Conectar

Ver Versão Completa : Ranger demora a desacelerar

TylerNTL
01/09/2010, 21:50
De algumas semanas para cá estou com um detalhe no funcionamento da viatura que acredito estar relacionada com a BI.

Acontece de tirar o pé do acelerador com o objetivo de usar o freio motor ao se aproximar de um sinal por exemplo o motor se manter suavemente acelerado como se ainda existisse uma pequena pressão no acelerador. Normalmente isto acontece de forma intermitente, por um tempo de no máximo 2 segundos e sempre depois desse tempo a viatura desacelera normalmente.

Minha BI tem um kit LDA instalado e anda com umas duas voltas a mais no débito.
Não acredito que tenha relação com o kit LDA, pois quando isso acontece o manômetro está marcando 0.

Alguém tem idéia do que seja?
Cabo do acelerador engripado?

Troller-a-vista
01/09/2010, 22:02
De algumas semanas para cá estou com um detalhe no funcionamento da viatura que acredito estar relacionada com a BI.

Acontece de tirar o pé do acelerador com o objetivo de usar o freio motor ao se aproximar de um sinal por exemplo o motor se manter suavemente acelerado como se ainda existisse uma pequena pressão no acelerador. Normalmente isto acontece de forma intermitente, por um tempo de no máximo 2 segundos e sempre depois desse tempo a viatura desacelera normalmente.

Minha BI tem um kit LDA instalado e anda com umas duas voltas a mais no débito.
Não acredito que tenha relação com o kit LDA, pois quando isso acontece o manômetro está marcando 0.

Alguém tem idéia do que seja?
Cabo do acelerador engripado?

eu chutaria primeiro o cabo, engripado, gasto, sei la se tem algum rolamento, sujeira, etc, depois olharia o final do cabo, ou seja, o mecanismo que se liga ao motor,as vezes a sujeira ali ta emperrando o bichinho e nao deixando voltar ao normal. Pode ser uma simples folga, ou da mola ou do proprio cabo...

soh olharia o kit, bi etc, em ultimo caso.

Nava
02/09/2010, 11:31
Veja o cabo, o pedal do acelarador e tb aquela mola na alavanca do acelerador na BI.

Se tudo tiver ok....desmanche a BI....

Deivid/silveira
02/09/2010, 11:49
Mas o pedal tranca?

SAPO-BOMBA
02/09/2010, 15:06
Eu pensei de imediato naquele "retorno" de combustível que fica nos bicos injetores, em alguns motores já vi isso e se alguém quiser confirmar pra gente, se o tal retorno estiver bloqueado, o combustível excedente acaba ficando pressurizado nos bicos e "acelerando" o motor...

Tem algo a ver? Será?

SERGIO AUGUSTO
02/09/2010, 17:11
Fala TylerNTL:
Os fatores que podem causar o problema citado, são estes que os companheiros falaram, se estes elementos(cabo, pedal do acelarador meio preso, molas de retorno fadigadas) estiverm ok, pode ser o came de controle de abertura do combustível na BI (aquele onde está ligado o cabo/mola de retorno) com folga, e ficar "emperrando" na volta( movimento de fechar o diesel). Por isso fique de olho no bombista, se for mexer na bomba, pra niguem "inventar" defeito demais na BI.
Quanto ao retorno do injetores, Sapo, acredito, não posso afirmar, que se entupirem/bloquearem, daria condição a aparecer vazamento, pois a pressão é alta, e com certeza romperia uma mangueira de retorno, vazaria nas arruelas de vedação ou coisa do tipo. O óleo vai pra este retorno, depois de ter "levantado" a agulha do injetor, que nas menores pressões, ocorre a uns 100 Bar.
Abraço
Sérgio

Walter L. L. Casitta
02/09/2010, 19:58
Pra min é a modificação feita na LDA...

Pequeno jr
02/09/2010, 23:48
Eu pensei de imediato naquele "retorno" de combustível que fica nos bicos injetores, em alguns motores já vi isso e se alguém quiser confirmar pra gente, se o tal retorno estiver bloqueado, o combustível excedente acaba ficando pressurizado nos bicos e "acelerando" o motor...

Tem algo a ver? Será?

Mas o retorno não faria ela ao desligar o motor ainda funcionando por alguns instantes??

