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Ver Versão Completa : Água nos diferenciais, câmbio e caixa de transferência



Tibery
12/09/2010, 11:39
Olá amigos Trolleiros... Recentemente fiz uma trilha e ao passar por um rio arenoso acabei ficando alguns minutos para sair. Todos os diferenciais, caixa de transferência e câmbio foram contaminados com muita água. Isso é normal? Tem como resolver este problema? Ou o melhor e evitar de passar em água? Qual seria o limite para que isso não aconteça?
Obrigado!

Botias
12/09/2010, 18:13
Ola Amigo,

Esta também eh uma duvida minha! A questao é identificar e elevar os respiros da caixa e diferenciais! Nao sei onde estao e nem q altura sao!!!

Se souber, poste aqui!

Abracos,

Fernando Massad
12/09/2010, 18:26
Apesar da pergunta ter sido dirigida aos Trolleiros, o palpiteiro de plantão aqui vai dar um pitaco:

Assim como existe Snorkel para tomada de ar que vai para o motor, existe também snorkel para caixas e diferenciais.
Cx e diferencial tem suspiro para evitar que o calor decorrente da utilização do veículo danifique retentores.
Com o carro em movimento, há aquecimento; o ar aquecido é mais dilatado; quando se entra em um rio e o diferencial ou a caixa ficam submersos, há redução da temperatura; consequentemente há sucção do ar ambiente, já que o ar interno se contrai, decorrente desse resfriamento. Inexistindo ar para ser puxado pra dentro, a água vai entrar com certeza e aí ocorre a contaminação.

Portanto, se utilizar a viatura em constantes mergulhos, instale snorkel em caixa de mudanças, transfer e diferenciais.

Caso haja a contaminação dos óleos por água, faça a troca de TODOS (ainda que seja mera suspeita), porque o óleo contaminado perde suas propriedades e a consequência dá pra imaginar, né:?:

Abraços:concordo:

PAULO CARECA
12/09/2010, 19:39
Estes suspiros ficam no compartimento do motor, nos 2006 ficam na parede, atraz do paralamas esquerdo, na direção do compartimento de oleo de freio e direção hidraul.

Tibery
12/09/2010, 23:09
Os suspiros sei onde ficam. Fica do lado do motorista atrás da bateria, é uma caixinha preta que por baixo dela se vê várias mangueiras se acoplando. Mas a questão é que mesmo com os suspiros, o diferencial dianteiro, pricipalmente, é mais permeável a água.

Tibery
12/09/2010, 23:13
Ok Fermando, o Troller tem esses suspiros, mas mesmo assim ouvi dizer que a água entra facilmente, principalmente no diferencial dianteiro.
Mesmo assim muito obrigado pelos esclarecimentos

Martin Melcop
13/09/2010, 16:31
Tibery,

Não deveria entrar agua com facilidade não.
Verifique se os tubos dos suspiros não estão rasgados ou se a conexão deles com os diferenciais e caixa estão em boas condições.

Também verifique se os retentores estão em boas condições.

[]´s

Zé Renato
14/09/2010, 14:34
Embora não devesse entrar àgua, mas a verdade é que ela entra, e ainda não foi inventado retentor que consiga detê-la.Nada que existe para esse fim funciona plenamente.Portanto quem curte sumergir o Jipe, ou troca toda semana o óleo ou vai estar sempre correndo o risco de andar com os dif ,tcase,eixos e câmbio cheios de lama.:pipoca:

Guilherme Rocha
15/09/2010, 18:52
Moral da História:

Pegou agua na trilha, pode abrir e trocar o óleo dos diferenciais... No meu T4 2007 é a mesma coisa, toda vez que ele vê agua, ela acaba entrando... Faz parte da manutenção de praxe...

Abraço!

