Ver Versão Completa : Motores diesel modernos
Fabio Oppermann
07/09/2010, 23:32
Boa noite caros amigos.
Muito tem se falado de motores com elevada potência e pouca cilindrada.
Se formos pesquisar um pouco mais a fundo, veremos que esta é uma tendência até mesmo em outros veículos.
Agora desconsiderando nossos gostos ou crenças por marcas ou modelos ,o que acham desta nova leva de motores diesel sobrealimentados que estão começando a surgir no mercado?
Considerando o fato de estes serem exaustivamente testados antes de serem lançados !
Será que estes motores realmente serão um futuro certo, ou ainda podemos continuar idealizando nossos 3.0 ,3.2, 2,8 etc.... ??:-?
criparamos
07/09/2010, 23:47
Depois que a MIT pegou um motor de 87cv e transformou em 161cv, turboalimentando, intercooler e tudo mais... sei naum.... A minha 2001 é turbo alimentada, o mesmo motor em modelos anteriores nao tem nada disso... depois veio os intercoolers...É preciso lembrar que enquanto um motor que tem sua cilindrada original, roda 1.000.000 de km, outro com turbo roda 500.000, e outro turbinado intercolado roda 300.000. Lembra o que aconteceu com os gol, depois turbinaram o bixo... nao prestou.... Não sei se disse certo.. mas é o que penso...
Anthoniusnikos
08/09/2010, 00:40
Também acredito que os fabricantes irão continuar a inventar e aperfeiçoar periféricos para aumentar a potência dos motores, que foram projetados para trabalharem com uma certa potência, que garantiria sua durabilidade para uma certa quilometragem. Mas, numa sociedade de consumo selvagem, na qual um veículo é considerado velho com uns 200 mil km rodados, e passado para a frente para se adquirir um novo, os fabricantes vão continuar deitando e rolando em cima desses consumidores pouco exigentes. É a filosofia de " A BAGAÇA A GENTE PASSA PARA O PRÓXIMO".
Um dos motivos de tantos vazamentos de óleo nesses motores TURBINADOS é o excesso de pressão para o qual eles não foram projetados.
Anthon
TylerNTL
08/09/2010, 06:26
... Mas, numa sociedade de consumo selvagem, na qual um veículo é considerado velho com uns 200 mil km rodados....
Anthon
Hoje com 200k já dá quase para se candidatar a receber uma placa preta.
No mínimo aqui pela minha região, onde a grande maioria tem Caminhonete para eventualmente fazer um passeio nas praias ou dunas, com 100k ela dificilmente ainda está na mão do primeiro dono.
RGamaJr_4x4
08/09/2010, 09:54
Essa história de motorzinho é coisa de Europeu. A indústria automobilística européia estragou o mercado de carros no Brasil, que vê como esportivo clássico o Gol GTS 1.8 :parede: , em vez de um Maverick V8, por exemplo.
Até a GM aqui no Brasil teve que fabricar porcarias como os Opel para se manter no mercado. Acho que o último americano que ela fabricou aqui foi o Opala.
Sei que grande parte da culpa disso foram os longos anos da proibição da importação e o preço do combustível aqui.
Imperador!
08/09/2010, 10:41
Essa evolução dos motores faz parte.
Os motores, em geral, tem rendimento muito baixo, dissipando grande parte da potência gerada na forma de calor.
Talvez as montadoras estejam aumentando o grau de eficiência dos motores, permitindo que cilindradas menores possuam resultados práticos bem próximos dos similares com cilindradas altas.
Sobre a questão da redução da vida útil do motor com turbo/intercooler, não posso dizer com certeza, mas acredito que é tudo questão de projeto. Por exemplo, o motor de 87cv da L200 foi feito para ser aspirado e a turbina que foi instalada mudou o projeto original, influenciando inclusive na vida útil. Já os motores de Ranger (2.8 e 3.0), Hilux (3.0) e Triton (3.2) foram desenhados para receberem turbinas, de modo que não acredito que tenha a vida útil reduzida por ter uma turbina, até porque quando fizeram os cálculos da vida útil do motor, o teste foi feito com turbina.
