Conectar

Ver Versão Completa : O que o Mecânico falou pra mim é verdade?

Trilha Miranda
08/09/2010, 13:43
Ola Pessoal!!!

Estou com um problema e gostaria de saber se é verdade.
Tenho uma Ranger 2001 4X4 2.5.
Ela teve um problema de esquente e tive que Fazer o Motor.
Quando peguei o carro na retifica... notei que o carro estava com pouca força.
Quero disser... se arrastando pra pegar velocidade...
*Ele me falou que o motivo era proposital.
*Que ele tinha fechado um pouco a pomba de combustível para o carro rodar uns 1000km, e ai sim ele ia abri essa bomba de óleo e o carro ia voltar ao torque que tinha antes.

Isso é verdade ou inrolação?

Zegenesio
08/09/2010, 17:07
Hoje as retíficas trabalham com muita precisão, alguns casos já vem o kit pistão e camisas juntos, não havendo necessidade de amaciamento. Mas na minha opinião acho que o cara é precavido e tem razão.:palmas:
Teme cuidado, troque o óleo com os 1000km, evite funcionar o motor por longos períodos na mesma rotação, e use oleo para motor zerado.
É como mulher na lua de mel (primeira vêz), tem que ir com calma, depois o pistão corre frouxo.:lol:

Trilha Miranda
08/09/2010, 17:30
Então é melhor eu me acostuma enquanto espero esses 1000Km chegar.
Já estou com 219km rodados...
Mas eu queria mesmo era vê ela forte novamente e logo.
Essa espera vai durar 2 longas semanas.. rsrsrs....
Obrigado amigo!!!

Martin Melcop
08/09/2010, 17:34
Provavelmente ele deve fazer algum reaperto.

Mas bata palmas para o seu meca, o mesmo foi precavido.

Troller-a-vista
08/09/2010, 17:55
me um unico argumento tecnico para nao utilizar a mesma rpm constantemente ao inves de ficar oscilando. Ql a diferenca fisica/quimica pra que isso nao ocorra?

Trilha Miranda
08/09/2010, 18:08
Nesse final de semana eu vou fazer uma viagem de 300km.
Como devo me comporta na direção, já que não posso manter a mesma rotação durante muito tempo?... É uma estrada boa e reta, sem muitas curvas.

Abraços...:pensativo:

Fernando Massad
08/09/2010, 18:43
Trilha Miranda, não concordo com o que seu mecânico te falou não...
Imagine então se for fechar a bomba de um caminhão que acabou de retificar o motor. Ele vai ter que ficar andando sem carga até "amaciar" o motor e reabrir a bomba. A gente sabe muito bem que hoje a tecnologia dispensa amaciamento e pra te ser sincero NUNCA ouvi dizer em "fechar a BI após a retífica". Pra mim não existe isso não: ou é excesso de cautela (desnecessário) ou enrolation mesmo.
Quanto à rotação vou com o Troler-a-vista, não vejo argumento técnico pra isso.
Essa recomendação vinha, antigamente, em veículos de passeio: "não viajar com o veículo mantendo a mesma rotação de forma contínua".... Isso porque, em estrada, não há mudança de marchas e consequentemente não havia ajuste das peças do câmbio e de todo o conjunto se o carro fosse pra estrada e viajasse de 4a o tempo todo, por exemplo. Fora isso não vejo qq inconveniente em manter-se a mesma rotação por um período maior de tempo..........:pensativo:
Aqui no fórum tem muito cara gabaritado, tenho certeza que aparecerá alguém melhor qualificado pra falar....
Boa sorte:concordo:

Tchê 4x4
08/09/2010, 19:24
Tbm não concordo com essa de limitar o motor p/amaciamento, até porque nunca vi ninguem fazer e, como já dito, os motores modernos não necessitam mais disso p/ajustar as peças internas...

As revisões depois da retífica é claro, são necessárias, mas sinceramente, se fosse eu já teria ido em outro mecanico/retifica e tiraria as minhas duvidas in loco.

VictorMedeirosRN
08/09/2010, 19:33
Quantos rodados tinha sua pick-up amigo ?

Walter L. L. Casitta
08/09/2010, 20:58
Mais que meca mais FDP! O Motor é seu ou dele? Cada uma...

Anthoniusnikos
08/09/2010, 21:20
Até uns 5 mil km, eu não passaria dos 100 Km/h (+- 2.500 rpm) e daria uma parada a cada 200 Km rodados por uns 15 minutos.
Precaução minha, com relação ao ajuste dos pistões às camisas, e peças novas trocadas.

Um motor retificado não não é um motor zero, onde todo o conjunto vai amaciar junto. Daí que se deve ter mais cuidado.

Anthon

Fabio Oppermann
08/09/2010, 21:34
Olha Trilha, não sei não !!!!!:discordo:
hoje existe tanta tecnologia nas retíficas, com kit utilizados provindos das fábricas dos motores e a mão de -obra é cada vez mais qualificada(desde que o pessoal seje de confiança).
Então, tenho minhas dúvidas.Talvés seja precaução dele ou um pouco de medo por não ter tido bem certeza do que fez( o meânico).:?:

RGamaJr_4x4
08/09/2010, 21:35
Só como exemplo, segue trecho do manual MWM/International:

AMACIAMENTO HS 2.8L

A tecnologia que a MWM International
Motores Ltda. utiliza na fabricação dos seus
motores, assim como nos testes em dinamômetro,
eliminam a necessidade de longos períodos
de amaciamento.
Como regra geral, consideram-se os primeiros
2500 km de trabalho como o período necessá-
rio para o amaciamento, o que pode variar em
função do tipo de trabalho a que o produto é
submetido.

Durante o amaciamento, siga as seguintes re-
comendações:
NÃO ULTRAPASSE 85% DA ROTAÇÃO MÁXIMA
ESPECIFICADA (3800 rpm), VEJA
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS.

QUANDO EM DESLOCAMENTO, VARIE A ROTA-
ÇÃO EVITE VELOCIDADE CONSTANTE POR LON-
GOS PERÍODOS.NÃO SUBMETA O MOTOR A ACE-
LERAÇÕES BRUSCAS.

dalmolin
08/09/2010, 21:39
me um unico argumento tecnico para nao utilizar a mesma rpm constantemente ao inves de ficar oscilando. Ql a diferenca fisica/quimica pra que isso nao ocorra?variaçoes constantes de temperatura e pressao , vao fazer as peças se acomodarem...

Fernando Massad
08/09/2010, 21:42
Acelerações bruscas e ultrapassar 85% do limite de giros é desaconselhável para qualquer motor, independente da km rodada, sobretudo diesel....sob pena de diminuir a vida útil do mesmo.
vlw:concordo:

Fernando Massad
08/09/2010, 21:49
Aliás, a questão principal aqui foi o meca dizer que fechou a BI, o que não faz nenhum sentido....

eduardo1968
08/09/2010, 22:02
Sinceramente, acho que o teu mecânico está te enrolando. No ano passado fiz o motor da minha ranger 2.5 e num mecânico consagrado, que monta uns 3 ou 4 motores desses por mês. E o cara perguntou se eu queria mexer na BI, ou deixar como estava. Como estava boa, não mexi, só troquei os bicos injetores. A única recomendação que ele fez foi de não dar muito pau nela até regular as válvulas aos 2000 Km, depois disso disse que tá liberado...só fazer as trocas de óleo e filtros em dia que tá blz...
Abs

Eduardo

Troller-a-vista
08/09/2010, 22:50
variaçoes constantes de temperatura e pressao , vao fazer as peças se acomodarem...

teu motor varia tanto assim de temperatura? Os meus nao...

