Ver Versão Completa : Diferencial Eaton True Track....experiências!!!
Renato Fraga
11/09/2010, 11:09
Olá a todos, estou namorando um par desses bloqueios e gostaria de trocar experiências com quem utiliza.
Ao que sei, são diferenciais autoblocantes do tipo "Torsen" que apesar de não serem 100% atuam muito melhor que os LSD convencionais e não limitam tanto o carro como os 100%.
Certo de que papo de vendedor tem seus devaneios, mas diz que mesmo com uma das rodas no ar o diferencial ainda consegue passa torque pra um dos semi eixos sem danos aos componentes como ocorre nos LSD por frição.
Quem puder ajudar, eu agradeço.
Abraços
andres-tavares
11/09/2010, 14:11
Segundo o "Four Wheeler Bible", ele eh um lsd de alta qualidade livre de manutencao. ... pequenos toques no freio ajudam no desempenho destes True Track
Se tiver grana acho melhor ir de bloqueio 100% sselecionavel (ARB, OX, Eaton E-locker, etc) ... acho que tem o melhor dos 2 mundos, diferencial na cidade igual a um carro de fabrica e bloqueado 100% na trilha.
Um destes poderia ser bom pra dianteira se a grana nao deu pra comprar 2 bloqueios 100% selecionaveis.
Renato Fraga
12/09/2010, 20:02
Pois é, essa filosofia é bem definida aqui no fórum. Usar bloqueio 100%.
Verdade que une os 2 mundos num único equipamento, mas minha observação é a seguinte:
Diferencial LSD otimiza muito a estabilidade de PickUps no on road principalmente em piso escorregadio.
Já tive Dakota com e sem diferencial autoblocante e notei com muita evidência a diferença de comportamento.
Ter um Bloqueio 100% selecionável não me oferece essa vantagem, uma vez que é inadequado usar tal sistema no asfalto, e mesmo em pisos mais escorregadios, atrapalha muito na dinâmica do carro podendo inclusive dar grandes sustos nos ocupantes.
Na minha opinião, o melhor bloqueio que existe em termos de projeto seria o ELECTRACK, um "torsen" com a opção de bloqueio 100%. Isso sim une todos os mundos. Você consegue tração e capacidade de manobrar o carro nas trilhas, bloqueando 100% quando necessário e desfrutando da otimização da tração e estabilidade no on road.
O fato é que não encontra-se mais com facilidade esse bloqueio além de seu custo bem elevado.
Finalmente, gostaria de saber de alguém que possui tal equipamento as impressões do mesmo.
Abraços
samukanvas
12/09/2010, 22:46
Não concordo com essa teoria de comportamento da picape com LSD não. Ainda mais as que tem 4x4. Com um pouquinho de melhoria na condução vc resolve alguns problemas. Prefiro diferencial aberto todas as vezes em todas as condições normais.
Se já tem o bloqueio certo na sua cabeça, porque ele é caro? Acho que o que te oferece a solução dos teus problemas é barato. Bem melhor que pagar o quase o mesmo que vc quer e ainda não ter o que precisa.
abs
Renato Fraga
13/09/2010, 11:39
É sabia que estava cutucando um vespeiro quando iniciei esse tópico.
Os conceitos são bem definidos por aqui, mas eu não me conforto com todos.
Bloqueio LSD pra mim, é indispensável, pois apesar de ter 4x4 em minha PickUp, não posso contar com ele o tempo todo. Já me ví em apuros na serra entre Curitiba e Joinville numa curva sob chuva onde o pneu trazeiro interno à curva desgarrou simplesmente por passar sobre a faixa pintada, deu um trabalho danado pra segurar o carro, abanei a trazeira pra tudos os lados. Com o LSD a derrapagem seria mais sutil com maior facilidade para corrigir. Ao menos assim era o comportamento do carro quando tinha tal diferencial.
Mas aproveitando a oportunidade do contato com um comerciante, Rodrigo, o tal ELECTRACK ainda é encontrado para o comércio??? É possível uma cotação????
Imaginava que o tal era fabricado pela Detroit, e na Fenajeep, no estande da Eaton-Detroit conversei bastante com um representante que pra minha surpresa nunca havia ouvido falar em tal componente.
Mas me passou a idéia que o True Track era a maravilha em termos de bloqueio. Por isso venho tentar obter relatos de experiências.
Abraços
Abaixo relato de cliente (EUA) que usa o TT a mais de 4 anos e mesmo com roda no ar mantém tração...a dica de pisadas no freio ajudam bastante...
Hey Dilmar,
With one tire in the air, apply some brake & throttle to get the tire on the ground to pull.
Behavior can depend on model & gearing. Some TT's, like the Dana 30, have 100 lb ft of preload that needs to be overcome. Taller gears (higher numerically) make that easier to do.
