Ver Versão Completa : ABS agindo de forma estranha.
Kappa GB
05/09/2010, 14:40
Fala Gente!
A uns 10 minutos atraz quase bati a TR4 2010 por causa do ABS!
Estava fazendo meu caminho normal de todo santo dia e em determinada parte dele a rua faz uma descida acentuada e com isso o carro facilmente pode sair com os pneus do chão.
Foi oq aconteceu agora, acredito que não chegou a sair pneu nenhum do chão mas foi quase e no meio disso comecei de freiar pq o farol a frente estava fechado e tinha carros parados, nisso o ABS já começou de trepidar o pedal e nada do carro freiar, eu pisando tudo oq dava no freio e nada, só foi começar de freiar mesmo uns 20/25 metros depois e mesmo assim ficou trepidando o pedal do freio. Parei a uns 5 metros do carro da frente...ainda bem que só estava a uns 60km/h!
Sinceramente não entendi oq o ABS quiz fazer nessa minha situação, nenhum carro meu jamais fez algo assim nesse mesmo lugar, inclusive já cheguei a sair com os 4 pneus do chão com outro carro e tudo normal, nem senti trepidação no pedal do freio.
Alguem já passou por alguma situação perigosa por culpa do ABS?
[]´s
Paulo
Muito estranho o seu ocorrido, ABS sempre me salvou.
Só sei que ABS em algumas situações off-road é pior ( do sentido de atrapalhar), como em areia, mas no seu caso, acho muito estranho!!
Quando uma ou mais rodas travam, o ABS atua fazendo com que o pedal trepide. A traseira da TR4 é leve em relação a frente e, como você estava em uma descida íngreme, a traseira ficou mais leve ainda. Basta um detalhezinho como um pouco de óleo e se estiver chovendo para que uma roda traseira trave, fazendo com que o que relataste ocorra. Para ter certeza de que não é um problema no freio, que esteja bloqueando alguma roda por defeito, teste em uma estrada com um pouco de areia ou cascalhinho, a baixa velocidade: se arrastar roda, tem problema.
Kappa GB
07/09/2010, 11:39
Não arrastou nenhum pneu, simplesmente não freio nada, nenhuma roda, ficou apenas trepidando o pedal do freio.
Oq eu imagino é que no momento que comecei de freiar, algum pneu poderia estar no ar ou quase isso e então essa roda travou e o ABS ao invez de soltar apenas ela ficou soltando todas mesmo elas estando com aderencia!
TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!
[]´s
Paulo
Sei não, mas o relato pra mim é de funcionamento normal. è normal o pedal trepidar e fazer barulho em uma freada brusca ou com pouca aderência. Mesmo com esse comportamento o que se deve fazer é continuar pisando fundo no freio que o abs faz o resto.
Agora, se havia rodas no ar essas rodas não poderia ajudar o carro parar, independentemente de ter ou não abs.
Abs
Lindóia
neilsonhenriques
07/09/2010, 22:55
TR4 no papel tem EBD, mas na pratica pelo menos no meu caso foi mais uma coisa que não funcionou tambem!
Paulo,
Não estou dizendo que seu carro não esteja com algum problema. Só queria dizer que já usei o ABS e o EBD da antiga TR4 que eu tinha e que se não fosse o funcionamento perfeito do sistema eu teria me acidentado. O negócio é espetacular.
Como aumentaram a potência do motor da nova TR4, é possível que também tenham redimensionado o sistema de freios e alguma coisa não tenha ficado boa. Sei lá ...
Seu carro é novo e freio é assunto delicado. Não vale a pena procurar a Mit ?
Abraço,
Neilson
Amigo, ta certo que nao sou expert no assunto mas nao consigo entender...O abs qdo entra em ação trepida mesmo, qto mais brusca a freada. Agora roda no ar so com paraquedas... como disse, nao entendo como a roda sai do chao em uma descida...será q eu entendi direito?
fernandotf
08/09/2010, 09:01
O ABS no asfalto molhado pode enganar... uma vez estava em um acesso à avenida 23 de Maio aqui em São Paulo, não tem nada de mais, apenas um pequeno declive e uma valeta logo antes da avenida. Estava garoando, e quando pisei no freio, o ABS 'enloqueceu'... na hora, achei que o ABS tinha quebrado! Mas tudo bem, consegui reduzir a velocidade e entrar na avenida com segurança. Porém, quando olhei no retrovisor, vi uma S10 (acho, vi de relance) atravessando no mesmo acesso, por sorte não bateu em nada. Conclusão, devia haver óleo na pista, e se não fosse o ABS, certamente eu teria atravessado.
