PDA

Ver Versão Completa : Gaiola "Frenk"

Pedrales
10/09/2010, 21:44
Ola pessoal......
Estou construindo meu 1 gaiola e gostaria da ajuda de vocês sobre projetos, peças e tal!
Valeu!!!

Pedrales
10/09/2010, 21:50
A unica coisa q tenho em mãos é uma s-10 velha com o motor fundido mas pretendo usar seu chassi e suspensão, queria saber se vai dar serto y cual motor devo usar pois pretendo fazer um gaiola grande!!!

chuck
10/09/2010, 22:05
Olá amigo , não sei se é viavel fazer gaiola com um chasshi pesado assim , mas depende da forma da construção .

Um adendo ... quando postar algo evite usar letras maiúsculas com zoom , pois representa como se estivesse '' gritando ''

[]'s

kelvin
10/09/2010, 22:12
amigo pq se vc tem a s10 toda não usa ela com um sato antonio com uns pneus legais pra fazer trilha ?
se é 4x4 passa bem por tudo, se for 4x2 vale a pena colocar um diferencial 4x4

Pedrales
10/09/2010, 23:28
O problema e que ela ta detonada, o motor fundiu, levaram a caixa e o diferencial 4x4, não mexi nela ainda mas amanhã vou para o meu sitio e começarei a desmonta-la e postarei fotos dela.
Quero fazer um gaiola grande para duas pessoas e estou tentando conseguir um motor de santana para por nele, e como moro no interior quero fazer um maior para uzar no dia-a-dia mais no ramo agricola e quero ter a diverção de montar eu mesmo.
E valeu chuck pelo toque, sou novo nisso e não tinha me tocado, foi mau pela espressão, e quero usar só o chassis, suspensão e molas se estiverm em bom estado.
Valeu, espero rspostas!!!

kelvin
11/09/2010, 14:19
eu acho que como o chuck disse ela é bem pesada amigo, acho que é melhor usar um motor bem grande, e a gaiola irá ficar bem grande também
a não ser que tu encurte o chassis coisa que eu nao tenho nen ideia de como se fazer num chassis de s10 ...
talvez valesse a pena usar apenas suspensão e tal e fazer ela tubular, ia ser um trabalho em tanto mas ia ficar uma gaiola ótima
dai se o motor for dianteiro tem que ser 4x4 se tu usar motor central ou traseiro ela vai bem tanto 4x2 quanto 4x4

agora acho que a melhor coisa pra fazer é usar o maximo de peças que vc tem desta s10 e colocá-las num chassi diferente, até melhor um chassi tubular acredito...

Pedrales
11/09/2010, 21:14
Ola kelvin, hoje fui holhar a S-10 que tenho em mãos e descobri que ela estava batida e como consecuencia com o chassi torto...
Então fui atrás de um fusca e acabei encontrando uma reliquia, com motor recem feito e em otimo estado e agora ele será meu cobaia, nele quero fazer uma gaiola para 2 pessoas tubular grande e sem diminuir o chassi, o que mais preciso para construirlo.
Por favor me ajude. Valeu!!!

chuck
11/09/2010, 22:17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188360&d=1251470750

Projeto de gaiola de 2 lugares com mecanica de fusca .

[]'s

Pedrales
12/09/2010, 00:38
Valeu pelo projeto cara e queria saber o que voce e aconselha sobre suspensão, transmisão, caixa e etc, por favor me ajuden que estou meio perdido pois nunca fiz nada do tipo antes.
Brigadão...

chuck
12/09/2010, 12:29
Olha se for seguir esse projeto Pedrales , ele usa o facão original do fusca mesmo , que na minha opinião é o mais fácil de fazer e funciona legal , tendo a possibilidade de instalar uma suspensão irs futuramente com câmbio de kombi ou variant 2 com homocinéticas , depende do uso que for fazer a simples vai muito bem .

[]'s

Pedrales
12/09/2010, 18:20
Queria usálo para transporte pra q possa andar nas estrada de chão por q aki ou é muito seco y ninguém aguenta a puera ou então chove tanto que toyota traçada atola nesse nosso barro vermelho, e é claro faze umas trilhas. E desculpe minha ignorancia mas o q qi e suspensão irs e motor ap. E eu queria saber como poderia montar a suspensão para que os peneus fiquem totalmente para fora na estrutura da gaiola.

kelvin
12/09/2010, 19:08
rapidamente posso te dizer que pro que vc quer uma toyota 4x4 passa bem com uns pneus lameiros por qualquer rua de chão batido

irs é a suspensão que o pessoal usa nas gaiolas para que as rodas fiquem paralelas, e nao assim: \ / como é no fusca quando aumenta-se a altura da suspensao

motor ap é um motor de manitenção simples que fica muito bom nas gaiolas, acho que todos os motores do gol são AP, pra tu saber mais ou menos de onde vem ..

Pedrales
12/09/2010, 19:23
O meu motor não sei se é de fuk ou brasa más é 1600 e que suspensão devo usar a do fusk dá certo ou não e eu ainda tenho aquela minha S-10 batida que posso roubar algumas peças!!!

kelvin
12/09/2010, 19:31
vc pode usar a suspensão de fusca sim mas quando vc levantar ela um pouco ela fica com as rodas assim: \ / como disse antes ...

sobre a s-10 acho que nao tem muito a fazer com ela, talvez tirar as rodas usar o freio a disco etc. mas é que eu nao tenho muito conhecimento em mecanica, só sei que a gurizada usa mais peças vw nas gaiolas, tem que ver com um mecanico mais esperiente se é possível juntar peças da s-10 num fusca ...
ou vc pode dar um jeito de colocar um motor legal no chassi da s-10 com ele mais leve de alguma maneira mas nao sei se ficaria muito bom

Pedrales
12/09/2010, 19:37
Kelvin me passa teu msn!

fc racing
12/09/2010, 19:57
O Kelvim blzz........
Cara eu tenhu uma gaiola pronta q talves poderiarmos nogociar nessa s10.......eu so do sul tb passa teu msn para conversarmos....faloww

Pedrales
12/09/2010, 20:03
Que chassi que eu posso colocar para que fique reta pois quero fazer uma coisa definitiva bem caprichada e quero fazer ela bem alta e não sei ainda como colocar os peneus de um jeito de que fiquem para fora da estrutura...

Pedrales
12/09/2010, 20:07
O Kelvim blzz........
Cara eu tenhu uma gaiola pronta q talves poderiarmos nogociar nessa s10.......eu so do sul tb passa teu msn para conversarmos....faloww
Cara posta aí as fotos da tua gaiola!!!

JACKSOM
13/09/2010, 12:35
A unica coisa q tenho em mãos é uma s-10 velha com o motor fundido mas pretendo usar seu chassi e suspensão, queria saber se vai dar serto y cual motor devo usar pois pretendo fazer um gaiola grande!!!
boa tarde amigão, olha sinceramente, se vc tiver R$ e bastante tempo acredito que vc consiga, mas se vc não fizer questão que sua gaiola seja derivada de uma S-10 pega ela bota numa plataforma e leva ela num ferro velho e troca por uma variant 2( se tiver a sorte de achar uma ) ou uma brasilia e por um motor AP, se vc quiser ela grande deixa ela como tá, se não encurta faz a gaiola e pronto, vc terá uma gaiola das melhores sem se encomodar muito, pois acredito que poucas pessaoas ja fizeram a partir de uma S-10 para te ajudar com firmeza, pois o resto será apenas dicas.
abraço

Pedrales
13/09/2010, 13:17
Jacksom já desisti da S-10 e já me comprei um fusk e vou fazer com o chassi e o motor dele mesmo mas não esta facil de achar na minha região uma variant 2 ou uma combi para tirar a suspensão e a caixa e a S-10 só foi minha primeira idéia pois ela pertence au meu pai e dai pensei por que comprar um fusk se ja tenho esta aqui em mãos.
Mais ja desisti depois de muito teimar :parede:.
Agora e começar a desmontar o fukão e correr atras das peças e se puder me de dicas sobre a montagem da gaiola.
Valeu!!!

kelvin
13/09/2010, 13:20
Kelvin me passa teu msn!

meu msn é: kelvin_spier@hotmail.com amigo

e fc racing, a s10 é com o pedrales eu só tenho tralha aqui em casa, quem me dera ter uns restos de s10 ainda hehe

sobre o chassi da s10, vc pode tentar vede-lo mesmo, iria mais em conta, eu ainda compraria um motor de s-10 com diferencial 4x4 e deixaria a carroceria original dela ...

pra fazer gaiola com chassi de s10 o cara tem que saber o que está fazendo, acredito que a primeira gaiola tenha que ser de um fusquinha mesmo, sem muita frescura, pro cara aprender como se faz e o que é importante ter na trilha ...

kelvin
13/09/2010, 13:26
Jacksom já desisti da S-10 e já me comprei um fusk e vou fazer com o chassi e o motor dele mesmo mas não esta facil de achar na minha região uma variant 2 ou uma combi para tirar a suspensão e a caixa e a S-10 só foi minha primeira idéia pois ela pertence au meu pai e dai pensei por que comprar um fusk se ja tenho esta aqui em mãos.
Mais ja desisti depois de muito teimar :parede:.
Agora e começar a desmontar o fukão e correr atras das peças e se puder me de dicas sobre a montagem da gaiola.
Valeu!!!

agora sim pedrales, ai seu projeto continua andando, a suspa de kombi/variant 2 não é obrigatoriedade numa gaiola, se achar que nao precisa não use, só tem que ter o cuidado de não deixar raspando em nada né, e ver se vc não vai pegar facões muito altos, por que dai a altura do solo que tu ganha com essa adaptação vai ajudar bastante ...
até tem como depois que tu ja fez a estrutura mudar de uma suspensao pra outra, é complicado mas não impossível ...

JACKSOM
13/09/2010, 14:52
Legal é isso aí, da uma olhada aí no forun que terás bastante respostas, mas basicamente corte o chassis do fusca atras do freio de mão uns 40cm, compre uma chapa 2x1 com1,2mme faça o fundo, faça a gaiola, minha gaiola é desmontável, é parafusada no chassis, direção use a mesma, rodas dianteiras tbm, coloque atras uma 15 (225x75x15 sugestão, pois muito maior q isso compromete caixa) arranja um 1500 pelo memos, coloca o carburador 2E do santana e vá ser feliz, ai depois vai melhorando.
Abraço

Pedrales
13/09/2010, 20:49
E ai jacksom essa ideia da estrutura móvel e uma boa idéia mas não corre o risco de acabar soltando com a vibração e o movimento e como você o fes y por favor poste fotos dela aqui e voce tambem kelvin, e a variant 2 ta dificil de achar por aqui mas vou ver se consigo a susp de uma kombi num ferro velho da cidade visinha e uma duvida pessoal vi em um tópico aqui sobre o escapamento que dizem q o melhor e o pumamais não to achando tambem.
E estou fazendo um projeto em 3d mais to me cumplicando para terminar quero ver se termino até amanha ou depois e então o postarei aqui junto com as fotos do meu fuk.
Valeu pessoal e aguardo as fotos das suas gaiolas!!!

