Ver Versão Completa : Adaptação motor 2.7 da besta ano 96 na sportage 2001 tdi
Bom desculpe pois sou iniciante em postagem nesse forum pois sou usuario a algum tempo mas nunca postei nada sempre obtive as respostas de outros usuarios.
Pois bem vamos ao que interessa tenho uma sportage ano 2001 tdi a mais ou menos um ano e meio e desde que comprei foi so dor de cabeça com o motor ja esquentou ja ferveu ja bateu duas vezes e agora resolvir dar um basta, tenho um pouco de conhecimento de mecanica devido a inumeros carro que eu ja tive, então resolvir trocar o motor mazda por um motor vn 2.7 da kia tambem e ja estou nisso a mais ou meno tres meses a maior dificuldade que estou tendo e com relação ao flange pois o motor e maior e não dar para colocar flange então estou fazendo outra capa seca para ocupar menos espaço, ja esta bem adiantado todo o projeto se for do interesse de alguem em poder partilhar essa ideia me ajudar e eu tambem ajudar quem tiver alguma duvida e so participar
Luiz Roberto Coura Paiva
12/09/2010, 11:46
Bom dia Aurélho!
Também estou estudando a possibilidade de colocar o motor da Besta na minha Sportage. A primeira coisa que já decidi é que o motor 2.7 tem de ser da Besta GS 12 lugares, o motor 2.7 da besta antiga, segundo entendidos no assunto, não é muito confiável. Existe uma oficina aqui em Barbacena, que o pessoal já fez várias trocas de motores 2.2, da "Bestinha", pelo motor 2.7 da Besta GS. Garantiram-me que é perfeitamente posivél também na Sportage. Atualmente estou procurando um motor da Besta GS 2.7. Acho preferível comprar um motor ruim e fazer tudo de novo, inclusive a bomba.
Semana que vem, ou melhor, amanhã, segunda feira, irei ver um motor de uma besta em um desmache aqui em Barbacena, o motor é da Besta GS acidentada, dependendo da situação talvez nem precise fazer o motor todo.
DouglasMac
12/09/2010, 12:18
[QUOTE=aurelho;1253591]Bom desculpe pois sou iniciante em postagem nesse forum pois sou usuario a algum tempo mas nunca postei nada sempre obtive as respostas de outros usuarios.
Pois bem vamos ao que interessa tenho uma sportage ano 2001 tdi a mais ou menos um ano e meio e desde que comprei foi so dor de cabeça com o motor ja esquentou ja ferveu ja bateu duas vezes e agora resolvir dar um basta, tenho um pouco de conhecimento de mecanica devido a inumeros carro que eu ja tive, então resolvir trocar o motor mazda por um motor vn 2.7 da kia tambem e ja estou nisso a mais ou meno tres meses a maior dificuldade que estou tendo e com relação ao flange pois o motor e maior e não dar para colocar flange então estou fazendo outra capa seca para ocupar menos espaço, ja esta bem adiantado todo o projeto se for do interesse de alguem em poder partilhar essa ideia me ajudar e eu tambem ajudar quem tiver alguma duvida e so participar[/QUOTE
Aurelho, o motor das TDI 2001 são muito bons, confiáveis e mais modernos do que os de qualquer Besta antiga. As Bestas 2.7 exsitem antes da GS (2.7 cara bicuda ano 95 a 97 e GS 98 a 03), portanto se optar por esta mudança, tanto faz se é GS ou não. Não terá turbo e se colocar não aguenta. Todos os seus problemas com o motor original devem se restingir as peças colocadas, "mechanico" RUIM:parede: e carinho na área de refrigeração. Te dou vários exemplos de que sempre que houve problemas com estes motores, geralmente a culpa é da devida manutenção rigorosamente em dia e correta. :pipoca:
Sua dor de cabeça tende a aumentar!!! Cuidado e boa sorte!
