na linha de vácuo da tração... esse é um procedimento muito fácil de fazer com uma bombinha de vácuo....

namiki
13/09/2010, 08:25
Paulo, passei para o mecânico agora pela manhã e ele vai verificar o vácuo. O problema começou justamente após eu trocar a válvula solenóide.
Outra coisa que ele observou foram uns desgastes na "bolacha" que liga o semi-eixo ao câmbio. Provalmente estas peças tem nomes. Abraço

namiki
13/09/2010, 20:05
Hoje varificamos as mangueiras e o resto do sistema de vácuo e nenhum problema foi encontrado.
O mecânico sugeriu mandar recondicionar a tal "bolacha" (é como se fosse a outra ponta da homocinética, a que liga no câmbio). Alguém tem uma sugestão de profissional? A nova ele orçou em R$ 1.200,00.
Vou mandando notícias.

namiki
14/09/2010, 21:01
Senhores,

Dando continuidada a novela do barulho. Precisarei comprar a tal "bolacha" que é a junta homocinética do lado câmbio (ainda não sei o nome). O mecânico ligou em duas autopeças e viu por R$ 1200,00 e por R$ 960,00 nova. Recondicionar me parece muito tosco.
Alguém pode ajudar em onde adquirir está peça?

Abraço

Paulo_CW
14/09/2010, 21:32
Gostaria de ajudar... mas realmente não sei de q peça seu meca esta falando... nunca ouvi nada da dita cuja.... Qual a função dela? Q ela faz q causa o clec?.... nunca ouvi nenhum relato a respeito disso....

Fernando Massad
14/09/2010, 21:44
Senhores,

Dando continuidada a novela do barulho. Precisarei comprar a tal "bolacha" que é a junta homocinética do lado câmbio (ainda não sei o nome). O mecânico ligou em duas autopeças e viu por R$ 1200,00 e por R$ 960,00 nova. Recondicionar me parece muito tosco.
Alguém pode ajudar em onde adquirir está peça?

Abraço

Namiki,
tenta dar uma ligada aqui em BH, na "Galvão Imports", (31) 3471.4747, pede pra falar com o Júnior. Fala direto com ele, não é o dono mas sabe tudo. Explica seu problema e vê se ele tem a peça. Minha Pajero quando precisa de peças vou lá e sempre sou bem atendido, sem exploração. Se ele não tiver a peça que precisa ele te fala onde tem. Eles mexem muito com Pajero e jipes em geral.
Já indiquei eles pra outros usuários, mas faço questão de frisar que NÃO sou parente de ninguém lá, nem tenhio interesse comercial nisso. Indico só porque fui bem atendido.
Boa sorte na resolução do problema:concordo:

namiki
14/09/2010, 22:11
Gostaria de ajudar... mas realmente não sei de q peça seu meca esta falando... nunca ouvi nada da dita cuja.... Qual a função dela? Q ela faz q causa o clec?.... nunca ouvi nenhum relato a respeito disso....

Paulo, dei uma pesquisada e é a homocinética do lado cambio. A pista dos rolamentos tem uns desgastes. Esse foi o único defeito aparente que ele encontrou. Como não achou mais nada, por enquanto a culpa do barulho é essa falha.
Acabei de procurar pela internet algum fornecedor e me deparei com a Meireleserv. Uma retificadora de juntas homocineticas. O site é bacana. Não sei o serviço. Alguém já ouviu falar?
Vou ligar para a "Galvão Imports" amanhã. Obrigado Fernando

fedao2004
14/09/2010, 22:56
Talvez possa colaborar, a minha apresentava o mesmo problema, mas muito raramente, aí um dia fui la e levantei mais a torção dela, para deixar ela mais alta, ou seja, o barulho aumentou muito, pois a Homocinética trabalha mais inclinada, resumindo, depois de umas trilhas meios pesadas, ela começou a fazer barulho no 4x2 nesta segunda após sair da lavagem, aí quando desmontamos, contatamos que quebrou a chaveta, triturou melhor dizendo, aí acabei perdendo uma esféra, pois a coisa rasgou, mas também apresentou desgaste na gaiola ou bolacha como vc mesmo falou, verifique isso que provavelmente pode ser o problema, esperimenta levantar a torção dela e ja vai saber se é homocinética ou não, espero ter colaborado.
Sei de umas por 550,00 importadas da china, sei de quem anda a mais de 1 ano e nunca se encomodou...to colocando na minha e posto mais informações na semana que vem.

