Conectar

Ver Versão Completa : PASTILHA que parece bala

guilhermeabreu
25/03/2005, 13:56
AÊ PESSOAL

É impressionante como foram consumidas tão rápidas as pastilhas de freio trazeiro do meu CORAÇÃO VALENTE .

Como vcs já sabem , acabei de colocar em condições de andar meu CORAÇÃO VALENTE , e fiz 2 trilhas que estão relatadas fotos aqui no fórum , rodei no total uns 1000 Km ,sendo que uns 300 Km em trilhas e o restante em asfalto .

PRONTO : JÁ SE FORAM AS MINHAS PASTILHAS NOVAS EM FOLHA PRO SACO . ESTÃO FERRO COM FERRO .

""INCRÍVEL , MAIS PARECEM COM BALAS QUE A GENTE CHUPA E LOGO ACABAM .""

ALERTA PARA QUEM QUER COLOCAR FREIO A DISCO NA TRAZEIRA E IR PARA AS TRILHAS ENLAMEADAS . SÃO 2 TRILHAS E UM JOGO NOVO DE PASTILHAS .

Comentando com CEZINHA que fez as adaptações , ele comentou que no JIPE que ele fez pra INDOOR foi ísto mesmo , 2 INDOOR e as pastilhas do freio trazeiro foram pro saco.

Comentaram comigo , que ísto ocorreu pq usei pastilhas sem amianto , e que se usar pastilha com amianto irá durar mais , QUE RETROCESSO EM ? Será que é isto mesmo?

Eduardo Velo
25/03/2005, 14:42
Guilherme , freio a disco na tras. come mais que na diant. sim .
Uma solução é parar no prim. posto na saída da trilha e bater água , camapana é até pior pq tem que tirar a roda , mas gasta bem tbm qdo pega muita lama ...

[]s...

Luca
25/03/2005, 21:37
Guilherme,
Pergunta que num quer calar: de que carro são os discos que teu jipe tá usando? Num acredito que seja somente lama, pois faço trail de moto, e o disco da magrela fica totalmente exposto ao barro e areia, e as pastilhas duram "muchos" kilometros.
Por acaso seu jipe não está com conjunto pinça+disco de Kombi, feito prá pneus 27" e vc tá usando 33"? Aumenta o diâmetro do pneu, aumenta o momento torsor, o "breque" tem que brecar mais. Posso tar falando uma p.. besteira.

Edu, "disconcordo" :D que pastilha traseira gaste mais que dianteira. Carro com disco nas quatro, original de fábrica, gasta tudo por igual.

[]´s

Eduardo Velo
25/03/2005, 21:53
Luca , não tem freio a disco na tras. do meu engesa , mas os colegas que usam disco na tras. dos jipes , trocam mais as pastilhas tras. que as diant. , por isso fiz esse comentário .
Acho tbm que deveria gastar por igual ...
Por falar nisso , qual carro sai disco nas 4 de fábrica , nacional ???

O que posso falar é que a cada 2 x que mexo nos freios tras. (lona/Campana) mexo 1 vez nos diant. (disco/pastilha) do meu Engesa .

Luca
25/03/2005, 22:26
Edú,
Nãointendonadadetrilhadejipe. Ainda. Sei que cê é mestre. Mas não acho razoável o desgaste acentuado do conjunto traseiro, a não ser por problema de projeto. Se não há componentes adequados, usa-se o que tem. Sei lá, Caravan, Kombi, Tempra. Provavelmente, vai servir, mas alguma falha de desempenho vai ter. Paciência. É o que tem, vamos usar. Acho que eu vou ter que fazer isso, ou seja, usar freio de Caravan, no meu Encrenca. Mas pelo que vc e o Guilherme escreveram, já tou imaginado que vou ter que dar manutençao constante.
Cê tem razão, carro grande ou pesado, com disco nas quatro, nacional, só lembro do Omega. Consigo me lembrar destes médio-pequenos, que não são bons cedentes de coponentes para veículos pesados como jipe: Tempra, Kadett, Golf, Caravan, Gol GTI, Astra, Alfa 2.300, Vectra. Tô fú :(

Abração

guilhermeabreu
26/03/2005, 00:47
LUCA

Eu usei os discos da TOYOTA BANDEIRANTE na frente com as pinças da TOY mesmo ,ORIGINAIS . Já na trazeira usei os discos ORIGINAIS do ENGESA , que vem na frente dos ENGESAS , só que coloquei na trazeira , e usei as pinças da CARAVAN.

