Conectar

Ver Versão Completa : Relatos de engesa + 37" + Eixo dianteiro de rural

MaGao
28/08/2010, 13:58
Bom, criei o tópico para relatar as experiências e quebras de um engesa utilizando 37" + eixo dianteiro de rural original + eixo traseiro original com flutuantes da ENFER.

Fiz a primeira trilha de lama aqui no estado com lama.. e em um charco beirando a lagoa... o desempenho desses pneus na lama é muito satisfatório comparado com os que ja usei.. VJ900 , garra cross, 3k guerra

estou usando rodas BBS tala 8" com 16psi.. o engesão está BRUTO! hehe estou com caixa de JPX e sempre andando na reduzida para não forçar.. então nos atoleiros sempre andando de 3. marcha sem problemas de força.. ah sim.. estou com S4T Plus.. então deve ser por isso que não sinto falta de força.. so utilizo a reduzida para poupar o conjunto..

Vamos aos problemas que enfrentei agora:

Roda livre aparentemente deu alguma zica.. eu mais afundo dentro do charco.. estava cobrindo os 37.. pisado senti uns estralos.. derrepente paft.. parou de tracionar o eixo dianteiro.. desligamos e religamos a roda livre.. ele queria tracionar mais estralava e não saiu.. resultado meu irmão me puxou e voltei ao mecanico.. chegando la agente engatou e testamos em diverssas situações e não apresentou NADA!!!!!! nadica de NADA!!!! estarei lavando o carro e desmontando as RL essa semana para saber se o problema foi realmente nela..

no teste subimos barrancos, trancos, erosões e não aconteceu nada! nenhuma estralo e não pedi a tração em nenhuma momento.. foi ZICA ehhe

bom durante as trilhas irei postando aqui o resultado!

Alguns videos:
http://www.youtube.com/watch?v=U7v7ajWfd_c
http://www.youtube.com/watch?v=ZhFYTNOkItQ ( foi ai que deu pau na roda live.. so que mais pra frente.. quando afundou e tive q realmente enfiar o pé =) )
Abraços,

guilhermeabreu
28/08/2010, 16:55
PARABENS MAGAO

Estou com inveja , não vejo a hora de sair com o meu .

Depois posta pra gente o que ocorreu na RL .

FernandoPedro
28/08/2010, 18:29
MAGAO
Parabéns, a viatura ficou bem legal, essas bolachas casam bem com o Engesa...
Abs.

CAVESO
28/08/2010, 23:06
Bacana o engesao botando os sapatinhos pra trabalhar.....

E o bagageiro, magão? rssss

MaGao
29/08/2010, 08:51
Caveso,

eu ja pedi a deus e o mundo para ligar pro cara para saber.. niguem me deu resposta =(( to tentando.. =/

Paulo Cesar
29/08/2010, 17:22
MaGão
Ficou show, agora bota ele nas dunas.
abs.

CAVESO
29/08/2010, 18:58
Magao,

Consiga o tel do cara que eu mesmo ligo...

Valeu!

MaGao
29/08/2010, 19:28
Grande problema é esse.. ele é do jeep clube do recife.. nas reuniões que fui não peguei tel dele.. tenho 01 contato ja liguei pedindo.. ai fico no aguardo =/

CAVESO
29/08/2010, 19:35
Tô em boa viagem, mas não vi o engesa rodando por aqui dessa vez...

RogérioNunes
30/08/2010, 18:26
Pode ser a roda livre ou a estria do semi eixo que desgastou.

[]´s

MaGao
03/09/2010, 22:44
Galera uma perguntinha..

offset da roda para a tala 10" seria de quanto ? -40 ? -44?

Vlww!!

Ah detalhe.. não levei ainda o carro no meca.. adoeci a semana e nao fiz nada mais hehe

guilhermeabreu
04/09/2010, 16:20
Galera uma perguntinha..

offset da roda para a tala 10" seria de quanto ? -40 ? -44?

Vlww!!

Ah detalhe.. não levei ainda o carro no meca.. adoeci a semana e nao fiz nada mais hehe

CARO AMIGO MAGAO

Depende do que vc precisa , a tala 10" pode ter OFF-SET DE 0 ( zero ) -25 e -44 ou até positivo +25 .

