Ver Versão Completa : Toyota HZJ-80
Bira IJC
10/09/2010, 22:49
Prezados,
Aconteceu comigo tb! :shock:
Não é que a famigerada "mosca branca de olhos azuis" um dia pousou na ponta do meu nariz???
Estava eu sossegado no meu canto, olhando de vez em quando os classificados procurando alguma boa SW4 japa, quando numa manhã de segunda feira um amigo me liga no trabalho dizendo que tinha conversado na padaria com um senhor que saiu de uma Toyotão "diferente", e que estava com um VENDE-SE no vidro. Ele imediatamente achou que iria me interessar......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Algumas noites depois, sem dormir direito, muitas contas, conversas domésticas, Gooooogle, medições da garagem e telefonemas, mal pude acreditar qdo finalmente chegou o dia de ver o carro. :dance:
Não dá para descrever a sensação de estar diante de algo raro, especial, estranho - o elo perdido entre o landau, uma perua escolar e uma bandeirante em carne e osso!!!! ou melhor... em lataria e chassi.
A tal mosca branca de que falo (e ela é branca, literalmente) é nada mais nada menos do que um Toyota Land Cruiser 80!!! Simplesmente A LENDA!!!!!! A plataforma dos sonhos para longas viagens com potencial para se transformar num verdadeiro "overlander". Carro mundial, confiabilidade Toyota... Um "sleeper" dos 4x4, SUV por cima/tanque de guerra por baixo :twisted:.
Certa vez vi alguém falando que "as pessoas não sabem o que realmente querem até serem apresentadas a ela (a coisa)". Acredito que isso tem um pouco de verdade. Experiência própria, nunca sequer ousei sonhar com uma LC 80 - de fato, pouquíssimas vieram parar no Brasil muitos anos atrás. Em 1993, certamente não era carro para pobres mortais como eu...
Mas voltando àquele dia... papo vai, papo vem...as perguntas de sempre, as respostas de sempre; sentidos aguçados: vira a chave, ouve o motor, olha os vincos da lata, cheira o interior (putz...era carro de fumante:parede:) Mas em cada detalhe, fico admirado com as incontáveis horas/cérebro gastas pelos engenheiros nipônicos. Acabamento perfeito. Carro bem conservado. Motor ronca mais áspero do que deveria para um 6 cil... Tudo seco por baixo... olha o chassi... sem sinais de abuso. 17 anos de uso e a sensação que tenho é de que roda, no mínimo, outros 17 só trocando óleo e filtros!
Motor 1HZ, 6 cil diesel em linha, 4.2L "-Caraaaaca!!! que 14B bombado!"... eixos dianteiros e traseiros parrudos, roda livre manual, molas helicoidais, e o principal: muito, mas muito espaço interno e conforto para por a família na estrada. Olha que nem estou falando de "trio elétrico & cia eletrônica", pois trata-se de um austero exemplar do modelo GX, equipado de fábrica com o que os australianos chamam de poverty pack (pacote pobreza) ou seja, vidro+espelho+trava manuais, bancão 2+1 na frente (êêê bandeirantes!), rodas de caminhão, sem fenders, mas com alguns extras, como forração de couro impecável, snorkel original Toyota, terceira fila de bancos no porta-malas, toca fitas e com um super ar-condicionado.
Sobre ela rodando...bom, digo que não vou sentir muitas saudades da Bandeirante (talvez um pouco, heheheh!). Muito torque, estabilidade impressionante, maciez, silêncio e docilidade até os 1600 rpm depois surge aos poucos um rugido bestial que provoca palpitações e vc sente a massa de 2,2 toneladas embalar que dá gosto... falta um pouco de freio. Sentado atrás do volante tenho a sensação que poderia dirigi-la indefinidamente.
Alguns detalhes que não posso deixar de registrar: Manual original em japonês, estojo de ferramentas original. Estepe original. Foi único dono até 2007. Está com 255 mil Km originais. Pelo que ouvi dizer ainda existe outra rodando aqui no DF (verde).
Deixo vcs com algumas fotos da viatura (s/nome ainda) e vou postando aqui mais informações e impressões a medida que for aprendendo fazendo as devidas revisões (já baixei os manuais de oficina) e planejando as próximas viagens.
Abraços,
Bira.
> Ah, quero deixar registrado meu sincero agradecimento ao Ricardo Loras. Li e reli o tópico de sua maravilhosa LC 80 VX trocentas vezes em um final de semana e isso contribuiu para diminuir um pouco a ansiedade e me sentir mais confiante de agarrar essa mosca pelo chifre. Muito agradecido cara!!!! Temos agora um bocado de coisa em comum :mrgreen::mrgreen::mrgreen:!!!
Bira,
:palmas: :palmas: :palmas:
Agora vou te contar uma história interessante.
Acredite ou não, essa mosca branca já havia passado por aqui antes... :shock:
Mas pelos caprichos da vida, acabei deixando passar. :parede:
Como estou reformando a Camper, optei por não ficar com três 4x4!!! Exagero né...
Inclusive na época cheguei a anunciar o 14B + caixa completos aqui em Roraima e quase vendi. Se tivesse concretizado negócio, hoje a Camper continuaria uma "carcaça" e as duas irmãs estariam juntas na garagem!!! hehehehe
O carro é realmente fantástico!!! Incomparável com a SW4. Conceitos diferentes. :concordo:
Um amigo dos Toyoteiros, também japa, foi quem me passou a dica. Mas acabei desistindo e ele estava negociando... pelo visto você foi mais rápido no gatilho!!
Parabéns!!! Muitas alegrias com a viatura!!!:!:
O motor é basicamente o mesmo da HDJ. No Ebay você encontra kits turbo com certa facilidade para ela!!!
Precisando, estamos por aqui. Quando quiser vender, já sabe quem procurar. :mrgreen:
Abraço,
hercilio.neto
11/09/2010, 00:10
Parabéns Bira.
Ficamos aqui com uma pontinha de inveja.
Posta mais fotos do bichão.
canzilao
11/09/2010, 00:18
Parabens Bira pela preciosa aquisição.
Só para atiçar, hj em uma visita a uma oficina de um amigo, ele me disse que um outro cliente tem uma avó vendendo uma toyota, uma land cruiser 1951, original de tudo.
O senhor proprietario faleceu, e como a esposa sabia do amor dele pelo carro, nao quis vender e nem deixou ninguem mais andar, e já se passaram 12 anos de completo estado letargico dentro da garagem.
Agora por conta de uma divida a toy vai a venda.
Se der certo vou la amnha visitar a Toy, só não sei se consigo trazer pra casa, pois os porquinhos foram todos assassinados por conta da aquisição da turbulenta, relação 12:35, algumas dividas antigas, de uma revisão geral na lata da patroa rsrs, ao menos agora tenho certeza que ela não vai brigar quando ver o canhoto do cheque ou o extrato do cartão gastos com a Turbulenta.
Bira IJC
11/09/2010, 15:33
Valeu galera!
Agradecido pelos elogios! :concordo:
Hercílio, em breve vou postar mais fotos.:pipoca:
Canzilao, boa sorte, hehehehe!!!!
Meu primeiro jipe foi um Land Rover 80, 1951. Em algum lugar daquele chassi podre certamente eu espetei o dedo.
Não peguei tétano por sorte, mas o vírus da graxa...:dance::dance::dance:
Sobre as patroas, haja argumento para explicar esses gastos :putz:... qdo falei que queria trocar meu jipe por outro MAIS velho ainda, a patroa quase teve um piripaque. Ela é dura na queda, mas desta vez, qdo ela viu e andou na barca... percebi pelo canto do olho até um sorriso disfarçado! :grin:
Acredite ou não, essa mosca branca já havia passado por aqui antes... :shock:
Mas pelos caprichos da vida, acabei deixando passar. :parede:
Como estou reformando a Camper, optei por não ficar com três 4x4!!! Exagero né...
Grande Loras,
digamos que as forças da providência agiram na distribuição dessas preciosidades de forma mais equitativa :wink:
O carro é realmente fantástico!!! Incomparável com a SW4. Conceitos diferentes. :concordo:
No dia que peguei a LC tive oportunidade de andar numa SW4... realmente não tem comparação de grandezas (espaço/tempo). com a SW4 vc viaja +leve, +rápido e +apertado. >>>> LC e SW4 = maçãs e laranjas.
Um amigo dos Toyoteiros, também japa, foi quem me passou a dica. Mas acabei desistindo e ele estava negociando... pelo visto você foi mais rápido no gatilho!!
hehehe! Deve estar no sangue. Tb sou descendente, mas com essa LC o japa aqui "abriu o olho".:lol:
O motor é basicamente o mesmo da HDJ. No Ebay você encontra kits turbo com certa facilidade para ela!!!
Olha, não penso em turbinar tão cedo... tô bem satisfeito com o desempenho, prá falar a verdade ainda nem "barrunfei" o pé com vontade no acelerador... mesmo não sendo turbo, a retomada de 80 a 120 em 5a é respeitável, e vi que tem cavalaria suficiente para ultrapassagens seguras e manter o cruzeiro nas subidas. E ela parece ter uma autonomia inacreditável! Pelas planilhas que recebi do antigo dono, está fazendo pelo menos 10km/L de média... Fiquei desconfiado, mas já rodei 475km com ela depois de completar o tanque (95L... não tenho o sub de 50L como vc) e só agora o ponteiro chegou na metade. Pelas estimativas, parece que confere :palmas:.
Depois quero trocar figurinhas de onde obter peças, manuais, etc.
Estou com alguns problemas semelhantes aos seus (shimming, molas cansadas, etc.)
