Ver Versão Completa : S10 / Blazer 4x4 com motor GM 2.4 flex
fguerreiro
30/08/2010, 21:49
Pessoa, boa noite.
Entrei há poucos dias no fórum e tenho encontrado muita coisa interessante!
Estou interessado em uma picape 4x4 gasolina/flex para ir ao sítio e para pescarias, não usaria em trilhas e o peso a ser carregado/rebocado dificilmente passaria de 250kg, na minha região não há GNV, mas o álcool custa metade do valor da gasolina.
Pensei em duas alternativas:
1) Instalar tração 4x4 em uma S10 2.4/2.2 com tração 4x2, porém pelo que li em outro tópico parece ser muito caro,
2) Comprar uma S10 CS 4x4 4.3 ano 99 com câmbio manual que vi à venda em minha cidade, (já tive uma dessas S10 V6 4x2 e sei que gastam bastante gasolina) e colocar um motor 2.4 flex da S10 2008 , daí surgiram as seguintes dúvidas:
- É possível acoplar um motor 2.4 flex da S10 ano 2008 na transmissão desta S10 4x4 V6 CS ano 99 com câmbio manual?
- Alguém já fez algo parecido?
- O que mais é necessário mudar?
- Se possível o que seria necessário mudar?
Desde já agradeço os comentários!
DiEgOsEiChIrLz
31/08/2010, 03:57
acredito que sim. o problema é que o 2.4flex tbm é beberrao(acredito q por ser flex pegando como referencia a ranger 2.3), logo nao vejo vantagem ($+dor de cabeça+tempo) em trocar um motor com um consumo um pouco maior(e mais potente) por um que bebe um pouquinho a menos e anda menos.
fguerreiro
31/08/2010, 09:00
Obrigado pelo retorno!
Tenho um amigo que tem uma S10 Flex cabine simples, ela faz entre 7,5 e 8km/litro na estrada com álcool (100~110km/h), eu tive um V6 CS que fazia 8,5~9km/litro com gasolina nas mesmas condições, logo devido ao álcool custar na minha cidade praticamente a metade da gasolina (1,29 x 2,59) o gasto seria aproximadamente a metade usando o flex. Dessa forma eu teria uma picape 4x4 "barata" com consumo (em R$) relativamente baixo.
As minhas maiores dúvidas são:
- A viabilidade técnica de acoplamento do motor 2.4 na transmissão da V6 4x4.
- Se a relação de marchas não ficaria muito "longa".
Até mais.
Fábio
fguerreiro
03/10/2010, 22:37
Li algo dizendo que o carter pode ter interferência de montagem com o diferencial dianteiro que precisaria ser alterado, alguém já fez algo parecido?
Grato
Marcelo-HPE
04/10/2010, 08:01
Isso aí é procurar chifre na cabeça de cavalo , é mais facil vc trocar o motor doque tentar adaptar uma tração 4x4 .
O ideal é vc comprar um s-10 diesel 4x4 ,ou uma V6 4x4.
eduardo1968
04/10/2010, 11:09
Obrigado pelo retorno!
Tenho um amigo que tem uma S10 Flex cabine simples, ela faz entre 7,5 e 8km/litro na estrada com álcool (100~110km/h), eu tive um V6 CS que fazia 8,5~9km/litro com gasolina nas mesmas condições, logo devido ao álcool custar na minha cidade praticamente a metade da gasolina (1,29 x 2,59) o gasto seria aproximadamente a metade usando o flex. Dessa forma eu teria uma picape 4x4 "barata" com consumo (em R$) relativamente baixo.
As minhas maiores dúvidas são:
- A viabilidade técnica de acoplamento do motor 2.4 na transmissão da V6 4x4.
- Se a relação de marchas não ficaria muito "longa".
Até mais.
Fábio
Fábio
Uma s10 flex não faz mais que 6 Km/l no álcool, na estrada. Esse consumo q te falaram está errado com certeza. Meu sogro tem uma 2008 e o consumo na cidade é 4,5 Km/l no álcool.
Eduardo
fguerreiro
13/10/2010, 09:01
Marcelo HPE, bom dia!
Obrigado pela contribuição, mas se vc ler o 1.o post foi o que eu disse.
Abraço
´-x-x-x-x-
Alguém já fez a adaptação do motor 2.4 no S10 4x4 V6?
