PDA

Ver Versão Completa : Como retirar o Tambor ou Campana de Freio?????



Zé Henrique
05/09/2010, 11:25
Pessoal, preciso de uma ajuda!!!



Estou tentando retirar o tambor do freio traseiro no NIVA e o mesmo não sai por nada.

Já tentei bater pra soltar e parece que ficar pior ainda, O material é muito fraco e já chegou até a quebrar um borda.

Alguém tem algum "macete" pra retirar os tambores de freio??? Existe algum parafuso que não vi???

Um abraço a todos.

Flugêncio
05/09/2010, 14:10
Pessoal, preciso de uma ajuda!!!



Estou tentando retirar o tambor do freio traseiro no NIVA e o mesmo não sai por nada.

Já tentei bater pra soltar e parece que ficar pior ainda, O material é muito fraco e já chegou até a quebrar um borda.

Alguém tem algum "macete" pra retirar os tambores de freio??? Existe algum parafuso que não vi???

Um abraço a todos.

Zé Henrique

Na lateral do tambor de freio, próxímo dos parafusos da roda, tem dois parafusos 8mm com sextavado 12mm. Se não estiverem lá, veja se os furos ainda tem rosca e coloque parafusos 8mm cabeça 13mm e vá apertando, isso ajuda a descolar os tambores.
Tb deve-se afrouxar o freio de mão, e as vezes soltar tb o parafuso da sangria do cilindro da roda.

Zé Henrique
05/09/2010, 14:58
Zé Henrique

Na lateral do tambor de freio, próxímo dos parafusos da roda, tem dois parafusos 8mm com sextavado 12mm. Se não estiverem lá, veja se os furos ainda tem rosca e coloque parafusos 8mm cabeça 13mm e vá apertando, isso ajuda a descolar os tambores.
Tb deve-se afrouxar o freio de mão, e as vezes soltar tb o parafuso da sangria do cilindro da roda.



Flugêncio....

Vou procurar os tais parafusos....
Muito obrigado por sua ajuda!!!

ANDRÉHUFF
05/09/2010, 17:52
Pessoal, preciso de uma ajuda!!!



Estou tentando retirar o tambor do freio traseiro no NIVA e o mesmo não sai por nada.

Já tentei bater pra soltar e parece que ficar pior ainda, O material é muito fraco e já chegou até a quebrar um borda.

Alguém tem algum "macete" pra retirar os tambores de freio??? Existe algum parafuso que não vi???

Um abraço a todos.

Vi uma ferramenta original da Lada para retirada do tambor do Niva, ascemelha-se a uma barra que se prende com dois parafusos na campana e na sua haste tem um contrapeso de batida, a campana sai facil sem o risco de quebras, muito parecida com a foto abaixo só que com o suporte para se prender na campana.



http://www.lojadomecanico.com.br//mostra_foto.asp?foto=gera019.jpg&largura=250&altura=250 (http://www.lojadomecanico.com.br/imagens/gera019.jpg)

zanötto
05/09/2010, 20:19
Não tenho a figura aqui agora, mas como tenho que trocar o meu cilindro também, estive olhando no manual do mecânico do Niva e lá mostra uma espécie de saca-polias...

jiper
05/09/2010, 20:41
Bom, vamos la...

Primeiro, solte a regulagem do cabo do freio de mão embaixo do veiculo.
Depois afrouxe as regulagens de lonas, nos parafusos 17mm atras dos espelhos (2 por roda).
Após isto, tire os 2 parafusos 12mm que prendem os tambores nos semi eixos...
Jogue desengripante onde o tambor centra no semi-eixo
Pegue um martelo ou marretinha, e bata na face do tambor, dando pancadas secas, sem exageros de força, pra descolar o tambor da flange do semi eixo...
Peguem um toco de madeira, bata na aba traseira do tambor, por dentro, abaixo da linha da peça de aluminio...bem próximo aos espelhos.
Bata um pouco em cada lado, em cruz. Vai ver que o tambor vai saindo...
Raramente o tambor sai com parafusos colocados nos orificios roscados, na face deles, feito exatamente pra saca-los.

Fernando Figueira
07/09/2010, 10:36
Zé Henrique bom dia. A forma de tirar o tambor corretamente está esplicada pelo Flugêncio, não bata nas abas do tambor, você pode quebrar a beirada. Os parafusos que prendem o tambor no cubo, também servem para tira-lo. A ferramenta mostrada pelo Andréhuff na figura serve pra retirar o semi-eixo. Boa sorte, Fernando.

Zé Henrique
07/09/2010, 22:01
Pessoal,



Problema solucionado.,.muito obrigado pela atenção

ANDRÉHUFF
08/09/2010, 08:12
.......... A ferramenta mostrada pelo Andréhuff na figura serve pra retirar o semi-eixo.........

Negativo Fernando, essa ferramenta até pode ser para sacar o semi-eixo, mas a que me referi vi sendo usada em concessionaria Lada para sacar a campana de freio, algum tempo depois fui fazer esse mesmo serviço em Itu com o Sr. Jair, que trabalhou na concessionaria e na ocasião do fechamento da mesma ficou com o ferramental da oficina da concessionaria, e ele usou essa mesma ferramenta para sacar a Campana, tenho certeza pois acompanhei o serviço.:concordo: