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Ver Versão Completa : Duvida: instalacao amortecedores Pro Comp na Ranger



Texas Ranger
10/09/2010, 19:59
Ola,

Comprei um par de amortecedores procomp para a minha ranger 2001 4x4, e tenho uma pergunta aos que ja instalaram este amortecedor. O amortecedor veio com todas as buchas e parafusos na caixa, mas parece que nao tem o suporte inferior, aquele que liga o amortecedor na bandeja com dois parafusos (foto).

Alguem sabe me dizer se essa peca e reaproveitada do amortecedor que ja esta instalado na ranger?

Texas Ranger
10/09/2010, 20:13
Acabei de descobrir que os amortecedores que comprei da Garra 4x4 estao errados. O codigo da caixa (aplicacao correta para ranger 2001) nao bate com o codigo no corpo do amortecedor (ranger ate 97).

Agora so me resta devolver esta tranqueira e tentar receber o produto correto.

samukanvas
10/09/2010, 22:37
Amigo, certamente o amortecedor da procomp vem com tudo para ser instalado. Tenho o ES1000 na minha ranger 2000 4x4 e veio tudo certinho :concordo:

Qualquer dúvida só me pedir uma foto!

Abs

Texas Ranger
11/09/2010, 17:59
Amigo, certamente o amortecedor da procomp vem com tudo para ser instalado. Tenho o ES1000 na minha ranger 2000 4x4 e veio tudo certinho :concordo:

Qualquer dúvida só me pedir uma foto!

Abs

Beleza. Agora e ter paciencia para chegar o amortecedor correto (ta em falta no BR...). Instalei uma chave da barra de torcao nova, vinda dos EUA, e o carro ficou show. Subiu as 2' e o carro ficou macio como um Landau (quase...), quando comparado com apertar a barra com a chave original instalada.

Quero os Procomp para ter os 2 CM de curso adicional que eles tem, mas to quase instalando os prolongadores de amortecedor que vieram no kit da chave da barra de torcao.

Anthoniusnikos
11/09/2010, 18:43
Quanto pagou no cj desses amortex + frete ?

E essa chave de torsão nova ? Qual a diferença da original ? Bota uma foto delas.

Anthon

Walter L. L. Casitta
11/09/2010, 18:43
Beleza. Agora e ter paciencia para chegar o amortecedor correto (ta em falta no BR...). Instalei uma chave da barra de torcao nova, vinda dos EUA, e o carro ficou show. Subiu as 2' e o carro ficou macio como um Landau (quase...), quando comparado com apertar a barra com a chave original instalada.

Quero os Procomp para ter os 2 CM de curso adicional que eles tem, mas to quase instalando os prolongadores de amortecedor que vieram no kit da chave da barra de torcao.

Essa coisa que você instalou nas barras é um nivelador de suspensão e não um lift de suspensão. Usado como lift é gambiarrra e a geometria da suspensão vai pro espaço.

Texas Ranger
11/09/2010, 19:13
Essa coisa que você instalou nas barras é um nivelador de suspensão e não um lift de suspensão. Usado como lift é gambiarrra e a geometria da suspensão vai pro espaço.

Morei por muitos anos nos EUA e isso e o que todo mundo poe nas Rangers, quando nao querem gastar dinheiro com o jeito certo (body lift ou suspension lift). Quanto a geometria, minha preocupacao era a cambagem, e ela ainda ficou dentro da especificacao...

Estou ciente das limitacoes (perda de curso pra baixo, risco de desgaste maior nas homocineticas), mas uso minha picape atento a estes limites. Nada de levantar voo com a picape:grin:. A perda de articulacao dianteira e compensada ate certo ponto pela articulacao fantastica que a traseira da ranger tem (a minha nao tem barra estabilizadora traseira...) Quem assistiu o filminho de Castelhanos que eu postei aqui pode ver o quanto aquele eixo traseiro tem de curso

Como minha praia sao expedicoes e trilhas leves ate medias, estou feliz com a aquisicao. Em anexo foto da maquina com a peca instalada (+ snorkel, rodas 15 x 8, pneus 31 e lamina adicional traseira)

Abraco a todos

Texas Ranger
11/09/2010, 19:19
Quanto pagou no cj desses amortex + frete ?

E essa chave de torsão nova ? Qual a diferença da original ? Bota uma foto delas.

Anthon

Esse eu trafiquei na mala e nao perdi para a SRF no aeroporto (ao contrario dum bloqueio numa outra vez...) Essa chave de torcao nova muda o angulo que ela agarra na barra de torcao, comparado com a original.

A propria Ford dos EUA usa chaves de torcao diferentes, dependendo do ano. As rangers 4x4 americanas mais novas sao MAIS BAIXAS que as antigas. Tem muito gringo arrancando a chave de torcao das rangers zero bala deles e pondo a das 2001, 2002...