Como vc mesmo diz , que os automóveis que veem com freio a disco na trazeira o desgaste é +- igual ao da dianteira , é isso mesmo , todos sabemos disto . SÓ QUE OS AUTOMÓVEIS NÃO FAZEM TRILHAS .

O QUE FAZ AS PASTILHAS DERRETEREM MUITO RÁPIDO , É A LAMA QUE FUNCIONA COMO UM ESMERIU .

Não concordo que ao sair da trilha passar no posto pra lavar irá diminuir o desgaste , pq o desgaste ocorre exatamente qdo vc está na LAMA . Qdo saimos da lama , entre o disco e a pastilha já não tem mais lama , pq qdo vc freia logo após sair da lama , a pastilha já limpa a lama que existe alí naquele espaço . Só fica sobrando lama por fora da pinça , e o estrago já foi feito.

Luiz Claudio
26/03/2005, 01:19
Como vc mesmo diz , que os automóveis que veem com freio a disco na trazeira o desgaste é +- igual ao da dianteira , é isso mesmo , todos sabemos disto . SÓ QUE OS AUTOMÓVEIS NÃO FAZEM TRILHAS .

O QUE FAZ AS PASTILHAS DERRETEREM MUITO RÁPIDO , É A LAMA QUE FUNCIONA COMO UM ESMERIU .

Guilherme,

Mesmo fazendo trilha com muita lama, o desgaste das pastilhas traseiras não deveria ser igual ao desgaste das pastilhas dianteiras???

No meu modo de pensar, tanto o sistema de freio dianteiro como o traseiro ficam expostos a mesma lama e, consequentemente, o desgaste deveria ser igual... Ou não???

[]'s...

Eduardo Velo
26/03/2005, 01:32
Não concordo que ao sair da trilha passar no posto pra lavar irá diminuir o desgaste , pq o desgaste ocorre exatamente qdo vc está na LAMA . Qdo saimos da lama , entre o disco e a pastilha já não tem mais lama , pq qdo vc freia logo após sair da lama , a pastilha já limpa a lama que existe alí naquele espaço . Só fica sobrando lama por fora da pinça , e o estrago já foi feito.

É quase isso , se tiver tempo seco tudo bem , mas se estiver chovendo e vc vai pegando poças d´água a lama que fica em torno do disco/pinça continua trabalhando ...

Eduardo Merege
26/03/2005, 09:54
Xará,
Este desgaste num poderia c dar pela falta ou ineficiencia das valvulas reguladoras de pressão?

[]'s

lobo_de_nibu
26/03/2005, 12:34
:D Ola Colegas Engeseiros...

Quanto ao problema com os freios a disco na trazeira ja pensou que pode ser por a pinça não ser dimensionada pra o trabalho que vai fazer??? A pastilha pode gastar mais quando o barro entra entre ela e o disco, ela tem que trabalhar junto ao disco com uma distancia minina, se a pinça não foi dimencionada pro disco ela trabalha meio longe do mesmo, e se o disco tiver desgaste novamente ela vai ficar afastada dele enquanto não é acionada.
Carro nacional com disco nas quatro pra barro so o troller, e temos que lembrar que o disco tem aquele espelho(chapa de proteção) do lado do eixo, para não entrar tanto barro nele.
Gastar, carro de trilha vai gastar tudo mais do que um que não faz, mas tambem não é tanto assim.

