PDA

Ver Versão Completa : Ajuda na montagem do CJ-5

pessanha
30/08/2010, 11:09
Olá para todos do fórum!
É com muita felicidade que venho aqui pedir ajuda aos colegas jipeiros, pois finalmente vou conseguir realizar um sonho, montar meu Jeep Willys CJ-5, consegui convencer a patroa.... hehehe
Estou negociando um chassi mas não tenho a listagem de todas as peças necessárias a montar o jipe. A minha idéia é ir comprando as peças e montando com meu tio que é mecânico... Mas por que eu não peço para ele listar issp pra mim? Porque ele trabalha embarcado e é um pouco enrrolado, por isso vou comprando as peças e quando ele chegar, vai montando aos poucos.. rsrs
Mas enfim, gostaria também da opinião de alguem que já passou o mesmo ou está agora, ou um conselho que seja.
Gostaria de ressaltar que não passa pela minha cabeça vender o jipe depois de pronto, sei que é pra "casar com o carro" e sei que isso vai me custar um $$$ a mais, mas pretendo seguir em frente com meus planos.
Desde já agradeço a ajuda de todos.

Fabio Cortez
30/08/2010, 11:29
Bom dia Pessanha, Seja bem vindo...

Tenho algumas perguntas.
Você está comprando o chassis puro, sem diferenciais, mecânica, nada? Precisa reformá-lo?
Como você pretende deixar o carro, muitas modificações ou mais para original?
Será que não é vantagem com o carro montado e andando. Depois modificar o que você achar necessário?
Digo isso pelo seguinte, geralmente quando se monta um carro assim, do zero, é interessante quando você mesmo vai fazer. Essa história de outra pessoa ir fazendo aos poucos não me agrada, ainda mais que ele é enrrolado...Sabe lá quando você vai ver esse carro andando.
A vantagem de você comprar o carro pronto, mesmo que precise fazer algumas coisas para deixá-lo funcionando, é que você vai andar nele e "sentir" o que precisa fazer ou o q precisa ser modificado de acordo com suas necessidades.
Digo por experiência própria.
"Se quer bem feito, faça você mesmo.."
Abraço.

pessanha
30/08/2010, 12:11
Estou comprando chassis puro mesmo, sem nada.
Não precisa de reforma, derrepente só alinhar.
Pretendo fazer só algumas modificações, feixe da band, freios a disco, amortecedor de direção, eixo flutuante...
Estava pensando em comprar essas carrocerias de fibra, será que fica bom, acho que vou me sentir um pouco desprotegido.
O carro vai ser para o dia-a-dia, mas vou querer fazer umas trilhas com ele, nada muito violento, mas quero deixar ele preparado para tudo.

Estou estudando a possibilidade de comprar um montado também, vi um aqui no Rio por R$6.500,00, estou orçando umas peças para saber saber em quanto fica, por isso gostaria de uma listagem de peças completa para saber mais ou menos quanto ia gastar na montagem do zero.

Ele é um pouco enrolado, mas é meu padrinho, já combinei com ele e ele vai fazer sim, é só eu comprar as peças... rsrsr

Abraço!

rubensx
30/08/2010, 13:42
Bom seguinte

acho que vale uma visita e analise no já montado de 6500 e preparar um gasto de 15 a 20 conto nele pra ficar decente

Entenda que certas peças vc terá de ter usado mesmo, eixos, t-case, cambio etc Se vc começar a montar um do zero terá de achar essas peças avulsas e sairá mais caro memso que vc tenha de revisar o que vc já tem... logo acho legal vc repensar...

Outra boa questão é calcular +/- o gasto (pra mais sempre) assim vc não toma susto, atualmente pra montar qualquer coisa usável vai mais de 15 mil com certeza então não pense em lista de peças e sim em lista de gasto, pois vc só vai ter certeza do que falta ou o que não falta quando for montando, com calma pesquise um já monado com preço interessante se tiver andando melhor e vai rpa cima, montar do zero é legal mas sai mais caro ainda

JeepDennis
30/08/2010, 16:41
amigo que mecanica e eixos vc vai usar?? se ñ for a original é melhor montar do zero mesmo.. dependendo do que for montar não usa nada do original.. só o chassis mesmo..

Fabio Cortez
30/08/2010, 17:53
amigo que mecanica e eixos vc vai usar?? se ñ for a original é melhor montar do zero mesmo.. dependendo do que for montar não usa nada do original.. só o chassis mesmo..

