Ver Versão Completa : Remoção de semi-eixo quebrado
Amigos,
o semi-eixo esquerdo do meu CJ-5 1959 quebrou bem na metade - entre o cubo e a carcaça do diferencial. Estavamos tentando dar um tranco no Jeep, aí ouviu-se um estalo e a roda ficou meio bamba. Coloquei no meu mecânico aqui no Rio, mas até agora ele não conseguiu remover o semi-eixo (que ele chama de bengala... deve estar certo também). Segundo o mecanico - que não tem experiencia com Jeeps -, já foi um parto de ouriço gêmeos remover o rolamento... mas o semi-eixo, está impossível. Um colega aqui do fórum com quem conversei, sugeriu arranjar um espaço pelo lado da carcaça do diferencial e bater com alguma coisa para soltá-lo, mas espaço não há. Eu sugeri que o mecanico tire o semi-eixo direito porque aí talvez seja possível desmontar aquela traquitana toda (coroa, pinhão, etc) e bater o eixo pra fora. Mas ele disse que não tem como... ou não está vendo como fazer. Outro colega me falou que seria possível sim, tirando outro eixo, remover um pino que fixa ou mantém posicionado um componente dentro da carcaça (não sei se ele estava falando dos satélites ou o que), e aí daria para empurrar o eixo pra fora. Bem... até tirei umas fotos com o celular, mas não estou conseguindo baixa para o micro... estou aceitando sugestões. Quem pode dar uma dica ?
ps. Estou pensando seriamente em partir para um flutuante. Entretanto o meu Jeep é canela fina, e parece que precisa ser canela grossa, não ? Além disso, acho que para colocar o flutuante eu vou precisar decidir se pego um pronto ou se mando alguém que conheça fazer um. E eu estou querendo colocar o Jeep operacional o quanto antes. Então a idéia é consertar o que quebrou e depois pensar melhor sobre como fazer com o flutuante.
Obrigado.
Amigos,
o semi-eixo esquerdo do meu CJ-5 1959 quebrou bem na metade - entre o cubo e a carcaça do diferencial. Estavamos tentando dar um tranco no Jeep, aí ouviu-se um estalo e a roda ficou meio bamba. Coloquei no meu mecânico aqui no Rio, mas até agora ele não conseguiu remover o semi-eixo (que ele chama de bengala... deve estar certo também). Segundo o mecanico - que não tem experiencia com Jeeps -, já foi um parto de ouriço gêmeos remover o rolamento... mas o semi-eixo, está impossível. Um colega aqui do fórum com quem conversei, sugeriu arranjar um espaço pelo lado da carcaça do diferencial e bater com alguma coisa para soltá-lo, mas espaço não há. Eu sugeri que o mecanico tire o semi-eixo direito porque aí talvez seja possível desmontar aquela traquitana toda (coroa, pinhão, etc) e bater o eixo pra fora. Mas ele disse que não tem como... ou não está vendo como fazer. Outro colega me falou que seria possível sim, tirando outro eixo, remover um pino que fixa ou mantém posicionado um componente dentro da carcaça (não sei se ele estava falando dos satélites ou o que), e aí daria para empurrar o eixo pra fora. Bem... até tirei umas fotos com o celular, mas não estou conseguindo baixa para o micro... estou aceitando sugestões. Quem pode dar uma dica ?
ps. Estou pensando seriamente em partir para um flutuante. Entretanto o meu Jeep é canela fina, e parece que precisa ser canela grossa, não ? Além disso, acho que para colocar o flutuante eu vou precisar decidir se pego um pronto ou se mando alguém que conheça fazer um. E eu estou querendo colocar o Jeep operacional o quanto antes. Então a idéia é consertar o que quebrou e depois pensar melhor sobre como fazer com o flutuante.
Obrigado.
Já desmontou o diferencial? Pelo ano do seu jeep, o semi-eixo pode ter uma chaveta que o prende lá dentro da caixa satélite.
[]'s
Fernando Massad
05/09/2010, 17:40
Já desmontou o diferencial? Pelo ano do seu jeep, o semi-eixo pode ter uma chaveta que o prende lá dentro da caixa satélite.
[]'s
Aí o burro do mexânico (com todo respeito) vai forçar até quebrar outra coisa...
Por isso que falo que a gente só deve levar em quem tem conhecimento das bagaças....
Vlw:concordo:
Julinot,
Ainda não entendi o que querem dizer com "precisa usinar", eu tenho flutuante enfer e canela fina, eu que montei. A unica coisa que usinei foi o resalto da manga, não retirar todo o resalto, mas diminuir um pouco o diametro do resalto.
Quando montei fiquei com o c@ na mão, mas é muito simples ! arruma dois cubos dianteiros, duas mangas e os semi-eixos, isto é o grosso das peças.
Vai faltar rolamentos, retentores, juntas, graxa, parafusos, revisão dos freios, etc....
Quanto a desmontar e principalmente remontar, vai como os amigos disseram, antes de trocar quelquer peça, troca de mecanico, senão, pode fazer os semi-eixos de adamantium que o mecanico vai conseguir arranjar uns "pingos" de solda eletrica para ajustar o conjunto !
colega fernando... e o que um mecânico inteligente faria nesse caso ?
é possível desmontar o diferencial com a bengala presa lá dentro ? é possível desmontar a bengala direita que está ok e de alguma forma conseguir empurrar o outro que está preso ?
obrigado.
Aí o burro do mexânico (com todo respeito) vai forçar até quebrar outra coisa...
Por isso que falo que a gente só deve levar em quem tem conhecimento das bagaças....
Vlw:concordo:
junior braga
06/09/2010, 18:26
colega fernando... e o que um mecânico inteligente faria nesse caso ?
é possível desmontar o diferencial com a bengala presa lá dentro ? é possível desmontar a bengala direita que está ok e de alguma forma conseguir empurrar o outro que está preso ?
obrigado.
1-.....
2-abre a tampa do diferencial e veja o que está acontecendo, porque semi-eixo preso....;
3-é possivel sim.
ps: tira umas fotos e posta aqui.
:concordo:
Aí o burro do mexânico (com todo respeito) vai forçar até quebrar outra coisa...
Por isso que falo que a gente só deve levar em quem tem conhecimento das bagaças....
Vlw:concordo:
Fernando, é coisa simples, básica.
Imagine um "T", a perna longa é o eixo do cardã, cada haste do "t" é um semi-eixo (o direito e o esquerdo).
Ao abrir o diferencial, você vai ver o encontro das três hastes, a perna longa do "T" e o encaixe de cada semi eixo.
