PDA

Ver Versão Completa : Ajuda urgente!!!



NovatoF75
07/09/2010, 20:33
Oi pessoal!!

Hoje aconteceu uma coisa que não consegui entender, e que me deixou muito assustado... espero que alguém me ajude a entender o ocorrido...

Fui dar partida no meu motor OHC, o motor virou algumas vezes e aparentemente travou! :shock::shock::shock:

Quando viro a chave no contato só escuto um "tec" (acredito que do automático)... NÃO CONSEGUI NEM VIRAR O MOTOR COM A MÃO, NA POLIA DO VIRA!!

Desde já muitíssimo grato!

[]s torcendo pra que alguém me chame de idiota e me mostre que é só uma besteirinha....:cry:

Fernando Massad
07/09/2010, 21:03
Oi pessoal!!

Hoje aconteceu uma coisa que não consegui entender, e que me deixou muito assustado... espero que alguém me ajude a entender o ocorrido...

Fui dar partida no meu motor OHC, o motor virou algumas vezes e aparentemente travou! :shock::shock::shock:

Quando viro a chave no contato só escuto um "tec" (acredito que do automático)... NÃO CONSEGUI NEM VIRAR O MOTOR COM A MÃO, NA POLIA DO VIRA!!

Desde já muitíssimo grato!

[]s torcendo pra que alguém me chame de idiota e me mostre que é só uma besteirinha....:cry:

E, pelo que vc falou, pode ser só uma besterinha mesmo.
Há alguns (pra não falar muitos) anos tive um problema idêntico em um fusca.
Fui dar partida e nada. TEC.... bateria nova...não fazia sentido.....
deixei o carro descer pra fazer pegar no tranco, quando soltei a embreagem travou a roda.
O automático do arranque simplesmente estava travado.

Se o carro tiver em um local plano, dê uma empurrada nele, de forma que ele vá pra frente e pra trás (balançando apenas), com ele engrenado e chave desligada.

Não tente dar partida Após esse procedimento, tente virar a polia do motor com a mão, com a caixa em ponto morto.

Se não destravar, repita o procedimento. Não destravando, vai ter que desmontar o arranque.
Dos males o menor, porque isso não é coisa cara.

Caso não seja o automático travado, desmonte a parte da frente, a tampa da correia dentada e verifique se está íntegra, ou se arrebentou.

Tudo que falei é partindo do princípio que seu motor tem óleo e não trabalhou em condições inadequadas (temperatura alta, por exemplo).

Boa sorte:concordo:

Flaibam
07/09/2010, 22:34
Oi pessoal!!

Hoje aconteceu uma coisa que não consegui entender, e que me deixou muito assustado... espero que alguém me ajude a entender o ocorrido...

Fui dar partida no meu motor OHC, o motor virou algumas vezes e aparentemente travou! :shock::shock::shock:

Quando viro a chave no contato só escuto um "tec" (acredito que do automático)... NÃO CONSEGUI NEM VIRAR O MOTOR COM A MÃO, NA POLIA DO VIRA!!

Desde já muitíssimo grato!

[]s torcendo pra que alguém me chame de idiota e me mostre que é só uma besteirinha....:cry:
Meu caro, seu motor de partida travou. Isso acontece, não é nada grave. Se você procurar no fórum vai encontrar um monte de sugestão para trocar o motor de arranque por um do Corsa 2003, com algumas adaptações.
Confesso que cheguei a pensar na possibilidade de trocar, até encontrar um eletricista que é apaixonado por Maverick (o motor OHC é o mesmo).
Em poucas horas ele fez a manutenção no motor de partida, incluindo a troca do bendix e faz quase um ano que dou partida e pega na primeira tentativa.
Se for tentar você mesmo a fazer a manutenção, talvez seja mais prático trocar pelo motor de partida do Corsa, mas se conhecer um bom eletricista, o motor original foi feito para ele....tem que funcionar. Basta fazer tudo certinho.

NovatoF75
08/09/2010, 00:15
Valeu pessoal!! Amanha farei o Fernando sugeriu...

mas ficou uma dúvida: se o automático trava, não faria o arranque girar junto com o motor depois que a chave volta pra posição de "ligado"? Pq o motor parece travado?

Gustavo de Olliveira
08/09/2010, 07:39
Valeu pessoal!! Amanha farei o Fernando sugeriu...

mas ficou uma dúvida: se o automático trava, não faria o arranque girar junto com o motor depois que a chave volta pra posição de "ligado"? Pq o motor parece travado?

Não ! Não! o pinhão do arranque não esta na posição que deveria .
Ele "engastalhou" não roda e não deixa rodar.
No meu OHC adaptei o do corsa ( acho que não tem ano especifico )
Dá de 10 a zero no original.
abc

Fernando Massad
08/09/2010, 09:13
Não ! Não! o pinhão do arranque não esta na posição que deveria .
Ele "engastalhou" não roda e não deixa rodar.
No meu OHC adaptei o do corsa ( acho que não tem ano especifico )
Dá de 10 a zero no original.
abc

Exatamente o que o Gustavo falou.
Por alguma razão a engrenagem do arranque "ENCAVALOU" no volante, impedindo o giro. Talvez até por desgaste da própria engrenagem ou dos dentes do volante.
:concordo:

NovatoF75
08/09/2010, 10:44
Entendi...

Acho que vou ter que tirar o arranque... dei os tranquinhos pra frente e pra tras com ela engatada mas mesmo assim não consegui girar o vira... continua travado...