Pedrales
15/09/2010, 16:18
Pessoal tome enrolando com o desenho e acho q vou desistir dele e fazer uma coiza mas simples e estou esperando as fotos das gaiolas de voces!!!
Té mais!!!

kelvin
15/09/2010, 16:26
a minha gaiola ta só em mente hehe ...

cheguei a trazer um fusca aqui em casa essa semana, mas infelizmente o motor estava trancado e quando desmontamos outro problema, o chassi estava soldado já, tudo muito podre, alguma partes acho que quebravam com uma marreta, trouxe da praia (imbé) de graça esses dias, o cara nao queria mesmo ficar com o fusca, uaehua

dai ontem ainda levei num amigo meu e ele disse que ia usar pra fazer uma gaiola tubular, que ia servir pra ele o que restou do fusca ...
eu to procurando ainda um pra mim ...

quando eu puder te mando um projeto que eu quero fazer a mão livre, com medidas reais da estrutura, vai dar um trampo, uma semana talvez eu ja tenha terminado, dai ainda tenho que achar uma maneira de escanear pro pc ...

Pedrales
16/09/2010, 00:08
Pessoal tenho duvidas cuanto a suspensão dianteira se devo trocar ou se manter a do fuk como faço para erguerla, a direção estava vendo em alguns topicos q a do fuk geralmente da folga por cual devo trocar se for necessario e as molas cuais devo usar.

Para a estrutura decidi usar tubos galvanisados de 2" e 2,65mm para o santo antonio e o parabrisa, e 1,5" e 2,5mm para a o resto da estrutura, vai ficar bem resistente mas tenho medo q fiq muito pesado o q vocs acham...

E como faço para montar o assoalho no chassis e q materiais devo usar...

Abraços Pedro!!!

kelvin
16/09/2010, 13:16
Pessoal tenho duvidas cuanto a suspensão dianteira se devo trocar ou se manter a do fuk como faço para erguerla, a direção estava vendo em alguns topicos q a do fuk geralmente da folga por cual devo trocar se for necessario e as molas cuais devo usar.

Para a estrutura decidi usar tubos galvanisados de 2" e 2,65mm para o santo antonio e o parabrisa, e 1,5" e 2,5mm para a o resto da estrutura, vai ficar bem resistente mas tenho medo q fiq muito pesado o q vocs acham...

E como faço para montar o assoalho no chassis e q materiais devo usar...

Abraços Pedro!!!

a suspensão dianteira todos usam a original do fusca com catraca invertida, é um negocio que usam pra rebaixar os fuscas, se vc instalar ao contrário levanta a suspensao um pouco ...
acho que a direção fica de fusca, tem um geito dela não fazer folga eu acho, ou senão pode usar de outros carros populares, acho que de palio, uno, gol etc..

os tubos eu nao tenho muita ideia, mas sei que o mais perigoso é quebrar solda e cravar um tubo em vc, então ai é bom não economizar...

chuck
16/09/2010, 13:31
Pedrales na gaiola não tem a necessidade de erguer a susp dianteira , mas se quiser é catraca invertida um manga sobreposta , tem varios tópicos aqui sobre isso .
Direção costumam usar do uno pela praticidade de adaptar , mas a de fusca quebra uma floresta também .
Agora quanto aos tubos galvanizados não recomendo !!!
Além de ser uma m... para soldar , fica uma solda sem garantia de eficiência , eu uso tubos de aço norma din de 1'' e 1/4 de parede 3 mm , pesa pouca coisa a mais , 23 kg cada barra isso contando as 8 que gastei dá no máximo 200 kg de tubo , levinho de tudo e resistente amigo , reveja todos os detalhes antes de começar , se eu tivesse feito isso teria economizado tempo e $$ também , boa sorte na empreita !

[]'s

Pedrales
16/09/2010, 13:59
Chuck, valeu pela idéia mas não é muito pesados eses tubos e tam bem q outro tipo de material se usa para fazer um tubo q eu possa usar e cual a melhor solda existente para eles.

Aí embaixo está meu projeto, peguei um aqui no forum e adaptei para o que eu quero fazer (ficou bem mal feita minha adaptação, más vamo q vamo) esses 8 quadrados na parte debaixo simbolizan uma chapa de 3" q quero soldar a estrutura onde ponharei 4 parafusos 30 em cada para prenderlas no assoalho que soldarei no chassi!!

Valeu e podem dar risada!!

chuck
16/09/2010, 20:25
A solda mais pratica e de melhor acabamento é a mig , mas soldam com eletrica tbm porém precisa realmente saber soldar , os tubos não são muito pesados visto que um fusca pesa 850 kg vc ta perdendo 600 mais ou menos , acho que é razoável e quanto ao seu projeto faz da maneira que preferir pois quem vai usá-la é vc !
[]'s

Pedrales
16/09/2010, 22:56
Então chuck como e que e bem sertinho esse tubo q voc usa pra eu da uma olhada aqui na minha cidade e pessoal não to conseguindo postar as fotos como q faço... :parede::parede::parede::parede::parede::parede:

chuck
17/09/2010, 13:12
Fala Pedrales é só vc pedir o tubo com costura de aço carbono 1020 de uma polegada e um quarto , ou a medida que preferir , no meu caso a parede é de 3 mm para poder andar sem preocupação mesmo .
Quanto as fotos tem duas maneiras , clicar em responder dai vc utiliza o botão gerenciar anexos , vai abrir um painel para selecionar as fotos do seu pc ou url da web
Também pode ser hospedada a foto pelo www.imageshack.us daí vc apenas copia o link direto , abre a opção inserir imagem ou inserir link (acho que as duas servem) e cola esse link direto .
Qqr coisa tamos aí !
[]'s

leobnaval
17/09/2010, 23:05
Pedrales, segue link explicando como postar fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37074&page=2

Quanto aos tubos desconsidere norma DIN, ou tubos menores que 1 1/2", aqueles que você citou são bem melhores que estes...não vou falar espessura pois depende do design da estrutura.

Tubo zincado é excelentre pois diminue a chance de aparecer corrosão, porém para a soldagem atrapalha, o ideal seria zincar (galvanizar) depois de soldado.

Estrutura parafusada no chassi tambem não recomendo, se fosse para um veiculo, pick-up, baja tudo bem, mas pra gaiola o melhor e soldar a estrutura no chassi (que pode ser tubular tambem), assoalho e tudo mais deixando tudo uma estrutura só, ganha-se em resistência, acabamento, etc.

Quanto a caixa de câmbio com IRS da variant 2, é uma boa opção mas prefira comprar a caixa da kombi com homocinéticas (IRS) pois a relação de diferencial da kombi é mais reduzida, ou seja melhor ainda para gaiola que vai ter pneus grandes na traseira, compensando o torque perdido pelo pneu maior.

[]s, Leo

chuck
17/09/2010, 23:33
Viu Léo explique pra gente então porque a maioria das gaiolas , inclusive as collella e outros fabricantes usam diâmetro menor que 1 1/2'' ?
A norma DIN é ruim porque ?
A Schedule é melhor em que ?
Acha melhor usar tubo galvanizado para evitar corrosão mesmo sabendo que a solda pode não ficar lá aquelas coisas ?
E na hora da pintura sobre o galvanizado , como seria feito ?
Explica pra gente entender melhor suas teorias , pois na prática não vejo muito disso
[]'s

Pedrales
17/09/2010, 23:36
Ola pessoal, estou me confundindo um pouco.

Pretendo usar 2 tubos de 6 m de comprimento com 2" e no minimo 2mm de espessura para fazer o santo antonio, parabrisa e proteção do motor, e de 4 a 5 tubos de 6 m. de comprimento com 1,5" e tambem no minimo 2mm para o resto da estrutura.

Tenho um fusca com motor 1600, vou cortar 15 cm. do chassi e utilizar sua suspensão dianteira com catraca invertida.

A suspesão traseira estou procurando uma variant II ou kombi para tambem pegar a caixa da mesma (pessoal ta muito dificil achar esses carros antigos por aqui, sera que não tem um carro mais atual do qual eu possa pegar a suspensão traseira e caixa que de certo com o motor do fusca 1600)

Me arrangei um carburador 2 estagios do santana.

E vou trocar a direção por de um gol, uno ou palio.

E Leo como que faço para galvanisar os tubos depois de soldados e qual o material mais resistente e leve do mercado para eu utilizar nos tubos.

Valeu pessoal!!!

Abraços Pedro!!!

chuck
17/09/2010, 23:50
Pedrales creio que depois de soldado não tenha jeito não , e não acho necessário pois existem fundos fosfatizantes que não deixam haver corrosão , massss ...
Não gosto de galvanizado , solda fica sem garantia e pra pintar então ...
Mas já que o Léo ta falando deve ser bom kkk

leobnaval
18/09/2010, 00:27
Viu Léo explique pra gente então porque a maioria das gaiolas , inclusive as collella e outros fabricantes usam diâmetro menor que 1 1/2'' ?

Porque eles consideram o tubo menor que 1 1/2" melhor, agora no que ele é melhor eu não sei só se for em custo, ou para se utilizar a parede bem mais grossa, para não amassar em caso de acidente. Isso aí tem que perguntar pra eles não pra mim...

Quanto maior o diâmetro maior o momento de inércia do tubo.
Um tubo de 1 1/4" com custura de aço baixo carborno com espessura de 3 mm possui momentos de inércia menores que um tubo de 1 1/2" com custura e baixo teor de carbono com espessura de 1,5 mm além de ser bem mais leve, mas nesse caso a área da seção variou muito pois 1,5 mm é uma espessura digamos "fina" e pode amassar facilmente este tubo, por isso se usa uma espessura maior (que este 1,5 mm), além de que com isso estaria aumentando a resistência a flexão, a torção, a amassamento devido a impacto, a tração, entre outros.

Agora responder porque eles usam tubos com diâmetro pequeno e parede grossa eu não sei...e talvez nem a maioria dos fabricantes de gaiola não saiba te explicar, vão dizer que é porque funciona e aguenta.

OBS.: Eu não estou recomendando usar espessura alguma, só tomei como referencia estes valores para exemplificar.

A norma DIN é ruim porque ?
A norma DIN não é ruim em momento algum eu diz isso, agora se você for um bom engenheiro resta você saber dimensionar corretamente. A norma DIN usa espessuras consideravéis que dependendo do projeto da gaiola deixaria ela muito pesada e com baixo desempenho. Acaba caindo na explicação acima.