Teoricamente, ao afastar a ponta do eixo principal (cardã), o semi eixo fica solto. É só empurrar... Ele não tem nada que o prenda. Não precisa martelo, não precisa fazer força, nada, nada e nada. Se ele estiver preso, não é eixo ou semi eixo, pois ele deve girar....e livre!
Meu 0,00000001% de contribuição: muda de mexânico.
Lucas Nassif
06/09/2010, 19:01
A uns tempos atrás quando troquei o retentor do eixo traseiro do Jeep de um amigo (eixo chavetado), eu não pelejei pra sacar o cubo, igual todos falam que é fhoda.
O bicho pegou foi pra tirar o semieixo (foto), onde o rolamento grudou na tubeira que não saía nem a pau! Depois de algumas tentativas com um saca, ele saiu.
Não tem nada lá na ponta do semi que impeça ele de sair.
colega fernando... e o que um mecânico inteligente faria nesse caso ?
é possível desmontar o diferencial com a bengala presa lá dentro ? é possível desmontar a bengala direita que está ok e de alguma forma conseguir empurrar o outro que está preso ?
obrigado.
Veja a foto. O semi-eixo é desse modelo?
http://www.film.queensu.ca/cj3b/Photos/Parts/RearAxle.JPG
Os semi-eixos são os itens 23 e 10. Abra a tampa do diferencial, remova o pino nº 22, em seguida o nº 27. Então retire os calços, nº 30.
Assim vc poderá empurrar o semi-eixo quebrado para dentro da tubeira e removê-lo. Verifique se não quebrou algo dentro do diferencial.
E não deixe esse mecânico fazer a montagem.
[]'s
Não tem nada lá na ponta do semi que impeça ele de sair.
Como ele está quebrado, pelo esforço que fez, pode ter encravado as estrias na planetária. Aí não se consegue puxar mesmo, só batendo do outro lado.
Isso se não moeu tudo...:rolleyes:
[]'s
eu tentaria o seguinte:
sacaria do semi-eixo do outro lado, abriria a tampa do diferencial, pela janela da caixa de satelites removeria o pino das satelites, as satelites e a planetaria do outro lado ( lado do semi-eixo que esta inteiro), com um vergalhao de diametro menor que o semi-eixo ( obvio néh..eheheh) bateria pelo outro lado p/ tentar empurrar o pedaço de semi-eixo que provavelmente deve estar travado nas estrias da planetaria
a tampa foi aberta.
não dá para ver coisa alguma.
a minha opinião é que não dá para sacar a bengala quebrada pela tubeira.
dá para ver a bengala quebrada pelo lado da tubeira, mas é impossível tirá-la por ali. para mim tinha que tirar o que tem dentro da carcaça do diferencial, de alguma forma, e aí tirar a bengala. hoje não tive contato com a oficina. amanha é feriado mas talvez haja trabalho.
obrigado.
1-.....
2-abre a tampa do diferencial e veja o que está acontecendo, porque semi-eixo preso....;
3-é possivel sim.
ps: tira umas fotos e posta aqui.
:concordo:
colega... é tão simpples assim ?
eu não sou mecânico, mas não me pareceu - olhando aquele troço lá -, que as três hastes se encontrem. Na verdade eu acho que esse encontro não existe, pois no meio dessa bagunça tem o pinhão que pega na coroa, depois da coroa tem as planetárias (não é isso?), e aí de alguma forma que eu ainda não testemunhei, tem lá as estrias da bengala esquerda e da direita para o outro lado. Tô falando besteira ? Posso não estar sendo totalmente fiel... mas não tem esse tal encontro da três hastes. Nâo é simples assim... eu até queria que fosse. Ou então você por favor descreva melhor se for possível.
Obrigado.
Fernando, é coisa simples, básica.
Imagine um "T", a perna longa é o eixo do cardã, cada haste do "t" é um semi-eixo (o direito e o esquerdo).
Ao abrir o diferencial, você vai ver o encontro das três hastes, a perna longa do "T" e o encaixe de cada semi eixo.
Teoricamente, ao afastar a ponta do eixo principal (cardã), o semi eixo fica solto. É só empurrar... Ele não tem nada que o prenda. Não precisa martelo, não precisa fazer força, nada, nada e nada. Se ele estiver preso, não é eixo ou semi eixo, pois ele deve girar....e livre!
Meu 0,00000001% de contribuição: muda de mexânico.
olá, lucas... pois é: o troço tá travado. mas tem gente dizendo que é fácil, e que não sai por burrice. vamos ver no que dá isso..
obrigado.
A uns tempos atrás quando troquei o retentor do eixo traseiro do Jeep de um amigo (eixo chavetado), eu não pelejei pra sacar o cubo, igual todos falam que é fhoda.
O bicho pegou foi pra tirar o semieixo (foto), onde o rolamento grudou na tubeira que não saía nem a pau! Depois de algumas tentativas com um saca, ele saiu.
Não tem nada lá na ponta do semi que impeça ele de sair.
obrigado, colega. não tenho certeza, mas vou verificar. com o desenho fica mais fácil.
Veja a foto. O semi-eixo é desse modelo?
Os semi-eixos são os itens 23 e 10. Abra a tampa do diferencial, remova o pino nº 22, em seguida o nº 27. Então retire os calços, nº 30.
Assim vc poderá empurrar o semi-eixo quebrado para dentro da tubeira e removê-lo. Verifique se não quebrou algo dentro do diferencial.
E não deixe esse mecânico fazer a montagem.
[]'s
olá, giovani...
nesse caso, com tudo moído e encravado na planetária... é possível desmontar os componentes (planetárias, coroa, etc) de dentro da carcaça para remover o eixo ?
obrigado.
Como ele está quebrado, pelo esforço que fez, pode ter encravado as estrias na planetária. Aí não se consegue puxar mesmo, só batendo do outro lado.
Isso se não moeu tudo...:rolleyes:
[]'s
rodrigo.hoffman
06/09/2010, 23:27
Julinot
Vai pela ideia do Giovani que é a mais quente.. O Semi eixo quebrou e ta preso pelas estrias na planetaria.. Pelo diferencial num vai ter como ela sair.. Abre a tampa, retire os pinos e bata com um punção pra ele cair pra dentro da tubeira...
[ ]´s
colega... é tão simpples assim ?
eu não sou mecânico, mas não me pareceu - olhando aquele troço lá -, que as três hastes se encontrem. Na verdade eu acho que esse encontro não existe, pois no meio dessa bagunça tem o pinhão que pega na coroa, depois da coroa tem as planetárias (não é isso?), e aí de alguma forma que eu ainda não testemunhei, tem lá as estrias da bengala esquerda e da direita para o outro lado. Tô falando besteira ? Posso não estar sendo totalmente fiel... mas não tem esse tal encontro da três hastes. Nâo é simples assim... eu até queria que fosse. Ou então você por favor descreva melhor se for possível.