O caso é que vc precisa saber o que vc quer , o meu ENGESA tinha rodas tala 10" com OFF-SET de -44 e não roçava em nada , ficou muito bonito , mas na minha opinião forçava muito as pontas de eixo e as ponteiras de direção , com OFF-SET de -44 jogava as rodas bem para fora , precisava das polainas do paralama de 10cm , já com as polainas de 5cm os mesmos pneus 33" com rodas de tala 8" e OFF-SET de -25 ficam dentro da caixa de rodas , acho que deu pra vc ter uma boa idéia do que vc precisa .

MaGao
04/09/2010, 18:08
Guilherme,

VLW mais uma vez!!! isso mesmo minhas bbs são tala 8 e offset -25mm então não tinha parametro.. ja vc falando da pra visualizar.. com offset -25 e tala 10 vai pegar.. com ela 8 quando esterço ja fica quase q no limite.. vo ter q por 10 com offset -39mm.. vo por umas kombat pretas tala 10 pra ver! =)

Abraços,

MaGao
07/09/2010, 17:12
Atualizando..

Pau na RL mesmo.. os dentes comidos.. na trilha deu pau de vez.. ai viramos o lado para travar e continuamos!!!

Bom d+ a trilha.. engesa um monstro de 37" hheheh muito bom mesmo!

Dúvidas so perguntar!

Vo trocar RL pelas da ENFER o que voces acham?

Abraços,

Rodrigo Ielpo Bastos
07/09/2010, 17:34
Magao eu coloquei da enfer, sao muito resistentes porem vc deve observar como esta o seu semi-eixo pois se estiverem muito comidos pode estragar a RL rapidamente

as minhas compreii na rota

Rodrigo Bastos

MaGao
07/09/2010, 21:22
Magao eu coloquei da enfer, sao muito resistentes porem vc deve observar como esta o seu semi-eixo pois se estiverem muito comidos pode estragar a RL rapidamente

as minhas compreii na rota

Rodrigo Bastos

Rodrigo,

Não estão comidos não aparentam estarem super novos.. o ruim está na RL mesmo.. estava numa situação deploravel..

Pagou quanto nas RL?

Paulo Cesar
08/09/2010, 09:51
MaGão
Já tem algum tempo que vi aqui no forum que vendiam partes da roda livre, e quando isso acontecia a pessoa trocava apenas a peça estriada, sem precisar comprar outra RL.
abs.

Rodrigo Ielpo Bastos
08/09/2010, 22:02
Magao, um amigo meu que comprou pra mim e ate hoje nao me cobrou mas ele disse que foi proximo dos R$650,00 mas nao tem nada a ver com AVM as AVM sao boas porem a enfer é indestrutivel. agora como o paulo cesar disse existe sim reparos para RL AVM so nao sei onde vende.

Rodrigo Bastos

MaGao
09/09/2010, 10:13
Hm... vo providenciar!

eu cabei de tomar outro peju e não sei COMO!

Cabeçote da bomba injetora novamente!!!!!! 3 meses depois pau!!! cheio de agua no filtro.. FODA!!!!!!! e o pior danificou os bicos tbm.. agora estou atras de onde comprar os bicos! FODAAA!!!!!!

Abraços,

Paulo Cesar
09/09/2010, 10:51
Cabeçote da bomba injetora novamente!!!!!! 3 meses depois pau!!! cheio de agua no filtro.. FODA!!!!!!! e o pior danificou os bicos tbm.. agora estou atras de onde comprar os bicos! FODAAA!!!!!!

MaGão
Troca de posto de combustivel, isso parece ser água no diesel.
abs.

MaGao
09/09/2010, 11:05
Paulo,

mais é agua no diesel.. ja troquei ja fiz muita coisa! aditivo e tudo mais... mais po.. 3 meses foder tudo denovo FODA!!!! la se vai 2paus embora

lmaimone
09/09/2010, 11:32
No meu utilizo os 37 com rodas offset -44. Uso tb RL Enfer e nunca tive problema.

Abs

MaGao
09/09/2010, 12:02
Imaimone,

BLZ!!! vo comprar elas..

pagou quanto neles?

Abraços,

Daniel Lima
10/09/2010, 12:01
Magao,
lhe dou a sugestão de vc instalar no seu engesa um filtro Racor de caminhão, entre o tanque e o filtro combustível. se vc quizer posso lhe mostrar umas fotos de uns filtros que tenho aqui.
abraços!!!
daniel lima

MaGao
10/09/2010, 19:05
Magao,
lhe dou a sugestão de vc instalar no seu engesa um filtro Racor de caminhão, entre o tanque e o filtro combustível. se vc quizer posso lhe mostrar umas fotos de uns filtros que tenho aqui.
abraços!!!
daniel lima

quero sim!! posta ai para eu instalar e não ter mais problemas..

