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Ver Versão Completa : Durabilidade Motor 2.8



DiogoM
05/09/2010, 12:46
Gostaria de saber qual a durabilidade media do motor 2.8 MwM Turbo Diesel Intercooler 4.07 tca utilizado no Troller por alguns anos.

Grato, Abraço.

Fernando Massad
05/09/2010, 14:10
Dura até acabar e mais 2 anos...hehehehehe....Brincadeirinha.....






Todo motor tem sua vida útil diretamente ligada à manutenção que é feita, sobretudo trocas de óleo e filtros....

Em condições normais, com manutenção adequada para o tipo do uso que é feito com a viatura, acredito que em um jipe deverá durar pelo menos uns 300/400 mil km antes da primeira "mexida", por tratar-se de um motor muito forte fabricado para trabalhar em condições extremas, tipo transporte de carga.

Valeu:concordo:

bandlouco
05/09/2010, 15:23
esse motor MWM e mais facil vc acabar o carro antes de detonar o motor

guilherme soares
05/09/2010, 17:22
Sou meio duvidoso pra falar.
O meu é um ano 2003.
Já rodou 115.000km
Troco o óleo sagradamente e filtros de 5 em 5 mil km. Peguei o carro com 60.000km e o proprietário anterior também era minucioso.
Nunca tive problemas com esse motor nos quase 4 anos que estou com esse carro.
Este ano saí de BH e rodei 7.000km cortando a Chapada dos Veadeiros, passei por Marabá/PA subi pra Alter do Chão e virei a esquerda rumo a Porto Velho/RO.
O motor parece que rodou nada, tipo sair da casa no fim de semana e ir ao boteco e voltar.

Meu mecânico afirmou que ele até hoje nunca abriu um 2.8 por fadiga ou quebras. Mas em compensação ou azar dos proprietários, já abriu 4 3.0 pra fazer a parte de cima ou tudo.

Outro detalhe é que dizem que a manutenção do 2.8 é barata se tiver quebras.

[]´s

vovozão

Fernando Massad
05/09/2010, 17:49
Sou meio duvidoso pra falar.
O meu é um ano 2003.
Já rodou 115.000km
Troco o óleo sagradamente e filtros de 5 em 5 mil km. Peguei o carro com 60.000km e o proprietário anterior também era minucioso.
Nunca tive problemas com esse motor nos quase 4 anos que estou com esse carro.
Este ano saí de BH e rodei 7.000km cortando a Chapada dos Veadeiros, passei por Marabá/PA subi pra Alter do Chão e virei a esquerda rumo a Porto Velho/RO.
O motor parece que rodou nada, tipo sair da casa no fim de semana e ir ao boteco e voltar.

Meu mecânico afirmou que ele até hoje nunca abriu um 2.8 por fadiga ou quebras. Mas em compensação ou azar dos proprietários, já abriu 4 3.0 pra fazer a parte de cima ou tudo.

Outro detalhe é que dizem que a manutenção do 2.8 é barata se tiver quebras.

[]´s

vovozão

Aê Vovozão, beleza?

Endosso tudo que vc falou...

Abç:concordo:

pedro bonadio
05/09/2010, 21:38
Concordo com você Fernando Massad,motores diesel são muito robustos,mais requerem a manutenção como qualquer outro,no meu troller,a cada 10000 km são trocados,óleos e filtros,agora tenho amigos que não cuidam,e o motor ainda não abriu o bico,mais ele é mais frouxo do que o meu que tem manutenção constante !
Abraços !

Tibery
06/09/2010, 12:02
Bom, o meu já está com 150.000, quanto será que ainda vai durar? Até agora o motor está redondinho e bem potente. Tb troco todos os filtros e o óleo a cada 5.000 km. Espero que dure bastante, hehehe.

Martin Melcop
06/09/2010, 12:08
Como falaram, é mais fácil o carro acabar bem antes do motor.

bandlouco
06/09/2010, 12:49
os motores da Toy Band reza a lenda q podem chegar a 1 Milhao de km sem retifica ,por analogia, axo q o MWM da Troller pode chegar a mais de 500 Mil facil,pois ele n e nada inferior comparado ao da toyota.Nunca vi um troller com mais de 300 Mil rodados, e so esperar pra ver:pipoca:.

Felipe Glod
08/10/2010, 11:41
O meu troller e um 3.0 e ainda e um menino ta so com 55 mil, todo mundo fala mal do sprint 2.5, um colega rodou 700 mil com ele em uma land 110, e ja comprou usada e de uma empresa de cargas, ou seja nao sabemos a sua manutençao como era, e mesmo assim abriu o bico porque ele deu mole fez trilha e entrou agua e veio rodando com lama dentro do motor ai nao teve jeito, parou depois de 200 km rodando com oleo e agua, carro e dura de acordo com o dono, ja vi um taxi santana (ap 1.8) durar 500 mil rodando com gnv.

guilhermedefaria
16/07/2013, 14:45
Bom, o meu já está com 150.000, quanto será que ainda vai durar? Até agora o motor está redondinho e bem potente. Tb troco todos os filtros e o óleo a cada 5.000 km. Espero que dure bastante, hehehe.

Estou com uma dúvida. Apareceu para mim a oportunidade de compra de um Troller 2005 com 239 mil km. Seria uma boa?

pedro bonadio
16/07/2013, 15:00
O motor aguenta os 240 mil km, se foi bem cuidado... O problema é o resto do carro: Eixos, câmbio, reduzida, suspensão, etc...

Jorgao
16/07/2013, 17:15
O motor aguenta os 240 mil km, se foi bem cuidado... O problema é o resto do carro: Eixos, câmbio, reduzida, suspensão, etc...

Pedro, claro que depende do uso, mas.... eu diria que o "resto do carro" que você se refere seria buchas, coifas, discos de freio, flexíveis, rolamentos, etc. Pois, câmbio, reduzida, suspensão (dependendo do uso e do cuidado) vai durar uns 2 motores na minha opinião. Os caminhões que usam o mesmo câmbio da Eaton que está no troller, carregando peso, conseguem rodar mais de 1 milhão com o câmbio.... Diferenciais também. Mas, claro, depende do uso, dos pneus, do piloto, etc.

Leandro-SC
06/09/2013, 16:21
E o consumo de oleo para um MWM 2.8. Quanto seria o normal para trocas de 10mil km?

Murillus
06/09/2013, 18:46
O problema do MWM 2.8 é sua "idade"... Ou seja, por ser um motor antigo, de tecnologia mais bruta, tem um alto indice de emissão de poluentes... Fato inaceitável pelas ECOleis atuais... Fora isso é "pau de dar em doido"...

Giuberto
06/09/2013, 23:44
E o consumo de oleo para um MWM 2.8. Quanto seria o normal para trocas de 10mil km?