Porém, ABS não é só alegria... em estradas de terra com custelas de vaca ele prega muito susto! Tanto que sempre tiro o fusível do ABS nos MMS. Mas no asfalto funciona muito bem! Principalmente molhado...
Kappa GB
08/09/2010, 09:10
Paulo,
Não estou dizendo que seu carro não esteja com algum problema. Só queria dizer que já usei o ABS e o EBD da antiga TR4 que eu tinha e que se não fosse o funcionamento perfeito do sistema eu teria me acidentado. O negócio é espetacular.
Como aumentaram a potência do motor da nova TR4, é possível que também tenham redimensionado o sistema de freios e alguma coisa não tenha ficado boa. Sei lá ...
Seu carro é novo e freio é assunto delicado. Não vale a pena procurar a Mit ?
Abraço,
Neilson
Vou tentar arrumar um tempo pra ir hj na miti, passar um scanner no abs ver oq aparece.
Eu acho que não tem problema nenhum no abs/ebd do meu carro, ele apenas foi burro nessa situação.
[]´s
Paulo
Kappa GB
08/09/2010, 09:37
Vou tentar explicar novamente com outras palavras pra ver se todo mundo entende sem duvidas! hehe
Não estava chovendo, não estava rápido (60km/h), não fiz uma freada brusca, não tirei o pé do freio em momento algum e assim que percebi que não estava freando nada eu pisei o mais forte que pude e não fez efeito algum!
Sobre pneus no ar, a rua em questão no meio dela começa uma descida brusca, digamos que é como se o chão acaba-se e vc simplesmente despenca, é quase isso que tem nessa rua! Então mesmo vindo a uns 60km/h vc pode dar um pequeno vôo, do tipo algumas rodas sairem alguns poucos centímetros do chão!
Agora o que eu acho que aconteceu foi o seguinte!
No momento que pisei no freio pode ser que alguma roda ainda estivesse no ar ou então tinha acabado de tocar o chão então por causa disso ela iria travar facilmente.
Ai por causa disso o ABS liberou os freios dessa ou dessas rodas até ela ter aderência novamente, que é o funcionamento normal do ABS.
Até agora tudo certo, nada de estranho, o ABS fez oq deveria, o problema começa a seguir!
Sei lá pq o ABS acabou liberando o freio em todas as rodas e não apenas na que estava sem aderencia.
O pneu que supostamente estava sem aderência ficou nesse estado por menos de 1 segundo, era apenas o tempo de tocar o chão novamente e o carro transferir seu peso pra ele fazendo assim ter boa aderencia novamente e com isso o ABS poderia parar de atuar nesse pneu deixando ele frear normalmente!
Acontece que o ABS sei lá por qual motivo atuou em todas as rodas e pra piorar demorou uns 20 metros até eu voltar a ter qualquer tipo de freio!
Eu fiquei por cerca de 20 metros com o pé atolado no pedal de freio, que estava trepidando muito, e o carro foi simplesmente indo no embalo sem freiar absolutamente NADA!
Lembrando que não estava chovendo, pista completamente seca, e eu estava a apenas 60km/h. Pelo fato de estar devagar é que não bati nos carros parados a minha frente, pq mesmo o carro indo no embalo por cerca de 20 metros ainda assim o espaço que sobrou foi o suficiente para parar o carro quando os freios voltaram a atuar, se eu estivesse a uns 80km/h eu acho que teria batido!
Vou ver se consigo ir hj na miti, mas tenho certeza que no scanner não vai acusar problema algum no ABS do carro, o fato ocorrido foi apenas uma burrice do ABS desse carro.
Com todos os meus outros carros nunca tive problema nenhum nesse mesmo local e eu já passei muito mais rapido inclusive saindo com os 4 pneus do chão, alias acho que até comentei isso aqui uns tempos atraz com meu azera.
[]´s
Paulo
Paulo,
Se o pedal estava trepidando, então o freio estava sim acionado. A trepidação é justamenteo pq o ABS freia o carro como se vc estive pisando e soltando o freio repetidas vezes, de modo que a roda não trava, mas vai parando o carro sem derrapar.
Quando o ABS funciona a sensação é que o carro não está sendo freiado, opis as rodas não travam e não tem o arrasto normal dos freios sem abs. mas iso não siginifica qu o carro não está sendo freiado. Pelo contrário, vc está freiando da maneira mais segura possível.
