Ver Versão Completa : Durabilidade dos amortecedores da TR4
Gui Marques
01/09/2010, 13:41
Alguem aí tem algum registro/experiência sobre a durabilidade dos amortecedores originais da TR4 ?
A minha ano 05 está com 98.000km. Meu uso envolve rotina diária em asfalto, porém com viagens eventuais em trabalho de campo por estradas de terra bem ruins (a última foi pra Coronel Murta em MG, com alguns trechos bem ruins mesmo).
Embora naquele teste estático de balançar o veículo e checar o funcionamento do amortecedor nao de para detectar nenhum problema, aas vezes percebo um movimento lateral um pouco brusco em curvas no asfalto seco entre 100 e 110km/h, quando pego algum buraco bem no meio da curva.
Alguém trocou o amortecedor com km próxima a 100k e notou diferença ?
Direto na MIT eu troco os 4 por pouco menos de 600 reais (fora mao de obra).
Gui Marques
Recém troquei os da minha com 102k
Embora os originais não parecessem ruins, após a troca dá p sentir que o carro ficou + firme
minha 05 troquei os dianteiros com 55k e os traseiros ainda não. Hoje com 67k.
Cara, a minha 05/06 esta agora com 126k e ate hoje nao troquei. Da pra sentir o carro meio bobo e vou troca-los pois notei um pequeno vazamento nos dianteiros (achei esse topico procurando qual rancho cabe) mas ja vi pessoas aqui trocando-os com 40k. A nao ser que vc faca trilhas muito pesadas, o minimo pra um amortecedor decente durar e de 80k.
Ivan Queiroz
15/07/2011, 11:12
A minha 08/09 com 40mil os dianteiros começaram a vazar. E só rodo em asfalto, nada de brincadeiras mais fortes.
O balança lateral muito provavelmente deve-se às buchas das barras estabilizadoras trazeiras. Na minha troquei e esse balanço em curva em velocidade mais alta parou.
Vitor
Paulo Sergio V. muller
15/07/2011, 19:15
Minha foi trocado com 87.000 km ta firme ainda tem 104,000km agora
antoniogeo
15/07/2011, 21:42
as vezes percebo um movimento lateral um pouco brusco em curvas no asfalto seco entre 100 e 110km/h, quando pego algum buraco bem no meio da curva.
Olá Gui,
Minha TR4 é 05 e ainda nãotroquei os amortecedores.... engraçado é que tambémtenho estes mesmos sintomas no carro, inclusive fazendo curvas em estrada de terra... se tiver um buraco na curva e eu passar nele, sinto este movimento lateral....
Será que são os amortecedores???
Pesquisando no fórum, encontrei este tópico que, mesmo sendo um pouco antigo, traz um assunto interessante.
Levarei a viatura pra revisão amanhã. Tenho sentido uma pequena transmissão da vibração das irregularidades do piso ao volante de direção. No entanto, o veículo é estável nas curvas. Isso poderia ser algum sintoma de amortecedores cansados? Está com 64k km e é ano 2009.
Queria tirar esta dúvida antes de ouvir alguma sugestão da concessionária.
Qual seria um preço justo?
Abraço
O pessoal da concessionária disse que os amortecedores estão bons e as borrachas também. A calibragem se encontra em 26 libras. Mesmo assim, parece que as vibrações menores passam pra direção.
Trafegar em paralelepípedos é tranquilo. As depressões maiores também não são muito sentidas e o carro é estável nas curvas. Somente as vibrações pequenas é que são sentidas no volante. Alguém se habilita em tirar essa dúvida que tenho? Será que são os amortecedores que estão apresentando sinais de fadiga ou poderia ser algum componente da direção?
Sem Loção
15/06/2012, 21:16
Senhores, um detalhe...
As TR4 dos anos que estamos falando, 04, 05, 06 (a minha se inclui) NÃO POSSUEM barra estabilizadora traseira, apenas a dianteira. Sem ela, mesmo com bons amortecedores, o carro é "bambo" mesmo.
A minha 2006 hoje devido ao lift está inclusive sem a barra estabilizadora dianteira... parece um veleiro de tanto que balança...KKKK mas foi opção minha pra ganhar curso de suspensão.
POrém, mesmo antes do lift, era bem mais "bamba" que a minha 2011, que tem as barras dianteira e traseiras. OS amortecedores que eu troquei pra fazer o lift estão guardados, segundo o mecânico ainda servem um pouco, tirei com 75.000km originais. MAs realmente notei mais "firmeza" com os amortecedores novos....
Olá, Sem loção.
Agora há pouco eu estava pensando e me ocorreu o seguinte: poderiam as buchas do amortecedor estar gastas e provocar isso? Digo isso porque somente as vibrações pequenas são transmitidas para a direção.
Bom, se eu resolver comprar amortecedores novos, há alguma indicação?
Abraços
Sem Loção
15/06/2012, 21:48
Olá, Sem loção.
Agora há pouco eu estava pensando e me ocorreu o seguinte: poderiam as buchas do amortecedor estar gastas e provocar isso? Digo isso porque somente as vibrações pequenas são transmitidas para a direção.