Renato Fraga
08/09/2010, 13:37
É verdade, concordo com o princípio dessa observação.
Hoje está em ênfase a produção de motores pequenos com grande rendimento.
Acredito que se um motor for concebido assim, tendo todas as adequações estruturais para o esforço que vai receber, a cilindrada pouco importa. O que manda é o bloco, virabrequim, pistões, bielas e todos os demais componentes internos suportarem a carga a qual serão submetidos.
É o caso dos motores Mitsubish L200. Não é surpresa ver um desses com seus 160Hp abrindo o bico, uma vez que seu projeto original prevê outro desempenho e principalmente durabilidade e resistência.
Nesse aspecto chego a classificar também o powerstroke 2.8 das Rangers. Nada mais é que o HSD 2.5 com algumas melhorias, entretanto estruturalmente é praticamente o mesmo motor.
Já motores como o 2.5 das Nissan e o 2.0 da Amarok foram assim dimencionados e portanto existe um certo compromisso com a durabilidade e resistência apesar do desempenho.
Agora, o grande fato é que ainda temos o estigma de que motor diesel dura uma vida inteira, etc etc etc. Mas esquecemos que esses motores mais antigos não giravam mais que 3000rpm. Nos atuais, com rotação bem elevada, a pancada é muito maior e a consequencia disso já sabemos.
Eu me confesso fã da engenharia automotiva americana, onde o princípio do projeto de um carro prevê sobras para todos os lados; espaço, conforto, desempenho, durabilidade, cilindrada, potência e consumo também!!!!!!!!
Mas esse conceito está "demodê" devido às exigências ambientais atualmente estabelecidas.
Nessas a engenharia européia vem se destacando e cada vez mais estabelecendo-se como padrão mundial.
No Brasil, acredito que nunca tivemos um padrão definido, devido ao preço dos combustíveis entre outras variantes.
Os poucos veículos genuinamente americanos chegaram pra nós "capados" ou desfigurados como o exemplo das pick ups GM que nunca tiveram motores V8, das Ford que sempre usaram os V8 mais fracos da marca e das Dodge que pouco foram fabricadas. Já falando dos carros, Galaxye, Maverick e Dodge Dart, aqui foram oferecidos como produtos diferenciados para pessoas diferenciadas, ao passo que em seu país de origem eram carros populares. Motores 350 GM por lá são como motores AP VW aqui, esse que por sua vez é o motor V8 de maior produção no mundo.
Opalas, infelizmente são frutos de projeto EUROPEU, derivam do Opel Record e herdaram apenas a mecânica americana.
Por fim, os conceitos estão mudando e particularmente falando, não me conforto com a idéia de comprar um carro com 5 anos de idade sabendo que já está praticamente no fim da vida útili do seu motor.
E Comprar carro 0 Km, hehehehe, é outra lógica!!!!!!!!
Abraços a todos
criparamos
08/09/2010, 13:38
Concordo.. mas como o amigo mesmo falou sobre os problemas gerados pelos penduricalhos acoplados ao motor.... cito o exemplo do aquecimento das l-200, bastante discutidos no forum, claro que ja soube de varios problemas de aquecimento nas l200 93/94, que nao tinham turbina nem nada. Nao sei dizer sobre os motores mais novos citados, mas sei que se nao me engano, a mit ate 2006/7 usa o mesmo motor de 87cv. Alguem sabe a partir de quando comecou a ser usado o intercooler?
Kda caso é um caso, dependendo de como se usa, o motor dura uma vida inteira sem problemas... dependendo nao dura nem 100.000 km
criparamos
08/09/2010, 13:51
Amigos... de uma olhada nisso... pelo que entendi o cara é dono de uma retifica... leia o que ele diz sobre o motor da toyota...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=78754
Daniel.Shimomoto
10/09/2010, 13:25
É verdade, concordo com o princípio dessa observação.
Hoje está em ênfase a produção de motores pequenos com grande rendimento.
(...)
Opalas, infelizmente são frutos de projeto EUROPEU, derivam do Opel Record e herdaram apenas a mecânica americana.
