PDA

Ver Versão Completa : Diesel Podium



valeriano
31/08/2010, 20:12
Pessoal,

quanto tá saindo o Diesel Podium em SP?
Vou fazer a minha vistoria no dia 08/10 e dia 25/09 estarei em SP para a Adventure Sports Fair. Se for mais barato que no RJ, vou aproveitar pra encher os dois tanques e ficar rodando com ele até o dia da vistoria, pra diminuir a fumaça. Senão abasteço por aqui mesmo.
O preço no RJ está saindo a R$2,13/L.

Guiga Tostes
31/08/2010, 20:43
Pessoal,

quanto tá saindo o Diesel Podium em SP?
Vou fazer a minha vistoria no dia 08/10 e dia 25/09 estarei em SP para a Adventure Sports Fair. Se for mais barato que no RJ, vou aproveitar pra encher os dois tanques e ficar rodando com ele até o dia da vistoria, pra diminuir a fumaça. Senão abasteço por aqui mesmo.
O preço no RJ está saindo a R$2,13/L.

Fala Alan,

aqui em SP está mais caro...em alguns lugares mais de 2,18:putz:...

Agora tb estão checando a fumaça ai no Rio, como funciona?

Abrs

valeriano
31/08/2010, 20:51
Fala Alan,

aqui em SP está mais caro...em alguns lugares mais de 2,18:putz:...

Agora tb estão checando a fumaça ai no Rio, como funciona?

Abrs

Como assim "agora"?
No Rio eles checam a fumaça há mais de 10 anos!
Além do que checam diversos outros itens como itens de segurança (estepe, validade do extintor, setas, faróis baixos e altos, buzina, faróis de milha, etc).
Conheço gente que foi reprovada na vistoria por conta de estar sem o quebra-sol do carro e por estar com o pneu excedendo o alargador de para-lama.
Eu mesmo já fui reprovado na vistoria por conta do bagageiro da curta que eu tinha, que tinha 4 faróis de milha (só pode milha até 1,60m).

Esse ano to morrendo de medo de ser reprovado por conta do tanque extra que to instalando. Se der zica, to ferrado.

Mas claro que isso depende do vistoriador. Alguns são cri-cri pra kct, outros nem olham o seu carro.

canzilao
31/08/2010, 21:17
Valeriano vc ja ouviu falar de diesel maritimo??
Talvez por voce morar proximo de portos eu acredite que não seja tão dificil assim de conseguir.
Esse diesel é utilizado por alguns operadores de aeronaves agricolas que são motorizadas com turbinas, e que usam querosene aeronautico como combustivel original.
E embora não conheça e nunca tenha usado, me informaram que é mais refinado que o diesel comum.
Se vc tiver alguma informação coloca ai pra galera.

Guiga Tostes
01/09/2010, 11:19
Como assim "agora"?
No Rio eles checam a fumaça há mais de 10 anos!
Além do que checam diversos outros itens como itens de segurança (estepe, validade do extintor, setas, faróis baixos e altos, buzina, faróis de milha, etc).
Conheço gente que foi reprovada na vistoria por conta de estar sem o quebra-sol do carro e por estar com o pneu excedendo o alargador de para-lama.
Eu mesmo já fui reprovado na vistoria por conta do bagageiro da curta que eu tinha, que tinha 4 faróis de milha (só pode milha até 1,60m).

Esse ano to morrendo de medo de ser reprovado por conta do tanque extra que to instalando. Se der zica, to ferrado.

Mas claro que isso depende do vistoriador. Alguns são cri-cri pra kct, outros nem olham o seu carro.

Eu sabia que checavam os itens de segurança que vc listou acima, mas emissão de fumaça não...

Pois aqui em SP como vc já deve ter visto aqui no Forum a tal vistoria realizada pela Controlar é super polemica..principalmente para os veiculos diesel...pois tem reprovado até carrp zerokm no teste da fumaça!

Obrigado pela info:concordo:

Abrs

valeriano
01/09/2010, 11:24
Valeriano vc ja ouviu falar de diesel maritimo??
Talvez por voce morar proximo de portos eu acredite que não seja tão dificil assim de conseguir.
Esse diesel é utilizado por alguns operadores de aeronaves agricolas que são motorizadas com turbinas, e que usam querosene aeronautico como combustivel original.
E embora não conheça e nunca tenha usado, me informaram que é mais refinado que o diesel comum.
Se vc tiver alguma informação coloca ai pra galera.