Guilherme
T4 2007
Recife-PE

Tibery
17/09/2010, 20:55
Ok amigos, foi o que todos os colegas daqui de Brasília me disseram. Paciência... De qualquer jeito troquei todas as mangueiras dos suspiros.

douglasm
23/09/2010, 14:50
Galera, mergulho com meu troller 2005 em quase todas as trilhas, e nunca tive problema de entrar água no óleo do diferencial e caixa, deve ter algum problema com o troller de vocês, seja nos suspiros do diferencial ou na vedação dos mesmos, acoselho dar uma olhada e vedar bem com silicone.
abraço

rsc
02/08/2011, 13:43
tem agulma solição para isto??

ORIONE
02/08/2011, 13:58
Opa, consegui comprar retentores no mercado livre de um vendedor q vende peças de tudo quanto é carro.
É um retentor de vedação dupla, vedação bidirecional. também c/ capa externa de metal e proteção contra poeira na medida 35x62x9,5 por cerca d R$50,00 cada. Vou instalar 2 de cada lado. Serão 4 lábios vedando d cada lado se a área de vedação do semi-eixo for suficiente hehehe.
Assim q possível vou tirar foto dos retentores/instalação e resultado!

No meu caso ñ é contaminação, pois nunca entrei na água/lama. É um pequeno vazamento dos dois lados.
Porem com essa mudança espero q alem d ñ vazar ñ contamine c/ nada!!

John1532Jr
02/08/2011, 18:01
Orione,

Qual eixo? Dianteiro ou traseiro? Qual o ano do seu Troller? Se puder, fotografe as etapas de troca dos retentores e da desmontagem das pontas de eixo e depois poste aqui. Seria uma boa referência para outras manutenções.

homerohermida
02/08/2011, 18:07
Orione,

Qual eixo? Dianteiro ou traseiro? Qual o ano do seu Troller? Se puder, fotografe as etapas de troca dos retentores e da desmontagem das pontas de eixo e depois poste aqui. Seria uma boa referência para outras manutenções.
Pelo que podemos ler na assinatura dele, acho que é 2002. E o eixo deve ser o dianteiro pois no eixo traseiro, não há retentores nos semi-eixos. Pelo menos no 2008...
Abs

John1532Jr
02/08/2011, 18:23
homerohermida,

O 2008 não tem retentores nas pontas do eixo traseiro? Então o que impede o óleo do diferencial de vazar pelas laterais? Você tem alguma foto da ponta de eixo desmontada?

haundrich
02/08/2011, 18:31
Olha, vi o retentor do meu eixo troller, que é aquele largão, e tava feio, entrou até grãozinho de areia.
Se eu tivesse entrado em algum lugar com água, com certeza teria inundado o diferencial.
Estarei colocando dois sabó de altura 10mm, contra-postos e talvez um calço de 5mm de tecnil e um feltro.

homerohermida
02/08/2011, 20:26
homerohermida,

O 2008 não tem retentores nas pontas do eixo traseiro? Então o que impede o óleo do diferencial de vazar pelas laterais? Você tem alguma foto da ponta de eixo desmontada?
John,
o meu 2008 não tem retentor nas pontas do eixo traseiro. Na revisão de 30.000 km eu retirei as rodas para ver, entre outras coisas, como estavam as pastilhas de freio. Quando retirei a roda traseira direita, observei um pouco de óleo do diferencial vazando entre o cubo de roda e o semi-eixo. Reparei que não há junta, apenas borracha de silicone. Retirei o semi-eixo, (detalhe: porcas ainda com o lacre azul ou amarelo de fábrica), não observei em toda sua extensão nenhuma pista para atuação de retentor, olhei pelo "buraco" no interior da manga e vi o rolamento da coroa. Limpei as superfícies de contato com redutor, coloquei silicone de alta temperatura e finalizei. Infelizmente não fotografei.
Abs

homerohermida
02/08/2011, 20:30
Olha, vi o retentor do meu eixo troller, que é aquele largão, e tava feio, entrou até grãozinho de areia.
Se eu tivesse entrado em algum lugar com água, com certeza teria inundado o diferencial.
Estarei colocando dois sabó de altura 10mm, contra-postos e talvez um calço de 5mm de tecnil e um feltro.
Amigo,
que eixo você está se referindo e que retentor é este? É o dianteiro? É o retentor que fica no eixo, entre a homocinética e o diferencial?
Obrigado
Abs

John1532Jr
02/08/2011, 20:41
homerohermida,

Depois de constatado o vazamento de óleo e recolocado o silicone parou o vazamento?