Por fim, os conceitos estão mudando e particularmente falando, não me conforto com a idéia de comprar um carro com 5 anos de idade sabendo que já está praticamente no fim da vida útili do seu motor.
E Comprar carro 0 Km, hehehehe, é outra lógica!!!!!!!!
Abraços a todos
Renato;
Interessante análise sua. Vejo que no Brasil, até a década de 60, os projetos americanos "capados" tiveram aceitação no país mas depois disso foram verdadeiros fiascos. Veja o exemplo do Maverick, Dart, etc.
No meu ponto de vista: A partir da década de 70, ocorreram a predominância de projetos Europeus adaptados a particularidades do mercado nacional. Exemplifico: O Kadett usava motor 1.6 na Europa. No Brasil, partiram para 1.8 e 2.0, o proprio Fusca, na década de 70 na Alemanha era relançado com motor 1200cm3 enquanto no Brasil, o 1300 já não tinha mais aceitação. Depois vieram os 1,0L, tendencia esta que está morrendo em prol de motores um pouquinho maiores mas não menos econômicos.
Com relação ao diesel, acho que a tendência é a otimização dos motores. Dada a tecnologia atual, um diesel de alta rotação extraindo em torno de 50 a 70cv/L oferece um bom compromisso durabilidade versus desempenho. E é uma tendência mundial esses numeros.
Apenas para exemplificar, a nova Ford Superduty americana está com motor próprio, 6,7L e 390cv, o que corresponde a 58,2cv/L. Um numero proximo ao obtido por motores menores e de origem européia.
Abs!!!!
felippetti
10/09/2010, 14:54
Mas o que dizer de um Honda Civic VTI, com motor 1.6 de 160 cavalos e que dura bacarai? Estes motores rodam fácil mais de 500.000 Km...
Walter L. L. Casitta
10/09/2010, 15:14
Vocês perdem muito tempo procurando regra onde não existe.
Tipo:
Motor grande é mais durável...
Motor pequeno é mais econômico...
Motor de baixa rotação dura mais...
Motor feito aspirado se turbinado dura menos...
E por aí vai. Tudo bobagem.
É uma discussão com argumentos sem nenhum fundamento principalmente as usam como exemplo motores que já deixaram de se produzidos.
Esse assunto já esta se tornando patético no fórum...
felippetti
10/09/2010, 15:34
Vocês perdem muito tempo procurando regra onde não existe.
Tipo:
Motor grande é mais durável...
Motor pequeno é mais econômico...
Motor de baixa rotação dura mais...
Motor feito aspirado se turbinado dura menos...
E por aí vai. Tudo bobagem.
É uma discussão com argumentos sem nenhum fundamento principalmente as usam como exemplo motores que já deixaram de se produzidos.
Esse assunto já esta se tornando patético no fórum...
Bingo!!! =)
ad.thomaz
10/09/2010, 18:36
De fato, existe essa tendencia mundial, o nome dela eh downsizing, que em tese consistiria em um motor de menor cilindrada ter mais potência, e ser mais eficiente, tanto poluindo menos como consumindo menos enfim...
Mais isso não tenho certeza se funciona não, pois a minha Frontier com o motor 2.5l, consome muito mais do que os 3.0l da hillux por exemplo. No caso da Amarok, pelo que tenho lido em revistas automobilisticas, pareçe que nessa sim, na Amarok os fabricantes acertaram.
Quanto a durabilidade do motor, gente isso na minha opnião se deve unica e exclusivamente ao cuidado da pessoa que usa o motor.
:pensativo:
NGDaniel
10/09/2010, 21:22
De fato, existe essa tendencia mundial, o nome dela eh downsizing, que em tese consistiria em um motor de menor cilindrada ter mais potência, e ser mais eficiente, tanto poluindo menos como consumindo menos enfim...
Mais isso não tenho certeza se funciona não, pois a minha Frontier com o motor 2.5l, consome muito mais do que os 3.0l da hillux por exemplo. No caso da Amarok, pelo que tenho lido em revistas automobilisticas, pareçe que nessa sim, na Amarok os fabricantes acertaram.
Quanto a durabilidade do motor, gente isso na minha opnião se deve unica e exclusivamente ao cuidado da pessoa que usa o motor.