The one guy in my club with a TT in the front (Dana 30) of his TJ says in 3-4 years of wheeling (usually 1-2x per month) that he only lost traction 1 time. That was before he heard to apply the brake. He's waiting for it to happen again because he wants to try the brake trick !
Regards,
Bob
On 9/10/2010 11:46 AM, Colossus Off-Road wrote:
Dear Bob, how are you?
Here, just fine!
About Truetrac, when the car had one side in the air the traction stay on the another side? How is the truetrac behavior on this situation?
Thanks.
Regards,
Alguns videos do TT em ação...
http://www.colossus4x4.com.br/site/produtos/eaton-bloqueios
samukanvas
13/09/2010, 12:27
Que vespeiro o que cara... Nada a ver. Não tem polêmica nesse tópico. Estamos falando de boa o que acontece realmente. Nada de florear :concordo:
Eu acho o seguinte. Vc já tem sua solução, mas está procurando um band-aid. Se vc acha que o outro bloqueio te atende bem, porque ficar procurando um outro que te atenderá menos? Cara, vc está procurando um acessório que é caro normalmente. Então sabe que é melhor pagar uma vez e não ter mais problemas do que pagar um monte de vezes e ainda não resolver sua vida.
Segura mais um pouquinho e espera pra comprar o que vc necessita. Assim vc fica satisfeito. A pressa as vezes faz a gente montar o carro errado.
O Nava já disse como fazer bom proveito desse bloqueio. Se vc tem cambio auto ele funcionara melhor. Se tivesse cambio mecânico precisaria de 3 pernas ou um bom controle de pé. Mas.... Mesmo sem lsd ou torsen ou o escambau, essa pisada no freio funcionaria é mais velha que a posição de cag@r. O gurgel usava isso só que de mão. Na rua, na trilha, na moto, no triciclo, no kart, na formula 1 todo mundo pisa no freio pra ganhar tração. Seja na curva, no buraco, na reta etc...
Já sobre sua patinada na faixa branca, acredito que a sensação estimada foi enganosa. Porque quando o diferencial é aberto, só escorrega um lado enquanto o outro não perde tração. Enquanto com "de lsd a 100%" os dois lados perdem tração juntos e aí, se a situação for crítica, abraça o capeta porque vai dar merd@.
Cara, sobre diferencial eu já testei um monte deles em configurações diversas. Tudo em pista e a reação molhado e seco é diferenciada da seguinte forma:
Pista molhada: Diferencial na faixa dos 30%
Pista seca: Faixa de 75% a 45% dependendo se é travada ou não.
Abs :concordo:
Sobre o eletrack não posso dizer como comprar pois estou fora da área de anunciantes. Esse tópico é apenas para troca de idéias. Não vendo esse modelo de diferencial, mas te digo como conseguir.
Renato Fraga
13/09/2010, 13:06
Ok, obrigado pelos relatos!!!
Albertocuritiba1
18/10/2011, 17:26
Tá........ mas por acaso o TRUE TRACK ...... não nos ajudaria na questão de evitar trancos.. evitando assim a quebra das pontas de eixo............ penso que isto sim atrasa uma trilha..... já o fato de passar o guincho uma vez ou outra não atrapalha tanto.......
e pelos videos que vi na internet ele transfere muito bem para as duas rodas.............
Eu uso elocker. Show de máquina.
Agora sinto falta sim de um limitador na ranger para uso diario. A minha qdo enche a turbina cavoca mesmo, e se tiver molhado sai de ladinho...mesmo eu esperto com esse comportamento nem querendo evitar as vezes não dá.
Supercharger
19/10/2011, 10:12
Instala um limitador de torque destes debaixo do pedal do acelerador :mrgreen:
http://dc125.4shared.com/img/FQuiVrzw/s7/-4_TRONCO_DE_MADEIRA.jpg
Albertocuritiba1
19/10/2011, 20:57
Eu uso elocker. Show de máquina.
Agora sinto falta sim de um limitador na ranger para uso diario. A minha qdo enche a turbina cavoca mesmo, e se tiver molhado sai de ladinho...mesmo eu esperto com esse comportamento nem querendo evitar as vezes não dá.
Caro Nava... Acho que vou acabar comprando de você um Truetrac mesmo heim.... pelo que vi em videos por ai ele arasta muito bem as duas rodas..... e pelo preço...... e ainda de lambuja terei o beneficio dele todos os dias em uso normal da Ranger,
uso na minha ranger e recomendo! para uso na cidade né, trilha partiria para o 100%. abraços
Supercharger, vc tem razão! Precisa limitar o pé mesmo..hahahahahaha
uso na minha ranger e recomendo! para uso na cidade né, trilha partiria para o 100%. abraços
TAMBÉM estou namorando o true trak, que infelizmente só vem de fábrica nas mahindra 2011... a minha é 2009.
instalando um no eixo traseiro (dana 44) acho que melhora tambem na trilha vermeio... sem correr os riscos de quebra de pontas de eixo e maisss o elocker tem q furar o diferencial para passar o fio... e não gostei da ideia.