Ouvi dizer que pode haver interferência entre o cárter do motor 2.4 com o diferencial dianteiro, procede?
Grato
Walter L. L. Casitta
13/10/2010, 09:21
Marcelo HPE, bom dia!
Obrigado pela contribuição, mas se vc ler o 1.o post foi o que eu disse.
Abraço
´-x-x-x-x-
Alguém já fez a adaptação do motor 2.4 no S10 4x4 V6?
Ouvi dizer que pode haver interferência entre o cárter do motor 2.4 com o diferencial dianteiro, procede?
Grato
Procede, mas esse seria o menor dos problemas...
fguerreiro
21/10/2010, 22:28
Boa noite Casitta,
Quais seriam os outros problemas? Relação de marchas?
Grato
Walter L. L. Casitta
21/10/2010, 22:39
Boa noite Casitta,
Quais seriam os outros problemas? Relação de marchas?
Grato
Primeiro você tem que encontrar uma S10 doadora do eixo dianteiro completo com cubos de roda, freios, cambio, CT e os dois eixos cardãs. Se você consegui chegar nesse ponto, o resto é moleza...
Walter L. L. Casitta
21/10/2010, 22:47
Tem um cara no tópico "Desativar 4x4 da S10" querendo se livrar da tração 4x4. Quem sabe vocês não fazem um troca-troca...:rolleyes:
Pedro-GO
21/10/2010, 23:21
Isso não é pra quem quer, nem pra quem pode!
É pra que tem coragem ou gosta!
Se você gostar e não tiver pena do dindin, chega à chave!!!:palmas:
Se o amigo vice as adaptações feita pela nossa turma aqui, ia achar isso moleza.
fguerreiro
22/10/2010, 11:52
A idéia inicial é comprar um S10 V6 4x4 e apenas trocar o motor por um 2.4 flex novo, os problemas que vi foram:
- câmbios são de marcas diferentes e também relações diferentes, (não sei se o acoplam sem flange)
- diferencias bem mais longos na V6,
- houve um relato no forúm sobre intereferência na montagem do carter do motor 2.2/2.4 e do diferencial dianteiro.
Grato
Troller-a-vista
22/10/2010, 14:40
putz.... mas qual a razao pra isso??
comprar um v6 e por um 2.4 flex? jesus... ainda mais com o alcool cada vez mais caro.
soh o custo da MO, das pecas, sem contar despachante ja paga o preco de comprar um v6 eh otimo estado (mais caro) e dar um trato de primeirissima qualidade (ja pensando numa levissima preparacao com bicos novos retrabalhados, limpeza geral do motor, passe no cabecote enfim, algumas coisas que poderiam no dia a dia melhorar ainda mais a performance e talvez se bem feito, ajudar na economia em 0.5km/l pelo menos.
E nao iria desconfigurar a maquina.
Se fosse contrario, comprar uma 2.4 zera, e adaptar o 4x4, ai sim acho q talvez valeria a pena o esforco e o custo.
fguerreiro
25/10/2010, 20:27
Troller a vista, boa noite, a S10 que está no meu "avatar" é V6 4x2 vendi ela ano passado, muito boa, porém seu consumo de gasolina é muito alto: 4km/l na cidade e 8,5 km/l andando a 100km/h com o ar ligado em rodovia, um amigo tem uma S10 C. simples Flex, já viajei com ele e faz quase 8km/l na estrada a 100km/h, como o alcool custa praticamente a metade pensei em trocar o motor, além disso tinha encontrado um S10 V6 4x4 ano 99 por um bom preço à venda, acabei perdendo o negócio, mas a idéia era comprá-la e trocar o motor.
Não desisti da empreitada, pretendo procurar outra no início do ano.
Abraço
Fábio.
Obs.: este consumo da S10 V6 que eu tinha foi aferido após a revisão completa dos 60.000km (em concessionária)
Troller-a-vista
25/10/2010, 20:44
isso do consumo é X total, cada um faz um consumo particular.. ta dificil ter uma linha básica a respeito.
mas nesses dados q postou, ai realmente, faria sentido.
DiEgOsEiChIrLz
26/10/2010, 01:16
trocar o motor não é uma coisa simples. vc tem q ver se a embreagem/cambio casam, tem a parte do painel,etc...
sem contar que tem que alterar a documentaçao e pelo menos aqui na minha regiao não é mt facil conseguir isso com o detran (claro que as escuras rola aquela molhada de mão :mrgreen: )
se n for usar alcool, aconselho adquirir uma ranger 2.3. pelo menos aqui no forum só vejo relatos melhores que os da s10 flex.
fguerreiro
30/10/2010, 16:56
Diego, boa tarde.
