Conectar

Ver Versão Completa : Identificaçao do motor do meu jeep cj5

augusto m b
07/09/2010, 09:51
Bom dia mestre dos metres desse fórum 4x4....gostaria que vcs me ajudassem a discutir sobre o motor do meu jeep cj5 ano:1971....vou postar as fotos dele aki no forúm,entaum me parece que meu motor é o 3000,pois já fucei muito nas discuções do fórum sobre o motor....as características do meu motor é:possui uma bomba grande de óleo...ele também tem acima do distribuidor mais pro lado do alternador um tipo de conector para mangueira de água no bloco...e também no pé do carburador no bloco do cabeçote tem um conector lá também.....mas os 2 conectores estão tampados.....daki a pouco coloco as fotos.....

matrakaum
07/09/2010, 10:26
Manda as fotos que tenho certeza que o experts daqui te ajudaram.

abço,
Matraka

augusto m b
07/09/2010, 10:39
Manda as fotos que tenho certeza que o experts daqui te ajudaram.

abço,
Matraka

Bom dia Matraka....a pilhas da minha máquina digital estão carregando logo mando as fotos...ahhh uma dúvida...como coloco as fotos aki pra vcs veerem...

Fernando Massad
07/09/2010, 10:42
Bom dia Matraka....a pilhas da minha máquina digital estão carregando logo mando as fotos...ahhh uma dúvida...como coloco as fotos aki pra vcs veerem...

É fácil, estando logado clique em:
- responder;
- gerenciar anexos;
- choose file;
- procure a fotos em seus arquivos e clique nela duas vezes;
- aguarde carregar e clique enviar;
- bão dú bão
:concordo:

augusto m b
07/09/2010, 10:53
É fácil, estando logado clique em:
- responder;
- gerenciar anexos;
- choose file;
- procure a fotos em seus arquivos e clique nela duas vezes;
- aguarde carregar e clique enviar;
- bão dú bão
:concordo:

blz amigo obrigado.....

augusto m b
07/09/2010, 11:45
Segue aí em anexo as fotos meus amigos....

JP CJ-5
07/09/2010, 12:27
Acho que é o 3000 do maveco. :pensativo:
Tem um tópico meio recente sobre identificação de um motor, e era sobre um 3000 também, ... tenta dar uma pesquisada que vc vai achar!

Abraço.

augusto m b
07/09/2010, 12:31
Acho que é o 3000 do maveco. :pensativo:
Tem um tópico meio recente sobre identificação de um motor, e era sobre um 3000 também, ... tenta dar uma pesquisada que vc vai achar!

Abraço.

Entaum amigo..como podemos ter a certeza pelas fotos.....de qual seja eles dos motores....abraços de mais comentários entre vcs.....

JP CJ-5
07/09/2010, 12:41
Dá uma lida, acho que te ajuda:

Motor Maverick 3000 X CJ5 Original - Dúvida
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77282)

Augusto, só uma dica, lembre-se sempre de pesquisar antes de abrir um novo tópico.

augusto m b
07/09/2010, 12:56
Dá uma lida, acho que te ajuda:

Motor Maverick 3000 X CJ5 Original - Dúvida
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77282)

Augusto, só uma dica, lembre-se sempre de pesquisar antes de abrir um novo tópico.

Entaum amigo acho que está parecendo o 3000 mesmo,mas a bomba d´água do meu motor não tem o conector da mangueira....

tiu andre
07/09/2010, 20:05
da uma olhada nisso!!

http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motoreswillys.htm

Marcelo
08/09/2010, 12:38
Augusto,

Seu motor não é do Maverick, e sim um Willys 3000. A principal diferença entre eles é que do Maveco o filtro de óleo não é parcial e sim total, como nos motores atuais. No Willys 3000 o sistema é igual do BF-161, por isso ele está ali acima do cabeçote.

A diferença entre os BF (161 e 184) está na altura do bloco, que você percebe claramente na distância entre o cabeçote e o coletor de escape. No 161 é praticamente junto, no 184 tem um bom espaço.

Se não conseguir identificar, de noite te mando umas fotos com a diferença.

