PDA

Ver Versão Completa : Problema com a bobina de ignição



luc2001
26/03/2005, 14:21
O meu Jeep está falhando quando ando algum tempo com ele. Percebo que a bobina esquenta após certo tempo. A bateria foi trocada recentemente (Moura 56A), a bobina é nova (Bosch), o alternador é do tempra. Pergunto, uma resistência antes da bobina pode evitar que passa corrente em demasiado para a bobina? Ou tenho problema de voltagem no sistema elétrico? Como posso testar usando um voltimetro? :?:

Ronaldo B.
27/03/2005, 20:45
Luciano,

O problema pode estar na bomba de gasolina e não na parte elétrica. Quanto a usar uma resistência na bobina, alguns motores já usam essa resistência originalmente, mas só use a resistência se isso for original no motor do seu jeep. Se você estiver tendo problemas de voltagem, o problema provavelmente estará no regulador de tensão do alternador e não na instalação da bobina.

[]´s

luc2001
27/03/2005, 21:20
Como testo se o regulador do alternador está funcionando?

Tatão
31/03/2005, 09:48
pode ser a bobina em curto, ou a bobina esta na aplicação errada...
qual o numero dela: 054, 067...

me passa que eu tento te ajudar, te passo tambem como medir (com um multimetro comum) e te dou os valores de resistencia dela...
só preciso do numero final


[ ]" tentendo ajudar...

leopoldo
31/03/2005, 10:05
Bom dia Luciano,


Eu iria direto verificar se a bobina necessita de fio resistivo ou shunt e pelo visto, é isso que está acontecendo.

Não é o caso de ser original ou não do jeep........é o caso do tipo de bobina usada.

Não parece ser o regulador mas se for é fácil de identificar:

Se o regulador do alternador está pifando e está dando mais de 14V, veja se a bateria não está fervendo depois de rodar um pouco com o jeep, se não está queimando as lampadas do jeep, etc...

manolima88
28/03/2009, 11:09
O meu Jeep está falhando quando ando algum tempo com ele. Percebo que a bobina esquenta após certo tempo. A bateria foi trocada recentemente (Moura 56A), a bobina é nova (Bosch), o alternador é do tempra. Pergunto, uma resistência antes da bobina pode evitar que passa corrente em demasiado para a bobina? Ou tenho problema de voltagem no sistema elétrico? Como posso testar usando um voltimetro? :?:

e aí amigão, estava com o mesmo problema na minha gaiola, quando coloquei ignição eletrônica com bobina BOCH, quando esquentava ela começava a falhar, e não é problema na bomba de gasolina pois a bomba eu botei nova, só resolvi meu problema com a resistência de 0,8 Ω
na própria bobina diz:
"ATENÇÃO: utilizar com pré-resistência de 0,8 Ω"
esta peça você encontra em qualque auto-peças, pode pedir de opala, vai estar custando cerca de R$ 20,00

tulliomf
21/03/2010, 22:40
Ola,
Qual é o tipo (número, nome, modelo, qualquer coisa) de Bobina original que devo usar no Jeep CJ5 1973???

Dodger
22/03/2010, 07:03
Ola,
Qual é o tipo (número, nome, modelo, qualquer coisa) de Bobina original que devo usar no Jeep CJ5 1973???

original a platinado é essa aqi do tipo E-alguma coisa, as para ig eletronica são K- alguma coisa vermelha (ver estes numeros na bundinha dela) Código da peça bosch 9 220 081 054 Mas é só chegar na loja de peça e pedir bobina para caro a platinado.

http://www.nafil.com.br/gerimagem.php?img=365

André Luiz Rossetim
22/03/2010, 13:41
Independentemente do modelo de bobina, coloca pre resistor e esquece, nunca mais da problemas, apesar de vc poder ficar com uma faisca ligeiramente inferior, para o mundo offroad, onde empregamos baixa rotação, em geral, isto não trará problemas.

Vai numa auto peças e pede: Pre resistencia da bobina do opala.

Se sua bobina já não quaimou pode continuar com ele, mas acho melhor comprar uma nova, pois esta pode estar comprometida e no meio da trilha vai ser dificil achar outra .

Carlos Bernardo
01/09/2010, 13:36
Amigos, estou enroscado com meu Jeep (pra variar um pouco..rs..).

Quando bato na partida dele ele faz aquele famoso (tek-tek-tek) e não passa disso.

Abri o capô e pedi para um amigo aqui tentar dar a partida enquanto observava o motor e novei que quando a partida era acionada os cabos do lado direito da minha bobina ficavam fagulhando. Já verifiquei o aperto e ao cabos, tudo ok. É a bobina que deve ter ido pro inferno mesmo.

A bateria do Jeep é uma Moura de 110 amperes (ou 120...não me lembro) novinha.

O meu alternador é de GM Vectra (120 amperes) e meu motor é um GM 151 preparado.

Desculpem a ignorância, mas não sei qual modelo de bobina comprar.

A única coisa que dá pra ler, no corpo da minha falecida é BOSH...

Alguém? Please...rs...

Dic3
01/09/2010, 14:31
Carlos voce fez um teste com outra bateria?

Se nao fez faça pois problema com bateria nova nos 3 primeiros meses é mais normal do que se imagina. Ela tem tensao mas nao tem corrente, por isso acendem todas as luzes do painel mas na hora de dar a partida ela fica sem corrente e mal chega a excitar o arranque, por isso o tec tec tec

Carlos Bernardo
01/09/2010, 16:32
Não Dic3, o Jeep tava normal. Hj deu esse pau maldido.

A bateria tem uns 3 meses de uso beleza.

Acabei encomendando um Bosch 026 (acho que é esse o código)...um que tem o adesivo vermelho. Deve estar chegando pra semana que vem.

Jeep tá foda. Quando começa a andar bem quebra algo...rs...

homerohermida
01/09/2010, 18:51
Quando bato na partida dele ele faz aquele famoso (tek-tek-tek) e não passa disso.

Abri o capô e pedi para um amigo aqui tentar dar a partida enquanto observava o motor e novei que quando a partida era acionada os cabos do lado direito da minha bobina ficavam fagulhando. Já verifiquei o aperto e ao cabos, tudo ok. É a bobina que deve ter ido pro inferno mesmo.
Não necessariamente... pode ser vela, cabos (aperto não é parâmetro único de testes), tampa do distribuidor, rotor, etc...

André Luiz Rossetim
01/09/2010, 19:08
Amigos, estou enroscado com meu Jeep (pra variar um pouco..rs..).

Quando bato na partida dele ele faz aquele famoso (tek-tek-tek) e não passa disso.

Abri o capô e pedi para um amigo aqui tentar dar a partida enquanto observava o motor e novei que quando a partida era acionada os cabos do lado direito da minha bobina ficavam fagulhando. Já verifiquei o aperto e ao cabos, tudo ok. É a bobina que deve ter ido pro inferno mesmo.

Alguém? Please...rs...

Se faz só tek tek, e não gira o motor, pode ser duas coisas: motor de aranque precisando de revisão ou bateria fraca. Se a bateria está fraca pode ser trez coisas ou ela está precisando de garantia - ser trocada, ou o alternador não está carregando, ou ha fuga de energia e com o tempo ela descarrega.

Se os cabos estão deixando escapar faiscas, significa que seu isolamento está ruim (descascado) - precisando serem trocados, e que provavelmte a bobina está tão boa que a isolação dos cabos não está conseguindo segurar a fisca.

Boa sorte