Abraços,

JOÃO R.
11/09/2010, 15:24
Magão, vc limpou o tanque do seu carro quando comprou???
O meu carro não estava andando pq tinha até lama dentro do tanque, muita água e quando pedi pra tirar e limpar, perdi 1/2 tanque de diesel "contaminado"...
Aí foi feito: 1- limpeza do tanque 2- troca da bomba auxiliar (em estado deplorável de sujeira) 3- troca dos filtros (2 filtros que ficam no suporte do motor Q20B) 4- limpeza e regulagem da BI e bicos... junto com a turbina ficou 200%...
Abraço$$$$$$$ pra vc.

MaGao
11/09/2010, 16:01
João,

Fiz sim.. ja é minha segunda parada por pau na bomba.. a primeira o antigo dono pagou.. agora me fodi denovo fiz o serviço e peguei agora o carro..

o problema que o Q20B a bomba é lubrificada por oleo do motor e parte por diesel.. no meu ela é 100% por diesel.. então é muito mais senssível.

Acabei de arriar todo o diesel do tanque, troquei filtro e tal.. preciso pesquisar por onde ta entrando tanta agua.. tinha MUITA agua.. =/ segunda eu paro no meca para tirar o tanque e verificar tudo denovo..

Abraços,

JOÃO R.
11/09/2010, 16:51
Sua tampa de tanque veda bem?? mangote conector do bocal o tanque?? bóia de combustivel bem vedada??? por incrível que pareça, nenhuma dessas coisas estava boa no carro... revi tudo... eu não fiz isso (ainda,hehehe), mas o tigo dono entrou em alagadiços com ele, então tinha muita água no tanque e em toda linha...

JOÃO R.
11/09/2010, 16:54
e outra... só de lavar o carro no lava-jato, já entra muita água se tiver alguma entrada livre...

MaGao
11/09/2010, 18:38
Proximos itens a serem trocados.. tampa, boia, mangote.. apesar de quando tirei o tanque estavam bem novos.. maisss.. vo trocar..

e vo trocar os bicos tambem.. pra ficar zerado =)

MaGao
11/09/2010, 18:40
Bom voltando ao tópico... até agora sem problemas por contas dos 37" tirando a RL que estragou mais pelo visto não foi por conta dos pneus.. ja tava comida.. tanto que uma ta boa..

MaGao
23/09/2010, 22:22
Galera acho que meus terminais de direção foram pro saco...
Vou arrancar fora pra testar caso realmente tenha cosido Vo por uns maiors de caminhão.

Agora ainda nao corrigi o Caster então o trabalho na direção ehh constante...

Também estou trocando minha transmissão pois abriu folga na luva/estriado.

zeca_cj
24/09/2010, 12:42
Fala magão,

coloca os do Mercedes 608. eu usei os terminais longos, da barra longa.
mudei tambem o pitman por um que tenha maior angulação pra baixo, pra reduzir o bumpsteer.

seguem fotos...
http://picasaweb.google.com/zeca.cj/ReposicionamentoDoEixoDianteiroAjusteDeCasterEGuin choNaTraseira#5519553923175515490
http://picasaweb.google.com/zeca.cj/ReposicionamentoDoEixoDianteiroAjusteDeCasterEGuin choNaTraseira#5519553936039866802

album da adaptação:
http://picasaweb.google.com/zeca.cj/TerminaisDeMB608ETrocaDoBracoPitmanPraEliminarOBum psteer

MaGao
24/09/2010, 13:39
Vlwwww vo da uma olhada minuciosa..

Abraços,

guilhermeabreu
24/09/2010, 18:28
Galera acho que meus terminais de direção foram pro saco...
Vou arrancar fora pra testar caso realmente tenha cosido Vo por uns maiors de caminhão.

Agora ainda nao corrigi o Caster então o trabalho na direção ehh constante...

Também estou trocando minha transmissão pois abriu folga na luva/estriado.

MAGAO

Coloquei as ponteiras de direção do trator MASSEY FERGUSSON e o PITMAN de um trator , não sei qual , comprei um para o PAULOBARBOSA acho que ele gostou do tamanho do bruto .

