PDA

Ver Versão Completa : CALIBRAGEM PNEU NIVA (pirelli chrono)



Jônatas M. Campos
08/09/2010, 14:59
Boa tarde pessoal. O meu niva está com os pneus (acho que reformados, pois não entendo muito) pirelli chrono 205/75r 16 - 110/108r, alguem sabe a calibragem que devo colocar tanto para asfalto quanto estradas de terra? Muito Obrigado

Girti
08/09/2010, 16:03
Boa tarde pessoal. O meu niva está com os pneus (acho que reformados, pois não entendo muito) pirelli chrono 205/75r 16 - 110/108r, alguem sabe a calibragem que devo colocar tanto para asfalto quanto estradas de terra? Muito Obrigado

Jonatas, no uso normal, devem ser seguidas as especificações do manual, independentemente do tamanho ou marca do pneu. Lembre-se que a pressão não é medida pelo tamanho ou diâmetro do pneus e sim pela pressão exercida pelo ar nas paredes internas do pneu. Ou seja, estamos falando de pressão de ar, e não de volume de ar. É claro que, se o pneu for maior que o original, haverá mais ar dentro dele, mas a pressão exercida por este ar deverá ser a mesma, que vem a ser de 25 libras na frente (pode ser 26, para aliviar um pouco a direção, mas não mais do que isto) e 24 libras atrás.
As exceções ficam por conta de situações como a de muito barro (baixa-se a pressão - até cerca de 10 libras, para evitar que o pneu saia da roda, se este for sem câmara - , que deve ser voltada ao normal logo que possível), de carro lotado (25 ou 26 na frente, 30 atrás) ou de longos trechos de estrada asfaltada (deve-se colocar 2 libras a mais em cada pneu, isto reduz o aquecimento dos pneus, fazendo com que a pressão dos mesmos sofra menos variações).

Nas estradas de terra, há um "dilema": se mantivermos a pressão de estrada (2 libras a mais), o carro vai pular mais e fazer mais barulho, mas os pneus estrão mais protegidos contra cortes e furos; se baixarmos a pressão ou a mantivermos sem alterações (ou seja, 25-26 na frente e 24 atrás), haverá um risco (remoto) de corte ou furo nos pneus. No meu caso particular, como os pneus de meu Niva são extremamente robustos, costumo manter a pressão em 26 (D) e 24 (T), mas se os pneus forem não forem reforçados, é melhor manter as 2 libras a mais. Acredito que os pneus que você mandou instalar sejam de carga (vans), portanto reforçados, neste caso, pode-se rodar nas estradas de terra com a pressão original.

[ ]s

Cursino
08/09/2010, 16:43
A propósito,

Gil, que medida de pneu que vc usa mesmo?
Acabei de colocar um jogo de rodas de suzuki com pneus 225/75-15. Achei que ficou muito bom, pelo menos se comparado aos enormes 6.50-16 que usava. Esses pneus ainda tem uns 5mm de borracha, mas já estou pensando em novos sapatos e estou pesquisando opções...

Abraços

Girti
08/09/2010, 17:05
A propósito,

Gil, que medida de pneu que vc usa mesmo?
Acabei de colocar um jogo de rodas de suzuki com pneus 225/75-15. Achei que ficou muito bom, pelo menos se comparado aos enormes 6.50-16 que usava. Esses pneus ainda tem uns 5mm de borracha, mas já estou pensando em novos sapatos e estou pesquisando opções...

Abraços

A medida dos meus pneus é.... 225/75 R15! :mrgreen: Mas eu apenas comprei pneus nesta medida porque o preço deles estava ótimo (comprei usados, mas com pouco uso), na minha opinião as medidas 205/75 R15 são mais adequadas, pois, além de saírem menos dos paralamas, são pneus um pouco mais estreitos, o que proporciona uma direção mais leve e uma ligeira melhora no consumo de combustível.

BACALHAU
08/09/2010, 18:46
... longos trechos de estrada asfaltada (deve-se colocar 2 libras a mais em cada pneu, isto reduz o aquecimento dos pneus, fazendo com que a pressão dos mesmos sofra menos variações).

...



:shock: :shock: :shock:

Meu caro Gil, de onde você tirou essa máxima?