Obrigado.
Julio, fiz uma versão simplificada. Se você chegou até as planetárias, é ali a junção do "T" imaginário - obviamente as pontas não se encontram fisicamente - foi um modo simplista de falar.
O que o Giovanni falou deve estar certo.
Desmonta o encontro do "T", ou seja, as planetárias - mesmo estando preso pela estrias, acho que o semi eixo vai se soltar sem muito esforço quando você movimentá-lo.
ok. desculpe... é que eu preciso de exatidão - sou meio burro, mesmo... mas a tua analogia também foi be-a-bá demais. desmontar as planetárias... será mesmo possível nessa situação. vou imprimir todas as sugestões e discutir com o mecânico... que é um bom mecânico. mexe no meus carros há anos, e é honesto. quando levei o Jeep nele eu disse : tô trazendo ess trambolhão lá de saquarema no guincho porque tô cansado de cabra safado.
obrigado.
Julio, fiz uma versão simplificada. Se você chegou até as planetárias, é ali a junção do "T" imaginário - obviamente as pontas não se encontram fisicamente - foi um modo simplista de falar.
O que o Giovanni falou deve estar certo.
Desmonta o encontro do "T", ou seja, as planetárias - mesmo estando preso pela estrias, acho que o semi eixo vai se soltar sem muito esforço quando você movimentá-lo.
Rodrigo Baratti
07/09/2010, 15:46
Julinot,
O Fabil e o Giovani estão falando a mesma coisa.
Tira as travas das planetarias, saca o outro lado e bate no semi-eixo quebrado com um vergalhão, o semi quebrado deve ter travado nas estrias.
[]
antonio umino
07/09/2010, 17:07
Julinot. de tudo que falaram por aqui, dentro da caixa de satelite, ou caixa seca, tem 2 planetarias e duas satelites, a satelite é presa por um eixo (eixo satelite), neste eixo tem uma peça redonda transpassada pelo pino satelite, esta peça é o que regula o encontro da duas pontas de eixo, cuja regulagem dos rolamentos da roda se faz pelos calços que se coloca no espelho da roda (regulagem do cubo), então tem que retirar o pino das satelites e o calço do encontro das duas pontas de eixo. Aí então a tubeira fica livre para se cutucar a ponta de eixo do lado oposto desde que se retire a ponta de eixo que não quebrou........Espero ter ajudado.
todas as dicas anotadas.
obrigado.
antonio umino
08/09/2010, 16:31
Julinot., Desculpe ! a informação sobre o eixo trazeiro, descobri que o pino de satelite, quando montado na caixa de satelite não sai se não desmontar a coroa. pois o espaço entre ele e a coroa é muito pequena, aí tem que tirar a caixa, mesmo assim é necessario tirar o eixo que não quebrou, aí o seu mecanico tera que dar um jeito de tirar a tal caixa, mas se o lado quebrado tá agarrado na planetaria, não vai ser fácil , o mecanico dá jeito, mas acho que tirando o eixo do lado inteiro fica facil cutucar o lado quebrado.. Mais uma vez desculpa pelo meu engano.
André Luiz Rossetim
08/09/2010, 16:46
Julinot., Desculpe ! a informação sobre o eixo trazeiro, descobri que o pino de satelite, quando montado na caixa de satelite não sai se não desmontar a coroa. pois o espaço entre ele e a coroa é muito pequena, aí tem que tirar a caixa, mesmo assim é necessario tirar o eixo que não quebrou, aí o seu mecanico tera que dar um jeito de tirar a tal caixa, mas se o lado quebrado tá agarrado na planetaria, não vai ser fácil , o mecanico dá jeito, mas acho que tirando o eixo do lado inteiro fica facil cutucar o lado quebrado.. Mais uma vez desculpa pelo meu engano.
Acho que será necessario SOLTAR a coroa da caixa satelite, para então tentar soltar o pino (eixo) das planetarias, para então ter acesso a ponta do semi eixo quebrado, e força-lo para fora com um vergalhão atravessando toda a tubeira do eixo, ainda com a caixa satelite instalada, afinal não há chance de retira-lo com a ponta de eixo instalada.
Desmontar é algo que qualquer mecanico fez, agora montar com todo o ajuste necessario é tarefa para alguem especializado!!!! Senão vc vai perder rolamentos (que devem ser trocados), par de coroa e pinhão (caso o ajuste do contato entre eles não fique como deve ser) além da mão de obra e tempo perdidos
finalmente saiu ! o semi-eixo foi removido, e foi como abrir um cofre po rmeio do segredo. não dava mesmo para tirar a caixa de satélites, e remover o outro eixo ou qualquer outro expediente que se tentasse pelo lado do diferencial levaria a necessidade de bater com alguma coisa para que soltasse. o mecânico conseguiu "laçar" - isso mesmo... "laçar" - o eixo pelo lado do tubo. num espaço mínimo ele introduziu dois arames finos, mas resistentes, entre o eixo e o tubo, e dando uns puxõezinhos conseguiu sutilmente soltar a coisa. nem sei se consegui entender direito isso. estou indo lá logo mais para ver o estado das coisas, mas já sei - e encomendei - que precisa trocar o cubo, o rolamento da roda e o semi-eixo longo. o carlos alberto de itaboraí, nosso colega de fórum, está arranjando essas tralhas velhas para mim. creio que na próxima semana o velho CJ-5 tenha condições de rodar novamente. quanto á montagem... eu sei que tem que ser um especialista, mas o meu mecânico saber fazer. ele já mexeu para mim em caixa, retífica de motor (falo de outros carros e não do Jeep), e sabe o que precisa ser feito. o cara é de confiança porque o conheço há mutos anos e mexe nos meus carros... e conseguiu fazer o parto de um jeito que ninguém lembrou.
muito obrigado a todos.
finalmente saiu ! o semi-eixo foi removido, .. o meu mecânico saber fazer. ... e conseguiu fazer o parto de um jeito que ninguém lembrou...