MaGao
24/09/2010, 22:15
Gui,

Vo da uma procurada!!!

Mais descobri também que o estriado da minha caixa foi pro saco Vo ter que trocar de caixa pois a minha êh daquelas que o pitman tem um patacudo para apertar e nao daquelAs que o estriado ehh cônico e tem uma porca por baixo..

Vamos pra frente corrigindo e sendo feliz!!!

CAVESO
25/09/2010, 18:31
Magão,

Vi um engesa ontem em recife, era o seu?

MaGao
25/09/2010, 22:55
Caveso,

não.. estou em maceió e cabei de chegar da trilha hehehe

MaGao
25/09/2010, 22:57
Bom.. andei 160km puxando um jeep willys cj5.. sem problemas hehe fiz a trilha toda.. lama, erosão, areia.. foi legal voltei puxando o willys denovo.. media de 90km/h..

dei um aperto no pitman e o carro simplismente virou OUTRO! ando a 90km/h sem problemas. heheh chega ta facil de dirigir :P

Abraços,

MaGao
12/10/2010, 20:06
Bom galera mais um passeio agora em areia.. depois de 170km de areia rodando, puxando ranger que quebrou a tração.. puxando tracker atolada hehe e mais algumas coisinhas.. depois de uns saltos.. uns morros de areia.. não tive problema.. algum..
antes da trilha verifiquei os rolamentos e os dianteiros estavam com um minimo de folga.. vo ajustar.. para ver.. se precisa trocar ou não..

e os creep na areia deram SHOW kkkk

ABraços,

MaGao
21/10/2010, 21:55
Bom Galera

O reinado de está sem quebras parou quarta hehe.. estava eu indo para o trabalho na manhã de quarta-feira de 5 marcha a uns 65km/h.. quando derrepente um estralo traccc... daque a pouco vindo de baixo do carro trec trec trec trec.. parei imediatamente e reboquei pro mecanico.. chegou la testamos e vimos que o estralo vinha do diff traseiro.. blz.. desmonta.. 1 planetaria com 1 dente quebrado.. ai blz troca.. trocou.. montou tudo e fomos testar.. não saiu o trec trec trec..
paramos denovo.. ja era tarde e fomos para casa..

dai hoje desmontamos a tcase.. e vuala!!! engrenagem do meio quebrada.. 9 dentes estourados.. poutzzz... ai fui na outra caixa que tenho de jpx.. advinha.. mesma engrenagem quebrada.. argh.... ai o mecanico tinha uma caixa de jpx... abrimos e paft... comprei a caixa completa.. ta muitooo novaaa hehe mandei trocar a antiga todaa! vo deixar ela de reserva pra eventualidades...

segue as fotos primeiro a da engrenagem + tcase antiga..

MaGao
21/10/2010, 22:06
agora a foto da nova..

MaGao
21/10/2010, 22:07
Montamos e testamos.. está funcionando perfeitamente hehe.. so preciso ter algo mais forte.. se não pode quebrar denovo!!!

caixa de toyota é mais forte que a de jpx ? o que poderia substituir a de jpx ??? =)

Até uma Atlas II ja penssei keke

Abraços,

guilhermeabreu
23/10/2010, 20:05
MAGAO

Difícil de te responder qual delas seja a mais forte , pq tanto a da BAND qto a do JPX são muito parrudas , só que a da BAND vc encontra qualquer uma das engrenagens para comprar fácil demais .

Se quebrar de novo , partiria para a da BAND sem sombras de dúvida , não vejo outra que seja mais forte do que esta que seja compatível com nossos ENGESAS .

MaGao
23/10/2010, 20:28
Gui,

mais JPX é parruda.. porém ja é a segunda que vai embora.. estou na terceira caixa ja.. com os 37 é a segunda a primeira foisse.. com os 33 o antigo dono quebrou também..

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
23/10/2010, 20:29
Magao

concordo com o Guilherme. Lembre-se a Band puxa quase 1 ton de carga, e, mesmo sem saber muito de física, diria que a reação do chão ao esforço da ação de tirar a viatura da inércia não teria mais como fusível a caixa de transferência (teria outro, claro!)

