Ver Versão Completa : instalação da Roda-livre.
Olá a todos. Estou precisando de uma ajuda.
Quero saber se eu posos instalar a roda-livre ou é melhor procurar um mecânico?
Entendo pouco de mecânica, mas se for fácil a instalação eu posso tentar.
Olá a todos. Estou precisando de uma ajuda.
Quero saber se eu posos instalar a roda-livre ou é melhor procurar um mecânico?
Entendo pouco de mecânica, mas se for fácil a instalação eu posso tentar.
Sem xabu nenhum, super-fácil.........
O seu Jeep não tem roda livre agora?? Que vai fazer com as capas cegas?!?!?
EduardoLang
05/09/2003, 11:17
Manda elas pra mim ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !
MARCUS ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !
SDS
Marcus,
Não tem mistério algum: Inclusive é bom ir treinando, pois fazer manutenção (limpeza) de roda livre em trilhas é um feito comum!
A única coisa que pode complicar é que em alguns casos o semi-eixo não sai o suficiente para a colocação do anel: Neste caso use um parafuso para puxa-lo para fora.
[]´s e boas trilhas
Grande Marcus
experimenta dá uma olhadinha no site do mauro, na seç~'ao mão na graxa tem uma reportagem da 4x4 e cia explicando passo a passo a instalação da roda livre, tanto automatica como a manual... anota ai..
http://www.meujeepentao.hpg.com.br
[]´s
matrakaum
13/06/2008, 22:39
Desculpa ressucitar tópicos falecidos...mas me interessei.
Será que alguém pode me passar um passo-a-passo, inclusive, sem pedir muito, com fotos.
Gostaria de aprender a mexer neste item importante dos Jeeps.
Mto obrigado,
matrakaum
25/06/2008, 13:18
Olá,
Continuo interessado em aprender a instalar a roda livre.
E não me acusem de não pesquisar, pois já estou lendo todas as mensagens do fórum. Estou na página 190...rs
Maurício D'Arezzo
25/06/2008, 16:29
Olá,
Continuo interessado em aprender a instalar a roda livre.
E não me acusem de não pesquisar, pois já estou lendo todas as mensagens do fórum. Estou na página 190...rs
Olá, o site Meujeepentão (citado acima) está fora do ar no HPG, mas boa parte dele está hospedado no Uol.
http://maurodarezzo.sites.uol.com.br/
Mais específicamente sobre roda livre vc encontra no link:
http://maurodarezzo.sites.uol.com.br/graxa/index.html
http://maurodarezzo.sites.uol.com.br/graxa/detg02c.htm
Caso algum forista ou administrador deste forum se interesse em hospedar a pg completa (isto é... a parte mais útil referente as informações da revista 4X4 e Pick-up, a minha parte particular não precisa, apenas tenho pena que essas informações não podem ser compartilhadas).
Um abraço,
Maurício.
Pedro Freitas
25/06/2008, 18:24
tópico de 2003
Instalar roda livre é moleza, o difícil é deixar ela fixa depois de algumas trilhas. :twisted:
Araldite nelas :concordo:
[]'s
Carlão Rover
31/07/2008, 09:59
Na manutenção preventiva na minha roda livre direita, constatei que a engrenagem que faz ela funcuinar quando giramos para 4x4, não está funcionando bem, e mesmo 4x2 ela fica engatada no semi-eixo...tirei a engrenagem, para não ficar ligada, será que tem reparo?o que pode ser?
Abraços
leopoldo
02/08/2008, 11:31
Sujeira, corrosão ou mesmo alguma peça quebrada.
Demonte, lave com querozene, aplique jato de ar, faça inspeção visual e montagem final com alguma lubrificação (eu usaria graxa aplicação naval).
Na montagem contra o cubo de roda, aplique silicone vermelho para vedar entre ambas.
Consulte o tópico ajustando os rolamentos de munhão e de roda, pois pode ser hora de olhar isso.
Povo, estou desmanchando os freios da frente e para minha surpresa ao allens da roda livre da AVM estão profundamente encravados. Forcei a chave allen e "clec" la se foi o sextavado interno dos maledetos parafusinhos......que ideia porca estes parafusinhos !
Com certeza terei de morrer na compra de um kit de parafusinhos, mas como retirar a roda livre agora ? meter a furadeira me da dó !
leopoldo
22/11/2008, 12:53
Edgar, bom dia
Esses parafusos são feitos por encomenda pela AVM. É padrão da RL.
Infelizmente eles criaram esses monstrinhos.
Para soltar com segurança:
Vc necessita um pino cilindrico e maciço, de comprimento por volta de uns 10 cm, do diametro da cabeça do allen.
Coloque o pino sobre a cabeça allen e de um impacto com martelo, no sentido longitudinal.
O impacto descola o corpo conico do parafuso do corpo da RL.
Sem isso, vc espana a cabeça do allen.
Sobre o allen já danificada; TENTE usar allen (mm e polegada) de tamanho maior .... provávelmente vc necessitará bater a allen para dentro do sextavado. É possivel tirar com tranquilidade mas com cuidado, senão, só broqueando o parafuso, com grandes chances de estragar a RL junto !