:pensativo:
Quando fui fazer o test drive da Amarok perguntei pro vendedor "E ai, quanto faz por litro ?", ele disse: "Faz 9", dai pensei, bem, deve ser por ai mesmo...
Mas de repente ele parou e falou, "Na cidade, na estrada faz até 16".. pensei
TRUCO!!!!
Só olhei de lado e não aguentei, pq nem o vendedor se conteve e deu um sorrisinho maroto..
Perguntei: Sobre dois ???? ou seja, metade..igual o gol que fala que a VW jura fazer 18 e nao faz 9.. hehee...
Ele nao conseguiu nem manter a mentira... é assim...
abs,
Imperador!
10/09/2010, 22:41
Vocês perdem muito tempo procurando regra onde não existe.
Tipo:
Motor grande é mais durável...
Motor pequeno é mais econômico...
Motor de baixa rotação dura mais...
Motor feito aspirado se turbinado dura menos...
E por aí vai. Tudo bobagem.
É uma discussão com argumentos sem nenhum fundamento principalmente as usam como exemplo motores que já deixaram de se produzidos.
Esse assunto já esta se tornando patético no fórum...
Por que você não explica então porque os argumentos apresentados são infundados?
ad.thomaz
11/09/2010, 00:00
Quando fui fazer o test drive da Amarok perguntei pro vendedor "E ai, quanto faz por litro ?", ele disse: "Faz 9", dai pensei, bem, deve ser por ai mesmo...
Mas de repente ele parou e falou, "Na cidade, na estrada faz até 16".. pensei
TRUCO!!!!
Só olhei de lado e não aguentei, pq nem o vendedor se conteve e deu um sorrisinho maroto..
Perguntei: Sobre dois ???? ou seja, metade..igual o gol que fala que a VW jura fazer 18 e nao faz 9.. hehee...
Ele nao conseguiu nem manter a mentira... é assim...
abs,
Putz! 16 essa foi foda desse vendedor viu kkkk, talvez o uno e rodando só até 110km/h na estrada kkkkk
Mas Daniel, acredito que por volta dos 13km/l sim, aliás eh a promessa da vokswagen não sei se você já viu: Rodar 1.000 km com um tanque, na propaganda diz sem parar pra abastecer, ou seja mesma coisa.
E eu li já em varias revistas como quatro rodas, auto esporte, carros, e todas sem exceção só falam maravilhas dessa Amarok, eu sinceramente se fosse trocar meu carro por esses tempos, ela seria uma das primeiras, quer dizer seria ela, ou a hillux. Porque o consumo na Frontier, eh de matar. :(
ad.thomaz
11/09/2010, 00:07
Por que você não explica então porque os argumentos apresentados são infundados?
Sei que a pergunta não foi pra mim, mais eu posso responder essa.
Eh simples cara, pq essas situações não são constantes, ou seja: pode ser que tenha um motor de menor cilindrada que consuma mais que um motor de maior cilindrada, vide o caso da frontier com a hillux, ou com a ranger, ou com a S10 até, a Frontier 2.5l; Hillux 3.0l; Ranger 3.0l; S10 2.8l; e a Frontier consome mais só do que todas elas, TODAS, e tem a menor cilindrada de todas também, isso só um exemplo pra mostrar que essas coisas não são bitoladas. :concordo:
DiEgOsEiChIrLz
11/09/2010, 03:55
Putz! 16 essa foi foda desse vendedor viu kkkk, talvez o uno e rodando só até 110km/h na estrada kkkkk
Mas Daniel, acredito que por volta dos 13km/l sim, aliás eh a promessa da vokswagen não sei se você já viu: Rodar 1.000 km com um tanque, na propaganda diz sem parar pra abastecer, ou seja mesma coisa.
