Conectar

Ver Versão Completa : temperatura bf

antonio donizeti
05/09/2010, 21:33
o marcador de temperatura nesses dias quentes , chega quase na marca Q
do marcador , e nos dias nao tao quente nao chega nem metade do marcador
seria normal para o motor bf

bajeiro do sul
08/09/2010, 09:33
o marcador de temperatura nesses dias quentes , chega quase na marca Q
do marcador , e nos dias nao tao quente nao chega nem metade do marcador
seria normal para o motor bf
Amigo
Tinha no meu BF o mesmo problema, em dias normais não chegava nem na metade do marcador, e quando era muito quente ficava quase no vermelho. Coloquei uma helice de 6 pas de aluminio, com a furação certinha do motor BF, paguei R$ 100,00 no www.aerowillys4x4.com (http://www.aerowillys4x4.com) , posso dizer que ja fiz trilhas em dias muito quentes, com o pé colado no fundo por cerca de 10 minutos de cada vez sem parar , e a temperatura siquer passou do meio do marcador, ficou muito bom. A ventoinha original é ridicula, coloque a mão atras dela e veja o deslocamnto de ar que ela proporciona, é quase nada. Agora com esta nova ventoinha sinto o ar batento na minha mão,por consequencia refrigerando o sistema

abraços

Eduardo

antonio donizeti
09/09/2010, 19:42
EDUARDO , essa helice e de facil instalaçao? , furaçao e exatamente a mesma?
no feriado aproveitei para fazer , uma limpeza no radiador a agua que estava aparentemente para minha supresa nao estava tao suja (aquela cor de barro)
e olha que ja fazia um bom tempo que nao limpava. vou analizar a troca da helice como foi sugerido , alias se outros colegas puderem opinar a respeito , opinioes serao bem vindas.

bajeiro do sul
10/09/2010, 08:49
EDUARDO , essa helice e de facil instalaçao? , furaçao e exatamente a mesma?
no feriado aproveitei para fazer , uma limpeza no radiador a agua que estava aparentemente para minha supresa nao estava tao suja (aquela cor de barro)
e olha que ja fazia um bom tempo que nao limpava. vou analizar a troca da helice como foi sugerido , alias se outros colegas puderem opinar a respeito , opinioes serao bem vindas.
Antonio

A furação desta nova ventoinha foi exatamente igual a do BF original, tirei uma e coloquei a outra, deve cuidar apenas na hora de comprar para ser para rural/f-75/jeep com motor 6 cilindros original que não tem erro

abraços

antonio donizeti
10/09/2010, 20:41
Eduardo , depois da troca da helice , mesmo quando pega transito a temperatura se mantem?
estava pensando em colocar uma outra ventuinha , como li alguns relatos de colegas que adaptaram , mas se com a simples troca da helice resolver seria bem mais pratico . vi no site 2 tipos :de ferro e aluminio , fora a diferenças de preço , ha alguma diferença em relaçao a qualidade ?

abrço.
Donizeti

Robertux
10/09/2010, 21:17
O meu também tem essa hélice de 6 pás, já veio com ela quando comprei. Não passa da metade de jeito nenhum, até quando a bomba dágua estava com problemas o motor não esquentava.

antonio donizeti
11/09/2010, 18:24
ROBERTO a que vc tem e de ferro ou aluminio ? qual seria melhor ou e indiferente?

abrço.
donizeti

marcelo_michelin74
12/09/2010, 08:48
ROBERTO a que vc tem e de ferro ou aluminio ? qual seria melhor ou e indiferente?

abrço.
donizeti

Antônio...acredito que não tenha diferenças substanciais....o efeito será o mesmo...agora, se vc quer escolher, compre a de alumínio...é mais chique....:concordo:

antonio donizeti
12/09/2010, 13:53
como a grana ta curta vou optar pela de ferro mesmo . valeu!
abrço.
donizeti

bajeiro do sul
13/09/2010, 08:41
Eduardo , depois da troca da helice , mesmo quando pega transito a temperatura se mantem?
estava pensando em colocar uma outra ventuinha , como li alguns relatos de colegas que adaptaram , mas se com a simples troca da helice resolver seria bem mais pratico . vi no site 2 tipos :de ferro e aluminio , fora a diferenças de preço , ha alguma diferença em relaçao a qualidade ?

abrço.
Donizeti
Andando no transito em em trilhas pesadas e longas, tipo 10 minutos de aceleração maxima sem aliviar o pé, ela não aqueceu nem um pouco,ficou abaixo do meio.
A minha ventoinha é de ferro no meio e aluminio nas pontas, mas acho que não faz diferença.

Eduardo

antonio donizeti
13/09/2010, 12:29
VALEU EDUARDO !! vou trocar e colocar a de 6 pas . obrigado

abrço.
donizeti

Charles_Curitiba
13/09/2010, 13:25
Pessoal, quando voces tiraram o radiador, ou simplesmente trocaram as mangueiras ou qualquer tipo de manutenção que tivessem que tirar toda agua do motor, por acaso voces "sangraram" o bloco? Há um dreno na lateral, a finalidade dele é essa e não apenas para esfaziar o bloco..fica perto do distribuidor na mesma linha horizontal, abram a tamba do radiador e abram este dreno, deixem vazar um pouco de agua por uns 15 segundos e depois fechem o dreno. Se não sair agua neste procedimento se preparem para tirar o cabeçote e desentupir as galerias d´agua. Quanto a temperatura, eu também tinha este problema do ponteiro chegar no Q como sabemos que quanto mais quente pra um motor melhor, então resolvi instalar um termometro de mercurio, compra em qualquer autopeça e marca precisamente a temperatura da agua. Não é eletrico então dá mais segurança.

MANDELLO
19/09/2010, 11:19
Donizete,
Mesmo se você trocar a hélice, verifique se seu radiador é original, se foi limpo com aditivo porreta (eu prefiro o radiex para limpeza em 15 minutos) e se a válvula termostática não está enroscando. Essa válvula também tem vencimento. A do opala a gasolina serve no seu motor e custa uns R$30,00. A ausência dessa válvula também provoca oscilações na temperatura, o que não é bom para o motor. Use válvula termostática sempre.
Abraços.
Acir Mandello .'.

antonio donizeti
19/09/2010, 20:39
MANDELO , essa valvula temostatica que vc se refere seria do opala 4 ou 6 cilindros? qual ano? estou rodando sem valvula termostatica que danos poderia dar ao motor?
abrço.
donizeti

Alex-RJ
20/09/2010, 09:59
MANDELO , essa valvula temostatica que vc se refere seria do opala 4 ou 6 cilindros? qual ano? estou rodando sem valvula termostatica que danos poderia dar ao motor?
abrço.
donizeti

sem essa peça o motor, vai trabalhar em algumas situações, sem estar devida mente em sua temperatura. Importante sempre o motor trabalhar em sua temperatura correta, pois vai tem um melhor desempenho, e melhor lubrificação do mesmo.