Ver Versão Completa : Bloqueio automático (Kaiser) em carro com ABS
Pessoal,
Tenho uma Pajerinho V6 e instalei o bloqueio automático Kaiser.
A minha viatura tem ABS e após a instalação do bloqueio o ABS entra em funcionamento quase o tempo todo. Exemplo: quando estou manobrando e dou ré, ao pisar no freio o ABS é acionado (pedal trepida). Ao frear devagar ao chegar em uma curva na cidade também trepida o pedal.
Não acontece 100% do tempo, mas eu diria que em 50 % das vezes que uso o freio o ABS trepida o pedal.
Alguém sabe se isso é normal ? Tem alguma solução que não seja desligar o ABS ou tirar o bloqueio ?
Obrigado,
Não é normal.
Na verdade o ABS em veiculos com bloqueio possui logica de funcionamento diferente, assim como o ABS de 4x4 é diferente do 4x2, que é diferente de um full time de um part time.
O ABS le a rotação de cada roda. Caso uma esteja em velocidade difernte das demais ele aciona o alivio (trepidação do pedal) e isso tende a ser igual em ambas as rodas bloqueadas na curva, assim, ele tenderá sempre a abrir a pinça.
Acho que o melhor é desligar. Numa situação de emergencia ele poderá aliviar muito e aumentar muito o espaço de frenagem.
Paulo_CW
29/08/2010, 11:09
O Dilmar falou tudo Jensen....
Bloqueio AUTOMÁTICA e ABS não combinam... principalmente nas trilhas
Dilmar / Paulo, tks pelas respostas.
Só para garantir que entendi certinho:
O que está acontecendo na minha viatura (ABS acionando com freqüência), é o comportamento esperado para a combinação ABS + Bloqueio Automático. Não é nenhum problema com o bloqueio, com o ABS ou com a instalação.
Ou seja, tenho de avaliar se dá para conviver com isso ou se desligo o ABS, já que não há nada que eu possa fazer para ter o ABS redondo + Bloqueio Automático.
Entendi direito ?
Tks !
samukanvas
30/08/2010, 12:06
Jensen,
A sua pajero apresentava esse problema antes do bloqueio?
Acho que ela está arrastando roda. Na hora que o bloqueio vai desbloquear, ele dá uma travada e o ABS entende isso como vc travando rodas, entende?
Abs
Paulo_CW
30/08/2010, 12:10
Jensen,
Acho que ela está arrastando roda. Na hora que o bloqueio vai desbloquear, ele dá uma travada e o ABS entende isso como vc travando rodas, entende?
Abs
Isso mesmo... pelo q já pesquisei... Os Kaiser são sempre bloqueados e qando necessários eles compensam nas curvas... ou seja qualquer arraste e o ABS é acionado...
Inclusive já li em agum outro tópico aqui no forum... algo semelhante...
Jensen,
Abs
O ABS da Pajerinho funcionava redondinho antes de colocar o bloqueio.
Seu ponto faz sentido, visto que o acionamento do ABS ocorre com muito maior freqüência quando piso no freio fazendo alguma curva, por mínima que seja.
Andei muito pouco ainda com o bloqueio. Assim que testar mais e entender melhor a situação eu posto aqui meus comentários.
Abs,
Sergio Rocha
30/08/2010, 14:33
Eu desligaria o ABS por medida de segurança.Como ele é enganado pelo bloqueio, vai agir de maneira errada o tempo todo, pode ocasionar um acidente ou no mínimo atrapalhar o funcionamento do bloqueio. Quando o abs travar uma roda e aliviar a outra o bloqueio vai querer obrigar essa roda travada a girar e quanto mais fizer isso mais o abs vai segurar ela.Vai ficar uma briga eterna entre os dois, e nenhum vai funcionar direito.Imagina isso a 60 kmh numa curva ?
[]´