PDA

Ver Versão Completa : Problema no sangrador do sistema de arrefecimento - Ranger/Troller 3.0



Daniel.Shimomoto
31/08/2010, 18:48
Galera do 4x4;

Hoje vinha vindo do Paraná com a Ranger e a temperatura da água começou a oscilar - subia e subitamente caia. A principio achei tratar-se de termostática engripada mas como não podia parar para averiguar (não existia acostamento na estrada) toquei ela por mais alguns minutos. Depois, ela começou a subir e imediatamente parei o carro. Mas subiu de uma vez e chegou a acender a luz da água. Imediatamente desliguei e abrir o motor e vi um vazamento de água.

Como não tinha ferramentas e a estrada era perigosa (de assalto e transito) imediatamente chamei o guincho da seguradora que me trouxe a cidade onde moro e deixou o carro na oficina.

- Causa do superaquecimento: perda de água vinda do parafuso plástico (bem vagabundo por sinal) de sangramento do sistema de arrefecimento que fica em cima da válvula termostática.

- Conserto: O meu meca mandara tornear um parafuso de metal para colocar no lugar.

- O detalhe: Só uso aditivo diluido Wurth (homologado Ford) no radiador. O parafusinho de plastico ressecou e quebrou, vazando tudo e me deixando na mão.

Para os Rangeiros e Trolleiros de plantão aqui vai a dica para inspecionarem esse item na picape de vocês.

Um abraço

dudu83
31/08/2010, 23:39
tive exatamente o mesmo problema o pior que eu estava numa ponta da transamazonica,longe de tudo, tava um sol de rachar e o ponteiro foi no vermelho derepente, quando olhei tava vazando por essa tampinha...

fui na ford e so vende a peca toda com o sensor e a valvula termostatica e la custava a bagatela de r$570 fui na mwm e comprei a mesma peca por 170 aproveitei troquei as mangueiras e o liquido de arefecimento...

isso foi a 40 dias a minah ranger estava com 129.000 km rodados...

SAPO-BOMBA
31/08/2010, 23:41
Isso é de lascar... A gente corre o risco de F*DER um motor de uma pickup de 90K por causa de uma pecinha que se duvidar, não deve custar 1 real pro fabricante...

Pq esses engenheiros de araque não botam logo essa porcaria feita com metal?

Pequeno jr
01/09/2010, 00:09
Shampoo .. conversei a tarde com um amigo e ele acha que as de 2007 para cá mudaram o componente.

Se amanha eu passar na revenda da ford aqui eu verifico se é verídica a information.

Deivid/silveira
01/09/2010, 00:26
Por que será que a ford coloca itens de plastico no sistema de arrefecimento sabendo que com o passar do tempo reseca???
O negócio é mandar fazer de aluminio, é sacanagem trocar uma peça inteira só por causa de miudezas.
Uma outra dica para o pessoal, se trocarem o aditivo do arrefecimento, nunca tiram a mangueirana parte superior do radiador, pois aquela biqueira quebra com facilidade devido ao resecamento, o ideal é tirar a mangueira inferior.

Anthoniusnikos
01/09/2010, 09:54
Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica ! :pensativo:
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembrar quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. :mrgreen: Não tinha um pedaço de pau por perto e uma faquinha para tirar o cavaco do pau ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou o passeio com essa tampinha de R$ 1 REAL ?

Os censores também apresentam defeitos graves !


Anthon

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:13
Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon :odedo:

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:15
Galera do 4x4;

Hoje vinha vindo do Paraná com a Ranger e a temperatura da água começou a oscilar - subia e subitamente caia. A principio achei tratar-se de termostática engripada mas como não podia parar para averiguar (não existia acostamento na estrada) toquei ela por mais alguns minutos. Depois, ela começou a subir e imediatamente parei o carro. Mas subiu de uma vez e chegou a acender a luz da água. Imediatamente desliguei e abrir o motor e vi um vazamento de água.

Como não tinha ferramentas e a estrada era perigosa (de assalto e transito) imediatamente chamei o guincho da seguradora que me trouxe a cidade onde moro e deixou o carro na oficina.

- Causa do superaquecimento: perda de água vinda do parafuso plástico (bem vagabundo por sinal) de sangramento do sistema de arrefecimento que fica em cima da válvula termostática.