Chegando a temperatura normal, deve oscilar no maximo entre 75 e 85 ou entre 80 e 90, uma variacao quase imperceptivel para a dilatacao do aluminio, cobre, zinco, ferro e aço que é a maioria do que se tem nos motores.

Pressao, a menos que esteja falando em pressao de admissao do ar do motor, teu motor nao deve ter nenhuma outra variacao a nao ser da pressao do oleo e mesmo assim ela é controlada pela bomba e pelos demais sistemas.

Teu motor nao fica com temperatura de magma vulcanica se vc andar variando velocidade, nem tao pouco o MOTOR (nao a admissao e turbo) ficam variando, ou seja, o motor, a parte pesada, nao tem variacao, é um ambiente controlado, pelo sistema de refrigeracao, lubrificacao e admissao tb. (exceto nas L200 hauauahaauhauhauhau mas ai eh outros 500!).

Alem do que, tanto faz se vc andar com pé de princesa ou pé de lenhador bebado, a oscilacao entre o pico e o vale de todas as pecas do motor sera absolutamente a mesma. o que muda é a rapidez que isso vai e volta.

Mas desde que vc tenha oleo no carter e sua bomba esteja funcionamento razoavelmente, tanto faz se esta girando ha 200 rpm ou a 2.000 rpm, as variaveis sao controladissimas, do contrario, teu motor estaria cuspindo peca capo acima.

Portanto, nao consigo achar um argumento tecnico convincente para mais esse mito automobilistico ser verdade.

Digo mais, ao meu ver, com a usinagem atual, onde nanomilimetros (falando em pecas boas) sao notados e descartados, é pura paranóia a questao da rpm. Diria ate do amaciamento, mas no caso de amaciar eu entendo que como sao diversos fabricantes, aços, temperas, as pecas podem sofrer diferencas minimas de assentamento, mas isso deve ser tao minimo e tao rapido de ocorrer que nem daria pra notor.

Explico: digamos que no caso hipotetico, 2 pistoes tenham entrado num motor ja usado, mesmo que tenhamos diferencas de desgaste, dilatacao etc, com as tolerancias baixas que temos hj em dia, o assentamento ocorreria muito rapidamente. Visto que o material usado nos motores nao sao materiais nobres, portanto, sao maleaveis e flexiveis (diferente do titanio por exemplo).

Trocando em miudos: é praticamente impossivel que algum desnivel, desleixo, etc, nao seja "limado" a 2 MIL ROTACOES POR MINUTO e menos de 30 minutos.

Ja tentou limar uma cabeca dum pistao? com um simples prego vc arranha ele inteirinho. Imagina um "deslize, desleixo, desnivel" que seja, a uma temperatura alta, friccionando numa forca muitas mil vezes maior que seu braco a mais de 2 mil vezes por minuto. Por menos que seja, em questao de horas seria eliminada.

Amaciar o motor, era comum e necessario qdo minha finada caravan 78 nasceu... Onde um torno era operado por um operario bebado, com 1 dedo a menos, lingua presa, analfabeto, barbudo e fiodumajaguncamalparida ajustava a maquina que por sua vez tinha muitos anos de servico nas costas, sem o cuidado necessario nem tao pouco a precisao das que se usam hoje.

Só para ter uma ideia, um torno, fresadora, guilhotina e sei mais o que que é usado para fabricar essas pecas, possuem um contrapiso de concreto de pelo menos 2 metros de profundidade. As estamparias da GM estao num concreto de 6 metros. O que isso qr dizer? qr dizer que nao ha imprecisao, tudo é nanomilimetrico, nao se pode admitir imprecisao por fatores externos muito menos internos!

Isso se falando em pecas de qualidade comprovada (originais e de procedencia), qdo se fala em tiao da retifica fura3, ai a coisa complica, to cansado de ver torno encima de piso de barracao ou pior, encima de borrachao pq segundo o dono: nao deixa dar vibracao, e é melhor qdo cai algo nao faz barulho.

Pior, outro dia entrei numa retifica e o cabra jogava os aparelhos de medicao (nao sei o nome dakelas coisas) td numa caixa dakeles produto de passar no telhado pra nao infiltrar. Putz, como um cara qr ter precisao se o equipamento dele nao tem cuidado para se manter preciso?

Ai realmente, eu diria: meu irmao, ande devagar, nao suba os giros, espere uns mil km pra fazer alguma coisa, nao carregue peso, de preferencia, eleve o carro, e deixe ele funcionamento com as rodas no ar...

Tirando esses malucos profiçaunaul , sendo o servico bom,nao vejo argumento tecnico.

Aberto a qqr contradicao e a aprender tb...

Deivid/silveira
08/09/2010, 22:52
Acho que esse meca tá se precavendo até passar a garantia que ele te deu ou ele tem medo do teu pé.

LeoLeone
08/09/2010, 23:15
Acho que esse meca tá se precavendo até passar a garantia que ele te deu ou ele tem medo do teu pé.

X2, no mínimo curiosa a explicação do meca.

Parabens Troller, excelente esplanação. Concordo com vc.

Abç

Pequeno jr
09/09/2010, 07:07

x2 !!!

A minha qdo fiz o motor já saiu no ponto de bala e do primeiro para o segundo dia já tinha rodado mais de 500km para amaciar rapidinho.

Sem contar que amaciar não é andar a 80km o tempo inteiro e sim fazer oscilações no rpm do motor durante esse periodo. Menos de 5 dias já tinha rodado mais de 1000km com a RAnger e fora que perto de chegar aos 1000km já chegava aos 120km.

Tchê 4x4
09/09/2010, 08:27
Sem contar que amaciar não é andar a 80km o tempo inteiro e sim fazer oscilações no rpm do motor durante esse periodo.

É isso aí Pequeno!... Sei que a comparação é TOTALMENTE diferente, pois são sistemas diferentes, mas pra vc ter uma idéia nos automodelos a combustão o amaciamento quando novo ou retificado (Que nada mais é do que a troca de camisa/pistão/biela e nestes dois casos é peça chave p/a durabilidade do motor) se dá durante 4 ou 5 tanques de nitro sempre oscilando de lenta p/80% da aceleração total por 3seg. freiando logo apos, justamente p/ajuste das peças que tbm são em aluminio. Esse processo é chato mas extremamente necessário e vital, e a diferença é que estou falando de um motor 3.3 que gira até 40.000RPM!!!...

Portanto, acredito que hoje em dia em qualquer motor bem retificado o "amaciamento"ocorra em situações normais, é claro, sem exageros.

Zegenesio
09/09/2010, 08:39
[QUOTE=Troller-a-vista;1250972]me um unico argumento tecnico para nao utilizar a mesma rpm constantemente ao inves de ficar oscilando. Ql a diferenca fisica/quimica pra que isso nao ocorra?[/
Todos os manuais de manutenção dos carros e motos aconselham ocilar sempre a rotação do motor até 2000 km. A diferença não é química nem física, é mecânica. Meu Troller 2008, a orientação está na página D2 amaciamento do motor.
Quanto ao fechamento da bomba injetora, faz com que o motor não atinja rotações elevadas, o motor do caminhão tem ótimo torque mesmo em rotações não muito altas.
Aconselho aos foristas se informarem antes antes de opinarem. Fui colocar meus Ranchos com a regulagem para cima conforme aqui colhidas e não deu certo. Falei com a fábrica e eles me deram a dica correta.

duardobruno
09/09/2010, 08:40
Cara, quando eu fiz o motor da minha ranger, que é igual ao da tua, o meca também me recomendou não "ALUCINAR" com o motor no início. Então não apertei muito o pé não. Andei na moralzinha os primeiros 5.000 km e troquei o óleo com 1.000 km depois com 5.000 km, coisa que faço até hoje. Massss, não teve essa parada de fechar a BI não. Pelo contrário, tava era o cão pra andar. Andando horrores!!! Eu é que pedi pra fechar um pouco devido a fumaceira preta, que de certa forma, me incomoda.