Julio, esse é o momento para você saber o equipamento que tem. Coloca tudo novo, semi eixo, rolamento e retentores. Aos poucos, você terá o seu jeep do seu jeito, sabendo o que tem nas mãos. Colocar peças soldadas, retificadas ou usadas fazem o jeep rodar...mas......nunca se sabe quando vai parar. O conjunto novo te dará segurança por um bom tempo e confiabilidade na máquina!
antonio umino
10/09/2010, 09:48
Julio, esse é o momento para você saber o equipamento que tem. Coloca tudo novo, semi eixo, rolamento e retentores. Aos poucos, você terá o seu jeep do seu jeito, sabendo o que tem nas mãos. Colocar peças soldadas, retificadas ou usadas fazem o jeep rodar...mas......nunca se sabe quando vai parar. O conjunto novo te dará segurança por um bom tempo e confiabilidade na máquina!
Então o Flaibam. tá certo. com tudo novo e com um mecanico bom, já viu é sossego por muito tempo, e já que está tudo desmontado verificar todos os componentes e na duvida troque tudo, pois aquela duvida vai fazer desmontar tudo de novo e outra mão de obra que não é barata Ok ?
Obrigado... Você lembrou bem.. Coisas velhas e/ou soldadas não é uma boa idéia, mas lembre-se também que no mundo dos carros antigos coisas novas fabricadas de qq jeito são uma porcaria também. Nesse negócio de eixos (semi, flutuantes, bloqueios, etc.) a ensimec para ter um bom conceito.
No momento imediato não vou mexer em muita coisa para deixar do meu jeito. Apenas quero repor esse eixo quebrado – e o sistema de arranque que também deu pane), fazer uma boa revisão do motor, carburador, e deixar a máquina confiável. Quero poder voltar dirigindo para saquarema onde deixo o meu CJ, ou pelo menos até Niterói. Digo Niterói porque depois de colocar o CJ numa boa eu vou levá-lo a uma oficina especializada em adaptações/modificações, e o Sr. Beto, no Barreto, em Niterói é o mais cotado por enquanto. Obviamente na fase atual pedirei o mecânico que desmonte e revise todo o conjunto do eixo traseiro.
Na fase das adaptações, esses são os meus alvos:
Rever a instalação da pedaleira suspensa, que não ficou boa (embreagem dura, por exemplo);
Rever a instalação do hidrovácuo e dar um jeito nos freios (que para mim não param bem o carro e estão sempre baixos por mais que o cara que instalou mexesse neles);
Avaliar a instalação de flutuantes traseiros e a questão canela fina X canela grossa;
Trocar a relação traseira de 43-8 para 44-9 e ver como é que fica com a caixa de três marchas original (que está muito boa);
Se ficar boa trocar também a relação dianteira;
Se não ficar boa, trocar logo a relação dianteira também e trocar a caixa por uma de quatro marchas original (para não fica fazendo muita adaptação);
Dar uma geral e possivelmente modificar alguma coisa na suspensão – que está com umas molas que o outro mecânico disse que são de Hilux mas não tenho certeza e continua dura pacas;
Procurar defeitos no chassis e reforçá-lo;
E por fim pintar o bichão.
é isso aí... abraços.
Julio, esse é o momento para você saber o equipamento que tem. Coloca tudo novo, semi eixo, rolamento e retentores. Aos poucos, você terá o seu jeep do seu jeito, sabendo o que tem nas mãos. Colocar peças soldadas, retificadas ou usadas fazem o jeep rodar...mas......nunca se sabe quando vai parar. O conjunto novo te dará segurança por um bom tempo e confiabilidade na máquina!
Usei no Viagra as mangas e cubos da foto abaixo no eixo dianteiro, mas podem ser usadas perfeitamente no eixo traseiro com o flutuante, tanto da Total Tork como da Ensimec, é uma garantia a mais de segurança pra quem usa pneus grandes, vejo varias vantagens em um conjunto desses, como por exemplo rolamento confiável, blindado, banhado a óleo, mangas reforçadas, etc.
Abraços
Esse kit total tork é da macrotorque?
Esse kit total tork é da macrotorque?
do pessoal da igniflex
Giuseppe
10/09/2010, 17:01
Alguém sabe a especificação do rolamento deese da Total Tork?
Obrigado... Você lembrou bem.. Coisas velhas e/ou soldadas não é uma boa idéia, mas lembre-se também que no mundo dos carros antigos coisas novas fabricadas de qq jeito são uma porcaria também. Nesse negócio de eixos (semi, flutuantes, bloqueios, etc.) a ensimec para ter um bom conceito.
No momento imediato não vou mexer em muita coisa para deixar do meu jeito. Apenas quero repor esse eixo quebrado – e o sistema de arranque que também deu pane), fazer uma boa revisão do motor, carburador, e deixar a máquina confiável. Quero poder voltar dirigindo para saquarema onde deixo o meu CJ, ou pelo menos até Niterói. Digo Niterói porque depois de colocar o CJ numa boa eu vou levá-lo a uma oficina especializada em adaptações/modificações, e o Sr. Beto, no Barreto, em Niterói é o mais cotado por enquanto. Obviamente na fase atual pedirei o mecânico que desmonte e revise todo o conjunto do eixo traseiro.
Na fase das adaptações, esses são os meus alvos:
Rever a instalação da pedaleira suspensa, que não ficou boa (embreagem dura, por exemplo);
Rever a instalação do hidrovácuo e dar um jeito nos freios (que para mim não param bem o carro e estão sempre baixos por mais que o cara que instalou mexesse neles);
Avaliar a instalação de flutuantes traseiros e a questão canela fina X canela grossa;
Trocar a relação traseira de 43-8 para 44-9 e ver como é que fica com a caixa de três marchas original (que está muito boa);
Se ficar boa trocar também a relação dianteira;
Se não ficar boa, trocar logo a relação dianteira também e trocar a caixa por uma de quatro marchas original (para não fica fazendo muita adaptação);
Dar uma geral e possivelmente modificar alguma coisa na suspensão – que está com umas molas que o outro mecânico disse que são de Hilux mas não tenho certeza e continua dura pacas;
Procurar defeitos no chassis e reforçá-lo;
E por fim pintar o bichão.
é isso aí... abraços.
Julinot,
Fuja das caixas de 4 marchas Willys. Fique com a de 3 marchas que é mais robusta e tem a mesma relação da 1 e da última marcha, ou seja, a de 4 marchas tem uma intermediária a mais e é menos resistente.
Quanto aos eixos, teoricamente os canela grossas são mais resistentes, mas só teoricamente, porque na prática, os dois são frágeis para o destino que damos aos JEEPs (trilhas).
Se for alterar as molas, coloque as de Band, que deixa ele mais alto e mais confortável. Procure aqui no fórum que tem a receita. Você também pode tentar retirar algumas lâminas do conjunto atual.
