Ver Versão Completa : TR4 - Correia dentada. Dúvida.
Caros,
Minha TR4 está com 50mil km e na revisão vou trocar a correia dentada.
Dúvidas:
1. Devo trocar tb a correia do alternador?
2. Devo trocar tb o esticador?
3. Trocar as correias da direção e do ar eu acho besteira, mas o que vcs acham?
4. Qual a marca recomendada de correia?
Valeu!
Abs
Lindóia
criparamos
10/09/2010, 14:25
Caros,
Minha TR4 está com 50mil km e na revisão vou trocar a correia dentada.
Dúvidas:
1. Devo trocar tb a correia do alternador?
2. Devo trocar tb o esticador?
3. Trocar as correias da direção e do ar eu acho besteira, mas o que vcs acham?
4. Qual a marca recomendada de correia?
Valeu!
Abs
Lindóia
Amigo..... se a km ja venceu pra trocar a correia dentada, é prudente trocar as outras tbem.... Por falar em troca de correias... to precisando trocar as minhas da l-200, alguem sabe onde encontro as tais correias no vale do paraiba, tendo visto que na autorizada mit naum da pra comprar... tenho um mecanico de confiança, mas se ja foi dificil encontrar uma lanterna, o que sera das correias...
enegreiros
10/09/2010, 19:01
Olá!
Também troquei a minha correia da minha TR4. liguei para a Mitsubishi e perguntei se eles tinham a correia. Como sempre, o preço de lá era astronômico!! Perguntei qual a marca da correia e o vendedor falou que era "original Mitsubishi". Eu falei que a Mitsubishi não fabrica correia, e fui insistindo até que ele me disse que a marca era Dayco. Procurei nas autopeças e comprei por quase a metade do preço. Pelo que me lembro não tem esticador pra dentada da TR4.
Se eu fosse você, aproveitaria pra trocar também as outras correias. Afinal. são 50.000 km...
Espero ter ajudado.
Caros, valeu pela resposta!
Correia dentada e do alternador eu vou trocar. mas as correias do ar condicionado e direção é que estou na dúvida.
Se as correias do ar e da direção estourarem dão prejuízo além da correia? Caso contrário só vale a pena trocar quando estiver bem velhinha, pq ninguém fica na estrada sem essas correias, não é?
A TR4 não tem esticador? Certeza? Vou verificar isso tb.
Abs
Lindóia
criparamos
13/09/2010, 14:34
Correia dentada e do alternador eu vou trocar. mas as correias do ar condicionado e direção é que estou na dúvida.
Se as correias do ar e da direção estourarem dão prejuízo além da correia? Caso contrário só vale a pena trocar quando estiver bem velhinha, pq ninguém fica na estrada sem essas correias, não é?
Abs
Lindóia
Kra... se vc vai trocar uma... troca logo tudo... elas tem a mesma km, vc vai pagar uma mao de obra só. se vc trocar hoje a dentada e amanha estourar as outras... vai pagar outra mao de obra....
Se estourar a da direção, vc vai ficar sem assistencia hidraulica, ou seja, vai ser preciso subir em cima da direçao para virar. se estiver na estrada de noite... ai ja viu né....
chris_scub
14/09/2010, 12:05
Amigos, seguem os modelos das CORREIAS do AR-CONDICIONADO e do ALTERNADOR da TR4 2.0 - 16V - ano 2003 a 2008.
- Alternador 4kp0775 (acha em qq autopeca, tb usada na linha palio 1.5)
- Ar-condicionado 5kp1320 ou 5kp1325 (tb acha em auto pecas)
Dica, quando trocar a dentada, troquem essas tb, que sao POLY-V e o rolamento esticador do ar-condicionado.
Caso uma delas quebrem em uma viagem, vc vai ficar na mao, certeza!!
Se for o alternador nao vai carregar a bateria e o modulo de ignicao e injecao consome toda bateria. Se for a do ar-condicionado, que é a mesma da direcao, voce vai forcar todo sistema da direcao hidraulica, podendo romper mecanismo interno e vai sair caro a brincadeira.
Fica ai a dica!!
Abs a todos!!
Chris - Scub (Jundiai-SP)
TR4 2005
chris_scub
14/09/2010, 12:10
Aproveitando as questoes acima:
- As correias sao fáceis de achar, mas o Rolamento Esticador (Ar-Condicionado) dificil achar.
Se alguem souber onde encontrar em SP (fora da concessionaria) sera de grande ajuda.
Valeu!!
TR4 - 2005
Marcio Medina
14/09/2010, 21:24
A correia dentada da TR4 possui tensor. Sempre, na troca da correia, é altamente recomendada (talvez obrigatória) a troca do tensor.