E eu li já em varias revistas como quatro rodas, auto esporte, carros, e todas sem exceção só falam maravilhas dessa Amarok, eu sinceramente se fosse trocar meu carro por esses tempos, ela seria uma das primeiras, quer dizer seria ela, ou a hillux. Porque o consumo na Frontier, eh de matar. :(
sua picape tem 10cavalos a mais, 6kgfm de torque a mais, mais de 100kilos mais pesada e possui cambio AT; o maximo que a nissan conseguiria seria igualar o consumo ao da hilux AT(isso nao aconteceu).
a amarok usa um cambio MT com as 2 ultimas overdrive, o consumo deveria ser baixissimo mas na pratica igualou e em alguns testes conseguiu ser um pouco pior que o da hilux MT.
TylerNTL
11/09/2010, 08:30
E eu li já em varias revistas como quatro rodas, auto esporte, carros, e todas sem exceção só falam maravilhas dessa Amarok, eu sinceramente se fosse trocar meu carro por esses tempos, ela seria uma das primeiras, quer dizer seria ela, ou a hillux. Porque o consumo na Frontier, eh de matar. :(
E no teste:
Crossfox X frontier X Hilux X Amarok....
O Crossfox tira em primeiro!
Imperador!
11/09/2010, 10:05
Sei que a pergunta não foi pra mim, mais eu posso responder essa.
Eh simples cara, pq essas situações não são constantes, ou seja: pode ser que tenha um motor de menor cilindrada que consuma mais que um motor de maior cilindrada, vide o caso da frontier com a hillux, ou com a ranger, ou com a S10 até, a Frontier 2.5l; Hillux 3.0l; Ranger 3.0l; S10 2.8l; e a Frontier consome mais só do que todas elas, TODAS, e tem a menor cilindrada de todas também, isso só um exemplo pra mostrar que essas coisas não são bitoladas. :concordo:
Se você ler meu primeiro post no tópico, vai ver que eu disse quase a mesma coisa, só fiz a ressalva de que projetos feitos para serem aspirados (4D56) e depois turbinados tem sua vida útil bastante reduzida, pelo simples fato de se ter alterado o projeto original do motor.
O que eu quis dizer antes, se não me fiz entender, é o cara que posta dizendo que todos os argumentos apresentados antes são balela, mas não se dá ao trabalho de dizer o porquê.
Walter L. L. Casitta
11/09/2010, 10:15
Por que você não explica então porque os argumentos apresentados são infundados?
O nome do tópico explica tudo com apenas três palavras...
Renato Fraga
11/09/2010, 10:47
Mas o que dizer de um Honda Civic VTI, com motor 1.6 de 160 cavalos e que dura bacarai? Estes motores rodam fácil mais de 500.000 Km...
Bom, estava fazendo referência à motor Diesel, que tem cerca de 18:1 de taxa de compressão mais fogo da turbina que eleva essa taxa em muito.
Não 10:1 de um motor Vtech que é uma grande maravilha da engenharia automotiva.
O nome do tópico explica tudo com apenas três palavras...
Bela explicação, mas opino dizendo que nem tudo o que é moderno é melhor!!!!!!!!
Por isso o motivo da discussão...
Vocês perdem muito tempo procurando regra onde não existe.
Tipo:
Motor grande é mais durável...
Motor pequeno é mais econômico...
Motor de baixa rotação dura mais...
Motor feito aspirado se turbinado dura menos...
E por aí vai. Tudo bobagem.
É uma discussão com argumentos sem nenhum fundamento principalmente as usam como exemplo motores que já deixaram de se produzidos.
Esse assunto já esta se tornando patético no fórum...
Bom, minha argumentação só vem diante do histórico da engenharia automobilística, e isso é um fundamento mais que razoável.
Dizer que um motor com sobras dura mais, acho não precisa ser expert, mas inteligente o suficiente para compreender.
Motor pequeno portanto cai no princípio anterior, está perto do limite, trabalha num regime maior, e portanto precisa de mais rendimento para ter o mesmo desempenho resultando num consumo maior. É o caso dos carros 1.0 diante dos 1.4 que apresentam consumo equivalente com desempenho melhor. é lógico que existe ainda alguns fatores que determinam esses resultados, mas de modo geral é assim.
Agora meu caro, em relação às suas 2 últimas observações, sinceramente existe uma incompatibilidade.