AO apertar na montagem: SEMPRE use o lado MAIOR para encaixar no sextavado do allen e use o lado MENOR para dar torque com os dedos ISSO EVITA SOBRECARGA ... Sobrecarga espana também.
junior braga
22/11/2008, 20:12
Opa, ja penei com isso também,
Certo dia fui fazer a lubrificação das rl´s e pra minha surpresa, de um lado não saiu, ah quanta dor de cabeça...fiz assim como o Leopoldo falou, peguei um ponteiro, e dei um choque na cabeça dos parafusos, alguns sairam e restaram somente dois, e esse dois não teve saida, so com a broca, e olha que tive que comprar umas cinco brocas pra conseguir, pois ou quebravam, ou não furavam mais, pois, o maledito parafusinho é de aço e haja broca pra furar ele.
Depois de muito trabalho consegui tirar, mas fiquei com a carcaça estragada.
Então tente de todas as formas, menos furadeira, pois com certeza vai estragar.
Sds,
Obrigado Leopoledo !
Nem tinha pensado em dar a batidinha, ja usei este artificio com parafusos de roda que os cachorros fazem xixi.
Hoje passei um pouquinho de desengripante. Amanha vou fazer o que voce recomendou
Junior, beleza. vou deixar a furadeira por ultimo então. Os parafusos novos voce comprau na donatti ?
abs
Boas tardes !
Só para deixar um relato dos finalmentes.
A chave allen correta para os parafusisnhos é 1/8" (3,18mm) Pode parecer pouco, mas, com as batidinhas que o Leopoldo sugeriu, mais a chave correta deu 100% de aproveitamento dos parafusinhos, não estavam espanados no encaixe. Era só a chave que era pequena.
Agora vou montar passando um cheirinho de graxa grafitada no cone da cabeça do parafuso, para ver se o aluminio da tampa não oxida tanto e não engripa os parafusinhos denovo
obrigado a todos
MCamargo
10/03/2009, 14:21
Aproveitando o Tópico,
Eu mandei meu jeep para o meca trocar os retentores da roda e do munhão e o cabeça de pau deve ter montado uma das roda livre errada, pois a direita funciona legal e a esquerda não consigo tirar do 4x4.
Como esses picaretas de mecanicos só querem grana eu mesmo pretendo tentar arrumar, mas a pergunta é a seguinte:
É fácil fazer esta manutenção em casa? Devo começar soltando a tampa dela e depois os parafusos que predem no eixo? ou o problema pode ser outro?
Já fiz de tudo, dei alguns tranquinhos, desengatei e engatei a tração na alavanca para ver se soltava mas nada adiantou.
Bom se alguem puder me dar umas dicas!!!
Obrigado,
Marcio
leopoldo
10/03/2009, 18:24
vc vai ter que soltar a tampa da RL, pois deve ter sido montado errado a engrenagem de acoplamento.
MCamargo
11/03/2009, 09:41
vc vai ter que soltar a tampa da RL, pois deve ter sido montado errado a engrenagem de acoplamento.
Ola Leopoldo,
Obrigado pela atenção.
Ontem a noite mesmo quando cheguei em casa, tirei a tampa da roda livre e para minha surpresa estava toda suja de um tipo de terra com graxa.
Dei uma limpada e ai a tampa ja começou a girar, coloquei novamente e ai ficou legal.
Acho que a bicha tava engripada mesmo!
Eu não sou experte com roda livre mas quando tirei aquela tampinha onde tem a borboleta, pude ve que tem uma especie de arruela que rosqueia na propria tampa, esta possui alguma regulagem ou não, pois eu só tirei dei uma limpadinha, girei a borboleta e coloquei novamente. Será que preciso ajustar, terei algum problema? Como estava faltando alguns parafusos (3) vou comprar todos novos e ai vou tira-la novamente para limpar com calma.
Obrigado
Abraço.
leopoldo
11/03/2009, 18:03
aquela tampinha onde tem a borboleta tem uma especie de arruela que rosqueia na propria tampa, esta possui alguma regulagem ou não ?
O que tem regulagem, mais apropriadamente falando, posição de montagem é a mola, mas se ela estiver engatando e desengatando está correta.
MCamargo
12/03/2009, 07:56
Maravilha Leopoldo.
É isso mesmo, agora esta tudo certo, funciona perfeito.
Obrigado pela ajuda.
Grande abraço,
Marcio
ainda não mexi na RL do feroza, de quanto em quanto tempo é recomendável? qual a manutenção necessária?
maxdelta
13/06/2009, 09:47
Essas coisas mais sensíveis eu não faço na band não! Só apertar parafuso, ajeitar os calços! Mas o mecânico sempre fez e nunca vi ele quebrando os parafusos, mas um dia vi com detalhes ele tirando:
Ele pega um martelinho e dá umas batidinhas na roda livre, pega chave e tira um pouquinho, depois da mais umas batidinhas e fica fazendo até sair o parafuso!
Tudo é jeito! Quando aprender não terá mais apurrinhação com isso! Paciência vc aprenderá! Demorei uma vez quinze minutos pra colocar um amortecedor na dianteira da minha band, consequencia aprendi o jeito, o outro não demorei 2minutos!