- Conserto: O meu meca mandara tornear um parafuso de metal para colocar no lugar.

- O detalhe: Só uso aditivo diluido Wurth (homologado Ford) no radiador. O parafusinho de plastico ressecou e quebrou, vazando tudo e me deixando na mão.

Para os Rangeiros e Trolleiros de plantão aqui vai a dica para inspecionarem esse item na picape de vocês.

Um abraço

Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:22
Por que será que a ford coloca itens de plastico no sistema de arrefecimento sabendo que com o passar do tempo reseca???
O negócio é mandar fazer de aluminio, é sacanagem trocar uma peça inteira só por causa de miudezas.
Uma outra dica para o pessoal, se trocarem o aditivo do arrefecimento, nunca tiram a mangueirana parte superior do radiador, pois aquela biqueira quebra com facilidade devido ao resecamento, o ideal é tirar a mangueira inferior.


Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:24
Galera do 4x4;

Hoje vinha vindo do Paraná com a Ranger e a temperatura da água começou a oscilar - subia e subitamente caia. A principio achei tratar-se de termostática engripada mas como não podia parar para averiguar (não existia acostamento na estrada) toquei ela por mais alguns minutos. Depois, ela começou a subir e imediatamente parei o carro. Mas subiu de uma vez e chegou a acender a luz da água. Imediatamente desliguei e abrir o motor e vi um vazamento de água.

Como não tinha ferramentas e a estrada era perigosa (de assalto e transito) imediatamente chamei o guincho da seguradora que me trouxe a cidade onde moro e deixou o carro na oficina.

- Causa do superaquecimento: perda de água vinda do parafuso plástico (bem vagabundo por sinal) de sangramento do sistema de arrefecimento que fica em cima da válvula termostática.

- Conserto: O meu meca mandara tornear um parafuso de metal para colocar no lugar.

- O detalhe: Só uso aditivo diluido Wurth (homologado Ford) no radiador. O parafusinho de plastico ressecou e quebrou, vazando tudo e me deixando na mão.

Para os Rangeiros e Trolleiros de plantão aqui vai a dica para inspecionarem esse item na picape de vocês.

Um abraço

Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:27
Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon :odedo:

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:28
Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon

Anthoniusnikos
01/09/2010, 10:45
Pô Shima ! Nessa hora seria bom que você estivesse com um motor de Ranger na caçamba para retífica !
Sempre imaginei o Shima com uma caixa de ferramentas na viatura.
Esse defeito me faz lembra quando cheguei no Fórum. Não lembro bem quem que fez um pituto com um cabo de vassoura. Não tinha um pedaço de pau por perto ?
Bom, quem pode, pode, quem não pode se sacode ! Para que se paga seguradora ?
Mas, de qualquer forma quanto ficou essa brincadeira de uma peça de R$ 1 REAL ?

Anthon

Pequeno jr
01/09/2010, 11:26
kkkkkkkkk

O Anthon ficou em Loop !!!

TylerNTL
01/09/2010, 12:19
Pois a minha porca de plástico está lá a quase 10 anos. Eu na verdade já pensei em colocar outra de metal, até tentei tirar ela...

...na verdade transformei a porca sextavada em uma porca redonda e não consequi tirar.

NGDaniel
01/09/2010, 13:15
Poderiamos aproveitar o Topico (excelente, diga-se) para elaborarmos um tutorial de revisões no NGD/Powerstroke 3.0, que tal?


Tipo, o que se deve fazer periodicamente ou o que se deve fazer quando comprar, ou antes de uma viagem grande ou expedição com a familia, além do basico do basico (pneus, oleo, filtros)...

P. ex:

Primeira coisa que se faz quando se compra usada: Mandar limpar o tanque de combustivel, peneiras e todo o sistema..


É extremamente útil pra quem não quer ser enganado nas oficinas e não gosta de concessionária..


abs,

Anthoniusnikos
01/09/2010, 20:44
Tetando...! :twisted:

Tem algo errado neste post, não consigo ver minhas publicações.

Agora, elas aparecem em triplicata.

Solicito a presença de um modera, sem dor, que verifique a falha.

O Shima é meu amigão, e assim vai ficar sem ler a dica que tenho em casos de emergência.