Abraço

Paulo_CW
15/09/2010, 07:29
Neste caso tá explicado o seu tal bolachão....kkkkk = homocinética interna...
Dá uma pesquisada q tem um tópico com indicação de varios locais que trabalham com peças para MIT....
Quanto a recondicionar... veja, não sou a favor... mas dependendo de certos lugares (que não precisam ser especializados em homocinéticas e sim em metalurgia industrial), pode ficar muito bom... nunca precisei mas sei de gente q já fez a muito tempo e nunca mais deu problema...

Paulo_CW
15/09/2010, 07:35
Dê uma consultada neste tópico... tem varias indicações...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49866

marcosfalcao
16/09/2010, 00:56
Que tal checar os pistons da pinça do freio. As vezes eles ficam folgados e apresentam ruídos semelhantes.

namiki
21/09/2010, 18:49
Caros colegas,

Marcos, não pode ser na pinça do freio pois o barulho só aparece com tração na roda.
Segui o conselho do Paulo CW e fui dar uma olhada na Meireleserv (retifica de homocinética). O lugar é pequeno e quem trabalha é o próprio Meireles (Jair). Ele me explicou como é feita a retifica. A homocinética lado cambio tem nome. É junta homocinética deslizante. Os componentes (gaiola, anel interno, tulipa) recebem uma tempera por indução, criando uma camada dura com um pouco mais de 3mm.
Ele não acrescenta material na peça (solda) como algumas retificas fazem. Isso destempera o aço e reduz muito a vida útil da peça.
Ele remove as imperfeições tirando material e aumenta o tamanho das esferas (novas) para deixar o conjunto justo novamente. A folga admitida é de 1 centésimo de milímetro. Caso o dano seja muito profundo ele faz a retifica.
Aparentemente o cara manja. Vou fazer o serviço na semana que vem (três horas para desmontar, retificar e montar novamente). Comunicarei os resultados.

Paulo_CW
21/09/2010, 19:11
Caros colegas,

Marcos, não pode ser na pinça do freio pois o barulho só aparece com tração na roda.
Segui o conselho do Paulo CW e fui dar uma olhada na Meireleserv (retifica de homocinética). O lugar é pequeno e quem trabalha é o próprio Meireles (Jair). Ele me explicou como é feita a retifica. A homocinética lado cambio tem nome. É junta homocinética deslizante. Os componentes (gaiola, anel interno, tulipa) recebem uma tempera por indução, criando uma camada dura com um pouco mais de 3mm.
Ele não acrescenta material na peça (solda) como algumas retificas fazem. Isso destempera o aço e reduz muito a vida útil da peça.
Ele remove as imperfeições tirando material e aumenta o tamanho das esferas (novas) para deixar o conjunto justo novamente. A folga admitida é de 1 centésimo de milímetro. Caso o dano seja muito profundo ele faz a retifica.
Aparentemente o cara manja. Vou fazer o serviço na semana que vem (três horas para desmontar, retificar e montar novamente). Comunicarei os resultados.

Quando o serviço é bem feito, fica muito bom... muitos criticam retíficas pq sabem de historias ou ja fizeram no mexânicu zequinha da esquina... e daí fica uma M... mesmo....
Quando tinha Samurai, até ponta de eixo eu soldei com quem sabe fazer o serviço descentemente e depois fiz muita, muita trilha nervosa e nunca deu problema....
Quanto o cara vai cobrar???

namiki
21/09/2010, 19:48
Trezentão. Em duas vezes no cartão.