Estudei o funcionamento do elocker na fiat estrada e a fiat incluiu um "protetor eletronico de acionamento" o qual não o deixa funcionar com o carro acima de 20km/h, o que não ocorre só com a compra do dito cujo. Imagina um manobrista acionando sem querer????
O detroit é o bichoooo mas bloqueia 100%, e como já falaram aqui o risco de uma ponta de eixo quebrar é maior e outra...pickups em trilhas pesadas são mais suscetíveis a quebras né?
Como adoro trilhas e uso o carro no dia a dia e o fato de já vir OEM nas 2011... acho que o TT seria a melhor escolha.
Alguem já usou o TT em trilha?
Supercharger, vc tem razão! Precisa limitar o pé mesmo..hahahahahaha
nava....ajuda aí...
o que vc acha??
TAMBÉM estou namorando o true trak, que infelizmente só vem de fábrica nas mahindra 2011... a minha é 2009.
instalando um no eixo traseiro (dana 44) acho que melhora tambem na trilha vermeio... sem correr os riscos de quebra de pontas de eixo e maisss o elocker tem q furar o diferencial para passar o fio... e não gostei da ideia.
Estudei o funcionamento do elocker na fiat estrada e a fiat incluiu um "protetor eletronico de acionamento" o qual não o deixa funcionar com o carro acima de 20km/h, o que não ocorre só com a compra do dito cujo. Imagina um manobrista acionando sem querer????
O detroit é o bichoooo mas bloqueia 100%, e como já falaram aqui o risco de uma ponta de eixo quebrar é maior e outra...pickups em trilhas pesadas são mais suscetíveis a quebras né?
Como adoro trilhas e uso o carro no dia a dia e o fato de já vir OEM nas 2011... acho que o TT seria a melhor escolha.
Alguem já usou o TT em trilha?
ja peguei algum barrinho com ela mas trilha mesmo nao.
no troller tenho o detroit na traseira e e-locker na dianteira, recomendo ambos. funcionam muito bem. a questão de alguem acionar sem querer o e-locker é facilmente solucionada colocando uma pré-chave.
realmente o risco de quebra é maior, mas com o 100% a brincadeira muda, e pra beemmm melhor!!
boa sorte, abraço!
tá certo...
boa ideia desta pré chave!
vou pensarrrrrr e logo compro
se for comprar um só? coloco no eixo traseiro ou dianteiro????
Cada perfil de uso aplic aum produto.
Vc quer usar em que tipo de uso?
Cada eixo propicia vantagens e desvantages:
dianteiro: melhor em atoleiro e subidas.
traseiro: melhor em erosão e em ré.
Cada bloqueio tem uma aplicação em função do perfil.
Em resumo:
- elocker: trilha qq tipo e uso diario
- truetrac- trilha leve, block dianteiro ou uso diario inclusive 4x2.
- detroit -trilha pesada e serviços em campo.
Eu tenho o elocker. Grande flexibildiade de uso. Não consegui nada pra dianteira ainda, mas seria ou elcoker ou truetrac.
Então vou colocar na frente...
Maurício Fernandes
17/05/2012, 18:30
E aí JJVET, instalou o TT?
Texas Ranger
24/05/2012, 18:26
Tenho o truetrac na minha ranger 4x4, e ele e fantastico. Considerando que ranger cabine dupla e trilha pesada nao combinam, para as trilhas que eu faco o truetrac nao me deixa na mao. E na cidade no 4x2 ele e melhor ainda. A grande vantagem do truetrac sobre outros bloqueios limited slip (com discos de friccao) e a de que nao precisa cantar pneu para ele entrar. Isso da maior controle sobre o carro em situacoes adversas, e diminui o risco de quebra. Uma roda escorregou um pouco, a outra ja entra em acao e voce quase nao percebe.
Caiogaucho
12/02/2014, 11:16
Reativando o Tópico:
Em piso molhado, ex.: asfalto + curva, a ação do TrueTrac é vantajosa ou oferece alguma insegurança na pilotagem?
Corre-se o risco de ele vir a acionar x desacionar na hora/local errado???