Leandro, seu uso é só estrada? Se sim, tudo bem trocar com 10 mil km. Do contrário, troque com 5 mil km. Se for misto, troque com 8 mil km.
O óleo deve ser trocado não só pela KM, mas também pelas HORAS de uso do motor. Ficar engarrafado durante horas todo santo dia encurta a troca de óleo. Eu já troquei óleo com 2500 km, pois tinha ficado tanto tempo engarrafado o mês inteiro, e fazendo trilha que não tive coragem de esperar os 5 mil km.

Eu vendi meu T4 2001 2.8 com 290 mil, trocando óleo de 5 em 5 mil km, ele consumia em torno de 0,5 litro entre as trocas e eu nunca precisei completar óleo.

Murillus
07/09/2013, 08:23
O óleo deve ser trocado não só pela KM, mas também pelas HORAS de uso do motor. Ficar engarrafado durante horas todo santo dia encurta a troca de óleo


Isso é uma verdade que poucas pessoas se atentam... Para evitar surpresas, eu sempre troco o óleo do motor de 5 em 5 mil... Por questão de segurança e assim, no automático, não esqueço... Faço isso com todos os meus carros... Troco o óleo e o filtro...

Leandro-SC
07/09/2013, 09:06
Meu uso é baixo 2 trocas por ano, uso dia a dia e trilhas de jeep clube, meu transito pesado é geralmente de terceira em 2 mil giros, uso mobil delvac e sempre troco junto filtro de oleo e diesel. Uso esse oleo pois é o mesmo usado nos caminhoes da familia e sempre teve um bom desempenho compramos em baldes de 20 litros, nos caminhoes a troca é a cada 20mil km claro que o uso é bem diferente, pois é feito uma media de 150mil km por ano.

Eu trocando a cada 10 mil km geralmente coloco 1 litro pelos 6 7 mil km e vai ate o 10 mil. Mais pela dicas acho que vou começar a trocar a cada 5 mil, bem mais tranquilo.

Murillus
07/09/2013, 13:48
outra coisa que interfere na durabilidade do motor é o tipo de diesel utilizado... S10 x S50 x S500 x S1800... Mas não vou entrar em detalhes pois existe um tópico sobre isso em http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/113997-diesel-s-10-precos-postos-e-desempenho.html ...

AndréAngra
18/09/2013, 15:27
Eu troco de 7 em 7 mil!
Meu uso é mais em BR e pego pouco engarrafamento apesar de ir para o trabalho todos os dias...

Tenho usado óleo da shell (balde de 20 litros) embalagem preta com a mesma especificação....e não baixa nada de óleo....os mesmos 8 litros que entram...estão saindo na troca...Além de que, toda santa troca...troco os filtros!

JapaTroller
19/09/2013, 23:19
O meu ja esta com 260 mil, e nunca foi mexido e nem ta com cara de que será. E olha que uso ele pra trilhas mais pesadas. Ano dele é 2003. Creio que ele passe dos 400 - 500 tranquilo, sendo bem cuidado.

Jose Carlos banhi
24/09/2013, 19:03
Amigos, depois de algumas panes eletronicas no meu 3.0, desanimei e estou querendo fazer uma loucura.....colocar um motor 2.8 mecanico ....... e me livrar da eletronica de uma vez. Alguem ja teve alguma noticia de uma adaptacao destas???

Walter da Camper
24/09/2013, 23:03
Sou 100% a favor da simplicidade mecânica dos motores diesel anteriores a 2006, mas não faria "downgrade" em nenhum veículo pelo seguinte motivo: As especificações anti-poluição dependem do ano do carro e, a partir de 2006 os motores passaram a ser eletrônicos por exigência legal. O problema é a possibilidade de um dia sua cidade passar a ter inspeção veicular anual (com o Controlar em SP) e nesse caso um carro de ano mais recente não passará nas exigências de emissão se tiver utilizando um motor mais antigo.
Para evitar esse risco, acho mais viável trocar a viatura por uma original 2.8 (até 2005), assim evita-se aborrecimentos burrocráticos no futuro.

Leandro-SC
25/09/2013, 11:53
Amigos, depois de algumas panes eletronicas no meu 3.0, desanimei e estou querendo fazer uma loucura.....colocar um motor 2.8 mecanico ....... e me livrar da eletronica de uma vez. Alguem ja teve alguma noticia de uma adaptacao destas???

Acho um pouco loucura fazer isso, mais facil trocar o carro, porém se vai fazer analize a opção de por um MWM 6CC com bomba. Ai vai ser um canhao....

Giuberto
25/09/2013, 15:58
Amigos, depois de algumas panes eletronicas no meu 3.0, desanimei e estou querendo fazer uma loucura.....colocar um motor 2.8 mecanico ....... e me livrar da eletronica de uma vez. Alguem ja teve alguma noticia de uma adaptacao destas???

Aposto que era chipado. Acertei?

E o problema que deu foi eletrônico (Módulo/sensores/chicotes) ou mecânico?
Se foi mecânico, a eletrônica conseguiu salvar o prejuízo?

Jose Carlos banhi
25/09/2013, 16:47
É chipado, mas os problemas iniciais foram mecanicos... aeletronica nao protegeu.....consegui resolver os problemas mecanicos e agora tive alguns problemas eletronicos

Giuberto
25/09/2013, 18:13
É chipado, mas os problemas iniciais foram mecanicos... aeletronica nao protegeu.....consegui resolver os problemas mecanicos e agora tive alguns problemas eletronicos

Jose, é isso que eu temo quanto a chipagem. O motor aguenta, mas com certeza a durabilidade diminui. Alguma coisa sempre acaba sofrendo.
E a eletrônica está sempre tentando preservar a mecânica. Daí você mexe na mecânica e fica alguma coisa fora de parâmetro e pronto. A eletrônica vai fazer o papel dela e pertubar até que tudo fique nos conformes.

Quanto a troca de motores, recentemente um dono de 3.2 tirou o 3.2 MWM e colocou o NGD 3.0. Pra tirar o NGD 3.0 e colocar o MWM 2.8, não vejo problemas, a não ser a questão ambiental que provavelmente deve ter algum dispositivo legal para que fique nos conformes, mas, desconheço.

A única coisa que você precisa fazer pra colocar um MWM 2.8, acredito que seja as aberturas no capô, pra ajudar no arrefecimento. Pode inclusive deixar o suporte da bomba elétrica de combustível e usá-lo no MWM 2.8 pra aumentar a vida útil do conjunto, veja a dica aqui: Melhorando a alimentação do motor MWM 2.8 Sprint 4.07 [Tutorial] - Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/melhorando-a-alimentacao-do-motor-mwm-2-8-sprint-4-07-tutorial/)

Particularmente, acho um retrocesso. Eu ficaria no mesmo NGD 3.0 ou colocaria algo ignorante de 6cc como disse o Leandro.

