PDA

Ver Versão Completa : dados do motor willys 184 3,0 ????



ze do maveco
26/03/2005, 08:55
aeae galera , estou com um progama que preve a preparacao dos motores e estou fazendo uam previzao do meu motor :
gostaria de saber :

- diametro das valvulas de admicao e escape .
- gral do comando de valvulas original


valeu espero respostas .....

Ricardo Francisco de Souz
28/03/2005, 10:38
Vai as informações que tenho.

Inté,

ze do maveco
28/03/2005, 14:13
eai cara , valeu , gostei das informacoes , mas o gral do comando vc nao teria nao ??


valeu cara

Ricardo Francisco de Souz
28/03/2005, 14:28
Tenho que verificar.

ze do maveco
29/03/2005, 14:20
Tenho que verificar.


ae cara valeu mesmo , vai me ajudar muito e depois eu coloco como e que ele ficou :lol:


valeu

ze do maveco
17/05/2005, 18:12
eai cara tu viu ?????

valeu car a

Zepi
24/05/2005, 02:21
Dá licença pessoal!Já que estão falando de motores 3.0,queria saber se podem me dizer qual o limite para rebaixamento do cabeçote do motor 3000 do itamaraty.Quero usar o GNV,e o taxamento me ajudaria muito em desempenho.
Também irei usar o álcool(muito raramente)como combustível alternativo.O meu cabeçote é aquele com coletor separado,já foi retificado(inclusive o motor tdo tá zero).obrigado.

ze do maveco
24/05/2005, 14:46
cara tambbem gosatria de saber , pois quero reibaxar o meu pra ficar com uam taxa de 9:1 !!!!
ja ouvi falar que da pra rebaixar 2mm mas nao sei se da amis nao !!!


valeu

Zepi
24/05/2005, 20:51
cara tambbem gosatria de saber , pois quero reibaxar o meu pra ficar com uam taxa de 9:1 !!!!
ja ouvi falar que da pra rebaixar 2mm mas nao sei se da amis nao !!!


valeuOlha cara,com 2mm de rebaixo acho que tu QUASE chega aos 10:1,se aqui no forum foi feito um cálculo com esse rebaixo num BF161 que tem taxa original menor (7,5:1)e o resultado foi de 8.9:1,se não me engano.(Não foi testado,só um cálculo proporcional)Imagina só como ficaria um Willys3000 com essa taxa!Só não sei se a parte de baixo(vibrequim,bielas,bronsinas...)vão aguentar...Será que alguém no forum pode nos ajudar,ou se alguém tem a própria experiência de ter feito o trabalho?O meu 3000 foi recém retificado$$$$$$$$$ :x :x :x :x :x ,será que guenta legal?Ajudem!!!!Pretendo também colocar aquela bomba de óleo do Maverik que acopla o filtro de óleo junto da própia bomba,pois não vou deixar uma lubrificação deficiente,como é a dos antigos Willys,diminuir a vida útil do meu motorzinho...O que vcs acham?tô,ou não tô certo?Me ajudem!!!! :( :( :( :(

ze do maveco
25/05/2005, 14:08
cara realmente me precipitei em colocar 2mm ja que nao quero colocar alcool !!!
pretendo coloca 1mm pra ficar proximo de 8,5:1 pra nao ter problemas !!!!!

o teu motor de de rural nao e , parece que ele ja vinha com a taxa alterada para 8:1 , pelomenos foi o que saiu numa ficha tecnica que eu vi !!!!

valeu

Zepi
25/05/2005, 22:20
E ai Zé!É verdade sim, o 3000Willys/tamaraty já vem original com 8:1 de taxa.Mais do que os 3.0 de Maverik(7,6:1).O meu é de rural sim,com coletor de admissão separado do cabeçote;coletor dimensionado 6x2;uma mangueira que sai da bomba d'agua até o pé do carburador,e veio de presente quando comprei a Lucirene um carburador Webber 446...O troço ficava violento com o motor vazando compressão e um cilindro de arrasto e entrada de ar falso,imagina agora retificado,e já não mais com a taxa original(já levou algumas retíficas antes no cabeçote...)Deve estar quase lá na casa dos 9:1(Informaçao da retífica sem mediçao)!....!Mas será que com uma taxa de 10:1 é obrigatório o uso de ácool?Abraços :P :lol: :lol: :P :D :D

o teu motor de de rural nao e , parece que ele ja vinha com a taxa alterada para 8:1 , pelomenos foi o que saiu numa ficha tecnica que eu vi !!!!

ze do maveco
26/05/2005, 18:03
cara pelo que sie sim !!!! , alcool como amigos do frum falaram vem des dos 8,5:1

valeu

Carvalho
27/05/2005, 21:23
Cuidado para não rebaixar tanto, senão o português desse tópico queima a junta do cabeçote... :D

ze do maveco
27/05/2005, 22:02
hahahahaha, de port eu sou muito ruim , como deu pra perceber !!!!!

valeu

iNsAnE
28/05/2005, 01:03
Acho que 2mm é muito, eu saberia o calculo pra saber que taxa fica e talz mas tah meio tarde e to meio sem voia de i olha os caderno :oops:
Nao é obrigatorio ter mais taxa de compressao pra usar alcool mas tu vai perde potencia. Como eu disse antes 2mm eu acho que eh muito ainda por cima voce falou que jah foi mexido no cabeçote entao por via das duvidas se informe numa rtificadora de motores de responsa que lah a coisa eh garantida :D

[]'s :D

ze do maveco
30/05/2005, 19:42
cara , ja fizeram esse calculo em outro topico , se eu baixar 1mm vou fica com 8,2:1 em media !!!!!! , acho que isso ja da uma melhorada ne ?


valeu

Zepi
31/05/2005, 07:18
Cuidado para não rebaixar tanto, senão o português desse tópico queima a junta do cabeçote...



cara , ja fizeram esse calculo em outro topico , se eu baixar 1mm vou fica com 8,2:1 em media !!!!!! , acho que isso ja da uma melhorada ne ?

