PDA

Ver Versão Completa : Fumaça Motor 2.8 Hilux

schinzel
10/09/2010, 10:34
Srs.

Estou em busca de uma Hilux SW4 dos anos 1993 à 1995.

Aqui em Curitiba, já vi quase todas, pois estou aguardando retorno outras duas.

Acontece que a maioria tá judiada enfim, não atende os critérios que estou procurando.

Uma delas, achei bem bacana, aparentemente de lata esta muito boa, pequenas coisas para consertar, todas possíveis e aceitáveis.

Agora fazia um tempo que ela estava parada e quando conseguirmos ligar o motor por óbvio que saiu uma fumaça e depois parou.

Após um tempinho de funcionamento fui verificar o real estado do motor.

Na lenta esta tudo ok, fumaça normal etc..etc...
Mas quando eu dava umas aceleradas tipo acima de 2500 até 4000 giro, saia uma fumaça cinza/azulada, como se estivesse queimando óleo.

Fiquei decepcionado, mas continuei a verificar a Hilux aí mora minha dúvida.

Aos mais experientes, percebi que na saída da turbina tinha um óleo velho ao redor dela, que tinha escorrido e secado, não observei se continuava vazando, pois não fiquei muito tempo lá vendo e no coletor, saída do motor para turbina, na saída mais próxima do "corta fogo", não sei de qual cilindro é também tinha esse óleo velho ao redor (possível junta do coletor comprometida).

Agora pergunto, isso pode ser o retentor da turbina que foi para o vinagre ou seja, uma geral na turbina resolve o problema da fumaceira e óleo ou mais provável que o motor foi para o vinagre ?

Alguém pode me indicar uma oficina em Curitiba que possa avaliar a Hilux ?

Obrigado novamente,

Abraços...

schypula
10/09/2010, 10:46
voce pode levar no barracao do jipe em pinhais.

fala com o Sr Rogerio....

R. Mandaguari, 1309, 1309, Jardim Pedro Demeterco

88367461

ou Autos e Rallye

Avenida Presidente Wenceslau Braz, 1421 - Lindóia
Curitiba - PR, 81010-000
(0xx)41 3569-3552

elmestizo
10/09/2010, 12:13
ops...

Sinceramente, nunca vi hilux queimar oleo, todos os motores perdidos foram por falta d eagua..... pode ser bomba desregulada... um bom mecanico ajuda no diagnóstico!!!

Pitão
10/09/2010, 13:54
Schinzel,

fumaça azulada é queima de óleo e pode sim ser provocada por problemas de desgaste na turbina, mas também podem ser muitos outros problemas.

A melhor forma de ver se a turbina está jogando óleo para o motor é verificar a tubulação que leva o ar da turbina para o coletor de admissão. Nessa tubulação só deve passar ar, portanto se nesta tubulação tiver indícios de óleo, é sinal que a turbina está "cuspindo" óleo para dentro do motor.

Agora, sem dúvidas, o melhor a fazer é pedir a avaliação de um profissional de confiança e com conhecimento especializado no assunto.

[ ]s

schinzel
10/09/2010, 15:35
Schypula,

Valeu pelos contatos, irei falar com eles para combinar a possibilidade de avaliarem a Hilux.

Abs.

schinzel
10/09/2010, 15:39
Pitão,

Exatamente o que procuro, encontrar um profissional de confiança em Curitiba que possa me diagnosticar, não faço ideia de quanto óleo é necessário para fazer fumaça, mas que tem uma fumaça cinza/azulada, tem e é bastante quando acelera a Hilux.

Pelas observações que fiz na saída da turbina, já tem um "babado" de óleo na saída da mangueira que vai na admissão da turbina, também tem esse "babado" no coletor da saída do escape.

Valeu pelas dicas.

Abs.

luiz eduardosh
10/09/2010, 22:06
Um outro detalhe é que nesta faixa de ano este motor não vem turbinado, então vale a atenção redobrada para ver se a instalação foi feita com o motor em bom estado ou não.
Boa sorte na busca pelo carro e outra dica é paciência muuuuita paciência a minha foram dois anos para comprar, mas está valendo muuuito a pena :dance:

schinzel
10/09/2010, 23:10
Luiz Eduardo, xará

Obrigado pelas dicas, estou ciente de que turbinada "originalmente" são poucas, pois foram turbinadas na própria Toyota.

Obrigado pela boa sorte, estou procurando com calma, quero fazer um bom negócio o que tenho feito é procurar o máximo possível.

Obrigado,

Abs.

Alex-RJ
11/09/2010, 19:20
amigo, como você disse que estava parada um tempinho, mas esse tempinho é de quanto tempo, pode 5,10 anos. Óleo que esta dentro do motor, esta quanto tempo, concerteza, primeira coisa, era trocar óleo, e dar uma volta.

schinzel
12/09/2010, 00:47
Alex,

Segundo o vendedor da loja, a Hilux estava parada há aproximadamente 40 dias.

Pela minha avaliação, acreditei, pois tinha um pneu que estava bem murcho, a bateria que achei a NF no porta luvas já era e não tinha nem um ano ainda.

Estive conversando com alguns conhecidos que entendem de turbos e o que me foi comentado é que turbina quando já esta no final da vida, o caracol quente que costuma apresentar problema primeiro, pode despejar óleo direto no escapamento, causando a fumaça cinza/azulada.

O que me foi sugerido seria encontrar uma oficina em Curitiba que trabalha com turbinas e pedir para tirar a turbina e colocar outra igual e ver se o problema se resolve.

Resta saber a boa vontade da loja em querer fazer tudo isso.

Valeu Alex,

Abraços.

elmestizo
12/09/2010, 13:40
Ops...

Na duvida tira 2k do preço do carro... é o preço uma turbina cara!

abrass

schinzel
12/09/2010, 22:48
É o que pretendo.

Só quero ter certeza que é só a turbina.

Abraços.