PDA

Ver Versão Completa : Motor Perkins Checrolet D60



rguazzel
28/03/2005, 10:55
Olá pessoal, tudo bem??
Bom, é o seguinte, eu gostaria de saber se é possível adapatar o motor perkins do chevrolet D60 no CJ.

É isso aí...

Abraços...

Rafael Guazzelli - CJ5 65
Tranquera - Santo André - SP
"Jipe só é ipe se for JEEP"

Elmer_Jeep
28/03/2005, 12:50
Olá pessoal, tudo bem??
Bom, é o seguinte, eu gostaria de saber se é possível adapatar o motor perkins do chevrolet D60 no CJ.

É isso aí...

Abraços...



Meu amigo vc é louco :?: :shock:

Brincadeira, agora falando sério: o motor diesel do D60 é o Perkins 6357. Além de antigo é um motor enooorme e pesado.

Então pra ser sincero cara é uma adaptação inviável.

A não ser que vc esteja falando do caminhão C60 aí nesse caso seria o motor GM261 gasolina 4.5cc
Também acho q não vale a pena utilizar esse motor pois há muito tempo ele foi substituído pelo GM250, que é o mesmo dos opala e C20 sendo um motor mais compacto e potente.

[]'s :roll: cada uma...

rguazzel
28/03/2005, 15:57
Olá pessoal, tudo bem??
Bom, é o seguinte, eu gostaria de saber se é possível adapatar o motor perkins do chevrolet D60 no CJ.

É isso aí...

Abraços...



Meu amigo vc é louco :?: :shock:

Brincadeira, agora falando sério: o motor diesel do D60 é o Perkins 6357. Além de antigo é um motor enooorme e pesado.

Então pra ser sincero cara é uma adaptação inviável.

A não ser que vc esteja falando do caminhão C60 aí nesse caso seria o motor GM261 gasolina 4.5cc
Também acho q não vale a pena utilizar esse motor pois há muito tempo ele foi substituído pelo GM250, que é o mesmo dos opala e C20 sendo um motor mais compacto e potente.

[]'s :roll: cada uma...Ok Elmer, muito obrigado pela resposta, o motor q eu estou falando é exatamente esse, o Perkins 6357 da D-60 mesmo, é q um amigo meu tem um e falou q se servisse no jipe eu poderia pegar pra mim, foi por isso q eu perguntei, eu naum vi o motor e conheço muito pouco, por isso eu perguntei....

Mais uma vez obrigado pela resposta...

Abraços...

Rafael Guazzelli - CJ5 65
Tranquera - Santo André - SP
"Jipe só é jipe se for JEEP"

marcelo nunes
28/03/2005, 17:13
O Perkins 6357 do D60/ D70 tem a variante 6357.2 e depois passou a ser o Q20b6 usado nos D11000. Inclusive conta com a versão turbinada de fábrica.

Não é um motor tão antigo assim comparado com os motores Diesel que rodam por aí.

É contemporâneo dos MWM dos caminhões Ford e VW e tem uma variante de 4 cilindros, versões 4.236 e Q20b4, que foi utilizado nas D20 e nas Silverado aspiradas (só a turbo diesel é MWM) até 98.

O maior problema é o peso excessivo para um Jeep, é um motor de 5.8L de cilindrada! (357 polegadas cúbicas).

O C60/A60 usou o motor GM261, o mesmo da Veraneio, só até 1983. É um motor que tem mais torque em baixa que o GM 250 do Opala, mas que não gosta de girar a mais de 4000rpm. Já vi Rural com esse motor e não fica ruim não.

A partir de 84 o motor do C60/A60 era o GM250 do Opala (o 4100) , com comando, carburação e distribuição diferentes e opcionalmente o GM 293, de 4800cm3. Esse num Jeep deve ficar interessante. É basicamente o motor do Opala com maior cilindrada, torque maior, giro um pouco menor e movido a álcool.

Elmer_Jeep
28/03/2005, 19:03
Algumas das suas informações são muito válidas mas tenho q fazer algumas considerações...



O Perkins 6357 do D60/ D70 tem a variante 6357.2 e depois passou a ser o Q20b6 usado nos D11000. Inclusive conta com a versão turbinada de fábrica.

