PDA

Ver Versão Completa : Pneus 7.50x16 vs 33"



Carvalho
28/03/2005, 12:16
Segundo Leopoldo,

Uma série de fatores pode causar a fratura do eixo, ou melhor, semi-eixo traseiro:
"1- O uso de pneus maiores na largura - quanto maior o pneu, maiores as chances disso acontecer".
Baseado pela analogia acima: o pneu 7.50x16(corrigido) causaria menos danos aos terminais, rolamentos , semi-eixo e afins... que os 33" já que esse é bem mais largo. Ou é a mesma coisa???

Eduardo Velo
28/03/2005, 12:41
Lógico que os 7.00 x 16 causariam bem menos manutenção ...
mas quem consegue andar com esses pneus ??
Aqui por volta de Sampa as trilhas estão " detonadas " pelos Frontieras e asseclas de pneuzão ae vc vai pegar um barrinho com pneu original fds , tá fud... pq só vai dar pra passar com pneuzão ...

Estou recuando , passei a usar os 31" no lugar dos 33" , justamente pra baixar a manutenção , sei que vou sofrer um pouco mais nas trilhas , mas uso guincho e fica até + divertido ...

SE puder manter 7.00 x 16 acho que seria bem melhor pro teu bolso e pra vtr ...

[]s...

Pagani
28/03/2005, 13:31
Lógico que os 7.00 x 16 causariam bem menos manutenção ...
mas quem consegue andar com esses pneus ??
Aqui por volta de Sampa as trilhas estão " detonadas " pelos Frontieras e asseclas de pneuzão ae vc vai pegar um barrinho com pneu original fds , tá fud... pq só vai dar pra passar com pneuzão ...

Estou recuando , passei a usar os 31" no lugar dos 33" , justamente pra baixar a manutenção , sei que vou sofrer um pouco mais nas trilhas , mas uso guincho e fica até + divertido ...

SE puder manter 7.00 x 16 acho que seria bem melhor pro teu bolso e pra vtr ...

[]s...

Quem sabe agora eu veja a Jabiraca penar em algum obstáculo !!!! :lol:


Pagani

Eduardo Velo
28/03/2005, 13:41
Pagani fiz uns testes básicos e em terra seca com erosão não deve mudar muita coisa , no asfalto mudou muito , sem ruido ... , mas ainda estou me adaptando ao novo tamanho do pneu ... Falta ver como fica com chuva , aí o bicho pega ...

Como está a Caranga ?? já saiu da UTI ??

[]s...

Carvalho
28/03/2005, 14:12
Vou corrigir o item da pergunta. Na realidade me refiro ao 7.50x16

elcio
28/03/2005, 14:28
idem


[]´s

marcelo nunes
28/03/2005, 17:25
Com o Pneu 31" o comportamento em chuva no asfalto deve melhorar em relação aos 33", se a banda for similar, pelo simples princípio de que quanto mais largo o pneu, maior a aquaplanagem. (menor pressão de contato)

Com relação aos 750x16 (que eu uso em 2 dos 3 CJ's), depende do seu uso, pois também há ganho enorme na leveza da direção (não preciso usar caixa hidráulica), no consumo de combustível e no desempenho em asfalto (menor atrito de rolamento e menor peso do conjunto).

Só que o carro atola só de eu falar a palavra "areia", justamente pelo mesmo princípio aplicado quanto à aquaplanagem (pressão dos pneus sobre o solo = peso do veículo dividido pela área de contato). Como os pneus "pressionam" mais forte a areia, o carro afunda...

Eduardo Velo
28/03/2005, 18:16
Com o Pneu 31" o comportamento em chuva no asfalto deve melhorar em relação aos 33", se a banda for similar, pelo simples princípio de que quanto mais largo o pneu, maior a aquaplanagem. (menor pressão de contato)...

Marcelo , andava muito bem na chuva com os BF MT 33" , apesar de maior largura 12,5" em relação ao atual que é 10,5" , os BF tem boa saída de água , escolhi esse Hankook Z36 por isso tbm , tem canais de saída de água bem definidos , já peguei chuva com ele e passei em poças de água e por enqto tudo bem , quero ver chuva pra valer mesmo como fica , tanto no asfalto como na lama ...

[]s...

Pagani
28/03/2005, 18:20
Pagani fiz uns testes básicos e em terra seca com erosão não deve mudar muita coisa , no asfalto mudou muito , sem ruido ... , mas ainda estou me adaptando ao novo tamanho do pneu ... Falta ver como fica com chuva , aí o bicho pega ...

Como está a Caranga ?? já saiu da UTI ??

[]s...

AE !!!

Já vi tudo ... vou continuar a ver a Jabirca brincando nas trilhas.. Pelo menos já sei quem vai me puxar na próxima... (ferias pro Lubento).

A viatura ainda fica mais um tempinho na UTI, mas agora está no processo de revisão geral dos eixos da rural, e ainda estou estudando quais amortecedores colocar, mas isso resolvologo que os eixos estiverem instalados...

Agora estou na dúvida se mantenho os meus pneus ou troco por algo mais agressivo...


Pagani
Só inventando

Eros
28/03/2005, 19:11
Aproveitando..... :roll:

O tamanho do 7.50x16 (no diametro) é equivalente ao 33' x15 :?: :roll:
E o correspondente 7.00 é equivalente ao 31' :?: :roll:

Valeu :!:
:D

Eduardo Velo
28/03/2005, 19:56
Eros , 7,50 x 16 é equivalente a 31" em medida , mas na pratica acaba sendo 32 " e o 7.00 x 16 = 30" em medida , mas 31" na pratica , a tala tem influência nessas medidas ...

Pagani , NÃO TROQUE OS PNEUS , vc tem que pegar a manha da tocada do jipe , muda traçado da trilha , usa mais reduzida , te vira ... , mas não troca os pneus não ...

Vc está com eixos de Rural ?? isso muda a bitola um pouco , já vai pegar traçado diferente ...

[]s...

lostensos
28/03/2005, 21:09
eu que tava pensando em trocar meus argentinos 7.50x16 agora
to vendo que é bobeira né....
Axo eles na trilha muito bom...no asfalto não vibra tanto assim....

Agora um aro 16 do modelo Tork da Garra é baum?

7.50x16 ou 265/60 R16 ?

Grato

Pagani
28/03/2005, 21:58
Pagani , NÃO TROQUE OS PNEUS , vc tem que pegar a manha da tocada do jipe , muda traçado da trilha , usa mais reduzida , te vira ... , mas não troca os pneus não ...

Vc está com eixos de Rural ?? isso muda a bitola um pouco , já vai pegar traçado diferente ...

[]s...

AE !!

Não vou nem discutir... Os pneus não saem da viaura... Os eixo de rural esão sendo instalados.

Eu uso 265/65 R16, ele tem 87cm de altura por 25 de largura... Ele dá uma boa altura e nao detona muito os rolamentos...


T+

Pagani