Anthoniusnikos
11/09/2010, 23:35
Muito lindona ficou essa sua Ranger.
Estou atraz de um estribo; um sto.antonio preto discreto e dois faróis de milha iguais a sua; o snorkel ainda não pensei. Mas, essa frente mais alta ficou bala. Estive vendo os preços para levantar um pouco mais a frente da minha, e os suportes não saem por menos de R$ 1000 pilas. Se essas barras ou chaves de torsão não dão problemas, só resta saber de são mais em conta que os bodylift da Adams, ou outro que ofereça segurança.

Porém, essa regulagem das barras no limite pode oferecer perigo, segundo já muito discutido aqui no fórum em:

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49533

Parabéns texano.

Anthon

Texas Ranger
11/09/2010, 23:47
Nao sei se entregam no Brasil, mas aqui esta o link da peca que instalei:

http://www.readylift.com/c-171-ford-ranger-1998-2010-4wdedge-225.aspx

Dai poe frete + 60% II + 18% ICMS (brasileiro e rico, pode pagar imposto:-x)

Anthoniusnikos
12/09/2010, 00:05
Se a empresa garante que a chave de torsão dura o tempo de vida da viatura, e oferece segurança; levando-se em conta que parece ser uma empresa idônea... Então, o preço de $ 230,00 (R$ 400,00 e poucos pilas) é um bom preço, quando comparado com os R$ 1.000,00 dos bodylift do nosso mercado.
A propósito, o Edin fez o seu bodylift na unha. O que significa que não é tão difícil assim. :mrgreen: Deve ter gasto uns R$ 75,00 se não me falha a memória. :pensativo:

Anthon

TylerNTL
12/09/2010, 06:24
Como minha praia sao expedicoes e trilhas leves ate medias, estou feliz com a aquisicao. Em anexo foto da maquina com a peca instalada (+ snorkel, rodas 15 x 8, pneus 31 e lamina adicional traseira)

Abraco a todos

Vi na sua assinatura que vc está usando pneus Kumho.
Já tem eles a quantos kms?
Alguma reclamação ou comentário?

Está chegando a hora de trocar os meus e estou tendencioso a testar uns Kumho, 31 qualquer coisa 70% asfalto...

Pequeno jr
12/09/2010, 09:55
A propósito, o Edin fez o seu bodylift na unha. O que significa que não é tão difícil assim. :mrgreen: Deve ter gasto uns R$ 75,00 se não me falha a memória. :pensativo:

Anthon

Acho que ele gastou R$ 450,00

Anthoniusnikos
12/09/2010, 10:33
Bom, Pequeno, se o Edin não trabalhasse de graça para ele mesmo, teria que acrescentar: + uns R$ 450,00 de MO, já incluso os encargos sociais + 40% de carga tributária, e já chegaríamos aos valores dos bodylift do mercado nacional.
O que será que precisamos para podermos concorrer em qualidade e preços com os produtos norte-americanos !^ Com os ling-ling já sabemos.

E aí Tyler, já está com os pneus carecas !^ No meu caso, antes fossem só os pneus que insistem em crescer na pança ! :mrgreen:

Anthon

Walter L. L. Casitta
12/09/2010, 10:35
Bom, Pequeno, se o Edin não trabalhasse de graça para ele mesmo, teria que acrescentar: + uns R$ 450,00 de MO, já incluso os encargos sociais + 40% de carga tributária, e já chegaríamos aos valores dos bodylift do mercado nacional.
O que será que precisamos para podermos concorrer em qualidade e preços com os produtos norte-americanos !^ Com os ling-ling já sabemos.

Anthon

Compra o BL do Adams. É muito mais bem construindo que o americano...

Walter L. L. Casitta
12/09/2010, 10:45
Morei por muitos anos nos EUA e isso e o que todo mundo poe nas Rangers, quando nao querem gastar dinheiro com o jeito certo (body lift ou suspension lift). Quanto a geometria, minha preocupacao era a cambagem, e ela ainda ficou dentro da especificacao...

Estou ciente das limitacoes (perda de curso pra baixo, risco de desgaste maior nas homocineticas), mas uso minha picape atento a estes limites. Nada de levantar voo com a picape:grin:. A perda de articulacao dianteira e compensada ate certo ponto pela articulacao fantastica que a traseira da ranger tem (a minha nao tem barra estabilizadora traseira...) Quem assistiu o filminho de Castelhanos que eu postei aqui pode ver o quanto aquele eixo traseiro tem de curso

Como minha praia sao expedicoes e trilhas leves ate medias, estou feliz com a aquisicao. Em anexo foto da maquina com a peca instalada (+ snorkel, rodas 15 x 8, pneus 31 e lamina adicional traseira)

Abraco a todos

Por que então, não comprou logo um BL lá no USA que custa mais barato, menos de U$100,00?