Eriksom

MaGao
23/10/2010, 20:45
Eriksom,

Sim com certeza.. porém.. soluções para os eixos existe no mercado.. to querendo a solução para a tcase.. hehe

Abraços,

Lucas Nassif
23/10/2010, 21:02
Ué, essa t-case JPX não é a famosa "Auverland indestrutível"??? :pensativo:

Eriksom Teixeira Lima
23/10/2010, 21:11
Magao

eu tenho uma solução boa para você, uma NP-201, serve em qualquer câmbio, pois ela é divorciada. Pesquise sobre ela na internet, é bem rara, pois pelo seu uso, o problema que ela pode vir a dar, não vai ocorrer nunca com você (pesquise para descobrir qual é), e ela aguenta toda sua iNgUInoranÇA.

E ela está próxima de você, pois o amigo que a tem mora na esquina da BR.101 com a entrada para Porto Seguro.

PS: Lucas, indestrutível é a crença que o povo tem no "mocinho" que era dono da jpx e hoje controla a ogx, dentre outras 8)

Eriksom

MaGao
23/10/2010, 21:18
isso é da dakota ? peças para ela? etc.. =))

Eriksom Teixeira Lima
23/10/2010, 22:48
Não, não é de dakota. Dentre outras há algumas m715 equipadas com ela. por exemplo uma minha que eu ainda trarei do recife para cá. há dois tópicos sobre a m715 aqui no forum, a minha é a que comprei do meu grande amigo Hugo.

fotos da que eu falo
http://www.jobrated.com/04_transfer_case_parts.html

informaçoes razoáveis sobre ela
http://www.pioneer4wheelers.org/forum/showthread.php?4231-Divorced-np201

dakota é carro de shopping, veja um uso sério dela
http://www.m715zone.com/vb/index.php

o anúncio antigo aqui no Fórum é
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45104

como ninguém se interessou, e ele não aceitou as ofertas, continua com ele. Como ela nào quebra, e rolamentos são padrões, só trocar, não há problemas.

Antes que eu me esqueça, a minha Camper tem a tal np205 que eles falam 8)

Eriksom

guilhermeabreu
24/10/2010, 01:17
Aproveitando o embalo do ERIKSOM tem tb a divorciada da ENGESA que equivava as C-10 4x4 .

Aí é elocubração que não acaba mais , qdo vc parte para pneus enormes e SOCA com vontade NADA AGUENTA .

Tenho um amigo aqui que tem uma F-75 com pneus 37 , que EM TODA TRILHA QUE ELE FAZ , VOLTA QUEBRADO , na semana passada ele conseguiu DESALOJAR A CANELA DA BOLA DO DIFERENCIAL , afrouxou o tubo mais curto e arrombou o alojamento da bola do diferencial , e todos falam que ele quebra qdo vai fazer uma gracinha a mais , ou melhor uma acrobacia mais acentuada e agressiva , nada aguenta ele .

E como disse e repito novamente eu iria de T-CASE da BAND qdo vc destruir mais esta do JPX que nós todos sabemos que é bem robusta , mas não esta te aguentando e não tem peças pra trocar , acredito que a da BAND TB deverá quebra com vc fazendo o que faz , mas existe peças de reposição , não precisaria de comprar uma inteira novamente .

Ou então partir para IGNORANCIA maior como o ERIKSOM citou e eu com a da ENGESA mesmo ou da C-10 4X4 ou do caminhão ENGESA aí iria quebrar outras coisas e assim vai , vc teria que reforçar outras coisas e daqui a pouco vc não teria mais um ENGESA teria um FRANKSTEIN .

ABRAÇO

MaGao
24/10/2010, 10:45
Gui,

Acredito que carros de rock crawling como o devasso ou o preto veio fazem muito mais muito mais do que eu faço e nao quebram... Nos eixos temos soluções para nao quebrar.. Seja dama 60 ou rock bone da ensimec.. Aí So sobra a tcase... Vo devagar pesquisando e se nao achar algo de bom Vo trocar eixos e tcase...

Enquanto isso vou Me podando no asfalto deixando os trollers passar tirando onda kkkkk

CAVESO
24/10/2010, 12:14
Devasso usa t-case atlas e preto véio usa t-case hiluz com kit de super-redução...

E o mais importante: ambos usam câmbio automático, que reduz absurdamente os trancos do câmbio para trás....

guilhermeabreu
24/10/2010, 12:39
Gui,

Acredito que carros de rock crawling como o devasso ou o preto veio fazem muito mais muito mais do que eu faço e nao quebram... Nos eixos temos soluções para nao quebrar.. Seja dama 60 ou rock bone da ensimec.. Aí So sobra a tcase... Vo devagar pesquisando e se nao achar algo de bom Vo trocar eixos e tcase...

