Ver Versão Completa : Sportage nao pega
Patoloko
08/09/2010, 09:12
Pessoal, é o seguinte. Estava viajando com minha sport a gasolina rebocando minha gaiola de trilha, tudo normal, temp. normal, sem nenhum problema quando parei num posto de gasolina pra esperar alguns amigos que vinham atras. Depois que eles chegaram, quando fomos sair, ela não pegou mais. Vira a chave, o motor de partida funciona normal mas ela não pega. Conclui que poderia ser 2 coisas: Combustível que não chega ou fagulha pra queima do combustível.
Como sou calouro com a sport (tenho ela ha pouco mais de 2 meses), não sei mexer nela (ainda). Vou relatar o que olhei:
Como ela é automática, a tentativa de fazer ela pegar no tranco, ficou descartada.
As velas não olhei por não saber chegar nelas (pra ver é preciso tirar o tubo de admissão do ar e a tampa do meio do motor?)
Onde fica a bobina?
Na caixa de fusíveis, olhei e todos estavam inteiros. Na caixa de fusível do cofre do motor, também olhei e não tem nenhum queimado. Olhei os dois relês que tem e um arma quando liga, o outro não está armando. porém, ao tentar ligar armando ele manualmente também não funciona. Testei o rele fora e ele está armando. Resumindo, não é problema do rele. Testei os cabos que chegam nele e tem um que teria que ser positivo que não está chegando corrente.
Tirei a bomba de combustível e testei. Ela está funcionando perfeitamente e está dando pressão na linha. Não testei se ela tá fraca, mas se tivesse, pelo menos em baixa rotação ela deveria funcionar.
Não desconectei os cabos da centralina. Poderia ser ela? Vi em alguns tópicos que pela posição dela pode dar mal contato, mas isso acontece só nas diesel ou nas gasolina pode acontecer o mesmo?
Uma coisa que eu fiz antes, mas que acho que não tem muito a ver é que eu estava andando com a tecla "POWER" apertada. Digo isso pq foi a primeira vez que andei por mais tempo com ela apertada. Foi a primeira vez que estava viajando rebocando a gaiola, por isso utilizei a tecla, pra não perder tanta velocidade nas subidas, apesar de não estar correndo muito. Estava andando a 100, 110.
Na cidade já tinha rebocado outras vezes a gaiola sem nenhum problema.
PS: Minha sport é 97
Lucena04
08/09/2010, 11:53
Pessoal, é o seguinte. Estava viajando com minha sport a gasolina rebocando minha gaiola de trilha, tudo normal, temp. normal, sem nenhum problema quando parei num posto de gasolina pra esperar alguns amigos que vinham atras. Depois que eles chegaram, quando fomos sair, ela não pegou mais. Vira a chave, o motor de partida funciona normal mas ela não pega. Conclui que poderia ser 2 coisas: Combustível que não chega ou fagulha pra queima do combustível.
Como sou calouro com a sport (tenho ela ha pouco mais de 2 meses), não sei mexer nela (ainda). Vou relatar o que olhei:
Como ela é automática, a tentativa de fazer ela pegar no tranco, ficou descartada.
As velas não olhei por não saber chegar nelas (pra ver é preciso tirar o tubo de admissão do ar e a tampa do meio do motor?)
Onde fica a bobina?
Na caixa de fusíveis, olhei e todos estavam inteiros. Na caixa de fusível do cofre do motor, também olhei e não tem nenhum queimado. Olhei os dois relês que tem e um arma quando liga, o outro não está armando. porém, ao tentar ligar armando ele manualmente também não funciona. Testei o rele fora e ele está armando. Resumindo, não é problema do rele. Testei os cabos que chegam nele e tem um que teria que ser positivo que não está chegando corrente.
Tirei a bomba de combustível e testei. Ela está funcionando perfeitamente e está dando pressão na linha. Não testei se ela tá fraca, mas se tivesse, pelo menos em baixa rotação ela deveria funcionar.
Não desconectei os cabos da centralina. Poderia ser ela? Vi em alguns tópicos que pela posição dela pode dar mal contato, mas isso acontece só nas diesel ou nas gasolina pode acontecer o mesmo?
