PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Samuca



Eduardo Souza
19/03/2003, 13:43
Hello, pessoall!

Americano é maluco, mesmo!
Essa manhã estava zapeando alguns sites via Google, procurando algumas dicas de suspensão helicoidal para o Samuca. Queria que vocês - em especial o mestre Bill - vissem o que eu encontrei no Rocky Road ( http://www.rocky-road.com/coil.html).
Estou colocando algumas fotos que puxei de lá pra vcs verem o tamanho da encrenca.

Abraços,

Eduardo

billj
19/03/2003, 16:53
Aqui vai muuuuuuiiiiiiiiiiiiiiito mais loucura americana......... 8)


http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?s=&threadid=102282

Abraços,

Dalger
12/11/2003, 00:14
Bem pessoal. Sou novo neste forum, mas aficcionado por trilhas. Eu comprei um samuka, 93, e estou querendo trocar a suspensão de feiche de mola por helicoidal. Alguem pode me dar uma luz em que tipo de mola usar???
Meu Samuka esta com calços de 2" para levantar a lataria e utiliza rodas 16" com pneus Yokohama 265 MT.
Acontece que aqui em Goiânia, gostamos de subir em pedra, e a suspensão com feiche não trabalha bem.

Agradeço pela atenção.

Dalger Jr.

billj
12/11/2003, 09:58
Bem pessoal. Sou novo neste forum, mas aficcionado por trilhas. Eu comprei um samuka, 93, e estou querendo trocar a suspensão de feiche de mola por helicoidal. Alguem pode me dar uma luz em que tipo de mola usar???
Meu Samuka esta com calços de 2" para levantar a lataria e utiliza rodas 16" com pneus Yokohama 265 MT.
Acontece que aqui em Goiânia, gostamos de subir em pedra, e a suspensão com feiche não trabalha bem.

Agradeço pela atenção.

Dalger Jr.

Se quiser trocar a suspensão inteira de feixe para helicoidal, espero que tenha bastante experiência teórica e prática para tal. Não é coisa para amador, não. Envolve um monte de cálculos para acertar a geometria. Se você não souber a significado de "roll center" e "anti squat", por exemplo, vai caçar uma puta encrenca.......

FWIW, uma suspensão feixe bem projetada pode trabalhar muito bem, sim.......

Agora, se você realmente quer uma suspensão heliciodal, "já mastigada", a minha está a venda, completíssima.

- eixos (Dana 30)
- bloqueios (ARB na frente, soldado atrás)
- braços (tudo em inox)
- barras (inox também)
- molas


R$ 5.000 como kit ou R$ 6.000 instalada

Motivo da venda:

Vou meter eixos maiores........

regis
14/11/2003, 15:47
Bem pessoal. Sou novo neste forum, mas aficcionado por trilhas. Eu comprei um samuka, 93, e estou querendo trocar a suspensão de feiche de mola por helicoidal. Alguem pode me dar uma luz em que tipo de mola usar???
Meu Samuka esta com calços de 2" para levantar a lataria e utiliza rodas 16" com pneus Yokohama 265 MT.
Acontece que aqui em Goiânia, gostamos de subir em pedra, e a suspensão com feiche não trabalha bem.

Agradeço pela atenção.

Dalger Jr.

Dalger,

Voce tem certeza que a suspensao de feixe nao trabalha bem? Entra no www.suzukioffroad.com.br - procura pelos jipes dos amigos e da uma olhada no IGNO (Samuca do Regis) subindo na rampa e ve se ele nao trabalha muito....

Caso vc queira montar algo helicoidal eh bastante complicado, e depende muito da sua utilizacao e conhecimento...

Se vc acha que vai montar uma suspensao helicoidal pra ser boa na rua e otima na trilha (pedras) esquece... pois vai ser um lixo na rua.. assim como uma boa suspensao de feixe na rua tambem vai ser um lixo.

Da pra colocar a suspensao do Bill, que eh bem projetada e funciona muito bem, mas mesmo assim se prepara pra fazer reforcos no chassi e acertar adaptacoes, pois o samuca dele eh 98 e ja era helicoidal de fabrica...

O trabalho nao eh facil, mesmo com um kit ja pronto.. mas estamos aqui pra ajudar

Abracos

14/11/2003, 17:43
Bem pessoal. Sou novo neste forum, mas aficcionado por trilhas. Eu comprei um samuka, 93, e estou querendo trocar a suspensão de feiche de mola por helicoidal. Alguem pode me dar uma luz em que tipo de mola usar???
Meu Samuka esta com calços de 2" para levantar a lataria e utiliza rodas 16" com pneus Yokohama 265 MT.
Acontece que aqui em Goiânia, gostamos de subir em pedra, e a suspensão com feiche não trabalha bem.

Agradeço pela atenção.

Dalger Jr.

Voce precisa de torção e o Samurai feixe ja da pra trabalahr muito bem. Faça SPOA (use o search do forum) e tire esse bodylift, arranque fora a barra estabilizadora, coloque molas planas, compre o kit de redução do X para ajustar a relação de marchas ao tamanho do pneu e tambem aumentando ainda mais a redução da LOW e pronto, voce vai ter um Rock Crawler muito dificil de ser acompanhado por qualquer outro carro. Isso tudo voce ira gastar uns R$ 2.500,00 no máximo.