Forte abraço!
Bira.
Duda Lopes
11/09/2010, 16:12
Bira,
Parabens pela aquisicao, show de bola essa Viatura.
[].
Duda.
canzilao
11/09/2010, 17:13
O meca se enganou, não é uma land, e sim uma chevroelt 1951, porem o neto tinha la uma band 1981 pick up e fui la ver, rapaz nunca imaginei que uma band pudesse sofrer tantos maus tratos assim.
O chassi todo remendandado com solda grossa, as portas antigas todas depenadas amarradas de arame, sem vidro das portas, som o parabrisa, teto rachado, paralamas cheios de solda, sem diferencial dianteiro, sem motor, cambio 4 seco dentro da carroceria, diferencial traseiro do comum, Bira uma judiação só.
Pra te dizer a verdade, as unicas coisas que se salvam era o painelzinho antigo, e o quadro do parabrisa que com pouco serviço ficava bom de novo, o resto só Jesus na causa pra poder salvar.
Infelizmente fiquei sem coragem de oferecer 500 latinhas, não por medo de não valer, e sim do cara aceitar e eu não ter oque fazer com aquele monte de ferro velho.
Grande Loras,
digamos que as forças da providência agiram na distribuição dessas preciosidades de forma mais equitativa :wink:
Melhor assim mesmo!!! :concordo:
Seria um desperdício enorme dona moça usando uma Serie 80 somente para andar na cidade... fico feliz que tenha "caído" em boas mãos!!! :palmas:
Olha, não penso em turbinar tão cedo... tô bem satisfeito com o desempenho, prá falar a verdade ainda nem "barrunfei" o pé com vontade no acelerador... mesmo não sendo turbo, a retomada de 80 a 120 em 5a é respeitável, e vi que tem cavalaria suficiente para ultrapassagens seguras e manter o cruzeiro nas subidas. E ela parece ter uma autonomia inacreditável! Pelas planilhas que recebi do antigo dono, está fazendo pelo menos 10km/L de média... Fiquei desconfiado, mas já rodei 475km com ela depois de completar o tanque (95L... não tenho o sub de 50L como vc) e só agora o ponteiro chegou na metade. Pelas estimativas, parece que confere :palmas:.
10km/l?!?! Show.
A minha fica na faixa dos 7km/l.
Mas tenhos pneus All Terrain 285 e turbo... e aquele motorzinho dá uma vontade danada de acelerar!! hehehe
Depois tá fazendo mais fumaça que o usual em baixa. Acho que a bomba está "aberta" pelo antigo dono. Quando "abrir o bico" vou deixá-la original novamente.
Concordo sobre os freios. Falta mesmo. Estou correndo atrás de freios a disco para traseira, além do powerbooster para os freios.
Depois quero trocar figurinhas de onde obter peças, manuais, etc.
Estou com alguns problemas semelhantes aos seus (shimming, molas cansadas, etc.)
Forte abraço!
Bira.
Tranquilo. Precisando estamos as ordens!!!
O melhor local que encontrei por enquanto é Austrália. O inglês facilita a conversa... o problema é que lá as HDJ são right hand drive. Mas as peças são as mesmas em geral.
www.toyodiy.com é fantástico!!!
Abração,
Guiga Tostes
14/09/2010, 11:19
Parabéns Bira!!!
Só agora vi o tópico da nova aquisição e que maravilha, sou um grande admirador desta máquina e tenho acompanhado o tópico do Loras tb!
Perto destes monstros a minha SW4 93 mais parece uma VW Parati heheheh
Abrs e que te traga muitas alegrias e momentos inesquecíveis!!!
Bernardo Hoelz
14/09/2010, 16:18
Bira parabéns, o carro é muito lindo!
Nunca ví uma "ao vivo" mas parece ser muito imponente.
E a band, ja vendeu?
Abrs e felicidades.
Cesar Machado
14/09/2010, 19:33
:palmas::palmas::palmas:
e Boa Sorte com a nova viatura.
Um abraço
Bira IJC
15/09/2010, 01:20
Duda, Guiga, Bernardo e Cesar,
Valeu mesmo pelos elogios e pelos votos :concordo::concordo::concordo::concordo:
--
Bernardo, a Band ainda está à venda, mas a situação de sufoco passou, pois estava topando qq negócio para não perder a oportunidade de fechar na LC.
Depois de alguns malabarismos, dei meu jeito e consegui provisoriamente acolher as duas.
Mas como diria o Guerreiro Highlander, no final "só pode haver um"...:cry:
No coração, é certeza: sempre haverá vaga pras duas:concordo:
Abraços,
Bira.
Elmer_Jeep
15/09/2010, 15:21
Parabéns pela aquisição, já conhecia a viatura à distância pois háviamos recebido umas fotos logo que ela apareceu à venda.
Aqui na fronteira tem muitas delas, todas 6cilindros à gasolina e 24v, a maioria com pneus 35 e kit de suspensão no segundo andar, hehe, em breve a do Loras vai crescer também.
[]'s
Bira IJC
20/09/2010, 22:17
Parabéns pela aquisição, já conhecia a viatura à distância pois háviamos recebido umas fotos logo que ela apareceu à venda.
Aqui na fronteira tem muitas delas, todas 6cilindros à gasolina e 24v, a maioria com pneus 35 e kit de suspensão no segundo andar, hehe, em breve a do Loras vai crescer também.
[]'s
Grande Mestre Elmer! Agradecido!:concordo:
Sim, eu tb penso em dar um pouco de fermento prá LC, mas não tô com pre$$$a não, heheheh!
Porém, vou precisar trocar em breve os pneus dianteiros, na verdade estou pensando em trocar os 4, metendo um jogo de 265/75/16 no desenho AT e mais prá frente tb ganhar umas 2 polegadas qdo substituir as molas... Tô muito a fim de ir mais alto do que isso não, pois quero uma maratonista, não uma escaladora.
Realmente deve ser inspirador andar pelas ruas venezolanas e encontrar com as autanas e burbujas ao vivo e a cores, heheheh!
Abraços,
Bira.
Supercharger
22/09/2010, 15:42
Parabéns, lindona a barca. Se fosse minha colocava um adesivo "UN" na porta, ia ficar igual viatura das forças de paz das Nações Unidas! :concordo:
Agora, só estranhei o tamanho do chapéu do snorkel! :shock:
Se pintar de amarelo vira caixa dos correios!
No mais, parabéns de novo pela raridade.
Saudações,
Gustavo.
Bira IJC
23/09/2010, 11:03
Parabéns, lindona a barca. Se fosse minha colocava um adesivo "UN" na porta, ia ficar igual viatura das forças de paz das Nações Unidas! :concordo:
Agora, só estranhei o tamanho do chapéu do snorkel! :shock:
Se pintar de amarelo vira caixa dos correios!
No mais, parabéns de novo pela raridade.
Saudações,
Gustavo.
Grande Gustavo!
Agradecido!
Realmente o chapéu é descomunal, mas é original Toyota. Tem um cyclone dentro dessa caixa de correios (já chamaram de "caixa de marimbondo" tb, :mrgreen:) e tem toda aquela explicação física de provocar turbilhonamento e reduzir a aspiração de poeira e, já que estou em BSB (e no poeirão da seca), acho bem conveniente.
Confesso que não teria vontade de botar um snorkel destes, mas já que veio assim, tb não tenho vontade de tirar. Pode ser que eu precise "reconfigurá-lo" para caber na garagem depois que trocar as molas e pneus pq ele é uns 8cm mais alto que o teto na frente.
Caraca! Tb havia pensado no lance do adesivo "UN" na porta, hehehehe!!! :concordo:
Abraços,
Bira.
Guiga Tostes
23/09/2010, 11:22
Fala Bira!
A caixa dos correios ou marimbondo foi engraçado hehehe...mas esquecendo a estética com certeza há muita engenharia nipônica neste design duvidoso:mrgreen:
Cara tô pirado nessa viatura, se puder posta mais fotos dos detalhes e curiosidades que vc encontrar,...pois é um primor de construção, funcionalidade e robustez:concordo:
Se eu tivesse comprado uma eu acho que dormiria dentro por uma semana...no minimo:mrgreen:
Abrs
Bira IJC
26/09/2010, 12:05
Fala Bira!
A caixa dos correios ou marimbondo foi engraçado hehehe...mas esquecendo a estética com certeza há muita engenharia nipônica neste design duvidoso:mrgreen:
Cara tô pirado nessa viatura, se puder posta mais fotos dos detalhes e curiosidades que vc encontrar,...pois é um primor de construção, funcionalidade e robustez:concordo:
Se eu tivesse comprado uma eu acho que dormiria dentro por uma semana...no minimo:mrgreen:
Abrs
Grande Guiga!
Hehehe! Ainda não dormi dentro ainda, mas a idéia é configurá-la prá isso mesmo!:concordo: Já andei medindo... da tampa traseira até a fileira de bancos dianteira dá +- 1,85m.:palmas:
Problema que tô sem tempo prá mexer com isso agora, mas pretendo fazer a consagrada solução de um sistema de gavetas da altura do banco traseiro rebatido, deixando nivelado pra estender um colchão e dormir, estilo carro-fúnebre:twisted:.
Mais algumas fotos:
1 e 2) adoro esses faróis de passat pointer :mrgreen::mrgreen::mrgreen: Aliás, excelentes. Só troquei as lâmpadas que estavam pelas night breaker da OSRAM que já usava na Band. O par de fora usa lampadas H4 alto/baixo e os do meio lampada H1 que aciona junto com o alto. Os milhas tb são o KOYTO (opa, é a marca, não é o que vcs estão pensando..:mrgreen:)
3) porta malas ainda com a terceira fileira de bancos (rebatida). Este esquema de abertura da mala é fantástico! Minha futura cozinha será aí na plataforma de baixo e a cobertinha superior receberá iluminação adicional, talvez uma fita de LED.