Uma coisa que eu fiz antes, mas que acho que não tem muito a ver é que eu estava andando com a tecla "POWER" apertada. Digo isso pq foi a primeira vez que andei por mais tempo com ela apertada. Foi a primeira vez que estava viajando rebocando a gaiola, por isso utilizei a tecla, pra não perder tanta velocidade nas subidas, apesar de não estar correndo muito. Estava andando a 100, 110.
Pode ser um monte de coisas, mas vou dar um chute: dá uma verificada no aterramento da bomba de combustível.
Patoloko
08/09/2010, 13:34
Tá aterrado.
Tem algum problema rebocar carro automático? Ele estando no N causa algum problema pro cambio?
ja tive esse problema .
Verifica o rele da bomba de gasolina, o rele da minha armava mas não passava corrente pq os contatos estavam queimados.
Faça um teste simples, solte a mangueira da linha de combustivel no filtro, tire a capa do rele da bomba, com o contato ligado aperte o rele fazendo passar corrente nos contatos, tem que sair gasolina na mangueira, se não sair pode ser os contatos ferrados.
[]s
(DU)
Tá aterrado.
Tem algum problema rebocar carro automático? Ele estando no N causa algum problema pro cambio?
Problema nenhum. Deixe o carro em 4X2 e o câmbio em Neutro.
Geisler®
09/09/2010, 00:23
Onde fica a bobina?
Patoloko, um colega meu que tem um Diplomata automático, teve um problema semelhante, mas o motor nem virava... Porem, se fosse la no motor fazer ligação direto no motor de arranque ele virava mas não pegava.
Mexe daqui, mexe dali, até que descobriu que junto na alavanca seletora de marchas, existe um sensor que impede a partida e ignição do motor, em qualquer posição que não seja "P" ou "N", e este sensor havia quebrado.
Como Opala, não tem muita eletrônica, bastou fazer uma "ponte" no sensor/interruptor, e pronto, o carro voltou a funcionar e ele pode ir pra casa:palmas:
Talvez seja este o seu problema, veja tambem, não sei se a Sportage é assim, mas alguns carros, alem de ter de estar em "P" ou "N", precisa estar com freio de estacionamento ou o pedal do freio acionado, senão não pega.
Verifique se estes sensores tambem estão em dia, que pode ser uma coisinha atoa dessas.
Abraço e LAMA \o/
Obs: Não é muito bom rebocar automáticos por mais que 50Km, e nem acima de 80Km/h, pois la dentro existem embreagens que trabalham com óleo sob pressão de uma bomba hidráulica acionada pelo motor, e isto só ocorre com motor ligado.
Com motor desligado, os discos ficam se atritando com lubrificação deficiente, ocasionando desgaste.:concordo:
Obs: Não é muito bom rebocar automáticos por mais que 50Km, e nem acima de 80Km/h, pois la dentro existem embreagens que trabalham com óleo sob pressão de uma bomba hidráulica acionada pelo motor, e isto só ocorre com motor ligado.
Com motor desligado, os discos ficam se atritando com lubrificação deficiente, ocasionando desgaste.:concordo:
No caso das sportage ou outros 4x4 não tem esse problema, basta colocar a alavanca da t-case no "N" (neutro) que não é repassado o giro das rodas pro cambio.
[]s
(DU)
Patoloko
09/09/2010, 17:34
Fiquei com medo e trouxe ela de guincho. Foi 120 reais (1 real por km). Ae que foi tranquilo.
O mecanico viu o cabo do sensor de aceleração derretido no meio. (parece que estava encostando em algum lugar, pq onde está derretido está achatado). Tem algum genérico de outro carro que possa ser usado?
Sensor de aceleração ou rotação?
É um que fica ensima na cx seca?
[]s
(DU)
Patoloko
09/09/2010, 19:58
Sensor de aceleração ou rotação?
É um que fica ensima na cx seca?
[]s
(DU)
Sim, é esse. Seria o de rotação?
Patoloko
10/09/2010, 08:05
O cabo é esse:
http://img266.imageshack.us/img266/5643/dsc00526dp.jpg
O cabo é esse:
http://img266.imageshack.us/img266/5643/dsc00526dp.jpg
É o sensor de rotação.
