Ver Versão Completa : Recapear pneus, uma boa ou uma fria ?
NGDaniel
29/08/2010, 09:34
Bem pessoal, sei que no mundo "truck" isso é normal, mas lá, tirando os pneus da dianteira, sempre se está com pares de pneus..
Estou com dois pneus, muito bons, mas ja precisando de troca, estão carecas.. fui fazer o orçamento para novos e percebi que terei de desembolsar pelo menos 1.200 tentos se quizer calçar minha viatura com pneus novos, dai me surgiu essa ideia, de recapear os pneus..
O que vcs acham ? Alguem ja fez isso pra picapes ? É seguro ? Compensa ?
Perigoso para estradas ?
Agradeço desde já,
abs,
Carlos A. C. Azevedo
29/08/2010, 09:51
Cara, ja tentou verificar no site da vipal, ou em alguma representante?
se eles fazem o serviço neste tipo de pneus e como fica depois, eles já fazem isso a muito tempo e podem te ajudar.
[]'s boa sorte:concordo:
eduardo1968
29/08/2010, 11:52
Bem pessoal, sei que no mundo "truck" isso é normal, mas lá, tirando os pneus da dianteira, sempre se está com pares de pneus..
Estou com dois pneus, muito bons, mas ja precisando de troca, estão carecas.. fui fazer o orçamento para novos e percebi que terei de desembolsar pelo menos 1.200 tentos se quizer calçar minha viatura com pneus novos, dai me surgiu essa ideia, de recapear os pneus..
Perigoso para estradas ?
Agradeço desde já,
abs,
Daniel
Estava com essa mesma dúvida até pouco tempo, mas por felicidade surgiu uma proposta boa, vendi meus pneus usados por R$ 80,00 cada e interei o restante por 4 pneus 255X75R15 novos.
Mas, antes disso, eu ia recapar os pneus trazeiros e comprar 2 pneus novos para a dianteira, então me informei muito sobre pneus.
Recapados:
- podem durar até mais q novos, desde q a banda seja boa (vipal), o pneu bom e o processo bem feito. Tenho um amigo q tem 2 recapados na trazeira de uma D20 e estão com 80mil KM e ainda bons.
Mas, por outro lado, podem ficar tortos e não prestarem. É questão de sorte.
Sempre são mais barulhentos.
Novos:
- Mais caros, mas podem ir para rodízio e a longo prazo vantajosos.
Obs: o próprio dono do recap me aconselhou comprar pneus novos na Argentina ou Paraguai, do q recapar.
Espero q tenha ajudado
Abs
Eduardo
dalmolin
29/08/2010, 12:04
se o cara for ninja vc poe ate na frente e fica bom ,de nova a recapagem ate no maximo meia vida , de meia vida pra frente fica ruim de qualquer jeito.....
o bala do recapado atras , eu sempre tinha , passava a lombada nas saidas da cidade estacionava metia uma 2ª eeeee ...... :pipoca: , banda de recapagem eh dura , guenta fritao , km do caramba ... problema eh isso , no fim desloca , dae fica um lixo , andando reto parece qe as rodas de tras viram e o carro nao fica na estrada.
DieselPower
29/08/2010, 12:22
Mas os dianteiros sempre são novos. Caminhões não utilizam pneus recapados na dianteira.
Inclusive, conheço algumas transportadoras que estão utilizando apenas pneus novos, e dizem estar compensando devido a menor perda de tempo e $$$ na manutenção (furos, estouros, consertos).
Perigoso para estradas ?
Aqui no fórum tem vários colegas utilizando...
Eu particurlarmente, não faria denovo. Uma vez recapamos os 2 traseiros da Hilux do Sogro com uma banda que imitava o Mud. Quando era novo até oferecia um bom desempenho no barro, porém, com 20.000 km (se não me engano) eles acabaram... O pior de tudo é que fazia um barulho bem alto no asfalto, e quando pegava pedras chegava a arrancar gomos inteiros...