[s] identificados,

Albertocuritiba1
08/09/2010, 15:58
Bom tenhos as fotos do meu que dizem que é do moveco........

Ja postei isto em outro fórum.........porem volto a dizer que acho que sem estar engatado a reduzida manco demais apanha em qualquer subidinha....vai primeira e olha lá........talvez porque o meu tenha um carbura de opala 4 cilindros .....sei lá

Marcelo
08/09/2010, 17:09
Alberto,

Estava me referindo as fotos do Augusto, apesar que os motores são bem parecidos.
De qualquer forma, o que me chamou a atenção é o filtro de óleo não ser na posição original que saiu no Maverick, o que pode ter sido facilmente alterado por algum antigo proprietário. Como as peças entre BF-161, Willys 3000 e Maverick 6 cilindros são intercambiáveis, é muito fácil fazer uma "salada" entre os motores.

O mais importante saber se é um 161 ou um 184.

[s]

augusto m b
08/09/2010, 17:45
Alberto,

Estava me referindo as fotos do Augusto, apesar que os motores são bem parecidos.
De qualquer forma, o que me chamou a atenção é o filtro de óleo não ser na posição original que saiu no Maverick, o que pode ter sido facilmente alterado por algum antigo proprietário. Como as peças entre BF-161, Willys 3000 e Maverick 6 cilindros são intercambiáveis, é muito fácil fazer uma "salada" entre os motores.

O mais importante saber se é um 161 ou um 184.

[s]

Boa tarde Marcelo...entaum a maior prova que tive de meu motor é mesmo ter tirado as fotos do motor dele né e vcs me ajudarem a identificação e estou muito contente com vcs em me ajudarem nesta questão...pois na realidade existe né como vc disse 2 tipos de 3000,o da willys e do maverique......então olhando meu jeep por baixo o carter dele é igual a do bf 161....mas já está marcado com meu mecanico a retirada do carter para dar uma limpeza naquele filtro que a bomba de óleo puxa e gostaria entaum quando chegar a essa hora,aonde eu pergunto pro meu mecanico fazer uma medição nas peças pra saber as medidas do 3000 willys...obrigado

augusto m b
08/09/2010, 18:01
Augusto,

Seu motor não é do Maverick, e sim um Willys 3000. A principal diferença entre eles é que do Maveco o filtro de óleo não é parcial e sim total, como nos motores atuais. No Willys 3000 o sistema é igual do BF-161, por isso ele está ali acima do cabeçote.

A diferença entre os BF (161 e 184) está na altura do bloco, que você percebe claramente na distância entre o cabeçote e o coletor de escape. No 161 é praticamente junto, no 184 tem um bom espaço.

Se não conseguir identificar, de noite te mando umas fotos com a diferença.

[s] identificados,

Marcelo,

Me manda as fotos com as diferenças fazendo um grande favor...para podermos colocarmos as fotos do meu motor mais as que vc tem pra darmos uma estudada...obrigado

Marcelo
08/09/2010, 22:50
Augusto,

Segue a foto com a diferença na altura que comentei no post anterior. Tá assinalado com uma bola amarela.

Olhando a diferença, fica visível a diferença entre os BFs 161 e 184. Agora, dentro do 184 é difícil identificar qual é Ford ou Willys, porque é completamente possível de ter um bloco Willys com cabeçote Ford.

Mas na prática isso não importa muito, pois em desempenhos são bem parecidos.

[s]

augusto m b
08/09/2010, 23:13
Augusto,

Segue a foto com a diferença na altura que comentei no post anterior. Tá assinalado com uma bola amarela.

Olhando a diferença, fica visível a diferença entre os BFs 161 e 184. Agora, dentro do 184 é difícil identificar qual é Ford ou Willys, porque é completamente possível de ter um bloco Willys com cabeçote Ford.

Mas na prática isso não importa muito, pois em desempenhos são bem parecidos.

[s]

Boa noite marcelo,é verdade tem essa diferença mesmo entaum quer dizer que os pistões do meu jeep é maior....

antonio umino
09/09/2010, 13:12
Boa noite marcelo,é verdade tem essa diferença mesmo entaum quer dizer que os pistões do meu jeep é maior....