Paulo_CW
21/09/2010, 20:03
Legal... depois poste suas impressões e contato do especialista ae...:concordo:

Luciano-Luís
25/09/2010, 23:53
Muito útil este tópico. Estava com mesmo problema. Quando passo pra 4x4 aparece aquele barulho que parece que se está pssando em pedra solta. No meu caso aconteceu depois de trocar a coifa, operação que justamente precisa desmontar essa homocinetica do lado do câmbio.
Eu achava que era apenas erro de montagem - mas provavelmente depois de ter rodado alguns quilômetros, deve er danificado.
Será que alguém indica uma retífica competente no Rio de Janeiro pra esse tipo de serviço??

Luciano-Luís
26/09/2010, 00:04
Poderia ser também em Macaé...

Junior LM 4X4
28/09/2010, 17:50
Namiki,
tenta dar uma ligada aqui em BH, na "Galvão Imports", (31) 3471.4747, pede pra falar com o Júnior. Fala direto com ele, não é o dono mas sabe tudo. Explica seu problema e vê se ele tem a peça. Minha Pajero quando precisa de peças vou lá e sempre sou bem atendido, sem exploração. Se ele não tiver a peça que precisa ele te fala onde tem. Eles mexem muito com Pajero e jipes em geral.
Já indiquei eles pra outros usuários, mas faço questão de frisar que NÃO sou parente de ninguém lá, nem tenhio interesse comercial nisso. Indico só porque fui bem atendido.
Boa sorte na resolução do problema:concordo:

Boa tarde caro Fernando , é um prazer ver que sou bem indicado aqui, mas sai da Galvão Imports e iniciei uma nova etapa na minha vida , montei uma loja para mim e precisando de peças tenho muitas em estoque da linha Mitsubishi , Toyota , Suzuki e Nissan . E o que não tiver procuro no mercado para poder estar atendendo. Segue o meu contato . Loja 31-3357-1953 - Celular - 7813-8590 e ID Nextel - 88*9393 . Um grande abraço.

CesarMit
01/10/2010, 16:04
Nakami,
Já teve solução para seu problema, parece que a minha Pajero esta começando com o mesmo problema.

CesarMit
14/10/2010, 11:13
Nakami,
Sera que vc teve alguma solução pro teu caso. Dê um sinal de vida que é um assunto interessante.

namiki
10/11/2010, 18:55
Cesar,

Ainda não. Vamos por partes. Arrumei a homocinética. A Meireleserv faz um serviço rápido e bem feito. Os calos eram bem pequenos e demorou mais para tirar e colocar do que para fazer a retífica. Carro montado dei umas voltas e o barulho parecia ter desaparecido, porém quando eu preciso realmente da força na roda o barulho aparece novamente, porém bem mais suave.
Ao mesmo tempo começou um barulho na suspesão de coisa batendo. Levei o carro na Miltfort aqui de São Paulo para ver o estava acontecendo. Ficou um dia inteiro na oficina e nada de descobrirem o que estava batendo e, quanto ao clec, clec levantaram a hipótese de rolamento do diferencial. Nessas e descobri que de tanto por e tirar a homocinética o retentor do diferencial tinha ido para o saco e vazou todo o oléo. Como eu estava andando em 4x2 não tive consequências aparentes.
Veja como são as coisas. O barulho da suspensão vinha de barra de torção. A bucha estava totalmente folgada. Como todo o conjunto é muito justo, ninguém tinha percebido o problema. Com a folga da barra, quando o carro traciona na frente ele tira a geometria ideal e pode ser este o problema do clec, clec. Claro que haviam calos na homocinética e o barulho mudou após a retifica. Ficou mais suave. Mas o problema parece ter sido originado pela folga da barra.
O mecânico percebeu que alguém, algum dia, foi montar a barra de torção e, como a bucha entra muito justa, o cara "afinou" ela para facilitar o serviço. Pura ignorância.
Deixei para arrumar esta semana. Amanhã ou sexta ele fica pronto eu conto o que aconteceu. Se não for esta folga...