Walter da Camper
26/09/2013, 09:46
Giuberto e demais colegas, Tecnicamente, não há possibilidade legal de regularizar um motor que emite mais poluentes que o permitido para aquele ano de fabricação.
Uma coisa é a regularização da troca do motor junto ao Detran, o que é perfeitamente possível. Outra coisa é o veículo atender às normas de emissões que vão ficando cada vez mais apertadas conforme o ano de fabricação.
Pode-se fazer a alteração e rodar uma vida inteira sem ter qualquer problema, porém, se um dia surgir uma situação que obrique o carro a passar por uma inspeção veicular, o mesmo será reprovado pois motor mecânico não atende às especificação a partir de 2006.
Essa maldita onda de inspeção veicular ambiental tende a se espalhar pelas principais cidades do Brasil, o que implicará em dificuldade caso resolva vender o carro no futuro, pois o proprietário terá que ir mudando a placa para uma cidade cada vez menor para fugir da inspeção.
Dependendo do uso e da destinação da viatura, essas questões legais não inviabilizam a transformação, mas deixo aquí essa informação para que cada um tome a decisão sabendo da existência desse risco.


...Quanto a troca de motores, recentemente um dono de 3.2 tirou o 3.2 MWM e colocou o NGD 3.0. Pra tirar o NGD 3.0 e colocar o MWM 2.8, não vejo problemas, a não ser a questão ambiental que provavelmente deve ter algum dispositivo legal para que fique nos conformes, mas, desconheço.

Jose Carlos banhi
28/09/2013, 06:58
Walter e demais colegas,
Obrigado pelas informações......realmente eu não havia pensado nas implicações legais/burocráticas da mudança....estava focado apenas na parte técnica.
Valeu e obrigado

Gabrielgbp
03/01/2014, 09:54
Desculpem reviver este tópico, mas foi o mais recente que encontrei para realizar minha pergunta, visto que alguns colegas mencionaram o motor 3.0 e sua durabilidade.
Na opinião de vocês, valeria a pena pegar um Troller 07 com mais de 200 mil km? tendo o dono feito todas as revisões em concessionaria, e manutenção em dia? Li vários tópicos no qual afirmavam que a km pouco importa neste tipo de veiculo, pois os motores duram muito, e que devo prestar mais atenção é em como o veiculo foi utilizado, e nos outros componentes do carro. Mas mesmo assim fica aquela duvida, pagar perto de 60mil num veiculo com esta km seria sensato? seria meu único transporte, 70% estrada 30% viagens/areia(praia)

Julio_ASRJ
03/01/2014, 15:01
Desculpem reviver este tópico, mas foi o mais recente que encontrei para realizar minha pergunta, visto que alguns colegas mencionaram o motor 3.0 e sua durabilidade.
Na opinião de vocês, valeria a pena pegar um Troller 07 com mais de 200 mil km? tendo o dono feito todas as revisões em concessionaria, e manutenção em dia? Li vários tópicos no qual afirmavam que a km pouco importa neste tipo de veiculo, pois os motores duram muito, e que devo prestar mais atenção é em como o veiculo foi utilizado, e nos outros componentes do carro. Mas mesmo assim fica aquela duvida, pagar perto de 60mil num veiculo com esta km seria sensato? seria meu único transporte, 70% estrada 30% viagens/areia(praia)

Gabriel, o problema se resume ao que foi feito com esse jipe. Manutenção em concessionária nem sempre é certeza de manutenção séria. 200 mil km pra um 3.0 com manutenção certa é muito pouco. Mas não só de motor vive o jipe. Tem diversas coisas que podem dar manutenção. Esticadores, polias, alternador, turbina, etc. O ideal seria levar alguém que conheça e checar motor e periféricos. Estando tudo ok eu não teria medo de pegar um 3.0 com 200 mil km rodados. Há de se considerar que a km deve estar original. Pois, o que tem de troller 2.8 e 3.0 com 100 mil km no marcador adulterado que na verdade devem estar próximos de uns 300 mil km....

Sergio c
03/01/2014, 15:49
Esse motor MWM 2.8 é como os antigos VW APs, com um litro de óleo no cárter e um litro de água no radiador eles ainda vão muito longe antes de abrir o bico hehehehehehehhe

Gabrielgbp
03/01/2014, 18:46
Agradeço muito a resposta Julio, levarei a um mecânico de confiança e pedirei pra ele dar uma olhada geral no carro. Com primeiro 4x4 a gente fica com o coração apertado com medo de perder uma ótima oportunidade, mas é preciso conciliar a racionalidade com a paixão pra não fazer besteira.

Frederico Mendes
04/01/2014, 08:42
Agradeço muito a resposta Julio, levarei a um mecânico de confiança e pedirei pra ele dar uma olhada geral no carro. Com primeiro 4x4 a gente fica com o coração apertado com medo de perder uma ótima oportunidade, mas é preciso conciliar a racionalidade com a paixão pra não fazer besteira.


Gabriel, não se esqueça que um Jipe não é feito apenas de motor, tem uma série de peças que tem um preço bem salgado, e tambem devem ser levados em consideração, exemplo: eixos e chassi (risco de empenamento), caixa de marcha, dentre outras coisas.
Um troller rodado, muitas vezes é melhor que um com pouca estrada, visto que se esta com alta km, é sinal que foi utilizado na estrada. Baixa kilometragem pode ser sinal de muita trilha.
Leve o carro em um mecânico especialista em 4x4, que é mais proximo à mecanica de caminhão do que de "automóveis genéricos".
Espero ter ajudado.

Giuliano Barbosa
28/01/2014, 19:10
Gabriel, o problema se resume ao que foi feito com esse jipe. Manutenção em concessionária nem sempre é certeza de manutenção séria. 200 mil km pra um 3.0 com manutenção certa é muito pouco. Mas não só de motor vive o jipe. Tem diversas coisas que podem dar manutenção. Esticadores, polias, alternador, turbina, etc. O ideal seria levar alguém que conheça e checar motor e periféricos. Estando tudo ok eu não teria medo de pegar um 3.0 com 200 mil km rodados. Há de se considerar que a km deve estar original. Pois, o que tem de troller 2.8 e 3.0 com 100 mil km no marcador adulterado que na verdade devem estar próximos de uns 300 mil km....