...

Nas estradas de terra, há um "dilema": se mantivermos a pressão de estrada (2 libras a mais), o carro vai pular mais e fazer mais barulho, mas os pneus estrão mais protegidos contra cortes e furos; se baixarmos a pressão ou a mantivermos sem alterações (ou seja, 25-26 na frente e 24 atrás), haverá um risco (remoto) de corte ou furo nos pneus.
...



Outra que eu, confesso, não entendi.
Pneus com 2 libras a mais estão mais protegidos contra cortes e furos? :pensativo:

Girti
08/09/2010, 20:28
:shock: :shock: :shock:

Meu caro Gil, de onde você tirou essa máxima?

Como você deve saber, pneus sofrem aquecimento ao rodarem. É por isso que não se deve calibrar os pneus após rodar muito.

Ao rodarem por mais tempo, os 4 pneus sofrem esforços diferentes (mais curvas para um lado do que para o outro, pesos diferentes na traseira e na dianteira, etc...), tendendo a sofrer diferentes alterações de pressão. Num exemplo utópico, poderiamos iniciar uma viagem com 26 na frente e 24 atrás e, após, digamos, 100 Km, estar com as seguintes pressões (repetindo, é um exemplo utópico):

DD 28 / DE 27 / TD 27 / TE 25

Se o veículo ficar parado até os pneus esfriarem, as pressões irão retornar aos valores que estavam antes de iniciarmos o percurso.

Estando mais cheio, o pneu irá sofrer menos deformações (estará menos flexível), o que irá fazer com que seu aquecimento seja menor, o que fará com que as diferenças de pressão entre eles, após rodarem um trecho longo, seja menor.


Outra que eu, confesso, não entendi.
Pneus com 2 libras a mais estão mais protegidos contra cortes e furos? :pensativo:

Estando mais cheios, deformam menos, dificultando os cortes e a entrada de objetos pontiagudos. Qaunto às 2 libras, sim, elas fazem diferença, no caso do Niva, faça o teste em uma estrada esburacada ou em uma rua de paralelepípedos, rodando primeiramente com a pressão normal e depois com 2 libras a mais em cada pneu, acredito que você irá perceber a diferença. Entretanto, acredito que, se a especificação do fabricante for de mais pressão, como é o caso, por exemplo, de algumas picapes e SUVs mais pesados, as 2 libras provavelmente não serão perceptíveis, por representarem, proporcionalmente, uma diferença menor.

BACALHAU
08/09/2010, 23:00
Como você deve saber, pneus sofrem aquecimento ao rodarem. É por isso que não se deve calibrar os pneus após rodar muito.

Ao rodarem por mais tempo, os 4 pneus sofrem esforços diferentes (mais curvas para um lado do que para o outro, pesos diferentes na traseira e na dianteira, etc...), tendendo a sofrer diferentes alterações de pressão. Num exemplo utópico, poderiamos iniciar uma viagem com 26 na frente e 24 atrás e, após, digamos, 100 Km, estar com as seguintes pressões (repetindo, é um exemplo utópico):

DD 28 / DE 27 / TD 27 / TE 25

Se o veículo ficar parado até os pneus esfriarem, as pressões irão retornar aos valores que estavam antes de iniciarmos o percurso.

Estando mais cheio, o pneu irá sofrer menos deformações (estará menos flexível), o que irá fazer com que seu aquecimento seja menor, o que fará com que as diferenças de pressão entre eles, após rodarem um trecho longo, seja menor.
...


Sim, sei que os pneus esquentam ao rodarem e que isso faz com que a suas pressões se alterem (aumentem), a menos que estejam cheios com nitrogênio (N2).
Mas, o que faz os pneus esquentarem é o atrito dos mesmos com o piso e a própria temperatura do solo (asfalto/pedra/terra/...) e não deformações dos pneus. Até concordo que o pneu estando cheio acima de sua pressão nominal esquente menos, mas, devido à diminuição da superfície em contato com o piso (menos atrito). Por isso a direção fica mais "leve" também. Porém, é uma prática desaconselhavel tendo em vista o desgaste prematuro e desigual da banda de rodagem (gasta mais no centro) além de tornar mais fácil a derrapagem.





...