Anthoniusnikos
12/09/2010, 10:53
Mais baratos que as chaves de torsão !^

Walter L. L. Casitta
12/09/2010, 11:24
Mais baratos que as chaves de torsão !^

O leveling Kit da Ranger que você chamam de "chaves de torção" custa U$100,00 e um BL de 2" os mesmos U$100,00. O Leveling Kit é feito só para a suspensão dianteira obrigando a comprar também o "add-a-leafs" para traseira.

Por menos de U$300,00 dá para comprar um BL de 3" completo lá no USA que é de longe muito melhor que modificar a suspensão.

Nava
12/09/2010, 14:26
No ebay fica o BL de 3" em 190 doletas...fiquei interessado.

Texas Ranger
12/09/2010, 18:40
Por que então, não comprou logo um BL lá no USA que custa mais barato, menos de U$100,00?

Body lift nao resolve meu problema. Queria apenas tirar o chassi do chao na frente e no meio, para emparlhar com a traseira mais alta. Ai teria que ser suspension lift, que e bem carinho, e impossivel de trazer na mala.

Com body lift e so o comeco da novela. Dai vem pneu 33 ou maior pra levantar o chassi, depois encurtar os diferenciais porque a picape nao anda mais, e por ai a fora...como alguns foristas ja relataram.

Meu plano sempre foi ficar nos pneus 31, pra nao ter que gastar com embreagem e diferenciais. Eu ja acho a embreagem da ranger uma m***a com pneus 31 e diferencial 3.73 (na lista para importar uma mais parruda).

TylerNTL
12/09/2010, 20:10
E aí Tyler, já está com os pneus carecas !^ No meu caso, antes fossem só os pneus que insistem em crescer na pança ! :mrgreen:

Anthon

Já faz uns 15.000 km que eles só rodam mais 10.000 km!

samukanvas
12/09/2010, 22:29
Beleza. Agora e ter paciencia para chegar o amortecedor correto (ta em falta no BR...). Instalei uma chave da barra de torcao nova, vinda dos EUA, e o carro ficou show. Subiu as 2' e o carro ficou macio como um Landau (quase...), quando comparado com apertar a barra com a chave original instalada.

Quero os Procomp para ter os 2 CM de curso adicional que eles tem, mas to quase instalando os prolongadores de amortecedor que vieram no kit da chave da barra de torcao.

Sei de que barra está falando. Realmente é a maneira de colocar o carro mais alto sem deixá-lo mais duro torcendo a barra. É uma boa opção se quer conforto :concordo:

Abs

Walter L. L. Casitta
12/09/2010, 22:48
...Realmente é a maneira de colocar o carro mais alto sem deixá-lo mais duro torcendo a barra. É uma boa opção se quer conforto...

Vocês estão enganados, endurece sim. Mais uma vez, pra quem não entendeu a função dessa coisa:

Isso é feito para nivelar a suspensão. Isso não é um lift. Foi feito para nivelar a suspensão quando não é possível só com o aperto dos parafusos. Como acontece quando se instalas acessórios pesados na frente da Ranger, como Guinchos e para choques tabulares...

Do mesmo jeito que quando apertando os parafusos, estrangula o amortecedor e é isso que faz a suspensão endurecer.

Pô pessoal, isso já foi mais do que discutido no passado. Tem todo registrado no fórum. Isso já foi condenado aqui no passado...

samukanvas
12/09/2010, 22:52
Opa, acho que eu errei sim. Eu fiz confusão com uma barra estriada que tem pra ranger em vez de sextavada :putz:

Abs

Pequeno jr
13/09/2010, 08:41
O leveling Kit da Ranger que você chamam de "chaves de torção" custa U$100,00 e um BL de 2" os mesmos U$100,00. O Leveling Kit é feito só para a suspensão dianteira obrigando a comprar também o "add-a-leafs" para traseira.

Por menos de U$300,00 dá para comprar um BL de 3" completo lá no USA que é de longe muito melhor que modificar a suspensão.

O meu fí .. da para vc ir postando os links tbm??? Faz o serviço completo.

Putz .. esses meus funcionários viu ... tenho que ensinar tudo :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ou seja, colocando esses Kits + um bom amortecedor como este procomp .. ficaria show de bola a viatura

Walter L. L. Casitta
13/09/2010, 10:34
O meu fí .. da para vc ir postando os links tbm??? Faz o serviço completo.

Putz .. esses meus funcionários viu ... tenho que ensinar tudo :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ou seja, colocando esses Kits + um bom amortecedor como este procomp .. ficaria show de bola a viatura

Pô, depois desse tar de Google esses trem de link num pricisa mais...

Pequeno jr
13/09/2010, 10:58
Pô, depois desse tar de Google esses trem de link num pricisa mais...