Para quem quiser tirar as dúvidas: www.alternativa4x4.com.br - essa loja vende a grande maioria de peças pra Mit, inclusive pra TR4. Procurem o Cesar, mestre em TR4. Lá tem as correias, tensor, filtros, rolamentos, pastilhas de freio e muito mais.
Abs,
Cordiais saudações!
No manual de manutenção da TR4 a troca da corrreia dentada é com 80.000 Km.
Cordiais saudações!
No manual de manutenção da TR4 a troca da corrreia dentada é com 80.000 Km.
Isso mesmo! A troca de correia dentada da TR4 é com 80.000 km. A troca deverá acontecer entre os 40.000 ou 50.000 km se a viatura for muito utilizada em trilhas ou em altas rotações por período de tempo muito longo, ex: viagens em altas velocidades com giros constantes acima de 4.000 rpm.
arlei_vitara
22/09/2010, 13:14
Abs
Lindóia
:parede: :parede: :parede: cara tú tá em duvida em gastar meia duzia de trocados numa correia da DH ???? Vende a TR4 e compra um Mille................correia da DH estourada, na hora errada, é no minimo um baita susto (mas pode ficar beeeeeeeeeem mais caro do que um susto apenas).
Na boa, tira o escorpião do bolso e faz logo o serviço que tem de ser feito !
MARCELOLUCHESI
22/09/2010, 13:40
:parede: :parede: :parede: cara tú tá em duvida em gastar meia duzia de trocados numa correia da DH ???? Vende a TR4 e compra um Mille................correia da DH estourada, na hora errada, é no minimo um baita susto (mas pode ficar beeeeeeeeeem mais caro do que um susto apenas).
Na boa, tira o escorpião do bolso e faz logo o serviço que tem de ser feito !
HAHAHAHAHAHAHAHAHA essa do escorpião foi boa!!!! Mas é verdade se for para economizar não troque nem a dentada.
E ai Arlei, vai encarar outro Vitara ou GV ou Novo GV? Ou vai partir para uma TR também?
Abs
Marcelo
carlos cardoso
22/09/2010, 22:27
Achei estas duas matérias sobre substituir correia + tensionador + rolamento. Achei interessante, será que se aplica ao TR4?
Ai vão os links:
http://www.dzai.com.br/blogdoboris/blog/borisfeldman?tv_pos_id=67417
http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=40949&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml
abraços
Carlos Cardoso
Isso mesmo! A troca de correia dentada da TR4 é com 80.000 km. A troca deverá acontecer entre os 40.000 ou 50.000 km se a viatura for muito utilizada em trilhas ou em altas rotações por período de tempo muito longo, ex: viagens em altas velocidades com giros constantes acima de 4.000 rpm.
Caros,
No manual da minha (2008/2009) está escrito que a troca deve ser feita aos 50 mil km. Antes disso, só verificação e juste e troca se necessário. Não há diferenciação entre uso severo ou não no caso de correia. Talvez tenham mudado isso nas posteriores, não sei.
A troca com 90mil é feita na revisão programa que deveria chamar na verdade revisão PRO ENGANADO, já que não contempla quase nada do que o manual recomenda fazer.
abs
Lindóia
HAHAHAHAHAHAHAHAHA essa do escorpião foi boa!!!! Mas é verdade se for para economizar não troque nem a dentada.
E ai Arlei, vai encarar outro Vitara ou GV ou Novo GV? Ou vai partir para uma TR também?
Abs
Marcelo
Não é uma questão de economizar dinheiro. Já ouviram falar em "3Rs"? Reduzir, reutilizar e reciclar.
O manual não recomenda a troca de todas as correias juntas. Por isso a dúvida.
abs
Lindóia
Lindóia, no manual do proprietário traz a troca aos 50.000, na minha também é assim, mas, o manual técnico que fica à disposição das concessionárias traz a troca aos 80.000 km. A mesma coisa acontece com o fluído da transmissão automática que passou de 50.000 para 80.000 km sua troca. Ocorre que a Souza Ramos exagerava nas recomendações de manutenção preventiva o que tornava as revisões dos Mitsubishi aqui no Brasil extremamente caras. Acho, não sei, apenas deduzo, que possa ter havido um “puxão de orelha” dado pela sede japonesa. Quanto à troca na metade da quilometragem quando o uso da viatura é extremamente severo, não é uma recomendação de fábrica, mas sim uma postura mais cautelosa por parte de alguns proprietários.