Eduardo Velo
26/03/2005, 23:28
:Gastar, carro de trilha vai gastar tudo mais do que um que não faz, mas tambem não é tanto assim.

Isso mesmo ... , não vai gastar tanto assim não , embora os tras. costumam gastar um pouco mais que os diant. ...

Guilherme , como está o ajuste do freio de mão ???
As pastilhas pegam por inteiro no disco ??
As pinças estão retornando normalmente ???

[]s...

guilhermeabreu
27/03/2005, 21:42
LUIS CLAUDIO

Realmente por onde passa as rodas da frente ,as de trás tb passam.

Só que tem um pequeno detalhe , as pinças da frente são da TOY BAND. já viu o tamanho das pastilhas delas ? e as pinças trazeiras são da CARAVAN , já viu o tamanho das pastilhas delas ? AS PASTILHAS DA FRENTE É MAIS QUE O DOBRO DE TAMANHO QUE AS DE TRÁS , acredito que está aí o MOTIVO destas pastilhas trazeiras acabarem tão rápidas .

EDUVELO

O ajuste do freio de mão está show
As pastilhas pegam por inteiro no disco sim
as pinças estão retornando sim , pois o JIPE fica soltinho em ponto morto.

OUTRA COISA QUE FALARAM AQUI : O CARRO NACIONAL QUE TEM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS É O TROLLER . E por incrível que possa parecer , nfds aqui em CAMPOS houve a 1º etapa do RALLY CROSS COUNTRY BRASILEIRO , e lá vi o TROLLER modificado do LUCIANO vice campeão de 2003 na categoria PROTÓTIPO .
E aí olhei por baixo e vi o freio a disco trazeiro original do TROLLER . É um puta de um disco , o do ENGESA dianteiro deve ter +- uns 12 mm de espessura , concordam? Foi o que eu coloquei na trazeira do meu . E o disco trazeiro do TROLLER é um jamanta , a olho nu sem medir , deve ter +- uns 20 mm de espessura e a pinça +- do mesmo tamanho da TOY BAND dianteira.

O LUCIANO , muito atencioso me deu o email dele e 2º feira peço a ele para me mandar as especificações deste conjuto DISCO/PINÇA TRAZEIRA DO ORIGINAL DO TROLLER.

CONCLUINDO: Como outros já haviam comentado aqui , este meu conjunto está SUBDIMENCIONADO para meu CORAÇÃO VALENTE .
DEVEREI NUM FUTURO LONGINQUO TROCAR PARA ESTE CONJUNTO DO TROLLER

E SERVE DE ALERTA PARA AQUELES QUE QUEREM COLOCAR FREIO A DISCO A TRÁS ENÃO VACILAR COMO EU . EU SERVI DE COBAIA PRA MIM MESMO . E DEPOIS DE LER AQUI NESTE FORUM QUE ESTE CONJUNTO QUE COLOQUEI FICARIA BOM .

FICAR BOM FICOU , O JIPE FREIA MARAVILHOSAMENTE NUM SIMPLES TOQUE NO PEDAL , MAS COM UM CUSTO MUITO ALTO PQ AS PASTILHAS GASTAM MUITO RÁPIDO . FICOU MEU EXEMPLO E A MINHA DICA : COLOQUE CONJUNTO ORIGINAL DO TROLLER .

UM ABRAÇO A TODOS DECULPE PELA EXTENSÃO

Eduardo Velo
27/03/2005, 22:41
Guilherme , será que 2 pinças resolveria o problema ??? ou o disco tb teria que ser mexido ???

Esse Luciano é o Luciano Melo ?? dono da Solucionática no RJ ??
Fiz curso de diferencial na Dana com ele , o cara é Sangue Bom ...

Qto custa o disco e pastilha do troller ??? é exclusivo do troller ???

[]s...

guilherme junior
28/03/2005, 00:46
Eduardo

É ele mesmo, o Luciano Mello dono da Solucionática, que corre pela empresa dele com um troller modificado no RALLY CROSS COUNTRY que teve a etapa nacional nesse final de semana aqui em Campos-RJ.