A Schedule é melhor em que ?

Não sei, depende da aplicação, nada é melhor ou pior, tudo tem sua devida função e aplicação, porque você não compra uma lixadeira para furar, porque existe uma ferramenta que atende melhor esta carcteristica a furadeira, simples assim.

Acha melhor usar tubo galvanizado para evitar corrosão mesmo sabendo que a solda pode não ficar lá aquelas coisas ?
Se for retirado o zinco na área de soldagem ou for zincado (como eu disse) após a solda sim.

E na hora da pintura sobre o galvanizado , como seria feito ?

Primer para superficie zincada...

Na verdade a zincagem seria mais um capricho que uma obrigação, uma pintura bem feita resiste muito bem a corrosão, por bom tempo.

Abraços, Leo

Pedrales
18/09/2010, 00:31
Então que tipo de tubo devo usar seguindo as especificações da minha postagem anterior.

leobnaval
18/09/2010, 00:33
E Leo como que faço para galvanisar os tubos depois de soldados

Cara é mais fácil esquecer a galvanização, pois não se acha em todo lugar tanques com dimensionamento capaz de zincar uma gaiola pronta, além de ser um processo relativamente caro, e demandar mais trabalho para a pintura.

Faça uma boa pintura, com tintas automotivas e boa.

e qual o material mais resistente e leve do mercado para eu utilizar nos tubos.

Tubos de Cromo molibdenio, mas esquece é muito mais muito caro, seu uso se restringe a competições de altissimo nível e olhe lá.

Pode usar tubo de aço mecânico de baixo carbono, melhor seria os sem custura mais devido a seu preço ser quase 3x do mesmo tubo com custura praticamente o pessoal só utiliza o modelo com costura.

Abraços, Leo

leobnaval
18/09/2010, 00:38
Então que tipo de tubo devo usar seguindo as especificações da minha postagem anterior.

Quanto aos tubos depende muito das dimensões, triânguações e processo de fabricação e soldagem da sua gaiola, por isso não recomendo tubo nenhum pra ninguém, se não ainda vão falar que eu que recomendei o tubo errado.

Só dimensionei no meu projeto e mesmo assim não falo o que eu usei :mrgreen:.

Você esta no caminho certo de forma geral eu utilizaria o mesmo que você esta citando...

Abraços, Leo

Pedrales
18/09/2010, 00:44
Valeu então pessoal, amanhã vou procurar os tubos.

E cuanto a mecanica o que vocs acham, devo colocar ou tirar alguma coisa...

JACKSOM
18/09/2010, 10:11
Pedrales, segue link explicando como postar fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37074&page=2

Quanto aos tubos desconsidere norma DIN, ou tubos menores que 1 1/2", aqueles que você citou são bem melhores que estes...não vou falar espessura pois depende do design da estrutura.

Tubo zincado é excelentre pois diminue a chance de aparecer corrosão, porém para a soldagem atrapalha, o ideal seria zincar (galvanizar) depois de soldado.

Estrutura parafusada no chassi tambem não recomendo, se fosse para um veiculo, pick-up, baja tudo bem, mas pra gaiola o melhor e soldar a estrutura no chassi (que pode ser tubular tambem), assoalho e tudo mais deixando tudo uma estrutura só, ganha-se em resistência, acabamento, etc.

Quanto a caixa de câmbio com IRS da variant 2, é uma boa opção mas prefira comprar a caixa da kombi com homocinéticas (IRS) pois a relação de diferencial da kombi é mais reduzida, ou seja melhor ainda para gaiola que vai ter pneus grandes na traseira, compensando o torque perdido pelo pneu maior.

[]s, Leo
Bom dia galera, quanto a parafusar a estrutura na gaiola não vejo problemas, a minha é parafusada e pode rolar uma ribanceira q não solta nunca, ela ta presa em 14 lugares, sete parafusos pra cada lado, em cima das suspensões, na borda do assoalho, suporte em cima da caixa, suporte em cima do número do chassis, e foi tão bom que era assim porque qdo comprei ela tive que reforma-la, aí aproveitei pra encurta-la, comprei um chassis de fusca e soldei a parte de tras toda por causa do documento, que antes não tinha, este ta atrasado mas pelo menos tem né, e ainda qdo achar uma variant 2 faço o mesmo q fiz com o fusca q comprei, soldo toda a traseira da variant 2 na gaiola depois parafuso de novo, ela agora ta com o carbura 2E,tirei a dupla, e não encomoda mais.

Pedrales
18/09/2010, 10:45
Ola pessoal, eu tinha gostado da ideia da praticidade que me traria a gaiola parafusada para cuando eu precisace arrumar alguma coisa era so desparafusar e arrumar com maior facilidade.

Mas estou preocupado com a segurança.:pensativo:

Tinha pensado em cortar o chassi uns 15 cm. logo atras do freio de mão.

E então eu soldaria tubos de aço mecanico cuadrados no chassi e soldaria uma chapa de aço 1040 de 3/4" embaixo do chassi, pareceria meio com a grade de uma cama comum.

E nos lugares certos soldaria uma chapa de 1,5" de 10x10cm. Contabilizando 8 no total.

E então soldaria uma chapa de 3/4" de 10x10 cm nas duas estremidades do tubo do santo antonio, do parabrisa, dos tubos da proteção do motor e nos tubos que ficam mais na ponta da gaiola.

Encada uma das 8 chapas eu as parafusaria com 4 parafusos com porcas do tamanho 30 serrados um pedaço para não ficarem tão longos.

Somando 32 parafusos prendendo a estrutura. e dai parafusaria em cima dos tubos cuadrados do assoalho aquelas chapas de aluminio usadas em carroceria de caminhão com aquelas ranhuras para cima para dar um toque especial.

A cho que depois de apertados os parafusos a estrutura não vai a lugar nenhum sem o chassi e o assoalho. Mas me preocupo com o peso.

Aguardo suas criticas.

Valeu y "Té mais"!!!:concordo:

chuck
18/09/2010, 11:24
Realmente se for preso dessa maneira com certeza pode Pedrales , não deixe de fazer algo apenas por alguém que NUNCA fez te falar se fica bom ou não , as vezes vale mais a tentativa e erro do que ficar pensando e não fazer com medo de não dar certo
[]'s

chuck
18/09/2010, 11:32
Porque eles consideram o tubo menor que 1 1/2" melhor, agora no que ele é melhor eu não sei só se for em custo, ou para se utilizar a parede bem mais grossa, para não amassar em caso de acidente. Isso aí tem que perguntar pra eles não pra mim...

Quanto maior o diâmetro maior o momento de inércia do tubo.
Um tubo de 1 1/4" com custura de aço baixo carborno com espessura de 3 mm possui momentos de inércia menores que um tubo de 1 1/2" com custura e baixo teor de carbono com espessura de 1,5 mm além de ser bem mais leve, mas nesse caso a área da seção variou muito pois 1,5 mm é uma espessura digamos "fina" e pode amassar facilmente este tubo, por isso se usa uma espessura maior (que este 1,5 mm), além de que com isso estaria aumentando a resistência a flexão, a torção, a amassamento devido a impacto, a tração, entre outros.

Agora responder porque eles usam tubos com diâmetro pequeno e parede grossa eu não sei...e talvez nem a maioria dos fabricantes de gaiola não saiba te explicar, vão dizer que é porque funciona e aguenta.

OBS.: Eu não estou recomendando usar espessura alguma, só tomei como referencia estes valores para exemplificar.

A norma DIN não é ruim em momento algum eu diz isso, agora se você for um bom engenheiro resta você saber dimensionar corretamente. A norma DIN usa espessuras consideravéis que dependendo do projeto da gaiola deixaria ela muito pesada e com baixo desempenho. Acaba caindo na explicação acima.

Não sei, depende da aplicação, nada é melhor ou pior, tudo tem sua devida função e aplicação, porque você não compra uma lixadeira para furar, porque existe uma ferramenta que atende melhor esta carcteristica a furadeira, simples assim.

Se for retirado o zinco na área de soldagem ou for zincado (como eu disse) após a solda sim.

Primer para superficie zincada...

Na verdade a zincagem seria mais um capricho que uma obrigação, uma pintura bem feita resiste muito bem a corrosão, por bom tempo.

Abraços, Leo
Agora sim Léo você falou na forma mais clara possível , as vezes fica meio no ar as coisas se for passada em termos técnicos , não é todo mundo que vai entender hehe .
Mas obrigado por esclarecer sobre as normas e chegando ao ponto , acha então os tubos que uso suficientes para garantir segurança aceitável ?

Pedrales
18/09/2010, 12:12
Ai pessoal agora vai!!!:dance::dance::dance:

Hãhã, finalmente o burro aqui conceguiu postar as imagens:putz::parede:

Este e o projeto que eu baixei aqui do forum para ter umas ideias.

Pedrales
18/09/2010, 12:38
Então peguei ele copiei para o corell draw, então eu so usei o borrador e apaguei as partes que eu não pretndo utilizar, e "tcharãããããã"!!!!:dance:

Saiu uma coisa que acho que so eu entendo mais ta contando.

Atenção para alguns detalhes meio ocultos, em frente ao parabrisa tem mais um pedaço q parece uma caixa, mas no meu serão duas, a outra um pouco menor na frente da q esta na foto. Esses quadrados rabiscados são justamente as chapas que eu falei anteriormente onde parafusarei a estrutura na gaiola.

Espero que entendan.

Abraços Pedro!!!

leobnaval
18/09/2010, 15:02
Bom dia galera, quanto a parafusar a estrutura na gaiola não vejo problemas, a minha é parafusada e pode rolar uma ribanceira q não solta nunca, ela ta presa em 14 lugares, sete parafusos pra cada lado, em cima das suspensões, na borda do assoalho, suporte em cima da caixa, suporte em cima do número do chassis, e foi tão bom que era assim porque qdo comprei ela tive que reforma-la, aí aproveitei pra encurta-la, comprei um chassis de fusca e soldei a parte de tras toda por causa do documento, que antes não tinha, este ta atrasado mas pelo menos tem né, e ainda qdo achar uma variant 2 faço o mesmo q fiz com o fusca q comprei, soldo toda a traseira da variant 2 na gaiola depois parafuso de novo, ela agora ta com o carbura 2E,tirei a dupla, e não encomoda mais.

O problema não é a estrutura ser parafusada ou não e sim o dimensionamento da chapa de fixação que vai receber os parafusos, o dimensionamento dos parafusos, o número de parafusos, local de fixação deles, entre outros.

Você pode fazer uma gaiola parafusada muito mais segura que uma soldada, porém resta saber o que se está fazendo. Assim como se ela for soldada, tambem tem que saber aonde e como esta soldando.

No mais isto é tudo teoria e se ficar pensando muito você não faz nada...

