PDA

Ver Versão Completa : Convergencia - Arrasta o carro ao estercar o volante

Botias
08/09/2010, 23:04
Boa noite amigos,

Sou novo no forum e também na viatura! Sou o mais novo feliz proprietario de um troller 2008 amarelo tunisia!
Estou satisfeitíssimo com o carro! Lógico, como Eng. da área automotiva vejo muitos potenciais de melhorias!

Mas vamos ao que interessa!

Primeiramente ao pegar o carro, percebi que a direcao estava levemente enrigecida, em passos e o carro puxava para a esquerda!

O que fiz... geometria, todos os angulos estavam OK! E continuava puxando!
Portanto, inverti os dois pneus dianteiros e o problema de puxar desapareceu!

A direcao enrigecida, resolvi trocando todos os reparos da caixa de direcao... Após sangrar todo o sistema, o carro ficou OK!

Meu problema agora, que nao sei até que ponto é normal, esta ao estercar o volante!
Meu carro arrasta a frente, é normal?

Penso neste momento se a caixa nao estiver bem dividida, aí fará com que um lado esterce mais que o outro, sendo este que esterca mais faca com que fuja da trajetoria de giro, arrastando o eixo dianteiro.
Irei fazer alguns testes!

Alguem aí pode me ajudar, com relacao se é normal um troller arrastar a frente ao estercar a direcao completamente?
Ou o carro permanece em sua trajetoria de giro?

Anteriormente peguei o carro e ele estava com divergencia de 2mm, o que alterei para uma convergencia de 1,3mm (0 a +1,5 conforme manual)!

Se alguem puder me dar uma luz, agradeco!

Forte abraco,

Botias

zeca_cj
09/09/2010, 01:16
Sabe se o eixo traseiro tem bloqueio automatico 100%?

se tiver, pode ser uma possibilidade...

Botias
09/09/2010, 07:34
O carro possuia o sistema Macrotorque de bloqueio do diferencial dianteiro por cabo! Mas foi retirado e voltado ao original!

Poderia ser aí um problema também!!! Caso a re-montagem nao tenha sido feita adequada!!!

Fato é: O carro nao deve arrastar... certo?

Abracos,

Bredes
09/09/2010, 08:58
Correto,
Ele só deveria arrastar ao esterçar todo o volante com a tração 4x4 ligada.
Com as rodas dianteiras liberadas não deve fazer isso.

O carro possuia o sistema Macrotorque de bloqueio do diferencial dianteiro por cabo! Mas foi retirado e voltado ao original!

Poderia ser aí um problema também!!! Caso a re-montagem nao tenha sido feita adequada!!!

Fato é: O carro nao deve arrastar... certo?

Abracos,

Botias
09/09/2010, 12:53
Hoje mandei o carro para verificar isso!

Penso em: - Caixa de direção mal dividida, aí para um lado deve esterçar mais que para o outro.. e quando se esterça demais, estaria fugindo do raio de giro, arrastando o eixo dianteiro!

Tenho outra dúvida, quanto ao diferencial dianteiro!

Ao acionar a roda livre, mas mantendo o carro em 4x2, sinto o carro mais amarradão para andar... é normal?
O 4x4 e reduzida estaõ acionando normalmente!

Martin Melcop
09/09/2010, 13:27
Sim é normal o carro ficar mais pesado, pois quando vc liga a tração todo o sistema passa a girar.

andrew
09/09/2010, 14:06
Hoje mandei o carro para verificar isso!

Penso em: - Caixa de direção mal dividida, aí para um lado deve esterçar mais que para o outro.. e quando se esterça demais, estaria fugindo do raio de giro, arrastando o eixo dianteiro!

Tenho outra dúvida, quanto ao diferencial dianteiro!

Ao acionar a roda livre, mas mantendo o carro em 4x2, sinto o carro mais amarradão para andar... é normal?
O 4x4 e reduzida estaõ acionando normalmente!

1- Caixa de direção "mal dividida" nao faz uma roda girar mais que outra, poderia fazer com que as duas girassem mais pra um lado doque pra outro, mas uma roda sempre gira o mesmo que a outra.

2- Carro amarradão com a roda livre desligada não é normal, pois o carda dianteiro teria que girar livremente, sendo que o esforço do conjunto necessário para isso seria irrelevante.

Conclusao: diante do exposto me parece que suas rodas livres estao travadas em 4x4, mesmo vc girando para posição 4x2. o mecanismo interno deve estar travado em 4x4. Experimente tirar as rodas livres e ver se o problemas acaba.

Botias
10/09/2010, 00:23
Boa noite Andrew,

Agradeco seus comentários!
Tenho apenas algumas observacoes!

1- Caixa de direcao mal dividida - sempre temos um raio da roda externa maior que o raio da roda interna, o que me referi é caso o conceito da suspensao tivesse um ponto limite, onde caso com a caixa de direcao mal dividida, fizesse extercar muito mais para a esquerda, os raios entre as duas rodas dianteiras nao estivessem concentricos. Isto provocaria entao o arraste.
Nao sei se compreendi bem o que vc escreveu, mas quanto ao giro da roda, sempre a roda externa à curva, gira mais rápido do que a interna! Motivo este, devido ao raio de curvatura ser maior da roda externa em relacao à interna. Quando o diferencial é 100% blocado, na dianteira, como mensionado acima, isto faz as duas rodas girar na mesma velocidade. E por isto, o carro nao faz curva.. pois a interna vai forcar sobre a externa uma vez que o raio é menor e por sua vez o percurso que ela tem que andar menor também!

2- OK..

Se minhas rodas livres estiverem travadas em 4x4, isto quer dizer que eu posso acionar internamente o 4x4 e deverá funcionar! Certo?
Este problema de roda livre com mecanismo travado é corriqueiro?

Abracos,

andrew
10/09/2010, 12:07
Exatamente, se as rodas livres estiverem travadas em 4x4 as rodas vao tracionar se vc acionar o 4x4 internamente, esse problema pode ser causado por barro ou ferrugem no interior das rodas livres, é comum se o carro for utilizado em trilhas com essas caracteristicas e o sistema de vedação nao estiver 100%. nesse caso é necessario desmontar o sistema fazer uma boa limpeza, lubrificar e trocar as juntas.

diniz
11/09/2010, 06:38
causa algum problema acionar o 4x4 e reduzida sem ligar as rodas dianteiras?

outro dia estava arrastando uma Pampa qdo cheguei numa rampa e patinei, so acionei a 4x4 reduzida e fui embora... cagada?

abs

Botias
12/09/2010, 18:11
Resolvido!!!!

Direcao mais pesada era ar no sistema!!! Sangrado e OK!

Arrasto da roda, era o batente da direcao que quebrou! (Parafuso Allen com contra-porca) aí a roda estercava demais e arrastava!!!!