Primeiro de tudo obrigado por participar e opinar, mas veja bem acho que vc e a primeira pessoa que fale bem desse motor, eu antes de tomar essa atitude sofri bastante e fiz pesquisa boca a boca e olha que foi a muita gente tanto donos de sportage como tambem donos de besta e quase todos foram unanimes em dizer que esse motor nao presta, os que presta são os a gasolina, enquanto eu andei perguntando aos donos de van que tem ou tiveram a besta 2.7 quadrda ano 95 e 97 e tambem as mais novas 2.7 gs e fui ate algumas oficinas e ate mesmo em autorizadas aqui na bahia todos concordam em em dois pontos que o motor 2.7 antigo e mais resistente que motor mais novo da gs, emquanto a mais velha fica devendo em desenhepenho e consumo pois a 2.7 gs segundo as pessoas que tem ou tiveram e mais economicas porem quebra mais que a antiga 2.7 .
Então foi baseado nisso que optei por esse motor e outra questão foi o espaço tambem pois o motor mais novo, o motor de partida teria que ficar para dentro do carro no lado do carona, alem do que ,quem mais indicado para dar opiniao de um carro se nao um motorista de van e carros de lotação que roda o dia todo com o mesmo em alguns casos chegam a rodar 500 km em um so dia.
E foi baseado nesses pontos que optei por este motor, minha primeira vontade era colocar um motor MWM 2.8 sprinter mas tinha dois problemas um era falta de dinheiro e outro a falta de espaco fisico em baixo do capo do carro.
Fica minha opinião para que voces analisem e dem sua opinião tambem
robertoamv
12/09/2010, 17:43
Eu colocaria o VW 1.9 TDI. Já existe a experiência de adaptar o motor AP e ele cabe direitinho no cofre apertado da Sportage. E é um motor muito bom.
Casa da transmissão4x4
12/09/2010, 18:24
Olá amigos do forum que estão quebrando a cabeça com motores kia, resolvi opinar porque tive muita experiencia tanto com o motor 2.2 como o 2.7 GS .
Eu tenho um rocsta da ASIA que de fabrica vem original o motor mazda 2.2 (motor da besta 2.2) que todos sabem e o pior motor das bestas tanto em potencia como robustez.
E depois de tanto passar raiva com esse 2.2 caiu na minha mão um 2.7 GS que é melhor em todos os sentidos. Depois de tanto estudar resolvi aproveitar o cambio e adaptar uma flange e colocar o motor de arranque para frente, e como o volante do motor 2.7 GS e muito grande eu decidi colocar o volante do motor 2.2 mesmo. E depois de tudo pronto eu rodei durente 6 anos e digo uma coisa este motor nunca me deixou na mão e bem robusto, já fiz de tudo com ele entrar dentro da agua, trilhas e tudo mais, só acho ele fraco demais na rodovia, já o 2.0 TDI tem potencia de sobra.
Realmente a besta tem dois motores 2.7, e dentre eles o melhor mesmo e o 2.7 GS, ou 3.0 GS que são bem robustos e manutenção barata.
Tem foto do motor no meu jipe neste topico na mensagem Nº 16 :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50944&page=2
Casa da transmissão4x4
12/09/2010, 18:31
Por sorte eu achei fotos do motor depois de tirado para colocar um outro motor . Reparem que o motor de partida e do antigo motor 2.2 e ficou apoiado na flange.
Há esse motor foi vendio não tem um mês!!!
Ola boa tarde ate pensei nesse motor tambem mas penso o seguinte esse motor e usado em carro de pequeno porte se não me angano o maior deles e o golf europeu, no passado chegaram fabricar kombi com motor parecido, so quem teve pode dizer o desastre que foi, imagino que um golf deva ter em media de 1000 quilos ja extrapolando pois acho que nao chega tanto mas vamos la com mais 5 pessoas com peso medio de 60 quilos que dara ums 300 quilos acho que o desenpenho deve ser bastante afetado agora uma sportege vazia segundo o manual tem la 1570 quilos, (posso esta errado na fração do pesso) com mais 5 pessoas de 60 quilos em media como ficara o desenpenho desse carro e ainda a vida util desse motor.
Penso que motor diesel para ser bom tem que ser grande para dissipar o calor por ele produzido ja que motores diesel esquentam mais que os a gasolina.
Com relação ao motor 2.7 gs voce tem que ficar ligado na questao do motor de partida como dissse nesse motor o arranque trabalha na caixa de marcha e os dentes da quemalheira ficam virados para tras do motor e não para frente do motor onde se coloca o arranque cheguei cogitar de trocar o volante e o conjunto de embragem mas tinha tambem o fundo do motor para fixar na caixa de marcha iria me dar muito mais trabalho na verdade era um motor bem mais novo o 3.0 da gran besta mas como disse anteriormente nao me falaram bem deste motor.