Creio que o IGNO seja SPOADO e esse é o principal motivo de sua suspensão ser boa como aquelas fotos acusaram.

regis
14/11/2003, 17:47
Creio que o IGNO seja SPOADO e esse é o principal motivo de sua suspensão ser boa como aquelas fotos acusaram.

SPOADO, Molas maiores, jumelos maiores e amortecedores maiores

Abracos

guimsn
18/11/2003, 15:51
Regis!!!

Só algumas curiosidades... Qto deu o Igno na rampa de RTI??? E se puderem me informar tb qto deu o Spider, agradeço!

Meu Samuca, quando ainda era do markito deu algo em torno de 730...

[ ]s

regis
18/11/2003, 15:55
Regis!!!

Só algumas curiosidades... Qto deu o Igno na rampa de RTI??? E se puderem me informar tb qto deu o Spider, agradeço!

Meu Samuca, quando ainda era do markito deu algo em torno de 730...

[ ]s

O IGNO deu 1103

Ainda vai ter um pouco mais pra vir quando eu voltar aqui dos EUA :twisted:

Abracos

18/11/2003, 16:06
Alem do que falei tem uns jumelos articulados na Rc4x4 (www.rc4x4.com.br) que vao aumentar bastante esse índice, mas só é recomendado para quem vai com 'calma' no acelerador. Se eu fizesse somente trilhas, provavelmente pegaria um jogo desses.

O Samuca do Ramiro (Velotroll) com SPOA e feixe traseiro na frente, e feixe traseiro de CJ na traseira (acho que é isso) deu 1.200 na RTI.

Dalger
18/11/2003, 20:35
Realmente acho mais simples a utilização de feixe de molas na suspensão, mas a minha faz muito barulho, talvez pelo calço de "teknil", não sei ainda. Vou ler as mensagens sobre suspenção para ficar mais bem informado.
A questão que me incomoda, é que os jumelos acabam com o angulo de entrada, vistos que eles estão loco a frente dos eixos. No caso das molas helicoidais, nada fica ali, somente o pneu. Estou até pensando em cortar a lataria traseira para melhorar o angulo, mas as vezes penso que e exagero.
Como encontrei um lugar ideal para trocar ideias, vou esperar mais um pouco.
Será que alguem pode me enviar fotos de Samukas em ação com feixe e com Helicoidal.

Agradeço

Meu email é "dalger@tropicalimoveis.com.br"

billj
19/11/2003, 07:26
Vai aqui........

www.pirate4x4.com

e pesquise......

Não fala nada, só pesquise. A não ser se gosta de levar chumbo no c*........ :roll: :D

Dalger
23/11/2003, 12:50
E ai pessoal. Ninguem nunca quiz mudar a suspenão ??? Eu fz uma mudança muito utilizada por aqui. Adcionar uma mola entre o feiche de mola. Fica muito bom, pois além de mais macio, a suspenção não fecha com tanta facilidade.
Inicialmente instalei as molas de pampa, mas irei mudar para as de opala pois são mais macias.
Caso alguem ja tenha feito testes, agradeceria por dicas.

Obrigado. :)

billj
24/11/2003, 09:10
E ai pessoal. Ninguem nunca quiz mudar a suspenão ??? Eu fz uma mudança muito utilizada por aqui. Adcionar uma mola entre o feiche de mola. Fica muito bom, pois além de mais macio, a suspenção não fecha com tanta facilidade.
Inicialmente instalei as molas de pampa, mas irei mudar para as de opala pois são mais macias.
Caso alguem ja tenha feito testes, agradeceria por dicas.

Obrigado. :)

Na boa amigo, mas realmente não estou entendendo por onde está vindo, nem por onde está indo......... :?

Cê fala que está interessado em mudar a suspensão por inteira, fala do seu jipe como sendo totalmente modificado e depois fala de instalar uma lâmina extra no feixe!!!!!

Explica melhor o que está querendo fazer........ :wink:

Dalger
24/11/2003, 11:10
O que eu quis dizer é que coloquei uma mola helicoidal entre o chassi e o eixo para testar a dureza da mesma, já que não consigi ainda nenhuma informação sobre qual tipo de mola helicoidal utilizar.
Assim, deixei somente a mola mestra para que possa continuar utilizando o carro antes de fazer o resto da suspenção, pois posso apanhar muito com os acertos, ficando assim sem carro.
Como existe muita dificuldade em trocar o sistema de feixe por mola helicoidal com tirantes, muitas pessoas apenas colocam a mola helicoidal entre o eixo e o chassi, fazendo com que o carro fique mais macio e sem o irritante barulho do feixe.