Pequeno jr
02/09/2010, 23:50
Fala TylerNTL:
Os fatores que podem causar o problema citado, são estes que os companheiros falaram, se estes elementos(cabo, pedal do acelarador meio preso, molas de retorno fadigadas) estiverm ok, pode ser o came de controle de abertura do combustível na BI (aquele onde está ligado o cabo/mola de retorno) com folga, e ficar "emperrando" na volta( movimento de fechar o diesel). Por isso fique de olho no bombista, se for mexer na bomba, pra niguem "inventar" defeito demais na BI.
Quanto ao retorno do injetores, Sapo, acredito, não posso afirmar, que se entupirem/bloquearem, daria condição a aparecer vazamento, pois a pressão é alta, e com certeza romperia uma mangueira de retorno, vazaria nas arruelas de vedação ou coisa do tipo. O óleo vai pra este retorno, depois de ter "levantado" a agulha do injetor, que nas menores pressões, ocorre a uns 100 Bar.
Abraço
Sérgio

Se fosse ali de duas uma .. iria vazar combustível para tudo que é lado .. ou se chegasse combustível para queima, o motor ao desligar continuaria com mais alguns giros.

Pelo menos foi o que imaginei.

SAPO-BOMBA
03/09/2010, 01:11
Se fosse ali de duas uma .. iria vazar combustível para tudo que é lado .. ou se chegasse combustível para queima, o motor ao desligar continuaria com mais alguns giros.

Pelo menos foi o que imaginei.

Isso daí eu já vi num Troller 2.8 que levamos pra mexer uns anos atrás. Chegava a um ponto que o débito de combustível era muito alto, e o motor começava a acelerar sozinho, e se deixasse ia topar o conta-giros. :parede:

Na hora engatamos uma 5ª e soltamos a embreagem bem devagar ( com pé no freio e freio de mão puxado, obviamente ) até o carro estancar... :mrgreen:

SAPO-BOMBA
03/09/2010, 01:12
Tyler: Eu acho que o ideal seria voltar uns dois giros no regulador do mínimo, aquele em cima da cabeça da bomba injetora. Que na Ranger, fica praticamente embaixo do compressor de AC...

TylerNTL
03/09/2010, 20:24
O regulador do mínimo é aquela porca grande que fica no meio do diafragma?

Na instalação do kit LDA coloquei ela lá em baixo girando com uma chave de fenda grande.

A sugestão é voltar ela 720º?

Pequeno jr
05/09/2010, 12:27
O regulador do mínimo é aquela porca grande que fica no meio do diafragma?

Na instalação do kit LDA coloquei ela lá em baixo girando com uma chave de fenda grande.

A sugestão é voltar ela 720º?

É esse o parafuso.

Volta meio giro e vai fazendo testes.

eduardo1968
05/09/2010, 23:43
Thelmo
Quando instalei o kit Super Lda, anotei a posição original e registrei num lembrete, guardado junto com a mola e os parafusos originais da LDA da BI da minha ranger.
Nesse lembrete anotei que na catraca e no diafragma foram 2,5 voltas.
Espero que ajude, pois também acho que esse sintoma na sua ranger vem de alguma coisa errada ao instalar o kit, já que vc não notou diferença no desempenho depois da instalação.
Eduardo

Pequeno jr
06/09/2010, 12:20
Thelmo
Quando instalei o kit Super Lda, anotei a posição original e registrei num lembrete, guardado junto com a mola e os parafusos originais da LDA da BI da minha ranger.
Nesse lembrete anotei que na catraca e no diafragma foram 2,5 voltas.
Espero que ajude, pois também acho que esse sintoma na sua ranger vem de alguma coisa errada ao instalar o kit, já que vc não notou diferença no desempenho depois da instalação.
Eduardo

A minha foi uma luta para fazer a regulagem ... está o cometário lá no topico do Kit.

TylerNTL
06/09/2010, 21:37
É esse o parafuso.

Volta meio giro e vai fazendo testes.

Antes de fazer este ajuste verifique que o que acontece é que ao desacelerar ela eventualmente fica "presa" em 2krpm.

Quando instalei o Super LDA girei essa porca até o final.
Hoje a tarde voltei ela apenas 180º.
A desaceleração ficou um pouco melhor, mas ainda dá para perceber que ela demora um pouco mais ao redor dos 2krpm.

TylerNTL
07/09/2010, 13:56
Nesse vídeo ela estou apenas acelerando em ponto morto. Dá para perceber que ela dá uma embolada quando passa pelos 2000 RPM.

Quando em marcha ao tentar usar o freio motor em uma via plana ou em leve declive ela teima em segurar o giro em 2000 RPM.

http://img814.imageshack.us/img814/3226/mov01425.mp4

O que é mesmo que a porca no meio da LDA faz?
Continuo tentando ajustar ela?