[]s

leobnaval
18/09/2010, 15:08
Pedro invês de tirar foto da tela do computador porque você não da um print screen e salva a tela no paint ou outro aplicativo para figuras/fotos?

[]s

Pedrales
18/09/2010, 16:31
Leo, o que acontece e que a capacidade cerebral do individuo que esta atras ta tela do computador (eu) com quem voc esta falando é reduzida pela terrível doença da burrice aguda agravada por um serio problema de mau de "asneira"...

Brincadeira, e que fais algum tempo q não mecho mais com essas programações em informatica e não me lembro mais como que se faz o print screen e foi do jeito que deu!!!

Enquanto a gaiola estou refazendo o projeto para ver se fica uma coisa mais decente, vou usar tubos de aço mecanico com costura de 2" y 1,5" ambos de 2mm de espessura, e cuanto aos parafusos pretendo usar 32, sendo 16 em cada lado, presos em 8 lugares diferentes com 4 parafusos tamanho 30 em cada.

Aguardo suas criticas...

leobnaval
18/09/2010, 19:37
Putz...

Na tela que deseja salvar clique em print screen (está escrito numa das teclas do seu teclado) em seguida abra o paint e aperte a tecla ctrl+v, pronto a tela que você apertou o print screen aparece no paint que poderá ser salvo, ou fazer o que bem entender...

[]s

Pedrales
19/09/2010, 23:51
Valeu leo, fiz o print screen e copiei no paint, recortei so a imagem e colei em outro paint mas quando tento postar ele me dis que so aceita imagens de 600x800 e não consgo postar daí. :-x :-x :-x

Ajuda o burrão aqui que eu to cuase jogando o pc pela janela. :parede::putz:

Pedrales
20/09/2010, 11:44
Ola pessoal!!!:concordo:

Cara to me dismanchando de raiva.

Paguei 1.500,00 R$ no meu fuk 1600, to trocando as peças dele, achei o carburador do santana por 120,00 R$, a direção achei uma hidráulica de um palio por 240,00 R$ ou uma normal por 120,00 R$, qual voces acham melhor, tem como adaptar a hidráulica na gaiola...

E o meu maior problema e que kombi e variant na minha região tem menos do q avião, achei num desmanche a suspensão completa com tudo q tem direito e a caixa homocinetica de uma montana, tudo bem bonito mas sera q da para adaptar no motor do fuk 1600...

E o pior e q o fdp... do cara quer 2.000,00 R$ na susp e caixa que e o preço q eu vou gastar com o fuk, os documentos e as outras peças!!!

Me da uma força ai pessoal!!!

Abraços e sem dinheiro Pedro!!!

chuck
20/09/2010, 11:52
Pedrales ta perdidão hein rsrs , amigo pense na gaiola antes de tudo simples , já que nunca construiu uma o melhor é optar pela praticidade , e pensar no que te serve ...
Raciocine comigo , uma caixa de montana é muito longa , difícil de adaptar ao motor vw , etc etc .
Logo vc tem as peças do seu fusca na mão , que o mesmo precisa apenas ser desmontado para dar início à conversa (trabalho) , daí por diante é medir , cortar , pensar ...
Direção hidráulica na gaiola , não vejo necessidade pois a frente até desliza de tão leve .
Ante de tudo Pedrales , evite tentar derrubar avião com bambú kkkk , entendeu né amigo
[]'s

Pedrales
20/09/2010, 13:09
Então vou comprar a direção comum e o carburador, mas a suspensão a caixa o que q eu faço...:pensativo:

Quanto q voce acha q e justo pagar em uma suspensão irs completa e caixa homocinetica e de qual carro posso pegalas...

Valeu e aguardo suas respostas!!!

chuck
20/09/2010, 14:17
Uma traseira de kombi , ex. a kombi clipper com caixa e tudo ou traseira da variant 2 , essas são algumas que te servem perfeitamente se não pretende usar o sistema facão e eixo semi-rígido .
[]'s

leobnaval
20/09/2010, 15:57
se não pretende usar o sistema facão e eixo semi-rígido .
[]'s

Da onde você tirou que o sistema de susp. do fusca é semi-rigido? O sistema de suspensão dos vw a ar são independentes nas 4, mesmo os que não possuem IRS.

Pedro como disse o chuck, vai devagar amigo se já está com o fusca na mão aproveita ele e faça sua gaiola, não queira adaptar muita coisa porque adaptação gera gastos e dor de cabeça, pois nem sempre uma peça adaptada funciona bem de 1ª, leva tempo e dinheiro até acertar as coisas.

Esqueçe cambio e IRS e direção hidráulica este último nem se fala como você iria adaptar a bomba reservatório, mangueiras isso tudo para um veiculo que ja possui a direção leve devido ao baixo peso na diant.

[]s

Pedrales
20/09/2010, 20:58
Pessoal, o que acontece e que o meu fusk ta com alguns probleminhas na caixa, nada q não tenha concerto, mas eu pensei pra q eu arrumar a caixa para daqui alguns meses trocala por outra!!!

E tamben como venho dizendo desde antes eu quero uma coisa mais definitiva, por isso eu não quero começar a montar a estrutura se a parte mecanica não estiver 100%.

Então ja vou trocar agora o carburador pelo d um santana 1.8 2E, o setor de direção pelo de um palio que ja mandei o cara guardalos para mim.

E me falta a susp. irs e a caixa homocinetica de cualquer carro que a tenha, então por favor gostaria q vocs me dicessen q carros alem da kombi e da variant II q tão sendo horrivelmente dificeis de achar aqui e como faço para adaptalas no meu fuk.

Obrigado...

Pedrales
20/09/2010, 21:22
A pessoal esqueci de uma coisa, queria colocar freio a disco na gaiola mas comentando com meu pai q e meio o supervisor do meu projeto e ele me disse q não tem como colocar o freio a disco na gaiola por q ele tipo assim a uns 20 anos ele cuase q abriu uma revenda de fuk, ja teve uns 6 fuk (isso e q é gostar de fuk) e ele e eu estamos discutindo para ver cual dos dois gringos e mai teimoso!!!:lol::lol::lol:

E então e possivel ou não, e se for q peças preciso e como faço as adaptações...

Abraços Pedro!!!

Franco Fileppo
20/09/2010, 22:38
tem que tornear o cubo onde prendem os parafusos e o disco para que deem certo,fazer um suporte para a pinça e tá quase pronto!

Leo o fusca tem semieixo rigido sim,nao é eixo rigido,é semi eixo rigido,porque nao tem articulaçao perto das rodas fazendo com que as mesmas fiquem tortas quando levantam,é muito facil,é só desmontar uma canela de fusca que verao que o semi eixo é rigido!

para colocar o dois E no boxer terá que fazer uma adaptaçao no coletor de admissao,e o setor de palio tambem requer adaptaçao!

Pedrales
20/09/2010, 23:15
Valeu, cara se não for pedir demais poderia me enviar uma lista completa de oq prciso para por freio a disco na traseira e dianteira.

Obrigado cara!!!

Abraços Pedro!!!

jfazioni
20/09/2010, 23:46
O Franco, eu não sei da onde vc TIROU semi eixo rígido, isso nem existe, mas no fusca usa-se semi eixo OSCILANTE!

jfazioni
21/09/2010, 00:16
vc disse q seu pai falou q não tinha como por freio a disco no fusca?
mas saiu fusca com freio a disco!! e brasilia, variant, tl... todos estes só saíram com freio a disco, e é praticamente a mesma suspensão dos fusca mais modernos, que usam pivos em vez de embuchamento, aliás, estas são bem melhores do q as de embuchamento. Acho q talvez elas tenham a bitola mais larga um pouco q a do fusca, mas não tenho certeza. Mas pode usar a de qlq um destes carros na dianteira da sua gaiola.
Qnt a traseira, acho q vc ainda num pegou como funciona a coisa, a questão não é usar qlq cambio q tenha homocinéticas, c vc fosse um torneiro mecanico e mechesse com usinagem e quisesse gastar uma fortuna, até poderia ser, mas em uma gaiola q usa o motor do fusca, vc tem q usar o cambio da kombi q encaixa no motor certinho, e a suspensão IRS não deixa as rodas mudarem a cambagem como na suspensão do fusca, sem contar q dá pra levantar um pouco mais.

Pedrales
21/09/2010, 00:28
Então vo ve c eu acho algum por aqui, brigado pelos toques e continuem mandando criticas, chingando e elogiando (acho dificil).

Abraços Pedro!!!

chuck
21/09/2010, 02:10
Da onde você tirou que o sistema de susp. do fusca é semi-rigido? O sistema de suspensão dos vw a ar são independentes nas 4, mesmo os que não possuem IRS.
Quis apenas explicar e não soube de forma técnica o verdadeiro nome do sistema de suspensão , por falar nisso qual é o nome ?
E eu sei que é independente , tive uns 13 fuscas só hehe .
[]'s

JACKSOM
21/09/2010, 08:54
A pessoal esqueci de uma coisa, queria colocar freio a disco na gaiola mas comentando com meu pai q e meio o supervisor do meu projeto e ele me disse q não tem como colocar o freio a disco na gaiola por q ele tipo assim a uns 20 anos ele cuase q abriu uma revenda de fuk, ja teve uns 6 fuk (isso e q é gostar de fuk) e ele e eu estamos discutindo para ver cual dos dois gringos e mai teimoso!!!:lol::lol::lol:

E então e possivel ou não, e se for q peças preciso e como faço as adaptações...