Fernando Massad
24/09/2010, 18:42
AACL,
vá em frente e não esquente com grosseria desnecessária, vlw?:concordo:
Caros,
Valeu pelas informações! Vou trocar as correias (todas) e o óleo dos diferenciais e caixas transmissão/4x4.
Acho que vale mesmo a pena já que quero ficar com o carro um bom tempo. Ela ainda tem muitas expedições pra encarar.
Abs
Lindóia
Cordiais saudações!
Que me desculpe o Sr. que aparece nos videos no blog sugerido neste tópico, mas já pensaram em trocar a correia dentada e não trocar o tensionador e rolamento, e depois de alguns kms ir tudo pra cucuia... inclusive motor?
Um rolamento é uma peça de desgaste, ela não dura para sempre. Bem como não dá sinais de degaste, quando trava, já era.
Vc troca a correia dentada com 50 ou 80 mil km e o tensionado/rolamento vai durar quanto? 100 ou 160 mil?
Desculpem me, mas minha opinião é que deve-se fazer a troca do conjunto, por questão de segurança e prevenção. (Já viram trocar o disco de embreagem sem trocar o platô? mesma coisa).
Marcos Paiva
23/10/2010, 09:58
Amigos, seguem os modelos das CORREIAS do AR-CONDICIONADO e do ALTERNADOR da TR4 2.0 - 16V - ano 2003 a 2008.
- Alternador 4kp0775 (acha em qq autopeca, tb usada na linha palio 1.5)
- Ar-condicionado 5kp1320 ou 5kp1325 (tb acha em auto pecas)
Dica, quando trocar a dentada, troquem essas tb, que sao POLY-V e o rolamento esticador do ar-condicionado.
Caso uma delas quebrem em uma viagem, vc vai ficar na mao, certeza!!
Se for o alternador nao vai carregar a bateria e o modulo de ignicao e injecao consome toda bateria. Se for a do ar-condicionado, que é a mesma da direcao, voce vai forcar todo sistema da direcao hidraulica, podendo romper mecanismo interno e vai sair caro a brincadeira.
Fica ai a dica!!
Abs a todos!!
TR4 2005
Chris,
Você disse que esses modelos de correias servem as TR4 até 2008. Sabe me dizer se o modelo 2009 também usa esses modelos?
Senhores,
reabrindo a discussão da correia dentada, estou precisando trocar a minha e encontrei as seguintes opções:
Concessionária:
Correia Dentada -> R$ 255,00
Tensor da Correia dentada -> R$ 355,00 :shock:
Alternativa 4x4:
http://www.alternativa4x4.com.br
CORREIA DENTADA PAJERO TR4 - R$ 120,00
Marca: Dibianc Quilit
TENSOR CORREIA DENTADA PAJERO TR4 / IO
Preço: R$ 200,00
Marca: NTN (japones)
All Parts:
http://www.allpartsnet.com.br/
Correia Dentada Mitsubishi Pajero TR4 2.0 16v - 2004
Marca: Contitech - Alemanha
R$ 175,00
Rolamento Tensor Mitsubishi Pajero TR4 2.0 16v - 2004
Marca: GMB - Japão
R$ 110,00 :shock:
Estou tendendo a fechar negócio com a Alternativa 4x4 porque já foi recomendada aqui no forum, mas a diferença de preço do tensor está me impedindo ainda.
Gostaria de saber de vocês quais as marcas de correia e tensor que vocês usam na TR4 de vocês!
O serviço eu vou fazer na Autos e Rallye em Curitiba, me parece uma boa oficina, alguém costuma fazer a manutenção lá?
Senhores preciso ajuda principalmente de mecanicos de mitsubishi.
Estou precisando trocar a correia dentada da minha Tr4 , e comprei no site da miltfort Correia+tensor ,pois aqui na minha região não tem concessionaria da mitsubishi .
a questão é seguinte aqui na minha cidade tem bons mecanicos de volkswagen , posso levar o carro pra troca ou na TR4 tem algum misterio nesse tipo de manutenção...
Outro assunto seria a troca de oleo do cambio mecanico e do diferencial , efetuei a troca e coloquei o oleo
Óleo para Diferencial Autoblocante - 80w90 LS Ultragear da ipiranga
terei problemas com este oleo desde que não encontrei o castrol dynadrive ???
aguardo pessoal
Vantil Jr
26/08/2013, 13:04
Boa tarde, Senhores
Faz 1 mês mais ou menos que comprei uma TR4 2003 AT e fiz uma revisãozinha básica nela trocando inclusive as carreias e gastei R$1.800 sendo que os tensores 1 custou R$260 e o outro R$360.