Pra mim é a primeira coisa que tem que ser definida, a mecânica a ser usada.
Fora isso, todas as outras adaptações que foram mencionadas são relativamente simples de serem feitas.
Carroceria de fibra é uma ótima, melhor investimento que fiz no meu carro até hoje, ainda mais pra nós que moramos em cidades litorâneas.
Freios a disco tb é tranquilo de fazer.
Feixe de band tb é uma boa. Dependendo do ano do carro, podem estar em bom estado e podem esperar mais um tempo.
Eixo flutuante existem no mercado ao montes mas também não acho que seja urgente. Ainda mais que você quer o carro para o dia-a-dia e para trilhas leves.

O preço desse carro está até bom demais para os dias de hoje, mas tudo vai depender do estado que se encontra...
Tira umas fotos lá e coloca mais detalhes dele aí. Vai ajudar bastante.

Att,

André Luiz Rossetim
30/08/2010, 18:01
Compare os 6.500 do jeep usado e com a soma de todas as peças que vc terá de comprar usadas e que poderá aproveitar dele (se for usar mecanica proxima à original) chassi, eixos (capa externa, e cx satelite, coroa e pinhão, munhão, pontas de eixo), rodas livres, t-case, lataria (se estiver aproveitavel) caixa de cambio, cardãns. Considere tbm os acessorios parachoques, santo antonio, estribo, rodas suporte de estepe, parabrisas, quadro do parabrisas, capo do motor, radiador, lanternas. E não se esqueça da documentação.
Poem td na ponta do lapis e veja se sai mais barato montar do zero ou refornar um usado. Isso vai depenter da mecanica que vc pretende pra ele.

Muita coisa que vc não usar do jeep velho vc pode vender

Veja o topico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75173, tvz te enteresse.

Robertux
30/08/2010, 20:05
Eu comprei um baratinho, e reformei todinho.
Nesse post eu relato a refoma, relacionando tudo o que foi colocado e os preços.
Pode ajudá-lo em alguma coisa, dê uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59749

pessanha
01/09/2010, 11:16
Obrigado a todos pelas dicas!
Acho que você me convenceram a comprar um jipe montado e ir modificando aos poucos.
A minha única preocupação era em relação ao chassi, gostaria de inspecionar bem antes de comprar e depois deixar ele no jeito.
Estou com 2 jipes em vista.

1º - Willys 1968, 2500 cilindradas, Gasolina, motor de opala 4cc, bom estado, mas precisa fazer pequenas coisas (ainda não sei quais são).

2º - WILLYS CJ-5, modelo 1959, 4000 cilindradas, com 100.000 quilômetros, Azul, Gasolina, 4X4 E REDUZIDA, 4CC, FREIO A DISCO NA DIANTEIRA, FAROIS DE MILHA, SANTOANTONIO E GRADE FRONTAL, BANCOS DE MONZA, COM PORTAS, FUNCIONANDO. DOCUMENTOS ATRASADOS (ainda não sei quanto).

Vou postar as fotos que tenho para vocês darem um olhada, mas se puderem opinar em relação aos dois...

mrcrema
01/09/2010, 11:21
è Pessanha

O bicho é feio, eu estou montando o meu a mais de 5 anos e ainda falta coisa pra caramba, mas fiz o que muitos te falaram, comprei um jeep andando, fui fazendo aos poucos, ainda não parei, todo dia tem mudanças.

Entra no meu tópico e dá uma olhada no que já fiz e onde estou agora.

Boa sorte, precisando de alguma coisa pode entrar em contar.

Abraço

rubensx
01/09/2010, 11:30
Obrigado a todos pelas dicas!
Acho que você me convenceram a comprar um jipe montado e ir modificando aos poucos.
A minha única preocupação era em relação ao chassi, gostaria de inspecionar bem antes de comprar e depois deixar ele no jeito.
Estou com 2 jipes em vista.

1º - Willys 1968, 2500 cilindradas, Gasolina, motor de opala 4cc, bom estado, mas precisa fazer pequenas coisas (ainda não sei quais são).

2º - WILLYS CJ-5, modelo 1959, 4000 cilindradas, com 100.000 quilômetros, Azul, Gasolina, 4X4 E REDUZIDA, 4CC, FREIO A DISCO NA DIANTEIRA, FAROIS DE MILHA, SANTOANTONIO E GRADE FRONTAL, BANCOS DE MONZA, COM PORTAS, FUNCIONANDO. DOCUMENTOS ATRASADOS (ainda não sei quanto).