Pergunto porque, por concidência, meu Troller é 2008, vermelho e está com um leve vazamento de óleo no cubo da roda traseira direita...

homerohermida
02/08/2011, 20:57
homerohermida,

Depois de constatado o vazamento de óleo e recolocado o silicone parou o vazamento?

Pergunto porque, por concidência, meu Troller é 2008, vermelho e está com um leve vazamento de óleo no cubo da roda traseira direita...
Deve ser mal do ano junto com a cor!rsrsrsrsrs
Ficou perfeito. Dei uma olhada no fim de semana, já com 35.000 km, não encontrei vazamento.

FCH
03/08/2011, 19:54
Ola´ a todos. Pergunta de neófito:

Como sei que entrou água nos diferenciais apos uma trilha ?

FCH

BADIA
03/08/2011, 22:10
FHC geralmente quando o óelo esta contaminado pela água fica esbranquiçado.
All, carro não é barco, ainda não inventaram suspiro nem retentor a prova dàgua.
Passar pela água é uma coisa, agora ficar parado, água acima dos diferenciais e fazendo pressão contrária a ação dos retentores o filme vai ser sempre o mesmo.
Podem acreditar.
Espero ter ajudado.
Badia

Giovani
04/08/2011, 00:46
Bom, se molhar o suspiro ele desmancha...kkkkkk

http://1.bp.blogspot.com/__xwgfXT9bCY/TAJo3J5U0xI/AAAAAAAACKE/XrMBXqaDo3g/s320/suspiro.jpg

Já o respiro do Troller é uma caixinha com 4 furos. Se não molhar na trilha, vai molhar quando lavar o compartimento do motor.
O ideal é fechar os furinhos e colocar um respiro como este:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDUWr5HmS68L2yMOIsiYJSBRBgID0TE CboIKAzYNJXsDK13bCp

Nos eixos, os retentores duplos ajudam, mas não são garantia de nada. Sempre tem que conferir depois das trilhas. Se passou num trecho com água, verifique.
O mesmo vale para a graxa dos cubos de roda, pois tem um retentor na parte de trás.

No site da Repecol tem um texto que escrevi quando trabalhava lá. E umas fotos que exemplificam bem o problema:
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/65324_09.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/25932_11.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/86849_12.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/75992_06.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/50556_05.jpg

Revisão pós-trilha, sempre! Sai mais barato.
Não tô fazendo propaganda. Levem onde quiserem, num mecânico de confiança. Mas façam.:concordo:

[]'s e boas trilhas!

rsc
04/08/2011, 08:21
como eu faço para drenar o óleo do difencial??

homerohermida
04/08/2011, 08:32
Retirando a tampa do diferencial

haundrich
04/08/2011, 09:21
Exato , Homero

Meu eixo do troller dianteiro T4 é ano 2002 em diante.
É o retentor entre a homocinética e o diferencial.
Numa tabela de equivalências para esse retentor original, é o ARCA 06765, medidas 35 x 62 x 25, bem largão. Além de caro e meio chato de encontrar, durou pouco.

Agora vou testar usando 2 retetentores, sabó 01949 BR, nitrílico, 35 x 62 x 10, contra-postos. R$ 10,00zão
E ainda tem estrias para manter a sujeira longe.