Vou perguntar sobre isso pro meu sogro, que trabalhou muitos anos nos estaleiros do RJ.

valeriano
01/09/2010, 11:32
Eu sabia que checavam os itens de segurança que vc listou acima, mas emissão de fumaça não...

Pois aqui em SP como vc já deve ter visto aqui no Forum a tal vistoria realizada pela Controlar é super polemica..principalmente para os veiculos diesel...pois tem reprovado até carrp zerokm no teste da fumaça!

Obrigado pela info:concordo:

Abrs

Pois é, em Nova Friburgo eu ouvi que tavam reprovando carros zero também. Aqui no RJ a maioria dos postos do Detran está com o aparelho para teste de emissões de gases quebrado. Desde que comprei minha primeira Band nunca fiz o teste.
Pra não dizer que NUNCA fiz, quando trouxe a Maria pro RJ eu tive que fazer, mas o cara só ficou olhando pro cano de descarga e mandou acelerar. Tudo que fiz foi acelerar beeeeeeeeeeem devagar, pra não soltar nenhuma fumacinha. Ae ele se deu por satisfeito e me deu o documento.
Mas este ano quando fui fazer a vistoria da curta que vendi (que o cara nem teste visual de fumaça fez), tinha um Defender se fu***do na linha ao lado. Eu só ouvia a mulher gritar: "Pisa no acelerador com força! Agora solta! Agora pisa até o final denovo!".
Se fosse comigo isso, eu tava MUITO ferrado, pq a curta tava fumaçando mais que carreta velha. Toda vez que eu ligava a coitada, era aquela nuvem. A parede da garagem tem marcas até hoje.

Bom, é tudo questão de sorte. São poucas as máquinas que funcionam. Mesmo assim, quero colocar o podium, pra dar uma bola pro meu MB e não ter perigo de passar perrengue.

Dimasi
01/09/2010, 12:59
Eu fiz a vistoria ( transferência ) da minha em julho, no posto da Barra.
Só olharam o basicão. Luzes, limpador, extintor etc... nem a lotação eles conferiram. No doc está 6, mas só tem cinco lugares e cintos. A vistoriadora nem sabia onde era gravado o chassi. Marquei a vistoria para o último horário.
Quanto ao diesel marítimo é dada atenção maior ao ponto de congelamento ( Para o diesel não ficar mto viscoso em baixa temp. ) então ele é um pouco mais "fino" que o automotivo, mas o ajuste qué é dado na destilação é muito sutil. Esse ajuste é usado no inverno para o diesel na região sul. Porém o Diesel mar, vai direto da destilção para venda, sem hidrotratamento, com um teor de enxofre de 3500 ppm, já o diesel que vai para as regiões metropolitanas do rio e sp ( não sei se tem mais alguma ) é o S50 com 50 ppm de enxofre. A band traça tranquilamente o diesel com 3500 ppm mas o resultado final eu não sei.

abs

valeriano
01/09/2010, 13:16
Eu fiz a vistoria ( transferência ) da minha em julho, no posto da Barra.
Só olharam o basicão. Luzes, limpador, extintor etc... nem a lotação eles conferiram. No doc está 6, mas só tem cinco lugares e cintos. A vistoriadora nem sabia onde era gravado o chassi. Marquei a vistoria para o último horário.
Quanto ao diesel marítimo é dada atenção maior ao ponto de congelamento ( Para o diesel não ficar mto viscoso em baixa temp. ) então ele é um pouco mais "fino" que o automotivo, mas o ajuste qué é dado na destilação é muito sutil. Esse ajuste é usado no inverno para o diesel na região sul. Porém o Diesel mar, vai direto da destilção para venda, sem hidrotratamento, com um teor de enxofre de 3500 ppm, já o diesel que vai para as regiões metropolitanas do rio e sp ( não sei se tem mais alguma ) é o S50 com 50 ppm de enxofre. A band traça tranquilamente o diesel com 3500 ppm mas o resultado final eu não sei.

abs

Acho que vc está confundindo. O diesel que vai pra regiões metropolitanas do RJ é o S500 (com 500ppm de enxofre) e não S50 (que está em discussão no congresso há séculos e nunca foi implantado).
Mesmo o diesel podium (que é o diesel com menos enxofre do Brasil) tem 200ppm de enxofre.