Depois que colocamos os BF Goodrich Mud, o coisa mudou completamente. Melhorou a performance Off-road, on-road (não faz nem a metade do barulho) e a durabilidade nem se compara!
Sem falar que os recapados custaram mais da metade dos BF novos... E não duraram nem 1/4...
MAS, já vi alguns foristas aqui relatando situações muito boas com recapados. Acredito que escolhi mau quem fez a recapagem, pois cobrou
muito ($$$) e provavelmente não utilizou produtos (banda) de qualidade.
Ainda, se não me engano, a velocidade máxima dos recapados é de 80 km/h...
Fala com o KONDZ e com outros foristas que fazem estas recapagens, que eles podem lhe dar melhores informações.
Roraima_Road
29/08/2010, 15:14
bom, tenho pouco experiencia em recapados para pick ups, pois só recapei para tratores, e nesses valeram a pena, pois uso trator para pecuaria, então não é situções de uso extremos, quanto a recapar pra pick up, aqui onde moro, estou a 200 km da fronteira com a venezuela, e lá tem uma loja de brasileiro que vende pneus, e por mais que algumas pessoas falem mal que dura menos, que as estradas brasileiras são diferentes e bla , bla, bla,.. toda vez que comprei pneus de marca conhecidas como pirelli, goodyear, sempre rodaram o mesmo que os brasileiros e pela metade do preço. Logo se voce tiver proximo de algum país desses, vale muito mais ir lá e trocar do que recapar. Pois a recapagem depende muito da situação da "carcaça" se tiver com inicio de empeno pode esquecer que não vai ficar bom de jeito nenhum, e se eles já estão carecas é muito provavél que tenham algum empeno.
Espero ter ajudado.
Abraço.
DieselPower
29/08/2010, 15:43
estou a 200 km da fronteira com a venezuela, e lá tem uma loja de brasileiro que vende pneus, e por mais que algumas pessoas falem mal que dura menos, que as estradas brasileiras são diferentes e bla , bla, bla,..
Isso é extamente o que dizem: - Bla, bla, bla!
Provavelmente quem começou esta conversa foi um proprietário de revenda de pneus no BR...
Pneu é pneu! Sendo o mesma marca e modelo, seja aqui, na Venezuela, PY, UY, EUA, todos serão o mesmo produto!
SAPO-BOMBA
29/08/2010, 16:49
Consegue-se comprar pneu NOVO, zero em lojas por preços que valem a pena. Basta pesquisar e chorar.
Aqui em Juazeiro na mesma loja que paguei na época 420 latinhas pelos Maxxis, agora tá de 390 latinhas à vista... Isso na medida 31x10,5 R15 e pras outras medidas só perguntando ( e chorar tb! )
NGDaniel
29/08/2010, 19:42
Entao, valeu a galera pelas dicas..
Pelo que vi ate agora as opniões sobre recapagem são mais ou menos no mesmo sentido: "é bom, mas se eu fosse vc pegava um novo".. heheh..
Bem, mas ai pergunto a vcs, que eu faco com esses dois pneus ? jogo fora ? faço uma recapagem e vendo ??? ou faço uma recapagem mud para, quando tiver lama, brincar por ai ??
E ai? pô, to com dó pq são michellin at e, pelo menos a vista estão ÓTIMOS...
:grin:
abs,
Pelo que vi ate agora as opniões sobre recapagem são mais ou menos no mesmo sentido: "é bom, mas se eu fosse vc pegava um novo".. heheh..
Bem, mas ai pergunto a vcs, que eu faco com esses dois pneus ? jogo fora ? faço uma recapagem e vendo ??? ou faço uma recapagem mud para, quando tiver lama, brincar por ai ??
abs,
Recapar ou não vai depender muito da utilização a ser dada aos pneus. De modo geral, vale recapar para uso predominante em estradas de terra ou em asfalto a baixa velocidade. Se você costuma pegar rodovias e rodar a mais de 100 Km/h, não é recomendável usar os recapados, mas se você usa a picape apenas na terra ou em trilhas, poderá mandar recapar com um desenho mais agressivo e usar estes pneus. Se o uso da picape é mais rodoviário, melhor colocar novos, que podem ser financiados (há muitas lojas que parcelam em 3 a 5 pagamentos sem juros) e vender os pneus usados para alguém que pretenda recapar e usar em trilhas. Há algum tempo, eu vendi dois jogos de pneus usados assim, ou seja, anunciei os pneus como estando em bom estado para recapagem (estrutura OK) e os vendi rapidamente a um bom preço para o comprador (melhor do que jogar fora, poluindo ainda mais nosso planeta!).