Amigo,
que eixo você está se referindo e que retentor é este? É o dianteiro? É o retentor que fica no eixo, entre a homocinética e o diferencial?
Obrigado
Abs

homerohermida
04/08/2011, 21:22
Exato , Homero

Meu eixo do troller dianteiro T4 é ano 2002 em diante.
É o retentor entre a homocinética e o diferencial.
Numa tabela de equivalências para esse retentor original, é o ARCA 06765, medidas 35 x 62 x 25, bem largão. Além de caro e meio chato de encontrar, durou pouco.

Agora vou testar usando 2 retetentores, sabó 01949 BR, nitrílico, 35 x 62 x 10, contra-postos. R$ 10,00zão
E ainda tem estrias para manter a sujeira longe.
As estrias ficariam bem na área de contato com o semi-eixo e seriam parecidas com isto: /////////////////////////

BADIA
04/08/2011, 21:26
Putz Giovani, tu mata a cobra e mostra a cobra e o pau, sensacional, depois dessa fiquei com muito mais receio de água nas trilhas.
Abraço e parabéns pela tua mensagem: 10
Badia


Bom, se molhar o suspiro ele desmancha...kkkkkk

http://1.bp.blogspot.com/__xwgfXT9bCY/TAJo3J5U0xI/AAAAAAAACKE/XrMBXqaDo3g/s320/suspiro.jpg

Já o respiro do Troller é uma caixinha com 4 furos. Se não molhar na trilha, vai molhar quando lavar o compartimento do motor.
O ideal é fechar os furinhos e colocar um respiro como este:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDUWr5HmS68L2yMOIsiYJSBRBgID0TE CboIKAzYNJXsDK13bCp

Nos eixos, os retentores duplos ajudam, mas não são garantia de nada. Sempre tem que conferir depois das trilhas. Se passou num trecho com água, verifique.
O mesmo vale para a graxa dos cubos de roda, pois tem um retentor na parte de trás.

No site da Repecol tem um texto que escrevi quando trabalhava lá. E umas fotos que exemplificam bem o problema:
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/65324_09.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/25932_11.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/86849_12.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/75992_06.jpg
http://www.repecol.com.br/_uploads_01/50556_05.jpg

Revisão pós-trilha, sempre! Sai mais barato.
Não tô fazendo propaganda. Levem onde quiserem, num mecânico de confiança. Mas façam.:concordo:

[]'s e boas trilhas!

FCH
07/08/2011, 10:27
FHC geralmente quando o óelo esta contaminado pela água fica esbranquiçado.
All, carro não é barco, ainda não inventaram suspiro nem retentor a prova dàgua.
Passar pela água é uma coisa, agora ficar parado, água acima dos diferenciais e fazendo pressão contrária a ação dos retentores o filme vai ser sempre o mesmo.
Podem acreditar.
Espero ter ajudado.
Badia

Ola´.

Entao temos que abrir o diferencial para verificar, certo ? Pensei existir outra maneira que nao o de parar num oficina para checar...
Abcs a todos.
FCH

BADIA
07/08/2011, 18:49
Oi FCH, não precisa abrir o diferencial e sim retirar o tampão do nivel. Para começar se estiver com água vai sair um monte pelo furo, quando na verdade deveria escorrer um fio de cabelo ou dependendo do modelo basta colocar o dedo para tocar o óleo e saber se esta no nivel.
Espero ter ajudado.
Badia

Spike
11/09/2012, 13:05
Opa, consegui comprar retentores no mercado livre de um vendedor q vende peças de tudo quanto é carro.
É um retentor de vedação dupla, vedação bidirecional. também c/ capa externa de metal e proteção contra poeira na medida 35x62x9,5 por cerca d R$50,00 cada. Vou instalar 2 de cada lado. Serão 4 lábios vedando d cada lado se a área de vedação do semi-eixo for suficiente hehehe.
Assim q possível vou tirar foto dos retentores/instalação e resultado!

No meu caso ñ é contaminação, pois nunca entrei na água/lama. É um pequeno vazamento dos dois lados.
Porem com essa mudança espero q alem d ñ vazar ñ contamine c/ nada!!

Orione, resgatando o tópico..rs
Teve algum vazamento?