Ver Versão Completa : Freio estacionamento "BERGA" no engesa
CARLOS SIQUEIRA
30/08/2010, 14:09
Caros, completei a instalação do "kit" de freio de estacionamento a disco, do BERGA, para caixa de transferência de BAND. O Rogério -ROGER NUNES- refez a furação original, pois não havia espaço no fundo da carroceria, aproveitou dois furos dos quatros. A posição ainda pode ser melhorada, com novos furos, girando um pouco mais a pinça, mas assim já está bom. Vou testar ainda em uma ladeira ou rampa, pois peguei a viatura no sábado, e ainda não tive tempo para isso.
[]'s
Eduardo Velo
30/08/2010, 14:17
Ficou muito bom ... vai aposentar o toco de madeira ?? rsrs ...
Vamos fazer teste na subida pra Ibitipoca ... rs
O Engesão vai 100% pra conservatoria , espero que o meu fique bom tb ...
abs ... Edu
RogérioNunes
30/08/2010, 18:33
Amigo Carlos Siqueira, que ficou bão ficou, mas eu ainda acho que pode melhorar refazendo o suporte para que a pinça fique o mais protegido possível ou bolar uma proteção contra possíveis choques em passeios ou mesmo em trilhas.Mas pra um teste de eficiência, tá bom de mais. O cabo de acionamento foi de qual carro?
abraço
Opa Carlos!
O freio vai ficar show, sem dúvida!!!!
Mais me surgiu uma dúvida!
A pinça não ficou desprotegida????
Me parece que ficou abaixo da linha do cambio.
Seria isso?
Att.
Kim.
RogérioNunes
30/08/2010, 19:05
Mestre Kim,de fato ficou desprotegida mesmo mas na ocasião que instalamos não houve tempo para procurar uma posição melhor. O Carlos fez um "bate e volta" aqui em Campos, 280km de onde ele mora, pra modificarmos o flutuante e na sequencia tive que desmontar a transferência que estava com um rolamento quebrado, embreagem com disco danificado e o tempo disponível foi embora.Mas tenho certeza que assim que puder ele fará as correções necessárias no posicionamento da pinça pra ficar 100%.
Opa Carlos!
Seria isso?
Att.
Kim.
Amigo Roger Nunes, bom dia!
Parabéns pela instalação.
Como sempre tornando os sonhos em realidade.
Estou a procura de uma Camper para que possamos fazer as modificações que conversamos anteriormente (eixos flutuante, freio a disco Toyota Bandeirantes, correção do caster, eixo dianteiro etc...) e com certeza esse será mais um item que irá fazer parte da modificação.
O disco e a pinça são de que carro "BERGA"? O freio de mão utilizado é o original ou foi adaptado por exemplo: mecanismo de freio do Opala antigo?
Mais uma pergunta: Como que eu faço para identificar se o eixo traseiro é Dana 44 ou Dana 46?
Abraços e mais uma vez parabéns pelo serviço de engenharia,
Rubens
Zé Renato
31/08/2010, 15:41
Opa Carlos!
Seria isso?
Att.
Kim.
Além do que vc citou,Kim, eu fiquei com outra dúvida tb.O cardan gira muitas vezes mais que a roda certo? Como as pastilhas ficam em contacto permanente com o disco, isso não causaria aquecimento e provocando um arrasto extra? Ou é desprezivel tal possibilidade?:pensativo:
RogérioNunes
31/08/2010, 18:58
Zé, como existe uma mola que faz o retorno do sistema as pastilhas não ficam em contato permanente com os discos eliminando a possibilidade de arrasto e/ou aquecimento.No sistema convencional de pinças o próprio movimento dos discos faz com que as patilhas fiquem ligeiramente afastadas e nesse sistema que conjuga freio de serviço e estacionamento existe uma mola que promove esse retorno.
Além do que vc citou,Kim, eu fiquei com outra dúvida tb.O cardan gira muitas vezes mais que a roda certo? Como as pastilhas ficam em contacto permanente com o disco, isso não causaria aquecimento e provocando um arrasto extra? Ou é desprezivel tal possibilidade?:pensativo:
RogérioNunes
31/08/2010, 20:43
Amigo Rubens, tudo na paz?