Trilha Miranda
09/09/2010, 08:41

Chegando a temperatura normal, deve oscilar no maximo entre 75 e 85 ou entre 80 e 90, uma variacao quase imperceptivel para a dilatacao do aluminio, cobre, zinco, ferro e aço que é a maioria do que se tem nos motores.

Pressao, a menos que esteja falando em pressao de admissao do ar do motor, teu motor nao deve ter nenhuma outra variacao a nao ser da pressao do oleo e mesmo assim ela é controlada pela bomba e pelos demais sistemas.

Teu motor nao fica com temperatura de magma vulcanica se vc andar variando velocidade, nem tao pouco o MOTOR (nao a admissao e turbo) ficam variando, ou seja, o motor, a parte pesada, nao tem variacao, é um ambiente controlado, pelo sistema de refrigeracao, lubrificacao e admissao tb. (exceto nas L200 hauauahaauhauhauhau mas ai eh outros 500!).

Alem do que, tanto faz se vc andar com pé de princesa ou pé de lenhador bebado, a oscilacao entre o pico e o vale de todas as pecas do motor sera absolutamente a mesma. o que muda é a rapidez que isso vai e volta.

Mas desde que vc tenha oleo no carter e sua bomba esteja funcionamento razoavelmente, tanto faz se esta girando ha 200 rpm ou a 2.000 rpm, as variaveis sao controladissimas, do contrario, teu motor estaria cuspindo peca capo acima.

Portanto, nao consigo achar um argumento tecnico convincente para mais esse mito automobilistico ser verdade.

Digo mais, ao meu ver, com a usinagem atual, onde nanomilimetros (falando em pecas boas) sao notados e descartados, é pura paranóia a questao da rpm. Diria ate do amaciamento, mas no caso de amaciar eu entendo que como sao diversos fabricantes, aços, temperas, as pecas podem sofrer diferencas minimas de assentamento, mas isso deve ser tao minimo e tao rapido de ocorrer que nem daria pra notor.

Explico: digamos que no caso hipotetico, 2 pistoes tenham entrado num motor ja usado, mesmo que tenhamos diferencas de desgaste, dilatacao etc, com as tolerancias baixas que temos hj em dia, o assentamento ocorreria muito rapidamente. Visto que o material usado nos motores nao sao materiais nobres, portanto, sao maleaveis e flexiveis (diferente do titanio por exemplo).

Trocando em miudos: é praticamente impossivel que algum desnivel, desleixo, etc, nao seja "limado" a 2 MIL ROTACOES POR MINUTO e menos de 30 minutos.

Ja tentou limar uma cabeca dum pistao? com um simples prego vc arranha ele inteirinho. Imagina um "deslize, desleixo, desnivel" que seja, a uma temperatura alta, friccionando numa forca muitas mil vezes maior que seu braco a mais de 2 mil vezes por minuto. Por menos que seja, em questao de horas seria eliminada.

Amaciar o motor, era comum e necessario qdo minha finada caravan 78 nasceu... Onde um torno era operado por um operario bebado, com 1 dedo a menos, lingua presa, analfabeto, barbudo e fiodumajaguncamalparida ajustava a maquina que por sua vez tinha muitos anos de servico nas costas, sem o cuidado necessario nem tao pouco a precisao das que se usam hoje.

Só para ter uma ideia, um torno, fresadora, guilhotina e sei mais o que que é usado para fabricar essas pecas, possuem um contrapiso de concreto de pelo menos 2 metros de profundidade. As estamparias da GM estao num concreto de 6 metros. O que isso qr dizer? qr dizer que nao ha imprecisao, tudo é nanomilimetrico, nao se pode admitir imprecisao por fatores externos muito menos internos!

Isso se falando em pecas de qualidade comprovada (originais e de procedencia), qdo se fala em tiao da retifica fura3, ai a coisa complica, to cansado de ver torno encima de piso de barracao ou pior, encima de borrachao pq segundo o dono: nao deixa dar vibracao, e é melhor qdo cai algo nao faz barulho.

Pior, outro dia entrei numa retifica e o cabra jogava os aparelhos de medicao (nao sei o nome dakelas coisas) td numa caixa dakeles produto de passar no telhado pra nao infiltrar. Putz, como um cara qr ter precisao se o equipamento dele nao tem cuidado para se manter preciso?

Ai realmente, eu diria: meu irmao, ande devagar, nao suba os giros, espere uns mil km pra fazer alguma coisa, nao carregue peso, de preferencia, eleve o carro, e deixe ele funcionamento com as rodas no ar...

Tirando esses malucos profiçaunaul , sendo o servico bom,nao vejo argumento tecnico.

Aberto a qqr contradicao e a aprender tb...
Vou viajar com o carro com a intenção de amaciar o motor.
É uma estrada reta de aproximadamente 300Km.
Vou e volto.... somando 600km com + 228km. Vai pra 828Km
Ai já vou ficar mais perto desses 1000Km...
Gostei muito desse teu texto...
Obrigado....

Trilha Miranda
09/09/2010, 08:51
Trilha Miranda, não concordo com o que seu mecânico te falou não...
Imagine então se for fechar a bomba de um caminhão que acabou de retificar o motor. Ele vai ter que ficar andando sem carga até "amaciar" o motor e reabrir a bomba. A gente sabe muito bem que hoje a tecnologia dispensa amaciamento e pra te ser sincero NUNCA ouvi dizer em "fechar a BI após a retífica". Pra mim não existe isso não: ou é excesso de cautela (desnecessário) ou enrolation mesmo.
Quanto à rotação vou com o Troler-a-vista, não vejo argumento técnico pra isso.
Essa recomendação vinha, antigamente, em veículos de passeio: "não viajar com o veículo mantendo a mesma rotação de forma contínua".... Isso porque, em estrada, não há mudança de marchas e consequentemente não havia ajuste das peças do câmbio e de todo o conjunto se o carro fosse pra estrada e viajasse de 4a o tempo todo, por exemplo. Fora isso não vejo qq inconveniente em manter-se a mesma rotação por um período maior de tempo..........:pensativo:
Aqui no fórum tem muito cara gabaritado, tenho certeza que aparecerá alguém melhor qualificado pra falar....
Boa sorte:concordo:

Pelo o que a galera andou comentando, acho que o mecânico tem razão.
Preciso espera esses 1000km pra poder soltar a Ranger de vez.

Agora eu ainda estou em duvida em relação a essa tal de Rotação constante... será que vou ter que viajar oscilando a aceleração?
Abraços...:pensativo:

Trilha Miranda
09/09/2010, 09:07
Valeu Galera!!!! A colaboração de vocês está sendo muito útil.
Vou acatar algumas recomendações. Como: Não afazer aceleração brusca, Evitar a mesma rotação por longos períodos, dá uma paradinha em algum posto do caminho a cada 200km e espera uns 15 minutinhos, evitar cargas e verificar se o óleo está baixando.