SAPO-BOMBA
29/08/2010, 19:58
Mete 4 pneus zero bala e durma tranquilo. Pega os Michelin e vende ou faz negócio com alguma borracharia ou com que esteja precisando...
KONDZ jeep tires
29/08/2010, 20:22
Ola NGDaniel,
A questão do uso de pneus recapados vai muito da sua utilização.
Se for rodar só em estradas e manter velocidades acima de 110km/h não ancoselho.
Ou situação de pneus deslocarem no meio da vida, isso pode ocorrer devido a carcaça já estar condenada e mesmo assim a recapadora passou despercebido, ou má utilização, o que em pneus novos também podem ocorrer!!!
Já vi pneus Bf estourar com 700kms novinhos!! Motivos: pouca calibragem, alta temperatura do asfalto junto com excesso de velocidade.... Não existe milagre.
Entre nesse link, tem um amigo forista que pode dar melhores informações ele ja uso pneus novos, recapados, largos, finos, etc....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49112&page=96
Abração,
Boas trilhas!!
Marcos
DieselPower
29/08/2010, 20:25
O Tio Eddie está utilizando recapados na Femil, ele relata suas impressões neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49112&page=64
Vale a pena dar uma lida...
eduardo1968
29/08/2010, 21:49
Colocar recapados numa ranger 3.0 é o mesmo q recapar os pneus de um corolla. Pra quem vai usar no asfalto + de 100 Km/h é aumentar o risco de vida, desnecessariamente.:stop:
SAPO-BOMBA
29/08/2010, 21:57
Fosse pra colocar recapados num Jeep de trilha ou carro de trabalho, que não vão exceder velocidades acima de 100km/h, eu colocaria sem problemas, até pelo custo.
Agora pra carro de uso pessoal, segurança vem antes de tudo.
dalmolin
29/08/2010, 22:12
esses pneus que tem a banda toda solta na beira da estrada sao os perucados..
dos que eu connheço nunca vi estourar pneu recapado direito....
quando eu andava com recaps , tbm azulava , nao tem essa de 100 kmh ...
eduardo1968
29/08/2010, 23:08
Até q numa f250 dava pra usar um recap, mas numa ranger se bobear na direção aos 150 Km/h,:wink: já eras...
Troller-a-vista
30/08/2010, 00:21
150 ? po a 120km/h se vc cometer uma bobeira, nao vai sobrar muitas partes pra contar a historia, eh caixao lacrado pra nao assustar o povo hehhee
dalmolin: o que seria o termo AZULAVA??
ate onde eu sei, se o recape for de excelente qualidade, nao solta nao, pois a cola a frio chega a arrancar partes do pneu original se tentar tirar. pelo menos foi isso que eu vi na tv ha uns anos atras qdo mostrou a fabrica da vipal (um espetaculo), me passou muita confianca.
mas sinceramente nao faria isso em pneu q nao fosse de caminhao.
primeiro pq os pneus de passeio nao sao com as mesmas especificacoes, os de truck ja foram pensados para a recapagem (alguns suportam entre 3 e 5 pelo que eu ouvi do cara da recapex, entao deve ser verdade).
mas um pneu de truck nao dura 100 mil km, e isso um caminhao roda em poucos dias/meses, ja um carro de passeio demora anos pra rodar isso. Nao se pode esquecer que o pneu tem durabilidade maxima de 5 anos, depois disso a borracha ja ta ressecando, rachando, nao aguenta peso, etc etc (gracas a deus, isso qr dizer q hj os pneus se degradam menos dolorosamente dentro dos rios...).