Eu pensava como você Júlio, não tive medo em pegar uma Frontier com 179MKm, carro impecável de interior, lataria ótima, segundo dono nenhum indício de adulteração de odômetro.
Quando chegou a 194Mkm tive que gastar na bomba injetora e turbina também chegou ao final da vida útil.
Se parasse por aí td bem mas com 206 MKm bateu o motor, eu mesmo tive que ver para acreditar nos desgastes do motor. Diz o mecânico que a junta do cabeçote continha cola então alguem já havia mexido ali. Pior, montarem os pistões na posição errada...tinha marca nas cabeças deles...e provalvelmente por isso também o virabrequim tava cheio de trincas.
Resumindo, tomei todo cuidado ao comprar, cuidei da pick up como deve ser e me ferrei muito, mas muito mesmo.
Agora só me resta "casar" com ela por uns anos, rezando pra não abrir o bico de novo.
Confesso que peguei um certo trauma, se tivesse optado por uma pick up a gasolina estaria bem mais feliz e menos endividado essa hora.
Conversa fiada essa da robutez de motor diesel, conheço um monte de carro de passeio com mais de 300Mkm e rodando muito bem. É tudo muito relativo, a diferença é que o custo do reparo diesel é mais que o dobro do gasolina ou flex - e no preço que o diesel anda na minha opinião só vale a pena se o cara andar muito (o problema é depois a maioria volta a Km e passa a "bomba" para outro)
Outro carro a diesel só se um dia puder comprar um zero.Não recomendo carro diesel usado pra ninguém.

Leandro-SC
29/01/2014, 08:29
Eu pensava como você Júlio, não tive medo em pegar uma Frontier com 179MKm, carro impecável de interior, lataria ótima, segundo dono nenhum indício de adulteração de odômetro.
Quando chegou a 194Mkm tive que gastar na bomba injetora e turbina também chegou ao final da vida útil.
Se parasse por aí td bem mas com 206 MKm bateu o motor, eu mesmo tive que ver para acreditar nos desgastes do motor. Diz o mecânico que a junta do cabeçote continha cola então alguem já havia mexido ali. Pior, montarem os pistões na posição errada...tinha marca nas cabeças deles...e provalvelmente por isso também o virabrequim tava cheio de trincas.
Resumindo, tomei todo cuidado ao comprar, cuidei da pick up como deve ser e me ferrei muito, mas muito mesmo.
Agora só me resta "casar" com ela por uns anos, rezando pra não abrir o bico de novo.
Confesso que peguei um certo trauma, se tivesse optado por uma pick up a gasolina estaria bem mais feliz e menos endividado essa hora.
Conversa fiada essa da robutez de motor diesel, conheço um monte de carro de passeio com mais de 300Mkm e rodando muito bem. É tudo muito relativo, a diferença é que o custo do reparo diesel é mais que o dobro do gasolina ou flex - e no preço que o diesel anda na minha opinião só vale a pena se o cara andar muito (o problema é depois a maioria volta a Km e passa a "bomba" para outro)
Outro carro a diesel só se um dia puder comprar um zero.Não recomendo carro diesel usado pra ninguém.


Esse tipo de coisa acontece muito, mais acredito que apesar de toda sua decepção vc tem que tirar pela media,
eu por ex;
Comprei um carro novo para minha esposa em 2011 que só ela anda para ir ao trabalho, e com 2 anos e meio com 22 mil km vaza oleo na junta do cabeçote, entao eu for seguir sua ideia acima, carro a gasolina nem novo presta...

Sandrãobh
29/01/2014, 15:08
Esse tipo de coisa acontece muito, mais acredito que apesar de toda sua decepção vc tem que tirar pela media,
eu por ex;
Comprei um carro novo para minha esposa em 2011 que só ela anda para ir ao trabalho, e com 2 anos e meio com 22 mil km vaza oleo na junta do cabeçote, entao eu for seguir sua ideia acima, carro a gasolina nem novo presta...

E ele rodou quase 30.000 km com os pistões montados errados e isso não é robustez? Se fosse um à gasolina não teria nem saído da oficina!!! (fora o que o antigo dono rodou antes dele)!!! Quanto aos periféricos, bombas, turbo, alternador, AC e etc, um carro com 200.000 km tá sujeito a pifar mesmo, não interessa o combustível que queime!!

abç.

Giuliano Barbosa
01/02/2014, 12:58
E ele rodou quase 30.000 km com os pistões montados errados e isso não é robustez? Se fosse um à gasolina não teria nem saído da oficina!!! (fora o que o antigo dono rodou antes dele)!!! Quanto aos periféricos, bombas, turbo, alternador, AC e etc, um carro com 200.000 km tá sujeito a pifar mesmo, não interessa o combustível que queime!!

abç.

Pois é eu já tive vários carros, S-10, Ranger, Palio...e rodei muito de carro velho - Niva, Belina, Tipo, etc.
Motor não tive problema com NENHUM deles
Periféricos como o colega falou acho normal.
Agora essa fama de robustez é sim exagerada. Tenho um colega no trabalho que tbm está gastando 4K na L200 dele. Coprou a pick-up de único dono.
No final das contas é muito caro rodar com carro diesel, uma eventual economia de combustivel não compensa as outras despesas. Se o carro for novo, seguro,ipva e depreciação é caro masm td bem, são despesas previsíveis. Agora no carro usado...pela mãe do guarda...já saiu 14k do meu bolso.
E isso não acontece com nenhum carro a gasolina na faixa de preço da minha pick up, aí é que está a armadilha em que eu caí, mesmo depois de muita pesquisa, pois parece "proibido" criticar o motor diesel e o senso comum de robustez/economia.
Eu curto muito a pick up, só queria deixar meu alerta sobre essa questão da manutenção surpresa beeeeeem salgada. Eu não esperava isso e acho que não sou o único.

Pumba
01/02/2014, 15:37
Pois é eu já tive vários carros, S-10, Ranger, Palio...e rodei muito de carro velho - Niva, Belina, Tipo, etc.
Motor não tive problema com NENHUM deles
Periféricos como o colega falou acho normal.
Agora essa fama de robustez é sim exagerada. Tenho um colega no trabalho que tbm está gastando 4K na L200 dele. Coprou a pick-up de único dono.
No final das contas é muito caro rodar com carro diesel, uma eventual economia de combustivel não compensa as outras despesas. Se o carro for novo, seguro,ipva e depreciação é caro masm td bem, são despesas previsíveis. Agora no carro usado...pela mãe do guarda...já saiu 14k do meu bolso.
E isso não acontece com nenhum carro a gasolina na faixa de preço da minha pick up, aí é que está a armadilha em que eu caí, mesmo depois de muita pesquisa, pois parece "proibido" criticar o motor diesel e o senso comum de robustez/economia.
Eu curto muito a pick up, só queria deixar meu alerta sobre essa questão da manutenção surpresa beeeeeem salgada. Eu não esperava isso e acho que não sou o único.

Carro usado, para um consumidor comum, de certo modo é loteria. No diesel você está apostando 2x ou 3x mais de dinheiro. Um gasolina as vezes resolve tudo com 7k e fica novo. Num diesel, a brincadeira pode chegar a 20k.

Mas, se tudo der certo, o histórico do carro for bom e você mantiver os cuidados, corre o risco de você morrer e não ver o carro a diesel fazer motor, dependendo do uso.