[]'s
obrigado, cotrim... mas pelo que sei, a primeira do câmbio de quatro marchas é mais curta que a do de três. refiro-me às caixas usadas nos Jeeps com diferenciais 44-9. a quarta de um é igual a terceira do outro, sim - 1:1.
dizem que o câmbio de quatro é mais fraco... isso é controverso pois, esse câmbio foi utilizado nos Jeeps durante muitos anos, até o final da fabricação no Brasil, e se mostrou confiável. de repente pode ser que no off-road pesada - o que não é o meu caso - tenham ocorrido mais baixas entre esse de quatro do que do outro de três. mas eu não sei quantos de quatro e de três foram fabricados, tampouco quantos foram os de cada tipo que foram usado no off pesado que quebra câmbios. pode ser que os câmbio de quatro tenham sido mais usados no off-road pesado recreativo nsso de cada dia, que é uma coisa mais recente, do que os de três. daí possivelmente um problema de análise estatística equivocada... sei lá. já estou divagando. resumindo a ópera... acho que um de quatro para mim seria o ideal, e o nível de adaptação necessário para instalá-lo onde hoje tem um de três é ZERO ! talvez seja difícil arranjar um original em excelente estado... talvez, apenas. a questão canela fina X grossa... sem dúvida a grossa tem que ser mais resistente. o meu é fina... para mudar, o que precisaria fazer ? também ouvi que para fazer flutuante tem que ser com a grossa... ou será que apenas fica mais resistente com a grossa ?
eu não pretendo subir coqueiro ensaboado com o meu Jeep, nem encarar coisas como o tal de Buraco do Camel, etc. então achoq ue o câmbio de quatro com canela fina vai me deixar com o que preciso e quero.
ou só falei besteira ?
muito orbigado, mesmo...
de
Julinot,
Fuja das caixas de 4 marchas Willys. Fique com a de 3 marchas que é mais robusta e tem a mesma relação da 1 e da última marcha, ou seja, a de 4 marchas tem uma intermediária a mais e é menos resistente.
Quanto aos eixos, teoricamente os canela grossas são mais resistentes, mas só teoricamente, porque na prática, os dois são frágeis para o destino que damos aos JEEPs (trilhas).
Se for alterar as molas, coloque as de Band, que deixa ele mais alto e mais confortável. Procure aqui no fórum que tem a receita. Você também pode tentar retirar algumas lâminas do conjunto atual.
[]'s
Robertux
10/09/2010, 22:46
Julinot, meu Jeep tem motor BF 161 e câmbio 4 marchas do OHC, que tem a 1ª e 2ª mais curtas porque o 4 CC tem torque em rotações mais altas e precisa de mais redução.
O câmbio 4 marchas que era usado na Rural e F75 tem a 1ª e 2ª mais longas, não sei se neste caso a pimeira era igual ao do 3 marchas, acho que não, provavelmente eles tinham a primeira mais curta por causa do maior peso das F e Rural e precisavam de mais torque na arrancada.
Meu jeep ficou excelente, a única coisa que sinto falta é de uma 5ª overdrive para um desempenho melhor em rodovias.
Quanto à resistência, nunca tive problemas, inclusive tem um amigo meu que estava usando em sua F75 um motor GM 6cc com o câmbio original 4 marchas. Durou alguns anos e quebrou esta semana, mas o torque e potência desse motor são exagerados para o câmbio.
O eixo canela fina é tão resistente quanto o canela grossa, a ponta de eixo é da mesma medida, só o tubo externo é mais grosso o que facilita a a instalação de bloqueio e eixos flutuantes, mas para usar original não faz diferença.
Fernando Massad
10/09/2010, 23:24
Julinot, meu Jeep tem motor BF 161 e câmbio 4 marchas do OHC, que tem a 1ª e 2ª mais curtas porque o 4 CC tem torque em rotações mais altas e precisa de mais redução.
O câmbio 4 marchas que era usado na Rural e F75 tem a 1ª e 2ª mais longas, não sei se neste caso a pimeira era igual ao do 3 marchas, acho que não, provavelmente eles tinham a primeira mais curta por causa do maior peso das F e Rural e precisavam de mais torque na arrancada.
Meu jeep ficou excelente, a única coisa que sinto falta é de uma 5ª overdrive para um desempenho melhor em rodovias.
Quanto à resistência, nunca tive problemas, inclusive tem um amigo meu que estava usando em sua F75 um motor GM 6cc com o câmbio original 4 marchas. Durou alguns anos e quebrou esta semana, mas o torque e potência desse motor são exagerados para o câmbio.
O eixo canela fina é tão resistente quanto o canela grossa, a ponta de eixo é da mesma medida, só o tubo externo é mais grosso o que facilita a a instalação de bloqueio e eixos flutuantes, mas para usar original não faz diferença.
Não é isso.
A 1a da cx 3 marchas tem a mesma relação da 1a da cx 4 marchas. A 3a da cx 3 marchas tem a mesma relação da 4a da cx 4 marchas.
A única diferença é no escalonamento da cx de 3 e 4 marchas, ou seja, a 4 marchas tem um escalonamento melhor, sobe mais devagar em relaçao à de 3 marchas. Compreendeu, ou não?
abçs:concordo:
rodrigo.hoffman
11/09/2010, 00:46
Não é isso.
A 1a da cx 3 marchas tem a mesma relação da 1a da cx 4 marchas. A 3a da cx 3 marchas tem a mesma relação da 4a da cx 4 marchas.
A única diferença é no escalonamento da cx de 3 e 4 marchas, ou seja, a 4 marchas tem um escalonamento melhor, sobe mais devagar em relaçao à de 3 marchas. Compreendeu, ou não?
abçs:concordo:
Errado..
A 1a da cx de 3 é mais longa que a 1a do 4 marchas (tanto no 4 marchas da Rural/F75 como nos OHC).. Agora a 3a do 3 marchas e a 4a do 4 marchas são iguais...
Segue as relações
3 marchas
Relação 1a 2,798
Relação 2a 1,551
Relação 3a 1
Relação Ré 3,544
4 marchas - Rural/F75
Relação 1a 2,991
Relação 2a 1,992
Relação 3a 1,390
Relação 4a 1
Relação Ré 3,544
4 marchas OHC
Relação 1a 3,57
Relação 2a 2,38
Relação 3a 1,53
Relação 4a 1
Relação Ré 4,23
Dados retirados do site http://ruralwillys.tripod.com/diversos/velocidade.htm
Sendo assim a 4 marchas alem de ter as marchas mais escalonadas tb tem a 1a mais curta, apesar da diferença ser pequena :concordo:
[ ]´s
Fernando Massad
11/09/2010, 00:56
Errado..