Bom por enquanto e so fico no aguardo de mais comentarios e opinião
0
Casa da transmissão4x4
12/09/2010, 18:38
Tem este topico falando sobre a troca do 2.2 por 2.7 .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29962
Olá amigos do forum que estão quebrando a cabeça com motores kia, resolvi opinar porque tive muita experiencia tanto com o motor 2.2 como o 2.7 GS .
Eu tenho um rocsta da ASIA que de fabrica vem original o motor mazda 2.2 (motor da besta 2.2) que todos sabem e o pior motor das bestas tanto em potencia como robustez.
E depois de tanto passar raiva com esse 2.2 caiu na minha mão um 2.7 GS que é melhor em todos os sentidos. Depois de tanto estudar resolvi aproveitar o cambio e adaptar uma flange e colocar o motor de arranque para frente, e como o volante do motor 2.7 GS e muito grande eu decidi colocar o volante do motor 2.2 mesmo. E depois de tudo pronto eu rodei durente 6 anos e digo uma coisa este motor nunca me deixou na mão e bem robusto, já fiz de tudo com ele entrar dentro da agua, trilhas e tudo mais, só acho ele fraco demais na rodovia, já o 2.0 TDI tem potencia de sobra.
Realmente a besta tem dois motores 2.7, e dentre eles o melhor mesmo e o 2.7 GS, ou 3.0 GS que são bem robustos e manutenção barata.
Tem foto do motor no meu jipe neste topico na mensagem Nº 16 :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50944&page=2
So por curiosidade como vc conseguiu colocar o volante do 2.2 e o arranque ja que o tamanho e bem diferente e ainda tem a distancia da quemalheira em relação aos dentes do arranque por que eu ainda nao fiz a minha capa seca e talvez possa me ajudar com essa duvida, e outra questao e com relação ao peso do valante para balancear o motor como vc fez isso tambem fico no aguardo uma resposta
Casa da transmissão4x4
12/09/2010, 19:07
Essa flange que está na foto anterior e de 1 polegada de espessura, então foi feito um "buraco" do tamanho do volante nesta chapa e eu acho que não precisou fazer nenhum calço entre o volante e o virebrequim. O mais dificil e achar um torneiro com boa vontade, e sobre o volante não precisou de balanceamento.
Tem este topico falando sobre a troca do 2.2 por 2.7 .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29962
Cara não e duvidando não mas na pratica e mei dificil pois a diferenca de tamanho dos volantes de embreagem não e nada absurda mas ate onde eu tentei fica meio dificil pois no final com tudo no lugar fica uma distancia de mais ou menos 2,5 cm de distancia dos dentes da queimalheira para os dentes do arranque e ainda tem a questao do peso do valante pois o motor desbalanceado alem de trepidar muito com certeza não tem biela que aguente nem casquilho movel e fixo reparem que os volantes geralmente so encaicham em uma posição so pois nas laterais dele tem alguns furos que justamente para balancear (os furos na verdade e para retirar peso em relação ao outro lado do volante e assim balancear todo o conjunto, veja como a coisa e milindrosa ) mas como disse anteriormente não duvido não mas como sei que existe essas questões fico com receio de fazer algo parecido
Casa da transmissão4x4
12/09/2010, 19:25
Realmente uma coisa eu digo ele vibrava um pouquinho a mais que outros motores, mas e tão pouco que nem podemos considerar(eu andei 6 anos e nunca tive problema).
Sobre a flange temos que dar atenção para uma diferença entre o motor 2.7 e 2.7 GS por tras, eles são totalmente diferentes inclusive o cambio de um não encaixa no outro, então pode ser isso que não está dando certo no seu projeto.
DouglasMac
12/09/2010, 22:22
Aurelho, "Penso que motor diesel para ser bom tem que ser grande para dissipar o calor por ele produzido ja que motores diesel esquentam mais que os a gasolina".