4) mais ou menos o que estou pensando prá configuração futura
abraços,
Bira.
Bira IJC
26/09/2010, 12:23
...outras inspirações internas.
De dentro prá fora, acho a última REALMENTE inspiradora!!! :twisted::twisted::twisted:
Abraços,
Bira.
Guiga Tostes
26/09/2010, 13:10
Espetáculo!!! Valeu pelas fotos!!!
As possibilidades são muitas e com o material que se encontra na web dá para sonhar e criar muito.
Tô aqui no tópico corujando direto!
Abrs
Amadeus_band
26/09/2010, 15:28
Essa ultima inspiração aí é nervosa, eixos portais...
Interessante os bancos dianteiros à la Bandeirante, hehehe.
Parabéns, pela bela viatura!
andres-tavares
27/09/2010, 21:36
Puta mais uma, nao acredito .... cara parabens, voce tem um tanque na suas maos!:palmas:, agora use e abuse! ... agora ja tem 2 no forum!! ... e pensar que quando entrei neste forum em casa tambem tinha uma!... quando for vender tambem pode me avisar, mas a mim primeiro pois o Loras ja tem uma, tem que ser justo :odedo: hehehe....
Muito bonita, parecem bem conserveda ... eh so trocar essa roda por uma original que vai ficar uma beleza!
As pecas de reposicao traz da onde?
Grande abs!
Bira IJC
04/10/2010, 09:14
Grande Andres, agradecido!
Realmente está mui conservada. Um achado!
Qto as peças ainda não precisei pq até agora tenho rodado pouco e só estou fazendo o basicão mesmo, de trocar filtros e fluídos.
O dono anterior disse que coisas mais de rotina como filtros, pastilhas de freio, correias se encontra por aí. Claro que pedi para ele ser mais específico e ele me passou os contatos de quem fazia serviço na vtr e onde comprar peças.
É provável que eu vá para o sul no fim do ano e talvez passe no PY para comprar algumas peças que talvez não encontre aqui com tanta facilidade.
Loras já deu a dica de ver na Austrália.
Além da Venezuela, a Bolívia me parece tb ser um canal.
Se tiver alguma sugestão, tb será bem vinda!
Abraços,
Bira.
Ismael Reghin Filho
04/10/2010, 19:37
Parabéns Bira, feliz proprietário de duas bands!!!
Ow, aquele snorkel mais parece capacete de astronauta, huashauhsaaa...
Mas show de bola e o motor deve ser mó lokura.
Pintura tá nota 10.
Continue nos mantendo informados.
Abrç,
Bira IJC
21/10/2010, 22:24
Só prá não deixar o tópico muito tempo abandonado, hehehe!:mrgreen:
Creio que esta é uma dúvida que aflige a todos qdo chega a hora da troca...que pneu usar?
Depois de muito pesquisar, resolvi ficar com pneus de altura e largura próximas do original, para não comprometer o desempenho nas viagens, e sendo assim, tb com algum compromisso de rodagem no asfalto (agarre seco/molhado, maciez, silêncio), resistente a maus tratos (furos, buracos) e com um desenho que não decepcione se o bicho pegar. Ou seja, tarefa difícil...
Por fim, optei pelos BFG Mud Km2, pois parecem ser mais civilizados no asfalto que os Km que uso na Band (novo desenho, borracha mais macia) mais reforçados e com desempenho fora-de-estrada semelhante ao desenho antigo (uns acham que é pior, outros dizem ser melhor). Porém... prós e contras...por serem mais macios, tb deverão gastar mais rápido.
As rodas eu tb queria trocar por outras com offset 0 ou até mesmo ligeiramente positivo, para não ficar prá fora dos para-lamas, como eram.
Como um jogo de liga original deve ser algo quase impossível de achar no BR e, se achar, deve me custar um rim, optei pelas originais da L200 Savanna, que possuem um desenho que lembra bastante os aros de ferro originais desmontáveis do modelo GX (o estepe ainda é deste tipo).
Com as rodas de volta prá dentro das caixas, eu pude retirar os alargadores de borracha (adaptação), retornando a aparência original.
Eis uma foto de sapatos novos (na foto ainda com os alargadores)
---
<<< Sai: Mangels 16x7 (-25) e pneus 265/70x16 desenho AT
>>> Entra: Borlem (original Mit) 16x7 (00) e pneus 265/75x16 Mud Km2
---
A diferença de comportamento (prá melhor) é notável! Fiquei muuuuito satisfeito com o resultado! Surpreendentemente silencioso e estável no asfalto para um desenho MUD. Só tá faltando a oportunidade de testar o desempenho no fora de estrada.
Abraços,
Bira.
Bira IJC
21/10/2010, 22:47
Parabéns Bira, feliz proprietário de duas bands!!!
Ow, aquele snorkel mais parece capacete de astronauta, huashauhsaaa...
Mas show de bola e o motor deve ser mó lokura.
Pintura tá nota 10.
Continue nos mantendo informados.
Abrç,
hehehe! Grande Ismael!
Arrumaste um novo apelido pro snorkel!
Caixa de marimbodo
Caixa de correio
Capacete de astronauta
Quem dá mais?!?!?
Realmente, por baixo é como uma bandeirante bombada com suspa modernosa. Mas andando, nada a ver! Macio como uma belina.
Abraços!
Bira.
Ismael Reghin Filho
22/10/2010, 00:54
Parabéns Bira.
Ficou show o pneu novo.
Cara de gente mansa, mas que na hora do rala, arrepia!!!
Abraço,
P.S.
Parece também com um monitor de pc, hehehe...
Daqueles mais antiguinhos!
Guiga Tostes
22/10/2010, 09:40
Gde Bira!
Gostei muito do visual "Aussie" e concordo com sua escolha em relação aos pneus:concordo:
Eu uso pneus BFG há mais de 10 anos nas Toys e não tenho o que dizer a não ser que para uso misto(viagens/expedições/trilhas médias no caso dos mud) não há pneu melhor(IMHO) e vc vai com segurança, durabilidade e conforto.
Quando penso em pneus para este uso não me vem outra marca a cabeça.
Tem gente que acha caro mas, se usar adequadamente(pressão/alinhamento/balanceamento/rodízio) o custo do pneus por km rodado R$/Km é irrisório e dá uma aliviada na consciência depois da compra...pq dói o bolso na hora:mrgreen:
Com relação a viatura sem palavras...depois que estes carros(sua e do Loras) apareceram por aqui...toda vez que entro na minha SW4 parece que estou entrando numa VWParati....hehehe quem sabe um dia uma Japa grandona dessas não aparece na minha vida heheh
Abrs
Bira IJC
26/10/2010, 22:24
Ismael e Guiga, valeu!!!
:concordo::concordo:
Brincando um pouco de macenaria neste findi...
um par de fotos daquela montagem "marromeno" (prá conferir as medidas) do que lááááá no futuro se tornará a plataforma de dormir e os gavetões de levar a tralha.:dance:
Na empolgação, eu nem tinha tirado ainda os banquinhos de trás.:oops::shock:
Escolhi como material para a V.01 uma folha de pinnus de reflorestamento de 18mm de espessura prá fazer a estrutura.
A idéia é ter duas gavetas de 75x50x20cm + um compartimento tranversal atrás para volumes compridos (1m). Pensei num alçapão para ter acesso interno tb (foto 2). Essa tampa tb está cotada para virar uma mesinha de picnic. Muitas idéias, vamos ver no que vai dar. De tratamento inicial, pretendo envernizar tonalizando na cor imbuia (marrom +- café).
As corrediças fajutas da foto 2 não serão utilizadas. Achei umas mais decentes telescópicas que aguentam mais peso (35kg)
A fixação do caixote será nos pontos originais da base dos banquinhos.
<<< sai: o carpete do porta-malas
>>> entra: piso/manta de borracha no assoalho.
A medida que for avançando, vou dando notícias.
Abraços,
Bira.
Gostei dos calçados novos!!!
Show!!!
Merece umas molas e amortecedores melhores, para ganhar curso para cima.
Pelas bandas daqui, tudo meio parado... focando no término da Camper.
Abraço,
Bira IJC
26/10/2010, 23:45
Merece umas molas e amortecedores melhores, para ganhar curso para cima.
Abraço,
OME, por enquanto só posso dizer uma coisa...
em breve, teremos novidades neste campo tb!:mrgreen:
Abraços,
Bira.
Bira IJC
09/01/2011, 00:47
Salve Galera!
Poizé, poizé....muito tempo sem postar... muita coisa prá contar!
Esta ausência se deve ao fato de eu ter realizado a viagenzinha de estréia da Land Cruiser com minha família, algo que vinha ansiosamente planejando.
Foram momentos maravilhosos que pretendo contar assim que puder lá na área de Relatos do fórum, em um tópico específico. Mas posso adiantar que foram 26 dias e 12 mil Km rodados tendo com alvo a Patagonia Argentina, mais especificamente Bariloche e cercanias. A LC se comportou muuuuuuuito bem, e a única ocorrência a relatar no período foi... 1 lâmpada de freio queimada! :dance:
Portanto, vou atualizando à prestações... mas vamos lá com algumas novidades:
1. Gaveteiro/Drawer system
No sufoco dos preparativos para viagem, consegui deixar operacional o tal gaveteiro só na véspera da partida. Só não considerei finalizado pois ainda faltou fazer os painéis frontais das gavetas e respectivas travas. Mesmo depois de ter rodado bastante carregado, foi e voltou inteiro, sem rangidos. Coube com folga todas as bugigangas de camping e ferramentas, espalhados nas gavetas, nos compartimentos laterais e no baú traseiro. A estrutura foi presa com parafusos no assoalho, aproveitando os pontos de fixação originais dos bancos da terceira fileira.
