Ver Versão Completa : Freio estacionamento "BERGA" no engesa
CARLOS SIQUEIRA
30/08/2010, 14:09
Caros, completei a instalação do "kit" de freio de estacionamento a disco, do BERGA, para caixa de transferência de BAND. O Rogério -ROGER NUNES- refez a furação original, pois não havia espaço no fundo da carroceria, aproveitou dois furos dos quatros. A posição ainda pode ser melhorada, com novos furos, girando um pouco mais a pinça, mas assim já está bom. Vou testar ainda em uma ladeira ou rampa, pois peguei a viatura no sábado, e ainda não tive tempo para isso.
[]'s
Eduardo Velo
30/08/2010, 14:17
Ficou muito bom ... vai aposentar o toco de madeira ?? rsrs ...
Vamos fazer teste na subida pra Ibitipoca ... rs
O Engesão vai 100% pra conservatoria , espero que o meu fique bom tb ...
abs ... Edu
RogérioNunes
30/08/2010, 18:33
Amigo Carlos Siqueira, que ficou bão ficou, mas eu ainda acho que pode melhorar refazendo o suporte para que a pinça fique o mais protegido possível ou bolar uma proteção contra possíveis choques em passeios ou mesmo em trilhas.Mas pra um teste de eficiência, tá bom de mais. O cabo de acionamento foi de qual carro?
abraço
Opa Carlos!
O freio vai ficar show, sem dúvida!!!!
Mais me surgiu uma dúvida!
A pinça não ficou desprotegida????
Me parece que ficou abaixo da linha do cambio.
Seria isso?
Att.
Kim.
RogérioNunes
30/08/2010, 19:05
Mestre Kim,de fato ficou desprotegida mesmo mas na ocasião que instalamos não houve tempo para procurar uma posição melhor. O Carlos fez um "bate e volta" aqui em Campos, 280km de onde ele mora, pra modificarmos o flutuante e na sequencia tive que desmontar a transferência que estava com um rolamento quebrado, embreagem com disco danificado e o tempo disponível foi embora.Mas tenho certeza que assim que puder ele fará as correções necessárias no posicionamento da pinça pra ficar 100%.
Opa Carlos!
O freio vai ficar show, sem dúvida!!!!
Mais me surgiu uma dúvida!
A pinça não ficou desprotegida????
Me parece que ficou abaixo da linha do cambio.
Seria isso?
Att.
Kim.
Amigo Roger Nunes, bom dia!
Parabéns pela instalação.
Como sempre tornando os sonhos em realidade.
Estou a procura de uma Camper para que possamos fazer as modificações que conversamos anteriormente (eixos flutuante, freio a disco Toyota Bandeirantes, correção do caster, eixo dianteiro etc...) e com certeza esse será mais um item que irá fazer parte da modificação.
O disco e a pinça são de que carro "BERGA"? O freio de mão utilizado é o original ou foi adaptado por exemplo: mecanismo de freio do Opala antigo?
Mais uma pergunta: Como que eu faço para identificar se o eixo traseiro é Dana 44 ou Dana 46?
Abraços e mais uma vez parabéns pelo serviço de engenharia,
Rubens
Zé Renato
31/08/2010, 15:41
Opa Carlos!
O freio vai ficar show, sem dúvida!!!!
Mais me surgiu uma dúvida!
A pinça não ficou desprotegida????
Me parece que ficou abaixo da linha do cambio.
Seria isso?
Att.
Kim.
Além do que vc citou,Kim, eu fiquei com outra dúvida tb.O cardan gira muitas vezes mais que a roda certo? Como as pastilhas ficam em contacto permanente com o disco, isso não causaria aquecimento e provocando um arrasto extra? Ou é desprezivel tal possibilidade?:pensativo:
RogérioNunes
31/08/2010, 18:58
Zé, como existe uma mola que faz o retorno do sistema as pastilhas não ficam em contato permanente com os discos eliminando a possibilidade de arrasto e/ou aquecimento.No sistema convencional de pinças o próprio movimento dos discos faz com que as patilhas fiquem ligeiramente afastadas e nesse sistema que conjuga freio de serviço e estacionamento existe uma mola que promove esse retorno.