Abraços Pedro!!!
BLZ, então ja que vc ta aí tão perto da fronteira não tem nada tipo um jeep ou uma troller por com um precinho, camarada? hehe..to brincando..
da uma olhada que tem um monte de tópico sobre o assunto, e na minha opinião com um motor vw a ar freio a disco na frente ja ta bom.esse dias tinha um ferro velho aqui que queria R$800 na traseira de uma variant 2 sem o motor e tem um outro q me disse que tem umas duas suspenções dessas com caixa, por 400 mas aí tem q saber instalar no fusca q pelo q vi em alguns sites sobre o assunto não é tão fácil mas tbm não é dificil, se vc quiser o contato do ferro velho te passo, derrepente posso t dar uma força pra despachar pra vc, valeu abraço

fag.online
21/09/2010, 09:06
Amigo, realmente freio a disco é show de bola... mais se vc acha que dá mto trabalho e pode se encomodar pra conseguir, faça uma geral caprichada no seu freio do fusca mesmo. Eu andava com a gaiola com motor ap e freio original do fusca e nunca me encomodei....
Bem regulado, com lonas novas, aposto que fica muito bom.
Abracos

mali9ski
21/09/2010, 10:44
Amigo, realmente freio a disco é show de bola... mais se vc acha que dá mto trabalho e pode se encomodar pra conseguir, faça uma geral caprichada no seu freio do fusca mesmo. Eu andava com a gaiola com motor ap e freio original do fusca e nunca me encomodei....
Bem regulado, com lonas novas, aposto que fica muito bom.
Abracos

o freio a disco é muito melhor que a tambor mas tem que levar em conta se é nessesario para sua nessesidades a principal vantagem é em trilhas pesadas com muito barro o a tambor enche de barro e alem de não freiar gasta muito rapido e no barro a roda dianteira não tem muito aderencia pois na maioria das vezes so o pneu traseiro é que tem cravos ai não para

mas se suas trlhas não são muito pesadas com pouco barro não é tão necessario mas freio quanto mais melhor

eu andei muito pouco com freio a tambor uma vez eu troquei as lonas fiz um trilha quebrei e tive que abri denovo a roda e vi que as lonas ja tavam no rebite ai eu me endiguinei e coloquei freio a disco agora pastilha dura umas 4 ou 5 trilhas e é baratinha e em 5 minutinhos ta feito o freio, e freia no barro em qualquer lugar

chuck
21/09/2010, 11:06
''se é nessesario para sua nessesidades''

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Pérolas do 4x4 brasil !!!

fag.online
21/09/2010, 11:20
Freio a tambor, freio a disco e o mais conhecido de todos, freio à grito: SAI DA FRENTEEEEEEEEEEE
kkkkkkkkkkkk

Pedrales
21/09/2010, 13:37
Ola pessoal, JACKSOM beleza amigo, essas susp. que voce ta falando e irs...

Para mim eu so pegaria se fosse de uma kombi e a caixa homocinética, se for o caso e se não for muito incomodo sera que voce poderia velas para mim, seu estado, conservação, ferrugem e bater umas fotos dela e postar aqui...

Se forem boas eu ate penso de compra-las...

E galera eu quero colocar freio a disco tanto na diant. quanto na tras. e não entendi ainda o que preciso para colocalos e como o faço...

Aguardo respostas...

Abraços Pedro!!!

leobnaval
21/09/2010, 18:36
Leo o fusca tem semieixo rigido sim,nao é eixo rigido,é semi eixo rigido,porque nao tem articulaçao perto das rodas fazendo com que as mesmas fiquem tortas quando levantam,é muito facil,é só desmontar uma canela de fusca que verao que o semi eixo é rigido!

Putz...vocês estão confundido sistema de suspensão com tipo de semi-eixo :putz:.

O sistema de susp. do fusca e demais vw a ar é independente nas 4 (ponto final). Eu disse o sistema de susp. e não o tipo de semi-eixo :parede::parede::parede: e a susp. tras. é independente.
Se o semi eixo possue junta universal ( kombis tal ano até 78), homocinéticas (variant 2 e kombi 78/...) ou é rigido são outros 500...

O sistema de susp. destes veiculos é: braços semi-arrastados com barra de torção.

[]s, Leo

genhero
21/09/2010, 19:48
Ola pessoal, JACKSOM beleza amigo, essas susp. que voce ta falando e irs...

Para mim eu so pegaria se fosse de uma kombi e a caixa homocinética, se for o caso e se não for muito incomodo sera que voce poderia velas para mim, seu estado, conservação, ferrugem e bater umas fotos dela e postar aqui...

Se forem boas eu ate penso de compra-las...

E galera eu quero colocar freio a disco tanto na diant. quanto na tras. e não entendi ainda o que preciso para colocalos e como o faço...

Aguardo respostas...

Abraços Pedro!!!
caracas, que confusão esse tópico... o amigo leo esclareceu mto bem a questão dos eixos etc...
quanto aos freios, na dianteira naum precisa entender nada, é só comprar no ferro velho a manga de eixo ja com suportes, pinças, discos de brasilia ou similares que ja sairam com esses freios e susbstituilas, sem adaptar nada... qq mexanico fundikintal sabe e pode orienta (se ainda houver duvidas)
agora quanto a traseira, temos de ir por partes, primeiro definir qual suspensão usar, depois desenvolver um projeto pra ela. Na minha opnião, a melhor é a de kombi, na minha uso a de brasilia, mto boa, barata e ando junto com as IRS (talvez um lugar ou outro ate ajudaria uma IRS, ja que num off road ganho de altura e mto importante) as de variant eu naum colocaria, deixaria a de brasilia mesmo, entortam mto facil e o ganho em altura é pouco, é só faze trilha mais agressiva que ela ja abre...

fag.online
22/09/2010, 13:27
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=18176&cat=1&item=9&titulo=FREIO%20A%20DISCO%20GAIOLA

Pedrales
28/09/2010, 00:25
Ola galera!!!

Fiquei um tempo fora porque a minha internet bugo e tive q coloca otra (F#*§£¢¬³), quase que eu infarto tanto tempo sem net!!!

Pessoal finalmente consegui leva o fusqueta aqui pra casa e vou começar a desmonta-lo e queria saber quais são os parafusos e onde eles estão para eu tirar a carroceria e como faço para tirar o assoalho do fusk!!!

Galera ai vão algumas fotos do fusketa!!!

Pedrales
28/09/2010, 00:44
Mais Algumas fotos do fusketa!!!

Paguei 2.000,00 R$ nele, por fora a lataria ta perfeita (da ate dó de faze uma gaiola com ele mais foi o mais barato que eu achei q ainda anda) vou guardala nos fundos do patio da minha casa para meu projeto futuro.

chuck
28/09/2010, 11:54
Pedrones deve ser os da frente , ali perto da caixa de esterpe ou não me lembro se tem embaixo do tanque mais dois ... , e na parte traseira embaixo do banco e na torre do amortecedor traseiro também tem .
O assoalho dá um trabalhinho , tem que cortar na esmerilhadeira , bico de corte ou a famosa e universal ''taiadera''.
[]'s

Pedrales
28/09/2010, 13:00
Valeu chuck e então são quantos parafusos mesmo q tenho q tirar...

E como faço para tirar os que estão embaixo do tanque...

Ah e uma duvida que eu tenho aqui...

E enquanto a fiação dele, como a tiro...

Abraços Pedro!!!

salvatti
28/09/2010, 13:20
se eu fosse voce eu não faria uma gaiola...montaria um fusca pra trilha mesmo!!
corta a frente, traseira e paralamas e ta feito o brinquedo...depois é só erguer a suspensão, colocar pneu e pronto...
se quier mais segurança...faça um X com tubos de ferro atras do banco e pronto...ou se preferir faz um santo antônio...depois é só acelerar...hehehe
e outra, esteticamente é bem mais bonito um fusquinha cortado do que uma gaiola...minha opiniãoo é claro...

chuck
28/09/2010, 17:42
Vo te falar que quants são ao todo num sei rsrs , mas todos aqueles parafusos que tem uma chapa que prende a cabine vc pode rancar fora , embaixo do tanque vc tira o tanque e logo vão estar ali , perto do pé de coluna deve ter um de cada lado também , vai soltando tudo que é parafuso kkk depois reaperta oq ue não for da cabine
[]'s

leobnaval
28/09/2010, 18:05
Pedrales belo produto paraguayo hehehehe

Como disse o chuck solta os parafusos e esmerilha (corta) o assoalho, os debaixo do assoalho é fácil ergue o fusca e solta com uma chave 13 agora não me pergunte quantos são porque são vários...

A fiação o mais fácil é cortar tudo e depois refazer com componentes novos.

Agora falar que Baja é mais bonito que gaiola é muito relativo, afinal depende muito do Baja e da Gaiola que se esta comparando e cada um tem vantagens e desvantagens.

[]s

BrunoHolz
28/09/2010, 21:17
Mais Algumas fotos do fusketa!!!

Paguei 2.000,00 R$ nele, por fora a lataria ta perfeita (da ate dó de faze uma gaiola com ele mais foi o mais barato que eu achei q ainda anda) vou guardala nos fundos do patio da minha casa para meu projeto futuro.
Meu, ñ é por nd ñ hein.. mas acho q vc pago bem carinho nesse fusca ae hein.! kk por aqui um fusca desse é 500 conto, com a lataria do jeito q ta ai.. mas vlw ae, boa sorte no projeto.. e a respeito, ele tem documento aqui no Brasil? ( por causa da placa ).. flww

Pedrales
28/09/2010, 21:35
Pessoal, vamos esclarecer uns detalhes...

Meu nome e Pedro, eu moro numa cidade chamada Nova Esperanza, que fica a 140 km. de Foz do Iguaçu, cidade que consta no meu perfil por q foi ai q eu nasci e a cidade brasileira mais perto da minha q e no interior do Paraguay...

O Fusqueta e de Marechal Cand. Rondon, aqui onde moro e uma cidade muito pequena e nova de muito barro vermelho, por isso os fuscas que tem aqui vieram a pouco tempo, com o meu deve ter un's 5!!!

Por isso e que tive que pagar caro nele e tambem por isso q não to achando a kombi!!!

Agora eu to tirando os parafusos do fuk e quero ver se termino ele ate quinta feira pois estou meio sem tempo...

E salvatti nada contra o baja mais eu ainda prefiro a gaiola...

Abraços Pedro!!!

salvatti
29/09/2010, 09:05
Pedrales belo produto paraguayo hehehehe

Como disse o chuck solta os parafusos e esmerilha (corta) o assoalho, os debaixo do assoalho é fácil ergue o fusca e solta com uma chave 13 agora não me pergunte quantos são porque são vários...

A fiação o mais fácil é cortar tudo e depois refazer com componentes novos.

Agora falar que Baja é mais bonito que gaiola é muito relativo, afinal depende muito do Baja e da Gaiola que se esta comparando e cada um tem vantagens e desvantagens.

[]s

Como eu disse no meu comentário "na minha opinião" acho mais legal um fusca de trilha ou baja...concordo com vc que seja "relativo" tbem, pois cada um tem sua opinião e gosto!
Sobre as vantagens, se a gaiola for construída sobre o chassi do fusca, como o amigo vai construir, não vejo muita diferença não, o que da pra fazer na gaiola, faz no fusca tbem...questão de peso tbem...muda pouca coisa.
Abço

salvatti
29/09/2010, 09:07
Pessoal, vamos esclarecer uns detalhes...

Meu nome e Pedro, eu moro numa cidade chamada Nova Esperanza, que fica a 140 km. de Foz do Iguaçu, cidade que consta no meu perfil por q foi ai q eu nasci e a cidade brasileira mais perto da minha q e no interior do Paraguay...

O Fusqueta e de Marechal Cand. Rondon, aqui onde moro e uma cidade muito pequena e nova de muito barro vermelho, por isso os fuscas que tem aqui vieram a pouco tempo, com o meu deve ter un's 5!!!

Por isso e que tive que pagar caro nele e tambem por isso q não to achando a kombi!!!