O sistema de freio de estacionameto que aparece nas imagens foram idealizados pelo "Berga", forista do 4x4Brasil.
O sistema usa basicamente pinça de freio traseiro de Kadet ou monza e suportes e disco de fabricação própria.
Assim que encontrar a Camper é só agendarmos as modificações que desejar.
Sobre as diferenças do D44 pro D46, externamente são bem parecidos mas o D46 difere por ser um eixo mais reforçado,nitidamente maior que o D44. As partes internas como semi eixos, pinhão, coroa,l rolamentos, etc são maiores e não são intercambiáveis com o D44.
Obrigado!!
abraço!
Amigo Roger Nunes, bom dia!
Parabéns pela instalação.
Como sempre tornando os sonhos em realidade.
Estou a procura de uma Camper para que possamos fazer as modificações que conversamos anteriormente (eixos flutuante, freio a disco Toyota Bandeirantes, correção do caster, eixo dianteiro etc...) e com certeza esse será mais um item que irá fazer parte da modificação.
O disco e a pinça são de que carro "BERGA"? O freio de mão utilizado é o original ou foi adaptado por exemplo: mecanismo de freio do Opala antigo?
Mais uma pergunta: Como que eu faço para identificar se o eixo traseiro é Dana 44 ou Dana 46?
Abraços e mais uma vez parabéns pelo serviço de engenharia,
Rubens
Zé Renato
01/09/2010, 14:39
Beleza então, dúvida excluida! :palmas:
CARLOS SIQUEIRA
01/09/2010, 17:01
Rogério e demais, o próximo passo será mesmo o giro da flange, que não irá subir muito a pinça, e então "bolar" a proteção, que será imprecindível. O sistema usa a pinça do Golf, e não do Kadet, que são as que estam no eixo traseiro, adaptadas no "flutuante", que não davam conta do recado. O cabo utilizado foi de um "Peggeou", naõ sei o modelo, pois estava na oficina, fixado na chapa que segura o cabo original que vai para as rodas. É muito eficiente e simples.
Edu, o "toco" fica na viatura para "calçar" os amigos.
O Adir "Berga" tem anúncio em "particulares", inclusive está "torrando" um "kit" dianteiro para engesa, com pinças de S-10, que encomendaram e não compraram. Segue fotos: peças do kit, instalado na Band e o dianteiro para Engesa.
[]'s
Ralado/SP
15/09/2010, 15:51
OPS....
esse assunto muuuito me agrada.Quanto custa esse kit???
RogérioNunes
15/09/2010, 17:13
Ralado, o kit de freio de estacionamento que o amigo Carlos Siqueira instalou no engesão dele é bem elaborado, bem acabado, porém, o Carlos já me reportou que num teste rápido numa rampa não muito íngrime o sistema não segurou o bruto. Talves falte ajustar/regular mas vamos esperar mais um pouco pra saber o resultado final.Se não me engano o custo foi de 500lts.
[]´s
OPS....
esse assunto muuuito me agrada.Quanto custa esse kit???
Opa.
Também instalei o sistema do Berga no Urso Polar.
O Envesa tem a carroceria mais elevada e ainda assim, não há espaço suficiente para colocar o disco para cima.
A chapa que suporta/protege a Tcase ganhou um, digamos, adendo para proteger o disco também.
O cabo é o mesmo usado na Bandeirante.
Está segurando bem, sem problemas por enquanto.
Abs,
Paulo Cesar
16/09/2010, 18:38
Amigos
Tenho umas duvidas sobre este kit.
Primeiramente acredito que ele tenha sido desenvolvido em função de um dos problemas críticos que é o freio de estacionamento das Band, já tive uma e no meu trabalho já teve muitas delas e em todas o mesmo problema é observado.