Guiga Tostes
01/09/2010, 13:21
Pois é, em Nova Friburgo eu ouvi que tavam reprovando carros zero também. Aqui no RJ a maioria dos postos do Detran está com o aparelho para teste de emissões de gases quebrado. Desde que comprei minha primeira Band nunca fiz o teste.
Pra não dizer que NUNCA fiz, quando trouxe a Maria pro RJ eu tive que fazer, mas o cara só ficou olhando pro cano de descarga e mandou acelerar. Tudo que fiz foi acelerar beeeeeeeeeeem devagar, pra não soltar nenhuma fumacinha. Ae ele se deu por satisfeito e me deu o documento.
Mas este ano quando fui fazer a vistoria da curta que vendi (que o cara nem teste visual de fumaça fez), tinha um Defender se fu***do na linha ao lado. Eu só ouvia a mulher gritar: "Pisa no acelerador com força! Agora solta! Agora pisa até o final denovo!".
Se fosse comigo isso, eu tava MUITO ferrado, pq a curta tava fumaçando mais que carreta velha. Toda vez que eu ligava a coitada, era aquela nuvem. A parede da garagem tem marcas até hoje.

Bom, é tudo questão de sorte. São poucas as máquinas que funcionam. Mesmo assim, quero colocar o podium, pra dar uma bola pro meu MB e não ter perigo de passar perrengue.

Agora entendi! É que aqui como só inspecionam a fumaça e vazamentos eles pegam forte e sem critério nos valores e parâmetros de emissão...principalmente qdo exigem níveis euro III e euro IV...etc para nossos "velhos" guerreiros motores MB e diesel de má qualidade que temos à disposição nos postos....mas isso é outro assunto e não vamos desvirtuar o tópico...:parede:

Para a inspeção da fumaça uma boa dica alem do diesel podium é usar diliudo no diesel a querosene de aviação na proporção 1diesel/1querosene ou 2diesel/1querosene (pois este querosene é caro) e verificar se o oleo do motor e filtros(ar, oleo e combustivel) estão OK!

Ps.: Evite usar querosene além desta necessidade e proporções pois pode agredir as borrachas e selos do motor...ah vc notará que a Band ficará mais nervosa tb :mrgreen:

Abrs

Ronaldo B.
01/09/2010, 13:34
Eu estava usando Diesel Podium da BR na SW4, estava pagando R$ 2,35 o litro. A dois meses passei a usar o Shell Formula Diesel, estou pagando em média R$2,19. O consumo melhorou, passei na vistoria do Controlar a duas semanas, o limite de opacidade era de 2,8 e foi medido 0,69. Estou achando o diesel da Shell melhor que o Podium da BR.

http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/

[]´s

[]´s

Guiga Tostes
01/09/2010, 13:41
Eu estava usando Diesel Podium da BR na SW4, estava pagando R$ 2,35 o litro. A dois meses passei a usar o Shell Formula Diesel, estou pagando em média R$2,19. O consumo melhorou, passei na vistoria do Controlar a duas semanas, o limite de opacidade era de 2,8 e foi medido 0,69. Estou achando o diesel da Shell melhor que o Podium da BR.

http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/

[]´s

[]´s


Bacana esta dica, bom saber! Vou experimentar tb!:concordo:

Dimasi
01/09/2010, 14:16
Acho que vc está confundindo. O diesel que vai pra regiões metropolitanas do RJ é o S500 (com 500ppm de enxofre) e não S50 (que está em discussão no congresso há séculos e nunca foi implantado).
Mesmo o diesel podium (que é o diesel com menos enxofre do Brasil) tem 200ppm de enxofre.

Que eu saiba, as regiões metropolitanas do rj e sp recebem o S50 há mais de um ano. As demais recebem o S500. Na refinaria regularmente é feita capanha S50. Não sou especialista no assunto, vou me informar e posto aki a resposta.

Abs

valeriano
01/09/2010, 14:47
Eu estava usando Diesel Podium da BR na SW4, estava pagando R$ 2,35 o litro. A dois meses passei a usar o Shell Formula Diesel, estou pagando em média R$2,19. O consumo melhorou, passei na vistoria do Controlar a duas semanas, o limite de opacidade era de 2,8 e foi medido 0,69. Estou achando o diesel da Shell melhor que o Podium da BR.

http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/

[]´s

[]´s

O diesel aditivado da shell está sendo vendido aqui no RJ a 1,95, mas eu geralmente abasteço em São Gonçalo a R$1,85. Eu só uso este diesel na minha Band, exceto quando estou viajando.
No entanto quando uso o diesel podium sinto o carro um pouco mais forte.

valeriano
01/09/2010, 14:52
Que eu saiba, as regiões metropolitanas do rj e sp recebem o S50 há mais de um ano. As demais recebem o S500. Na refinaria regularmente é feita capanha S50. Não sou especialista no assunto, vou me informar e posto aki a resposta.