Bom, se eu resolver comprar amortecedores novos, há alguma indicação?
Abraços
Olá, conterrâneo... ehehhe ...morei muito tempo em Jdí.... ainda tenho uma turma muito boa de amigos aí... ;)
Estas vibrações são em linha reta ou em curva também? Aumentam com a velocidade ou são constantes? Há "folga" na direção quando se manobra? Vc sente "batidas" qunado anda por terrenos irregulares (tipo barulho de coisa solta...hehehe)
Realmente são muitas causas possíveis... 46mil km eu não esperaria amortecedores "gastos" a não ser que o uso seja MUITO intenso em estradas de terra...
.... pequenas vibrações, eu procuraria primeiro balanceamento e abaulamentos nos pneus. Às vezes o desgaste irregular deixa o pneu "torto". Depois iria nos terminais de direção e suportes/balanças inferiores da torre de amortecedor dianteiro.... coxim com rolamento dos amortecedores (apoio superior do amortecedor)...
Dê mais umas pistas pra gente poder "parpitar"....hehehe
abs!
Morou aqui? Então vc conhece a região.
Eu não moro especificamente em Jundiaí, mas o povo sempre pergunta e eu digo que moro em Jarinu. Daí vem aquela 'situação' de quem quer perguntar: 'Fica longe? Nunca ouvi falar'. Assim, eu preferi colocar Jundiaí pro pessoal já saber onde fica hahaha. Afinal é do lado mesmo...
Bom, não se trata exatamente de vibrações que cheguem a incomodar. É mais ou menos como a sensação de estar com os pneus muito cheios... aquela sensação de sentir as pedrinhas, mas sem sentir, por exemplo, uma via de paralelepípedos.
Ocorrem tanto em linha reta como nas curvas, mas sempre em vias de terra. Não aumentam com a velocidade, até diminuem. A direção está bem justa tanto em retas como nas manobras, sem folgas e às vezes eu ouço um 'TOC' 'TOC' ao passar devagar sobre pedras pequenas.
Se eu sinto "batidas" quando ando por terrenos irregulares (tipo barulho de coisa solta)??? SIM, mas sempre em baixa velocidade.
Segundo relatos de quem me vendeu, o antigo dono fazia o percurso quase esclusivamente em asfalto. Já conferi o carro por baixo e não há nenhum sinal de trilhas ou amassados.
Nesta semana eu fui conferir balanceamento e alinhamento e estão OK. Os pneus são novos.
Vou seguir o seu conselho e pedir pra verificarem os terminais e suportes dos amortecedores dianteiros.
Talvez eu é que esteja sendo muito meticuloso e vendo problema que ainda está bem no início. Acontece que consertando no começo, talvez me faça economizar em coisas que podem ser poupadas no desgaste.
Em todo caso, vou pedir pra verificarem os ítens que vc relacionou.
Abraço
Sem Loção
16/06/2012, 10:29
Morou aqui? Então vc conhece a região.
Eu não moro especificamente em Jundiaí, mas o povo sempre pergunta e eu digo que moro em Jarinu. Daí vem aquela 'situação' de quem quer perguntar: 'Fica longe? Nunca ouvi falar'. Assim, eu preferi colocar Jundiaí pro pessoal já saber onde fica hahaha. Afinal é do lado mesmo...
Bom, não se trata exatamente de vibrações que cheguem a incomodar. É mais ou menos como a sensação de estar com os pneus muito cheios... aquela sensação de sentir as pedrinhas, mas sem sentir, por exemplo, uma via de paralelepípedos.
Ocorrem tanto em linha reta como nas curvas, mas sempre em vias de terra. Não aumentam com a velocidade, até diminuem. A direção está bem justa tanto em retas como nas manobras, sem folgas e às vezes eu ouço um 'TOC' 'TOC' ao passar devagar sobre pedras pequenas.
Se eu sinto "batidas" quando ando por terrenos irregulares (tipo barulho de coisa solta)??? SIM, mas sempre em baixa velocidade.
Segundo relatos de quem me vendeu, o antigo dono fazia o percurso quase esclusivamente em asfalto. Já conferi o carro por baixo e não há nenhum sinal de trilhas ou amassados.
Nesta semana eu fui conferir balanceamento e alinhamento e estão OK. Os pneus são novos.
Vou seguir o seu conselho e pedir pra verificarem os terminais e suportes dos amortecedores dianteiros.
Talvez eu é que esteja sendo muito meticuloso e vendo problema que ainda está bem no início. Acontece que consertando no começo, talvez me faça economizar em coisas que podem ser poupadas no desgaste.
Em todo caso, vou pedir pra verificarem os ítens que vc relacionou.
Abraço
Eita Jarinu... conheço bem... tenho um grande amigo que é de Jarinu.... hehehe, hoje mora em Jundiaí, que faz parte na verdade da "Grande Jarinu".... ;)
Depois posta o que acho então e vamos conversando!
abs!