Vou postar as fotos que tenho para vocês darem um olhada, mas se puderem opinar em relação aos dois...

dependendo do que se tem a fazer o numero 1 parece mais legal, mas o numero 2 já tem freio a disco o que é muito bom, mas doc atrasado, ai dói

pessanha
01/09/2010, 11:37
Algumas fotos:

Jeep Willys 1968
http://img819.imageshack.us/img819/3443/8889774.jpg
http://img840.imageshack.us/img840/9720/8889775.jpg
http://img185.imageshack.us/img185/7632/8889776.jpg
http://img690.imageshack.us/img690/3100/8889777.jpg
http://img26.imageshack.us/img26/6442/8889778.jpg

Jeep Willys 1959
http://img339.imageshack.us/img339/9160/8819020.jpg
http://img444.imageshack.us/img444/2378/8819021.jpg
http://img255.imageshack.us/img255/463/8819022.jpg
http://img844.imageshack.us/img844/5968/8819023.jpg
http://img841.imageshack.us/img841/4454/8819024.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/2410/8819025.jpg

JAIME MOREIRA
01/09/2010, 12:38
Estou comprando chassis puro mesmo, sem nada.
Não precisa de reforma, derrepente só alinhar.
Pretendo fazer só algumas modificações, feixe da band, freios a disco, amortecedor de direção, eixo flutuante...
Estava pensando em comprar essas carrocerias de fibra, será que fica bom, acho que vou me sentir um pouco desprotegido.
O carro vai ser para o dia-a-dia, mas vou querer fazer umas trilhas com ele, nada muito violento, mas quero deixar ele preparado para tudo.

Estou estudando a possibilidade de comprar um montado também, vi um aqui no Rio por R$6.500,00, estou orçando umas peças para saber saber em quanto fica, por isso gostaria de uma listagem de peças completa para saber mais ou menos quanto ia gastar na montagem do zero.

Ele é um pouco enrolado, mas é meu padrinho, já combinei com ele e ele vai fazer sim, é só eu comprar as peças... rsrsr

Abraço!

Acho que pra ficar bom tem que montar do zero mesmo. O meu gastei uma baita grana, revisei, revisei, e só quebrava. agora to fazendo do zero mesmo, o mais importante é ter certesa do que vai usar no jeep, não interessa o que seja, mas tenha certesa, a pior bosta é refazer coisas e jogar dinheiro fora com isso.

vou usar carroceria da fiber 4x4, é excelente, o mecanico que ta fazendo meu jeep usa a mais de 10 anos e ta novinha ainda.

JeepDennis
01/09/2010, 13:38
Acho que pra ficar bom tem que montar do zero mesmo. O meu gastei uma baita grana, revisei, revisei, e só quebrava. agora to fazendo do zero mesmo, o mais importante é ter certesa do que vai usar no jeep, não interessa o que seja, mas tenha certesa, a pior bosta é refazer coisas e jogar dinheiro fora com isso.

vou usar carroceria da fiber 4x4, é excelente, o mecanico que ta fazendo meu jeep usa a mais de 10 anos e ta novinha ainda.

Tb concordo com o Jaime.. ja passei por isso tb.. e esses jeeps das fotos da medo até de olhar.. duas carniça.. rsrs

rubensx
01/09/2010, 13:54
Tb concordo com o Jaime.. ja passei por isso tb.. e esses jeeps das fotos da medo até de olhar.. duas carniça.. rsrs

x2

depende muuuuuiiiittttooo do valor cobrado se tiver 4 mil ocm doc ok vc está pagando o valor do doc e tá vindo tudo de brinde, mas pense em fazer do zero...

agora acima disso sei lá eu paguei uns 3 mil no meu e era um lixo tão grande que refiz do zero encarei tudo o que pode ter vindo como brinde mesmo

pessanha
01/09/2010, 16:30

Acabei de ligar para os donos dos dois carros, o primeiro está bem completinho, mas está com placa amarela, sem recibo de compra e venda e o cara não sabe aonde está o antigo dono, nem o conhece.
O segundo está tranquilo, uns R$600,00 resolve o problema com despachante e pego o carro todo ok, mas está só com a caixa do opala, sem 4x4, sem reduzida, está só com o diferencial.

Estou confuso agora....
Vou dar mais uma pesquisa.

rubensx
01/09/2010, 16:36
Acabei de ligar para os donos dos dois carros, o primeiro está bem completinho, mas está com placa amarela, sem recibo de compra e venda e o cara não sabe aonde está o antigo dono, nem o conhece.
O segundo está tranquilo, uns R$600,00 resolve o problema com despachante e pego o carro todo ok, mas está só com a caixa do opala, sem 4x4, sem reduzida, está só com o diferencial.