Estando mais cheios, deformam menos, dificultando os cortes e a entrada de objetos pontiagudos. Qaunto às 2 libras, sim, elas fazem diferença, no caso do Niva, faça o teste em uma estrada esburacada ou em uma rua de paralelepípedos, rodando primeiramente com a pressão normal e depois com 2 libras a mais em cada pneu, acredito que você irá perceber a diferença. Entretanto, acredito que, se a especificação do fabricante for de mais pressão, como é o caso, por exemplo, de algumas picapes e SUVs mais pesados, as 2 libras provavelmente não serão perceptíveis, por representarem, proporcionalmente, uma diferença menor.



Sei que duas libras de pressão a mais vão fazer uma enorme diferença em um veículo como o NIVA em um piso irregular. Vai pular muito mais.
Faz diferença até na minha F1000, estando ela vazia.
Só não concordo com a sua afirmação de que um pneu mais cheio dificulte um corte ou um furo. Muito pelo contrário.
Responda-me uma pergunta: O que é mais fácil de estourar, um balão (bexiga) daqueles de aniversário bem cheio ou um menos cheio?

Girti
08/09/2010, 23:23
(...)O que é mais fácil de estourar, um balão (bexiga) daqueles de aniversário bem cheio ou um menos cheio?


Comparar um robusto pneu de veículo 4x4 com uma bexiga de aniversário??? :shock: :putz: Bacalhau, desta vez, você se superou! :parede: :parede: :parede: :parede:

BACALHAU
08/09/2010, 23:57
Comparar um robusto pneu de veículo 4x4 com uma bexiga de aniversário??? :shock: :putz: Bacalhau, desta vez, você se superou! :parede: :parede: :parede: :parede:

Não tem nada a ver?
Quanto mais cheio um "inflável" estiver, mais fácil dele estourar ou furar devido a um impacto.
Uma bexiga de aniversário não totalmente cheia você consegue encostá-la na ponta de um prego sem estrourá-la.
Com um pneumático automotivo acontece o mesmo. Uma quina mais pontiaguda pode ser mais danosa para um pneu com uma pressão mais elevada.
Pesquise em alguns sites de fabricantes de pneus que você vai ver.

Em um deles está:

"1. Pressão
A calibragem é fator importante para evitar desgaste e fadiga estrutural maior do que o resultante do uso normal dos pneus. Também aumenta a segurança dos ocupantes do veículo. A pressão baixa (pneu vazio) ou alta (pneu cheio demais) pode causar vários problemas, como:

Baixa Pressão

Desgaste geral
Maior consumo de combustível
Perda de estabilidade em curvas
Direção pesada e perda da capacidade de manejo
Desgaste dos terminais de direção
Aquecimento excessivo na zona de flexão e possibilidade de quebra da carcaça

Excesso de Pressão

Desgaste no centro da banda de rodagem
Perda de estabilidade nas curvas
Maior probabilidade de estouro por impacto
Veículo torna-se menos confortável "


Em outro:

"A baixa pressão, por exemplo, além de causar desgaste nas laterais da banda de rodagem e aumentar o consumo de combustível, gera um aquecimento anormal no pneu que pode provocar uma degradação interna, podendo até explodir repentinamente. Quando há excesso, a concentração do peso do carro fica no centro da banda de rodagem, o que provoca um desgaste maior nessa área. Além disto, o pneu fica mais vulnerável a rompimentos por choques ou a cortes. É até desanimador andar com o pneu muito cheio. O jipe fica mais duro e sacolejante do que normalmente é.
...
Dirigir em terreno com muitas pedras é outro segredo a ser desvendado. Nesta situação, a utilização de pressões um pouco mais baixas, cerca de 10%, pode melhorar a aderência e diminuir as agressões aos pneus. E acelere com parcimônia. "

Em um terceiro:

"Pressão alta
Também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando desgaste acelerado no centro da banda de rodagem e reduzindo a durabilidade do pneu. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais suscetível a cortes e impactos. Pressão alta reduz o conforto ao dirigir (carro vibra mais com irregularidades do solo).