Abs

Que eu saiba, todas as regiões metropolitanas só possuem diesel com 500ppm de enxofre. No resto do país é usado um diesel com 2000ppm de enxofre. O único diesel no país que tem menos enxofre que isso é o diesel podium, que tem 200ppm.
A diferenciação é feita pela cor. O diesel metropolitano é amarelo, da mesma cor da gasolina, enquanto o diesel de estrada é rosa.

Se tivessemos um diesel de 50ppm, estaríamos quase no padrão europeu, que é um diesel com 10ppm de enxofre. E isto está fora de questão.

Dimasi
01/09/2010, 17:55
Que eu saiba, todas as regiões metropolitanas só possuem diesel com 500ppm de enxofre. No resto do país é usado um diesel com 2000ppm de enxofre. O único diesel no país que tem menos enxofre que isso é o diesel podium, que tem 200ppm.
A diferenciação é feita pela cor. O diesel metropolitano é amarelo, da mesma cor da gasolina, enquanto o diesel de estrada é rosa.

Se tivessemos um diesel de 50ppm, estaríamos quase no padrão europeu, que é um diesel com 10ppm de enxofre. E isto está fora de questão.

Acertando as informações. O diesel S50 por enquanto é apenas para as frotas cativas de ônibus metropolitanos. Segue link com a informação e cronograma, inclusive para o S10. Se ele for cumprido muito bom. Resta saber quem vai pagar a conta, pois o custo para a redução do teor de enxofre e exponencial.
http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?cc=1&p=17175
Abs.

alexandre diniz
01/09/2010, 21:51
o diesel q é utilizado por algumas embarcações e iates masi sofisticados se não me engano é o verana

segundo fiquei sabendo é o diesel o que se tem de melhor
padrão europeu

so que é caro pacas

pauloalberto
17/07/2011, 11:16
Peço desculpas por voltar ao tópico, mas é que abasteço com Diesel comum e gostaria de abastecer com Podium ou com qualquer diesel aditivado. Mas verifiquei que o podim só é vendido na Zona Sul e centro do RJ.
Moro na regiao de Campo grande-RJ e ainda nao consegui achar um posto que venda o podium ou mesmo Diesel aditivado.
Alguem sabe me informar se existe posto vendendo o podiem ou mesmo aditivado na área de campo grande?
abs paulo

jorge.duarte
17/07/2011, 12:04
Peço desculpas por voltar ao tópico, mas é que abasteço com Diesel comum e gostaria de abastecer com Podium ou com qualquer diesel aditivado. Mas verifiquei que o podim só é vendido na Zona Sul e centro do RJ.
Moro na regiao de Campo grande-RJ e ainda nao consegui achar um posto que venda o podium ou mesmo Diesel aditivado.
Alguem sabe me informar se existe posto vendendo o podiem ou mesmo aditivado na área de campo grande?
abs paulo

Paulo,
Tenho abastecido a minha(Hilux) com Podium, realmente é dificil de encontrar. Moro no Meier, tenho abastecido em 2 lugares, Barra, em frente ao VIA PARQUE e no posto da praça da bandeira. Entre no site da BR e veja, mas acho que não tem na tua região, não. Acredito que a Barra seria mais perto pra vc. Não senti nenhuma alteração, consumo ou desempenho. Abs!

Inner
17/07/2011, 14:19
Eu costumo abastecer o carro a cada 15 dias, uso sempre o díesel da Shell posto dentro do Carrrefour na Barra R$1,99 o litro. Tenho o carro a tres anos Hilux SR5 98, e até agora não tive nenhum problema o carro não fumaça o consumo fica situado na casa dos 10l sem ar, e o conta giro não altera em momento nenhum em marcha lenta. Bem recomendo principalmente esse posto que acho por estar associado a marca do mercado não tem problemas de batismo no díesel. Abraço a todos Inner


Bacana esta dica, bom saber! Vou experimentar tb!:concordo:

pauloalberto
17/07/2011, 17:00
Jorge e Inner,
Obrigado pela ajuda. pelo menos umas 2 a 3 vezes por mes vou a Barra e entao aproveito e encho o tanque por lá. abraõs PAULO ALBERTO

valeriano
24/07/2011, 23:20
Eu estava usando Diesel Podium da BR na SW4, estava pagando R$ 2,35 o litro. A dois meses passei a usar o Shell Formula Diesel, estou pagando em média R$2,19. O consumo melhorou, passei na vistoria do Controlar a duas semanas, o limite de opacidade era de 2,8 e foi medido 0,69. Estou achando o diesel da Shell melhor que o Podium da BR.