Abra-te Sésamo !

Anthon

Anthoniusnikos
01/09/2010, 20:52
kkkkkkkkk

O Anthon ficou em Loop !!!

Pior que isso Pequeno. Estou só conseguindo ler até o postagem do Miranda. :twisted:

Se tudo está normal para voces, então peço para um modera, sem dor, deletar os excessos. :mrgreen:

Até cheguei a pensar em censura, quando mencionei Cabo de Vassoura, mas deve ter gato na linha.

Será que o Samukas pode ajudar nesta lupada ?

Também pode ter sido a matutenção, liberada às 10:0 h.

Anthon

Daniel.Shimomoto
01/09/2010, 20:59
Galera;

Cabeçote intacto. Mangueiras intactas. O problema mesmo se resumiu ao parafuso FDP que eu por sinal mandei tornear outro em aço.

Gastei hoje 20 Reais com o parafuso de sangria "novo" e 160.00 com 12 litros de Havoline XLC diluido.

Mas como sou chato, mandei tirar o radiador para limpar e...Dá-lhe barro!!!! Tava repleto de barro. O cara do ar condicionado já tinha me avisado que se nao mandasse limpar o "sanduiche" (condensador+radiador+intercooler) não haveria gás que parasse no sistema. Tiro e queda: Era puro barro. O meca ficou impressionado de ver quanto barro tinha.

Abs!!!!

Anthoniusnikos
01/09/2010, 21:09
Agora estou vendo até o post de Deivid/Silveira.

Pergunto pro Shima:

Bom, Shima, enquanto não vejo o que estou publicando, vou parar de escrever no seu post. :mrgreen:
Mas, e o seguro, vai arcar com essas despesas: 250+160+20 ?

E quanto a tampa nova, melhor de aço sem dúvida(o Shima me disse que vai fazer uma de aço), porque a rosca fica mais resistente, mas será que a dilatação da tampa acompanha a dilatação da peça de alumínio ?
Se o aço dilatar menos, pode haver vazamento, já que existe pressão e a temperatura da água chega a uns 80 graus Célcius.

Também, pode ajuizar uma ação civil pública contra a Ford, pedindo RECALL ! :putz:

Abração
Anthon

Troller-a-vista
01/09/2010, 21:59
teoricamente o aco dilata MAIS que o aluminio, entao a pressao nao iria escapar mas ao mesmo tempo, iria literalmente espanar td... mas o pior seria a ferrugem o que iria inutilizar toda a peca.

Olhando pelo lado da temperatu, ate uns 100 graus, nao creio que a dilatacao seja um problema eminente nao.... me preocupa mesmo eh a corrosao do aco.

Daniel.Shimomoto
02/09/2010, 12:33
teoricamente o aco dilata MAIS que o aluminio, entao a pressao nao iria escapar mas ao mesmo tempo, iria literalmente espanar td... mas o pior seria a ferrugem o que iria inutilizar toda a peca.

Olhando pelo lado da temperatu, ate uns 100 graus, nao creio que a dilatacao seja um problema eminente nao.... me preocupa mesmo eh a corrosao do aco.

Troller e Anthon;

Com relação a dilatação, eu honestamente cheguei a pensar mas não dei a devida importancia pelo fato que qualquer coisa é melhor que o plastico que resseca.

Com relação a corrosão, isso é o de menos pois só uso solução no radiador. Não ponho água. Só o fluido 50% água desmineralizada e 50% etilenoglicol+anticorrosivo.

Inclusive já to com 12L de Havoline XLC

Abs!!!

NGDaniel
02/09/2010, 13:42
Eu tava precisando fazer essa limpeza no meu radiador mas fico num receio danado...

Ja tive amargas experiências em outros veiculos com isso e depois da um monte de pau, selo estourar e etc..

Quando baixa um cadinho, o que é raro e muito pouco, coisa de poucos mls mesmo, completo com agua destilada e pronto..

Daniel.Shimomoto
02/09/2010, 14:02
Eu tava precisando fazer essa limpeza no meu radiador mas fico num receio danado...

Ja tive amargas experiências em outros veiculos com isso e depois da um monte de pau, selo estourar e etc..

