Ver Versão Completa : Instalação modulo de subida vidros eletricos Frontier
alourencani
03/09/2010, 15:28
Pessoal, eu mesmo gosto de fazer as coisas em meu carro.
Acabei de comprar uma frontier 2010, ela tem vidros eletricos nas 4 portas, so que eles nao sobem automaticamente quando se liga o alarme dela, ai comprei o modulo positron sw4 (coisa assim) e gostaria de alguma dica de instalação porque eu abri o forro onde fica os controles dos vidros eletricos originais (que é onde se instala normalmente), mas a quantidade de fios lá é menor do que o que deveria (pelo menos o que eu sabia), ou seja, nao faço a menor ideia de quais fios sao para os vidros ou para outra coisa... alguemsabe falar isso aqui ?
73´s e muito obrigado. Arnaldo
criparamos
05/09/2010, 10:38
Kra... lembre-se, vc vai perder a garantia do carro... mas se gosta de novas ideias, nao sei se podem ser aplicadas no seu caso, mas da uma olhada nesse post, acho que é bem interessante.... Onde chega a criatividade do homem.... heheh
http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=6353
alourencani
05/09/2010, 18:53
Beleza essa heim, o cara é uma fera.
No meu caso é um pouco diferente, os vidros nao sobem com onetouch, somente o do motorista é assim, eu preciso mesmo do modulo, mas já o comprei. so falta mesmo é saber os fios originais quais sao os de subida dos vidros que eu nao sei e to com medo de descascar todos para testar....mas se ninguem souber vou fazer isso.
o que voce falou é verdade, perco a garantia, mas.....adoro fuçar...
obrigadao
criparamos
06/09/2010, 15:19
Amigo... vai com calma, nao sei ate onde compensa perder a garantia do carro por isso. Mas vou perguntar pra alguns amigos de lojas de acessorios, depois te falo, ok..
abraços..
Carlos Monaco
06/09/2010, 16:09
Acabei de comprar uma frontier 2010, ela tem vidros eletricos nas 4 portas, so que eles nao sobem automaticamente quando se liga o alarme dela, ai comprei o modulo positron sw4 (coisa assim) e gostaria de alguma dica de instalação porque eu abri o forro onde fica os controles dos vidros eletricos originais (que é onde se instala normalmente), mas a quantidade de fios lá é menor do que o que deveria (pelo menos o que eu sabia), ou seja, nao faço a menor ideia de quais fios sao para os vidros ou para outra coisa... alguemsabe falar isso aqui ?
Amigo se vc tem alguma noção pode arriscar caso contrario leva para instalar.
Primeiro vc precisa "achar" os fios dos comandos dos vidros.
Com um teste ou um meeter, coloque em algum conector e lente vidro do motorista, caso o teste acenda a luz ou o meeter marque 12v esse fio é o de subida, do motorista e é ele que se deve cortar para ligar o modulo de subida. Vc tem que fazer isso para os outros três vidros.
Depois de cortado os fios e ligado os fios do modulo de subida, vc vai ter que achar onde está instalado o alarme do seu carro e ligar o fio de acionamento do modulo de subida, na entrada do alarme que já esta instalado.
Não sei se deu para entender, mas qualquer coisa pergunta ai denovo, se vc ja instalou algum tipo de alarme, fica mais fácil, agora se vc nunca viu isso na vida é melhor levar para alguem que saiba, e vc fica perto aprendendo para um próxima vez :concordo:
alourencani
07/09/2010, 10:34
Obrigado aos dois.
Vou esperar ate ela fazer 10 mil que ta perto e depois da revisao eu mexo nisso.
O meu problema é que ta mais dificil achar os fios de subida, no painel do controle da porta do motorista nao tem 4 fios iguais para a subida dos vidros, ta parecendo que eles tem ate outra funçao junto... nao sei.,
Mas se acharem me avise, vou continuar procurando.
Abraçao e obrigado de novo
Anthoniusnikos
07/09/2010, 11:53
Lauren, vai aí a minha sugestão. :pensativo:
Primeiro, você tem que dar uma boa lida no manual do módulo que você comprou, ou seja, saber quais os relés que ele tem, pois são esses relés que vão acionar o levantamento ou abaixamento dos vidros. :mrgreen:
Também, é bem provável que esse módulo já tenha os diodos. Para saber, é só desmontá-lo e verificar a placa. O símbolo de diodo você pesquisa na Wiki.
Como o Kroppe-Vectra fez, você pode pegar a fiação dos vidros nos botões do console. Então, você só vai tirar o comando do manual(que até pode ficar no original) e passar para o comando dos relés do módulo.
A alimentação do módulo que você vai instalar(fios preto e vermelho), você pode pegar no mesmo ponto da alimentação do módulo do alarme instalado, ou seja, logo embaixo do volante(tem uma capa protetora aparafusada, então desaparafusa que os fios ficam mais expostos), onde dois fios já devem estar descascados e clipados(ou soldados) com os fios do alarme, que são geralmente PRETO e VERMELHO.