Mas é ai. Vc vai me ajudar indicando qual mola utilizar ???
Agradeço pela atenção.

billj
24/11/2003, 11:29
O que eu quis dizer é que coloquei uma mola helicoidal entre o chassi e o eixo para testar a dureza da mesma, já que não consigi ainda nenhuma informação sobre qual tipo de mola helicoidal utilizar.
Assim, deixei somente a mola mestra para que possa continuar utilizando o carro antes de fazer o resto da suspenção, pois posso apanhar muito com os acertos, ficando assim sem carro.
Como existe muita dificuldade em trocar o sistema de feixe por mola helicoidal com tirantes, muitas pessoas apenas colocam a mola helicoidal entre o eixo e o chassi, fazendo com que o carro fique mais macio e sem o irritante barulho do feixe.

Mas é ai. Vc vai me ajudar indicando qual mola utilizar ???
Agradeço pela atenção.

Putz, a sua mensagem anterior não falou nada de uma mola espiral, noa.......... :roll:

Bom, esse negócio de ficar experimentando na tentativa e erro pode dar certo, mas tem muito mais probabilidade de dar errado. O lance é de PROJETAR o que quer fazer, anilisar o trabalho, juntar os materiais e depois executar o projeto.

De te falar de qual mola espiral que deveria enfiar entre o chassi e o feixe, não tenho a mínima idéia. Sugiro que perguntasse para o pessoal que tenha o Kit Fess no seu Jeep.......

regis
24/11/2003, 11:41
O que eu quis dizer é que coloquei uma mola helicoidal entre o chassi e o eixo para testar a dureza da mesma, já que não consigi ainda nenhuma informação sobre qual tipo de mola helicoidal utilizar.
Assim, deixei somente a mola mestra para que possa continuar utilizando o carro antes de fazer o resto da suspenção, pois posso apanhar muito com os acertos, ficando assim sem carro.
Como existe muita dificuldade em trocar o sistema de feixe por mola helicoidal com tirantes, muitas pessoas apenas colocam a mola helicoidal entre o eixo e o chassi, fazendo com que o carro fique mais macio e sem o irritante barulho do feixe.

Mas é ai. Vc vai me ajudar indicando qual mola utilizar ???
Agradeço pela atenção.

Dalger, o que vc quer dizer com "a suspensao nao fecha com tanta facilidade" ???

Acredito que vc queira dizer que ela nao perde o arqueamento.. ou as molas nao ficam cansadas com tanta facilidade certo?

Bom, o que vc fez eh o famoso KIT FES que o pessoal poe nos j**ps, mas seria uma coisa que eu nao recomendo para Samurai da maneira que vc fez.

Pense bem, vc deixou apenas a mola mestra, auxiliada por uma helicoidal, entao o seu ponto de ligacao entre chassi e eixo eh apenas uma mola mestra sem reforcos.. sem nada....

Pelo menos tinha que ter uma mestra e outra com aquele anel militar, que prende o feixe no lugar quando quebra a mestra.

Por que? porque vc esta forcando a mestra mais do que ela deveria....

Outro problema eh que o samurai eh muito leve... entao fica dificil de achar uma mola com uma constante que seja compativel com o peso do samurai, ate porque vc esta usando a mola mestra (que tem sua constante) mais a mola helicoidal... o resultado das duas eh uma combinacao de duas molas mais ou menos como as que o pessoal usa nos amortecedores coilover com 2 molas....

Bom, uma das molas utilizada pelo pessoal nos J**ps eh a mola do Corsa.

Boa sorte :roll: e conte pra a gente o resultado depois.

Abracos

Dalger
26/11/2003, 21:17
Ok, pessoal. Obrigado pelas dicas. Vou ver o que consigo no final de semana, pois é a unica hora que tenho para mecher no bicho.

Realmente, as molas estão muito forçadas, vou voltar o original até conseguir algo mais completo. Enquanto isso vou relatando a saga, e tambem vou colocar tampoes de ouvido para nao ouvir o rangido da suspensao.

Obrigado.

26/11/2003, 21:55
Ok, pessoal. Obrigado pelas dicas. Vou ver o que consigo no final de semana, pois é a unica hora que tenho para mecher no bicho.

Realmente, as molas estão muito forçadas, vou voltar o original até conseguir algo mais completo. Enquanto isso vou relatando a saga, e tambem vou colocar tampoes de ouvido para nao ouvir o rangido da suspensao.

Obrigado.

Ué, o barulho da suspensão eu nunca ouvi nenhum. Vai ver tem algo errado com seus feixes.

O que me incomoda é o barulho da maldita porta traseira batendo, não aguentando o peso do pneuzinho 31". =(

Dalger
28/11/2003, 20:32
Cara,

A minha eu regulei e o barulho acabou. Veja se as borrachas nao estao ressecadas. Pode ser por isso.

Dalger
28/11/2003, 20:42
Agora, seu eu começar a apanhar muito, vou na oficina de um amigo que fez a suspensão do jeep dele.

Dá só uma olhada e vê se não ficou 10...

E guenta o tranco, pois já foi testada em vários Jeep Cross daqui.

Sem conter que e super macia e abre muito.

Dalger
28/11/2003, 20:47
Agora seguem as fotos do brinquedo.

Espero que vcs gostem.