Elba / Fiorino / Uno 1.6-MPFI / Tipo 1.6-SPI 93/95 - Sensorauto Cod: SRF 1608 (plug and play)
[]s
(DU)
Patoloko
10/09/2010, 09:53
Obrigado!!!!!!:dance:
Me economizou uma grana e e pelo menos 10 dias de espera pela peça segundo a revenda KIA daqui.
Patoloko
16/09/2010, 17:06
Resolvido. O cabo funcionou perfeitamente.
Pra quem necessitar, aqui vai a referencia do original da FIAT:
0261210118, 0261210103, 0261210102, 7756924, 7799032
Os carros são:
ELBA CSL 1.6 MPI TODOS
PICK-UP FIORINO LX 1.6 8V MPI 10/95 > 10/96
TEMPRA 1.6 I.E 04/93 > 12/96
TIPO 1.4 8V MPI (COM AR COND) 10/93 > 05/97
TIPO 1.6 8V MPI (COM AR COND0 10/93 > 05/97
TIPO 1.6 I.E 92 >
UNO 1.6 8V MPI 10/94 > 10/95
As únicas diferenças entre esse e o original é o tamanho do chicote (esse é bem maior) e a posição do cabo.
Obrigado EDuarte!!
Resolvido. O cabo funcionou perfeitamente.
Pra quem necessitar, aqui vai a referencia do original da FIAT:
0261210118, 0261210103, 0261210102, 7756924, 7799032
Os carros são:
ELBA CSL 1.6 MPI TODOS
PICK-UP FIORINO LX 1.6 8V MPI 10/95 > 10/96
TEMPRA 1.6 I.E 04/93 > 12/96
TIPO 1.4 8V MPI (COM AR COND) 10/93 > 05/97
TIPO 1.6 8V MPI (COM AR COND0 10/93 > 05/97
TIPO 1.6 I.E 92 >
UNO 1.6 8V MPI 10/94 > 10/95
As únicas diferenças entre esse e o original é o tamanho do chicote (esse é bem maior) e a posição do cabo.
Obrigado EDuarte!!
Opa, que bom que resolveu.
[]s
(DU)
ten sportage que si nao esta la alavanca em PARE ,nao pega,e outra que em neutro pega,dependiendo del dono anterior que modificaçao le voto
FEOFURTADO
15/03/2012, 02:11
Caro Maat, poderia informar onde fica o dreno (bujão) para retirar toda a agua de refrigeração do motor?
FEOFURTADO
15/03/2012, 02:12
desculpe, do motor da sportage 2001 tdi
rpetrucci
03/05/2012, 13:20
Amigo Maat, você tem oficina em Porto Alegre ?
Rivaldojr82
16/09/2012, 16:58
Boa tarde pessoal do 4x4 Brasil,
Sou novo no fórum e no mundo 4x4, e tenho sofrido com alguns problemas que estão aparecendo na minha Viatura. Tenho uma sportage 99, gasolina, que ultimamente está apresentando dificuldade para ligar. Quando tento dar partida, o motor fica ratiando mas não liga. A sensação que dá é que o combustível está sendo cortado. Já foi trocado a bomba de combustível, mas o problema voltou a ocorrer. Quando bato a chave, escuto pequenos toques da buzina, o que tenho achado estranho. Alguém saberia me ajudar em relação a esse problema? Estou precisando muito de ajuda, pois tenho enfrentado grandes dificuldades em encontrar algum mecânico que realmente conheça esse carro. Inclusive, aproveito a oportunidade para pedir aos colegas de BH sugestões de mecânicos para esse carro.
Obrigado a todos!
judemar swarowsky
20/09/2012, 10:59
bom dia amigos!
seguinte,minha spt diesel 2001 hoje fez frio e não pegou pela manhã. Fiz o aquecimento normal mas nada de pegar. O meca disse ser as velas queimadas.Pode ser isso mesmo,apesar de sinalizar no painel que está aquecendo? Essas velas não são originais,pois já havia trocado a uns meses.Se alguém puder me ajudar agradeço.
abraço.