Estou confuso agora....
Vou dar mais uma pesquisa.

nossa os dois são fria, CORRE disso

Leco1974
01/09/2010, 18:10
Pessanha. A tua dúvida sobre comprar um usado ou fazer do zero é a de 99,99% dos que compram jipes e que não são familiarizados com o assunto (eu, p. ex). Quem manja de jipe faz do zero, seja pq sabe as manhas da coisa (conhece mão de obra, produtos), monta em casa pq é mec(x)ânico ou tem recursos pra bancar quem faça (X4Adventure e outras).
Se vc quer sair andando de CJ, mesmo que ele esteja meia-sola, compra usado e vai arrumando, ou seja, vc consegue usar, mesmo que com limitações e vai gastando à medida que teu orçamento deixa, mas vc tem um CJ pra aproveitar e vai gastando conforme vc sente necessidade. Mas, se vc não tem pressa de usar, dispõe de maior valor para aplicar e tem mão de obra ou conhecimento para mexer, compra um chassi e monta do zero, do teu jeito, fica 1.000 vezes mais adequado ao que vc pretende, mas o gasto é quase que numa paulada só (R$10.000,00 pra tornar um simples chassi um veículo é nada, com R$20.000 vc já começa a ter forma na vtr). Os dois CJ's que vc relacionou só valiam a pena se fossem baratinhos e estivessem com os doctos em dia/certinhos, pois têm muita coisa pra fazer e, em termos de jipe, fazer economia não é regra (se é que existe). Eu ainda não consegui fazer economia até agora, pq existe o famoso "jaque" (já que colocou freio a disco, coloca pedaleira suspensa, já que colocou pneus novos, coloca rodas novas etc). A principal coisa é :pipoca:... tens grana pra gastar sem prejudicar teu orçamento "doméstico"? Se tem, compra um chassi e monta à tua maneira! :dance: Não tem tanta grana e quer sair curtindo os passeios? Compra um usado e arruma devagarinho, com uns 10 ou 12 mil vc arruma uns bem bons e que já te permitem passear/trilhas leves. Mas, em qualquer caso, sempre pesquise a documentação, pois senão é grana rasgada e vc só pode andar com ele no meio do mato.:discordo: :parede: Abs e boa sorte na luta, que é longa!

Pridi
02/09/2010, 08:26
Pessanha,

Vou colocar a configuração com a qual comprei o meu jipe para comparar a quanto você gastaria comprando as peças:
5 pneus bf goodrich mud 33" = 5500,00
5 rodas de liga leve 10" = 4000,00
estribos (keko) = 300,00
suporte de estepe e galão (keko) = 400,00
galão = 150,00
direção hidráulica F-1000 = ?
ventuinha elétrica vectra = ?
radiador original = ?
freio a disco dianteira = 400,00 ?
freio de mão (pé) landau = ?
motor opala 4 cc modificado para 2800 cc = ?
relógios (amp, temp., conta giros, comb., pressão óleo) = 900,00
carroceria fibra = 4500,00
capota gaúcha = 1100,00
caixa (4m) e sobre-caixa original = ?
Bancos reclináveis = ?
rádio VHF Yaesu FT-2000 = 500,00 (preço de um novo)
direção 3 raios e coluna de direção (com pisca alerta)= 300,00 ?
bloqueio dianteiro 100% = 1400,00
bloqueio traseiro 75% = 1100,00
suspensão e eixos, cardãs originais = ?
tudo funcionando = ?
mão de obra pra instalar tudo isso = ?
docs em dia = ?

Somou? Valor pago pelo jipe = 16.000,00. quanto seria gasto para isso. Eu chuto no mínimo uns 30 mil

O que foi feito nele.
Toda a elétrica retirada e refeita = 800,00
manutenção corretiva = reforma caixa e reduzida, com troca de todos os anéis sincronizadores, engrenagens e rolamentos = 1400,00

Comprei na sexta e no sábado já estava no barro. Depois só manutenção em função das trilhas. O que vai ser feito. Reforma do chassis e cintar por cima e por baixo.

Meu conselho, se é que vale a pena, procure bem que existem boas oportunidades. Tem gente que começa e quando vê o tamanho do buraco desiste no meio, ou troca por um carro "mais confortável". Tem muito jeep a venda por aí, com montagens bem aceitáveis. Se informe, consulte, fale com jipeiros e faça o melhor negócio.

Abraço,