Me desanimou um pouco pelo valor da manutenção.
jcdorini
26/08/2013, 13:50
Estou precisando trocar a correia dentada da minha Tr4 , e comprei no site da miltfort Correia+tensor ,pois aqui na minha região não tem concessionaria da mitsubishi .
a questão é seguinte aqui na minha cidade tem bons mecanicos de volkswagen , posso levar o carro pra troca ou na TR4 tem algum misterio nesse tipo de manutenção...
aguardo pessoal
Um bom mecânico faz e troca das correias sem nenhum problema, pois não existe macete nem ferramenta especial, porém tem que retirar o radiador para ter acesso a um parafuso.
Serviço de 2 a 3 horas.
Recentemente troquei as correias e o tensionador da dentada e gastei R$ 736,00 (R$ 276,00 de correias + R$ 200,00 de tensionador + R$ 80 de líquido de arrefecimento e água destilada + R$ 180,00 de M.O.).
Boa sorte.
JC Dorini/SP
Muito obrigado JC Dorini , alguem tem alguma opinião sobre o uso do óleo em questão ??
Será que vou ter q colocar a foto de uma loira em uma landrover no avatar e por o nome de mulher pra responderem minha singela dúvida ??? rsrrs
TOYOTA1964
27/12/2013, 23:13
to de feria na roça !! arrebentou a correia da DH e estou a 80 km de alguma cidade 30 km de terra. arrumei uma sobressalente mas não sei trocar. alguem ajuda.
TOYOTA1964
27/12/2013, 23:23
Outro assunto seria a troca de oleo do cambio mecanico e do diferencial , efetuei a troca e coloquei o oleo
Óleo para Diferencial Autoblocante - 80w90 LS Ultragear da ipiranga
terei problemas com este oleo desde que não encontrei o castrol dynadrive ???
aguardo pessoal
boas...sofro como mesmo problema de estar longe da concessionarioa ..meu tr4 2009 optei por aproveitar uma viagem e trocar na concessionaria. o Dynadrive é um óleo sintetico e não achei similar...o lubrax gold que se dizia similar pela petrobrás não é sintetico. depois vi alguns proprietarios de toyota e MIT falando de roncos por uso de óleo similar... por isso paguei 540 8 litros mais troca..troca cara R$ 240 R$300 8litros . tem que ser oleo GL 4 e GL 5 verifique nesse ipiranga. queria saber como troco a correia da DH a minha arrebentou na roça. a dentada devo trocar junto com o esticador tambem, talvez na concessionaria.
Marcelo-HPE
29/12/2013, 00:53
Geralmente há um parafuso esticador próximo a bomba de DH. , vc tem que folgar esse parafuso esticador , colocar a correia e apertar os parafuso esticador para tensionar a correia nas polias , mas não muito, vá apertando de modo que a correia fique toda esticada , depois só mais um leve aperto.
abs.
guinhote
15/01/2014, 21:18
Boa noite...
Somente para deixar registrado aqui. Estou trocando essa semana as correias do meu TR4 2003 AT.
Estou utilizando coreia dentada da Contitech e as correias do alternador e direção hidraulica/ar condicionado da Dayco.
Ambas são correias de primeira linha e muito boas. Segue códigos:
Dentada: Contitech: CT821
Alternador Dayco: 4PK 0775
Direção / Ar Dayco: 5PK 1352
Tenho também os códigos Contitech:
Alternador Contitech: 4PK 0780
Direção / Ar Contitech: 5PK 1350
Valeuuuuuuu
Troquei a correia dentada e o esticador da minha tr4 2005 COM 93 MIL a correia ainda estava intacta o esticador tinha um pouco de ruído mas sem folgas.
leoschautz
17/08/2015, 17:55
Boa tarde!
Tenho uma TR4 2010 e ja esta estourando a quilometragem para troca das correias! Você sabe se estes códigos servem para meu carro tambe? Lemnbrando que ele é uma TR4 2010 AT
Valeu!
Boa noite...
Somente para deixar registrado aqui. Estou trocando essa semana as correias do meu TR4 2003 AT.
Estou utilizando coreia dentada da Contitech e as correias do alternador e direção hidraulica/ar condicionado da Dayco.
Ambas são correias de primeira linha e muito boas. Segue códigos:
Dentada: Contitech: CT821
Alternador Dayco: 4PK 0775
Direção / Ar Dayco: 5PK 1352
Tenho também os códigos Contitech:
Alternador Contitech: 4PK 0780
Direção / Ar Contitech: 5PK 1350
Valeuuuuuuu
galera, aproveitando o topico, entre contitech e dayco, quals vcs recomendam?