Não é o pistão, maior ou menor. são todos iguais, Bf 161 e 184, diferindo um pouco o pistão no lugar do pino Uns tem trava, outros por pressão, e com certeza os 184 e com pressão, . O diferente nestes motores são os virabrequim e a biela, por ser o motor bf 184 um pouco mais alto coisa de 1/2 polegada, não sei dizer se o colo do virabrequim e maior ou menor, mais sei que a biela tambem é diferente, as demais peças são intercambiaveis.

augusto m b
09/09/2010, 19:20
Não é o pistão, maior ou menor. são todos iguais, Bf 161 e 184, diferindo um pouco o pistão no lugar do pino Uns tem trava, outros por pressão, e com certeza os 184 e com pressão, . O diferente nestes motores são os virabrequim e a biela, por ser o motor bf 184 um pouco mais alto coisa de 1/2 polegada, não sei dizer se o colo do virabrequim e maior ou menor, mais sei que a biela tambem é diferente, as demais peças são intercambiaveis.

Boa noite antonio,então já que tudo está indicando que meu motor é o 3000 da willys,como eu pesso pro mecanico analisar quando tirar o carter dele....i gostaria que alguém tivesse o manual do ano desse meu motor para que eu possa regular ele ao pé da letra...gostaria também que vcs discutissem sobre se eu devo ativar os conectores de aguá a bomba d´água dele e o conector abaixo do pé do carburador pra onde ela vai com sua ligação....obrigado......

Marcelo
09/09/2010, 19:26
Augusto,

Dá uma olhada na seção download aqui do Fórum, tem muita informação lá. A maioria que tenho eu peguei daqui.
Procura por BF-184, Willys 3000, Maverick etc, que você deve encontrar algo.

Qualquer coisa avisa que vejo o que tenho e te mando.
[s]

augusto m b
09/09/2010, 19:30
Augusto,

Dá uma olhada na seção download aqui do Fórum, tem muita informação lá. A maioria que tenho eu peguei daqui.
Procura por BF-184, Willys 3000, Maverick etc, que você deve encontrar algo.

Qualquer coisa avisa que vejo o que tenho e te mando.
[s]

Marcelo, o seu jeep é o mesmo motor do meu

leopoldo
09/09/2010, 22:35
Augusto boa noite.

Ao tirar o carter, tira uma foto da biela.

Ao que tudo indica é 3000 do maverick e digo isso por causa da tampa de valvulas, que tem 4 porcas de fixação, além das mangueiras laterais. A bomba dágua foi trocada, então não aparece o bypass.

Observe o carter, que no 3000, o parafuso da biela dá uma raspada no fundo se for carter de jeep e para isso não acontecer, devem ter rebatido um pouco colocando um abaulamento.

Marcelo
09/09/2010, 22:55
Augusto,

Olha, talvez não sejam idênticos, porque o seu tem algumas características de Maverick enquanto o meu é Willys 3000 mesmo, tem até uma plaqueta pregada no bloco.

De qualquer forma, achei uns arquivos que pode ser útil para você entregar pro seu mecânico: são uns manuais com ajuste de folgas e apertos desse motor.

[s]

antonio umino
10/09/2010, 09:42
Boa noite antonio,então já que tudo está indicando que meu motor é o 3000 da willys,como eu pesso pro mecanico analisar quando tirar o carter dele....i gostaria que alguém tivesse o manual do ano desse meu motor para que eu possa regular ele ao pé da letra...gostaria também que vcs discutissem sobre se eu devo ativar os conectores de aguá a bomba d´água dele e o conector abaixo do pé do carburador pra onde ela vai com sua ligação....obrigado......
Prezado........este conector abaixo do pé do carburador no cabeçote é a ligação para o hidrovácuo de freio. cuja mangueira é conectadonele. OK?

augusto m b
10/09/2010, 19:03
Augusto boa noite.

Ao tirar o carter, tira uma foto da biela.

Ao que tudo indica é 3000 do maverick e digo isso por causa da tampa de valvulas, que tem 4 porcas de fixação, além das mangueiras laterais. A bomba dágua foi trocada, então não aparece o bypass.

Observe o carter, que no 3000, o parafuso da biela dá uma raspada no fundo se for carter de jeep e para isso não acontecer, devem ter rebatido um pouco colocando um abaulamento.