Abs
Tenho o truetrac na minha ranger 4x4, e ele e fantastico. Considerando que ranger cabine dupla e trilha pesada nao combinam, para as trilhas que eu faco o truetrac nao me deixa na mao. E na cidade no 4x2 ele e melhor ainda. A grande vantagem do truetrac sobre outros bloqueios limited slip (com discos de friccao) e a de que nao precisa cantar pneu para ele entrar. Isso da maior controle sobre o carro em situacoes adversas, e diminui o risco de quebra. Uma roda escorregou um pouco, a outra ja entra em acao e voce quase nao percebe.
como funciona essa técnica do freio???
Reativando o Tópico:
Em piso molhado, ex.: asfalto + curva, a ação do TrueTrac é vantajosa ou oferece alguma insegurança na pilotagem?
Corre-se o risco de ele vir a acionar x desacionar na hora/local errado???
Abs
pode colocar tranquilo, so vejo vantagens.
Caiogaucho
13/02/2014, 12:07
Vermeio, posso colocar na dianteira do Troller?
abs
pode colocar tranquilo, so vejo vantagens.
Marcelopi
13/02/2014, 13:07
Caio
Tenho um T4 2010 e rodo com TrueTrac na frente e na traseira . Meu uso é expedição , não quis partir para e-locker .
Caiogaucho
13/02/2014, 13:55
Marcelo, e quando anda no asfalto, curva etc, não dá aqueles trancos??
E, qual a referência do TrueTrac indicado para o Troller 2010? Sabes onde consigo melhor preço?
Att,
Caio
Tenho um T4 2010 e rodo com TrueTrac na frente e na traseira . Meu uso é expedição , não quis partir para e-locker .
Marcelopi
13/02/2014, 18:23
Caio
Estamos respondendo praticamente a mesma pergunta aqui e no Fórum Troller, mas vamos lá:
Por que escolhi os dois TrueTrac :
- não quis abrir mão de ter um LSD no eixo traseiro para o dia a dia - Portanto E-locker na traseira saiu fora , e ficou o TrueTrac.
- Optei por um bom LSD , o TrueTrac na traseira, pois pela quilometragem do Jipe, achei que nem valia a pena perder tempo com o Trak Lok original ( de discos - que com certeza teriam algum desgaste ) . Já mostravam eficiência menor .
- Não passei o TrakLok para a frente pelo mesmo motivo (desgaste) e optei por um outro TrueTrac na frente.
Poderia aí sim ter colocado o E-locker na frente, mas não é meu perfil . Não uso em trilhas pesadas e o TrueTrac podendo ser operado a qualquer velocidade, simplicidade de funcionamento , não ter cabos elétricos, botões , furar a caixa do diferencial foram o fiel da balança de definiu.
Não acho que piore em relação ao diferencial dianteiro "aberto" ( original) , acho que melhora bastante !!!!
Mas o uso define o produto . Como o nome popular diz, 75% ..... Espere um meio termo entre a configuração original ( LSD na traseira e aberto na frente ) e uma configuração bruta com 2 x 100% .
Tudo que falei , é em relação a um Troller .
Renato Fraga
13/02/2014, 23:22
Amigos, vamos tentar deixar uma cosa bem clara:
O true track é um diferencial que não aciona ou desaciona, repentinamente ou momentaneamente.
Ele trabalha o tempo todo !!!!
Ocorre que ele funciona de uma forma totalmente diferente de um diferencial aberto e também de um LSD por fricção.
Não tem trancos, estalos, e o principal, não tem desgaste !!!!
O mecanismo dele az uma razão de 3:1 entre a roda direta e esquerda, ao passo que um diferencial normal az a razão de 2:1 entre as mesmas rodas....esse é o segredo.
Portanto, pode colocar no eixo dianteiro, traseiro, central, em qualquer diferencial que tiver no carro que ele vai apresentar um comportamento muto superior do que qualquer outro componente.
Abraços
Fabio_Roberto
04/05/2014, 22:51
http://youtu.be/i1J32E5wW-c
Caiogaucho
05/05/2014, 19:00
Valeu pelas explicações, Marcelopi e Renato. Onde consigo dois desses com "melhor preço"??
abs
Amigos, vamos tentar deixar uma cosa bem clara:
O true track é um diferencial que não aciona ou desaciona, repentinamente ou momentaneamente.
Ele trabalha o tempo todo !!!!
Ocorre que ele funciona de uma forma totalmente diferente de um diferencial aberto e também de um LSD por fricção.
Não tem trancos, estalos, e o principal, não tem desgaste !!!!
O mecanismo dele az uma razão de 3:1 entre a roda direta e esquerda, ao passo que um diferencial normal az a razão de 2:1 entre as mesmas rodas....esse é o segredo.
Portanto, pode colocar no eixo dianteiro, traseiro, central, em qualquer diferencial que tiver no carro que ele vai apresentar um comportamento muto superior do que qualquer outro componente.
Abraços