Sandrãobh
03/02/2014, 11:14
Pois é eu já tive vários carros, S-10, Ranger, Palio...e rodei muito de carro velho - Niva, Belina, Tipo, etc.
Motor não tive problema com NENHUM deles
Periféricos como o colega falou acho normal.
Agora essa fama de robustez é sim exagerada. Tenho um colega no trabalho que tbm está gastando 4K na L200 dele. Coprou a pick-up de único dono.
No final das contas é muito caro rodar com carro diesel, uma eventual economia de combustivel não compensa as outras despesas. Se o carro for novo, seguro,ipva e depreciação é caro masm td bem, são despesas previsíveis. Agora no carro usado...pela mãe do guarda...já saiu 14k do meu bolso.
E isso não acontece com nenhum carro a gasolina na faixa de preço da minha pick up, aí é que está a armadilha em que eu caí, mesmo depois de muita pesquisa, pois parece "proibido" criticar o motor diesel e o senso comum de robustez/economia.
Eu curto muito a pick up, só queria deixar meu alerta sobre essa questão da manutenção surpresa beeeeeem salgada. Eu não esperava isso e acho que não sou o único.

Não interprete mal minhas palavras... Não defendo A ou G ou D.... Somente, como vc, expus a minha opinião!! Mais de 30kkm com pistões montados errados e vc não vê a robustez da confecção do motor??? Volto a falar um a Álcool ou Gasolina não sairia da oficina!!! O que em certo ponto seria uma vantagem, pois o ex dono não poderia empurrá-lo a ninguém!!
Os apreciadores do diesel, o são em sua maioria , primeiro por causa do torque em baixa rotação, força e durabilidade... não por economia de combustível e peças!! Como dizia meu avô: ''Quem tem dó de angú, não cria cachorro!!!''

Essa de ''único dono'' ''segundo dono'' ou ''donA'',''carro de cidade'', ''nunca fez trilha'' , na minha opinião, diz absolutamente nada!!!Só bla, bla, bla de vendedor de carro!!
Se a manutenção preventiva não foi feita no prazo, a corretiva não foi feita em local apropriado, com mecânico do ramo e de confiança, de que vale todo esses ''atributos''?..
O seu amigo, já que vc citou -o, alguns falam dos vários problemas das L200 mais antigas, EU não as conheço para aprofundar a discussão, será que o seu amigo conhece? E se é 4K, não deve ser motor!! Deve ser turbina, bomba e bicos!!!Pode ser FALTA de manutenção do ÚNICO dono que a teve, ou falta de critério na escolha dos postos de abastecimento!!! Vai saber!!!

abç.

AndréAngra
29/03/2014, 09:29
Eu pensava como você Júlio, não tive medo em pegar uma Frontier com 179MKm, carro impecável de interior, lataria ótima, segundo dono nenhum indício de adulteração de odômetro.
Quando chegou a 194Mkm tive que gastar na bomba injetora e turbina também chegou ao final da vida útil.
Se parasse por aí td bem mas com 206 MKm bateu o motor, eu mesmo tive que ver para acreditar nos desgastes do motor. Diz o mecânico que a junta do cabeçote continha cola então alguem já havia mexido ali. Pior, montarem os pistões na posição errada...tinha marca nas cabeças deles...e provalvelmente por isso também o virabrequim tava cheio de trincas.
Resumindo, tomei todo cuidado ao comprar, cuidei da pick up como deve ser e me ferrei muito, mas muito mesmo.
Agora só me resta "casar" com ela por uns anos, rezando pra não abrir o bico de novo.
Confesso que peguei um certo trauma, se tivesse optado por uma pick up a gasolina estaria bem mais feliz e menos endividado essa hora.
Conversa fiada essa da robutez de motor diesel, conheço um monte de carro de passeio com mais de 300Mkm e rodando muito bem. É tudo muito relativo, a diferença é que o custo do reparo diesel é mais que o dobro do gasolina ou flex - e no preço que o diesel anda na minha opinião só vale a pena se o cara andar muito (o problema é depois a maioria volta a Km e passa a "bomba" para outro)
Outro carro a diesel só se um dia puder comprar um zero.Não recomendo carro diesel usado pra ninguém.


Giuliano, infelizmente tu caiu no conto do vigário dos vendedores de carro!!!
Carro lindo, perfeito, com o motor certo, mas tem uma bomba alí em baixo.....já ví muito isso acontecer....
Não é problema do motor ou do carro, e sim do pilantra que te vendeu....corrupto safado!!!
Mas enfim...provavelmente o carro teve algum problema, e na hora de resolver, resolveram de forma errada.....e empurraram o pepino para frente....coisa de brasileiro!!!

Mas não tire os carros a Diesel por essa infeliz experiência!!
Eu comprei um usado com quase 10 anos de uso, em um lugar que passa pouco credibilidade aos compradores (Troller Trilha Rio) e não tive problema algum...aliás, ando pensando em trocar por um 3.0 ou um 3.2 e to com medo....rsrsr
Tenho um amigo que comprou uma Frontier dessa sua, 2.8, com mais kilometragem que o meu Troller, teve 1 unico problema com aquecimento, resolveu e roda todo santo dia com o carro!!!

E fora vários 2.8 que vemos relatos aqui no fórum.....

Da mesma forma também os eletronicos...
Aqui em Angra, temos uma CSS da Ssangyong, e eles vendem muito carro usado lá da marca....e rodam bastante sem dar problema.......mesmo com esse Diesel "bom" nosso de cada dia!!!....

elderarauju
05/03/2015, 16:43
meu parente vendeu uma S10 2002 cab simples com mais de 500mil km sem mexer no motor, ela era do rala, mas a manutenção sempre minunciosa, mexeu na bomba, turbina e bicos varias vezes, mas no motor não.... dizem que esse motor roda cerca de 800mil km, eu tenho uma s10 2010 ela ta com quase 200mil km e motor ta zero... boa de força não sopra nem na vareta nem na tampa...

claudineirangelalves
30/06/2016, 13:38
Pessoal boa tarde. Sei que o tópico é antigo, mas se possível gostaria de uma indicação de algum membro da Região metropolitana de Vitória de uma oficina que entenda de veículos a Diesel para que eu possa levar uma Pajero Sport 2.8 Turbo Diesel 2001 que estou querendo pegar. Ela está com 200 Mkm, e estou inseguro em pega-la devido aos relatos daqui do Forum sobre e Kilometragem que esses motores começam a pedir algum tipo de manutenção, não só o motor, mas os restante dos componentes que em sua maioria são caros para conserto. Só irei comprar se tiver certeza que o carro está bom.
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

Gustavo D
01/07/2016, 09:45
Pessoal boa tarde. Sei que o tópico é antigo, mas se possível gostaria de uma indicação de algum membro da Região metropolitana de Vitória de uma oficina que entenda de veículos a Diesel para que eu possa levar uma Pajero Sport 2.8 Turbo Diesel 2001 que estou querendo pegar. Ela está com 200 Mkm, e estou inseguro em pega-la devido aos relatos daqui do Forum sobre e Kilometragem que esses motores começam a pedir algum tipo de manutenção, não só o motor, mas os restante dos componentes que em sua maioria são caros para conserto. Só irei comprar se tiver certeza que o carro está bom.
Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

Claudinei, esse não é a melhor área pra perguntar sobre Pajero 2.8, pois o motor da Pajero 2.8 é da Mitsubish, de nome 4m40. Esse tópico é sobre os motores 2.8 dos Trollers, os MWM Sprint 4.07, mais conhecidos como MWM 2.8. Te recomendo refazer a pergunta ou pesquisar um tópico na área da Mitsubish.