Abraço

Luca
28/03/2005, 13:25
Aumenta o diâmetro do pneu, aumenta o momento...

... meu conjunto está SUBDIMENCIONADO para meu CORAÇÃO VALENTE .
É isso aí, Guilherme. O pneu da Caravan tem diâmetro de 24'. Portanto conjunto pinça+disco é prá essa alavanca. Bota um pneuzão , e o esforço será muito maior. Tem que gastar, mesmo. Penso que não é por causa da lama e da areia.
[]´s

guilhermeabreu
28/03/2005, 13:42
EDUVELO

EDU colocar 2 pinças , acredito que estariamos tentando acertar por TENTATIVA .

SABENDO que já tem um JIPE nacional já testado e aprovado o seu conjunto de freio trazeiro ,pq não o utilizá-lo ,que é o conjunto do TROLLER . Acredito que seja específico só do TROLLER . A TROLLER tem esta mania , para que os outros não os copiem , ficando estas peças muito caras por não acharmos no mercado paralelo. e o TROLLER é um JIPE compatível com o nosso ENGESÃO .

ABRAÇOS

guilhermeabreu
15/05/2005, 11:36
MAIS LENHA NA FOGUEIRA

Desde que instalei os freios a disco no CORAÇÃO VALENTE , osbservava um detalhe esquisito , o FREIO ficou ÓTIMO , só que uma vez por mes tinha que colocar mais óleo , pois ele sumia , e qdo eu acionava o pedal de freio , parecia que tinha um calo , ficava duro até passar por este calo , e logo apos freiava estupidamente , incomodando qq um , pois não freiava progressivamente .

Até que resolvi desvedar este mistério. Como já queria trocar o cilindro mestre que estava zerado que eu mesmo coloquei do opala , e o hidrovácuo era do gol ,e como tinha colocado os discos dianteiro da TOYOTA BANDEIRANTE .
Comprei o cilindro mestre e o hidrovácuo ORIGINAL DA TOY 86 para tras , que tem o mesmo diametro do hidrovácuo do gol , foi preciso só soldar a aste ,pq a da TOY é mais curta e colocar no lugar .

AGORA , ESTOU COM O CONJUNTO COMPLETO DA TOY NO FRIO DIANTEIRO . O DEFEITO DO CALO ERA DO HIDROVÁCUO .

AGORA , UM PEQUENO ESFORÇO VC ARRASTA AS 4 RODAS DO BICHÃO , MESMO COM PNEUS 33"

Com relação a pinça que parece balas como havia relatado .Mais uma lenha na fogueira . Qdo fiz esta troca de cilindro mestre e hidrovácuo ? Observei que só a pinça trazeira do lado do motorista havia acbado e ter feito um grande desgaste no disco que eram zerado , e que o disco do lado trazeiro direito estava perfeito.

O EDUVELO havia me perguntado se na adaptação as pastilhas voltavam após usar o freio . e disse que sim ,mas acho que ele tem razão.

Como comprei pinças no ferro velho e comprei de uma CARAVAN 91 ,deveriam estar bem desgastadas , pois estive aí em SAMPA pelo falecimento de meu PAI , e fui no ENGESA , e o mesmo freio trazeiro esquerdo começou a freiar sozinho quase travando a roda , em plena MARGINAL DO TIETÊ as 20Hs , já viu né . Por incrível que pareça ela destravou sózinha , acho que foi a mãozinha de meu PAI.

ACREDITO ENTÃO QUE ESTE DESGASTE PREMATURO DA PASTILHA E DO DISCO TRAZEIRO ESQUERDO FOI DECORRENTE A DEFEITO NA PINÇA. MESMO ACHANDO QUE O TAMANHO DO DISCO E PINÇA DO TROLLER SÃO MAIS APROPRIADOS , OU MELHOR DIMENSIONADOS .