Tão vendo .. que insulto .. pqp ... isso é justa causa e corte sumária.

Deixa uma triton ou uma ranger mirar para o lado do DF ... vou pegar o retrovisor delas.

Texas Ranger
13/09/2010, 21:40
Tem sim os ES9000 cara, os meus estão chegando na segunda :concordo:

Sei de que barra está falando. Realmente é a maneira de colocar o carro mais alto sem deixá-lo mais duro torcendo a barra. É uma boa opção se quer conforto :concordo:

Abs

Em que loja voce os arrumou? os 9185XX que eu preciso estao "sem previsao" na loja que me vendeu os errados. Justica seja feita, ja me devolveram o dinheiro. Gente seria e outra coisa.

samukanvas
13/09/2010, 22:20
Em que loja voce os arrumou? os 9185XX que eu preciso estao "sem previsao" na loja que me vendeu os errados. Justica seja feita, ja me devolveram o dinheiro. Gente seria e outra coisa.

primeiro eu usei um ES1000 por uns 3000km. Nada a reclamar, mas eu tô carregando muito peso e precisando dos nitro pra ajudar no que der. Teve semana de eu subir carregado pro sítio com mais de 700kg umas 4-5 vzs.

Abs :concordo:

Texas Ranger
01/10/2010, 18:12
primeiro eu usei um ES1000 por uns 3000km. Nada a reclamar, mas eu tô carregando muito peso e precisando dos nitro pra ajudar no que der. Teve semana de eu subir carregado pro sítio com mais de 700kg umas 4-5 vzs.

Abs :concordo:

Levei os amortecedores Procomp no mecanico para instalar. Unica duvida em com relacao as borrachas superiores. Elas sao bem mais grossas que as do amortecedor original, mas, como a rosca superior nao tem limitador, o pessoal da loja apertou bastante o parafuso superior, deixando essas borrachas bem espremidas, com as laterais "redondas". E assim mesmo, aperta ate o talo? (as borrachas perderam metade da altura)

samukanvas
01/10/2010, 18:24
Levei os amortecedores Procomp no mecanico para instalar. Unica duvida em com relacao as borrachas superiores. Elas sao bem mais grossas que as do amortecedor original, mas, como a rosca superior nao tem limitador, o pessoal da loja apertou bastante o parafuso superior, deixando essas borrachas bem espremidas, com as laterais "redondas". E assim mesmo, aperta ate o talo? (as borrachas perderam metade da altura)

Elas são assim mesmo. São grandonas. Tudo normal :concordo:

Essa borracha não pode ficar muito espremida não a ponto dela se estragar, mas as laterais ficam levemente arredondadas sim. Tenta tirar uma foto pra eu ver.

E de resto? Como está se saindo sua ranger?

Abs

Texas Ranger
01/10/2010, 19:30
Elas são assim mesmo. São grandonas. Tudo normal :concordo:

Essa borracha não pode ficar muito espremida não a ponto dela se estragar, mas as laterais ficam levemente arredondadas sim. Tenta tirar uma foto pra eu ver.

E de resto? Como está se saindo sua ranger?

Abs

Fora a pequena duvida tecnica acima, os novos amortecedores, apesar de serem bem mais duros que o Monroe Gas que estavam instalados, fizeram a picape ficar bem mais macia na cidade. Agora falta testar os dito-cujos na estrada.

Amanha eu te mando as fotos so pra ter certeza que as borrachas nao estao muito apertadas.

samukanvas
01/10/2010, 23:27
Fora a pequena duvida tecnica acima, os novos amortecedores, apesar de serem bem mais duros que o Monroe Gas que estavam instalados, fizeram a picape ficar bem mais macia na cidade. Agora falta testar os dito-cujos na estrada.

Amanha eu te mando as fotos so pra ter certeza que as borrachas nao estao muito apertadas.

Mais duros na mão, certo? Tipo ao abrir e fechar na mão?

Perto do motorcraft (monroe gás) que tá no meu carro no momento deu a mesma percepção. Mas é das válvulas do amortecedor. Tanto que no carro o comportamento foi diferente da sensação, certo?

Vamos falando!!

Respondi teu e-mail sobre a dúvida da numeração :concordo:

Abs

OBS: Coloquei os motorcraft de volta pra voltar a ter a referência do original. Quando eu mudar pro ES9000 eu vou notar mais a diferença que do ES1000 que eu usava.

Walter L. L. Casitta
01/10/2010, 23:37
O amortecedores Rancho dianteiros são mais duros que os originais mesmo na posição mais macia.

Os traseiros são mais macios. A Ranger se comporta como se estivesse levando uns 100Kg de carga, mas fica com a estabilidade comprometida.

Mesmo assim eu ando com os dianteiros na 2º posição do ajuste e os traseiros na posição mais macia...