Um dos fios amarelos da ranger, tem carga positiva permanente, vindo do pólo positivo da bateria, na minha, o fio verde, só vai ter carga quando de vira a chave para o primeiro estágio, e quando o motor está funcionando. O negativo para o seu módulo, você pode puxar direto da bateria.
Se sempre tiver certeza da carga de cada fio, não vai ter problemas. Então, primeiro arranje um multímetro e identifique os positivos e os negativos, daí é só saber o mesmo da fiação do módulo que você vai instalar, e pronto, não haverá curto.
Também procure localizar os fusíveis(no painel do lado do motorista) dos relés do motorzinho dos vidros.
Antes de colocar a mão-na-massa, sugiro que coloque no papel todo o esquema de fiação.
Se puder ajudar, é só falar.
Não esqueça de ir tirando e postando fotos. :concordo:
Abração, e boa empreitada !
Anthon
alourencani
07/09/2010, 12:37
Valeu pessoal, vou fazer sim e coloco fotos aqui, so estou esperando pelo menos a revisao dos 10 mil que deve chegar logo, o meu amigo (o primeiro que me respondeu aqui) me deixou com um pouco de medo de mexer antes da revisao...Ja estou com tudo preparado, comprei ate um radio amador de 4 bandas FT8900R com antena e tudo, já tirei o prefixo PU4ALA essa semana e depois dos 10 mil eu vou colocar tudo na bichinha.
Obrigado a todos pelo apoio e eu tambem estou a disposiçao.
Arnaldo - Varginha / MG
Carlos Monaco
07/09/2010, 17:56
Valeu pessoal, vou fazer sim e coloco fotos aqui, so estou esperando pelo menos a revisao dos 10 mil que deve chegar logo, o meu amigo (o primeiro que me respondeu aqui) me deixou com um pouco de medo de mexer antes da revisao...Ja estou com tudo preparado, comprei ate um radio amador de 4 bandas FT8900R com antena e tudo, já tirei o prefixo PU4ALA essa semana e depois dos 10 mil eu vou colocar tudo na bichinha.
Obrigado a todos pelo apoio e eu tambem estou a disposiçao.
Arnaldo - Varginha / MG
Rapaz agora que vi que vc é de Varginha, qdo eu for para meu sitio ai em Eloi Mendes, se vc não tiver instalado ainda, agente pode combinar e instalamos juntos se quiser.
Abraço
alourencani
07/09/2010, 18:18
Rapaz agora que vi que vc é de Varginha, qdo eu for para meu sitio ai em Eloi Mendes, se vc não tiver instalado ainda, agente pode combinar e instalamos juntos se quiser.
Abraço
É sim Carlos, sou de Varginha, trabalho na OMNI financeira ao lado da igreja Matriz.
Já instalei alarmes em Fusca, isso em 1900, quando eu era BOY...agora fui ver nesse carro, mas os fios sao muito diferentes e muito mais que antes, tem fio pra muita coisa....hehe
Abraçao
Anthoniusnikos
07/09/2010, 20:56
Arnaldo, vê se consegue, na concessionária, o esquema das cores dos fios. Vai ajudar bastante na identificação. Essas cores variam, até, de modelo para modelo dos veículos. Os fios das travas das portas, acionamento dos vidros, etc. ficam no chicote que saem detrás da caixa de fusíveis do lado do motorista.
Não esqueça que para manter o sistema original de acionamento dos vidros, a fiação dos relés do seu módulo deve ser ligada após os botões interruptores originais, ou seja, na fiação que começa nos botões(ponto de interrupção) até os motorzinhos de acionamento dos vidros. Fazendo assim, os motorzinhos continuarão sendo acionados pelos botões com a alimentação do módulo, ou relés originais; e também poderão se acionados pela alimentação independente do módulo que você vai instalar.
Anthon
alourencani
07/09/2010, 21:11
Arnaldo, vê se consegue, na concessionária, o esquema das cores dos fios. Vai ajudar bastante na identificação. Essas cores variam, até, de modelo para modelo dos veículos. Os fios das travas das portas, acionamento dos vidros, etc. ficam no chicote que saem detrás da caixa de fusíveis do lado do motorista.
Não esqueça que para manter o sistema original de acionamento dos vidros, a fiação dos relés do seu módulo deve ser ligada após os botões interruptores originais, ou seja, na fiação que começa nos botões(ponto de interrupção) até os motorzinhos de acionamento dos vidros. Fazendo assim, os motorzinhos continuarão sendo acionados pelos botões com a alimentação do módulo, ou relés originais; e também poderão se acionados pela alimentação independente do módulo que você vai instalar.
Anthon
Entendi, obrigado.
Estou muito feliz, tem muita gente boa e disposta a ajudar nesse forum.
Valeu mesmo pesoal.
Obrigado