Temos o caso dos motores das L200, mas também podemos comparar o motor MWM que equipou as F1000 (não sei ao certo o modelo) e analizar o que originalmente era aspirado e o que originalmente era turbinado, hehehe, é gritante o que um dura mais que o outro. E isso fez história. Não tem como negar. Mas chegou um momento em que só motores Diesel Turbinados poderiam equipar os veículos assim como atualmente só motores eletrônicos.
Já alta rotação, é uma consequencia da necessidade de potência, e potência pra muitos é objeto de marketing. Na minha opinião o que manda é o torque. E motor de alta rotação tem seu momento de torque máximo em rotações também elevadas.
Portanto, a bordoada sobre as partes móveis é grande. E se não houver o devido dimencionamento disso tudo, sabemos o resultado.
O fato é que a tendência de tudo mudou, as exigências do mercado, da tecnologia, do meio ambiente, tudo está determinando como as coisas devem ser agora, e diante disso é que estamos discutindo esse assunto.
Está sendo escrita uma nova história quem sabe o que criticamos hoje será motivo de veneração futuramente, mas do cenário atual, ainda não temos grandes consagrações tal como a geração anterior de motores principalmente Diesel. Acabou a história de comprar uma Pick Up e usá-la até desmanchar. Isso não existe mais, até mesmo porque desmancha muito mais rápido e ninguém quer estar com a bucha na mão. Entretanto, qualquer carro vai ter seus 15 anos de uso, e como sabemos, temos um mercado muito agitado de veículos usados, e a valorização de um determinado veículo acaba vindo por conta da durabilidade e confiabilidade, custo e facilidade de manutenção entre outros fatores.
Bom, essa é a minha humilde opinião, minha singela observação!!!!!!!
Abraços a todos
Edintruder
11/09/2010, 11:06
Acho que cada caso tem algum ponto em particular do projeto. Um exemplo é o motor das SR5 2.8 aspirado, pode durar além dos 500.000km como ocorreu com vários modelos deles, e quando turbina abre o bico antes dos 300.000km, mas ninguém reclama, afinal, é um Toyota, mas o que ninguém diz é que se forçar o toyota 2.8 turbinado ele quebra pistão e virabrequim... Nunca vi isso num 229...
Mas se analisarmos, o projeto do 229 foi concebido para uso comercial e rural, sendo um motor "quadrado", de pouco desempenho e elevada massa estrutural, com peças superdimensionadas para isso.
Um motor moderno visa sim a melhora da eficiência e a redução do peso. Quando a indústria diminui a cilindrada, diminui em muito o peso do motor, economiza em ferro e alumínio, e ainda faz um projeto com a menor massa móvel possível para garantir um bom desempenho. O que ocorreu nos Toyotas 2.8, o 4D56 das Mit foi essa tendência do downsizing com recursos de engenharia atrasados em relação ao nosso tempo atual.
O mesmo motor 4D56 com injeção eletrônica deve durar mais do que o mesmo motor com 87cv...
A durabilidade que EU questiono sempre é a questão da kilometragem, pois sendo um motor HSD gira muito mais vezes que um LSD. Os 229 e equivalentes, trocam kits de cilindros e anéis umas duas vezes antes de precisar de retífica no virabrequim, dessa forma, embaixo, um 229 vara os 1.000.000 sem nenhum problema, mas em cima é na casa dos 450.000.
Um HSD é 300.000 tudo, isso se chegar nos 300.000...
A tecnologia está aí para ajudar, é uma tendência mundial e é boa sim. Um motor pequeno é tão confiável quanto um grande. Só porque trabalha em seu limite, não quer dizer que quebrará, pois usa materiais mais modernos também, PORÉM, não tem como extrair muito mais potência de um motor pequeno sem quebrar algo.
CARLOS-BSB
12/09/2010, 01:34
... PORÉM, não tem como extrair muito mais potência de um motor pequeno sem quebrar algo.
"Fazer omelete sem quebrar os ovos". Eu penso que isso é muito radical. Será que esses motorezinhos 1.4 turbo da Fiat que equipam o Punto T-Jet, por exemplo, obrigatoriamente terão alguma quebra pelo fato de gerarem tanta potência (152cv)? ...Ok, mas estamos falando de motores diesel.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.