Descarregado, serviu de plataforma para montarmos o nosso "cafofo" para dormir. A operação de montagem consiste em realocar a bagagem da traseira p/os bancos dianteiros, rebater os bancos traseiros e esticar o colchão. Como o que não era mala foi acondicionado em containers de plástico, ficava relativamente fácil fazer esta operação.
Sobre a plataforma de madeira vai uma manta fina de borracha e, em cima, repousa um colchão feito na medida. Este colchão foi cortado em dois blocos, como se fosse 2 tatames para facilitar o transporte. Para complementar, foram feitas cortinas de TNT, que são presas com ímas de neodímio nos quadros das portas e tampa traseira. Fica muito confortável e permitiu dormirmos em três, tranquilos, tanto no frio quanto no calor, com privacidade para encararmos até pernoites em postos de gasolina (5 no total).
Vejam algumas fotos, com destaque na segunda foto, que mostra um dos compartimentos laterais abertos, para aproveitar o espaço ao máximo, mesmo onde há a caixa de roda.
Abraços,
Bira.
Guiga Tostes
09/01/2011, 03:02
Show de bola Bira!!!
Conta mais, manda mais fotos:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Abrs
Cesar Machado
09/01/2011, 09:35
Caprichado o gavateiro.:palmas:
Quando puder, poste mais fotos.
Um abraço
Amadeus_band
09/01/2011, 12:50
Opa, também fiquei interessado na viagem!
Parabéns, muito bacana sua LC não dar nenhum problema, ainda mais sendo um carro em suas mãos a não muito tempo!
canzilao
10/01/2011, 21:25
Parabens ai pelo desempenho de sua maquina.
Realmente impressionante uma viagem dessas e apenas uma lampadazinha de freio queimada, oque mostra que ela tinha uma excelente manutenção pelo dono anterior.
Viagem show de bola.
Show!!!! Um belo começo de ano.
Agora, cadê o resto das fotos??? :-)
Abraço,
andres-tavares
11/01/2011, 01:27
Adorei o conjunto de rodas, por aqui na venezuela colocam as rodas de ferro do FJ40 antigas e fica muito parecido a essas da l200.
Se achar umas fotos das que eu estou falando posto aqui.
Boa escolha de pneus, tambem uso eles no trolheta e sao muito bons no asfalto, terra e pedras principalmente ... na lama eh so colocar a pressao adequada e socar o pe hehehe
Parabens pela viagem e pela viatura esta ficando muito bonita
roger.df
11/01/2011, 01:57
Caraca velin, muito legal. Gostei muito da idéia.
Depois que ver mais fotos tbm ...
valew e parabéns pelas idéias e pela máquina.
Bira IJC
11/01/2011, 04:27
Guiga, Cesar, Amadeus, Elgen, Ricardo, Andres e Roger.
Agradecido pelos comentários!:concordo:
Confesso que da um pouco de preguiça de atualizar ainda mais qdo se faz muita coisa em pouco tempo (vou contando na medida do possível), mas antes respondendo sobre a performace mecânica:
> Com certeza, grande parte foi mérito do antigo dono que cuidou bem da viatura. De minha parte, dei aquela revisada geral antes de viajar, troquei todos os fluídos, filtros, arrumei o freio, troquei molas e amortecedores (isso detalharei a mais prá frente:mrgreen:), fora rodas e pneus novos, alinhamento e balanceamento.
> Apesar de não ter me deixado na mão, percebi que alguns probleminhas que já existiam e eu já vinha monitorando pioraram um pouco nesta maratona, como um vazamento de óleo que ela tem no motor, parte causado pela junta da tampa de válvulas ressecada e outra parte pelo retentor do volante. Outra coisa são os discos de freio dianteiros, que precisarão ser substituídos em breve. Na revisão antes da viagem, pedi para ver uma vibração que sentia no pedal ao pisar no freio. Voi verificado que os discos possuiam um empeno. Foi dado um passe (as pastilhas já haviam sido trocadas recentemente). Ficou algum tempo blz, mas o problema está voltando gradualmente.
> Tentei comprar estas e algumas outras peças nesta viagem, mas no Paraguai não rolou (aquilo estava um inferno por causa do fim de ano:evil:) e, por um pouco de azar, tb não consegui na Argentina. Lá tinha quase tudo, mas este carro tb é raro por lá, portanto, as concessionárias não tem peças em estoque, mas conseguem por encomenda. Era sexta-feira e eu precisaria esperar até segunda para as peças chegarem, como estávamos com o tempo apertado, resolvemos seguir viagem. Da relação de peças que levei eu só consegui comprar o retentor do volante, que segundo o cara que me atendeu = hilux diesel antiga (agora não sei se ele falou do motor 3L ou do 1-kzt :putz:).
Abraços,
Bira.
Bira IJC
11/01/2011, 05:34
Bueno, uma das coisas que me incomodava desde o início era que a LC parecia rebaixada :evil: e o comportamento da suspensão era sofrível, com molejo de carroceria excessivo, além de dar fim de curso em qq quebra mola. Era certo de que eu precisaria arrumar isso antes da viagem, por questões de segurança e conforto.
Daí, é o tal negócio... "Já que" vai precisar trocar :mrgreen::mrgreen::mrgreen:... Achei que um pequeno lift na suspensão viria bem a calhar nesta barca, para ganhar um curso extra e melhorar o desempenho em terrenos mais acidentados, transposições de valas, murunduns, etc.
Pois bem, depois de estudar as opções de kits de suspensão para LC 80, resolvi optar pelo kit "medium load" da australiana OME, com molas 851 (frente) e 860 (traseira) + amortecedores nitrocharger sport.
Como a LC está original e penso realmente em não equipá-la além do necessário (+ peso, + consumo...), por isso não vi necessidade de partir para um kit "heavy load", apesar de custar o mesmo >>> não me pareceu lógico ter que rodar o ano inteiro num carro duro só prá andar nivelado quando tiver carregado nas viagens de férias. :pensativo:
A decisão pelo kit médio se mostrou, na prática, simplesmente perfeita para meu uso! Claro que meu parâmetro de comparação é com a situação anterior, mas posso afirmar que tenho em mãos OUTRO carro e que poucas vezes senti um dinheiro em upgrade tão bem empregado.:dance::palmas:
O desempenho da suspensão na viagem foi excelente, a viatura ficou firme (sem comprometer o conforto), acabou o balanço excessivo, está MUITO estável, com e sem carga, vi uma melhora notável em situações de rugosidade, como costelas de vaca, sonorizadores e ruas de paralelepípedos.
Fim de curso? Olha, daqui prá frente será muuuuuito difícil!!! Este kit dá um lift de 2,5 polegadas e por pouco não me causa um problema com o portão da garagem. O visual ficou realmente impressionante!
Prá não dizer que tudo está um mar-de-rosas, notei que a frente está mais leve e é necessário mais concentração para manter o carro andando reto. Isso se deve ao aumento do curso das molas, que altera os ângulos originais do caster. O próximo passo será instalar o kit de correção, composto por 4 buchas com o furo descentralizado, que não chegou a tempo antes da viagem :parede:.
Por último, não posso deixar de agradecer aqui ao Rodrigo (4crawl) pela atenção.
Valeu cara! Satisfação total!:concordo:
Abraços,
Bira.
roger.df
12/01/2011, 00:27
Cara, vc está com uma máquina muito boa ...
e a prova disso é essa viagem que vc fez ...
Está de parabéns mesmo e ela está linda ...
Valew.
Duda Lopes
12/01/2011, 11:39
Bira,
Só esta faltando as fotos da viagem:mrgreen:, Parabens pela Viatura.:palmas:
[].
Bira IJC
15/01/2011, 12:26
Duda e Roger, agradecido pelos elogios.
Tô organizando o relato, ainda estou no dia 8 da viagem.:oops:
Vou dar um gás e ver se posto essa semana pelo menos o começo, com fotos.
> Pequena aquisição que foi uma mão na roda: um conversor 12v/110v (300w).:concordo:
Para carregar Talkabout, celular, bateria da câmera, etc.
> Na foto dá prá ver tb o botão de aquececimento traseiro.
Está lá só de enfeite. Descobrimos que não aquece justamente qdo precisou MESMO, hehehe!
Ok! Enquanto isso algumas fotos, figurando a LC:
2. Paso Mamuil Malal/Tromen: volcán Lanin (as "sujeirinhas" brancas na foto são, na verdade, pequenos flocos de neve)
3. Lago Traful: Villa Traful
4. Confluencia: Valle Encantado
5. Parque do Aconcagua: Fim de tarde
Abraços,
Bira.
Cesar Machado
15/01/2011, 16:02
Belas fotos meu amigo...
Tb estou pensando num inversor pra Band, mas ainda náo decidi...:pensativo:
Um abraço
danilobelmonte
17/03/2011, 19:27
Prezados,
Aconteceu comigo tb! :shock:
Não é que a famigerada "mosca branca de olhos azuis" um dia pousou na ponta do meu nariz??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:!!!
Fico me perguntando por que essas coisas nao acontecem comigo!
Ano novo de 09/10 passei no Salar de Uyuni - Bolivia.