A idéia é usar alcool, pois aqui na minha região por pelo menos 9 meses por ano o alcool custa em torno da metade da gasolina.
Abraço
Troller-a-vista
30/10/2010, 17:44
moro em ribeirao preto, e aqui embora seja a capital da industria sucroalcoleira, tem um cartel fio d'dilma e q torna os precos muito maiores que os da regiao.
mesmo assim, olhando o preco do alcool pelo interior (faixa que correspode de ribeirao preto ddd 016 a votuporanga ddd 017) + capital, o alcool tem subido de preco sistematicamente, e em 2010, foram pouquissimas vezes no ano que compensaram e mesmo assim, nao passou de um puxao de orelha das autoridades, ai os postos abaixam os precos durante 2 ou 3 dias e voltam ao patamar acima.
sinceramente, tem que pensar 2x antes de por alcool, no meu corsa o carro faz o DOBRO da kilometragem, no vectra, a diferenca fica entre 1 e 2 km apenas, e no uno eh cerca de 30%
Théo_Augusto
01/11/2010, 10:45
Fguerrreiro
Eu já adaptei a tração numa S10 2.2
Existem relatos disto aqui mesmo no forum pickups.
Especificamente sobre suas dúvidas:
A caixa da V6 não é compatível com o motor 2.4
As relações do diferencial da V6 e da caixa são incompatíveis com o motor 2.4
O motor 2.4 precisa ser "calçado" em pelo menos 3cm e ainda assim é necessário fazer um trabalho no carter para que não pegue no diferencial.
Caso queira mais informãções é só escrever.
[]´s
Théo
fguerreiro
16/11/2010, 08:21
Théo, bom dia.
Suas experiências e dicas realmente são muito boas! Dei uma olhada no tópico onde vc conta a adaptação que fez na sua S10. Acabei vendendo minha S10 V6 4x2, e pretendo comprar uma 4x4 no próximo ano e fazer a mesma modificação que vc fez!
Vc já rodou bastante com esta modificação?
Teve algum problema colateral devido aos calços ou mesmo a mudança no cárter?
Abraço
Fábio
diego4x4
03/04/2014, 11:07
E afinal, como ficou esta história da blazer? eu estou com uma v6 que estou adaptando o 4x4 e está quase pronta, e já tenho mais uma 2.2 de um amigo que tbm quer por 4x4 e nessa tenho sérias duvidas de o que fazer pq ele tbm quer o carro para andar no dia a dia, já a minha v6 é apenas para Trilhas pesadas.
AndrePhMCR
09/05/2014, 10:06
Também quero saber como ficou...Estou pensando aqui em comprar uma Blazer V6 4x4, mas não gosto do câmbio automático. Queria colocar um câmbio manual.A minha idéia seria:-Comprar uma 4.3 4x4 (automática) e uma 4.3 4x2 (manual).-Trocar todos os eixos de uma pela outra.Aí eu teria uma 4x4 manual e uma 4x2 automática, sem precisar fazer documentação de motor e tal.Minha dúvida seria:-Teria que trocar as suspensões? Acho que elas tem mais a ver com o peso extra do câmbio automático do que com o peso do 4x4, certo?-Alguém já fez isso? Existe alguma grande dificuldade/impossibilidade de se trocar assim?Só pra esclarecer, estou falando dos modelos "antigos", não das novas.Obrigado desde já! :)
Sou novo no forum , tenho uma blazer 99 2.2 com leve modificaçao para desempenho, e muito interesse em adaptar um 4x4 na mesma. Ja vi na oficina de um colega uma Blazer executive que teve a mecanica trocada para 2.4 mas com cambio de toyota, gostaria de ideias sobre relação de diferencial e gostaria de utilizar o conjunto motor/cambio/4x4 originais gm. Pelo que sei a relaçao de diferencial e 4,78:1 diferente de todas as relaçoes das s 10 4x4, sera possivel montar as engrenagens ( coroa e pinhao ) da traseira na dianteira? ou o diferencial central talvez compense a diferença de relaçao entre os eixos? Por favor me ajudem com ideias, obrigado, Ronie Campos.