A 1a da cx de 3 é mais longa que a 1a do 4 marchas (tanto no 4 marchas da Rural/F75 como nos OHC).. Agora a 3a do 3 marchas e a 4a do 4 marchas são iguais...
Segue as relações
3 marchas
Relação 1a 2,798
Relação 2a 1,551
Relação 3a 1
Relação Ré 3,544
4 marchas - Rural/F75
Relação 1a 2,991
Relação 2a 1,992
Relação 3a 1,390
Relação 4a 1
Relação Ré 3,544
4 marchas OHC
Relação 1a 3,57
Relação 2a 2,38
Relação 3a 1,53
Relação 4a 1
Relação Ré 4,23
Dados retirados do site http://ruralwillys.tripod.com/diversos/velocidade.htm
Sendo assim a 4 marchas alem de ter as marchas mais escalonadas tb tem a 1a mais curta, apesar da diferença ser pequena :concordo:
[ ]´s
Amigão, errado está você:
1o) vc colocou relação de F75 e Rural;
2o) aqui no fórum tá cheio de cientista da NASA que não pode ver uma discussão que corre pro Google, mas que no fundo...no fundo... não entende nada de nada....
Não tô falando que é seu caso:mrgreen:
Fernando Massad
11/09/2010, 01:03
BOM pra aprender é frequentar oficina e sujar a mão de graxa:mrgreen:
rodrigo.hoffman
11/09/2010, 01:54
Amigão, errado está você:
1o) vc colocou relação de F75 e Rural;
2o) aqui no fórum tá cheio de cientista da NASA que não pode ver uma discussão que corre pro Google, mas que no fundo...no fundo... não entende nada de nada....
Não tô falando que é seu caso:mrgreen:
Bom..
Não sei onde tem informação errada, mas ja que vc diz.. Quem sou eu pra discordar neh!!!
BOM pra aprender é frequentar oficina e sujar a mão de graxa:mrgreen:
Nesse ponto eu concordo contigo :concordo:.. Mas não to falando que é o seu caso :mrgreen:
[ ]´s
Fernando Massad
11/09/2010, 06:36
Rodrigo, observe que não há sequer diferença na velocidade final entre 3 e 4 marchas, que é EXATAMENTE a mesma.
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/velocidade.htm
abç:concordo:
Desculpem!
Mais aqui o assunto não é câmbio e suas relações.
Voltem ao foco do assunto.
Discutam no tópico com relação ao assunto.
Att.
Kim.
no meio do caminho "tinha" um diferencial... não esqueçam dele.
o meu jeep 1959 com bf-161 6 cilindros tem diferencial 43-8, que dá uma relação de 5,38... e câmbio de três marchas. as relações do câmbio eu não lembro com exatidão, mas não preciso saber quais são, pois o que me interesse na discussão é que a 1a desse câmbio é mais longa do que a primeira do outro que posso vir a colocar.
os jeeps com motor ohc tem diferencial 44-9, que dá uma relaçãp de 4,89... portanto mais longa (reduz menos...), mas eses jeeps tem um câmbio que tem a primeira marcha mais curta do que a do câmbio de três usado no meu. no final das contas, a relação final dos conjuntos se equivalem em primeira marcha- a 1a mais curta com o diferencial mais longo, e a primeira mais longa com o diferencial mais curto. o que eu busco com o diferencial mais longo é uma relação mais longa em última marcha, a 3a do de três marhas ou a 4a do de quatro marchas - 1:1 -, para esgoelar um pouco menos o motor. se no meu jeep a relação final em 1a marcha ficar insuficiente em torque com o câmbio de três e diferencial 44-9, aí eu cogito colocar o câmbio de quatro que tem a 1a mais curta do que a do câmbio de três marchas.
pessoal... não pensei que fosse necessário explicar isso.
abraços.
ps. hoffmann... parabéns pelo fair play !
acabo de "vir" do site da GARRA.
tem muita coisa lá em termos de flutantes.
os preços é que estão pela hora da morte.
pode ser que um flutuante (muito bem feito) em casa fique mais em conta.
o negócio agora é mergulhar nesse tópico aqui inventado pelo Leopoldo, e num outro que eu esqueci o "dono", mas que dá um passo-a-passo muito bom.
disposição.
abraços.
Esse passo a passo aqui é bem interessante
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48730
Boa sorte
Marcos
Charles_Curitiba
11/09/2010, 18:40
Seu eixo traseiro é com chaveta no cubo da roda? Se for 1o vc tem que ter um sacador de cubo, é uma ferramenta dos anos 50 feita pro Jeep/Rural com chaveta e só mecanico véio tem, não vá na onda de dar marretada no tambor que quebra. Depois vc puxa o semieixo, o pedaço que ficar la dentro vc tera que abir o diferencial e dar um jeito de empurrar pra fora. Se seu eixo é do tipo mais moderno que vc não usa sacador pra tirar o cubo e os parafusos prisioneiros de roda ficam na ponta de eixo, então vc vai ter que abrir o diferencial e sacar o pino que o outro colega se referiu.
Charles_Curitiba
11/09/2010, 18:42
Charles_Curitiba;1253583]Seu eixo traseiro é com chaveta no cubo da roda? Se for 1o vc tem que ter um sacador de cubo, é uma ferramenta dos anos 50 feita pro Jeep/Rural com chaveta e só mecanico véio tem, não vá na onda de dar marretada no tambor que quebra. Depois vc puxa o semieixo, o pedaço que ficar la dentro vc tera que abir o diferencial e dar um jeito de empurrar pra fora. Se seu eixo é do tipo mais moderno que vc não usa sacador pra tirar o cubo e os parafusos prisioneiros de roda ficam na ponta de eixo, então vc vai ter que abrir o diferencial e sacar o pino que o outro colega se referiu.
Bom se for chavetado tem aqui uma solução do Mauro Darezzo, aliás tem muita coisa no site dele,
http://maurodarezzo.sites.uol.com.br/cubo/index.html
Marcos
Já conhecia... é o melhor que tem no fórum.
Provavelmente será a minha fonte de consulta.
Abraços.
Esse passo a passo aqui é bem interessante
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48730
Boa sorte
Marcos
Marcio Rossetto
13/09/2010, 20:20
Camarada , eu coloquei a caixa da C10 no meu jipe que antes tinha esse cambio de 4 marchas com a primeira curta .
A C10 é 2,97 enquanto a do jipe é 3,57
Meu diferencial é 44/9
Para andar no dia a dia ficou otimo, o jipe tem força sulficiente para qualquer subida, e pelo oque vc descreve, e seu uso, irá curtir 100% :palmas:
Eu ja testei essa relação no off road em subidas fortes .