Troller-a-vista
07/09/2010, 14:35
Nesse vídeo ela estou apenas acelerando em ponto morto. Dá para perceber que ela dá uma embolada quando passa pelos 2000 RPM.

Quando em marcha ao tentar usar o freio motor em uma via plana ou em leve declive ela teima em segurar o giro em 2000 RPM.

http://img814.imageshack.us/img814/3226/mov01425.mp4

O que é mesmo que a porca no meio da LDA faz?
Continuo tentando ajustar ela?

hmm da pra claramente que nos 2mil rpm tem algo pegando ai ... q zica..

mas me impressionou mesmo é ...

WTF akele allien grudado com cola esparramado na frente do velocimentro??

TylerNTL
07/09/2010, 15:52
hmm da pra claramente que nos 2mil rpm tem algo pegando ai ... q zica..

mas me impressionou mesmo é ...

WTF akele allien grudado com cola esparramado na frente do velocimentro??

É o melhor suporte de GPS que existe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132049&d=1218401375

Troller-a-vista
07/09/2010, 15:56
É o melhor suporte de GPS que existe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=132049&d=1218401375

discreto !! atrapalha alguma coisa fora saber qual velocidade acima do limite vc esta ? heeh

TylerNTL
07/09/2010, 16:13
Cobre a faixa acima de 130, a tensão na bateria (que não serve para nada) e a pressão de óleo.

Dificilmente ando nesta velocidade e mesmo assim só em quinta marcha e aí sei exatamente onde o ponteiro do km/h vai estar em função do RPM.

Já fiz diversas experiências e gostei muito deste lugar.

Na última experiência comprei um suporte de vidro menorzinho que o original, ficou muito bom fixado na parte superior do pára-brisas. Mas em uma voltinha na periferia vi como seria fácil um malandro meter a mão e tomar ele só por ruindade.

eduardo1968
07/09/2010, 21:35
Thelmo
Não é preciso ser médico pra dizer que a tua ranger tá com hipertensão.:grin:
O ponteiro do rpm faz o mesmo movimento de um medidor de pressão num hipertenso. Pressão de 20por10 é infarto na certa.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeiras a parte, tá parecendo que tem alguma coisa trancando a mola do LDA aos 2000 rpm. Engraçado que é perto deste ponto que a turbina é acionada.
Vou te dar uma sugestão: contacte com o Kiko q ele pode te dar uma luz pra resolver esse problema.

Abs

Eduardo

TylerNTL
12/09/2010, 20:17
Fiz contato com o Kiko e ele sugeriu diminuir um pouco do débito e ver como se comporta.
Voltei 1/4 de volta o débito (sujando só um pouco as mãos pq o motor da minha viatura é limpo!).

Segue a cobra morta:
http://img828.imageshack.us/img828/4374/video000.mp4

Troller-a-vista
12/09/2010, 21:33
nossa bob marley num domingao .... depois de ver o brega camargo de camisa rosa hiper chóóóquei e terno XADREZ ... é o mundo desabando ehhehehe

pra mim zerou o problema ou impressao minha?

Deivid/silveira
12/09/2010, 23:29
Cara será que a mola não está cansada?
Claro que tu colocou a mola do Kit né?

Deivid/silveira
12/09/2010, 23:41
Pelo que vi no ultimo video, está tudo resolvido.

beleza.

TylerNTL
13/09/2010, 06:48
Cara será que a mola não está cansada?
Claro que tu colocou a mola do Kit né?

Coloquei a mola do kit.

Sim, zerou o problema.

eduardo1968
13/09/2010, 07:03
Qual regulagem ficou no débito da BI?
O problema foi resolvido, mas acho que vc poderia pedir uma mola nova pro Kiko.
Eduardo

TylerNTL
13/09/2010, 19:04
Qual regulagem ficou no débito da BI?
O problema foi resolvido, mas acho que vc poderia pedir uma mola nova pro Kiko.
Eduardo

Ficou com 1,75 voltas.

TylerNTL
17/09/2010, 20:25
Alguém tem dicas de ferramentas otimizadas para mexer no débito da BI?

Estou usando um soquete 6mm para mexer no débito que serve perfeitamente, mas não encontrei um modelo de chave 13mm bom para mexer na contra-porca.

Até agora acho que o ideal seria uma chave fresada onde a cabeça fique em um plano mais profundo e com um cabo menor.