PDA

Ver Versão Completa : Preparar Tracker ou trocar a viatura?

felipedram
04/09/2010, 12:29
Pessoal, boa tarde!

Sem querer incitar a discórdia, gostaria de ouvir a opinião dos mais experientes para tomar uma decisão.

Não sou um aficionado por trilhas. Na verdade o meu objetivo é viajar, conhecer lugares ermos, bonitos, tirar o stress do dia-a-dia, escalar, etc. E a trilha é apenas um caminho para atingir esses objetivos.

Assim, preciso de um carro misto (trabalho/cidade/asfalto/terra/etc.)

Hoje tenho um tracker 2008 100% original mas, por algumas vezes, já senti a necessidade de um carro um pouco mais robusto/terra.

Não sei se invisto em modificações no meu carro (suspensão, snorkel e pneus principalmente) ou se parto para um carro a diesel (Defender 90 ou SW4 modificada, mas aceito outras sugestões até uns R$50mil).

Gostaria então de ouvir as opiniões de quem conhece pra tomar uma decisão.

Não sou um cara que exige luxo ou conforto demais, não me importo com o ronco do diesel, mas quanto menos eu gastar em impostos, seguro (isso pesa) e manutenções mais dinheiro pra viajar. Agora... carro tem que ser confiável. Tanto pras roubadas quanto no quesito segurança.

Abraço a todos!
Felipe.

bandlouco
04/09/2010, 22:16
ja vi um tracker equipado , o cara deve ter gastado uns 6 mil pra equipar e ficou legalzinho. Guincho,pneu 31 polegadas de lama,snorkel , e troco uns amortecedores, fikou mto bom, no forum do tracker vc deve encontrar dicas boas

Elver
05/09/2010, 07:30
Cara, o Tracker é um carro que vai te atender muitoi bem, você só precisa dar uma "ajeitada" nele e deixar do jeito que você precisa: lift 2", proteções, pneus 235/70 AT já são sulficientes para expecições e viagens por longos trechos de terra mais seguras.

Tem uma porrada de Tracker com essa configuração no fórum, eu usei essa config por um ano e recomendo fortemente, vira outro carro.

Eu uso o meu no dia-a-dia, mesmo com o nível de preparação que está, e ainda assim está um carro confortável e com um consumo aceitável.

Seguem umas fotos comparativas, basicamente:
Básico: Lift, Pneus AT, proteções, amortecedor traseiro da Sumprema

Médio: Básico+ Molas GV v6 dianteira, Molas do Opala traseira, parachoque de aço, espaçadores de roda

Pesado: Bodylift 2", pneus Armadillo 32", XCrawler 3.2, Guincho Warn M8000

GMC
05/09/2010, 08:26
Amigo , tenho uma Tracker, com pneus TOYO 225/70/16, com Bl 2" + proteções da RC 4x4.

E estou muito feliz com o desempenho da viatura, a única inclusão que eu faria seria um quincho mas falta t$$$mpo....

abs

Fabil
05/09/2010, 08:39
Felipe

com 50mil vc vai comprar um defender ou hilux mais velha e vem mais usada que seu tracker, será que vale a pena?

eu ficaria com seu tracker 08, no qual vc já sabe o que tem de problemas e o que nao tem etc.. coloca um kit de suspesao de 2' e um jogo de pneus maiores que vc terá um carro com comportamento no asfalto praticamente igual ao original e uma boa melhora no offroad

PS: um defender a manutencao é muito, mas muuuiiitttooo mais caro que a de um tracker... na minha opniao só se justificaria trocar uma tracker por um defender se vc for fazr expedicoes e uso mais severo no offroad ( e olhe lá...heheeh)

RicardoM
05/09/2010, 18:29
Elver,

As Molas do GV v6 na dianteira dão 2" a mais na suspensão, ou se usa as molas + calços de 2"?
Pergunto isso, pois estou querendo trocar as molas dianteiras do meu vitara. Hj uso as originais + calços na dianteira, e na traseira mola de opala.
Tem gente que fala que tanto os amortecedores quanto as molas da tracker/GV não servem no vitara, mas no meu já estou usando amortecedores dianteiros da TK e ficaram muito bons.

Abçs,

Ricardo

Cara, o Tracker é um carro que vai te atender muitoi bem, você só precisa dar uma "ajeitada" nele e deixar do jeito que você precisa: lift 2", proteções, pneus 235/70 AT já são sulficientes para expecições e viagens por longos trechos de terra mais seguras.

Tem uma porrada de Tracker com essa configuração no fórum, eu usei essa config por um ano e recomendo fortemente, vira outro carro.

Eu uso o meu no dia-a-dia, mesmo com o nível de preparação que está, e ainda assim está um carro confortável e com um consumo aceitável.

Seguem umas fotos comparativas, basicamente:
Básico: Lift, Pneus AT, proteções, amortecedor traseiro da Sumprema

Médio: Básico+ Molas GV v6 dianteira, Molas do Opala traseira, parachoque de aço, espaçadores de roda

Pesado: Bodylift 2", pneus Armadillo 32", XCrawler 3.2, Guincho Warn M8000

Elver
05/09/2010, 18:34
O tamanho das molas são iguais, eu troquei pelas do GV V6 por conta da "dureza" delas, como troquei o parachoque pelo parachoque de aço + guincho, essa firmeza foi necessária.

Hoje elas estão montadas junto com os calços de 2".

Elver,

As Molas do GV v6 na dianteira dão 2" a mais na suspensão, ou se usa as molas + calços de 2"?
Pergunto isso, pois estou querendo trocar as molas dianteiras do meu vitara. Hj uso as originais + calços na dianteira, e na traseira mola de opala.
Tem gente que fala que tanto os amortecedores quanto as molas da tracker/GV não servem no vitara, mas no meu já estou usando amortecedores dianteiros da TK e ficaram muito bons.