No caso , desejava uma relação mais curta, porém esta dando para o gasto.
Mas quando digo subida forte é forte mesmo.
Quando vc decidir trocar as relações, ofereço as minhas pelas suas, pois meu uso é 100% off Road e quanto mais reduzido para mim melhor .
no meio do caminho "tinha" um diferencial... não esqueçam dele.
o meu jeep 1959 com bf-161 6 cilindros tem diferencial 43-8, que dá uma relação de 5,38... e câmbio de três marchas. as relações do câmbio eu não lembro com exatidão, mas não preciso saber quais são, pois o que me interesse na discussão é que a 1a desse câmbio é mais longa do que a primeira do outro que posso vir a colocar.
os jeeps com motor ohc tem diferencial 44-9, que dá uma relaçãp de 4,89... portanto mais longa (reduz menos...), mas eses jeeps tem um câmbio que tem a primeira marcha mais curta do que a do câmbio de três usado no meu. no final das contas, a relação final dos conjuntos se equivalem em primeira marcha- a 1a mais curta com o diferencial mais longo, e a primeira mais longa com o diferencial mais curto. o que eu busco com o diferencial mais longo é uma relação mais longa em última marcha, a 3a do de três marhas ou a 4a do de quatro marchas - 1:1 -, para esgoelar um pouco menos o motor. se no meu jeep a relação final em 1a marcha ficar insuficiente em torque com o câmbio de três e diferencial 44-9, aí eu cogito colocar o câmbio de quatro que tem a 1a mais curta do que a do câmbio de três marchas.
pessoal... não pensei que fosse necessário explicar isso.
abraços.
ps. hoffmann... parabéns pelo fair play !
matrakaum
14/09/2010, 13:02
Pergunta esdruxula e eu tenho certeza que já vi isto em algum lugar aqui no fórum.
Aonde que o amigo Lucas Nassif apoiou o cavalete para o Jeep ficar suspenso??
Não estou criticando nada...é pq. eu quero fazer tb. e, de novo eu tenho certeza que li isto aqui, acho que no diferencial não é o lugar certo. Correto?
Aguardo ajuda.
Abço,
Matraka
Robertux
14/09/2010, 15:50
no meio do caminho "tinha" um diferencial... não esqueçam dele.
o meu jeep 1959 com bf-161 6 cilindros tem diferencial 43-8, que dá uma relação de 5,38... e câmbio de três marchas. as relações do câmbio eu não lembro com exatidão, mas não preciso saber quais são, pois o que me interesse na discussão é que a 1a desse câmbio é mais longa do que a primeira do outro que posso vir a colocar.
os jeeps com motor ohc tem diferencial 44-9, que dá uma relaçãp de 4,89... portanto mais longa (reduz menos...), mas eses jeeps tem um câmbio que tem a primeira marcha mais curta do que a do câmbio de três usado no meu. no final das contas, a relação final dos conjuntos se equivalem em primeira marcha- a 1a mais curta com o diferencial mais longo, e a primeira mais longa com o diferencial mais curto. o que eu busco com o diferencial mais longo é uma relação mais longa em última marcha, a 3a do de três marhas ou a 4a do de quatro marchas - 1:1 -, para esgoelar um pouco menos o motor. se no meu jeep a relação final em 1a marcha ficar insuficiente em torque com o câmbio de três e diferencial 44-9, aí eu cogito colocar o câmbio de quatro que tem a 1a mais curta do que a do câmbio de três marchas.
pessoal... não pensei que fosse necessário explicar isso.
abraços.
ps. hoffmann... parabéns pelo fair play !
O câmbio de 4 marchas para o jeep só foi adotado pela Ford em 1976, quando ela substituiu o BF 161 pelo OHC, antes disso o 4 marchas era usado só na F75 e na Rural, porém, desde 1969 a Ford já fabricava o Jeep com a relação 9:44, mesmo com o câmbio de 3 marchas, portanto, para uso no dia a dia e trilhas médias e leves pode por a relação 9:44 que fica bom, mantendo o BF.
Se for colocar motor de 4 cc, mesmo que seja o GM 151 é aconselhavel um câmbio de 4 marchas para essa relação de diferencial.
Eu já viajei em comboio com diversos jipes e entre eles tinha um com BF 161 e relação 8:43. Não preciso falar que a velocidade do comboio era determinada por ele e o meu, com diferencial 9:44, estava sobrando.
O desempenho do jeep no asfalto melhora significativamente com o diferencial mais longo.
Charles_Curitiba
14/09/2010, 20:40
Pergunta esdruxula e eu tenho certeza que já vi isto em algum lugar aqui no fórum.
Aonde que o amigo Lucas Nassif apoiou o cavalete para o Jeep ficar suspenso??
Não estou criticando nada...é pq. eu quero fazer tb. e, de novo eu tenho certeza que li isto aqui, acho que no diferencial não é o lugar certo. Correto?
Aguardo ajuda.
Abço,
Matraka
Já responderam sua pergunta? Por acaso vc quer saber sobre apoiar o chassi do jeep num cavalete do tipo tripé? o lugar mais adequado é ao lado do suporte do molejo.
Lucas Nassif
14/09/2010, 20:45
Aonde que o amigo Lucas Nassif apoiou o cavalete para o Jeep ficar suspenso??
Opa!
Eu apoio o cavalete no chassi, e em alguns casos, na tubeira do eixo.
Nunca no miolo do diferencial (que é de FoFo).
O mesmo para o macaco!
:concordo:
Pois é... Márcio...
no caso de trocar a erlação de diferencial de 5,38 para 4,89 , eu acredito que mesmo mantendo o meu câmbio de três - que tem a primeira com relação 2,798 -, eu não vou ter qualquer dificuldade no on-road, e provavelmente, no tipo de off-road que faço (se é que se pode chamar de off-road, mesmo), também não terei muitos problemas. Em termos de escalonamento de marchas, ficaria sem dúvida mais confortável ter um câmbio de quatro marchas. O que estou pensando agora é que tenho muitas coisas para fazer no meu Jeep que são mais prioritárias do que mexer no diferencial. E depois, a diferença do 4,89 para o 5,38 é de apenas 10%. Andei fazendo umas contas... veja, não são exatamas, mas dá para ter uma noção: como conjunto atual, a 50Km/h o motor está digamos a 2.000 RPM. Trocando o diferencial, eu poderia manter essa velocidade com cerca de 1850 RPM, ou manter a rotação em 2.000 e andar a 55Km/h. Em termos tanto de velocidade quanto rotação, o ganho não é tão significativo. Jeep solto, mesmo, para andar em estrada sem esgoelar e mantendo uma boa primeir marcha para quando necessário... teria que colocar um 5 marchas com overdrive. Nesse caso, acho que estamos falando de um câmbio de chevette - e agora ficou popular os flanges desse câmbio para o BF-161. Então p negócio é fazer o que é prioritário e deixar o lance das relações ou câmbio de 5 marchas para depois.