Mas, te adianto que também me assustei com os relatos do fórum sobre os motores Mitsubish, quando pesquisei anos atrás, e fui atrás de informações com mecânicos. O que me passaram é que os motores da Mitsubish tem alguns "problemas" mesmo com durabilidade. Se sujam muito e se carbonizam o que compromete a durabilidade. Temos uma Pajero GLS-B 2.8 há 13 anos aqui em casa e nunca deu muita dor de cabeça. O carro é um espetáculo, extremamente confortável e mecânica relativamente simples e está com exatos 202.800 kms. Troquei preventivamente a corrente de comando do motor aos 170 mil km, porém ao abrir, constatamos que não era necessário a troca. De problemas, ela já enguiçou uma vez por defeito na bomba injetora mecânica, o reparo saiu uns 500 reais. O complicado é que ela não passa em vistoria nenhuma, já faz algum tempo. Não sei se por demérito da bomba injetora ou se pelos equipamentos de medição.

Como faço a manutenção da Pajero 2.8 e do meu Troller 3.0, não tem como eu não fazer certas comparações. Meu Troller 3.0 com 150 mil km, eu troco o óleo do motor e o mesmo sai límpido na vareta e demora bem a ficar preto. Na Pajero, já com 130 mil km o óleo já saía preto, bem sujo, assim que colocava. Então acredito mesmo que o motor "se suje" bastante. O que tenho feito pra contornar isso é adiantar a troca de óleo dela, trocando anters dos 5000 kms. Como ela pega "poucos litros" (pelo menos em comparação com os 9 litros do troller) e hoje estamos usando bem pouco ela, não fica tão pesado. No Troller troco entre 8000 e 9000 kms.

Espero ter ajudado de alguma forma!

claudineirangelalves
01/07/2016, 13:51
Boa tarde. Ajudou muito Gustavo. Obrigado pelo retorno, e desculpe pela pergunta no forum errado.

Francisco Chao
01/06/2017, 09:23
Bom dia a todos.

Sou novo no forum e um completo novato no mundo 4x4. Estou procurando uma Defender 110 para longas viagens e me deparei com o anúncio abaixo:
Carros novos e seminovos em Americana – Samuel Veiculos (http://samuelveiculos.com.br/estoque/land-rover/238438/defender-110-4x4-nac-csw-25-tdi)
No chamado do anúncio informa que o motor foi trocado por um 2.8. Liguei para a agencia mas aparentemente o vendedor sabe menos que eu sobre este motor e a razão da troca. A minha pergunta é: como seria esta combinação do motor 2.8 na Def110? O que mais teria que ser trocado para não dar problema? A manutenção é mais cara que o original da Def110?
Faz algum sentido em se trocar o motor original da Def110 por um 2.8? O valor me parece bastante alto e se tiver que fazer este tipo de investimento gostaria de poder minimizar ao máximo um possível arrependimento futuro.
Sei que este tópico já é antigo mas não sabia exatamente onde postar a minha dúvida.
Agradeço se alguém puder me dar uma luz neste momento.

Abraço a todos.

Francisco

Elison
01/06/2017, 12:27
Francisco, boa tarde.

Como vc postou no sub forum do Troller, acredito que vc imagina que nessa Land foi colocado o Motor MWM 2.8 Sprint do Troller / S-10 / Frontier, oque realmente seria uma mudança considerável. Entretanto, ao observar as fotos, percebe-se que não se trata de um motor Sprint, mas muito provavelmente de um Maxion Power Stroke 2.8 que equipou a Ranger, se for esse o caso, a troca de motor vale muito a pena, basicamente não tem adaptações e o ganho em termos de desempenho e durabilidade é muito bom.

Bom dia a todos.

Sou novo no forum e um completo novato no mundo 4x4. Estou procurando uma Defender 110 para longas viagens e me deparei com o anúncio abaixo:
Carros novos e seminovos em Americana – Samuel Veiculos (http://samuelveiculos.com.br/estoque/land-rover/238438/defender-110-4x4-nac-csw-25-tdi)
No chamado do anúncio informa que o motor foi trocado por um 2.8. Liguei para a agencia mas aparentemente o vendedor sabe menos que eu sobre este motor e a razão da troca. A minha pergunta é: como seria esta combinação do motor 2.8 na Def110? O que mais teria que ser trocado para não dar problema? A manutenção é mais cara que o original da Def110?
Faz algum sentido em se trocar o motor original da Def110 por um 2.8? O valor me parece bastante alto e se tiver que fazer este tipo de investimento gostaria de poder minimizar ao máximo um possível arrependimento futuro.
Sei que este tópico já é antigo mas não sabia exatamente onde postar a minha dúvida.
Agradeço se alguém puder me dar uma luz neste momento.

Abraço a todos.

Francisco

Francisco Chao
01/06/2017, 12:55
Elison, boa tarde.

Muito obrigado pelo comentário. No anúncio dizia motor 2.8 MWM e por isso achei que este seria o tópico correto.
De qualquer forma irei até a agência para ver se consigo mais informações.
Grande abraço.
Francisco

amonluna
01/06/2017, 19:07
amigo com certeza não é o sprint 2.8, deve ser o maxion mesmo, dizem ser um bom motor, faz muito sentido um maxion power stroke, pois tanto ele, como o 2.5 original do defender sairam nas ranger, capaz da mudança envolver poucas peças, talvez da capa seca pra tras seja tudo original (T-case, cambio, embreagem, etc...).
considerando q é um motor mecanico, é boa opção se a ideia é fazer travessias de rios e lagos, pouca eletronica pra dar problema, o problema mesmo é o preço!
Boa sorte!

Guima-MS
29/04/2018, 12:45
Galera , estou negociando um MWM 2.8 , ele esta ´´completo´´ (motor parcial + bomba e bicos + turbina) , porem esta desmontado , queria abrir ele para 3.0 (4.08tce - 180cv - 40kg\f) , e possivel ?