Agora eu to tirando os parafusos do fuk e quero ver se termino ele ate quinta feira pois estou meio sem tempo...

E salvatti nada contra o baja mais eu ainda prefiro a gaiola...

Abraços Pedro!!!

Pedro, sou de Cascavel/PR não estamos muito longe...hehe
Em Toledo sempre tem umas trilhas boas...
E sobre vc preferir a gaiola...mete o pau, o negócio é acelera na trilha...
Boa sorte ai no projeto...

Pedrales
29/09/2010, 21:39
Cara quando tive alguma trilha por aí me chama q talves eu va!!!

Pessoal tem muitos parafusos embaixo do assoalho para soltar a estrutura...

Valeu pela ajuda de todos...

Té!!!

leobnaval
29/09/2010, 23:16
Como eu disse no meu comentário "na minha opinião" acho mais legal um fusca de trilha ou baja...concordo com vc que seja "relativo" tbem, pois cada um tem sua opinião e gosto!

Concordo com você isso é opinião muito pessoal, por isso cada um prefere um tipo e modelo :concordo:.

Sobre as vantagens, se a gaiola for construída sobre o chassi do fusca, como o amigo vai construir, não vejo muita diferença não, o que da pra fazer na gaiola, faz no fusca tbem...questão de peso tbem...muda pouca coisa.
Abço

Aí entra outra questão, eu não sei o porque o pessoal não gosta de gaiola que utilize o chassi do fusca (sendo que ele não é pesado, e apresenta elevada resistência pelo formato de sua seção transversal), sendo que a maioria das gaiolas que utilizam tem o chassi encurtado, (só aí ja entra uma grande vantagem para a gaiola em relação ou desempenho off-road), e facilita a montagem da gaiola.
Isso é claro quando se deixa apenas as suspensões e o tunel central (chassi).

Se alguém puder me explicar qual o ponto negativo de usar o chassi para gaiola, eu agradeço.

Abraços, Leo

chuck
29/09/2010, 23:21
Negativo creio que não tenha mesmo léo , só nos casos como a minha que é estreita talvez atrapalhe um pouco para colocar os bancos , mas só .
E vou te falar que às vezes fico cabreiro de faltar o túnel e aqueles tubinhos explodirem as soldas me separando a gaiola no meio rsrs .
É isso num tem negativo não !

Pedrales
01/10/2010, 21:03
Ola pessoal, hoje terminei de desossar o "Frenk", tinha o dia de folga e passei o dia inteiro desmontando, me diverti que nem criança em parque de diversões, busquei um trator da fazenda do meu pai, amarrei uma corda comprida que deu a volta no fusca q amarrei nos dois parachoques e dai passei uma outra corda nas outra corda e passei por cima da pá carregadeira do trator e dai foi uma mão na roda.

Quando fui tirar o assoalho coloquei a esmirilhadeira sem o transformador na tomada e puufff (queimou, não reara na espreção:parede:) e dai não tinha nada e acabei tirando ele com o macaco original do fusca y foi na base da pancada mesmo que ele saiu.

Quria postar fotos mas não estou achando a camera e então fica pra amanhã...

Muito Obrigado pessoal pela ajuda e por perderem o tempo de vocês lendo as minhas bobagens, maaaaass eu so asim mesmo faze o que...

Valeu pessoal!!!

oliveiraideal
02/10/2010, 01:37
Não é besteira cara, todos passamos pela mesma fase (ou quase todos) eu fui um que passei, me deram muita força e estou quase terminando hoje.. queria ter comprado um fusca com um motor 1600 bom e com uma lataria/chassi descente.. mas no caso comprei o meu todo fudido, e motor pior ainda, e acabei fazendo a gaiola da forma que queria, pra não ter de fazer novamente.. daqui a uns dias eu vou acabar a gaiola, se deus quiser.. e passo pra comprar o material pra fazer um reboque.. depois disso, vou comprar um fusca e fazer uma gaiola simples, para acompanhar a minha (e inclusive passa-la pois será mais leve.. etc~) e veremos no que vai dar.. ;)

boa sorte, e acompanharei na medida do possível o seu post! e ah, posta fotos, dou maior valor a essa parte de desmontar.. aqui é bom você postar a maior quantidade de informações possíveis, pois depois se perde-las é só vir aqui e recuperar, pois as mesmas estarão no fórum :D junto com as dúvidas e agonias passageiras! eiuhauehae

abraços!:concordo:

Pedrales
03/10/2010, 11:22
Seu oliveiraideal, voce e quase que o meu projeto ambulante, venho lendo seu post a umas duas semanas e estou lendo-o desde o começo, e bom ver alguem que nem eu que começou do zero e com pouca informação, daí resolveu criar um post para ver se o pessoal ajudava e da certo.

Amigos a ajuda de vocês e muito importante para todos nos, ainda mais para inesperientes como eu, e oliveira eu decidi criar meu id aqui no fórum e consequtivamente este post de cual os falo apos começar a ler o seu da gaiola "Sauron"...

Pessoal to fora de casa por isso não posso postar as fotos, maaassssssss hoje ou amanhã eu posto as fotos de como ficou o meu chassi de grilo.

Té mais pessoal e gostaria de convidar todos que vem aqui e dão uma olhada no meu post a não se acanharem e postarem tambem, nem que voce saiba tão pouco ou menos do que eu(meio dificil né) e dem sua opinião pois ela e muito importante para mim pr que posso falar por todos que ja fizeram uma gaiola que da uma baita vontade de pegar um litro de gasolina e jogar por cima dela e tacar fogo na bicha véia.

Mas é normal depois ajente se acalma e ve que o pessoal do forum ta apoiando nós e então ajente continua tentando...

Abraços Pedro!!!

oliveiraideal
03/10/2010, 15:02
é sempre muito bom ver que o que eu fiz ajudou alguém e serve como pelo menos uma base de o que fazer, como e onde procurar o que comprar e essas coisas deste tipo.. ;D

estou vindo olhar seu post sempre que entro, assim como olho os posts de amigos.. é muito bom receber críticas (construtivas sempre, mesmo que sejam pro ou contra a minha opinião pois isso me ajuda a repensar a idéia que estava tendo.. ;D) assim como tento ajudar os colegas do fórum..

Perseverança e fé em deus que tudo um dia vai acabar e você vai estar num atoleiro levantando lama com um sorriso no rosto! :D isso é o que motiva muitos amigos do fórum.. e isso dá certo! pois um dia agente termina! :D

abração, e estarei te acompanhando sempre que der..

Pedrales
05/10/2010, 23:10
Galera, fui fala com o meu veio pra ele me libera um money para eu comprar a caixa e a susp. da kombi, e ele chegou dar risada da minha cara, dice que eu vou usar as originais mesmo.

Como faço para erguer a susp. e tentar que ela fique o mais assim l l possivel e se tenho que mexer na minha caixa.

A só lembrando que o meu fusca não e o 1600 q eu cheguei a mencionar anteriormente (este tinha tres veses mais multas do que o valor do proprio carro) o que eu ja desmontei e um 1500 ano 73 e freio a disco na diantera.

Galera eu queria usar um peneu 265/70 bolachudo na traseira e algum um pouco menor e mais para terreno misto na diant. (tipo 245/70)

Sera q eu concigo adaptar as rodas da s-10 no eixo do fusca...

Vou mandar uma foto da roda com o peneu da s-10 que eu iria colocar ele na frente...

Ela e do step da s-10 (peguei ele por que tava solto encima da caçamba e deu menos trabalho) e aro 15 e tamanho 225/75 do qual pretendo salvar uns 3 para a frente e o step, mas qual rada devo usar atras para por um 265/75 ou 255/75.

Ah e tambem tem que adaptar por q o fusca e 4 furos e a roda da s-10 e 5 furos, tem jeito...

Valeu pessoal e spero a ajuda de voces!!!

Denilson Maçaneiro
06/10/2010, 00:06
Cara essas rodas/pneus na traseira não vão ficar muito pesado pra caixa?
Pneus grandes são otimos mas acho que pode prejudicar sua caixa. Quebra!

oliveiraideal
06/10/2010, 01:39
se eu pudesse eu colocaria um pneu 12312313/12312343 entende?

pois seria um pneu do tamanho de uma duna inteira.. mas ai agente tem que ver pelo outro lado.. um pneu maior tem um "braço" de torque maior... explicando assim.. se você tenta rodar uma porca com as maos, se ela pára em qualquer lugar você não consegue roda-la.. estou certo?! mas ao pegar uma chave você faz o "braço de alavanca" que é a distância do braço vezes a força..

se vc tem a força de 10kgf e a aplica diretamente na porca, vai ter a mesma força.. se você usa um braço de 20 cm você tera uma força bastante multiplicada..

agora pensa nisso ao contrario.. você tem um pneu muito grande e precisa roda-lo com a ponta do eixo que sai da caixa.. a ponta de eixo não quebra.. pois ela é muito rígida.. mas agora imagina a força que a caixa tem que ter para poder rodar um pneu gigantesco?!

agora se você colocar um pneu pequeno demais, ele vai rodar em falso e não conseguirá ter aderência nenhuma.. tem de ponderar sobre isso!

ao tentar colocar um pneu, procura um tamanho intermediário! na minha gaiola eu pus um pneu 225 ou foi 235/75 raio 15.. ficou MUITO bom, bem grande e nem por isso ficou um tamanho exorbitante.. eu só não coloquei menor pois a minha caixa é a da kombi.. se eu tivesse com a minha caixa do fusca eu com certeza teria colocado um pneu menor, pois forcaria menos a caixa..

procura um pneu que se ajuste a você! por exemplo.. eu vou construir um reboque pra minha gaiola, e o tipo de terreno que eu andarei aqui é o de areia muito fina ou barro muito "difícil", entao escolhi um pneu 100% off road! que é o super cross da genius tires!

se você vai precisar andar daqui pra li na estrada para poder pegar um atoleiro, então poe um snake (é muito bom!) ou um pneu MUD (é mais off road igual ao snake mas também resiste muito ao asfalto!)

na frente tenta colocar um pneu grande e não tão grosso, pois pesará muito a frente.. tenta colocar um pneu de fusca mesmo, de raio 15 do fusca com certeza consegue encontrar esse pneu em qualquer ferro velho por uns 30 reais com o aro.. e ainda não precisaria adaptar a furação.. agora na traseira, tenta achar o chamado espaçador de roda.. ele muda a furação do fusca para do gol.. e tenta comprar 2 aros de ferro do gol ou algo assim raio 15 em sucata! daí você pega esses seus pneus que estão semi-lisos e leva os dois melhores que tiver que caibam no aro que você conseguiu, e manda recapa-los para a forma que quiser e que levou em conta da maneira que eu te disse aí acima! :D

e pronto! problema resolvido! espero ter ajudado.. pois eu demorei mais ou menso uns 2 meses procurando essa informação que disse aí em cima, e ainda "deveria" ter escolhido pneu MUD pra mim.. ;P mas nada que o tempo não cure! abraços!