Então a nova Amarock, com uns 1750 quilos, que tem motor 2.0 é tira dele 163cv?:lol:
Esse conceito não é o certo. Vc tem de tirar a relação peso x potencia, mas olha só, o SPT Gran TDI pesa uns 1.600 quilos e só tem 87cv, a diferença é o turbo que faz e razoalvelmente anda bem.
Quem não gostar do motor 2.0 das SPT, acho uma boa o VW 1.9 TDI, com certeza melhor que um 2.7 aspirado da Besta (qualquer). Esse motor VW não tem nada a ver com os antigos da Kombi 1.6.:parede:
Lucena04
13/09/2010, 08:47
Já ouvi falar muito bem desses 1.9 TDI deve ficar o bixo na Sportage, só que a apaptação deve dar uma certa dor de cabeça.
Luiz Roberto Coura Paiva
14/09/2010, 12:44
Olá danilorocsta!
Gostaria que você tirasse algumas dúvidas sobre a adaptação do motor 2.7 da Besta. O motor que você adaptou era o da Besta GS? Você disse que rodou seis anos com o motor 2.7, porque fez a troca? Houve algum probema na adaptação? Vale a pena substituir o 2.2 pelo 2.7 da Besta GS?
robertoamv
14/09/2010, 19:45
Alguém já pensou no motor da Toyota, o 2.5 ou o 2.8 aspirado? Alguém sabe dizer se cabe?
Casa da transmissão4x4
15/09/2010, 14:53
Olá danilorocsta!
Gostaria que você tirasse algumas dúvidas sobre a adaptação do motor 2.7 da Besta. O motor que você adaptou era o da Besta GS? Houve algum probema na adaptação? Vale a pena substituir o 2.2 pelo 2.7 da Besta GS?
Gostaria que você tirasse algumas dúvidas sobre a adaptação do motor 2.7 da Besta
Era o da besta GS .
Houve algum probema na adaptação?
Não houve nenhum problema, só tirei porque coloquei um MWM 2 . 8
Vale a pena substituir o 2.2 pelo 2.7 da Besta GS
O 2.7 GS e superior ao 2.2 em todos os sentidos (tirando o peso),
e melhora bastante o rendimento do veiculo, mas ainda o jipe fica sem potencia na rodovia, o 2.2 parecia um carro de 800 cc já o 2.7 GS estava mais para um 1.0 na rodovia, fica igual as d-10 com motor sem turbo.
Qualquer duvida e só perguntar.
Abraço.
Luiz Roberto Coura Paiva
16/09/2010, 08:03
Valeu Danilorocsta!
Para mim já é o suficiente para decidir pelo motor 2.7. Assim que achar um motor 2.7 da Besta GS, em boas condições mecânicas e de preço e se houver dúvidas quanto à adaptação, entrarei em contato para que você nos oriente no que for possível.
alguem sabe qual é o valor praticado no mercado desse motor?
em minha regiao vejo bastante destes motores vendidos aqui..
tenho uma sportage parada na garagem com o motor fundido, gostaria de reativar ela.
Abraços
DouglasMac
05/10/2010, 01:25
alguem sabe qual é o valor praticado no mercado desse motor?
em minha regiao vejo bastante destes motores vendidos aqui..
tenho uma sportage parada na garagem com o motor fundido, gostaria de reativar ela.
Abraços
Mateiro, a qual motor voce se refere?
Adrianosiq
30/04/2012, 10:14
O volante 2.2 original está balanceado sim. É só trocar. Por isso funcionou no jipe do Danilo. "Danilo é gente fina me deu muitas dicas" Eu pensei em colocar o motor da HR, mas não da para usar o volante 22 (furação diferente) e o original é grande. GS é a opção ideal.
Vejam por exemplo que quando o volante das S10 quebram (e quebram muito) é só comprar outro novo ou usado e substituir. Já é balanceado na fabrica. No caso do 2.2 já estava em uso no motor antigo então estava balanceado sim. Existem outros problemas muito mais dificeis de serem resolvidos. A troca do volante resolve muita coisa, pois mantem a mesma embreagem, resolve o problema do arranque e encaixe na caixa seca da Sportage ou Rocsta. Só ai já se evitou muita dor de cabeça.