E fiquei maluco pelas Toyotas deles...
Assim como ja fiquei maluco no ano novo de 06/06 qd vi as Toyotas Motor Home Europeias que rodam em Ushuaia.
Tudo bem estou feliz com minha Hilux... mas esse monstro é maravilhoso!
Mas tudo bem! Ainda vou tropeçar em uma Land Cruiser Troop Carrier GXL Turbo Diesel V8.
Abraços com muita dor de cotovelo. E que este carro lhe traga muita alegria.
Danilo Belmonte
A operação de montagem consiste em realocar a bagagem da traseira p/os bancos dianteiros, rebater os bancos traseiros e esticar o colchão. Como o que não era mala foi acondicionado em containers de plástico, ficava relativamente fácil fazer esta operação.
Sobre a plataforma de madeira vai uma manta fina de borracha e, em cima, repousa um colchão feito na medida. Este colchão foi cortado em dois blocos, como se fosse 2 tatames para facilitar o transporte. Para complementar, foram feitas cortinas de TNT, que são presas com ímas de neodímio nos quadros das portas e tampa traseira. Fica muito confortável e permitiu dormirmos em três, tranquilos, tanto no frio quanto no calor, com privacidade para encararmos até pernoites em postos de gasolina (5 no total).
Bira, bão?
Show de bola os gaveteiros.
Pergunta: Rebatendo os bancos traseiros, o que dá sustentação ao colchão? As caixas plásticas? Ou tem alguma madeira dobrável?
Tem foto?
Abraços
Bira IJC
23/03/2011, 14:42
Grande César!
Esse meu inversor é genérico, mas aguenta bem o tranco, tem cooler e tudo. Nunca esquentou. Sem reclamações!
Grande Danilo, agradecido, cara!
Dificil agora tá sendo digitar e me benzer ao mesmo tempo, hahaha!:mrgreen:
Mas tem mais dessa mosca branca voando por aí, tô sabendo que tem mais gente aí resgatando essas Land Cruisers do limbo!:dance::dance::dance:
Bira, bão?
Show de bola os gaveteiros.
Pergunta: Rebatendo os bancos traseiros, o que dá sustentação ao colchão? As caixas plásticas? Ou tem alguma madeira dobrável?
Tem foto?
Abraços
Grande Jeison!
Cara, eu rebato só as costas do banco, de modo que fique nivelado com a plataforma. O colchão vai por cima da plataforma + encosto rebatido.
Na real, não fica 100% plano, chutaria que fica um ângulo de 175º entre os dois ao invés de 180º (=100% plano), o que não chega a incomodar na hora de dormir. Posso melhorar mais este ângulo se trocar a manta de borracha por uma mais grossa, tipo de EVA.
vou procurar alguma foto mais didática ou tirar outra mais específica p/postar:concordo:
---
Em tempo... um pequeno upgrade que vai deixar alguns fãs da caixa de marimbondos/caixa de correio/iMac antigo tristes :odedo:
Ela tá dando lugar a uma tomada de ar estilo safari (fotos):palmas:
Abraços,
Bira.
>>> Galera, criei um blog e (finalmente) tô começando a postar a viagem que fiz no seguinte endereço:
www.relatosandinos.blogspot.com (http://www.relatosandinos.blogspot.com)
quem se interessar, pode ir acompanhando :concordo:
Grande Jeison!
Cara, eu rebato só as costas do banco, de modo que fique nivelado com a plataforma. O colchão vai por cima da plataforma + encosto rebatido.
Na real, não fica 100% plano, chutaria que fica um ângulo de 175º entre os dois ao invés de 180º (=100% plano), o que não chega a incomodar na hora de dormir. Posso melhorar mais este ângulo se trocar a manta de borracha por uma mais grossa, tipo de EVA.
vou procurar alguma foto mais didática ou tirar outra mais específica p/postar:concordo:
:concordo:
Tranquilo Bira, não tinha pensado nisso.
Não esquenta com foto, já matou a charada, só estava curioso com o apoio frontal, e lá no blog já vi uma foto que demonstra legal.
Abração
Show de bola o blog, já dei uma espiada lá.
Abraços
Bira IJC
25/03/2011, 10:37
Show de bola o blog, já dei uma espiada lá.
Abraços
Agradecido, Jeison:concordo:
O "viajantes4x4" é e sempre será uma inspiração.
Adorei o relato da tua última viagem por aquela região incrível do NOA/Atacama/Vale do Colca.
Vez por outra tenho um sonho recorrente, na verdade volto a um dia de 2006, no Chile, quando visitei na madruga o el Tatio e estou voltando, já de manhã, a SPA.
Em determinado momento eu experimentei sair da estrada e "tomei a reta" por aquele plano de cascalho avermelhado, sem estrada, só as marcas de pneu prá trás e a poeira no retrovisor. Rodei alguns minutos, parei e fiquei apreciando aquela paisagem magnífica, sob um céu aberto, indescritível.
E este sonho (mui agradável por sinal), é o "flashback" deste momento.
Claro, pretendo voltar lá (fisicamente) um dia.
Abraços,
Bira.
Precisamos é juntar essas 80, vamos marcar para qualquer dia destes fazer uma visita ao Loras, assim juntamos as lendas e já vamos à Venezuela comprar uns brinquedinhos pra elas, e para as patroas também, rsrsrs.
Daqui uns dias estou passando aí na tua terrinha, vou pegar a "genérica".
Abraços
Bira IJC
28/03/2011, 14:18
Precisamos é juntar essas 80, vamos marcar para qualquer dia destes fazer uma visita ao Loras, assim juntamos as lendas e já vamos à Venezuela comprar uns brinquedinhos pra elas, e para as patroas também, rsrsrs.
Daqui uns dias estou passando aí na tua terrinha, vou pegar a "genérica".
Abraços
Grande Jeison!
Ô, vamos combinar isso sim!
Qdo vier por aqui no planalto mande uma MP.:concordo:
Tamos aí no apoio!
Abraços,
Bira.
francaclayton
05/06/2011, 22:09
Grande Jeison!
Ô, vamos combinar isso sim!
Qdo vier por aqui no planalto mande uma MP.:concordo:
Tamos aí no apoio!
Abraços,
Bira.
Grande Bira,
Estou bem proximo de vc, poderia eu fazer uma vizia ai pra conecer a danada HZJ80?
[]
Bira IJC
28/06/2011, 14:10
Opa! Claro, Clayton!!!
Desculpe o delay! Andei afastado do Fórum.
Vamos nos falando!
Abraços,
Bira.
Show Bira. So agora fui conhecer a nave. Abrc e vou permanecer acompanhando esse tópico.
Bira IJC
05/11/2011, 13:02
Salve galera!
Tanto tempo sem postar, preciso tomar vergonha na cara, hehehe!
Nesses últimos meses andei pouco e fiz praticamente nada na MOBY (sim, este foi o nome de batismo!) e só agora em outubro que andei comprei algumas peças para o motor, que já estava precisando, que seriam:
. Kit correia dentada, tensor e bomba d'água (estava na hora);
. Junta da tampa de válvulas (vaza óleo por aí e a antiga junta já havia sido remendada);
. Reparo da bomba de direção hidráulica (pequeno vazamento);
. Sensor de pressão de óleo (tinha outro adaptado que não funcionava);
Para entreter, resolvi postar um pequeno video dela em seu "habitat" na chapada dos veadeiros/GO :cool:
http://www.flickr.com/photos/33164300@N02/6315113088/in/photostream
Mais prá frente, estou tentando agendar:
Proteções inferiores, rocksliders e engate traseiro.
Abraços,
Bira.
Cesar Machado
05/11/2011, 18:01
Essa baleia branca está uma beleza...:palmas:
Parabéns Bira.
Um abraço
Bira IJC
06/11/2011, 12:39
Essa baleia branca está uma beleza...:palmas:
Parabéns Bira.
Um abraço
Grande Cesar!
Agradecido! Vamo melhorando devagar e sempre!
Moby Dick a baleia (e o som do LED, hehehe!), Mobilidade, Moby (D.J. que minha esposa curte)... tem um pouco a ver com tudo isso, rsrsrs!
Abraços,
Bira.
BIRA,
esse video na chapada dos veadeiros eh show....meu irmao tem pousada em cavalcante, a porta de entrada do parque nacional. O site da pousada eh o seguinte Ecos do Silencio - sintonia entre homen e natureza no outro lado da Chapada dos Veadeiros (http://www.ecotents.com.br)
PS< ja tivemos uma hdj80 azul ano 1992, o mesmo modelo seu...afinal eh uma lenda..
meu pai tem uma lexus mesmo modelo da serie 80 e pos motor 6 cil da hdj, esta com cambio AT, muito show...
abs
Bira, sua hzj80 está muito bonita, já havia lido o seu relato varias vezes.
Hoje olhando o site da toyota da Australia, me lembrei da sua caixa de marimbondos ou caixa de correio, a atual Land Cruiser 200 GX tem o mesmo snorkel que a sua, segue o link.
Toyota LandCruiser 200 specifications GX Turbo Diesel (http://www.toyota.com.au/landcruiser-200/specifications/gx-turbo-diesel)
Hilario Alencar
19/01/2012, 19:03
BIRA,
esse video na chapada dos veadeiros eh show....meu irmao tem pousada em cavalcante, a porta de entrada do parque nacional. O site da pousada eh o seguinte Ecos do Silencio - sintonia entre homen e natureza no outro lado da Chapada dos Veadeiros (http://www.ecotents.com.br)
PS< ja tivemos uma hdj80 azul ano 1992, o mesmo modelo seu...afinal eh uma lenda..
meu pai tem uma lexus mesmo modelo da serie 80 e pos motor 6 cil da hdj, esta com cambio AT, muito show...
abs
Oi Yourg, eu gostaria de saber onde , qual oficina em Sampa, teu pai usou para colocar o motor diesel na LC mantendo o cambio automático, eu tô querendo substituir o motor do meu Pajero por um de Triton mas não sei qual oficina especializada para fazer tal coisa. Se puder me ajudar?