Além do que vc citou,Kim, eu fiquei com outra dúvida tb.O cardan gira muitas vezes mais que a roda certo? Como as pastilhas ficam em contacto permanente com o disco, isso não causaria aquecimento e provocando um arrasto extra? Ou é desprezivel tal possibilidade?:pensativo:
RogérioNunes
31/08/2010, 20:43
Amigo Rubens, tudo na paz?
O sistema de freio de estacionameto que aparece nas imagens foram idealizados pelo "Berga", forista do 4x4Brasil.
O sistema usa basicamente pinça de freio traseiro de Kadet ou monza e suportes e disco de fabricação própria.
Assim que encontrar a Camper é só agendarmos as modificações que desejar.
Sobre as diferenças do D44 pro D46, externamente são bem parecidos mas o D46 difere por ser um eixo mais reforçado,nitidamente maior que o D44. As partes internas como semi eixos, pinhão, coroa,l rolamentos, etc são maiores e não são intercambiáveis com o D44.
Obrigado!!
abraço!
Amigo Roger Nunes, bom dia!
Parabéns pela instalação.
Como sempre tornando os sonhos em realidade.
Estou a procura de uma Camper para que possamos fazer as modificações que conversamos anteriormente (eixos flutuante, freio a disco Toyota Bandeirantes, correção do caster, eixo dianteiro etc...) e com certeza esse será mais um item que irá fazer parte da modificação.
O disco e a pinça são de que carro "BERGA"? O freio de mão utilizado é o original ou foi adaptado por exemplo: mecanismo de freio do Opala antigo?
Mais uma pergunta: Como que eu faço para identificar se o eixo traseiro é Dana 44 ou Dana 46?
Abraços e mais uma vez parabéns pelo serviço de engenharia,
Rubens
Zé Renato
01/09/2010, 14:39
Beleza então, dúvida excluida! :palmas:
CARLOS SIQUEIRA
01/09/2010, 17:01
Rogério e demais, o próximo passo será mesmo o giro da flange, que não irá subir muito a pinça, e então "bolar" a proteção, que será imprecindível. O sistema usa a pinça do Golf, e não do Kadet, que são as que estam no eixo traseiro, adaptadas no "flutuante", que não davam conta do recado. O cabo utilizado foi de um "Peggeou", naõ sei o modelo, pois estava na oficina, fixado na chapa que segura o cabo original que vai para as rodas. É muito eficiente e simples.
Edu, o "toco" fica na viatura para "calçar" os amigos.
O Adir "Berga" tem anúncio em "particulares", inclusive está "torrando" um "kit" dianteiro para engesa, com pinças de S-10, que encomendaram e não compraram. Segue fotos: peças do kit, instalado na Band e o dianteiro para Engesa.
[]'s
Ralado/SP
15/09/2010, 15:51
OPS....
esse assunto muuuito me agrada.Quanto custa esse kit???
RogérioNunes
15/09/2010, 17:13
Ralado, o kit de freio de estacionamento que o amigo Carlos Siqueira instalou no engesão dele é bem elaborado, bem acabado, porém, o Carlos já me reportou que num teste rápido numa rampa não muito íngrime o sistema não segurou o bruto. Talves falte ajustar/regular mas vamos esperar mais um pouco pra saber o resultado final.Se não me engano o custo foi de 500lts.
[]´s
OPS....
esse assunto muuuito me agrada.Quanto custa esse kit???
Opa.
Também instalei o sistema do Berga no Urso Polar.
O Envesa tem a carroceria mais elevada e ainda assim, não há espaço suficiente para colocar o disco para cima.
A chapa que suporta/protege a Tcase ganhou um, digamos, adendo para proteger o disco também.
O cabo é o mesmo usado na Bandeirante.
Está segurando bem, sem problemas por enquanto.
Abs,
Paulo Cesar
16/09/2010, 18:38
Amigos
Tenho umas duvidas sobre este kit.
Primeiramente acredito que ele tenha sido desenvolvido em função de um dos problemas críticos que é o freio de estacionamento das Band, já tive uma e no meu trabalho já teve muitas delas e em todas o mesmo problema é observado.
