PDA

Ver Versão Completa : Solda no CJ5



RIQUIZON
07/09/2010, 20:27
Galera

Recentemente comprei um CJ5 e quando tava fazendo as revisões/regulagens no mesmo, descobri 2 rachaduras perto das rodas dianteiras [uma em cada lado], pergunto, para fazer esse reparo tem de ser alguma solda especial ? alguma coisa..diferente ? a próposito tou em Rio das Ostras aceito sugestões de oficinas no eixo RO/Macaé.

homerohermida
07/09/2010, 22:14
No chassis ou na lataria? No primeiro, solda elétrica ou MIG. Na segunda, solda de oxi acetileno.

Flaibam
07/09/2010, 22:20
Galera

Recentemente comprei um CJ5 e quando tava fazendo as revisões/regulagens no mesmo, descobri 2 rachaduras perto das rodas dianteiras [uma em cada lado], pergunto, para fazer esse reparo tem de ser alguma solda especial ? alguma coisa..diferente ? a próposito tou em Rio das Ostras aceito sugestões de oficinas no eixo RO/Macaé.

Coloca uma foto pra gente ver onde precisa da solda.

Mauricio Rotta
08/09/2010, 10:28
Ao contrário do que muita gente diz aqui, pode soldar chassis sim com solda elétrica e eletrodo 1045 sem problemas.

O pessoal aqui do fórum tem uma certa mania em demonizar o processo de solda com inumeros dados q na teoria são muito bonitos mas q na prática não fazem bolhufas nenhuma de diferença.

Ja fiz solda em todo tipo de chassis e em outro sem numero de peças e nunca tive nenhum tipo de problema, solda sendo bem feita não da problema.

Sei q os doutores do fórum vão me diabolizar mas sei do q estou falando na prática.

Se solda fosse ruim não existiriia quadro de bicicleta nem quadro de moto.

Jacimar
09/09/2010, 07:19
No chassis ou na lataria? No primeiro, solda elétrica ou MIG. Na segunda, solda de oxi acetileno.


Bom dia prezados ! só prá não correr risco, lembre o soldador de desconectar a bateria - no caso de solda com eletrodo - pois pode fritar a coitada . . . um abraço !

Charles_Curitiba
11/09/2010, 19:21
Galera

Recentemente comprei um CJ5 e quando tava fazendo as revisões/regulagens no mesmo, descobri 2 rachaduras perto das rodas dianteiras [uma em cada lado], pergunto, para fazer esse reparo tem de ser alguma solda especial ? alguma coisa..diferente ? a próposito tou em Rio das Ostras aceito sugestões de oficinas no eixo RO/Macaé.

Solda MIG sem duvidas, solda eletrica com Eletrodos só se usado um AWS E7018 e com o uso de maquina de solda do tipo retificadora ou preferencialmente inversor. Disso eu manjo.
Na lataria, o ideal é eletrica também mas se não houver opção mete solda por brasagem (oxiacetileno).

RIQUIZON
11/09/2010, 21:03
Charles, as rachaduras são no chassi, pelo que entendi, devo usar então a solda Mig, desculpe a ignorancia, mas o que é solda MIG? Obrigado pelas sugestões enviadas.

Charles_Curitiba
11/09/2010, 21:18
o nome correto é solda MAG, porque no processo deste tipo de solda (MIG - MAG) SIGNIFICA: Metal Inerte a Gas ou Mig (quando vc solda Aluminio) e Metal Ativo a Gas ou Mag para aço carbono. Mas usualmente chamamos de Mig, o mercado denominou assim..mas vamos lá, usa-se uma maquina de solda, digo, uma Fonte de solda retificadora com um alimentador de arame chamado também de cabeçote. Ali vai o arame MIG ou MAG (arame de aluminio ou de aço cobreado, ou mesmo inox). O arame é o consumivel e o cabeçote tem uma conexão onde se fixa a TOCHA, por onde o alimentador de arame manda o arame até a ponta da tocha juntamente com o Gas (CO2 + Argonio). Este é o processo. A solda é rapida, limpa e superresistente. O eletrodo funciona mas se o soldador não for bom a escoria que forma depois de soldada pode ficar presa dentro do cordão da solda, e fragilizar o reparo. A MIG MAG não deixa escoria. Protega a assoalho do carro pq espirra um pouco de metal, sao os respingos de solda. Normalmente quem mexe com alinhamento ou alongamento de chassi de caminhão tem essas maquinas, são muito comuns. Brasagem ou Oxiacetileno pra voce ter ideia nem seguradoras de carro permitem mais o uso destas nos reparos pq alteram completamente a caracteristica do metal. É o mesmo que por fogo na peça.

anselmorabello
12/09/2010, 01:55
Galera

Recentemente comprei um CJ5 e quando tava fazendo as revisões/regulagens no mesmo, descobri 2 rachaduras perto das rodas dianteiras [uma em cada lado], pergunto, para fazer esse reparo tem de ser alguma solda especial ? alguma coisa..diferente ? a próposito tou em Rio das Ostras aceito sugestões de oficinas no eixo RO/Macaé.

