PDA

Ver Versão Completa : Lavagem do Motor da Picape

Imperador!
10/09/2010, 10:53
Pessoal,
Esse fim de semana foi fazer uma viagenzinha na picape e com certeza pegarei muita estrada de terra, vou até aproveitar pra testar o 4x4 do carro.

Só que no Ceará essa época do ano tá quase tudo seco, então estou imaginando que vou pegar muita poeira, em todos os lugares do carro.

Na segunda, quando for mandar lavar, tem algum problema mandar lavar o motor do carro junto ou tem algum tipo de dica ou procedimento especial para mandar lavar?

(Sei lá, são tantos sensores que fico apreensivo...)

ad.thomaz
10/09/2010, 11:48
Eu pra lhe ser bem sincero, dificilmente mando lavar o motor da minha, por conta de poeira, jamais. Mas a minha dica seria só a de se você mandar lavar, que seja com o motor frio.
:concordo:

Samir Matheus
10/09/2010, 13:48
não tenho picape 4x4, mas temos duas picapes pequenas (courier e montana), nacourier que a gente tinha antes dessa atual, andamos 3 anos, encalhei muuuuuitas vezes, andei 80% de sua quilometragem (70mkm) em estradas de chão, e nunca lavei o motor. Portanto, acho que deixa do jeito que tá, e só lava quando for vender.

GMC
10/09/2010, 14:49
Bom eu nunca mandei lavar motor de carro nenhum, fosse carro de passeio ou willys, no muito catava os matinhos que garrava e olhe lá...
Tenho receio de mandar lavar e os caras jogarem agua em algum lugar que nao deve....
E depois como diz um amigo meu , poeira e sujeira no motor ate que é bom , pq vira anti-vasamento...hehehe
Eu nao lavaria...:discordo::discordo::discordo:
[]'s

Fábio.F
10/09/2010, 14:51
Eu pego muito poeira. Eu não mando lavar, geralmente eu mesmo lavo, pois tenho mais cuidado que o lavador, que gosta de bater produtos químicos e tirar tudo na pressão.

Uso mangeira sem pressão, pincel, água e sabão. Às vezes jogo um queresone e até limpa alumínio. E retiro com água e sabão.

Ademais, lavo por exemplo de 3 em 3 meses, ou só se sujar muito de barro mesmo, ai lavo antes.

Também não lavo motor antes de viagem. Apesar que nunca tive problemas, mas melhor prevenir que remediar.

Esse ano lavei duas vezes.

Raposo
10/09/2010, 15:25
Eu lavo o motor sempre que necessário. Balde com água e detergente e um pincel grande. Depois bato água com a mangueira e pronto. Mas carro com injeção ou CR não acho legal não.
Abraços.

NGDaniel
10/09/2010, 15:43
Depois que tive problemas com carros pequenos (a long time ago) nunca mais mandei lavar motor... Nem na hora de vender... é bobagem, não valoriza o carro, arrisca estragar algum sensor, o serviço de lavagem é mais caro (quando o lavador se predispõe a lavar, pq tem uns que nem lavam) e, alem de tudo, nao faz qualquer diferença no visual da viatura...

essa é a minha opinião..

RGamaJr_4x4
10/09/2010, 15:55
É questão de necessidade. Eu mando lavar mesmo. Levo umas sacolinhas plásticas de supermercado para colocar na caixa de relês, por exemplo, e nunca tive problemas.
Impossível não lavar nunca, até porque já aconteceu da viatura aquecer um pouco porque as aletas do radiador estavam obstruídas por barro seco.

Já o motor eletrônico... o cuidado tem que ser redobrado.

mauro cesar trannin
10/09/2010, 19:35
Sempre mantenho meu motor limpo,com pouco esforço e pouca agua já fica brilhando!Motor limpo e sinal de motor saudavel,não esquenta,encontra-se possíveis vazamentos com mais facilidade,sem falar na estética.

LeoLeone
10/09/2010, 19:48
Sempre mantenho meu motor limpo,com pouco esforço e pouca agua já fica brilhando!Motor limpo e sinal de motor saudavel,não esquenta,encontra-se possíveis vazamentos com mais facilidade,sem falar na estética.

X2....Por acaso lavei o meu hoje. Lavo em casa mesmo, pulverizo oleo diesel ou querozene, aguardo um tempinho para diluir a sujeira e mando água com a vap. Como a minha é mecânica quase não tem sensores. Acho bem facinho lavar.

Abç

TylerNTL
10/09/2010, 19:56
Mesmo ciente de todo o blá, blá, blá sobre não lavar motor eu prefiro manter ele limpo.

Gosto de, "sempre que possível", fazer eu mesmo "toda" a manutenção. Em um motor sujo vc não consegue ver a origem de um vazamento, o estado de uma mangueira,etc nem dá para ajustar o débito da BI depois do almoço e ir direto trabalhar depois de uma simples lavadinha nas mãos.

Imperador!
10/09/2010, 22:37
Eu também gosto de manter o carro sempre limpinho, incluindo o motor.