*Resposta: A minha Ranger está agora com 180 mil km rodado.
:palmas:

Trilha Miranda
09/09/2010, 09:24

Walter!!!
Acho que ele está sendo precavido...
Ate por que eu tive um mesmo problema com um fiesta que eu tinha
E acabei tendo prejuízo por não ter ouvido os conselhos do Mecânico.
Quando eu peguei a Ranger e ouvi o argumento dele, fiquei com esse sentimento de revolta. Foi diminuindo com o tempo, fui aceitando o fato mais com uma pulga atrás da orelha... ate vim aqui na comunidade e pronto. Estou tranqüilo agora. Graças a vocês sei que esse procedimento é normal.:palmas:.. Estou tranqüilo e comformado.

Obrigado galera...
Podem mandar mais informações...:dance:

criparamos
09/09/2010, 13:21
Hum.... amigo... eu seria mais cauteloso com as coisas.... Na minha modesta opiniao, eu nunca faria isso de tirar o carro da oficina e ir direto encarar uma viagem dessas, qualquer que fosse o carro. pode procurar no forum mesmo... vai achar experiencias ruins sobre isso.....
abraços a todos...

Martin Melcop
09/09/2010, 14:33
Miranda,

Vou dar meu exemplo, troquei o motor do carro em Abril (motor de retifica), tive o encontro do J duas semanas depois de pegar o carro (onde rodei 2 mil KM) mas entes de ir para o encontro, rodei pelas duas semanas para ter certeza que nao teria nenhuma surpresa na viagem.

Trilha Miranda
09/09/2010, 17:18
Ela hoje chego a 268km rodada, depois da retifica.
Já estou com ela a uma semana só fazendo percursos pequenos na cidade mesmo.
Agora que vou fazer essa viagem. Vou bem calmo...
Parando a cada 200km. Acho que dá tranqüilo.
Amanhã!!! vou dá uma passada lá no mecânico pra ele dá uma olhada antes da viagem.
Ele me falou que posso viajar... e eu não o pressionei momento algum...

Ida e volta dá 600km....

*Qual será o final dessa historia?:pipoca:

eduardo1968
09/09/2010, 20:02
Trilha

Só pra controle. Minha ranger foi amaciada "a laço", ou seja, já aos 55 km minha esposa teve que viajar nela e foi a 140 Km/h, sem saber das recomendações normais de um motor novo. Depois disso, continuei o amaciamento, andando em ritmo normal. Viagens a 120-130 Km/h. Hoje está com 25.000 Km pós retífica e tá bombando. Ontem, numa viagem tirei uma foto aos 160 Km/h, é o que espera de um 2.5 novo:putz:.

dalmolin
09/09/2010, 21:05

Aberto a qqr contradicao e a aprender tb...CARA , eu vi dois posts teus , tem 5 mil palavras !!
Vc nao se pergunta -- po sera qe ta muito grande ??

Respondendo a biblia , com um pirometro na saida do escape vc vai ver as mudança de temperatura andando de boa e metendo o pezao , e a pressao interna eh meio qe obvio , 0 de turbo e pe de leve , e 1,2kg e a bomba injetando a balde pra dentro uma diferença grande na explosao neh ??

Troller-a-vista
09/09/2010, 22:28
dalmolin, ao meu ver, estamos falando de coisas diferentes, muito diferentes.

Uma coisa eh vc abrir a borboleta pisando no acelerador, isso vai injetar mais ar e mais combustivel, logo havera mais queima. Qto a isso nao se discute.

Ou seja, ao pisar, ha mais queima no instante da explosao.

Qto maior a QUEIMA maior a potencia gerada (mais aceleracao, mais potencia, simples).

Mas o motor controla isso, com a lubrificacao e com a refrigeracao interna com o auxilio do radiador. Por isso, a temperatura dele é controlada (exceto nas L200 eheheh).

Veja motor nao é só na camara de explosao é todo um conjunto, por isso eu reafirmo, o motor ta sempre na mesma temperatura, do contrario, jamais iriamos fazer viagens de 100 . 200 .300 5 mil km ... simplesmente derreteria em poucos minutos . Nao tem como negar isso.

Outra coisa é misturar PRESSAO interna do motor com pressao da camara de combustao/explosao. Mesma explicacao acima, o motor tem uma pressao X soprar mais ar ou nao dentro da admissao, nao vai alterar isso.

Do contrario, ao acelerar, a turbina jogando 1.2 kilos dentro do motor, rapidamente, causaria uma explosao como uma bexiga !

Qto a qtidade de palavras do meu post, acho que vc nao se deu conta do basico: isso é um forum de discussao escrito e nao falado, se vc nao qr ler, fecha a tela e vá jogar ping pong. Se tem algo contra, aperta a barra de rolagem pra baixo e pronto, só nao ler, simples.

Só o que me faltava, alem de ter que aturar o tiririca sendo deputado, ainda ter que levar puxao de orelha NUM FORUM ESCRITO.

fala serio...

Walter L. L. Casitta
09/09/2010, 22:54
Puts! Troller e dalmolin juntos. Dois extremos no fórum. Um gastando sem dó e o outro economiza nas letrinhas...:mrgreen:

Pra ler o que um escreve tem que usar a imaginação e pro outro tem que ter tempo de sobra.:mrgreen:

dalmolin
09/09/2010, 22:59
mas o troller passa amanha , ele gasta um teclado por semana :putz:.....

dalmolin
09/09/2010, 23:11
Qto maior a QUEIMA maior a ....

fala serio...explosao , maior a temperatura dos gases , maior o fluxo , que vai dilatar e assentar as valvulas , sedes , aneis , tudo que for movel , com as variaçoes da potencia gerada no motor vao se acomodando...

agora se vc quer amaciar a bomba de oleo , a bomba dagua , a ventoinha , dae tem qe abrir a borboleta mesmo , num forum onde todo mundo tem picape a diesel :pipoca:

Fernando Massad
09/09/2010, 23:13
Puts! Troller e dalmolin juntos. Dois extremos no fórum. Um gastando sem dó e o outro economiza nas letrinhas...:mrgreen:

Pra ler o que um escreve tem que usar a imaginação e pro outro tem que ter tempo de sobra.:mrgreen:

Tudo menino novo.... é assim mesmo....

Só acho que o Dalmolin não deveria ficar regulando o Troller não, afinal ele tem o direito de se expresar da maneira que quiser, que souber, com muita ou pouca escrita, até porque eu não vi ele escrevendo besteira não.....
Mas não quero briga com vc não, flw Dalmolin?

Abçs àqueles que escrevem pouco ....... e tb aos que escrevem muito:mrgreen:

Deivid/silveira
09/09/2010, 23:33

:twisted:
Isso é democracia hahahahahaha

criparamos
09/09/2010, 23:42
dalmolin, ao meu ver, estamos falando de coisas diferentes, muito diferentes.

Uma coisa eh vc abrir a borboleta pisando no acelerador, isso vai injetar mais ar e mais combustivel, logo havera mais queima. Qto a isso nao se discute.

Ou seja, ao pisar, ha mais queima no instante da explosao.

Qto maior a QUEIMA maior a potencia gerada (mais aceleracao, mais potencia, simples).

Mas o motor controla isso, com a lubrificacao e com a refrigeracao interna com o auxilio do radiador. Por isso, a temperatura dele é controlada (exceto nas L200 eheheh).

Veja motor nao é só na camara de explosao é todo um conjunto, por isso eu reafirmo, o motor ta sempre na mesma temperatura, do contrario, jamais iriamos fazer viagens de 100 . 200 .300 5 mil km ... simplesmente derreteria em poucos minutos . Nao tem como negar isso.

Outra coisa é misturar PRESSAO interna do motor com pressao da camara de combustao/explosao. Mesma explicacao acima, o motor tem uma pressao X soprar mais ar ou nao dentro da admissao, nao vai alterar isso.