A Flange de uma polegada eu acho um pouco "gossa" vi um colega aqui do forum que usou uma flange de 9mm para colocar um motor AP e deu certo. Acho melhor economizar espaço com uma flange mais fina pois espaço é um problemão a ser resolvido.
Abraço.
AP 1.9TD nao equipava apenas carro de pequeno porte nao... equipavam tb o furgao VW Caravelle, furgaozao do tamanho e porte de uma Besta GS... inclusive foram vendidas Caravelles aqui no Brasil, por coicidencia tem uma diesel a venda aqui perto da minha loja..
jefferson araujo
31/03/2015, 23:14
Ja pensei amigo em fazer isso pois dois motor manutenção intensa e nada satisfeito basta apertar o pe ele abre o bico
Ja pensei amigo em fazer isso pois dois motor manutenção intensa e nada satisfeito basta apertar o pe ele abre o bico
Isso é uma inverdade.
O motor da sportage tdi é muito economico de manutenção
da problema com propietario e ex propietario relaxado, nunca que você vai achar um motor diesel de baixa manutenção como esse,
eu faço trilhas e meto o pé. Mas pra isso term que ter manutenção preventiva e algumas medida que o motorista tem que ter atenção, como utilizar um outro marcador de temperatura, eu utilizo de mercúrio sem qualquer parte elétrica, pressão de turbina e oleo.
Essa são as diferenças de piloto e motorista, piloto senta na viatura e só dirigi, motorista conhece seu carro.
Leandro-MacaúbaPaisagismo
10/04/2015, 16:44
eu tenho uma sportage com motor adaptado Mitsubishi, na verdade o motor que é usado no KIA BONGO 2.5, que é da Mitsubishi e é vendido para a KIA. Ficou perfeito, so tive que fazer algumas adaptações na flange. qualquer coisa deem uma olhada no tópico que criei aqui, tem tudo lá ate as fotos....
Leandro-MacaúbaPaisagismo
10/04/2015, 16:52
o meu tópico: Adaptação de Motor 2.5 TDI HPE na Sportage
franklinvitorino
13/09/2015, 00:56
o meu tópico: Adaptação de Motor 2.5 TDI HPE na Sportage
Olá Leandro... estou praticamente descidido em colocar o motor da L200 HPE na minha TDI, principalmente por caber nela como vc ja sabe... e tb por ser muito facil de achar peças ja que muitos carros usam o mesmo motor como L200 HR Bongo Etc...
Se puder me dá um resumo de como ficou depois de todo esse tempo...
Valeu
rocha.best
02/11/2015, 14:28
(...) Mas pra isso term que ter manutenção preventiva e algumas medida que o motorista tem que ter atenção, como utilizar um outro marcador de temperatura, eu utilizo de mercúrio sem qualquer parte elétrica, pressão de turbina e oleo.
(...)
Tem detalhes sobre esse marcador de temperatura, e como ele foi instalado/acoplado a Sportage?
Tem detalhes sobre esse marcador de temperatura, e como ele foi instalado/acoplado a Sportage?
Usei a receita aqui do forum
na mangueira que vai pra valvula termostatica você coloca o T do tempra, nele tem um buraco pro sensor,
o marcador/sensor de mercurio você compra em autopeças de trator e caminhões, custa média de 37 reais, cabo de 2,5m.
Estou procurando um motor neste porte para colocar em uma Hilux SW4 que era a gasolina....alguma sugestao?
lfschmitz
07/11/2015, 18:26
Estou procurando um motor neste porte para colocar em uma Hilux SW4 que era a gasolina....alguma sugestao?
Maxion 2.5HSD. Tem muita gente falando abobrinha por conta de muitas unidades danificadas por mau uso, mas é um bom motor e é encontrado a preço acessível.
Robsonsilva
26/04/2016, 22:12
Olá pessoal! Blz eu estava vendo o típicos de vcs ai se eu acharia alguma coisa q me ajude!!! Ou se alguém souber por favor me dar um! Bom pessoal eu estou mechendo neste motor da besta 2.2!! Eu mesmo n sou mecânico mas tento resolver por mim mesmo! E com ajuda de vcs. Se for possível, bom tenho uma dúvida sobre o ponto de engrenagem da polia do vira, e do comando! Tem umas marcas q estou seguindo, mas porém as válvulas e os pistão estão se encontrando! Alguém pode me surgiri , alguma forma de q resolvo este problema! deste já agradesso!!!!