Então o negócio é só ter cuidado mesmo e evitar mandar pressão no motor?
Talvez fosse bom proteger alguns componentes mais sensíveis, não?

O que seria recomendado proteger?

samukanvas
10/09/2010, 23:27
Eu lavo os motores dos meus carros e motos desde sempre. Mensalmente eu lavo faça chuva ou sol. E uso óleo por baixo dos carros e no motor tb. Óleo da shell para carroceria (esqueci o nome :putz:). Não cubro nada nem seco nada depois. Seca no calor mesmo.

Nunca tive problemas nem sequer de não pegar o motor. Acho que tudo tem a ver com a experiência do lava jato. Eu sempre levei na mesma pessoa e tenho a confiança que ele fará o melhor. Recomendo!!

Abs com motor limpinho!! :concordo:

CARLOS-BSB
11/09/2010, 07:45
Imperador, não tem problema nenhum. Quando fiz a revisão dos 70.000km na Ranger na concessionária Ford Slaviero daquí, lavaram com gosto de gás o motorzão da bruta sem dó. E estavam lavando também o motor de um EcoSport e de um Fusion também.
Perguntei se não tinha problema... Os caras são profissa. Manda água mesmo e fica um brinco.:concordo:
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/DSC00115.jpg?t=1284201708

guga100
12/09/2010, 00:32
Lavar o montor é tranquilo, é só tomar cuidado para n tocar um jato com muita presão em cima do sensor, e sempre com o jato a uma boa distancia, deixando o leque do jato bem aberto.
O meu pai possui uma Ranger 01, quando ele comprou o motor estava sujo, sabe aquela tampa do cabeçote? no começo eu pensava que éra pintado de preto oO, comprei um desengraxante no mercado que é um tipo de spray e é só pulveriza no local, espera 5 minutos e taca o jato, sai TUDO, sem esfrega nem nada =D, bem pratico.
O bom de lavar o motor é que querendo ou n vc ta ali vendo o motor por todos os angulos e pode achar algumas coisas que estão erradas, como borrachas resecadas, vazamento de óleo, conectores n muito bem encaixados.

Imperador!
12/09/2010, 09:48
Para quem estivesse com a mesma dúvida que, resolvi pegar o manual técnico do motor NGD 3.0E e localizar todos os sensores e o rail. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=67581)

O que vou fazer: colocar um saquinho protegendo esse componentes e o ECU e mandar água no motor.

Deve ser de ajuda a todos que ficaram com a mesma dúvida que eu

Pequeno jr
12/09/2010, 09:54
Qdo na minha tem muitas marcas de oleo devido a evaporação .... eu faço primeiro um jato de Diesel no motor na máquina e depois um jato de detergente com água diluido por algumas vezes.

Já lavei no passado com Solupan, mas não faço mais isso.

Anthoniusnikos
12/09/2010, 11:19
Só uso detergente puro; ou concentrado diluído em pouca água, mas a limpeza é feita na unha. Assim, evito colocar água nos sensores, conectores e parte elétrica. Dá mais trabalho mas é mais garantido.

Anthon

eduardo1968
12/09/2010, 12:05
X2....Por acaso lavei o meu hoje. Lavo em casa mesmo, pulverizo oleo diesel ou querozene, aguardo um tempinho para diluir a sujeira e mando água com a vap. Como a minha é mecânica quase não tem sensores. Acho bem facinho lavar.

Abç

Leo
Não aconselho usar óleo diesel, porque ele resseca as borrachas. Use somente querosene, depois lave com água e sabão e enxague.
Eduardo

Anthoniusnikos
12/09/2010, 16:45
Vai aí a dica do pessoal do Clubedodiesel: http://www.cadastroweb.com.br/projetos/mwm/

É necessário lavar o motor?
Publicado em Março 5th, 2009 Clube do Diesel Sem comentários

Muitos motoristas acreditam que lavar o motor do veículo contribui para sua durabilidade, mas a verdade é que o propulsor tem mais tempo de vida se não for lavado. Ao lavar o motor, principalmente equipado com sistema de injeção eletrônica, existe a possibilidade de entrar água nos conectores dos módulos eletrônicos, e isso pode ocasionar a queima de módulos e/ou componentes do sistema de injeção e até do filtro de ar. O risco de danos é ainda maior quando são utilizados jatos de água em alta pressão ou água quente. Além disso, lavar o motor quente com água fria também pode provocar trincas ou empenamentos de componentes.

Anthon

Maciel09
12/09/2010, 16:56
Eu não vejo nenhuma vantagem em lavar o motor do carro. A única que "pode" existir é, como já foi dito, na ora de vender. Contudo, mesmo assim, eu teria cautela, pois, se molhar algum sensor ou algo da parte elétrica, o arrependimento será certo.
Abç.