Do contrario, ao acelerar, a turbina jogando 1.2 kilos dentro do motor, rapidamente, causaria uma explosao como uma bexiga !

Qto a qtidade de palavras do meu post, acho que vc nao se deu conta do basico: isso é um forum de discussao escrito e nao falado, se vc nao qr ler, fecha a tela e vá jogar ping pong. Se tem algo contra, aperta a barra de rolagem pra baixo e pronto, só nao ler, simples.

Só o que me faltava, alem de ter que aturar o tiririca sendo deputado, ainda ter que levar puxao de orelha NUM FORUM ESCRITO.

fala serio...

Se vc nao gostou das palavras do amigo.... cuidado com o que vai dizer nos forum dos troller... os caras nao aceitam opinioes .... disse isso pq vi que TROLLER A VISTA... heheheheh
brincadeirinha...
abracos

Pequeno jr
10/09/2010, 08:43
Esse negocio de amaciar é fogo

Anos atrás, qdo mexia com arrancada e a turismo 1600 o meu lema era .. "ferro amacia com fogo" .. funcionava um motor por 30 min .. e tome giro nos AP aos 8000rpm.

HJ em dia .. vamos ficando velhos ... e .. já sabem o fim da história.

Edintruder
10/09/2010, 11:57
O período de amaciamento nada mais é que um tempo para criar as micro ranhuras entre os anéis e as camisas, para evitar que os anéis girem e as pontas se alinhem, o que causa perda de compressão e queima de lubrificante. A recomendação de controle do rpm justamente afeta nesse detalhe, pois com rpms muito elevados, até as válvulas giram. O resto se acomoda por desgaste natural.
A questão do amaciamento nada tem a ver com potência ou pressão ou tempo de trabalho, apenas rpm!
Vale lembrar que a pressão de trabalho, ou quando gera potência, aumenta a pressão dos anéis contra as camisas, o que força o correto assentamento dos anéis numa posição que não varia mais em rpm elevada, dessa maneira, pode pisar fundo porém cuidando pra não andar com giro alto. Muito motores são amaciados na lenha, e nem por isso quebram ou perdem vida útil, apenas o pessoal tem sorte de não precisar abrir o motor e trocar os anéis. Numa Saveiro a àlcool que eu tive, precisei refazer o motor com menos de 10.000km de retífica, porém saí da oficina derretendo os pneus, e com 1500km eu peguei estrada aonde não baixei de 150km/h, e nas descidas o motor ia a 7500rpm! hahahaha

Anthoniusnikos
10/09/2010, 12:36
"Velho" professor Edin...!
É isso que o pessoal que sai de SP, com os cavalos, e vão para a ARG colocar cabine e carroceria fazem. Os caminhões e buses já saem dos páteos das montadoras amaciados.

Velho tô ficando Eu...! Já estou perdendo o "arrojho" que tinha.

Trilha Miranda
10/09/2010, 13:19
Ola Pessoal!!!

Estou com um problema e gostaria de saber se é verdade.
Tenho uma Ranger 2001 4X4 2.5.
Ela teve um problema de esquente e tive que Fazer o Motor.
Quando peguei o carro na retifica... notei que o carro estava com pouca força.
Quero disser... se arrastando pra pegar velocidade...
*Ele me falou que o motivo era proposital.
*Que ele tinha fechado um pouco a bomba de combustível para o carro rodar uns 1000km, e ai sim ele ia abri essa bomba de óleo e o carro ia voltar ao torque que tinha antes.

Isso é verdade ou inrolação?

Acabei de chegar do mecânico!!!!
Hoje ela já está marcando 293km, já estou me preparando pra viagem de 600km, que estou fazendo com a intenção de amaciar o Motor da minha Ranger...
Espero que dê tudo certo nessa jornada...
Vejo que esse tópico está criando bastantes discussões sobre amaciamento de Motor Diesel.

Tudo isso começo com essa duvida que eu tive. A de que se era necessário fecha um pouco a bomba de combustível ate os 1000km.
Fazendo com que o carro perdesse um pouco do torque e demorando na aceleração.

Hoje eu dei uma regulada na embreagem, e fico muito boa... Amanhã vou pega a estrada as 06 horas da manhã...

Quando eu completar a primeira etapa que é a ida (300km), eu posto aqui logo se deu tudo certo...

Vamos torce!!!!:dance::dance:

Walter L. L. Casitta
10/09/2010, 14:32
Hoje eu dei uma regulada na embreagem, e fico muito boa... Amanhã vou pega a estrada as 06 horas da manhã...

Regulou de que jeito. A embreagem da Ranger é hidráulica, não tem como regular...

Trilha Miranda
10/09/2010, 15:05
Regulou de que jeito. A embreagem da Ranger é hidráulica, não tem como regular...

Meu amigo Walter!!!!
Eu sei que posso ter me expressado mal...
Sou um pouco lego, ou melhor, ignorante em mecânica...
Acho que você não está acompanhando esse topico.

Vou te explicar o que eu fiz hoje na oficina.

O mecânico mandou eu ficar dentro do carro bambeando a embreagem, enquanto ele estava debaixo do carro fazendo algo que eu não sei ainda o que era... *(Quem souber por favor comente o que era) .
Então eu dava algumas pedaladas e segurava quando ele mandava...
Ai foi que fico muito boa...
Eu tava achando ela baixa.... Não vi ele fazendo sangria não... entendeu amigo Walter...

Então se isso não foi algo como uma regulagem. O que foi que ele fez com aquela chave na mão de baixo do carro enquanto eu ficava pisando segurando e saltando a embreagem?

Abraços!!!!

Agora ela está com 325km e tudo tranquilo, ate agora sem alteração nenhuma no quadro medico da Ranger...

criparamos
10/09/2010, 15:10
Vai la amigo.... cuidados com essas nossas rodovias..... e lembrando... prudencia nunca é demais....

Raposo
10/09/2010, 15:20
Trilha, boa tarde!
Acho que não custa nada rodar 1000 km com a BI fechada e seguir o conselho do meca. Afinal, se foi ele quem fez o motor, se você gastou um bom dinheiro com a reforma; 1000 km é um nada. Não arrisca. Até mesmo porque se você detonou o motor com 180 mil km ele está certo em fechar a BI até que complete os primeiros quilômetros.
Abraços.

Trilha Miranda
10/09/2010, 15:32
Vamos vê o que vai rola.
Vou posta aqui cada comportamento do carro.
To levando meu notbook com internet 3G que pega na estrada. Quando eu para nos primeiros 200km, por 15 minutos pra esfria o carro,eu posta um comentário falando sobre o que está ocorrendo com o veiculo.

Vou manter vocês todos atualizados...
Criparamos meu broder!!!! Vou ficar ligado e com bastante atenção...
Valeu Amigo....:pipoca:

Edintruder
10/09/2010, 16:54
O mecânico apenas sangrou o sistema hidráulico da embreagem. Não existe o que fazer além disso na embreagem.

Qual é a incerteza sobre 300km apenas? Amigo, pode rodar direto sem te preocupar com km. Apenas evita passar de 3500rpm. Nessa etapa procura andar até 2500rpm.

Entenda que na Ranger, o item mais confiável é o motor!

Edintruder
10/09/2010, 17:09
Quando eu para nos primeiros 200km, por 15 minutos pra esfria o carro...

Mal pergunte, pra quê parar para esfriar o carro? Isso não tem lógica nenhuma.
Ao meu ver, parece que achas que esse motor pode dar problemas por bobagens... Isso é motor que roda em Sprinters por mais de 500.000km por mais de 24 hs sem parar.