Bom dia a todos
Eu era leigo de carteirinha na área de soldagem e com muita pesquisa e baixando apostilas, cursos completo na net me tornei meio leigo, depois comprei a maquina mig200 de 90 amperes no Mercado Livre por R$ 700,00
É ótima para pequenas soldagens e quando tenho que fazer alguma solda na minha viatura uso a bendita maquina, com ela já soldei o chassis, na lataria onde estava com um rachado dei ponto por ponto para não furar a lata ficou 100%,
Um abraço

Ian Jeep
12/09/2010, 13:23
Bom dia a todos
Eu era leigo de carteirinha na área de soldagem e com muita pesquisa e baixando apostilas, cursos completo na net me tornei meio leigo, depois comprei a maquina mig200 de 90 amperes no Mercado Livre por R$ 700,00
É ótima para pequenas soldagens e quando tenho que fazer alguma solda na minha viatura uso a bendita maquina, com ela já soldei o chassis, na lataria onde estava com um rachado dei ponto por ponto para não furar a lata ficou 100%,
Um abraço

Opa, agora jah sei onde vou soldar com Mig :grin:

abraçao

:concordo:

anselmorabello
12/09/2010, 20:23
Opa, agora jah sei onde vou soldar com Mig :grin:

abraçao

:concordo:

Fala meu nobre Ian

Vou ficar fera no assunto e hoje ficou marcado com dois amigos de fazer o curso de solda mig e tig no senai. (Isso é tempo de aposentado) kkkkkkk. Vou economizar umas latinhas, toda vez que preciso soldar alguma coisa na viatura tenho que gastar R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00 e principalmente na faze da adaptação da caixa de direção do santana, soldar suporte de 4 olhal no parachoque e outros mais na viatura fui obrigado a comprar a maquininha pra fazer eu mesmo.
Um abração pra vc e seu pai e familia

willys1960_ctba
12/09/2010, 20:29
senhores, irei aproveitar o topico para evitar de abrir outro, então ai vai minha duvida.

No meu jeep tenho um tanque em inox que vai de lado a lado embaixo dos bancos dianteiros, ocorre que quando foi feito acabou ficando 4 cm mais alto que o original, agora troquei os bancos do jeep por bancas da san marino e estou com problema pois os suportes e a posição de dirigir ficou uma M... então terei que tirar o tanque diminuir a altura dele para que fique na posição original e assim não encomodar tanto.
Ai fica minha duvida, como fazer isso? pois mesmo tirando todo o alcool de dentro e lavando o mesmo o que mais precisaria fazer para não correr riscos na hora de cortar esse tanque e fazer as soldas novamente? Meu medo é que com os gases que ficam dentro venha a causar alguma explosão.

grato

Charles_Curitiba
12/09/2010, 20:37
A vantagem do inox é que não vai enferrujar com agua, lave e esgote e deixe secar ao natural debaixo da garagem, 1 dia é suficiente. Seu tanque deve ter sido soldado com TIG para dar mais acabamento e talvez pela espessura da chapa, não sei...vc comprou pronto? Essa é uma solda cara e neguinho tem que ser bom....BOOOMMM.

André Luiz Rossetim
12/09/2010, 20:48
Enche ele totalmente com agua, e depois esvazia, assim todo o gas é jogado para fora.
Solda de inox, preferencialmente em TIG, o que é bem carinho como já foi comentado.
Talvez seja melhor alterar os suportes dos acentos, assi vc gasta menos e mantem o volume do tanque

Flaibam
12/09/2010, 21:38
...agora troquei os bancos do jeep por bancas da san marino e estou com problema pois os suportes e a posição de dirigir ficou uma M... então terei que tirar o tanque diminuir a altura dele para que fique na posição original e assim não encomodar tanto...


Pense em mudar a coluna de direção. Eu fiz isso no meu e ganhei muito em dirigibilidade. Pense que o que deve estar incomodando não é altura do banco, mas a posição do volante com o novo assento. Ele deve ter ficado baixo.
O segredo é cortar a parede corta-fogo e mudar a coluna de direção um pouco mais para cima. Vai ter que fazer umas pequenas adaptações, mas fica muito bom, e você não perde a autonomia com redução do tanque.

Charles_Curitiba
12/09/2010, 21:41
É uma boa Flaibam, mas talvez ele fique com a cabeça muito elevada também, pode ser que ele não tenha visibilidade a linha dos olhos vai dar bem na borracha do parabrisa, ou ainda fique com o côco raspando na capota...

Flaibam
12/09/2010, 21:55
É uma boa Flaibam, mas talvez ele fique com a cabeça muito elevada também, pode ser que ele não tenha visibilidade a linha dos olhos vai dar bem na borracha do parabrisa, ou ainda fique com o côco raspando na capota...
Vai depender da altura dele. Eu tenho 1,78m e não tive problema. Só preciso parar um pouco longe dos semáforos (sinaleira, farol, etc..) para poder enxergá-los quando a capota está fechada.

Kim
12/09/2010, 21:55
Bem, sobre a solda no chassi.