Os retentores da caixa de marcha e transferência deixam vazar óleo com 6 meses de trocados (retentores originais e não paralelos, isso vai ser outra discussão) e este óleo e empurrado pelo vento para a cuíca onde fica o sistema de freio de estacionamento acoplado a Tcase (no mesmo lugar da foto), como o sistema original é feito com “lona de freio”, e que após ser molhado pelo óleo deixa de funcionar perdendo o atrito por esta tudo umedecido em óleo.
Em função do relatado acima tenho algumas duvidas já que não entendo muito de freios.
1 - Eu sei que o sistema de pastilha e disco segura mais o carro, do que o de lona e cubo, porem se as pastilhas estivem molhas em óleo, qual seria o percentual de perca de atrito do sistema????
2 - Qual seria a diferença da pressão exercida na pastilha x disco do sistema original (pressão de óleo exercida pelo sistema do cilindro mestre) para a pressão exercida pelo sistema de cabo????
3 – Caso haja peca na força de atrito nas duas perguntas acima, isso ainda seria possível considerar este sistema 100% eficiente em comparação a um sistema de pastilha e disco original, para segurar o Engesa em uma ladeira íngreme ???
abs.
Ralado/SP
17/09/2010, 15:28
HUMMMM, muito bom.
Roger aguardarei um tempo para ver o parecer do proprietário e o seu, pis nada melhor que o parecer dos dois lados do produto... o usuário e o responsável pela manutenção.
Obrigadão All
Ralado
Adir Danielsson (Berga)
24/10/2010, 22:41
Rogério e demais, o próximo passo será mesmo o giro da flange, que não irá subir muito a pinça, e então "bolar" a proteção, que será imprecindível. O sistema usa a pinça do Golf, e não do Kadet, que são as que estam no eixo traseiro, adaptadas no "flutuante", que não davam conta do recado. O cabo utilizado foi de um "Peggeou", naõ sei o modelo, pois estava na oficina, fixado na chapa que segura o cabo original que vai para as rodas. É muito eficiente e simples.
Edu, o "toco" fica na viatura para "calçar" os amigos.
O Adir "Berga" tem anúncio em "particulares", inclusive está "torrando" um "kit" dianteiro para engesa, com pinças de S-10, que encomendaram e não compraram. Segue fotos: peças do kit, instalado na Band e o dianteiro para Engesa.
[]'s
Olá Carlos,
Dei uma lida no tópico e vi que estava com problemas do freio não segurar com eficiencia,continua ou foi resolvido?
Fiz testes aqui com esses freios e só desce ladeira arrastando as rodas:concordo:
Abraço.
guilhermeabreu
25/10/2010, 00:02
Olá Carlos,
Dei uma lida no tópico e vi que estava com problemas do freio não segurar com eficiencia,continua ou foi resolvido?
Fiz testes aqui com esses freios e só desce ladeira arrastando as rodas:concordo:
Abraço.
CARO BERGA
O que foi falado e vc talvez não prestou a atenção , o ROGERIO que instalou e o CARLOS SIQUEIRA dono do ENGESA , já havia me ralatado que foi instalado com muita pressa e não deu ainda uma afinada na regulagem ou seja , foi colocado e ele logo após viajou , o CARLOS SIQUEIRA mora no Rio de Janeiro e o ROGERIO NUNES é daqui de Campos dos Goytacazes , Norte do Estado .
Logo : não deu uma revisão ainda para fazer os ajustes dos cabos como deveria ser feito ainda , sou amigo dos dois e foi eu que falei com ele do seu freio .
ABRAÇO
CARLOS SIQUEIRA
25/10/2010, 21:22
Berga, é exatamente como o Guilherme falou, a distância ainda não permitiu o ajuste final, mas está melhor do que o anterior, com certeza.
[]'s
Adir Danielsson (Berga)
26/10/2010, 00:30
Berga, é exatamente como o Guilherme falou, a distância ainda não permitiu o ajuste final, mas está melhor do que o anterior, com certeza.
[]'s
è preciso abrir o sangrador da pinça para não ficar com vacuo e assim se da o ajuste final.
Abraço.
Berga como vai tudo bem?