CarlAlberto
20/09/2012, 18:10
bom dia amigos!
seguinte,minha spt diesel 2001 hoje fez frio e não pegou pela manhã. Fiz o aquecimento normal mas nada de pegar. O meca disse ser as velas queimadas.Pode ser isso mesmo,apesar de sinalizar no painel que está aquecendo? Essas velas não são originais,pois já havia trocado a uns meses.Se alguém puder me ajudar agradeço.
abraço.
Cara, pode ter certeza, são as velas queimadas, já sofri muito com elas. Recomendo as velas da marca Delphi, são ótimas e não são caras, paguei 60,00 no jogo há seis meses atrás, até hoje não tive mais problemas. A indicação no painel indica que a corrente está chegando até as velas, porém se estão queimadas não adianta. No meu jipe spt 2001 tdi tem um botão adaptado que aciono (aperto) por vinte segundos com a chave da igniçao ligada, que logo após é só dar a partida. O sistema original está desativado, foi colocado um relê e o acionamento agora é manual, pois o original com o tempo dá defeito.
Espero ter ajudado.
Carlos
DouglasMac
21/09/2012, 22:45
CarlAlberto, Delphi até serve bem, mas para usar para mais uns tres anos, só as originais. O sistema na chave original não estraga, tenho em perfeito estado.
"segurar" por 20 segundos não resolve pois as velas chegam em uma temperatura e não passam disso, melhor fazer por 10 segundos duas vezes. ok?
Rivaldojr82, seja bem vindo conterrâneo!!
Tamos a pé de mexanicos em BH, no que puder, estamos a disposição. mande seu cel via MP aqui.
Seu problema deve começar a procurar solução com eletricista, Bolinha (Belcar elétrica) no alto da rua Formiga esquina com Pitangui, bairro Concordia.
Abraços.
judemar swarowsky
27/09/2012, 16:55
amigos, desculpe a demora do retorno.
realmente valeu a dica,as velas estavam super queimadas mesmo.
por sugestão tbem do meca coloquei originais. 60,00 cada.
obrigado pela força.
abraço.
Rivaldojr82
10/10/2012, 20:11
CarlAlberto, Delphi até serve bem, mas para usar para mais uns tres anos, só as originais. O sistema na chave original não estraga, tenho em perfeito estado.
"segurar" por 20 segundos não resolve pois as velas chegam em uma temperatura e não passam disso, melhor fazer por 10 segundos duas vezes. ok?
Rivaldojr82, seja bem vindo conterrâneo!!
Tamos a pé de mexanicos em BH, no que puder, estamos a disposição. mande seu cel via MP aqui.
Seu problema deve começar a procurar solução com eletricista, Bolinha (Belcar elétrica) no alto da rua Formiga esquina com Pitangui, bairro Concordia.
Abraços.
Caro Douglas,
Antes de mais, obrigado pela dica de eletricista. Com certeza o irei procurar caso não consiga resolver o problema. Fato é que a Sportage encontra-se a 2 semanas na oficina, e até agora nada de diagnóstico preciso para o problema. O mais interessante é que desde quando o carro desceu do reboque, na oficina, voltou a funcionar normalmente. Isso já havia acontecido uma outra vez também, e do mesmo jeito. Foi trocado a bomba de combustível e nada. O mais complicado é que com o carro funcionando fica difícil detectar onde está o problema. Um eletricista que esteve vendo ela disse duas coisas: que pode ser o relé da bomba de combustível ou o sensor de rotação. Ele chegou a fazer testes quando ela ainda estava sem funcionar e detectou que não estava chegando corrente na bomba de gasolina. Quanto ao sensor de rotação, os colegas do fórum indicam alguns modelos de outros veículos que podem ser adaptados, mas e quanto ao relé, será que é tranquilo de encontrar ou, caso contrário, se teria alguma adaptação que daria também pra fazer?
Abraço e mais uma vez obrigado!
Joel Sportage
02/12/2013, 23:35
Boa noite !
Estou com o mesmo problema só que minha sportage e diesel 2.2 , o que acontece e o seguinte se o motor estiver frio ela não pega ,
ai dó um tranco e ela pega depois de pega posso desligar e bater na chave que ta tudo normal alguem tem alguma dica ai ?