So abrindo o bloco , e instalando pistoes e bielas do 4.08 , ja essa potencia-torque no 2.8 ? ou preciso trocar turbina- bicos maior vazao ?

amonluna
30/04/2018, 16:40
Cara o usuário Elmer_jeep fez uma coisa parecida num sprint 6 cilindros, ele abriu o alojamento das camisas e usou camisas da hilux 3.0. tem tudo relatado aqui no forum. com certeza fica bom, mas é um trabalho p/ especialista.
abraço e boa sorte!

Emerson Bayer
27/05/2018, 05:59
Olá pessoal!
Tive uma blazer 2005 motor MWM 2.8 , trocas de óleo, filtros de óleo, filtros de ar e filtro de diesel tudo certinho, quando batia 10000 km encostava ela para fazer as trocas. E fazia as trocas só na GM, o carro mais antigo era a minha caminhonete hehehe.(na loja da GM)
Enfim, troquei ela por uma s10 2013, diesel é claro 👏 MWM☺ isso ano passado 2017,
A blazer estava com 326000 km rodados 🤤✌ e meu motor em ótimo estado, viajava muito com ela. Estou muito feliz com minha nova s10, mas sinto saudades da minha blazer!
Resumindo, em boas mãos passa tranquilo dos 500000 km 👏😊 outro detalhe, eu só abastecia com diesel s10.👍

Sergio c
27/05/2018, 10:10
Se tem mais um fã desse motor MWM 2.8 sou eu tb heheheh. Tive uma S10 executive 2003 e uma Frontier Attack 2007 com esse motor. Dá saudades mesmo hehehe.
Olá pessoal!
Tive uma blazer 2005 motor MWM 2.8 , trocas de óleo, filtros de óleo, filtros de ar e filtro de diesel tudo certinho, quando batia 10000 km encostava ela para fazer as trocas. E fazia as trocas só na GM, o carro mais antigo era a minha caminhonete hehehe.(na loja da GM)
Enfim, troquei ela por uma s10 2013, diesel é claro  MWM☺ isso ano passado 2017,
A blazer estava com 326000 km rodados 襤✌ e meu motor em ótimo estado, viajava muito com ela. Estou muito feliz com minha nova s10, mas sinto saudades da minha blazer!
Resumindo, em boas mãos passa tranquilo dos 500000 km  outro detalhe, eu só abastecia com diesel s10.

VOVÔ DO TROLLER
27/05/2018, 11:18
Se tem mais um fã desse motor MWM 2.8 sou eu tb heheheh. Tive uma S10 executive 2003 e uma Frontier Attack 2007 com esse motor. Dá saudades mesmo hehehe.

Realmente não se faz mais motor como antigamente. Esses motores novos a diesel tem "trocentos" sensores, e quando dá pau, f...u geral...........Abs

francispaiva
06/07/2019, 12:21
Bom dia, prezados, meu mwm 2.8 2005 está com 240 mil, o retentor do volante vaza mesmo depois de eu colocar dois novos. O mecânico me disse que eu preciso retificar a ponta do virabrequim, porque tá vazando ali. Procede isso? É um serviço confiável? Alguém já fez isso? Obrigado

Lckukla
24/11/2019, 12:01
Bom, o meu já está com 150.000, quanto será que ainda vai durar? Até agora o motor está redondinho e bem potente. Tb troco todos os filtros e o óleo a cada 5.000 km. Espero que dure bastante, hehehe.

O motor da minha Nissan frontier esta com 350.000 e esta com uma saude incrível...

Bcoak77
23/05/2020, 00:28
tenho uma s10 2011 na empresa com nada feito no motor até então, e está com 280 mil km, esse motor é formidável.. viajando a 130km/h fazendo 10 km/l diesel comum e troca de óleo a cada 10 mil km.

Sergio c
23/05/2020, 10:12
Ótimo relato.
tenho uma s10 2011 na empresa com nada feito no motor até então, e está com 280 mil km, esse motor é formidável.. viajando a 130km/h fazendo 10 km/l diesel comum e troca de óleo a cada 10 mil km.

Pedro Sylvestre
23/05/2020, 19:29
Também sou gamado nesse motor MWM 2.8, quase comprei um Troller 2004 uma vez. Mas eu tenho medo com a manutenção da bomba injetora, dizem que quando da problema nela, a manutenção é caríssima. Também ouvi relatos de que o uso de diesel S-10, por ter menos enxofre (um elemento lubrificante muito importante no diesel) que o S-500, estraga a bomba mecânica com o passar do tempo. Procede?

Sergio c
23/05/2020, 19:48
Olha, não sou uma autoridade máxima em mecânica mas, se um motor foi projetado p usar o diesel S500, o ideal seria usar esse tipo de combustível até que estiver disponível no Brasil, assim como, um motor que foi projetado p usar o diesel S10 não tolera o uso do S500 ou do antigo S1800.
Também sou gamado nesse motor MWM 2.8, quase comprei um Troller 2004 uma vez. Mas eu tenho medo com a manutenção da bomba injetora, dizem que quando da problema nela, a manutenção é caríssima. Também ouvi relatos de que o uso de diesel S-10, por ter menos enxofre (um elemento lubrificante muito importante no diesel) que o S-500, estraga a bomba mecânica com o passar do tempo. Procede?

Jorgao
27/05/2020, 20:42
Também sou gamado nesse motor MWM 2.8, quase comprei um Troller 2004 uma vez. Mas eu tenho medo com a manutenção da bomba injetora, dizem que quando da problema nela, a manutenção é caríssima. Também ouvi relatos de que o uso de diesel S-10, por ter menos enxofre (um elemento lubrificante muito importante no diesel) que o S-500, estraga a bomba mecânica com o passar do tempo. Procede?

Isso é uma discussão sem fim. No meu 3.0, com 462 mil kms rodados, passei a usar o diesel que tiver na primeira bomba disponível. Como senti que o S500 rendia mais, dava preferência pra ele, mas de vez em quando coloco o S10 também. Na pajero, com bomba injetora, não arrisco, só coloco o S500. E em ambos, uso aditivo a cada 4 meses, mais ou menos.

Pedro Sylvestre
28/05/2020, 19:30
Isso é uma discussão sem fim. No meu 3.0, com 462 mil kms rodados, passei a usar o diesel que tiver na primeira bomba disponível. Como senti que o S500 rendia mais, dava preferência pra ele, mas de vez em quando coloco o S10 também. Na pajero, com bomba injetora, não arrisco, só coloco o S500. E em ambos, uso aditivo a cada 4 meses, mais ou menos.

Para os motores a Diesel mais antigos, o S-500 é a melhor opção por dois motivos. O primeiro, e mais óbvio, é o preço. O segundo motivo é o fato do S-500 ser muito mais lubrificante do que o S-10 (para o motor 2.8, sem dúvidas o S-500 é a melhor opção pela quantidade de elementos mecânicos móveis que necessitam de uma lubrificação mais eficiente). Meu pai é químico industrial e falou que, apesar do S-10 receber um tratamento e adição de alguns componentes para tentar compensar um pouco a falta de lubricidade, não fica no mesmo nível do S-500.
Para os 3.0, até hoje, para todas as pessoas que eu perguntei, o S-500 consegue uma média de consumo melhor.