Na última vez que eu viajei com a minha ex Ranger, eu reboquei um carro no towbar por 1650km em 24hs apenas parando para reabastecer a cada 500km. Virei madrugada toda rodando. Nessas paradas nem abri o capô pra olhar o motor, apenas diesel e estrada, com velocidades entre 80 e 130km/h (em ultrapassagens).

Sem dizer que em 15 minutos não esfria absolutamente nada...

Miranda
10/09/2010, 17:14
cara... eu num sei que mundo que vcs estão não, mas eu nunca vi isso de ter que parar a cada 200km e ficar 20minutos parado! uaheiuaheiuahuiaheaiuehae

RGamaJr_4x4
10/09/2010, 17:58
Deve ser uma forma de variar a rotação na estrada :rolleyes: ou é para esticar as pernas.

Só acho 180k km pouco para fazer motor. Espero que não seja com todos porque daqui a 35k km tô chegando lá tb.

ad.thomaz
10/09/2010, 18:41
cara... eu num sei que mundo que vcs estão não, mas eu nunca vi isso de ter que parar a cada 200km e ficar 20minutos parado! uaheiuaheiuahuiaheaiuehae

x 2
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:twisted:

Edintruder
10/09/2010, 18:51
Esticar as pernas em 200km também acho pouco, ainda mais na Ranger que tem uma excelente ergonomia..

Fernando Massad
10/09/2010, 19:02
Trilha, boa tarde!
Acho que não custa nada rodar 1000 km com a BI fechada e seguir o conselho do meca. Afinal, se foi ele quem fez o motor, se você gastou um bom dinheiro com a reforma; 1000 km é um nada. Não arrisca. Até mesmo porque se você detonou o motor com 180 mil km ele está certo em fechar a BI até que complete os primeiros quilômetros.
Abraços.

Não concordo, porque quando se compra um carro 0 bala ele não vem com a Bi fechada. Isso não tem justificativa, a meu ver, com todo respeito aos colegas.
Se vc retificar um motor a gasolina/ãlccol, então, o que é que esse meca vai fazer? Trocar bicos por outros com menos vazão?
E se o carro for carburado? Trocar gicles?

Não tem justificativa técnica.

Abçs :concordo:

bgtn
10/09/2010, 19:52
Não concordo, porque quando se compra um carro 0 bala ele não vem com a Bi fechada. Isso não tem justificativa, a meu ver, com todo respeito aos colegas.
Se vc retificar um motor a gasolina/ãlccol, então, o que é que esse meca vai fazer? Trocar bicos por outros com menos vazão?
E se o carro for carburado? Trocar gicles?

Não tem justificativa técnica.

Abçs :concordo:

Fernando,
no século passado, quando ainda mexiamos com fazenda, utilizávamos esse recurso com nossos tratores.... Mas veja bem, era pra ficar nas mãos de "pião"...
No meu caso, eu utilizaria esse recurso para ajudar a controlar minha ansiedade de "colar o pé"....

Por uma curiosidade, boa parte dos carros Ford com Zetec Rocam (ka, Focus e Fiesta), acabam vindo com o cabo do acelerador pouco ajustado, não permitindo que a "borboleta" abra completamente... Se é coincidência ou simples "relaxo" da Ford não sei, mas eu, pessoalmente, tive que ajustar o cabo de um Focus Flex, de um Fiesta 1.0 e de dosi New Ka´s 1.0...
No Fiesta tive até que dar um "ajustezinho" no batente do pedal do acelerador, so com jeitinho, na base do MARTELO, mesmo....

Abs

Renato

Fernando Massad
10/09/2010, 20:09
Fernando,
no século passado, quando ainda mexiamos com fazenda, utilizávamos esse recurso com nossos tratores.... Mas veja bem, era pra ficar nas mãos de "pião"...
No meu caso, eu utilizaria esse recurso para ajudar a controlar minha ansiedade de "colar o pé"....

Por uma curiosidade, boa parte dos carros Ford com Zetec Rocam (ka, Focus e Fiesta), acabam vindo com o cabo do acelerador pouco ajustado, não permitindo que a "borboleta" abra completamente... Se é coincidência ou simples "relaxo" da Ford não sei, mas eu, pessoalmente, tive que ajustar o cabo de um Focus Flex, de um Fiesta 1.0 e de dosi New Ka´s 1.0...
No Fiesta tive até que dar um "ajustezinho" no batente do pedal do acelerador, so com jeitinho, na base do MARTELO, mesmo....

Abs

Renato

Aê Renato, bãozão?
Eu já comprei alguns veículos 0km, inclusive FORD.
Minha esposa tem um Ecosport, adquirido 0 km ano passado. Sinceramente nunca tive esse problema que vc relatou....:pensativo:
Sempre foram veículos que aceitavam aceleração, se vc enfiasse o pé a rotação subia...
Enfim.....
Grande abraço:concordo:

bgtn
10/09/2010, 20:17
Aê Renato, bãozão?
Minha esposa tem um Ecosport, adquirido 0 km ano passado. Sinceramente nunca tive esse problema que vc relatou....:pensativo:
Sempre foram veículos que aceitavam aceleração, se vc enfiasse o pé a rotação subia...
Enfim.....
Fernando,
Beleza....
Bom, teve um ka que uma funcionária comprou também veio com o cabo ajustado..
Mas meu Focus, não dava WOT, não... Nem o Fiesta da minha esposa...
Se bem que, em Ecocôsport, ops, desculpe-me, força do hábito... em Ecosport não sei se acontece... Faça um teste, peça para "dona patroa" pisar no acelerador até o fundo, com o carro desligado, e veja no TBI se o cabo acelera tudo, até o batente...

Abraço

Tchê 4x4
10/09/2010, 20:25
Aê Renato, bãozão?
Enfim.....

:rolleyes: Eu tbm sou Fordeiro e Zetequeiro nato, sempre tive e tenho Ford Zrtec, inclusive faço parte do Zetec Club a um bom tempo e nunca vi ou ouvi dizer essa da acelerações dos carros vir de fábrica com "folga"... No meu é pisar e o bixo ronca.

Fernando Massad
10/09/2010, 20:28
Fernando,
Beleza....
Bom, teve um ka que uma funcionária comprou também veio com o cabo ajustado..
Mas meu Focus, não dava WOT, não... Nem o Fiesta da minha esposa...
Se bem que, em Ecocôsport, ops, desculpe-me, força do hábito... em Ecosport não sei se acontece... Faça um teste, peça para "dona patroa" pisar no acelerador até o fundo, com o carro desligado, e veja no TBI se o cabo acelera tudo, até o batente...

Abraço

Chegar ou não ao batente nem sempre é sinal de que tem algo errado.
A suspa do seu jipe não deve encostar no batente, não é mesmo? (mas isso é assunto pra outro tópico hehehehe).
O batente é o limite que não tem, necessariamente, que ser atingido.
O comportamento do carro em relação à aceleração a gente sente é na direção, e não olhando se a boboleta está alcançando o batente....
Se tá andando legal, beleza....

Abçs:concordo:

Fernando Massad
10/09/2010, 20:46
Aliás, só pra complementar....

quando vc pisa no acelerador a borboleta NÃO deve enconstar no batente, porque se isso ocorrer, o cabo estará sendo forçado, o que vai ocasionar a ruptura dele.

Por essa razão, o que limita o curso acelerador não é o batente da borboleta, mas sim o batente do acelerador.

Ecosport não é JIPE, mas tb não é cocô....

Vlw:concordo:

Tchê 4x4
10/09/2010, 21:21

quando vc pisa no acelerador a borboleta NÃO deve enconstar no batente, porque se isso ocorrer, o cabo estará sendo forçado, o que vai ocasionar a ruptura dele.