Fonte: Goodyear"

Girti
09/09/2010, 05:28
Não tem nada a ver?
Quanto mais cheio um "inflável" estiver, mais fácil dele estourar ou furar devido a um impacto.
Uma bexiga de aniversário não totalmente cheia você consegue encostá-la na ponta de um prego sem estrourá-la.
Com um pneumático automotivo acontece o mesmo. Uma quina mais pontiaguda pode ser mais danosa para um pneu com uma pressão mais elevada.
Pesquise em alguns sites de fabricantes de pneus que você vai ver.

Em um deles está:

"1. Pressão
A calibragem é fator importante para evitar desgaste e fadiga estrutural maior do que o resultante do uso normal dos pneus. Também aumenta a segurança dos ocupantes do veículo. A pressão baixa (pneu vazio) ou alta (pneu cheio demais) pode causar vários problemas, como:

Baixa Pressão

Desgaste geral
Maior consumo de combustível
Perda de estabilidade em curvas
Direção pesada e perda da capacidade de manejo
Desgaste dos terminais de direção
Aquecimento excessivo na zona de flexão e possibilidade de quebra da carcaça

Excesso de Pressão

Desgaste no centro da banda de rodagem
Perda de estabilidade nas curvas
Maior probabilidade de estouro por impacto
Veículo torna-se menos confortável "


Em outro:

"A baixa pressão, por exemplo, além de causar desgaste nas laterais da banda de rodagem e aumentar o consumo de combustível, gera um aquecimento anormal no pneu que pode provocar uma degradação interna, podendo até explodir repentinamente. Quando há excesso, a concentração do peso do carro fica no centro da banda de rodagem, o que provoca um desgaste maior nessa área. Além disto, o pneu fica mais vulnerável a rompimentos por choques ou a cortes. É até desanimador andar com o pneu muito cheio. O jipe fica mais duro e sacolejante do que normalmente é.
...
Dirigir em terreno com muitas pedras é outro segredo a ser desvendado. Nesta situação, a utilização de pressões um pouco mais baixas, cerca de 10%, pode melhorar a aderência e diminuir as agressões aos pneus. E acelere com parcimônia. "

Em um terceiro:

"Pressão alta
Também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando desgaste acelerado no centro da banda de rodagem e reduzindo a durabilidade do pneu. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais suscetível a cortes e impactos. Pressão alta reduz o conforto ao dirigir (carro vibra mais com irregularidades do solo).

Fonte: Goodyear"

Bacalhau, não considero duas libras a mais "pressão excessiva". Estaríamos falando de pressão excessiva se nos referíssemos valores que já vi sugeridos e/ou utilizados no Niva, como 35 libras, por exemplo. Uso os critérios que mencionei anteriormente há quase 40 anos e nunca tive problemas com pneus devidos a eles. Eu os citei e recomendei, mas, obviamente, ninguém é obrigado a segui-los. Como estou percebendo que esta discussão é uma daquelas que não tem fim e como não pretendo mudar estes procedimentos em relação aos meus carros, façamos o seguinte: você mantém a sua opinião, e eu mantenho a minha, e a discussão termina em empate... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

BACALHAU
09/09/2010, 08:05
Gil, uma libra acima do recomendado já é um excesso de pressão.

O que eu não entendi e discordei foi a sua afirmação quando disse que um pneu menos cheio esquenta mais devido a deformações que o mesmo sofre ao rodar (ele esquenta mas devido ao maior atrito com o solo) e a você dizer que um pneu mais cheio, mesmo que sejam apenas mais duas libras, deixa-o menos suceptível a furos e cortes, quando é justamente o contrário.

Gosto de debater com você pelo fato de ser uma pessoa inteligente e sensata e não para competir para ver quem sabe mais. Discussões deste tipo nos levam a refletir e, às vezes, a corrigir (pre)conceitos. Depois que surgiu este tema fui pesquisar em sites de fabricantes de pneus e de assuntos off-road para revisar as minhas afirmações e disposto a corrigir as minhas idéias se fosse necessário.
SEMPRE que eu afirmo alguma coisa é porque eu tenho certeza do que estou falando e depois de ter pesquisado em FONTES CONFIÁVEIS sobre o assunto e não por "achismos" ou "ouvi dizer".
Como você deve lembrar, quando comecei a participar deste Fórum, o que eu conheia sobre NIVAs ia pouco além de saber que ele tinha um motor, "cinco" rodas e um volante.
Me apaixonei de tal maneira pelo "russo" (não estou falando do Yuri :mrgreen:) que estudo diariamente tudo o que posso a seu respeito e ainda estou muito longe de saber tudo o que desejo.
Devemos ter cuidado quando emitimos uma opinião, principalmente quando envolve a segurança (pneus descalibrados para mais ou para menos deixam o veículo mais instável nas curvas) de pessoas (não me refiro a você, sua opinião e nem ao aumento de duas libras na pressão dos pneus), pois muitos dos que lêem o que escrevemos nos julgam mais experientes ou mais conhecedores do assunto e tomam as nossas idéias como regras. Isso aumenta a nossa responsabilidade e não somos infalíveis ou sábios.