E aí pessoal!
Afinal quantos mm???O Zé esse 1mm de rebaixo é referente ao 3000 ou Bf-161?
Quanto a queimar a junta,tô pensando em mandar fazer um calço metálico(não sei por que chamam assim)de Cobre eu acho,e dá pra fazer em qualquer(quase qualquer) espessura 1,0mm,1,5mm,0,5mm...Também assim vc rebaixa quase que praticamente só na junta(ou calço),poi se não ficar legal vc troca a junta,e põe devolta a medida original!Será que é uma boa idéia???Pelo menos se pôr uma junta mais "fina" não judia tanto do cabeçote...Como o meu já foi retificado não quantas vzs,não seria bom retificar mais ainda o bichinho...Preciso de orientações!!!O que vcs acham???

ze do maveco
31/05/2005, 15:03
cara esse negocio da junta e uma boa , mas sera que da pra rbaixar 1mm so na junta ?

valeu

Zepi
31/05/2005, 21:46
cara esse negocio da junta e uma boa , mas sera que da pra rbaixar 1mm so na junta ?

valeu

Olha Zé,eu me informei com uma empresa aqui de Porto Alegre(só pra tira uma febre),que fabrica juntas para vários fins,e lá me deram informações sobre esse calço metálico.Ele também me informou que o próprio cliente pode dizer a espessura da junta.Só não sei se teria um limite de medida,entretanto me disse que o normal de motores antigos é em torno de 2mm.Então precisa tirar 2mm do cabeçote.Tira 1mm e faz um calço de 1mm.Você ainda fica com a segurança de tirar o calço diminuindo a taxa,e também poderá retificar o cabeçote caso ele empene!Mas será que o calço tem mais resistência que juntas comuns?Pelo que sei elas estão sendo bastante usadas hoje em dia.Me ajudem pois afinal o forun é pra isso,não é?Abraços! :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

ze do maveco
02/06/2005, 13:55
cara mas a minha maior duvida e que se da pra chegar numa taxa de 8,3:1 media so com essa junta ja que ia cortar 1mm !!!! , ja me falaram sobre isso so que sobre resistencia nunca reclamaram pelomenos nunca ouvi falar !!!!!


valeu

STEIMETZ
03/06/2005, 14:40
ZEPI.VÇ PODE ME DIZER QUAL EMPRESA VÇ CONSULTOU AQUI DE PORTO ALEGRE POIS TAMBEM ESTOU INTERESSADO NA CONVERSAO PARA ALCOOL A LINDALVA TA FAZENDO 3/4KLM, POR LITRO JA ATE PAREI DE BEBER POIS NAO DA PRA SUSTENTAR OS DOIS..

Zepi
08/06/2005, 22:08
ZEPI.VÇ PODE ME DIZER QUAL EMPRESA VÇ CONSULTOU AQUI DE PORTO ALEGRE POIS TAMBEM ESTOU INTERESSADO NA CONVERSAO PARA ALCOOL A LINDALVA TA FAZENDO 3/4KLM, POR LITRO JA ATE PAREI DE BEBER POIS NAO DA PRA SUSTENTAR OS DOIS..

Steimetz.A empresa é a "Juntas Rex",não lembro o endereço,mas tenho os telefones:(051)32220432/33464465/33465052.Me parece que também tem uma tal de "Casa das Juntas", só não sei onde.Vem cá a tu "Lindalva" é um jipe,Rural?E tá fazendo 3,4km/l a gasolina ou a álcool?

ze do maveco
09/06/2005, 13:50
cara qual o custo dessas juntas menores ?
e so colocar e regular o ponto ?


valeu

Zepi
09/06/2005, 21:44
E ai Zé, beleza?Vou te passar o que o pessoal das juntas Rex me passaram.Não fui lá na empresa.Falei ao telefone.Então não posso garantir a veracidade das informações.Uma junta de de cobre(ou calço) de espessura 0,5mm me disseram que sai uns 150,00R$.Agora se o tratamento com elas é diferente ai eu não sei.Procurei na internet e não encontrei nada especifico.Alguns caros de competição;arrancada etc,usam essas juntas e ostentam esse fato!Ruin elas não devem ser,entretanto deve ter algum contra...Também não sei se é desaconselhável uma junta menor que 1mm.Bem que alguém do fórun podia nos ajudar,né!Abração.

ze do maveco
12/06/2005, 21:43
cara pq tipo eu vou colocar essa junta em ves de rebaixar ! eu so queria saber a medida correta pra isso !!!!!

valeu cara , acho que vou arriscar so que mais futuramente pois tive que gastar 2000 de lata nele


valeu

AFMM
16/02/2009, 13:52
No motor 184 (3000) do Maverick o rebaixamento do cabeçote em 1,00mm eleva a taxa de compressão para exatamente 9:1.

Tenho um Maverick 73 no qual eu fiz essa modificação.

O cálculo foi feito através do método científico, com a medição do volume da câmara de combustão com fluído.

Continuo utilizando gasolina como combustível. As velas são NGK B6S. Não há problemas de detonação ou perda de durabilidade do motor.

AFMM
16/02/2009, 13:56
Válvulas de admissão: 1.75" (44,45mm)
Válvulas de escapamento: 1.39" (35,30mm)