Os retentores da caixa de marcha e transferência deixam vazar óleo com 6 meses de trocados (retentores originais e não paralelos, isso vai ser outra discussão) e este óleo e empurrado pelo vento para a cuíca onde fica o sistema de freio de estacionamento acoplado a Tcase (no mesmo lugar da foto), como o sistema original é feito com “lona de freio”, e que após ser molhado pelo óleo deixa de funcionar perdendo o atrito por esta tudo umedecido em óleo.
Em função do relatado acima tenho algumas duvidas já que não entendo muito de freios.
1 - Eu sei que o sistema de pastilha e disco segura mais o carro, do que o de lona e cubo, porem se as pastilhas estivem molhas em óleo, qual seria o percentual de perca de atrito do sistema????
2 - Qual seria a diferença da pressão exercida na pastilha x disco do sistema original (pressão de óleo exercida pelo sistema do cilindro mestre) para a pressão exercida pelo sistema de cabo????
3 – Caso haja peca na força de atrito nas duas perguntas acima, isso ainda seria possível considerar este sistema 100% eficiente em comparação a um sistema de pastilha e disco original, para segurar o Engesa em uma ladeira íngreme ???
abs.
Ralado/SP
17/09/2010, 15:28
HUMMMM, muito bom.
Roger aguardarei um tempo para ver o parecer do proprietário e o seu, pis nada melhor que o parecer dos dois lados do produto... o usuário e o responsável pela manutenção.
Obrigadão All
Ralado
Adir Danielsson (Berga)
24/10/2010, 22:41
Rogério e demais, o próximo passo será mesmo o giro da flange, que não irá subir muito a pinça, e então "bolar" a proteção, que será imprecindível. O sistema usa a pinça do Golf, e não do Kadet, que são as que estam no eixo traseiro, adaptadas no "flutuante", que não davam conta do recado. O cabo utilizado foi de um "Peggeou", naõ sei o modelo, pois estava na oficina, fixado na chapa que segura o cabo original que vai para as rodas. É muito eficiente e simples.
Edu, o "toco" fica na viatura para "calçar" os amigos.
O Adir "Berga" tem anúncio em "particulares", inclusive está "torrando" um "kit" dianteiro para engesa, com pinças de S-10, que encomendaram e não compraram. Segue fotos: peças do kit, instalado na Band e o dianteiro para Engesa.
[]'s
Olá Carlos,
Dei uma lida no tópico e vi que estava com problemas do freio não segurar com eficiencia,continua ou foi resolvido?
Fiz testes aqui com esses freios e só desce ladeira arrastando as rodas:concordo:
Abraço.
guilhermeabreu
25/10/2010, 00:02
Olá Carlos,
Dei uma lida no tópico e vi que estava com problemas do freio não segurar com eficiencia,continua ou foi resolvido?
Fiz testes aqui com esses freios e só desce ladeira arrastando as rodas:concordo:
Abraço.
CARO BERGA
O que foi falado e vc talvez não prestou a atenção , o ROGERIO que instalou e o CARLOS SIQUEIRA dono do ENGESA , já havia me ralatado que foi instalado com muita pressa e não deu ainda uma afinada na regulagem ou seja , foi colocado e ele logo após viajou , o CARLOS SIQUEIRA mora no Rio de Janeiro e o ROGERIO NUNES é daqui de Campos dos Goytacazes , Norte do Estado .
Logo : não deu uma revisão ainda para fazer os ajustes dos cabos como deveria ser feito ainda , sou amigo dos dois e foi eu que falei com ele do seu freio .
ABRAÇO
CARLOS SIQUEIRA
25/10/2010, 21:22
Berga, é exatamente como o Guilherme falou, a distância ainda não permitiu o ajuste final, mas está melhor do que o anterior, com certeza.
[]'s
Adir Danielsson (Berga)
26/10/2010, 00:30
Berga, é exatamente como o Guilherme falou, a distância ainda não permitiu o ajuste final, mas está melhor do que o anterior, com certeza.
[]'s
è preciso abrir o sangrador da pinça para não ficar com vacuo e assim se da o ajuste final.