Eu tava tentando comprar a Lexus do teu irmão que administra a pousada Ecos do Silencio lá da Chapada, mas ela tava com problemas de documento, ele demorou tanto pra arrumar que eu desisti. Ele deve ter ficado puto comigo, mas é que as coisas mudam e foi isso que aconteceu, eu tava interessado e tinha o dinheiro mas com o tempo tudo mudou, apareceram outras prioridades, peça desculpas a ele.
Enfim fico no aguardo se puderes me indicar uma oficina capaz e competente pra fazer a mudança do motor do meu Pajero.
Abraço,
Hilario.
Bira IJC
22/01/2012, 17:49
BIRA,
abs
Valeu Yourg pelos comentários!
A região da chapada é linda. Tô na fissura de ir prá lá de novo. Deixa as chuvas diminuirem um pouco.
Faz algum tempo tb que não vou a Cavalcante. Preciso explorar mais aquela região.
Bira, sua hzj80 está muito bonita, já havia lido o seu relato varias vezes.
Hoje olhando o site da toyota da Australia, me lembrei da sua caixa de marimbondos ou caixa de correio, a atual Land Cruiser 200 GX tem o mesmo snorkel que a sua, segue o link.
Toyota LandCruiser 200 specifications GX Turbo Diesel (http://www.toyota.com.au/landcruiser-200/specifications/gx-turbo-diesel)
Fala Leonardo, agradecido!
Pois é esta mesmo, hehehe!!! Prá ter sobrevivido até hj deve ter seus méritos funcionais, mas poderiam ter pensado em algo mais estético.
A minha já havia sido remendada com arames, estava com várias aletas do ciclone quebradas... enfim, foi devidamente substituída.
Bira IJC
22/01/2012, 18:17
Salve galera!
Prá não dizer que não fiz nada na Moby ultimamente, vão alguns pequenos upgrates funcionais e cosméticos:
> Luzes no compartimento de carga:
Ahhh! Como faziam falta! Nada como ter "clareza" na hora de manejar a carga ou procurar algo no gaveteiro de noite.
Dentre os muitos tutoriais de modificações que vc encontra no IH8MUD, encontrei um sobre luzes no compartimento de carga que aproveita a fiação do chicote original, justamente da terceira luz de salão (traseira), que é ausente na versão GX.
Instalei 2 luzes de teto do fiat palio na moldura da tampa traseira e trouxe a fiação por dentro da porta, deixando o acabamento perfeito. As luzes acendem e apagam automaticamente ao movimentar a tampa do porta-malas.
> Gaveteiro
Depois de 1 ano de uso, retirei para dar uma geral e dar o acabamento que faltou. Fiz os painéis frontais das gavetas, instalei fechaduras e puxadores. Também aumentei os pontos de fixação de 4 para 8, aproveitando todos as fixações da 3a. fileira no assoalho. Providenciei calços/arruelas de borracha nos parafusos tb.
> Protetores de faróis:
Em acrílico, para proteger os farois de pedradas (aém da lanterna danificada, o farol alto esq. tb perdeu uma lasca)
> Leds:
Substitui todas as luzes internas por leds branco quente, inclusive as da tampa traseira, além das lanteras dianteiras e luz de placa.
bom, por enquanto é isso.
Abraços,
Bira.
Bira,
Bem?
Tenho um jogo de faróis usados por aqui.
Vou substituir em breve os faróis da verde.
Se lhe interessar, posso enviar. Ou levo na próxima passada por Sampa.
Um abraço,
pilotothiago
22/01/2012, 22:52
Bira parabens pela viatura, muito linda, e com certeza uma reliquea desta tem que mante-la sempre intacta...
Voce é de Brasilia, voces vao muito para pirenopolis ???
Abraços...
Bira IJC
23/01/2012, 13:47
Bira,
Tenho um jogo de faróis usados por aqui.
Opa Ricardo! Tranquilo!
Qdo vier a Sampa, mande um mail ou MP para acertarmos detalhes.
Abraços
Bira.
Bira IJC
23/01/2012, 13:59
Bira parabens pela viatura, muito linda, e com certeza uma reliquea desta tem que mante-la sempre intacta...
Voce é de Brasilia, voces vao muito para pirenopolis ???
Abraços...
Grande Thiago!
Sim, moro em BSB e vou de vez em quando a Piri, mas com maior frequência na Chapada.
Passei aí por Anápolis certa vez que fui conhecer a Cidade de Goiás e acabei fazendo um reconhecimento compulsório do centro (estava perdido!), tentando achar a saída para Nerópolis/Inhumas hehehe!:cool:
Cidade bem agradável.
Qto a manutenção/conservação da viatura, hj em dia a internet facilita bastante o trabalho de achar peças.
Por enquanto ainda há bastante opções, mas preço+frete+impostos = salgado.
Espero a longo prazo conseguir retardar ao máximo as adaptações mecânicas, pois o conjunto original dela é primoroso.
Abraços,
Bira.
Oi Yourg, eu gostaria de saber onde , qual oficina em Sampa, teu pai usou para colocar o motor diesel na LC mantendo o cambio automático, eu tô querendo substituir o motor do meu Pajero por um de Triton mas não sei qual oficina especializada para fazer tal coisa. Se puder me ajudar?
Eu tava tentando comprar a Lexus do teu irmão que administra a pousada Ecos do Silencio lá da Chapada, mas ela tava com problemas de documento, ele demorou tanto pra arrumar que eu desisti. Ele deve ter ficado puto comigo, mas é que as coisas mudam e foi isso que aconteceu, eu tava interessado e tinha o dinheiro mas com o tempo tudo mudou, apareceram outras prioridades, peça desculpas a ele.
Enfim fico no aguardo se puderes me indicar uma oficina capaz e competente pra fazer a mudança do motor do meu Pajero.
Abraço,
Hilario.
Hilario, so agora vi seu post.
Entao, meu pai colocou o motor diesel em aracatuba, num mecanico de nossa confianca. MAs acredite, deu um trabalhao danado, ela ficou muito tempo pra fazer o servico. E ainda passou por outras oficinas, por ex a Tork mecanica, de SP para fazer a adaptacao da ventoinha e coxim de motor. Enfim, gastou se muito TEMPO e dinheiro....E a palavra ja diz tudo: nunca fica 100% confiavel como original, eh claro.
Qaunto ao meu irmao, ele nao ficou puto com voce, so demorou demais mesmo a documentacao ficar em ordem.
Vamos trocando ideia,
abraco
danilobelmonte
09/02/2012, 15:53
> Protetores de faróis:
Em acrílico, para proteger os farois de pedradas (aém da lanterna danificada, o farol alto esq. tb perdeu uma lasca)
Bira.
Estes protetores vc fabricou ou comprou pronto?
Abraços.
Bira IJC
09/02/2012, 22:22
Bira.
Estes protetores vc fabricou ou comprou pronto?
Abraços.
Danilo, estes protetores são australianos. Comprei no e-bay.
Quase desisti devido ao custo do frete, mas resolvi encarar.
Por sorte, calhou deles não terem sido taxados qdo chegaram.:dance:
São de encaixe, não precisa adaptar.
Existe para vários modelos de viaturas.
Abraços,
Bira.
Bira IJC
09/02/2012, 22:45
Aproveitando para atualizar alguns equipamentos que farão parte da Moby nas próximas viagens:
Compressor Viair 85P e Fogão Coleman 424 dual fuel.
O compressor eu já havia comentado neste link aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/37321-mini-compressores-de-ar-6.html#post1582812), no forum geral.
Bom ter visto que a dica rendeu e o pessoal ficou satisfeito!
Esse fogão eu já "namorava" faz um bom tempo, mas chegou em casa só no findi passado.
Precisa desenvolver uma certa habilidade no início para botar prá funcionar, (funciona na gasolina ou benzina) mas depois de algumas tentativas se pega o jeito.
Dispor de 2 bocas para cozinhar nos acampamentos será bem mais divertido!
Abraços,
Bira.
Bira, esse fogão é tudo de bom.
Consegui achar um usado no ebay ano retrasado, a preço de banana, e resolvi arriscar.
É um dos modelos mais antigos (e melhores) deles até hoje, simples de tudo, funcional e muito eficiente, adorei o produto.
Viair também, é show, o meu me acompanha até hoje.
:concordo:
Abraços
Supercharger
10/02/2012, 19:57
Curiosidade: queimando gasolina, não "pega cheiro" na comida?
Nunca senti nada na comida.
Mesmo na queima o cheiro é bem fraco, nem parece estar queimando gasolina.
Se preferir, a Coleman tem um líquido especial para esses fogões.
Além do fogão, tenho aquele forno dobrável que coloca em cima das bocas, só usei uma vez, também é bacana.
Abraços
Bira IJC
14/02/2012, 11:43
Sobre a queima, realmente não se sente cheiro, a chama é azul e consistente, lembra o GLP.
Mas fica um cheirinho de gasolina no ambiente decorrente da manipulação, principalmente retido na espuma (espécie de filtro) do funil plástico de abastecimento do tanque.