Abçs,

Ricardo

RicardoM
05/09/2010, 18:37
Humm, isso é bom, pois também vou colocar parachoques de aço + guincho então essas molas vão ajudar.

Quanto estão custando??

Ricardo

O tamanho das molas são iguais, eu troquei pelas do GV V6 por conta da "dureza" delas, como troquei o parachoque pelo parachoque de aço + guincho, essa firmeza foi necessária.

Hoje elas estão montadas junto com os calços de 2".

Elver
05/09/2010, 18:41
Cara, não sei dizer ... teria que consultar.

Loras
05/09/2010, 18:53
O Fabil resumiu bem. :concordo:

Por R$50.000,00 você comprará uma Defender 2000.

São quase 10 anos de diferença!!!

Para quem não é "íntimo" de mecânica e não gosta de colocar a mão na graxa... complica!!! :!:

Existem forma de contornar a manutenção da Defender.

No fundo, qual o real motivo da troca de viatura?

- desempenho off road?
- espaço interno?
- autonomia?
- desempenho do motor?

Se busca desempenho off road e a configuração do Tracker "mexido" é suficiente, eu iria pelo mesmo caminho. Prepararia o próprio carro.

Agora se espaço interno, bagageiro, eixo rígido na dianteira passam a ser "desejos", eu iria de Defender.

De Tracker para SW4, fora o espaço interno, porta-malas e diesel, não vejo muita diferença.

Defender e SW4 na cidade são um belo trambolho!!!! Lentos, desconfortáveis para estacionar... seguro alto!!!

Abraço,

felipedram
06/09/2010, 17:27
Puxa, valeu pessoal!

Me convenceram fácil.. rsrs
Vou dar uma mexida então.

O uso do meu carro é 80% urbano, mas quando saio de BH sempre aparece uma roubada.

Pra quem conhece MG... o único caminho que não consegui completar foi o da Cachoeira do Bicame (Lapinha da Serra). Tive que deixar o carro a 10 min da portaria porque tinha um pedrão impossível lá no meio (até tentei fazer um calço e tal mas não rolou). E na volta, já de noite, meu peito de aço só pegou em 1 pedra. Esse foi o caminho mais difícil que fiz até hoje. Até então o mais difícil tinha sido atravessar aquele rio da entrada de Cabeça de Boi 1 dia depois de uma mega chuva. Passei com água quase no capô e trancando. Nesse dia me vali da máxima: herói é o covarde que não teve tempo de fugir, porque se eu pudesse parar no meio do rio e engatar uma ré teria feito com certeza.

Talvez só as mexidas me atendam.
Acho que não preciso de um defender pra esses passeios.

Já vou fazer um plano ($) das próximas manutenções:
- colocar algum tipo de estribo ou rock slider.
- completar as proteções de debaixo do carro.
- suspensão/body lift
- pneus A/T (BF provavelmente), talvez um jogo de correntes para a época de chuva.

Quanto à levantar o carro... calço nas molas, troca de amortecedores e body lift são coisas distintas ou complementares?

Passo-apasso, qual a melhor maneira de dar um 'up' na viatura?

Ah tá... futuramente 1 bagageiro, outro estepe e 1 galão de 20l pra percorrer o São Francisco da nascente até a foz. Futurameeeeente. rsrsrs

Abs!

Elver
06/09/2010, 17:46
Felipe,

A receitinha de bolo básica de todo Tracker/GV:
- Lift de Suspensão de 2" da RC 4x4
- Proteções inferiores (cárter, transmissão e tanque de combustível) - RC 4x4
- Amortecedores traseiros do Omega Suprema (COFAP GBL 1024)

O estribo que eu uso é o da RC 4x4 também, porém tem gente que não gosta do estribo, eu estou feliz com os meus e recomendo sempre que alguém pergunta.

Com essa config básica, você já consegue calçar o carro com um BF AT 235/70/16, sem trocar as rodas ou colocar espaçadores e o carro vira outro.

bandlouco
06/09/2010, 20:02
no seu caso eu consideraria bons pneus, um guincho e um snorkel.Pois numa situaçao sozinho e emergencial o guincho e uma mão na roda.O snorkel e mto util na travessia de rios,pode lhe poupar uma economia de $$$.E os pneus fazem mta diferença no off-road,além de dar um visual mais agressivo a viatura. E vc falou em correntes??como assim?? nao e so pra neve o seu uso?? Achei mto doida a frase do heroi-covarde,:mrgreen:

wbigal
09/09/2010, 00:59
E ae pessoal,

Uma dúvida que tenho é sobre o snorkel. Vale a pena mesmo? Digo isso pelos componentes eletrônicos do carro. Pelo que entendi o local onde é coletado o ar (sei lá como isso se chama) fica quase na mesma altura que alguns componentes eletrônicos do carro (como as velas, o módulo do ABS e a caixa de fusíveis por exemplo, em caso de a água chegar nestes componentes será que não poderia ocorrer uma pane elétrica no meio do rio (se for o caso). Será que a Tracker vem preparada para impedir que infiltre água em locais que poderia dar problema? Além de ter a impressão de que o carro estará boiando se tiver água na altura deste coletor de ar.

Não manjo nada de mecânica e elétrica de carro, mas foi uma dúvida que surgiu quando pensei na possibilidade de colocar o snorkel na minha viatura.

Este vídeo ilustra minha preocupação quanto ao "boiar". O Viatar (não era um Tracker) boiou e o motor continuou funcionando: http://www.carangoblog.pop.com.br/post/3772/travessia-de-rio-com-jipe-quase-vira-tragedia

Abraços