Cuide com o número do chassi, o da documentação, o resto, um bom soldador fará, não esquecendo que deve escarear a trinca, para não ficar uma solda superficial (na superfície), também não esqueça de suspender levemente o veículo no meio, pelo chassi, assim, diminuirá a tensão na trinca, de assim (/\), ficará assim (ll).

Sobre soldar o tanque de combustível.
Eu procedo da seguinte forma.
Lavo o tanque com água, escorro bem, depois, com auxílio de um carro a gasolina ou diesel, onde deixo ligado, na lenta, com uma mangueira ligando o escapamento ao tanque.

Esse procedimento, serve para retirar o oxigênio do tanque, evitando assim uma explosão.

Att.

Kim.

Denis Takashi
12/09/2010, 22:18
Apenas complementando...

O processo MIG/MAG possui todas as vantagens citadas anteriormente, entretanto para que o serviço fique realemte bom, são necessários alguns cuidados, como a limpeza da superfície, eliminando ferrugem, tinta, graxa e etc, caso contrário a solda não adquire penetração correta, fica porosa e etc.

Pode parecer redundante isso, mas já achei muito " sordador" habituado com Eletrodo revestido fazendo esse tipo de "selviço"

O pior foi ouvir recentemente um amigo mecânico convicto que para soldar um chassis uma lata de tinta e um 6013 são melhores do que uma Mig...

Abraço

Ian Jeep
12/09/2010, 23:29
Fala meu nobre Ian

Vou ficar fera no assunto e hoje ficou marcado com dois amigos de fazer o curso de solda mig e tig no senai. (Isso é tempo de aposentado) kkkkkkk. Vou economizar umas latinhas, toda vez que preciso soldar alguma coisa na viatura tenho que gastar R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 80,00 e principalmente na faze da adaptação da caixa de direção do santana, soldar suporte de 4 olhal no parachoque e outros mais na viatura fui obrigado a comprar a maquininha pra fazer eu mesmo.
Um abração pra vc e seu pai e familia

Opa comandante...

Fica fera ai em ''soldagem'', pq aki principalmente qualquer pingo de solda e 20 conto boto no torno intao 50k, ai fica fod@!:shock:
O jeep continua no mesmo lugar? la perto do baggio?

abraçao :concordo:

anselmorabello
13/09/2010, 00:16
Opa comandante...

Fica fera ai em ''soldagem'', pq aki principalmente qualquer pingo de solda e 20 conto boto no torno intao 50k, ai fica fod@!:shock:
O jeep continua no mesmo lugar? la perto do baggio?

abraçao :concordo:

O serviço que estava combinado com o mecanico e lanterneiro terminou, e ja esta aqui em casa, estou terminando a colocação da caixa de direção para levar pro eletricista aqui na rua 6 da B agenor de carvalho, eu postei hoje umas fotos e duvidas, de uma olhada no topico Diferenças de instalação de direção VW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872),
Um abraço

willys1960_ctba
13/09/2010, 07:57
Bom dia pessoal, bem então vamos lá:

Sim fiz o tanque aqui em ctba, na época (uns 5 anos atraz) paguei 700,00. è uma chapa grossa e não tem nenhum vazamento foi muito bem feito.
Meu problema na posição de dirigir é que o banco ficou alto e ai minha visão da certinha na parte de ferro do quadro do parabrisa e ai ja sabem ando corcundo para conseguir dirigir e isso incomoda muito.
Pelo que eu entendi basta tirar o combustivel, enxer o tanque com água, retirar a mesma e depois deixar secando ao ar livre durante um dia e boa.

Beleza, agradeço a todos pela dicas e vou fazer isso essa semana, após isso posto como ficou o mesmo.

Obrigado

Charles_Curitiba
13/09/2010, 13:10
O velho, agora que percebi que vc é de Curitiba também....vc deve ter o mesmo problema que eu, eu tenho 1,90 e minha visão fica abaixo ligeiramente da borracha do parabrisa...meu tanque é de aluminio, fiz num cara que fabricava barcos nem sei se ele ainda faz mas tenho o contato, paguei 500 na epoca, tambem 5 anos. Voce participa de algum grupo desses que os caras fazem encontro na semana e tal?

Robertux
13/09/2010, 14:43
Existe um quadro de parabrisa especial que tem três limpadores na parte de baixo, ele tem, externamente, o mesmo tamanho do original, mas o vidro é maior, passando os limpadores para baixo eles liberaram espaço na parte de cima.
Eu vi no jeep de um amigo meu e ficou show, já estou guardando umas latinhas para trocar o meu, eu tenho 1,84m de altura e também tenho dificuldade para enchergar, tenho que ficar o tempo inteiro abaixado.
Eu sei que é fabricado pela Iron Parts em São Paulo e, se não me engano, pela Cinfel em Londrina.

willys1960_ctba
16/09/2010, 12:42
O charles sou sim de ctba, participo do grupo curitiba 4x4... entra no google e procura ai entra pelo yahoo grupos e se cadastra.

Cheguei de pesquisar sobre esse quadro de parabrisa, mas ninguém soube me explicar como iria com a capota conversivel da pissoletro que é presa no quadro.

Enfim, ja esta tudo certo e irei refazer o tanque e o custo ficou em 200,00.

obrigado a todos