Pedrales
06/10/2010, 12:01
Fala oliveira, seguinte estava pensando aqui comigo e acho que vou colocar essa roda da s-10 na traseira, essa do step e de ferro mas se eu não me engano as outras quatro são de liga leve e pesam menos por isso.

Vou colocar nassa roda da s-10 peneus 225/70/15, cuanto a recapar não sei se voce viu nos posts anteriores que eu moro no paraguay e aqui não existe recapação pois e mais barato comprar um peneu novo de uma marca chinesa (não e nem um firestone mais aguenta bem o tranco) do que recapar um usado.

Queria saber se tem como eu colocar a roda de 5 furos no fusca, como se faz esse espaçador ou onde compro um.

E na frente que roda posso colocar de 4 furos que suporte um peneu 175/70...

Aguardo a resposta de voces...

Abraços Pedro!!!

chuck
06/10/2010, 13:41
Pedrales a roda de 5 furos eu também queria fazer e como o léo disse num tópico que sempre vai cair um furo dos 5 na metade de um dos 4 , tipo pegando meia rosca e eu vi uma roda de triciclo dessa forma que ainda pegava metade de 2 :P meio perigoso .
Mais fácil trocar o centro da roda pela do fusca num torneiro e assim as 4 ficam iguais pois cabe o pneu que vc quer na dianteira na original .[]'s

Pedrales
06/10/2010, 18:46
Eu ja to vendo aqui com um amigo meu que ele fes uma adaptação para colocar rodas de carro em um quadriciclo, ficaram boas mas ele não conseguia passar dos 50 km/h, então ele as tirou e voltou a usar as rodas do quadriciclo que são de 4 furos.

Amanhã vou na casa dele para ver como estão e ele esta querendo 150,00 R$ nos quatro espaçadores, que que ces acham...

E da minha configuação de peneus 225/75/15 mais off road na traseira, e 175/70/15 uma configuração mais mista com menas garras...

E pessoal ouvi diser que da pra colocar um compressor no motor (desculpa a burrice), mas como e que se instala e como é e o que ele muda em questão de desempenho no motor...

Abraços Pedro!!!

leobnaval
07/10/2010, 00:28
Pedrales a roda de 5 furos eu também queria fazer e como o léo disse num tópico que sempre vai cair um furo dos 5 na metade de um dos 4 , tipo pegando meia rosca e eu vi uma roda de triciclo dessa forma que ainda pegava metade de 2 :P meio perigoso .
Mais fácil trocar o centro da roda pela do fusca num torneiro e assim as 4 ficam iguais pois cabe o pneu que vc quer na dianteira na original .[]'s

Exatamente, Pedrales, esquece essas rodas da S10 ainda se fosse no cubo da kombi 5 furos teria como adaptar a furação, mas sendo o do fusca o máximo que se consegue e adaptar 4 ou 6 furos, prefira as rodas de 4 furos e de melhor ainda se for com a furação original, uma roda original 15 de fusca se acha facilmente nos ferro velhos e da pra usar tanto este oneu 225/75 R15 como menores na diant. ou ainda o modelo original do fusca que é alto e fino.

Não tem que alterar nada, fica seguro e barato.

Abraços, Leo

oliveiraideal
07/10/2010, 00:30
Cara aqui tambem não tem quem recape os pneus.. Então comprei perto ( + - ) dai.. Saiu 250 cada pneu e uns 160 de frete.. Cara.. O pneu tem como você pegar o aro do fusca mesmo ( um aro 15 fino, porem de bom estado) e utiliza-lo com o seu pneu sendo que tem de por câmara de ar.. E outra coisa.. Procura no mercado livre que você acha " espacador do fusca" e então manda para alguém na fronteira e depois vai pegar.. Seria uma boa.. Outra coisa.. Você poderia tentar procurar um outro aro que coubesse o pneu do fusca ou ate mesmo um aro com uma furacão de 4 furos menor pois dai seria somente alargar o furo ate que coubesse, levar num torneiro ou algum soldador para fazer o fechamento da parte que não precisa ou algo do gênero .. Ou procura qu vende aro ou meche com freio, e pergunta se o cara muda a furacão do tambor do fusca.. Só escolher uma alternativa..

E em relação ao blower eaton m24 do fiesta ele só precisa ser devidamente instalado.. Ficar alinhado com a polia especial, ter a sua taxa regulada, uma " tubulação " especial ou uma que agüente pressão e pronto.. :)

Abracos!!

vinijost
07/10/2010, 00:38
Cara aqui tambem não tem quem recape os pneus.. Então comprei perto ( + - ) dai.. Saiu 250 cada pneu e uns 160 de frete.. Cara.. O pneu tem como você pegar o aro do fusca mesmo ( um aro 15 fino, porem de bom estado) e utiliza-lo com o seu pneu sendo que tem de por câmara de ar.. E outra coisa.. Procura no mercado livre que você acha " espacador do fusca" e então manda para alguém na fronteira e depois vai pegar.. Seria uma boa.. Outra coisa.. Você poderia tentar procurar um outro aro que coubesse o pneu do fusca ou ate mesmo um aro com uma furacão de 4 furos menor pois dai seria somente alargar o furo ate que coubesse, levar num torneiro ou algum soldador para fazer o fechamento da parte que não precisa ou algo do gênero .. Ou procura qu vende aro ou meche com freio, e pergunta se o cara muda a furacão do tambor do fusca.. Só escolher uma alternativa..

E em relação ao blower eaton m24 do fiesta ele só precisa ser devidamente instalado.. Ficar alinhado com a polia especial, ter a sua taxa regulada, uma " tubulação " especial ou uma que agüente pressão e pronto.. :)

Abracos!!
Oliveira, você acaba de ganhar um prêmio, por ser o usuário que respondeu a centésima resposta... uasdhasduashu

Cara, é só pegar o aro que vc quer.. soldar nele uma chapa de 10mm, e refazer a furação..

Claro que tudo feito no torno.

Abraços

tjmthiago
07/10/2010, 08:42
é adaptar furação de roda é complicado se fica um milimetro fora, da muito ploblema, o melhor é correr atrás de uma roda de fusca mesmo aro 15 que é facil facil de achar.

Pedrales
07/10/2010, 13:01
Pessoal, fui ver o espaçcador do meu amigo e ele não vai dar certo,estou pensando em trocar o cubo do fusca pelo da s-10 para utilisar a sua roda, sera que vai dar certo, e como o faço...

Abraços pedro!!!

leobnaval
07/10/2010, 23:37
Pessoal, fui ver o espaçcador do meu amigo e ele não vai dar certo,estou pensando em trocar o cubo do fusca pelo da s-10 para utilisar a sua roda, sera que vai dar certo, e como o faço...

Abraços pedro!!!

Vai dar certo sim é só mandar usinar um estriado com as medidas da ponta de eixo do fusca no cubo da S10, isso se o da S10 não for maior no diâmetro interno, caso seja maior não vai dar pra utiliza-lo então você compra um tarugo de 1045 usina todo interno para encaixar na ponta de eixo do fusca e o externo você faz com a furação da S10 e depois manda para um tratamento superficial....

Depois você faz um orçamento do preço deste serviço :parede::parede: (com o valor deste serviço acho que da pra comprar um jogo de roda e pneus).

Sendo que uma ponta de eixo de fusca em ferro velho é uns R$ 30,00 :-D e roda 15 no máximo R$ 50,00 cada

Cara traduzindo você não tem a minima idéia do custo de tudo isso :parede::parede::parede:
Ainda mais se tratando de uma gaiola para dar uns passeios, isso tudo porque você quer usar a roda da S10, da pra usar essa roda, dá é viável, não, por isso esquece essas rodas :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Pedrales
08/10/2010, 00:25
Pessoal, calma aí que ta dando curto no meu sistema interno.

Leo, me disculpe mais to mais confundido ainda com essa historia.

Seguinte, me diga o que voce faria no meu lugar, usaria a roda da s-10 na traseira trocando o cubo, ou então trocando o miolo da roda, ou que roda voce colocaria ( lembrando que precisam comportar peneus 225/75/15 na traseira e 175/75/15 na dianteira)

Putsz como é que eu sou tão burro!!!!:oops::parede:

Pessoal e falando no assunto da caixa e irs da kombi, eu andei pensando e me lembrei que na minha cidade tem a policia civil onde o delegado e amigo do meu pai e eles tem uns quantos carros apreendidos a uns quantos anos la, e acho que se eu oferecer 100,00 R$ pro guardinha ele me deixa tirar umas peças.

Pedi para um amigo meu passar la e ele me disse que o guardinha falou para ele...

"Se voce quiser eu vou com voce la e te ajudo a tirar a suspensão, a caixa e o motor tudo junto, só tem que deixar a carcaça aí"

Se liga que o tiusinho ja queria me mandar ate o motor junto, o que voces acham, amahã passarei la para ver cuanto eles querem...

Boa noite!!!

tjmthiago
08/10/2010, 08:20
Amigo não faz isso.

por mais tentador que seja não faça, pensa e se fosse o seu carro lá.

monta com a de fusca que vc vai se divertir bastante ai mais pra frente aparece uma oportunidade de colocar irs e com certeza vai aparecer vc vai e coloca.

Está é minha opnião :concordo::concordo::concordo:

chuck
08/10/2010, 11:15
É Pedrales vc ta fazendo uma coisa que a maioria faz sem perceber rsrs
Complicar o que é simples !!!
Entra no mercado livre e lá tem as rodas de fusca com 6 , 7 , 8 e até 10 polegadas de largura e custam 179 cada , então deixa de tentar derrubar avião com bambú senão essa gaiola não sai do tópico hehehe .
Que aliás ta na décima primeira página e a gente ainda ta curioso pra saber o que c ta aprontando ...
Não sei se te ajuda mas a roda da gaiola é uma das últimas coisas pra se pensar amigo , as do fusca servem pra botar ela no chão e fazer todo trampo . No momento ''acho'' que voce deveria pensar na estrutura tubular e se concentrar em fazê-la senão num adianta ter uma roda e pneu dos ''bãos'' e uma estrutura mal feita ...
Não pensa muito não que senão cheira queimado aqui do outro lado do brasil rsrsr
Abraço !!!

leobnaval
08/10/2010, 13:05
Pedrales é simples compre as rodas aro 15 original do fusca pronto, e monte os pneus 225, ou o que você quiser desde que seja aro 15.

Quanto a esta questão do amigo de delegado e dar dinheiro pro guarda para tirar peças de veiculos apreendidos, eu prefiro nem comentar, simplesmente não vou mais responder este tópico....