Por essa razão, o que limita o curso acelerador não é o batente da borboleta, mas sim o batente do acelerador.

Vlw:concordo:
:concordo: Falou!!!

Trilha Miranda
10/09/2010, 22:37
Boa noite!!!

Essa minha parada é boa também por que aqui no nordeste ta fazendo bastante calor.
Não vou usar o ar condicionado do carro pelo seguinte motivo:
Hoje notei que por causa dessa bomba que está fechada o carro fica muito mas fraco do que já tava. Quando coloquei o ar e sair de primeira marcha em um semáforo fiquei ate assustado, pensei que ia parar. KKKKK.
Aproveito essa paradinha nos 200km dessa viagem de amanhã pra posta algo sobre a viagem e o comportamento do carro aqui...

O final dessa história só vai chegar quando eu alcançar esses 1000km trocar o óleo e abri a bomba de combustível... Ai sim eu vou ver o resultado do serviço... Vejo aqui que muitos foram contra e outros a favor do mecânico, eu fico ainda com minhas duvidas. Mas na duvida e melhor acatar o profissional, Ele sabe o que ta fazendo.

*Eu tive um fiesta e precisei fazer o motor dele. Quando peguei ele lá na retifica, recebi algumas recomendações. Que entrou em um Ouvido e saiu pelo outro...:putz: Imagine o final dessa historia... Tive prejuízo novamente com o carro.:parede: Depois dessa eu seguir as recomendações e o carro fico beleza... Novo como se tivesse saído da fabrica, pisava ele respondia na hora....:concordo:

Abraços!!!! :pipoca:

Trilha Miranda
11/09/2010, 09:38
Bom Dia galera!!!!

Estou na estrada, to fazendo a primeira parada.
Faltam só 113km agora...
Notei que por causa da bomba eu acho o carro não passou de 108km por hora.
Agora ela ta marcando 539km no quadro depois da retifica...
Agora vou completar a viagem...
Quando chegar colocarei mais detalhes....
Só consegui ultrapassar um Gol 91 carregado de carga e um Uno na ladeira.
Obs*o Uno tava caindo aos pedaços... KKKKK
Vou completar o restante agora falta só 113km
Vamos vê o final dessa história....
Abraços... :pipoca::pipoca::dance:

Imperador!
11/09/2010, 10:12
Tomara que este teu estágio probatório acabe logo, ficar pra trás de Uno, Gol e não passar de 108km/h é dose...

criparamos
11/09/2010, 10:24
Bom Dia galera!!!!

Estou na estrada, to fazendo a primeira parada.
Faltam só 113km agora...
Notei que por causa da bomba eu acho o carro não passou de 108km por hora.
Agora ela ta marcando 539km no quadro depois da retifica...
Agora vou completar a viagem...
Quando chegar colocarei mais detalhes....
Só consegui ultrapassar um Gol 91 carregado de carga e um Uno na ladeira.
Obs*o Uno tava caindo aos pedaços... KKKKK
Vou completar o restante agora falta só 113km
Vamos vê o final dessa história....
Abraços... :pipoca::pipoca::dance:

Puts kra, só ultrapassar gol/uno (nada contra, ate pq ja tive os dois), na subida ainda... hehehhe... ninguem merece.... e o que é pior.. vc disse que naum ia ligar o ar... se ligar.... ai ja viu....heheheheh.....
So comentando.. outro dia para testar o meu carro... (nao existe logica nenhuma nisso), resolvi dar uma apertada a mais no acelereador... cheguei a 160 km/h, e sinceramente... o carro naum foi feito pra isso.. muito instavel, diria inseguro mesmo, acho que por ser muito alto, prefiro andar aos meus 100 km/h, tranquilo, viagem segura... hehehhe
Antes que alguem fale...Meu carro esta com 4 pneus novos, amortecedores novos, alinhado, balanceado, e todos os outros ados da vida... hehehhehe

criparamos
11/09/2010, 10:35
Amigos... sem querer mudar o tema do post..... alguem ai sabe o nome da pkp ford montada no chassis do caminhao cargo, vi uma outro dia na rua e fiquei curioso para saber o nome da maquina... e que maquina....

Troller-a-vista
11/09/2010, 10:53
veja o lado bom, nao vai se preocupar com multas...

Anthoniusnikos
11/09/2010, 11:24
É isso aí Miranda, devagar e sempre...! Heheheh... Não se preocupe com a velocidade, só vai variando os rpm.
Pode dar umas esticadas até os 3.500 rpm, mas deixe mais para as ultrapassagens, ou por uns 5 minutos, depois baixe para uns 2.500 rpm, e assim vai topcando a sua viola, digo viatura. :mrgreen:
Espero que o seu mexânico, por garantia, não tenha posto lacre na BI ! :twisted::twisted::twisted: Senão, você mesmo com uma chave de fenda pode abrí-la, porém nunca passando dos 3.500 rpm, até os 5.000 Km. :concordo:

Nota: Um motor no Nordeste não esfria "nunca", quanto mais em paradas por 15 ou 30 minutos. O que trava é a carcaça dos idosos; como djô.

Anthon

Edintruder
11/09/2010, 12:53
Pra mim essa idéia de fechar a bomba injetora é uma baita tiro no pé. Isso apenas serve para pôr em risco a vida de todos dentro da Ranger, sem contar que não faz a menor diferença no quesito rpm, pois não será isso que controlará a rpm. Os motores das S-10 não duravam nada justamente por terem o sistema de injeção estrangulados, fazendo o pessoal esticar as marchas para ter um desempenho satisfatório.
Eu sempre andei com a BI aberta, até 4 voltas, e nunca tive nenhum problema com isso, porém bastava tomar alguns cuidados típicos de motores diesel, como por exemplo não pisar fundo com rpm abaixo dos 1500rpm. Mesmo com a BI estrangulada, se fizer isso irá desgastar anéis em menor tempo que o normal.

Trilha Miranda
11/09/2010, 14:30
Primeira etapa completada.

Logo pela manhã completei o tanque ate o automático da bomba do posto.
Quando cheguei no destino fui no posto e completei ate o automático novamente.
Deu 46 litros de diesel em 330km, que dá um total de 7,17km por litro...
Acho que tem algo errado.... o consumo está muito alto.
Tenho que relatar isso ao mecânico na segunda feira.
É um pouco estranho a BI ta um pouco fechada e o consumo alto...
Acho que vou ficar de cabeça quente novamente.

Quando eu voltar vou passar novamente no primeiro posto...
Ai, vou ficar sabendo se ele coloco menos ou mais combustível que o segundo posto.

É galera!!! Tomar Pau de um gol 1000 91 encima de uma ranger foi dose. Kkkkk

Agora falando serio! O que vocês acharam desse consumo?:pensativo:

criparamos
11/09/2010, 15:25

Logo pela manhã completei o tanque ate o automático da bomba do posto.
Quando cheguei no destino fui no posto e completei ate o automático novamente.
Deu 46 litros de diesel em 330km, que dá um total de 7,17km por litro...
Acho que tem algo errado.... o consumo está muito alto.
Tenho que relatar isso ao mecânico na segunda feira.
É um pouco estranho a BI ta um pouco fechada e o consumo alto...
Acho que vou ficar de cabeça quente novamente.

Quando eu voltar vou passar novamente no primeiro posto...
Ai, vou ficar sabendo se ele coloco menos ou mais combustível que o segundo posto.