Este comprei usado tb e reparei que "meleja" discretamente gasolina na válvula. Pode ser excesso de pressão no reservatório e/ou algum "o'ring" precisando trocar.
Ainda não cozinhei nele para averiguar se fica algum gosto.
Abraços,
Bira.
Bira IJC
10/01/2013, 16:25
Salve galera!
Mexendo finalmente um pouquinho neste tópico, rsrsrsr!
Segue um relato do que foi feito na Moby neste período:
1. Instalação das buchas do caster e o amortecedor de direção do kit OME.
Obviamente, a dirigibilidade melhorou (o hábito é uma M...! Estava rodando esse tempo todo sem estes componentes e tudo normal. Quando instala aí a gente se dá conta do quanto o conjunto poderia estar melhor :mrgreen:);
2. De mecânica, foram subtituídos os discos de freio, pastilhas, os rolamentos e retentores do eixo dianteiro, as velas de aquecimento (da Hilux são compatíveis com pequenos ajustes) e o reparo da bomba de direção hidráulica. Além disso drenei o sistema de refrigeração substituindo o fluído por novo.
3. O sistema de ar condicionado tb foi revisado (substituição do filtro secador e carga de gás). Agora está gelando perfeito.
4. Eu convivia no painel com um "poltergeist" elétrico que, do nada, fazia piscar as luzes de advertência. Passei a notar que, durante esse show de boate, o ponteiro do voltímetro caia a pouco mais de 12v e por lá ficava. Até que um belo dia o motor não deu mais partida... A bateria estava descarregada. O problema foi identificado no regulador de voltagem. Uma revisão completa no alternador solucionou o problema.
5. Aproveitando o embalo na parte elétrica, foi providenciada a substituição da bateria (agora uma moura 95 Ah), bem como um novo mecanismo de fixação no suporte.
6. Troquei os farois de milha amarelões estilo "Hermano" por um mais discreto par de leds de 10w cada, instalado dentro das entradas de ar do para-choque. Não vão lááá longe, mas fazem um agradável efeito de preenchimento junto ao farol baixo;
7. Enfim, não resisti e lá está um novo jogo de pneus BFG All Terrain na medida 285/75/r16.
388996 388998 388999
De resto, só curtindo a viatura :safari-rig: !!!
Nestas férias rodei 3.300 km entre DF, SP e MG.
Abraços,
Bira.
7. Enfim, não resisti e lá está um novo jogo de pneus BFG All Terrain na medida 285/75/r16
Essa medida de pneus fica excelente na viatura, nem muito nem pouco, ideal.
Então, no começo não sabia se pedia, mas acabou que quando encomendei o kit já pedi completo, com o caster kit e o amortecedor de direção.
Lift de 2", OME.
Uma curiosidade que só de ver a viatura rodando por aí também.
Bira, tá show a criança, alinhadinha de tudo a Moby.
Abraços
Bira IJC
11/01/2013, 15:40
Essa medida de pneus fica excelente na viatura, nem muito nem pouco, ideal.
Poizé! Caiu toda argumentação que defendi sobre o jogo anterior. Parece de fábrica! :lol:
Então, no começo não sabia se pedia, mas acabou que quando encomendei o kit já pedi completo, com o caster kit e o amortecedor de direção.
Lift de 2", OME.
Jeison, desistiu dos "dogs" australianos?
Minha experiência com o OME nestes dois anos tem sido ótima, não tenho nada a observar que deprecie a qualidade do equipamento.
Digamos que a única coisa que não melhora é o conforto, principalmente com ela vazia. Mas isso eu encaro como um pequeno sacrifício em nome da maior firmeza e estabilidade proporcionada pelo conjunto.
A Moby sem o caster kit exigia mais atenção e mais correções de trajetória em velocidade (a tal da frente leve). Eu percebo a diferença agora depois de horas atrás do volante. Com a correção, cansa menos e a guiada fica mais relax.
Abraços,
Bira.
Jeison, desistiu dos "dogs" australianos?
Então, com o frete ficou meio puxado, acima do valor dos OME diretamente de revendas aqui no BR, com procedência, NF, etc.
Daí deixei de lado.
Minha experiência com o OME nestes dois anos tem sido ótima, não tenho nada a observar que deprecie a qualidade do equipamento.
Digamos que a única coisa que não melhora é o conforto, principalmente com ela vazia. Mas isso eu encaro como um pequeno sacrifício em nome da maior firmeza e estabilidade proporcionada pelo conjunto.
A Moby sem o caster kit exigia mais atenção e mais correções de trajetória em velocidade (a tal da frente leve). Eu percebo a diferença agora depois de horas atrás do volante. Com a correção, cansa menos e a guiada fica mais relax.
Abraços,
Bira.
Show, bom saber :concordo:
Abração
Bira IJC
16/01/2013, 09:39
Bom, já faz um tempinho que tirei esta foto de uma série 100 rodando aqui em Brasília.
Fui procurar um tópico que eu sei que tinha vários registros espontâneos de outras Land Cruisers Brasil afora, mas não consegui encontrar. O jeito foi postar aqui mesmo.
Esta está na ativa e é da Receita Federal. Pode ser vista de vez em quando no aeroporto de Brasília.
Abraços,
Bira.
389945
Bom, já faz um tempinho que tirei esta foto de uma série 100 rodando aqui em Brasília.
Fui procurar um tópico que eu sei que tinha vários registros espontâneos de outras Land Cruisers Brasil afora, mas não consegui encontrar. O jeito foi postar aqui mesmo.
Esta está na ativa e é da Receita Federal. Pode ser vista de vez em quando no aeroporto de Brasília.
Abraços,
Bira.
389945
Bira, essa serie 100 é diesel?
Meu pai tem uma hdj80 (LExus) que era gasolina e pos um 6 cc a diesel. Ta rodando uma maravilha.
A sua é diesel de fabrica?
É realmente uma LENDA sem sombra de duvidas.
Bira IJC
23/01/2013, 11:19
Bira, essa serie 100 é diesel?
Meu pai tem uma hdj80 (LExus) que era gasolina e pos um 6 cc a diesel. Ta rodando uma maravilha.
A sua é diesel de fabrica?
É realmente uma LENDA sem sombra de duvidas.
Fala Yourg!
Sim, a minha é diesel de fábrica (HZJ-80).
A Lexus do seu pai (ex-gasolina), deve ser a FZJ-80
Não pude averiguar se esta Série 100 é diesel, fotografei "no susto" pois estava de passagem.
Abraços,
Bira.
Bira IJC
23/01/2013, 11:42
Estou há algum tempo com este devaneio me atormentando:
391374 391373
Bueno, 3 opções:
1. simples barraca de teto (acesso externo) ou
2. barraca + acesso interno via teto solar (não tenho - precisaria instalar um) ou
3. conversão completa, retirando o teto original (ops... falta coragem!).
Alguém mais além do Cesar (Ibiza casa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113368-casa-artesanal-ford-ibiza.html)) está fazendo/planeja algo semelhante?
Abraços,
Bira.
A 3ª opção é show, também tenho vontade.
E a coragem? :mrgreen:
Abraços
Amostardeiro
23/01/2013, 16:08
Abraços
Jamais teria coragem de cortar um Land Cruiser !!!
Abs
Bira IJC
30/01/2013, 21:26
Jamais teria coragem de cortar um Land Cruiser !!!
Abs
Antônio, se fosse garantido ficar 110% acho que dava para eu trabalhar psicologicamente esse medo, mas a chance de algo não sair como previsto é enoooorme!
Por isso eu gosto de rabiscar de vez em quando (no paintbrush mesmo) uns esqueminhas destes só prá tentar acalmar os duendes, rsrsrs!
Abracos,
Bira.
Bira IJC
30/01/2013, 21:27
Abraços
Confesso que é a minha favorita!
Abraços,
Bira.
Amostardeiro
31/01/2013, 09:11
Antônio, se fosse garantido ficar 110% acho que dava para eu trabalhar psicologicamente esse medo, mas a chance de algo não sair como previsto é enoooorme!
Por isso eu gosto de rabiscar de vez em quando (no paintbrush mesmo) uns esqueminhas destes só prá tentar acalmar os duendes, rsrsrs!
Abracos,
Bira.
Bira
Para colocar o snorkel já relutei, imagina abrir o teto da minha vtr, nem pensar, eu optaria pela barraca de teto, boa sorte na escolha.
Abs
X2
Abraços
Salve galera!
Mexendo finalmente um pouquinho neste tópico, rsrsrsr!
Segue um relato do que foi feito na Moby neste período:
Obviamente, a dirigibilidade melhorou (o hábito é uma M...! Estava rodando esse tempo todo sem estes componentes e tudo normal. Quando instala aí a gente se dá conta do quanto o conjunto poderia estar melhor :mrgreen:);
2. De mecânica, foram subtituídos os discos de freio, pastilhas, os rolamentos e retentores do eixo dianteiro, as velas de aquecimento (da Hilux são compatíveis com pequenos ajustes) e o reparo da bomba de direção hidráulica. Além disso drenei o sistema de refrigeração substituindo o fluído por novo.
3. O sistema de ar condicionado tb foi revisado (substituição do filtro secador e carga de gás). Agora está gelando perfeito.
4. Eu convivia no painel com um "poltergeist" elétrico que, do nada, fazia piscar as luzes de advertência. Passei a notar que, durante esse show de boate, o ponteiro do voltímetro caia a pouco mais de 12v e por lá ficava. Até que um belo dia o motor não deu mais partida... A bateria estava descarregada. O problema foi identificado no regulador de voltagem. Uma revisão completa no alternador solucionou o problema.
