PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre cambio hilux - sw4 - 2.8 - ano 95 - diesel



Zara
24/03/2005, 20:08
Comprei um cambio usado para colocar na minha hilux, porém, não deu
muito certo.
A parte (carcaça) que encaixa na reduzida é diferente.
Peguei a (carcaça) antiga e vi que dava certinho, só um pequeno detalhe. A luva que une os dois eixos é maior e o entalhe interno é diferente.

Bem cheguei a uma leiga conclusão e queria ver se é possivel:

Pegarei parte da luva do antigo cambio e unirei com um pedaço da luva do cambio comprado e ficarei com uma luva no tamanho da antiga mas com entalhes internos diferente.

Será que resiste?
Pode ocorrer algum problema?

Deu prá entender???
Preciso da ajuda de vcs pois estou sem a minha toyota fazem 3 meses

Luca
25/03/2005, 21:11
... A parte (carcaça) que encaixa na reduzida é diferente. A luva que une os dois eixos é maior e o entalhe interno é diferente...
Zara,
É na carcaça, ou é na luva? :roll: Se for a carcaça, num tem saída bonita não. Vai ter que adaptar. Peço que explique melhor. Se for na luva, acho que vai dar certo, sim. Conheço a luva, pois tou fazendo uma adaptação de transmissão com reduzida Hilux e câmbio Ford Ranger. Verdadeiro misto-quente. A luva que você tem em mãos, num deve ser muito diferente da que eu tenho. Acho que se você for cortar e soldar, bem no meio da peça, num terá problemas. Pode até fazer uma sobre-luva, ou seja, uma luva em cima das duas metades, e dois cordões de solda. Há espaço suficiente. Depois conta aí, como ficou.
Onde fica Sarapuí? Tem desmanche com peça de Hilux por aí?
[]´s

Zara
29/03/2005, 01:04
Luca,
O problema é na luva.
Eu pensei que fazendo a união das duas não teria problemas, mas uns pessímistas de plantão, que não entendem muito do assunto, me fizeram recuar na descisão e aí "fui pedir ajuda aos universitários":
Será que resite?
A solda não destempera o aço?
Se romper em movimento o que acontece com o cambio?

Enfim, fiquei com medo de detonar o câmbio usado, recem comprado.
Pelo que eu vi se eu usar a parte da carcaça antiga e fazer a adaptação na luva tudo se encaixa.
Sarapuí, fica entre Sorocaba e Itapetininga, é um vilarejo muito pequeno e não tem desmanches.
Estou com meu cambio antigo que quebrou a quarta marcha.
E tenho as duas engrenagens e o rolamento agulha da quinta novinhos.
Tenho alguns telefones de importadoras se precisar.

att. Wagner

Luca
29/03/2005, 14:55
Wagner,

Realmente, o cordão de solda destempera a bucha. Nada que não possa ser refeito depois. Ou seja, corta, solda e retempera. Ou eventualmente faz uma sobre-luva e dois cordões de solda. Se vc tiver dificuldade, em Salto tem a oficina do Roberto Gaiotto. Acho que não é longe de onde vc está. Ele tem uma boa oficina 4x4. Troque uma idéia com ele. Te dou as diretrizes, se quizeres. Penso, porém que em Sorocaba tenha bons especilistas, também, e está ainda mais próximo de vc.

Se romper em movimento o que acontece com o cambio?

Nada! Não acontece nada, é o equivalente a escapar uma marcha com o carro em movimento. Vai fazer um TUMMmmm.... . Você vai ficar :shock: e depois :evil: . Depois vai ter que refazer a bucha. Portanto, faça logo temperado, ou com uma sobre-luva.
Quanto aos importadores, agradeço. Perguntei por curiosidade. Gosto de xeretar por aí.
[]´s

Zara
30/03/2005, 22:35
Luca,

Ontem ligou a pessoa que me vendeu o cambio, perguntando se estava tudo certo. Eu falei o que ocorria e ele mandou eu despachar o meu cambio e o dele que ele resolve tudo com um amigo mecanico da Toyota em Sta. Catarina. Não deu outra, mandei rapidinho 8)
De qualquer maneira obrigado pelas dicas.
Quando vier prá esse lado da um alô.