É galera!!! Tomar Pau de um gol 1000 91 encima de uma ranger foi dose. Kkkkk

Agora falando serio! O que vocês acharam desse consumo?:pensativo:
Puts... fez so isso... na estrada... andando a 100 km/h... mas acho que vc naum deve levar isso em consideraçao, pelo menos nesse momento... pois ainda virao ajustes, ajustes e ajustes para ter um rendimento satisfatorio.....
ainda naum fiz o consumo da minha pkp, mas acho que ta fazendo entre 10 e 12 km/l na cidade... visto que sempre ando pianinho por ai....
:pensativo:

Walter L. L. Casitta
11/09/2010, 16:23

...Deu 46 litros de diesel em 330km, que dá um total de 7,17km por litro...
Acho que tem algo errado.... o consumo está muito alto...

Que novelinha mexicana em meu amigo? Claro que tem coisa errada. Quantas vezes teve que reduzir o câmbio a mais que se a BI não estivesse estrangulada? Agora manda a conta do excedente do diesel gasto pro mecânico...:putz:

eduardo1968
11/09/2010, 17:45
Cara, essa história de viajar com BI fechada, tá te expondo a vários riscos desnecessários

Senao vejamos:

Numa ranger com motor rescém retificado:
1. Vc anda muito lento na estrada, com máxima de 108 Km/h e uma aceleração forçada, além da embreagem que deve tá pedindo pelo amor de D..., que cheguem logo esses 1000 Km. Nas ultrapassagens vc está forçando o conjunto;
2. Essas paradas a cada 200 km, podemm servir para tudo, menos para o motor durar mais;
3. Por conta dessa média alta de consumo de diesel alguma coisa em seu motor está trabalhando no limite;

Vou te dar um conselho:

Fique de olho na temperatura do motor;:shock:
Chute o balde, pague R$ 10,00 pra um bombista e regule esse débito da BI;:odedo:

Abs

Eduardo

dalmolin
11/09/2010, 19:57
essa da bomba foi sinistra mesmo...

a melhor forma de andar com o motor frio , eh justamente tendo bastante torque , ate com a bomba meio aberta em vez de fechada.....

vc coloca a 5ª na camionete , e anda entre 2000 e 2500 giros , com o vento que bate em 5ª nessa rpm gela tudo em pouco tempo , mas como vc ta amaciando a cada reta , ou de tempo em tempo , mete o pé no porao faz o motor ir a 3500 , depois alivia , 2000 - 2500 esfria ele... isso eh amaciar um motor.... nos primeiros 1000 km , depois sente o pe nessa coisa , senao fica com o motor preso.

Anthoniusnikos
12/09/2010, 00:20
Também concordo que a abertura da BI não tem a ver com o pé do motuca, mas tem muito a ver com o desempenho natural do motor para que ela foi projetada.

Anthon

Tchê 4x4
12/09/2010, 17:06
Também já disse e repito, essa história da BI fechada pra "amaciar" é balela.

Pequeno jr
13/09/2010, 08:32
Ja falei

Ferro amacia é com fogo.

Trilha Miranda
13/09/2010, 09:07
Olá galera. Bom Dia!!!

Essa novela mexicana está chegando ao final.
O carro está agora com 998km. Faltam 2km, vou leva ela agora no mecânico pra trocar o óleo e regular essa bomba.
Pessoal aconteceu algo estranha, mas bom nos 300km da volta. Na volta eu não forcei a aceleração, e o carro fez 11km por litro, e eu não parei fiz direto sem parada rotação entre 2000 a 3000 rpm. Notei que na viagem de volta ela se comporto bem melhor. Fiquei impressionado. “???O que deve ter ocorrido no motor???”
Ele som gasto 30 litros em 330km. Estranho isso...
Acho que o consumo alto nos primeiros Quilômetros foi por causa do amaciamento a fogo... fui o tempo todo querendo ganhar velocidade acima de 108km. A rotação ficava entre 2500 a 3500km.
Hoje eu vou abri essa bomba nem que seja no machado.

Logo postarei o final dessa história...:pipoca::pipoca::pipoca:

bgtn
13/09/2010, 09:52

Vlwfile:///C:/DOCUME%7E1/Renato/CONFIG%7E1/Temp/msohtml1/01/clip_image001.gif

Fernando,

Acho que não me fiz claro.... Concordo que o batente do cabo não deva ser o batente da borboleta. Somente tentei colocar de forma simples que o corpo deva ter abertura suficiente, para que a central entenda o “WOT”. Como citei,, não sei se foi coincidência, mas no MEU caso, tive que ajustar, pois, mesmo depois de mandar para concessionária, retornava como o mesmo problema, nos dois carros (Focus e Fiesta)... Pode ter sido coincidência...

Quanto ao Escosport, anotado....

file:///C:/DOCUME%7E1/Renato/CONFIG%7E1/Temp/msohtml1/01/clip_image002.gif Eu tbm sou Fordeiro e Zetequeiro nato, sempre tive e tenho Ford Zrtec, inclusive faço parte do Zetec Club a um bom tempo e nunca vi ou ouvi dizer essa da acelerações dos carros vir de fábrica com "folga"... No meu é pisar e o bixo ronca.

Tchê,

É como eu disse, pode ser coincidência... Mas de cinco carros da Ford que eu pude ver, essa folga veio em 4.....
Também vi alguns relatos no FORDHP.

Abraços,

Edintruder
13/09/2010, 11:53
O consumo elevado pode ser por várias razões, diesel ruim, e a mais provável, como tu abasteces até o automático, NUNCA terás o mesmo nível de combustível no tanque quando consideras cheio, pois o diesel faz muita espuma, e depois que destrava a bomba, ainda entram mais de 10 litros no tanque. É muita margem para erro e diferença de consumo. Te acostuma a encher até a boca que nunca dá erro.

jonas chanan
14/09/2010, 16:12
acho que já sei porque ele fechou a bomba.

para dar tempo de terminar a garantia que ele é obrigado a dar!!!!
sem dá pau no motor .
o cara faz motor para andar com a bomba fechada .
otra coisa se os bicos não foram calibrados com a nova pressao da bomba vai mija diesel direto prejudicando o motor .

Raposo
14/09/2010, 16:40
Pois eu continuo achando que o meca fechou a BI porque o Trilha detonou o motor com 180 k. Não é normal. O da Ranger do Pequeno se não me engano rodou 390 k.
Abraços.

Pequeno jr
14/09/2010, 16:45
Pois eu continuo achando que o meca fechou a BI porque o Trilha detonou o motor com 180 k. Não é normal. O da Ranger do Pequeno se não me engano rodou 390 k.
Abraços.

Esse negócio de qto um motor dura tem muitas particularidades, mas mesmo assim não era o caso de fechar a BI. ... As vans do EduBelem com o mesmo maxion ... rodaram bem mais que o motor da minha. Se não me engano era uma 310 ou 312 .. deixa ele aparecer q ele comenta.

Raposo
14/09/2010, 16:57
Esse negócio de qto um motor dura tem muitas particularidades, mas mesmo assim não era o caso de fechar a BI. ... As vans do EduBelem com o mesmo maxion ... rodaram bem mais que o motor da minha. Se não me engano era uma 310 ou 312 .. deixa ele aparecer q ele comenta.
É, mas o Edin comenta que não convém andar no "pau" acima de 3500 rpm para não ferrar o motor. Com a BI fechada não vai dificultar andar no limite?
Abs.

Edintruder
14/09/2010, 18:25
Raposo, com a BI fechada ela só vai andar se esticar o tempo todo além dos 3500... É 1a, 2a, 3a e 4a marchas esticando bastante pra andar bem... Bota 5a e o troço fica paralítico, mas até chegar na 5a é rpm sempre alta.