Essa variante q vc se refere trata-se de outro motor mais moderno e compacto que é o Q20B6354, esse sim tinha a versão turbo o TQ20B6354.


Não é um motor tão antigo assim comparado com os motores Diesel que rodam por aí.

O 6357 com injeção Indireta é algo bem primitivo.


É contemporâneo dos MWM dos caminhões Ford e VW e tem uma variante de 4 cilindros, versões 4.236 e Q20b4, que foi utilizado nas D20 e nas Silverado aspiradas (só a turbo diesel é MWM) até 98.

Os 4 cilindros(4236 e Q20B) não tem nada haver com o 6357, não compartilham nenhum componente.


O maior problema é o peso excessivo para um Jeep, é um motor de 5.8L de cilindrada! (357 polegadas cúbicas).

Concordo plenamente.


O C60/A60 usou o motor GM261, o mesmo da Veraneio, só até 1983. É um motor que tem mais torque em baixa que o GM 250 do Opala, mas que não gosta de girar a mais de 4000rpm. Já vi Rural com esse motor e não fica ruim não.

Ainda prefiro o 250 :lol:


A partir de 84 o motor do C60/A60 era o GM250 do Opala (o 4100) , com comando, carburação e distribuição diferentes e opcionalmente o GM 293, de 4800cm3. Esse num Jeep deve ficar interessante. É basicamente o motor do Opala com maior cilindrada, torque maior, giro um pouco menor e movido a álcool.

Os primeiros GM250 além do que vc falou tem também a taxa de compressão mais baixa nas versões aplicadas em utilitários.

O GM292 de 4.8cc é praticamente o mesmo 250 externamente, a maior cilindrada se deve ao tamanho dos pistões, camisas e bielas mais longas, e curso maior do eixo virabrequim.

[]'s :D

Gilbertojipeiro38
28/03/2005, 19:53
usei o motor 292 3 anos no engesa. parecia automatico nao precisava trocar marcha mas fazia 4 na estrada

marcelo nunes
28/03/2005, 23:32
Fui engenheiro de Produto da Perkins desde 1987 e fui o responsável pelo projeto externo e de todo o maquinário de manufatura destes motores quando a Perkins passou a ser a Iochpe-Maxion.

O 6357.2, 6358 e o Q20b6 são basicamente o mesmo projeto em bruto, com diferenças de usinagem e de periféricos. A planta de usinagem de componentes do 6354 e do Q20b6 são absolutamente idênticas.
Quando fizemos a planta do Q20b6, simplesmente copiamos a do 6354, mudando os códigos necessários.

O projeto em elevação do 6354, quando colocado sobre o do 6357.2, é idêntico também. Chegávamos a colocar o desenho de um dos motores em papel vegetal sobre o do outro para fazer modificações de detalhes.

O projeto básico do 4236 é o do 6354 com dois cilindros a menos, e o 6354 nasceu do 6357.2/6358. Os leigos não percebem as semelhanças com os motores já prontos e montados pois não conhecem a sequência de projeto.

O projeto do bloco e do cabeçote do Q20 b4 é integralmente o do Q20b6 com dois clindros a menos. Também boa parte do projeto foi feita da forma mais prosaica possível: colocando-se um desenho por cima do outro.

vitao8592
14/10/2011, 15:15
olá amigos, estou precisando do virabrequim do motor perkins 6357 para um trator. Preciso tambem do comando de válvulas. Não estou encontrando nem em goiania nem em uberlandia e região. Por favor, me avisem se souberem onde posso encontrar. Desde já, obrigado pela ajuda.

reslima
14/10/2011, 15:55
Se é pra ignorar e partir pra motor de caminhão, coloca um motor detroit 4-53n, tbem saiu em alguns D60. hehehehe
Abraço.

vitao8592
14/10/2011, 16:09
Se é pra ignorar e partir pra motor de caminhão, coloca um motor detroit 4-53n, tbem saiu em alguns D60. hehehehe
Abraço.

No meu caso preciso realmente das peças para o motor perkins, visto que no trator massey ferguson 95X ele tem função estrutural também. Em alguns tratores como o CBT, permitem que o motor seja trocado, ai muitas vezes o pessoal coloca o MO352 da mercedes. No meu caso preciso do perkão mesmo. Obg.