Fora a propria dimensao dos pneus que tem muito mais borracha, ja vi alguns pneus para recapagem (nao vi como faz, mas vi sendo "lixados"/preparados) , os de passeios ficam meio ovalados na banda qdo chegam quase aos fios de aco, os de truck ficam bem mais quadradao, isso com certeza, ajuda na hora de colar e tb na hora de rodar, a forca centrifuga eh bem diferente !
eu nao arriscaria, por mais confianca que a vipal me passou, vai saber se o pneu ja tava vencido, furado, com bolha, remendado sei la eu ... mesmo que fosse OS MEUS pneus, tb nao faria, num truck eh diferente, num carro de passeio eu nao faria.
SAPO-BOMBA
30/08/2010, 02:33
Se fosse pra fazer recap, faria SE fosse pra usar em outra finalidade ( Jeep de trilha, exemplificando ) e SE as bandas recapadas fossem originárias do meu atual carro, já que comprei os pneus zero e ninguém melhor do que eu pra saber o uso que fiz deles.
Por sinal, quando for montar meu CJ, vou passar os atuais pneus da Galloper pra ele ( meia vida, rodaram menos de 40 mil ) e compro um jogo zero de Maxxis novamente, pelo preço que está de 390 latinhas por aqui, não pensaria 2x...
NGDaniel
30/08/2010, 06:35
Já ouviram falar de um tal de Nankang ? Será que presta ? Foi o q achei mais em conta até agora 530 lascas cada..
Os tradicionais por aqui estão mais de 700 lascas.. :-x
Pequeno jr
30/08/2010, 09:35
abs,
Daniel,
Tu faz trilha? Pelo menos expedições? Tem espaço para guardar tralhas? Se as respostas forem sim faz o seguinte:
- Compra 4 pneus zero km de preferência AT, para você usar no dia a dia. Se você não está com bala na agulha para comprar pneus BF que hj estão saindo na casa de uns R$ 700,00 cada um ... eu iria na opção dos GT Radial Savero AT que é o pneus que eu uso. Eles já rodaram os 80.000 e ainda tem borracha. Claro que não é mais aquela Brastemp, mas hoje ainda estão uma prosdóscimo. Os GT tenho visto comentários que estão saindo entre R$ 380 a R$ 480,00 dependendo do estado;
Com os pneus antigos (por isso fiz a primeira pergunta) você manda recapar numa banda VIPAL para pneus Cross ou fronteira. Depois é só você arrumar 4 rodas de ferro e montar o jogo (coisa a ser feita no decorrer do ano sem pressa) .. daí .. quando você for para passeios, trilhas e etc, pode ir usando os pneus AT e qdo chegar na bagaceira, coloca os pneus apropriados.
Fica ai a dica.
SAPO-BOMBA
30/08/2010, 12:42
Já ouviram falar de um tal de Nankang ? Será que presta ? Foi o q achei mais em conta até agora 530 lascas cada..
Os tradicionais por aqui estão mais de 700 lascas.. :-x
Pelo nome, eu nem arriscaria.
Tua Ranger é roda 16" né? Me passa a medida que vc tem preferência e eu vejo o que consigo de preços por aqui. :pipoca:
Pneus Ost
30/08/2010, 20:13
Boa noite,
Pessoal,
Vocês podem me considerar suspeito para falar, mas segue a minha dica.
Pneus recapados com qualidade são tão confiáveis quanto pneus novos, não é mais permitido a qualquer recapadora vender pneus recapados, cuja a carcaça tenha mais de 5 anos de vida útil, essa informação você encontra na lateral do pneu, por exemplo, 2005, quer dizer que a carcaça foi fabricada na semana 20 do ano de 2005. Ou seja, hoje estamos na semana 30 do ano, todo o pneu recapado que vocês forem adquirir, deverá ter na lateral o DOT 3105 ou superior.
Não sei exatamente como as demais recapadoras trabalham, nós trabalhamos com garantia de um ano, tanto sobre a carcaça como sobre a recapagem.