Talvez se não fosse o ABS vc tivesse perdido o controle do carro.
mas se vc está em dúvida, levara pra fazer o scanner e depois conta o que deu.
Abs
Lindóia
Não arrastou nenhum pneu, simplesmente não freio nada, nenhuma roda, ficou apenas trepidando o pedal do freio.
Oq eu imagino é que no momento que comecei de freiar, algum pneu poderia estar no ar ou quase isso e então essa roda travou e o ABS ao invez de soltar apenas ela ficou soltando todas mesmo elas estando com aderencia!
[]´s
Paulo
Olá Kappa,
Já li matéria em revista de automobilismo dizendo que sobre costelinhas o freio ABS demora mais a parar que o freio comum. Na minha experiência, desliza um pouco mesmo. :-|
A teoria de "uma roda suspensa" se aplicaria a carros das décadas de 80-90. Os atuais têm canais independentes do ABS para cada roda. :wink:
Agora em caso de dúvida sobre os freios, por menor que seja, eu levaria para inspeção na concessionária. Já tive defeito em ABS e o pessoal da Mit/Brabus foi competente para resolver. Um erro de montagem de mangueiras num carro que comprei usado tornou o ABS inoperante no lado esquerdo do veículo, que travava, enquanto no lado direito o ABS funcionava liberando as rodas. O carro simplesmente girava nas frenagens fortes! :shock:
[]s,
Paulo
Obs.: compro carro sem vidro elétrico se precisar, mas não sem ABS! ;-)
Kappa GB
09/09/2010, 17:30
Paulo,
Se o pedal estava trepidando, então o freio estava sim acionado. A trepidação é justamenteo pq o ABS freia o carro como se vc estive pisando e soltando o freio repetidas vezes, de modo que a roda não trava, mas vai parando o carro sem derrapar.
Quando o ABS funciona a sensação é que o carro não está sendo freiado, opis as rodas não travam e não tem o arrasto normal dos freios sem abs. mas iso não siginifica qu o carro não está sendo freiado. Pelo contrário, vc está freiando da maneira mais segura possível.
Talvez se não fosse o ABS vc tivesse perdido o controle do carro.
mas se vc está em dúvida, levara pra fazer o scanner e depois conta o que deu.
Abs
Lindóia
Se não fosse o ABS eu não teria passado era susto nenhum, teria freado normalmente.
Agora não ter sensação que o carro não esta sendo freado é sinal de funcionamento de ABS? Pra mim isso é sinal de não estar freando nada! haha
Com ou sem ABS a sensação de desaceleração é praticamente a mesma, diferença é que com ABS vc não perde o controle do carro.
Todos os dias passo pelo menos 1x por esse local e desde o dia do ocorrido até hj eu fiquei testando e não aconteceu mais nada, inclusive esta madrugada aproveitei que não havia ninguem na rua e quiz testar a 80km/h e foi tudo normal.
[]'s
Paulo
Kappa GB
09/09/2010, 17:35
Olá Kappa,
Já li matéria em revista de automobilismo dizendo que sobre costelinhas o freio ABS demora mais a parar que o freio comum. Na minha experiência, desliza um pouco mesmo. :-|
A teoria de "uma roda suspensa" se aplicaria a carros das décadas de 80-90. Os atuais têm canais independentes do ABS para cada roda. :wink:
Agora em caso de dúvida sobre os freios, por menor que seja, eu levaria para inspeção na concessionária. Já tive defeito em ABS e o pessoal da Mit/Brabus foi competente para resolver. Um erro de montagem de mangueiras num carro que comprei usado tornou o ABS inoperante no lado esquerdo do veículo, que travava, enquanto no lado direito o ABS funcionava liberando as rodas. O carro simplesmente girava nas frenagens fortes! :shock:
[]s,
Paulo
Obs.: compro carro sem vidro elétrico se precisar, mas não sem ABS! ;-)
Verdade, eu tambem não abro mão de segurança, pra mim o carro tem que ter no minimo abs e airbag.
[]'s
Paulo
Vai no local de madrugada, joga oleo na pista e testa de novo!:pipoca:
Ve se aconteceu o que tinha acontecido, pode ter sido óleo na pista.
Kappa GB
10/09/2010, 10:09
Vai no local de madrugada, joga oleo na pista e testa de novo!:pipoca:
Ve se aconteceu o que tinha acontecido, pode ter sido óleo na pista.