Olá pessoal! Blz eu estava vendo o típicos de vcs ai se eu acharia alguma coisa q me ajude!!! Ou se alguém souber por favor me dar um! Bom pessoal eu estou mechendo neste motor da besta 2.2!! Eu mesmo n sou mecânico mas tento resolver por mim mesmo! E com ajuda de vcs. Se for possível, bom tenho uma dúvida sobre o ponto de engrenagem da polia do vira, e do comando! Tem umas marcas q estou seguindo, mas porém as válvulas e os pistão estão se encontrando! Alguém pode me surgiri , alguma forma de q resolvo este problema! deste já agradesso!!!!
Bom dia Robson, vc esta postando em topico errado, va até este topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16383-sportage-motor-e-transmissao-260.html#post2366531 que eu coloquei uma imagem do ponto desse motor.
[]s
(DU)
roberto cofferi
27/05/2016, 09:17
...bom dia senhores.
eu nao li todo o topico, porem mesmo so repassando os posts nçao vi ninguem falar do melhor que ja vi pra fazer no motor 2.0 TD-I da Sport....!
refaze-lo com o virabrequim e bielas da besta 2.7 e cilindros dela mesmo.
vai ficar com 2.5 lt mais ou menos e com uns 115 cv.
nao quebra e fica forte pra baralho, tera por obvio que regular a bomba diesel, mas isso eh facil.
quanto ao aquecimento das Sport, isso nao eh privilegio delas, todas as camionetes que usam essa merda de viscosa na ventuinha sofrem por falta de manutençao e conhecimento, tanto de prorpietarios como de mecanicos.
retire esta ...erda de viscosa, faça 4 furos passantes no corpo dela, coloque parafusos passantes com porcas travantes e ACABOU o problema de esquentar.
se o problema for nao esquentar depois de fazer isso, troque a termostatica por uma original.
mfdomingues
27/05/2016, 10:50
...bom dia senhores.
eu nao li todo o topico, porem mesmo so repassando os posts nçao vi ninguem falar do melhor que ja vi pra fazer no motor 2.0 TD-I da Sport....!
refaze-lo com o virabrequim e bielas da besta 2.7 e cilindros dela mesmo.
vai ficar com 2.5 lt mais ou menos e com uns 115 cv.
nao quebra e fica forte pra baralho, tera por obvio que regular a bomba diesel, mas isso eh facil.
quanto ao aquecimento das Sport, isso nao eh privilegio delas, todas as camionetes que usam essa merda de viscosa na ventuinha sofrem por falta de manutençao e conhecimento, tanto de prorpietarios como de mecanicos.
retire esta ...erda de viscosa, faça 4 furos passantes no corpo dela, coloque parafusos passantes com porcas travantes e ACABOU o problema de esquentar.
se o problema for nao esquentar depois de fazer isso, troque a termostatica por uma original.
Roberto,
Você fez esse tipo de adaptação no seu motor? Utilizando peças da Besta 2.7? Está com quantos kms rodados? Foi necessário usinar o bloco ou algo do tipo?
Quanto a viscosa, a minha estava travada e um belo dia ela estourou as hélices devido a fadiga do material detonou algumas peças internas (defletor, reservatório da DH etc.
Como sua viatura se comporta no frio do sul com a ventoinha travada? Você possui marcador de temperatura auxiliar ou usa o original?
Valeu
JEFFERSON DE OLIVEIRA E S
28/10/2016, 19:45
ola amigo, to ralando aqui em bocaina de minas mg. minha sportage 2001 diesel esta sem motor comprei um opala com carburador mandei fazer a flange mas não consigo ninguém que faça a adaptação.. quem poderia fazer a adaptação para mim e quanto ficaria. valeu obrigado jefferson te- 32-984318056 whats ou quem pode adaptar este 1.9 grato
Eufrasio
17/10/2018, 08:38
Bom dia, tbm estou adaptando o 2.7, na adaptação vc utilizou o mesmo cambio da 2.2? O mesmo arranque tbm? Vc vende ou indica algum local que vende a flange, pra por o motor de arranque do lado de fora?