Eu particularmente não gosto de pneus novos em jeeps que fazem trilhas e/ou deslocamentos em solos que impoem algum tipo de dificuldade.
Temos uma Ranger e um Troller, ambos rodam no dia-a-dia, idas ao centro da cidade e visita a clientes, além de idas a viagens longas, como a Fenajeep em Brusque, Trilha do Taim (foi neste último final de semana, fotos em nosso site) e a EXPO Brasil realizada em Ribeirão Preto, são 1300 Km de deslocamento e não tivemos problema algum. Todas essas viagens e trilhas, foram realizadas com os pneus Oligator, pneu utilizado em solos mistos, no asfalto não a problema algum, velocidades de até 140 Km/h e não apresenta trepidação, em trilhas não muito pesadas, ótimo desempenho.
Fica a abraço,
Atenciosamente,
Roger Chassot.
mauro cesar trannin
31/08/2010, 18:44
Boa noite,
Pessoal,
Vocês podem me considerar suspeito para falar, mas segue a minha dica.
Pneus recapados com qualidade são tão confiáveis quanto pneus novos, não é mais permitido a qualquer recapadora vender pneus recapados, cuja a carcaça tenha mais de 5 anos de vida útil, essa informação você encontra na lateral do pneu, por exemplo, 2005, quer dizer que a carcaça foi fabricada na semana 20 do ano de 2005. Ou seja, hoje estamos na semana 30 do ano, todo o pneu recapado que vocês forem adquirir, deverá ter na lateral o DOT 3105 ou superior.
Não sei exatamente como as demais recapadoras trabalham, nós trabalhamos com garantia de um ano, tanto sobre a carcaça como sobre a recapagem.
Eu particularmente não gosto de pneus novos em jeeps que fazem trilhas e/ou deslocamentos em solos que impoem algum tipo de dificuldade.
Temos uma Ranger e um Troller, ambos rodam no dia-a-dia, idas ao centro da cidade e visita a clientes, além de idas a viagens longas, como a Fenajeep em Brusque, Trilha do Taim (foi neste último final de semana, fotos em nosso site) e a EXPO Brasil realizada em Ribeirão Preto, são 1300 Km de deslocamento e não tivemos problema algum. Todas essas viagens e trilhas, foram realizadas com os pneus Oligator, pneu utilizado em solos mistos, no asfalto não a problema algum, velocidades de até 140 Km/h e não apresenta trepidação, em trilhas não muito pesadas, ótimo desempenho.
Fica a abraço,
Atenciosamente,
Roger Chassot.
Valeu a dica!!Se a carcaça for de boa procedência e dentro da validade tudo leva a crer que vale a pena.:palmas::palmas::palmas:
NGDaniel
31/08/2010, 20:03
Pelo nome, eu nem arriscaria.
Tua Ranger é roda 16" né? Me passa a medida que vc tem preferência e eu vejo o que consigo de preços por aqui. :pipoca:
Então Sapo, valeu d+... original mesmo, 245, 70 16..
Po, achei BF AT aqui por 590 k :shock:, acreditam ?
To quase fazendo aquele finan bacana pras botas e fazendo como o Pequeno disse, trocar os 4 sapatos pelo BF e estocar os velhos..
Roger, tambem acho que ressolados, quando bem feitos são bons, inda mais que hoje é dificil um pneu passar nos checks para serem ressolados, neh.. antigamente sei que o pessoal pegava qq carcaça e mandava bala, hj parece que a coisa mudou um pouco, pelo que vi..
abs,
samukanvas
31/08/2010, 21:51
A economia é muito pouca pelo risco que oferece... :concordo:
Abs
Edintruder
31/08/2010, 22:50
Eu já usei recapados na Ranger e achei 100%. Teria de novo, porém o valor da recapagem custa perto de um pneu novo. Dessa forma, entre pagar 80% de um novo ou recapar os velhos, é preferível comprar o pneu novo ou então procurar os usados meia vida, que sempre são um bom negócio.