Ai vcs já estão querendo me matar né! haha
Mas não tinha nada no local, no mesmo dia passei lá a noite e não vi nada e nem aconteceu nada, no outro dia passei lá de novo e tambem não vi nada.
[]´s
Paulo
Ai vcs já estão querendo me matar né! haha
Mas não tinha nada no local, no mesmo dia passei lá a noite e não vi nada e nem aconteceu nada, no outro dia passei lá de novo e tambem não vi nada.
[]´s
Paulo
Paulo, os teus pneus são originais ou você os trocou por de dimensões diferentes?
Pergunto isso , pq na minha tracker depois da troca dos pneus originais pelos toyo AT, senti diferença no trabalho do abs, e eventualmente acontece comigo o que você relatou...
[]'s
Kappa GB
10/09/2010, 17:36
Paulo, os teus pneus são originais ou você os trocou por de dimensões diferentes?
Pergunto isso , pq na minha tracker depois da troca dos pneus originais pelos toyo AT, senti diferença no trabalho do abs, e eventualmente acontece comigo o que você relatou...
[]'s
Tudo original, carro só tem 3.000 km.
[]´s
Paulo
passei hoje, Kappa, algo parecido com o q vc passou ao descer a rampa do estacionamento do shopping eldorado, td bem que eu tava meio depressa...hehehehehe...mas o fato é q o abs não funcionou, porém bastou pressionar o freio ainda forte e o carro parou (diminuiu a velocidade suficiente pra não bater)
os pneus são originais, a suspensão não, troquei os 4 amortecedores e as molas traseiras...
fato é q o freio é ruim e o anunciado abs + ebd da TR4 peca pela tecnologia/eficiência...e em baixa velocidade ainda é pior
abs
Kappa GB
15/09/2010, 17:59
Oi Patto,
Mas o carro chegou a deslizar alguma coisa como se não estivesse freiando, apenas com a trepidação no pedal?
[]´s
Paulo
Oi Patto,
Mas o carro chegou a deslizar alguma coisa como se não estivesse freiando, apenas com a trepidação no pedal?
[]´s
Paulo
na verdade não é como se não estivesse freando, de fato não estava...o carro andou um pouco, 1m, 1,5m apenas com o pedal trepidando, aí, pisei com mais força e o freio resolveu funcionar...hehehe...logicamente, o pedal trepidou com mais força ainda
tirando o medo de bater, na rampa de acesso ao primeiro subsolo do shopping, que seria o maior mico da vida...hahahaha...foi estranho ver o freio não funcionar, mas, ao pisar mais forte, o carro segurar e graças a Deus, não acontecer nada...
abs
Kappa GB
15/09/2010, 20:29
Seu caso foi igual o meu salvo as devidas proporções de velocidade.
Sobre baixa velocidade, no manual da 2010 fala que abaixo de 10km/h o ABS não atua, é até uma boa ideia por causa de trilhas e tal, mas pode ser que por terem feito essa alteração no soft do ABS, tenha causado algum bug!
[]'s
Paulo
é, exato, entrei na rampa de descida a uns 30km/h...
pode ser a tal mudança, então, pra pior...hehehe...pois o freio não deve funcionar entre 30 e 10km/h...hahhaha...este foi o maior susto, mas já é o terceiro, e todos em baixa velocidade, sempre por volta de 20, 30, max. 40km/h...
como o carro está precisando de uns ajustes - portas - por causa do excesso de barulhos e mau encaixe de peças, to pensando em deixar na Cardinal da Barra Funda para ver isso, aproveito pra reclamar do abs...
semana que vem vejo isso, aí, se houver alguma explicação (i)lógica, posto aqui
Kappa GB
16/09/2010, 12:48
Eu tambem precisava ir na miti pra ver esse negocio do abs e barulho na porta do passageiro da frente, mas tou sem tempo.
Em tempo, defeitos até agora em quase 3500km rodados:
-Porta motorista com barulho e vidro solto. ( Arrumado logo na primeira semana)
-Porta passageiro da frente com barulho.
-Portas traseiras poderiam fechar mais facil.
-ABS!?
Agora um pequeno comparativo com minha Kia Besta GS Grand 2005, minha desde 0km e atualmente com 90k km rodados TOTALMENTE em uso soviético, é usada no modo destruição mesmo!
Defeitos apresentados:
-Nada!
Isso mesmo, nadinha de nada, tanque de guerra total essa besta! hehe
[]´s
Paulo