DiEgOsEiChIrLz
12/09/2010, 17:05
aqui em casa nunca lavamos o motor de nenhum carro. a uns 2 anos atras mandamos lavar o motor de um uno FIRE 2003 e vo te dizer, PIOR CAGADA QUE JA FIZEMOS. depois de uns 3 dias andando como carro normalmente ele começou a perder força(como se estivesse trabalhando fora do tempo) e morria algumas vezes do nada, depois de um tempo começou a morrer logo depois de dar partida.

tivemos que mandar pra um mecanico abrir o motor e limpar/trocar oleo, trocar sonda lambda q morreu,etc... resumindo : 1 semana com o carro parado.

depois dessa nunca mais.

Pequeno jr
13/09/2010, 08:38
Eu não vejo nenhuma vantagem em lavar o motor do carro. A única que "pode" existir é, como já foi dito, na ora de vender. Contudo, mesmo assim, eu teria cautela, pois, se molhar algum sensor ou algo da parte elétrica, o arrependimento será certo.
Abç.

A vantagem está em observar o motor e diagnosticar rapidamente possíveis problemas de vazamento.

guga100
13/09/2010, 16:47
manda lavar o motor fora geralmente( nem sempre) vai da problema, os cara mete o jato sem dó. Tem que usa o minimo de água, e espera um tempo antes de voltar a ligar o motor. Aqui em casa quando eu lavo o motor, costumo lavar no final de semana , eu lavo de manhã e só volto a ligar o motor a tarde.

Lava o motor de carro pequeno é mais complicado mesmo, pelo menor espaço do cofre do motor é mais comun "enpoçar" água, o cuidado tem que se redobrado em carro pequeno. Sempre usando o minimo de água possivel.

fverna
13/09/2010, 21:32
Desculpe-me ser contraditório, mas deixar o motor sujo pode causar muitos problemas, o barro dependendo do tipo pode empregnar em algumas partes que para tirar depois é froid.

Sempre que vou para barro mando fazer lavagem técnica que é muito diferente de serviço de lava rapido e vale a pena, mas quando é só pó ai não precisa, o prorpio vento com o tempo vai fazendo a limpeza.

Não dá para deixar emporcalhado, mas tb não dá pra mandar fazer no lava rapido da esquina né? Procure uma oficina especializada em 4x4 e solicite a lavagem tecnica para os caras. Quem entende sabe todo o procedimento e o que pode e o que nao pode, sem contar que se der algum problema na viatura os caras teoricamente tem a responsabilidade e não será o zé mané que vai brigar com o dono do lava-rapido que nao quer pagar a cagada do funcionario.

Esta é a minha opinião.

Abraço,

Flávio

JOFRAN
13/09/2010, 21:47
Caros Foristas,:)

Parece o Afganistão.Lá só se toma banho ao nascer e ao se casar.(sic.)
Conheci um jardineiro provecto e saudavel, cujo segredo era tomar banho aos Sábados.
Abs. Jofran.:concordo:

samukanvas
13/09/2010, 22:10
Desculpe-me ser contraditório, mas deixar o motor sujo pode causar muitos problemas, o barro dependendo do tipo pode empregnar em algumas partes que para tirar depois é froid.

Sempre que vou para barro mando fazer lavagem técnica que é muito diferente de serviço de lava rapido e vale a pena, mas quando é só pó ai não precisa, o prorpio vento com o tempo vai fazendo a limpeza.

Não dá para deixar emporcalhado, mas tb não dá pra mandar fazer no lava rapido da esquina né? Procure uma oficina especializada em 4x4 e solicite a lavagem tecnica para os caras. Quem entende sabe todo o procedimento e o que pode e o que nao pode, sem contar que se der algum problema na viatura os caras teoricamente tem a responsabilidade e não será o zé mané que vai brigar com o dono do lava-rapido que nao quer pagar a cagada do funcionario.

Esta é a minha opinião.

Abraço,

Flávio

Flavião, quanto vale o que chamam de lavagem técnica? Como é o procedimento?

Aqui no RJ uma boa geral com óleo, perfume, limpando as dobrinhas e atrás da orelha vale uns 80tão na ranger CD. E deixa ela um brinquinho du papai!! :mrgreen:

Abs

guga100
13/09/2010, 22:57
o fverna explica melhor como é feita essa lavagem técnica, o procedimento que eles fazem na hora da lavagem, e o preço que eles cobram ^^

Pequeno jr
14/09/2010, 16:53
o fverna explica melhor como é feita essa lavagem técnica, o procedimento que eles fazem na hora da lavagem, e o preço que eles cobram ^^

x3

Mesmas dúvidas. Nunca ouvi falar.

Nava
14/09/2010, 17:20
Acho que o cara desmonta o q pode ser desmontado e lava peça a peça....pra q serve isso? Primeira chuva adios $$$...

Guima-MS
02/06/2015, 18:50
Preciso lavar o motor da minha dakota , esta muito emporcalhado , em 2 anos , nunca lavei , a duvida e :

Sera que isolando o modulo , distribuidor e tbi com sacola plastica , posso mandar o conhecido roxao (de lava jato) , deixar agindo alguns minutos e logo apos mandar agua com pressao ?