Quando baixa um cadinho, o que é raro e muito pouco, coisa de poucos mls mesmo, completo com agua destilada e pronto..

Daniel;

Na verdade a limpeza do meu era no local "entre as colméias" (Condensador, Radiador e Intercooler).

Agora evite usar água só. O Certo é 1/2 água destilada e 1/2 de aditivo concentrado. Ou 100% no caso de aditivos diluidos. O aditivo, entre outras outras funções, protege selos e evita a corrosão das galerias de água.

Abs!!!!

Fábio.F
02/09/2010, 14:11
Já tirei essa porca para sangrar o sistema, inclusive tem pouco tempo, quando tava "fervendo" o reservatório de expansão, do qual era tampa.

joviari
02/09/2010, 17:38
Daniel;

Na verdade a limpeza do meu era no local "entre as colméias" (Condensador, Radiador e Intercooler).

Agora evite usar água só. O Certo é 1/2 água destilada e 1/2 de aditivo concentrado. Ou 100% no caso de aditivos diluidos. O aditivo, entre outras outras funções, protege selos e evita a corrosão das galerias de água.

Abs!!!!

Qual é a capacidade do sistema de arrefecimento da Ranger NGD? Doze litros?
Grato,

Daniel.Shimomoto
02/09/2010, 18:05
Qual é a capacidade do sistema de arrefecimento da Ranger NGD? Doze litros?
Grato,

Diz a Ford que é 11,5L. Vou tirar a prova amanhã!!!!

Abs!!!!

Pequeno jr
02/09/2010, 18:52
Já tirei essa porca para sangrar o sistema, inclusive tem pouco tempo, quando tava "fervendo" o reservatório de expansão, do qual era tampa.

Eu tbm.

Passei quase 2 anos só utilizando água da torneira na Ranger e rodando muito com ela. Ai .. de uma hora para outra .. inventei de trocar a água e colocar aditivo.

pra que fiz isso!?:parede::parede::parede:

Não deu outra ... Fui no RJ e voltei .. cheguei em casa e o selo do bloco foi para o espaço.

NGDaniel
02/09/2010, 21:58
Daniel;

Na verdade a limpeza do meu era no local "entre as colméias" (Condensador, Radiador e Intercooler).

Agora evite usar água só. O Certo é 1/2 água destilada e 1/2 de aditivo concentrado. Ou 100% no caso de aditivos diluidos. O aditivo, entre outras outras funções, protege selos e evita a corrosão das galerias de água.

Abs!!!!


Desde quando comprei a minha ela está com o mesmo liquido que é azul.. acredito que seja o aditivo original, pq o antigo dono fazia todas as revisoes na concessionaria..
abs,

Daniel.Shimomoto
03/09/2010, 17:17
Problema solucionado:

Mandei fazer parafuso novo, e de quebra, aproveitei que o sistema tava drenado e mandei limpar tudo. Vocês não imaginam a quantidade de barro que estava encrustrada entre o condensador e o radiador.

Como não estava achando o Wurth azul que é o que a Ford está usando na Ranger Diesel, usei o Havoline XLC laranja que é o mesmo que a Ford utiliza nos veiculos de passeio.

Abaixo, as fotos.

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
04/09/2010, 17:36
Problema solucionado:

Mandei fazer parafuso novo, e de quebra, aproveitei que o sistema tava drenado e mandei limpar tudo. Vocês não imaginam a quantidade de barro que estava encrustrada entre o condensador e o radiador.

Como não estava achando o Wurth azul que é o que a Ford está usando na Ranger Diesel, usei o Havoline XLC laranja que é o mesmo que a Ford utiliza nos veiculos de passeio.

Abaixo, as fotos.

Abs!!!

Faltou informar....

Dos 11,6L que a Ford informa caber no sistema, coloquei apenas 8L

Não coube mais.

Abs!!!!

Troller-a-vista
04/09/2010, 19:34
Faltou informar....

Dos 11,6L que a Ford informa caber no sistema, coloquei apenas 8L

Não coube mais.

Abs!!!!

pq nao foi drenado as partes internas do motor, principalmente, akela onde fica o reservatorio pra aquecer a ventilacao interna... eh um ** esvaziar tudo mesmo, mas relaxa... ta melhor que 98% dos reservatorios que andam por ai ...