Abraço.
Berga como vai tudo bem?
O kit de freio de mão (com disco e pinça) que você desenvolveu serve para uma Camper com o cambio da Hilux SRV?
O que é preciso fazer para instalar o seu kit em uma Camper, lembrando que eu gostaria de ficar com a alvanca original do freio de mão. É possível?
E por último, qual é o preço incluindo o frete para SP?
Abs,
Rubens
Adir Danielsson (Berga)
27/10/2010, 21:44
Berga como vai tudo bem?
O kit de freio de mão (com disco e pinça) que você desenvolveu serve para uma Camper com o cambio da Hilux SRV?
O que é preciso fazer para instalar o seu kit em uma Camper, lembrando que eu gostaria de ficar com a alvanca original do freio de mão. É possível?
E por último, qual é o preço incluindo o frete para SP?
Abs,
Rubens
Olá,tudo bem!!
Esse kit de estacionamento é para a tcase toyota bandeirantes,pra tua camper se vc quiser tem um freio a disco dianteiro de respeito:concordo:
Abraço.
Olá,tudo bem!!
Esse kit de estacionamento é para a tcase toyota bandeirantes,pra tua camper se vc quiser tem um freio a disco dianteiro de respeito:concordo:
Abraço.
Amigo Berga,
Vou instalar o freio a disco da Toyota Bandeirantes nas 4 rodas, como vou ficar sem freio de estacionamento, estou procurando por algum tipo de freio para o diferencial.
Você teria alguma sugestão?
Abs,
Rubens
Adir Danielsson (Berga)
28/10/2010, 13:18
Amigo Berga,
Vou instalar o freio a disco da Toyota Bandeirantes nas 4 rodas, como vou ficar sem freio de estacionamento, estou procurando por algum tipo de freio para o diferencial.
Você teria alguma sugestão?
Abs,
Rubens
Qual o diametro do disco da Camper em relação ao da toyota? To achando que vc vai trocar 6 por 1/2 duzia!!!!
Quanto ao freio estacionario acho que não tem problema em fazer,em anexo foto de um freio estacionario da toyota 2.8 que fiz.
Abs.
Qual o diametro do disco da Camper em relação ao da toyota? To achando que vc vai trocar 6 por 1/2 duzia!!!!
Quanto ao freio estacionario acho que não tem problema em fazer,em anexo foto de um freio estacionario da toyota 2.8 que fiz.
Abs.
Berga, bom dia! Muito obrigado pela foto.
O disco atual da Camper tem o sistema de freio da Kombi, ou seja, extremamente com baixa eficiência, pelo tamanho do carro. Já os da Toyota são ventilados. Logo que eu conseguir o diametro eu te informo. Vou mudar disco, pinça e Hidrovácuio (cuica).
Estou usando a caixa da Hilux SRV 3.0 Turbo Diesel ano 2004. Ela é bem parecida com esta e com certeza você conseguirá fazer pois as caixa são bem parecidas.
Qual é o preço deste sistema de freio de estacionamento?
Com ele eu consigo manter a alavança de acionamento do freio de mão original ou eu irei precisar de algum mecanismo/cabo para fazer o acionamento.
Abs,
Rubens
francaclayton
20/11/2017, 10:20
Olá amigos
Preciso de um kit desses de freio de estacionamento pra LAND ROVER defender, sabem onde consigo?
Art
Caros, completei a instalação do "kit" de freio de estacionamento a disco, do BERGA, para caixa de transferência de BAND. O Rogério -ROGER NUNES- refez a furação original, pois não havia espaço no fundo da carroceria, aproveitou dois furos dos quatros. A posição ainda pode ser melhorada, com novos furos, girando um pouco mais a pinça, mas assim já está bom. Vou testar ainda em uma ladeira ou rampa, pois peguei a viatura no sábado, e ainda não tive tempo para isso.
[]'s
RogérioNunes
21/11/2017, 20:23
A defender já não tem um ótimo sistema de freio de estacionamento a lona?
francaclayton
21/11/2017, 21:20
Extremamente difícil de manutenção
RogérioNunes
21/11/2017, 21:29
Dificuldade de peças?
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