O kit de freio de mão (com disco e pinça) que você desenvolveu serve para uma Camper com o cambio da Hilux SRV?
O que é preciso fazer para instalar o seu kit em uma Camper, lembrando que eu gostaria de ficar com a alvanca original do freio de mão. É possível?
E por último, qual é o preço incluindo o frete para SP?
Abs,
Rubens
Adir Danielsson (Berga)
27/10/2010, 21:44
Berga como vai tudo bem?
O kit de freio de mão (com disco e pinça) que você desenvolveu serve para uma Camper com o cambio da Hilux SRV?
O que é preciso fazer para instalar o seu kit em uma Camper, lembrando que eu gostaria de ficar com a alvanca original do freio de mão. É possível?
E por último, qual é o preço incluindo o frete para SP?
Abs,
Rubens
Olá,tudo bem!!
Esse kit de estacionamento é para a tcase toyota bandeirantes,pra tua camper se vc quiser tem um freio a disco dianteiro de respeito:concordo:
Abraço.
Olá,tudo bem!!
Esse kit de estacionamento é para a tcase toyota bandeirantes,pra tua camper se vc quiser tem um freio a disco dianteiro de respeito:concordo:
Abraço.
Amigo Berga,
Vou instalar o freio a disco da Toyota Bandeirantes nas 4 rodas, como vou ficar sem freio de estacionamento, estou procurando por algum tipo de freio para o diferencial.
Você teria alguma sugestão?
Abs,
Rubens
Adir Danielsson (Berga)
28/10/2010, 13:18
Amigo Berga,
Vou instalar o freio a disco da Toyota Bandeirantes nas 4 rodas, como vou ficar sem freio de estacionamento, estou procurando por algum tipo de freio para o diferencial.
Você teria alguma sugestão?
Abs,
Rubens
Qual o diametro do disco da Camper em relação ao da toyota? To achando que vc vai trocar 6 por 1/2 duzia!!!!
Quanto ao freio estacionario acho que não tem problema em fazer,em anexo foto de um freio estacionario da toyota 2.8 que fiz.
Abs.
Qual o diametro do disco da Camper em relação ao da toyota? To achando que vc vai trocar 6 por 1/2 duzia!!!!
Quanto ao freio estacionario acho que não tem problema em fazer,em anexo foto de um freio estacionario da toyota 2.8 que fiz.
Abs.
Berga, bom dia! Muito obrigado pela foto.
O disco atual da Camper tem o sistema de freio da Kombi, ou seja, extremamente com baixa eficiência, pelo tamanho do carro. Já os da Toyota são ventilados. Logo que eu conseguir o diametro eu te informo. Vou mudar disco, pinça e Hidrovácuio (cuica).
Estou usando a caixa da Hilux SRV 3.0 Turbo Diesel ano 2004. Ela é bem parecida com esta e com certeza você conseguirá fazer pois as caixa são bem parecidas.
Qual é o preço deste sistema de freio de estacionamento?
Com ele eu consigo manter a alavança de acionamento do freio de mão original ou eu irei precisar de algum mecanismo/cabo para fazer o acionamento.
Abs,
Rubens
francaclayton
20/11/2017, 10:20
Olá amigos
Preciso de um kit desses de freio de estacionamento pra LAND ROVER defender, sabem onde consigo?
Art
Caros, completei a instalação do "kit" de freio de estacionamento a disco, do BERGA, para caixa de transferência de BAND. O Rogério -ROGER NUNES- refez a furação original, pois não havia espaço no fundo da carroceria, aproveitou dois furos dos quatros. A posição ainda pode ser melhorada, com novos furos, girando um pouco mais a pinça, mas assim já está bom. Vou testar ainda em uma ladeira ou rampa, pois peguei a viatura no sábado, e ainda não tive tempo para isso.
[]'s
RogérioNunes
21/11/2017, 20:23
A defender já não tem um ótimo sistema de freio de estacionamento a lona?
francaclayton
21/11/2017, 21:20
Extremamente difícil de manutenção
RogérioNunes
21/11/2017, 21:29
Dificuldade de peças?