Boa sorte!
TUTU filho
07/08/2009, 01:26
alguem já perdeu uma roda livre na trilha????
Lucas Nassif
07/08/2009, 09:30
alguem já perdeu uma roda livre na trilha????
NA TRILHA mesmo não!!
Ja perdi na estrada depois da trilha, enquanto voltava pra casa!!:parede::parede:
TUTU filho
07/08/2009, 10:39
que foda!!!! a minha caiu antes de chegar na trilha.... kkkk.... tive que voltar uns 5km procurando!!!!
leopoldo
07/08/2009, 20:59
Ele pega um martelinho e dá umas batidinhas na roda livre,
Não pode bater na RL. Só pode bater um um punção na cabeça do parafuso
Lucas Nassif
07/08/2009, 21:42
Depois de mais de 3 anos sofrendo com os parafusos da RL bambeando, e depois de ter perdido uma RL AVM zerada na estrada, hoje eu coloquei em prática o que tava na minha cabeça a um tempão!! :D
O négócio é simples:
Ao invés de usar parafusos para fixar as RL, agora vou usar porcas, semelhante aos Trollers, Toy Bands e outros. Desse jeito, acredito que o risco da RL bambear será bem menor.
(A Band daqui de casa tem RL AVM com porcas e arruelas de pressão. Num bambeia neeem fud***) :mrgreen:
Alterei as roscas do cubo (se não me engano, 3/8"), para roscas M10, de passe 1,5. Comprei 12 estojos (ou prisioneiros) e coloquei nos 2 cubos usando trava química Locktite. E por fim coloquei porcas parlock, para evitar que elas bambeiem.
Fiz isso hoje a tarde, portanto não sei se vai dar certo pois ainda não testei!!
Mas parece que ficou bom.
O custo total disso num chegou nem em R$ 50,00. Levando em conta que uma RL perdida sai mais caro :odedo:, se isso que eu fiz hoje funcionar beleza, vai valer muuuuito a pena!! :lol: :lol:
Daqui a pouco mando as fotos!
:concordo:
leopoldo
07/08/2009, 23:33
Não pode bater na RL. Só pode bater um um punção na cabeça do parafuso
Na verdade, isso eu me refiro aos parafusos da calota de alumínio.
Lucas, se vc já leu o tópico dos semi eixos assassinos, viu que eu passei por isso (RL que teima em sair) e na verdade, em uma das últimas tentativas, foi o uso M10 e parlock. No eixo traseiro ainda assim soltou e quebrou os parafusos ....
:-?.
No final, resolví fazendo aquela adaptação no meio do cubo.
Se oque vc fez foi modifica no eixo dianteiro, vai funcionar de forma MELHOR, mas de tempos em tempos, verifique o torque das porcas.
Lucas Nassif
08/08/2009, 11:02
Lucas, se vc já leu o tópico dos semi eixos assassinos, viu que eu passei por isso (RL que teima em sair) e na verdade, em uma das últimas tentativas, foi o uso M10 e parlock. No eixo traseiro ainda assim soltou e quebrou os parafusos ....
:-?.
No final, resolví fazendo aquela adaptação no meio do cubo.
Se oque vc fez foi modifica no eixo dianteiro, vai funcionar de forma MELHOR, mas de tempos em tempos, verifique o torque das porcas.
Não cheguei a ver isso no outro tópico, vou procurar lá, inclusive, essa adaptação no cubo que vc fez...
Eu espero que pare de bambear, pois se isso ocorrer na trilha, reapertar novamente vai ser um saco. Terei que tirar as calotinhas das RLs para ter acesso às porcas..toma um tempo danado!
E eu queria saber também se existe um torque específico para as porcas parlock, ou se só apertar até rancar sangue!:lol:
:concordo:
Lucas Nassif
08/08/2009, 20:01
Fotos da RL do meu JEEP depois do trampo de ontem.
Lucas, esta semana eu instalei um cubo Ensimec no eixo traseiro, porque houve o cisalhamento dos parafusos (seis).
No eixo dianteiro, pode ocorrer o mesmo, ou com a RL não há esse problema?
leopoldo
08/08/2009, 20:20
E eu queria saber também se existe um torque específico para as porcas parlock, ou se só apertar até rancar sangue!
É obvio que tem. Existe o torque que a rosca do parafuso suporta, o torque que a rosca da porca suporta e o torque que a rosca do cubo suporta.
Provávelmente o cubo é o meis frágil, portanto eu manteria o valor do torque que o manual do jeep recomenda.
Ou
Vc pode arrumar um cubo detonado e ir apertando e "percebendo até que a rosca ceda". Depois estipula um valor mais baixo de torque.
A minha solução:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&page=27
Pra não criar um novo tópico, ressuscito esse: Fui trocar as RL Auto por manual (AVM). Porém em um dos lados não "sobrou! espaço para recolocar o anel externo na ponta de eixo. o eixo precisa vir mais pra fora. Lí algo sobre puxar com um parafuso, mas a desgraça não vem... Falta coisa de 2mm só. E ???