Abraço a todos,

Tourinho
11/11/2010, 23:27
troca as buchas e verifica o cabo do velocimetro

namiki
12/01/2011, 11:46
Estou devendo uma atualização. Aí vai.
Troquei a bucha e o barulho continuou.
Insistiram na homocinética. Voltou no cara da retífica. Instalaram novamente. O barulho continuou. Desmontaram o diferencial dianteiro e nada aparente. O barulho continuou.
O barulho só aparecia no 4x4 e em 4x2 o carro andava normal. Rodei uns 2.000km com o carro em 4x2 e agora no final de ano fui para Ilhabela. Quando precisei de mais tração em uma subida com lama engatei o 4x4 e aí uma raspadeira só. Não engata mais o 4x4 e eu fico sem tração nenhuma. Voltei para o 4x2 e o barulho ficou definitivamente mesmo em 4x2. Não sumiu mais.
Aparentemente o problema era no engate da tração dianteira.
Voltei para São Paulo e deixei o carro no mecânico. Desmontaram e aparentemente tudo ok. Dois rolamentos apresentavam uma folga quase imperseptível que talvez não permita o alinhamento do anel para sincronizar o engate. Sei lá.
A peça acabou de chegar e estão montando. Vamos ver.

Paulo_CW
12/01/2011, 11:51
Se era só em 4x4... com certeza a tração... chegou a ver as linhas de vácuo q acionam ela... pois em 4x4 ficavam tentando acionar e não conseguiam....

Junior LM 4X4
13/01/2011, 08:30
Namiki ! Pelo que você ja fez no veiculo e o problema aparecia só em 4x4 e agora o mesmo continua em 4x2 , o problema poder estar na corrente da cx de trasnferencia da mesma. Ela com o tempo apresenta um folga que vem a deslizar nas engrenagens que a mesma trabalha. Pede pra verificar a mesma. NO mais precisando é só avisar.
Att.

Junior
LM 4x4


Estou devendo uma atualização. Aí vai.
Troquei a bucha e o barulho continuou.
Insistiram na homocinética. Voltou no cara da retífica. Instalaram novamente. O barulho continuou. Desmontaram o diferencial dianteiro e nada aparente. O barulho continuou.
O barulho só aparecia no 4x4 e em 4x2 o carro andava normal. Rodei uns 2.000km com o carro em 4x2 e agora no final de ano fui para Ilhabela. Quando precisei de mais tração em uma subida com lama engatei o 4x4 e aí uma raspadeira só. Não engata mais o 4x4 e eu fico sem tração nenhuma. Voltei para o 4x2 e o barulho ficou definitivamente mesmo em 4x2. Não sumiu mais.
Aparentemente o problema era no engate da tração dianteira.
Voltei para São Paulo e deixei o carro no mecânico. Desmontaram e aparentemente tudo ok. Dois rolamentos apresentavam uma folga quase imperseptível que talvez não permita o alinhamento do anel para sincronizar o engate. Sei lá.
A peça acabou de chegar e estão montando. Vamos ver.

NEGRI
13/03/2012, 01:04
Estou com o mesmo problema, quando engato o 4x4 parece barulho de homocinética estourada, se puderem me ajudar ficarei muito agradecido, abraço a todos.

djalmab
13/03/2012, 16:59
Neri, o melhor mesmo é levar o carro em um mecanico e ver se realmente é homocinética.. O diagnostico é rapido ( o famoso tec tec )e normalmente nao falha..

NEGRI
13/03/2012, 17:45
Neri, o melhor mesmo é levar o carro em um mecanico e ver se realmente é homocinética.. O diagnostico é rapido ( o famoso tec tec )e normalmente nao falha..
Muito obrigado Djalmab, mas não acredito ser homocinetica pois o barulho só inicia no 4x4 engatado e não acontece somente em curvas ou com o volante esterçado, o barulho é igual de homocinética ferrada, mas é na roda livre, será que alguem já teve isso na viatura ? Abração.