Mais uma vez obrigado a todos!!:concordo::concordo::concordo:

Mauricio Rotta
08/09/2010, 11:03
Pode ser calço hidráulico hein
Experimenta tirar as velas e girar o motor

Fernando Massad
08/09/2010, 11:10
Pode ser calço hidráulico hein
Experimenta tirar as velas e girar o motor

Pelo relato a impressão que passa é que o Novato foi ligar o carro em condições normais. Tanto que quando dei minha 1a opinião ainda frisei que seria em condições normais.
Pra ser calço hidráulico evidentemente que teria que estar rodando em água, o que não foi colocado por ele.
Abç:concordo:

Pablo.pinto2007
08/09/2010, 17:30
Olá!
O meu tá assim hoje... tentei ligar pra levar pra trocar o óleo e TEC... TEC... nada... só que no meu o problema é mais em cima... é apenas a bateria, pois passou a noite com a chave na posição ligada, ou meia chave, aí já viu comeu a bateria à noite...

Amanhã verei se foi pro saco ou ainda tem jeito...
Mas o fato de você não conseguir girar o vira com a mão... depende da mão que está usando e se o jeep não está engatado é obvio!!!

Abraços!

Pablo

Fernando Massad
08/09/2010, 18:52
Entendi...

Acho que vou ter que tirar o arranque... dei os tranquinhos pra frente e pra tras com ela engatada mas mesmo assim não consegui girar o vira... continua travado...

Mais uma vez obrigado a todos!!:concordo::concordo::concordo:

Novato, vc tirou a capa de proteção da correia dentada? Confere lá, vê se ela não arrebentou, antes de tirar o arranque.
Boa sorte:concordo:

NovatoF75
08/09/2010, 21:29
Pode ser calço hidráulico hein
Experimenta tirar as velas e girar o motor

Puts Mauricio... infelizmente vi que vc pode ter razão (dei uma pesquisada.. eu nem sabia o que era isso!)

vi que calço hidráulico pode acontecer na partida... por excesso de combustivel...

como tirar as velas é mais fácil, farei isso primeiro...
se girar sem as velas, posso colocar as velas e tentar ligá-lo?

se continuar, vejo melhor a correia... só dei uma sondada nela com o dedo ... (se a correia rompe, o motor trava tmb?)

Mais uma vez obrigado a todos!

Fernando Massad
08/09/2010, 21:56
Puts Mauricio... infelizmente vi que vc pode ter razão (dei uma pesquisada.. eu nem sabia o que era isso!)

vi que calço hidráulico pode acontecer na partida... por excesso de combustivel...

como tirar as velas é mais fácil, farei isso primeiro...
se girar sem as velas, posso colocar as velas e tentar ligá-lo?

se continuar, vejo melhor a correia... só dei uma sondada nela com o dedo ... (se a correia rompe, o motor trava tmb?)

Mais uma vez obrigado a todos!

Velho, não esquenta assim não, porque ouso discordar de calço hidráulico. A sucção de combustível não pode ser maior que sua saída (cru) pela válvula caso o motor não pegasse. Não acredito ser possível injeçao de comb. tão alta assim, a ponto de provocar CH, a menos que vc tenha jogado diretamente comb no carbura, em grande quantidade.
Quanto ao travamento por ruptura da correia dentada é possível sim, dependendo da posição das válvulas em relação aos pistãos mas ainda não acredito nisso tb não.
Ainda sou da opinião que seu caso não é grave.
Diz aí:jogou combustível em excesso no carbura, pra tentar fazer pegar, ANTES da ocorrência do problema?
Boa sorte:concordo:

NovatoF75
08/09/2010, 23:01
Diz aí:jogou combustível em excesso no carbura, pra tentar fazer pegar, ANTES da ocorrência do problema?
Boa sorte:concordo:

Não coloquei gasolina por cima não... mas como minha partida tem sido um pouco difícil, fiquei com medo de ter acelerado (bombeado gasolina) demais...

Amanha sem falta eu investigo melhor e posto aqui!

Valeu!

Fernando Massad
08/09/2010, 23:08
Não coloquei gasolina por cima não... mas como minha partida tem sido um pouco difícil, fiquei com medo de ter acelerado (bombeado gasolina) demais...

Amanha sem falta eu investigo melhor e posto aqui!

Valeu!

Não existe calço hidráulico nestas circunstâncias, com todo respeito à opinião do Maurício.
Abçs:concordo:

NovatoF75
09/09/2010, 13:41
Oi pessoal!

Tirei o arranque agora a pouco... e o motor virou!!:dance: Depois só coloquei ele de novo e vrum!! Pegou sem mais problemas!:dance:

Matou de cara hein Fernando!!:palmas:

Obrigado pela ajuda e colaboração de todos!:concordo:

Fernando Massad
09/09/2010, 15:25
Oi pessoal!

Tirei o arranque agora a pouco... e o motor virou!!:dance: Depois só coloquei ele de novo e vrum!! Pegou sem mais problemas!:dance:

Matou de cara hein Fernando!!:palmas:

Obrigado pela ajuda e colaboração de todos!:concordo:

Opa,
fico feliz que tenha dado certo:palmas:
Um abraço aí, Novato:concordo:

Charles_Curitiba
11/09/2010, 18:49
[QUOTE=NovatoF75;1250551]Valeu pessoal!! Amanha farei o Fernando sugeriu...

ufa hein...inda bem que não precisou desmontar o bicho..hehehe