Pedro Sylvestre
28/05/2020, 19:40
Agora falando um pouco mais dos Troller 2.8 em si. Como os amigos já falaram acima, esse motor consegue ter uma longevidade impressionante se usado de maneira correta e com manutenção em dia.

Mas também tem seus contras. Meu pai teve um 2004 por uns 2 anos e o motor era beeem fraquinho em baixa, antes dos 2.000rpm, parecia carro 1.0. Outro fator é que a MWM parou de fabricar ele em 2005, então a disponibilidade de peças novas originais está começando a se tornar um problema. Tem peça que simplesmente não tem novo pra comprar. A mesma coisa vale pro câmbio Eaton FSO-2305, hoje em dia ele é tão bomba quanto os BongWarner dos Troller RF, não tem peça de reposição. Se quebrar, vai ou acabar fazendo uma gambiarra, ou trocando pelo FSO-2405 no Troller 3.0.

Walter da Camper
29/05/2020, 12:26
O motor Sprint 4.07 continuou a ser fabricado depois de 2005, porém teve a bomba injetora substituída por um sistema de injeção eletrônica common-rail e equipou veículos até 2011.
Em tese não deveria faltar peça para esse motor.



Agora falando um pouco mais dos Troller 2.8 em si. Como os amigos já falaram acima, esse motor consegue ter uma longevidade impressionante se usado de maneira correta e com manutenção em dia.

Mas também tem seus contras. Meu pai teve um 2004 por uns 2 anos e o motor era beeem fraquinho em baixa, antes dos 2.000rpm, parecia carro 1.0. Outro fator é que a MWM parou de fabricar ele em 2005, então a disponibilidade de peças novas originais está começando a se tornar um problema. Tem peça que simplesmente não tem novo pra comprar. A mesma coisa vale pro câmbio Eaton FSO-2305, hoje em dia ele é tão bomba quanto os BongWarner dos Troller RF, não tem peça de reposição. Se quebrar, vai ou acabar fazendo uma gambiarra, ou trocando pelo FSO-2405 no Troller 3.0.

Jorgao
30/05/2020, 10:05
Agora falando um pouco mais dos Troller 2.8 em si. Como os amigos já falaram acima, esse motor consegue ter uma longevidade impressionante se usado de maneira correta e com manutenção em dia.

Mas também tem seus contras. Meu pai teve um 2004 por uns 2 anos e o motor era beeem fraquinho em baixa, antes dos 2.000rpm, parecia carro 1.0. Outro fator é que a MWM parou de fabricar ele em 2005, então a disponibilidade de peças novas originais está começando a se tornar um problema. Tem peça que simplesmente não tem novo pra comprar. A mesma coisa vale pro câmbio Eaton FSO-2305, hoje em dia ele é tão bomba quanto os BongWarner dos Troller RF, não tem peça de reposição. Se quebrar, vai ou acabar fazendo uma gambiarra, ou trocando pelo FSO-2405 no Troller 3.0.

Pedro, concordo com você quanto ao câmbio. Porém, assim como o Walter, não acredito em falta de peças pra ele. O problema de falta de peças é com relação a bomba injetora, essa sim, deixou de ser fabricada desde 2005. A manutenção de um sistema obsoleto acaba não compensando, pois a disponibilidade de peças diminui, o que eleva o preço delas, e geralmente a fabricação em algum momento passa a ser com componentes de segunda linha por empresas terceiras, o que diminui drasticamente a qualidade. Por isso, particularmente, paixões à parte, eu não acredito em confiabilidade nesses termos.

Com certeza, um 2.8 bem usado e cuidado vai longe, mas de certo modo, qualquer motor bem cuidado e usado corretamente pode ir longe. Já vi 2.8 bater com 115 mil kms, como já vi chegar a 900 mil kms. 3.0 mesma coisa, já vi um bater com 80 mil e outro retificar com mais de 800 mil kms. Só depende do cuidado do dono (ou falta de sorte mesmo se estourar uma mangueira de água e você não ver ou não tiver um sensor, não tem jeito).

Javarotti
23/06/2020, 16:15
Eu pensava como você Júlio, não tive medo em pegar uma Frontier com 179MKm, carro impecável de interior, lataria ótima, segundo dono nenhum indício de adulteração de odômetro.
Quando chegou a 194Mkm tive que gastar na bomba injetora e turbina também chegou ao final da vida útil.
Se parasse por aí td bem mas com 206 MKm bateu o motor, eu mesmo tive que ver para acreditar nos desgastes do motor. Diz o mecânico que a junta do cabeçote continha cola então alguem já havia mexido ali. Pior, montarem os pistões na posição errada...tinha marca nas cabeças deles...e provalvelmente por isso também o virabrequim tava cheio de trincas.
Resumindo, tomei todo cuidado ao comprar, cuidei da pick up como deve ser e me ferrei muito, mas muito mesmo.
Agora só me resta "casar" com ela por uns anos, rezando pra não abrir o bico de novo.
Confesso que peguei um certo trauma, se tivesse optado por uma pick up a gasolina estaria bem mais feliz e menos endividado essa hora.
Conversa fiada essa da robutez de motor diesel, conheço um monte de carro de passeio com mais de 300Mkm e rodando muito bem. É tudo muito relativo, a diferença é que o custo do reparo diesel é mais que o dobro do gasolina ou flex - e no preço que o diesel anda na minha opinião só vale a pena se o cara andar muito (o problema é depois a maioria volta a Km e passa a "bomba" para outro)
Outro carro a diesel só se um dia puder comprar um zero.Não recomendo carro diesel usado pra ninguém.

Amigo, 6 anos após a postagem, como anda sua frontier após a revisão?

Javarotti
23/06/2020, 16:30
Bom dia, prezados, meu mwm 2.8 2005 está com 240 mil, o retentor do volante vaza mesmo depois de eu colocar dois novos. O mecânico me disse que eu preciso retificar a ponta do virabrequim, porque tá vazando ali. Procede isso? É um serviço confiável? Alguém já fez isso? Obrigado

Alem do retentor, você tem que trocar a pista de aço (paguei uns 60 reais na própria MWM) e o oring (custa 5 reais). Não é pra vazar se foi montado com ferramenta apropriada. Não procede essa informação.

Léo_Babiski
01/07/2020, 17:53
Meu mwm 2.8 com b.i. quebrou virabrequim e cuspiu biela no meio da rodovia. Depois desse episódio comprei um mwm 2.8 eletrônico, de um veículo semi novo, tá chipado 199cv, troco óleo 1x por ano independente da km. Depois da tristeza por enquanto só alegria