Novo Shell Formula Diesel - Shell Brasil (http://www.shell.com/home/content/bra/products_services/on_the_road/fuels/shell_formula_diesel/)

[]´s

[]´s

Eu sempre usei o diesel aditivado da Shell. Ainda mais que tem um posto shell ao lado da minha casa e outro ao lado da casa dos meus sogros e esses postos geralmente tem o diesel mais barato dos percursos que eu passo.
Confesso que não tenho o que reclamar. Meus motores sempre foram muito macios e econômicos. Sem falar que a fumaça sempre foi pouca.
A fumaça só acaba aumentando pq nas viagens não tem como fugir do diesel rosa.

valeriano
24/07/2011, 23:24
Paulo,
Tenho abastecido a minha(Hilux) com Podium, realmente é dificil de encontrar. Moro no Meier, tenho abastecido em 2 lugares, Barra, em frente ao VIA PARQUE e no posto da praça da bandeira. Entre no site da BR e veja, mas acho que não tem na tua região, não. Acredito que a Barra seria mais perto pra vc. Não senti nenhuma alteração, consumo ou desempenho. Abs!

Jorge, não recomendo abastecer na Praça da Bandeira.
Pelo que ouvi, toda vez que chove forte entra água no tanque do posto da Praça da Bandeira e no da Lagoa.
Eu não arriscaria.

Inner
24/07/2011, 23:38
Bem lembrado, aquela região é crítica além da chuva como o Valeriano bem lembrou, o terreno é muito úmido. Fiz umas escavações por ali e era muita água.


Jorge, não recomendo abastecer na Praça da Bandeira.
Pelo que ouvi, toda vez que chove forte entra água no tanque do posto da Praça da Bandeira e no da Lagoa.
Eu não arriscaria.

edulobo000
17/08/2012, 18:28
Vou pesquisar sobre a situação do diesel e te falo!

Abraços!

LzF
24/08/2012, 11:46
O tópico começou à muito tempo mas o tema é sempre atual. Eu uso o diesel Podium da BR Praça da Bandeira e nunca tive nenhum problema. Acho difícil que não exista um sistema de proteção nos tanques que evitem a contaminação com a água. O movimento deles, segundo um frentista, é grande. Será que se houvesse essa contaminação isso já não seria assunto amplamente divulgado?
Eventualmente uso o aditivado de um posto BR em Laranjeiras e não consegui ver nenhuma diferença, nem no desempenho, nem no consumo se comparado com o Podium. Por outro lado, pelo que entendi, a diferença entre eles, segundo o divulgado pela Petrobrás, só seria significativa à longo prazo.

Daniel_Barbosa
30/05/2014, 16:57
Tem algum posto em são paulo com diesel podium que alguem indica??

Daniel_Barbosa
10/09/2014, 17:50
Pessoal tem usado diesel podium?? Quais as impressoes?

Estou tirando uma frontier SV 4x4 0Km e to quero colocar só podium nos primeiros tanques? o que acham?


obrigado

VOVÔ DO TROLLER
10/09/2014, 20:50
Pessoal tem usado diesel podium?? Quais as impressoes?

Estou tirando uma frontier SV 4x4 0Km e to quero colocar só podium nos primeiros tanques? o que acham?


obrigado
Olá Daniel. O diesel Podium só é vendido nos postos BR. No site da BR deve ter a relação dos postos Abs. Válter

Marcos Palotta
12/09/2014, 21:37
Daniel, tenho bonanza com Maxion S4t, usava o diesel 500ppm e com o lançamento de diesel S50 mudei para este, alternando o abastecimento com o 500. Após uns 3 meses (8 a 10 tanques de 80litros) a bomba começou com vazamento e foi preciso trocar uns anéis de reparo (+/- 650 latas). Foi detectado uma "gororoba" nos filtros e bomba, precisando limpar tudo, além do reparo na bomba. Há (havia?) pouca informação sobre os diferente tipos de diesel, mas com veículo "zero", verifique a conveniência de alternar S10 com 500. Hoje continuo com S10, sem alternar com o 500. Abraço,

Dimasi
12/09/2014, 21:40
Veiculos 0KM só podem rodar com o S10 ou S50.