Mas se eu resolver trocar as relações de diferencial... sem dúvida a tua proposta é a mais interessante que eu tive até agora: uma troca elas por elas.
Vamos aguardar os próximos dois ou três meses.
Grande abraço.
Camarada , eu coloquei a caixa da C10 no meu jipe que antes tinha esse cambio de 4 marchas com a primeira curta .
A C10 é 2,97 enquanto a do jipe é 3,57
Meu diferencial é 44/9
Para andar no dia a dia ficou otimo, o jipe tem força sulficiente para qualquer subida, e pelo oque vc descreve, e seu uso, irá curtir 100% :palmas:
Eu ja testei essa relação no off road em subidas fortes .
No caso , desejava uma relação mais curta, porém esta dando para o gasto.
Mas quando digo subida forte é forte mesmo.
Quando vc decidir trocar as relações, ofereço as minhas pelas suas, pois meu uso é 100% off Road e quanto mais reduzido para mim melhor .
Pois é... Robertux... segurar o comboio é chato, mesmo.
Mas como eu sou um lobo solitário, até dá pra ir devagar e sempe com o meu BF 3M 5.38 dif. Vou priorizar outras coisas que o jeep está rprecisando, como um flutuante na traseira, e certas revisões de coisas que ficaram mal feitas. Depois pensarei novamente em "soltar o bicho".
Grande abraço.
O câmbio de 4 marchas para o jeep só foi adotado pela Ford em 1976, quando ela substituiu o BF 161 pelo OHC, antes disso o 4 marchas era usado só na F75 e na Rural, porém, desde 1969 a Ford já fabricava o Jeep com a relação 9:44, mesmo com o câmbio de 3 marchas, portanto, para uso no dia a dia e trilhas médias e leves pode por a relação 9:44 que fica bom, mantendo o BF.
Se for colocar motor de 4 cc, mesmo que seja o GM 151 é aconselhavel um câmbio de 4 marchas para essa relação de diferencial.
Eu já viajei em comboio com diversos jipes e entre eles tinha um com BF 161 e relação 8:43. Não preciso falar que a velocidade do comboio era determinada por ele e o meu, com diferencial 9:44, estava sobrando.
O desempenho do jeep no asfalto melhora significativamente com o diferencial mais longo.
rodrigo.hoffman
15/09/2010, 20:51
no meio do caminho "tinha" um diferencial... não esqueçam dele.
o meu jeep 1959 com bf-161 6 cilindros tem diferencial 43-8, que dá uma relação de 5,38... e câmbio de três marchas. as relações do câmbio eu não lembro com exatidão, mas não preciso saber quais são, pois o que me interesse na discussão é que a 1a desse câmbio é mais longa do que a primeira do outro que posso vir a colocar.
os jeeps com motor ohc tem diferencial 44-9, que dá uma relaçãp de 4,89... portanto mais longa (reduz menos...), mas eses jeeps tem um câmbio que tem a primeira marcha mais curta do que a do câmbio de três usado no meu. no final das contas, a relação final dos conjuntos se equivalem em primeira marcha- a 1a mais curta com o diferencial mais longo, e a primeira mais longa com o diferencial mais curto. o que eu busco com o diferencial mais longo é uma relação mais longa em última marcha, a 3a do de três marhas ou a 4a do de quatro marchas - 1:1 -, para esgoelar um pouco menos o motor. se no meu jeep a relação final em 1a marcha ficar insuficiente em torque com o câmbio de três e diferencial 44-9, aí eu cogito colocar o câmbio de quatro que tem a 1a mais curta do que a do câmbio de três marchas.
pessoal... não pensei que fosse necessário explicar isso.
abraços.
ps. hoffmann... parabéns pelo fair play !
:concordo:
Eu acho que como vc mesmo disse a diferença e tão pequena que é capaz de vc não notar.. É preferivel ter um Jeep mais solto pra andar no geral e só encurtar a 1ª marcha, ao inves de reduzir tudo... Só acho que vai ficar ruim se com essa conf. que vc ta usando (cx+diferencial+pneus) ja tiver meio xoxo pra arrancadas em ladeiras muito ingremes, por exemplo.. Se não for o caso, troca logo pra ver como fica :)...
Faz oq vc disse.. Primeiro parte pra segurança e coisas mais importantes..
[ ]´s
xoxo não tá não.
talvez pudesse estar melhor... não tenho certeza.
estou mexendo num semi-eixe que quebrou - eu não, mas o meu mecânico aqui no Rio -, e depois ele vai dar uma geral no motor. o motor propriamente parece estar legal, mas vale uma revisão - e na alimentação/carburador. depois disso vou ter uma noção melhor testando numa ladeira ao lado da oficina. mas antes de alongar... ainda tem muita coisa pra fazer.
muito obrigado.
abraços.
estou de volta... já com o novo semi-eixo instalado.
mas comprei-o usado, e não pretendo ficar com ele para sempre.
pelo contrário... a idéia é instalar flutuantes. mas enquanto isso não acontece... encontrei na garra4x4 dois tipos de semi-eixos - o chavetado, e o moderno. estou anexando as fotos, e faço a seguinte pergunta para os amigos...
esse que eles dizem ser moderno já é do tipo flutuante, ou apenas não é chavetado, e mais resistente ?
abraços a todos...
homerohermida
29/10/2010, 00:22
Flutuante, com certeza não é. Sobre a resistência, acho que é a mesma, pois os dois sistemas são do mesmo tipo: semi-flutuante, um com chaveta, e o outro, não.
Lucas Nassif
29/10/2010, 00:27
Nenhum dos dois são flutuantes.
O chavetado é do canela fina. O outro é o que a galera chama de eixo prato, mais moderno e mais seguro também por não ter chaveta. O meu eixo era assim antes de passar pra flutuante Ensimec.
Se é pra continuar semi-flutuante, o sistema moderno é muito melhor. O chavetado não vale 1 peido. :parede:
Pensando em mandar o CJ para o estaleiro apósum ano sem mecânico - exceto eu mesmo.
O plano de por fltuante... sei não: estão pela hora da morte esses flutuantes.
Vou apressar um semi-flutuante mais moderno, e aí ver no que pode dar.
Ressurgindo das cinzas.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.