Já a gradeço a atenção !
Boa noite !
Estou com o mesmo problema só que minha sportage e diesel 2.2 , o que acontece e o seguinte se o motor estiver frio ela não pega ,
ai dó um tranco e ela pega depois de pega posso desligar e bater na chave que ta tudo normal alguem tem alguma dica ai ?
Já a gradeço a atenção !
Verifica as velas de aquecimento do diesel, são bem baratas e faz uma boa diferença se estiverem ruins
Vinicius Mattos
23/07/2017, 17:14
Boa tarde a todos!
Minha viatura não liga! A minha viatura é uma 99 a gasolina. Já verifiquei o comutador o arranque depois constatei que a bomba de gasolina não está funcionando acredito que toda a injeção não esteja funcionando também. fiz uma trilha a dois meses e entrei em uma vala com muita água e entrou muita água dentro da viatura molhando o modulo e queimando alguns fusíveis, depois de desmontar o mudulo limpar, secar e trocar os fusíveis queimados voltou a funcionar normalmente. Andei com a viatura mais uns três dias sem problemas. agora fui funcionar e nada liga, o painel acende o apito das portas funciona mas o motor de arranque não vira e nem e a bomba não funciona.
Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Obrigado
Vinicius
Boa tarde a todos!
Minha viatura não liga! A minha viatura é uma 99 a gasolina. Já verifiquei o comutador o arranque depois constatei que a bomba de gasolina não está funcionando acredito que toda a injeção não esteja funcionando também. fiz uma trilha a dois meses e entrei em uma vala com muita água e entrou muita água dentro da viatura molhando o modulo e queimando alguns fusíveis, depois de desmontar o mudulo limpar, secar e trocar os fusíveis queimados voltou a funcionar normalmente. Andei com a viatura mais uns três dias sem problemas. agora fui funcionar e nada liga, o painel acende o apito das portas funciona mas o motor de arranque não vira e nem e a bomba não funciona.
Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Obrigado
Vinicius
Verifique se esta chegando corrente na solenoide (qdo vira a chave pra partida), se não estiver chegando pode ser fuzivel, fiação ou os contatos do miolo da chave, se estiver chegando corrente então o problema é a solenoide.
[]s
(DU)
Vinicius Mattos
25/07/2017, 05:57
Verifique se esta chegando corrente na solenoide (qdo vira a chave pra partida), se não estiver chegando pode ser fuzivel, fiação ou os contatos do miolo da chave, se estiver chegando corrente então o problema é a solenoide.
[]s
(DU)
EDuarte bom dia!
Obrigado pela ajuda, Onde fica essa solenoide? Ela corta a entrada da gasolina?
EDuarte bom dia!
Obrigado pela ajuda, Onde fica essa solenoide? Ela corta a entrada da gasolina?
É o "automatico" do motor de arranque, tbm conhecido como "bendix".
A bomba de gasolina e outras partes da IE só vão funcionar qdo o motor girar.
[]s
(DU)
Vinicius Mattos
25/07/2017, 10:37
É o "automatico" do motor de arranque, tbm conhecido como "bendix".
A bomba de gasolina e outras partes da IE só vão funcionar qdo o motor girar.
[]s
(DU)
Ok. Muito obrigado! Vou verificar e logo posto o ocorrido.
Vinicius Mattos
29/07/2017, 18:15
Boa noite a todos!
Depois de muito trabalho para tirar o motor de arranque e contatar que era exatamente o que o EDuarte falou o automático estava travado (fiquei muito tempo com a viatura atolada e tinha muita água, veio até minha cintura), depois que limpei e lubrifiquei tudo instalei novamente e tudo funcionou, EDuarte muito obrigado pensei que fosse o módulo, pois ele também molhou.
Vinicius
Jorgetgjunior
12/09/2017, 11:27
oi por favor o meu e sportage kia 98 16v 2.0 gasolina onde fica o rele da bomba de combustível e a caixa de fusível do lado da bateria tem 2 fusíveis grandes do lado direito isolados pra que serve? alguém tem uma foto pra mim conferir.