5. Aproveitando o embalo na parte elétrica, foi providenciada a substituição da bateria (agora uma moura 95 Ah), bem como um novo mecanismo de fixação no suporte.
6. Troquei os farois de milha amarelões estilo "Hermano" por um mais discreto par de leds de 10w cada, instalado dentro das entradas de ar do para-choque. Não vão lááá longe, mas fazem um agradável efeito de preenchimento junto ao farol baixo;
7. Enfim, não resisti e lá está um novo jogo de pneus BFG All Terrain na medida 285/75/r16.
388996 388998 388999
De resto, só curtindo a viatura :safari-rig: !!!
Nestas férias rodei 3.300 km entre DF, SP e MG.
Abraços,
Bira.
Bira,
Voce realiza as manutencoes do seu hzj em alguma oficina aqui do df ou faz voce mesmo?
Bira IJC
03/02/2013, 22:02
Bira,
Voce realiza as manutencoes do seu hzj em alguma oficina aqui do df ou faz voce mesmo?
Opa!
Sim, costumo fazer os serviços de oficina no Makoto (Guará II) ou no Sassá (SOF Sul).
quando é coisa pouca eu mesmo faço.
abracos,
Bira.
F. Oliveira
16/06/2013, 18:29
Bira, blz?
Relendo seu tópico constatei certos probleminhas em comum entre a sua LC e a minha: vazamento na bomba da direcao hidráulica, um vazamento de oleo em algum lugar que eu ainda irei identificar e a trepidação na hora de frear.
A urgência no momento é nesse da direcao, pois é chato ficar sempre completando e nada recomendável.
O reparo vc conseguiu fácil, sendo similar a outra viatura, ou foi direto em ponta porã?
Ja cotei os preços de conjunto de freio e kit de embreagem na america.
Algum outro problema mecânico apareceu na sua por estes tempos?
Abração!
Bira IJC
19/07/2013, 10:31
Bira, blz?
Relendo seu tópico constatei certos probleminhas em comum entre a sua LC e a minha: vazamento na bomba da direcao hidráulica, um vazamento de oleo em algum lugar que eu ainda irei identificar e a trepidação na hora de frear.
A urgência no momento é nesse da direcao, pois é chato ficar sempre completando e nada recomendável.
O reparo vc conseguiu fácil, sendo similar a outra viatura, ou foi direto em ponta porã?
Ja cotei os preços de conjunto de freio e kit de embreagem na america.
Algum outro problema mecânico apareceu na sua por estes tempos?
Abração!
Caramba F.Oliveira!
Desculpe a demora em responder, não entro por aqui desde mês passado.
Então, o reparo da bomba da DH eu comprei pelo ebay, veio da Austrália, junto com outras peças (kit correia dentada, bomba d´água, junta da tampa de válvulas e o sensor de pressão de óleo). Desde que instalei, ficou 100%.
Do ponto de vista do negócio, não foi uma boa compra, pq veio como encomenda expressa pela DHL e foi taxado no ato.
A questão do freio tá sendo complexa de resolver. Ainda não consegui que o freio ficasse 100%. Já troquei discos e pastilhas e, recentemente, o reparo do cilindro mestre. Essas peças foram compradas lá com o Ricardo da América.
Acima de 80 km/h o pedal vibra e a frenagem é ruim. Pode não ser algo relacionado aos freios tb, como folga nas ponteiras, balanceamento da roda, não sei. Abaixo desta velocidade a frenagem é normal.
A troca do reparo acabou sendo um paliativo, é certo que vou ter que morrer num cilindro mestre completo logo. Na instalação, o meca achou que o reparo não entrou justinho como seria desejável, indicando que o problema pode estar mesmo na carcaça.
O retentor do volante do motor tb foi trocado, que era o principal foco de vazamento. Boas notícias por pouco tempo.
Reparei que o consumo real de óleo lubrificante está em torno de 1/2 litro em 2.500km (olha que uso top turbo num motor que rodou quase 300K). O problema é que quando estava quase acostumando em não ver aquela manchinha preta na garagem, voltou a vazar de novo.
O rolamento do esticador da correia do ar condicionado tb foi trocado. Precisa um pouco de adaptação, mas um ref. 6301 de R$27,00 coube e está funcionando perfeitamente.
Por último, nesta parada na oficina resolvi trocar todos os óleos (câmbio, diferencial, etc.). Notei que houve uma melhora (já descontando o efeito psicológico, rsrsrrs) na troca de algumas marchas, notavelmente de 1 p/2 (frio) e de 4 p/ 3.
Bueno, isto é o que fiz de revisão/reparos recentemente.
E a título de atualização, segue uma foto recente dela, com os "novos" racks adaptados da ex (Mimosa).
Abraços,
Bira.
F. Oliveira
19/07/2013, 20:46
Caramba F.Oliveira!
Desculpe a demora em responder, não entro por aqui desde mês passado.
Então, o reparo da bomba da DH eu comprei pelo ebay, veio da Austrália, junto com outras peças (kit correia dentada, bomba d´água, junta da tampa de válvulas e o sensor de pressão de óleo). Desde que instalei, ficou 100%.
Do ponto de vista do negócio, não foi uma boa compra, pq veio como encomenda expressa pela DHL e foi taxado no ato.
A questão do freio tá sendo complexa de resolver. Ainda não consegui que o freio ficasse 100%. Já troquei discos e pastilhas e, recentemente, o reparo do cilindro mestre. Essas peças foram compradas lá com o Ricardo da América.
Acima de 80 km/h o pedal vibra e a frenagem é ruim. Pode não ser algo relacionado aos freios tb, como folga nas ponteiras, balanceamento da roda, não sei. Abaixo desta velocidade a frenagem é normal.
A troca do reparo acabou sendo um paliativo, é certo que vou ter que morrer num cilindro mestre completo logo. Na instalação, o meca achou que o reparo não entrou justinho como seria desejável, indicando que o problema pode estar mesmo na carcaça.
O retentor do volante do motor tb foi trocado, que era o principal foco de vazamento. Boas notícias por pouco tempo.
Reparei que o consumo real de óleo lubrificante está em torno de 1/2 litro em 2.500km (olha que uso top turbo num motor que rodou quase 300K). O problema é que quando estava quase acostumando em não ver aquela manchinha preta na garagem, voltou a vazar de novo.
O rolamento do esticador da correia do ar condicionado tb foi trocado. Precisa um pouco de adaptação, mas um ref. 6301 de R$27,00 coube e está funcionando perfeitamente.
Por último, nesta parada na oficina resolvi trocar todos os óleos (câmbio, diferencial, etc.). Notei que houve uma melhora (já descontando o efeito psicológico, rsrsrrs) na troca de algumas marchas, notavelmente de 1 p/2 (frio) e de 4 p/ 3.
Bueno, isto é o que fiz de revisão/reparos recentemente.
E a título de atualização, segue uma foto recente dela, com os "novos" racks adaptados da ex (Mimosa).
Abraços,
Bira.
tá mesmo linda...PQP!
a minha fiz o reparo da bomba da direção em imperatriz/ma...usaram o mesmo da band importada (mesma referencia).
a pendência que tenho no momento é matar o vazamento de óleo do diferencial dianteiro pelo munhão do lado do motorista, bem como trocar o óleo e filtro de óleo do motor.
ah....qto à troca do óleo do cambio, realmente muda, mas muda muito...aconteceu comigo....antes a segunda tava meio foda, agora tá de boa!
onde está sendo o vazamento de oelo do seu motor?
Nenhuma novidade na viatura?
leomrezende
04/07/2014, 13:30
Parabéns! Sou de Brasília e nunca vi esse modelo de Toyota. Deve ser bem raro!
Que cara sortudo! kkkkkkk :D
F. Oliveira
04/07/2014, 13:31
Aguardando novas tb!!
Supercharger
09/10/2014, 09:04
Olha que belezura que vi na rua ontem... Eu ACHO que é a do Ramiro.
479926 479927
479928 479929
479930
F. Oliveira
09/10/2014, 14:55
imagina que canhão deve ser com esse 6cil a gasosa!...hehhehehhe
linda LC100!
imagina que canhão deve ser com esse 6cil a gasosa!...hehhehehhe
linda LC100!
Imaginou bastante Oliveira?? Pois agora já sabe bem como é!!! kkkkk coisas da vida!
linda mesmo essa série 100!
E ai Bira novidades??
Abraço!
F. Oliveira
26/12/2014, 08:44
Imaginei e agora estou vivendo a coisa...kkkkkkkkk
fala aí bira! Kd a HZJ!?
Supercharger
26/12/2014, 11:32
Vi outra durante uma viagem, igual à do Ramiro, só muda a cor:
487869
Agora é só a moçada que tem as manhas de comprar estes carros de consulado (como a do Ramiro era) ficar urubuzando até resolverem vender, rsrsrs.
Saudações,
Gustavo.
Vi outra durante uma viagem, igual à do Ramiro, só muda a cor:
487869
Agora é só a moçada que tem as manhas de comprar estes carros de consulado (como a do Ramiro era) ficar urubuzando até resolverem vender, rsrsrs.
Saudações,
Gustavo.
E ai Gustavo! Tu conhece alguem com essas manhas? Seria bem interessante saber como comprar :D
Essa ai tem portamalas que abre de lado, sou seja é a 105 :euforico:
Abraço!
RicardoRR91
01/08/2016, 16:22
Boa tarde Bira, ainda está com a VTR (HZJ-80)?
jeepbruno
24/09/2016, 14:49
Boa tarde Bira, ainda está com a VTR (HZJ-80)?
Bira vendeu o carro dele, já tem alguns meses.