Mas, voltando ao assunto dos pneus, o correto é andar com eles na pressão recomendada pelo fabricante e lá fala em um número exato (sem carga: D26-T24, p.ex) e não em uma faixa (sem carga; D de 25 a 27- T de 23 a 26, p.ex.).

"A calibragem adequada não auxilia apenas o consumo de combustível, como também aumenta a vida dos pneus. Com apenas 3,0 psi de diferença (para mais ou para menos), a durabilidade de um pneu de veículo de passeio cai em 10% e com 9,0 psi de diferença, o tempo de uso de um pneu cai para a metade do que duraria em condições favoráveis de uso.
“Dirigir com pneus com pressão inferior ao mínimo recomendado pelo fabricante é muito perigoso”, diz Gilberto Viviani, ao descrever as conseqüências da pressão insuficiente sobre a dirigibilidade. “A banda de rodagem deixa de manter um contato total com a pista, que se dá apenas pelos ombros. Nessas circunstâncias, a distância de frenagem é maior e o controle sobre a direção é prejudicado.” Outro problema é o calor excessivo em altas velocidades, o que pode levar ao estouro do pneu em casos extremos, um pesadelo para qualquer motorista.
O excesso de pressão também é prejudicial: o pneu tem contato com o solo apenas através da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As distâncias de frenagem também são maiores.
“Quem deseja melhorar sua segurança ao dirigir deve verificar a pressão do pneu sempre que colocar combustível no carro”, aconselha o gerente de produtos e serviços da Continental Pneus."

Reafirmo: Não quero desacreditá-lo, menosprezá-lo nem fazer você mudar de opinião ou os procedimentos com a sua viatura. Cabe a quem ler, seja o que for e onde for, parar para pensar e tirar as suas próprias conclusões do que é mais acertado para si. Não somos donos da verdade. De repente chega alguém por aqui e prova por A+B que ambos estamos errados. :mrgreen:

Um beijo na testa.

carlos nivaranger
09/09/2010, 21:18
Afinal Camaradas qual a calibragem ideal para o 225/75/15, meu pneu atual, ou o 205/75/15, pneu que estou procurando? Na minha ignorancia, achei que devia aumentar a pressão em função do tamanho do pneu e uso 33D e 32T, vi em algum lugar até como calcular a calibragem em função do peso do veículo e max. vel. de rodagem, acho que é isso, mas pelo jeito o certo e manter a calibragem do fabricante sem levar em conta o tamanho do pneu; entendi corretamente?

BACALHAU
09/09/2010, 21:25
Exatamente, Carlos.
Nesse ponto, o Gil está absolutamente correto: "... no uso normal, devem ser seguidas as especificações do manual, independentemente do tamanho ou marca do pneu. Lembre-se que a pressão não é medida pelo tamanho ou diâmetro do pneus e sim pela pressão exercida pelo ar nas paredes internas do pneu. Ou seja, estamos falando de pressão de ar, e não de volume de ar. É claro que, se o pneu for maior que o original, haverá mais ar dentro dele, mas a pressão exercida por este ar deverá ser a mesma, que vem a ser de 25 libras na frente (pode ser 26, para aliviar um pouco a direção, mas não mais do que isto) e 24 libras atrás."

Segundo o Manual do Proprietário:

Pressão dos pneus Libras (*) kgf/Cm2
radiais / diagonais
Dianteiros 26 (1,8)
Traseiros 24 (1,7)
(*) Libras por polegada quadrada