Tio Eddie
31/08/2010, 23:29
Bem,
Acabo de chegar da viagem de férias, foram 5.000 km em 21 dias com um jogo de pneus 235/85R16 RECAPADOS VJ900 (by Kondz).
Estes pneus já rodaram pouco mais de 10.000 km comigo. Fiz rodizio logo após a viagem e passarei a fazer rodízio a intervalos de 5.000 km como faço com qualquer mud da vida.
Mais do que novo X recapado ainda há as seguintes questões:
Gosto e preferência por esta ou aquela marca;
Bolso
Utilização
Fator cagaço (vale para recapados, chineses, marcas desconhecidas etc);
Um pouco de pré conceito;
etc.
IMHO compre o que couber no teu bolso, que vá te dar sossego e não se esqueça das características e limitações do pneu que for comprar.
Abraços (não apaixonados por marcas)
Eddie
Deivid/silveira
31/08/2010, 23:38
Pois é não usei " ainda " a recapagem , mas tenho 2 pneus 31 na garagem que estão comidos nos lados , pois quando comprei a ranger eles vieram na dianteira, e concerteza o ex dono éra um bizonho que não fazia geometria, :putz:uma judiaria pois um pneu com bastante garradeira ainda.
Nunca me informei se podiam ser recapados, oque os amigos acham??
SAPO-BOMBA
31/08/2010, 23:46
Eu me apertaria um pouco mais e pegaria os BF AT no preço que vc achou... Como disse o Samukanvas, certas "economias" não valem a pena, nem o risco...
Pequeno jr
01/09/2010, 00:11
Eu me apertaria um pouco mais e pegaria os BF AT no preço que vc achou... Como disse o Samukanvas, certas "economias" não valem a pena, nem o risco...
x3 !!!
BF pelo que roda sai no mijo
rafaelfernandez
01/09/2010, 14:42
x3 !!!
BF pelo que roda sai no mijo
Coloquei 4 BF AT na 110 e ja rodei 70000km. Pelo que tem de borracha, os traseiros vao passar dos 100000km e os dianteiros dos 90000km. E isso SEM FAZER RODIZIO (uma vez que a LR recomenda nao fazer). :pensativo:
Acho que se for pra ponta do lapis, eles acabam sendo até mais baratos que os recapados. Apesar do investimento inicial ser bem maior. :concordo:
[]´s
Rafael
Pneus Ost
01/09/2010, 14:43
Pessoal,
Muito bacana o tópico, é muito importante esclarecer e acabar com os preconceitos do pessoal em relação a pneus recapados.
Hoje um pneu recapado é a opção de muitos não pela economia, pois esta não é muita também, a diferença é bastante pequena.
O pessoal está optando muito por recapar pneus, pois existem muito poucos pneus Off-road novos, que apresentam um desempenho tão bom no asfalto quanto na lama, principalmente.
Hoje, já não temos mais como recapar "qualquer" carcaça, em primeiro lugar porque é proibido, em segundo lugar, a carcaça tem que ser muito boa para aguentar 3:30 horas na autoclave, onde é submtida a 110 libras de pressão e 150ºC. É o mesmo sistema de pneus de caminhão. Portanto, a carcaça tem que ser de primeiríssima.
Para uma carcaça estar apta a recapagem, ela tem que estar intacta internamente, lonas sem avarias, sem furos ou então um furo pequeno.
Grande abraço,
Atenciosamente,
Roger Chassot.
Deivid/silveira
01/09/2010, 23:53
E se estiver gasto de um lado só???
Pneus Ost
02/09/2010, 15:07
E se estiver gasto de um lado só???
Grande Deivid,
Irá depender do quanto estiver gasto aquele um lado, e também se a carcaça (estrutura do pneu) não estiver danificada.
Para dizer com certeza, se é possível recapar alguma carcaça, apenas a olhando de perto, pois a danos que nem mesmo eu enxergo, apenas os técnicos da empresa conseguem ver alguns danos nas carcaças.
Grande abraço,
Atenciosamente,
Roger Chassot.