Abraço, Wagner

Luca
30/03/2005, 23:10
Valeu o convite Wagner. Agradeço. Com certeza um dia irei conhecer a progressista Sarapuí. Espero que teu problema esteja próximo do fim. Depois conta aí como ficou.
Abraço e boa sorte.

André 4Runner RJ
24/05/2005, 10:34
Caro Luca,

Xeretando esse tópico, verifiquei que entende de Toyota.
Possuo uma 4Runner 1991 que estou retirando a mecânica original para instalar a Diesel.
Já comprei a caixa da 2.8, que combina com a posição dos diferenciais.
Agora estou procurando o motor para terrminar minha jornada.
Será que existe algum problema nessa transformação?

André 4Runner RJ
25/05/2005, 02:18
Caro amigo jipeiro,

Como havia dito antes, comprei apenas as partes do câmbio (Caixa 2.8, pedaleira, cilindros da embreagem e mangueiras, faltando agora somente o motor). Minha 4runner é 6 cilindros (3VZE) com câmbio automático.
A caixa, fisicamente, encaixa-se perfeitamente no lugar da original. Resta-me saber se a adaptação me trará muitos problemas, com você mesmo disse, os de relação!!!

Vale lembrar que já gastei uma relevante fortuna nesse carro (projeto) e até então não desfrutei do 1/10 do carro. Por isso estou agradecendo qualquer ajuda, uma vez que já metí os pés pelas mãos, colocando a emooção antes da razão.

E caso possa me ajudar, preciso me desfazer do motor e caixa originais.

Grato,
André

André 4Runner RJ
26/05/2005, 12:29
Caro amigo TOYOTEIRO,

Acredito que não tenha entendido. Comprei sim um carro, ou melhor um Jipe Toyota, modelo 4Runner como diz o documento.
A aproximadamente uns sete anos desembolsei uma considerável quantidade de dinheiro para aquisição de uma camionete 4X4 que poucos brasileiros viam nas ruas, e acredito que até hoje seja muito difícil. Sendo um Automóvel Japonês, montado no Canadá para o mercado Norte Americano, que na minha idéia, trata-se da melhor SR5 projetada, pois possui tração nas quatro rodas, bancos em couro, piloto automático, com controle no volante, painel completo, contendo pressão de óleo e voltímetro, além do medidor de gasolina e temperatura, ocupando todo o espaço do painel dispensando o uso do tapa buraco ou porta treco, um rádio com tocafitas e cd player, original da TOYOTA, câmbio automático com opção de passagem de marchas esportiva (ECT POWER), acionamento de reduzida e tração a vácuo, teto solar, bagageiro, fora opcionais que vieram com a importação independente. Vale lembrar que a frente é a mesma da Hi Lux com farois Seledbean, se é assim que se escreve!
Passei bons momentos desfrutando dessa maravilha de Toyota, porém, após alguns anos, ocorreu um incidente em viagem, causado por um porco, pseudo mecânico acarretando em um sério prejuizo para o motor, ficando parado por alguns três anos, entre decisão e execução do seu reparo.
Como a Toyota não vende peças de retífica sob medida (bronzina, casquilho, biela, pistão, váuvulas e etc...) e na época não existiam carros como esses em ferro velhos, a melhor opção foi a sugerida pelo meu mecânico, que mexe com motores de performance.
Então foram mais alguns dinheiros em amor a velha TOYOTA. Fizemos a alma da máquina com peças como pistão de alumínio forjado, retiramos a injeção para dar lugar a um jogo de três carburadores Weber, os dutos de admissão foram polidos, comando com o lift maior, válvulas e molas especiais, e outras coisinhas mais, como módulo de ignição MSD, Bobina de alta tensão, filtros K&N, cabos de vela Accel 8.8 e por aí vai... Já aproveitando o embalo da desoriginalidade, um jogo de Rancho com regulagem um Body Lift de 3" e um jogo de BF 33".
Agora, Só estou querendo rodar com o Diesel, pois irei fazer umas viagens longas pela Améria Latina.
É só isso...

Abraços,
André

Luca
26/05/2005, 14:52
Comprei sim um carro, ou melhor um Jipe Toyota, modelo 4Runner como diz o documento.
Há versões de jipes Toyota, com nomes diferentes, para mercados deiferentes. Terei prazer, sempre, em trocar informações. Você poderia postar uma foto de seu jipe, para matar a minha curiosidade e de todos os jipeiros foristas?
[]´s