Boa noite Leopoldo,meu jeep esses dias atrás ele começou a dar uma fumadinha quando liga de manhã....resumindo entrei aki no fórum e comecei a fussar e achei vários comentários sobre os oringes da haste da válvula,e mandei meu mecanico dar uma olhada,e vc acredita que nenhuma haste tinha os retentores.....aí mandei colocar a do opala 6 cilindros que vi aki no fórum que eles dão certo....e pedi prs ele regular as válvulas igual akele manual do mecanico da willys ,mas pelas fotos foi da regulagem do bf 161,devo perguntar pro mecanico se o comando de válvulas e paralelo ou inclinado como me citaram também....mas ele ainda continua dando uma fumadinha bem de leve nem se percebe.....um grande abraço.....

augusto m b
10/09/2010, 20:04
Augusto,

Olha, talvez não sejam idênticos, porque o seu tem algumas características de Maverick enquanto o meu é Willys 3000 mesmo, tem até uma plaqueta pregada no bloco.

De qualquer forma, achei uns arquivos que pode ser útil para você entregar pro seu mecânico: são uns manuais com ajuste de folgas e apertos desse motor.

[s]

Obrigado marcelo pelo manual,tirei as cópias....mas meu motor que estamos estudando que é o 3000 ele serve como para a willys e maverique entaum,essas regulages e especificações são as mesmas que vc me mandou do manual.....

leopoldo
10/09/2010, 20:47
Ai vai o link do manual completo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204&highlight=manual+manuten%E7%E3o

Esse motor deve ter o balancim inclinado

A fumadinha pode ser retentor da haste da valvula de admissão. É so trocar.

augusto m b
11/09/2010, 08:43

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204&highlight=manual+manuten%E7%E3o

Bom dia Leopoldo...compessa eu mandar o mecanico ativar os incanamenstos de água dele....e mudar a bomba d´água para ter o canector....

augusto m b
12/09/2010, 09:45

Bom dia Leopoldo...dando uma estudada nos comentários aki do fórum,voce lembra akele comentário pra dar uma analizada atrás do bloco do motor se tivesse um selo de água....o meu motor tem sim.....

Charles_Curitiba
16/09/2010, 22:06
Bom dia Leopoldo...dando uma estudada nos comentários aki do fórum,voce lembra akele comentário pra dar uma analizada atrás do bloco do motor se tivesse um selo de água....o meu motor tem sim.....

Opa opa pa, desculpem o atraso e sem querer reabrir o topico.....li todas as respostas e tenho 1 duvida e comentario em relação a motor 3000 Willys e Maverick. Um deles, não lembro o qual, tem o coletor de admissão independente, ou seja, era parafusado no cabeçote assim como o coletor de escape. Tenho uma sutil lembrança que seja o 3.0 Willys. Outro detalhe que este motor também tem é a vareta de medição de Óleo. Ela é bem comprida, quase da altura do cabeçote. Este motor vinha no Aero, Rural e Itamaraty.
Quanto ao conector abaixo do carburador, no Jipe se ligava orinalmente o limpador de parabrisa que era a vacuo.

augusto m b
17/09/2010, 23:05
Charles,boa noite...compenssa eu ativar a ligação do encanamento da lateral do bloco até a bomba d água...que melhorias vou ter no motor........

augusto m b
18/11/2010, 06:35
Bom dia amigos,estou mandando as fotos do meu motor aberto o carter pra vcs darem uma análisada pra concluir se ele é o do 3000 maverick......como idntificamos aki no fórum ele por fora agora é as peças internas.....

leopoldo
19/11/2010, 17:59
Augusto, boa tarde
como pode ver, as bielas são do motor 3.0

augusto m b
19/11/2010, 22:10
Augusto, boa tarde
como pode ver, as bielas são do motor 3.0

Boa noite leopoldo....obrigado por me ajudarem todos vcs aki do fórum....só mais uma coisa leopoldo concluído entaum que ele é um 3000 do maveco entaum as peças que irie pedir para esse motor de hoje em diante falarei nas auto peças que quero do motor 3000 6 cilindros do maverick.....