JACKSOM
08/10/2010, 17:21
olha, se vc conseguir a suspenção e caixa daquele jeito, não perca tempo, se vc não comprar vem outro e compra, e tbm esses carros ficam la apodrecendo e acabam virando sucata e depois eles fazem leilões e vendem a preço d banana, ai a gente vai comprar do ferro velho e só na caixa o cara ganha pra comprar umas duas kombis, não é tão feio assim não, agora concordo com o Chuck, não adianta ter roda e não ter gaiola, foca em fazer a gaiola e depois melhora, se ficar tudo pronto, depois não tem mais o q fazer, eu particularmente gasto mais tempo mexendo do que andando...

é isso aí, sucesso

Pedrales
11/10/2010, 12:07
Ola gete, primeiramente gostaria de pedir deculpas a todo o pessoal do fórum, se acabeia ofendendo alguem com meus ultimos post's, gostaria de pedir desculpas principalmente aos amigos ( se me dão liberdade de chamarlos assim) tjmthiago y leobnaval sobre o assunto das peças com a policia, decidi manter as do fusca mesmo, e vou seguir o que disse o amigo chuck e vou começar logo a faser a estrutura...

Encomendei hoje de manhã os tubos, 2 quadrados de 10x10 cm. e 2mm de espessura, e 5 tubos redondos de 2" e 2mm de espessura, vão chegar amanhã, pessoal eu não tenho soldadeira mig e nem entortadora de tubos, por isso decidi faser toda a gaiola em uma tornearia de um amigo do meu pai que me fes um baita descontaço, ele ira faser toda a estrutura com a solda mig, a adaptação das rodas e tambem ele tem um mecanico que trabalha com ele que ira me ajudar a faser toda a parte mecanica, a única coisa que ele não vai faser e a pintura, que farei em outro amigo meu aqui no meu bairro, o cara do torno vai me cobrar ao todo 1.000,000 R$, um pouquinho caro para mim mais vai ser bom por que eu não entendo nada de mecanica...

Amanhã volto a postar e tambem colocarei as fotos do meu chassi ja jateado de areia e o começo da estrutura...

Té mais tarde pessoal!!!

Pedrales
11/10/2010, 12:56
A pessoal esqueci de uma coisa, sabado desci para o sitio para buscar os amortecedores da s-10, os parafusos estavam todos enferrujados e eu não tinha aqule liquido removedor de ferrugem, passei umas 2:30 h. embaixo da s-10 para tirar os amortecedores, e quando os tirei vi que estavam cansados e sem preção, chinguei até a sombra da caminhoneta de raiva por ter perdido tanto tempo embaixo dela por nada:parede:

Enfim terei que comprar outros, o que voce me sugerem....

Abraços!!!

chuck
11/10/2010, 13:12
Vai depender da suspa que irá usar , eu uso os de fusca originais pois tenho facão , mas aqui ja vi usarem de D-20 e MB 608 se não me engano .
[]'s

genhero
11/10/2010, 18:14
ola amigo, vai depender do peso do seu projeto, a minha com aproximadamente 580kg esta com os originais (novos cofap) a 3 anos, guerreando quase todo fds e aguenta mto bem ok... são bem baratos... e uso biscoito 225x75x15"... se maiores ai muda ok...

Pedrales
11/10/2010, 19:00
Cara, a minha vai ser meio gordinha que nem o dono, mas ou menos uns 700 kg. presumo eu, mas não tenho certesa!!!

Pedrales
21/10/2010, 20:43
Ola pessoal, continuo na parte mecanica, ja estou fasendo os adaptadores juntos com um off-set para as rodas 5 furos quais comprei os peneus 225/75/15 diant. e 255/75/15 tras.

Agora as duvidas como faço para reparar e melhorar os freios traseiros que são a tambor e os dianteiros que são a disco, ambos originais do fusca 73...

Outra coisa os amortecedores do fusca estão estragados, pensei em deixar eles no facão so para segurar o eixo no lugar e os da s-10 presos no eixo e na estrutura de ferro, outra coisa, o fusca não tem aquela historia de mola de facão que trabalha o facão para baixo, tem que trocar, reparar ou se pelo menos isto existe...

O escapamento 4x1 estou pensando de faser eu mesmo, como o faço...

Obrigado e abraços!!!:lol::grin:

Pedrales
01/11/2010, 11:57
Ola Pessoal, passei um bom tempo fora e vou continuar assim por mais ou menos um mes, estou de provas finais e estou com pouco tempo para mecher na minha gaiola...

Estou postando as fotos dos adaptadores da roda q o pessoal veio me falando q seria mais facil comprar uma roda 4 furos mas a mais barata q achei era 850,00 R$ e eu ainda teria que faser o espaçador por causa da largura dos peneus que me sairia 500,00 R$, uma facada no bucho:evil:...

Então tive a :idea: ideia mais simples do mundo, fis os espaçadores e só os furei com as medidas da furação da roda da s-10, :dance: economisei 850 pila, e ficou bom, fai quebrar a roda mais não quebra os espaçadores...

Abraço e té mais :D!!!

chuck
01/11/2010, 12:24
Te falei das rodas de fusca com off set negativo no mercado livre por 179 reais cada ?
Vc escolhe de 6 até 10 polegadas ...
Tá na cara que vc fez esses espaçadores pra ficar com essas rodas bonitas hehe
Tomare aguente o tranco pois vai ficar como uma roda virada ao contrário praticamente , pela distancia dos cubos ...
Agora só testando Pedro !
[]'s

leobnaval
02/11/2010, 11:32
A idéia dos espaçadores foi boa, agora da pra usar as rodas que tanto queria, a bitola traseira vai ficar enorme com estes adaptadores...

[]s

BrunoHolz
02/11/2010, 17:35
Ola Pessoal, passei um bom tempo fora e vou continuar assim por mais ou menos um mes, estou de provas finais e estou com pouco tempo para mecher na minha gaiola...

Estou postando as fotos dos adaptadores da roda q o pessoal veio me falando q seria mais facil comprar uma roda 4 furos mas a mais barata q achei era 850,00 R$ e eu ainda teria que faser o espaçador por causa da largura dos peneus que me sairia 500,00 R$, uma facada no bucho:evil:...

Então tive a :idea: ideia mais simples do mundo, fis os espaçadores e só os furei com as medidas da furação da roda da s-10, :dance: economisei 850 pila, e ficou bom, fai quebrar a roda mais não quebra os espaçadores...

Abraço e té mais :D!!!
cara, esses pneus não vao ficar mto pesados não?

genhero
02/11/2010, 18:48
kara, naum gostei disso ae!!! a roda vai fica no lugar mas naum é um bom projeto pra trilha... mas isso é o ultimo a se preocupar, primeiro vem a estrutura... e kde as fotos dela???

Pedrales
21/03/2011, 21:10
Ola pessoal, aqui estou eu de novo, apos muito tempo voltei e pretendo terminar meu projeto.

Primeiramente gostaria de pedir desculpas ao pessoal do blog pelo tempo q passei fora, fiquei 3 meses fora, trabalhando em uma fazenda no Mato Grosso.

Novidades, voltei para minha cidade e comecei a correr atras de terminar o meu projeto. Mas a decepção, não consegui encontrar ninguem q dobrase os meus tubos de 2", so encontrei um cara na cidade visinha q queria o preço q eu paguei pelo propio fusca!!! :-x

Então fiquei puto da cara e decidi simplificar, de gaiola mudei para baja, ja arranquei os paralamas da minha lataria, comprei um assoalho novo e so me falta montar um encima do outro.

Agora as duvidas:

1-Os reforços, como, quanto e onde colocarlos.

2-A suspensão, como ele vai ficar mais gordinho, quero saber como adaptala.

3-O motor, eu estou com o motor e a caixa do meu fusca ainda, 1500 73 com filtro a ar, mas o cabeção aqui teve a grande ideia de jirico :parede:, de colocar rodas de S-10 e peneus muito maiores do que o meu fusca tenha visto antes, quero saber como regular, se posso modificar alguma coisa no motor e a regulagem do carburador.

Bom e isso pessoal, espero q me ajudem, aguardo respostas.

Pedro:concordo::concordo::concordo:

oliveiraideal
21/03/2011, 23:23
Cara, tenta ver como fazer um santo antonio por dentro.. procura pelos kits já prontos.. deve ter gente que venda um usado que sirva muito bem pra você.. outra coisa.. os pneus tu pode tentar usar um alargador e jogar os pneus mais pra fora e só cortar os para lamas, ou usar sem mesmo.. agora se ficar pegando na lataria tenta diminuir eles um pouco.. se eu fosse fazer algo assim eu teria retirado a lataria, dado AQUELE trato nela, feitos as tubulações que ajudem em caso de acidente, fixação dos cintos, painel, etc.

então, poe de lado a lataria, e trabalha somente com o chassis do fusca, faz umas barras (compra feitas é claro!) e compra 1 chapa de aço galvanizado de uma espessura boa a fim de que não seja também muito fina pois pode causar mais dores de cabeça do que coisas melhores... enfim.. mão na massa!

boa sorte! :)

autodemolidora
27/03/2011, 20:12
Boa noite.
Não quero te desiludi, mas eu fiz isso, usei a carcaça do Fusca e fico uma bateção infernal, é uma escola de samba andando e sem fala de peso, muito lataredo, a visibilidade é terrivel, Fusca não tem janela, tem escotilha...
Migrei pruma gaiola, ta quase pronta.
Quanto a tubo, usei o que tinha parede grossa e menor valor, 30 reais a barra de 6 metros, vo ver certo as medidas e posto aqui, achei ele bem forte, tem q se pendura em 3 numa alavanca de 2 metros na dobradeira pra curva-lo.
Mas isso é minha opinião, eu me arrependi, mas vc derrepente tenha sorte.
Abraço.

César J.S
11/12/2013, 23:23
Pedrales na gaiola não tem a necessidade de erguer a susp dianteira , mas se quiser é catraca invertida um manga sobreposta , tem varios tópicos aqui sobre isso .
Direção costumam usar do uno pela praticidade de adaptar , mas a de fusca quebra uma floresta também .
Agora quanto aos tubos galvanizados não recomendo !!!
Além de ser uma m... para soldar , fica uma solda sem garantia de eficiência , eu uso tubos de aço norma din de 1'' e 1/4 de parede 3 mm , pesa pouca coisa a mais , 23 kg cada barra isso contando as 8 que gastei dá no máximo 200 kg de tubo , levinho de tudo e resistente amigo , reveja todos os detalhes antes de começar , se eu tivesse feito isso teria economizado tempo e $$ também , boa sorte na empreita !

[]'s
Amigo, esses tubos na norma DIN são os mesmos usados em portões, esses de serralheria mesmo ou são tubos especiais?