Enquanto isso vou Me podando no asfalto deixando os trollers passar tirando onda kkkkk

GRANDE MAGAO

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , esta foi boa .

Mas se vc analisar juntamente com a fala do CAVESO , estes rock crawling acabam FAZENDO MENOS ESFORÇO do que vc faz , eles passam por grau de dificuldade INFITAMENTE MAIORES , MAS SEMPRE NA MACIOTA , pq no ROCK CRAWLING eles andam no máximo a 10 km/h e tendo CAMBIO AUTOMÁTICO , NUNCA EXISTE TRANCO nos exercícios de dificuldades que eles fazem .

Aqui o que falei ontem do amigo que tem a F-75 com 37" , ele sempre quebra qdo da saltos mortais rsrsrsrsrsrsrs e tem nesta F-75 um MAXION S4T pesadinho não ?

É ísto aí , tem que AMARRAR O PÉ NO BILAU aí vc acaba deixando de quebrar .

Vc tem que dar uma de AÍRTON SENNA DA SILVA , lembra-se dele ? o cara andava pracarai e não quebrava , ele sabia tirar tudo do equipamento mas sem quebrar . Sem comparações mas o pessoal aqui fala que sou muito doido faço trilhas aonde todos passam e que sou esmeril , mas nunca voltei quebrado das trilhas , sempre volto andando .

Fui a IBITIPOCA-MG 450 km daqui e poucos carros subiram o areal que tem lá ,eu subí na 7 tentativa esgoelando o MWM pq estava fazendo experiencia de como faz diferença na pressão dos pneus em andar na areia , com 22 libras tentei 3 x e não subí com 18 libras tentei 3 x e não subí , com 14 libras , subí tudo com facilidade .

ABRAÇÃO e contenha-se em suas ELOCUBRAÇÕES , pois fazer o que esta pensando , VAI UM SACO DE DINHEIRO e com a possibilidade de quebrar outra coisa , virar um novo fusível em outro local .

MaGao
24/10/2010, 14:22
Acho que vcs se esqueceram de um detalhe... nossos carros não sofrem tanto impacto quanto os do deles..trava uma roda.. e deixa ela tentar subir a rocha/obstaculo e veja como que se comporta.... o esforço exigito é infinitamente maior que em nossos carros.. se não, não existira eixos reforçados, homos, semi eixos, etc..

Imagina.. o pneu rodando a 10km/h e em 1segundo ele esta a 0km/h com um torque de mais de 40kfmg.. isso de não da impacto não é a resposta.

se fosse assim meu nunca quebraria pois não dou tranco.. so enfio o pé depois do carro em movimento..

Gui.. MWM + pneus 33 e realmente não subir um areia com 18 libras.. muitissimo estranho.. no minimo.. o que acontecia ? carro faltava força ? cavava ? aqui nordeste andai em dunas com os 33 sem esvaziar nadica de nada.. 24libras e subi muitas dunas sem dificuldades.. andei em funíl sem problema algum!!! e olhe que meu motor não tem giro como o seu..

Lembrando um pouco.. ja tive samurai.. sei o que é super redução e sei também que com a super redução o que não quebrava mesmo nas piores situações.. o que ia embora era eixo/semi eixos.. hehe pelo tranco que tomava..

nem que eu ponha 2 RW de 1.5T + atlas II essas quebras vão parar! KEKEKE.

OBS.: Dizer que carro de RC não leva tranco é o mesmo que falar que açucar é feito de sal.

MaGao
24/10/2010, 14:25
AH detalhe..

com os 33 também quebrou.. então pneu não é o problema.! e sim que a tcase não serve para esse motor...

Eriksom Teixeira Lima
24/10/2010, 14:38
Magao

há um erro no seu raciocínio no post 56: o torque do motor é na "porta de saída", pois depois de passar pela caixa, pela redução e pela coroaXpinhao, ele, o torque é multiplicado por tudo isso e jogado direto no semi-eixo (claro, desconte-se a energia transformada em calor). Conforme aumenta o tamanho do pneu, a reação (grosso modo, atrito do solo para manter a viatura em inércia) é aumentada pela alavanca representada pelo maior raio do pneu.

Ou seja, nada é tão simples como parece, e posso de dizer com tranquilidade que um carro de arrancada tem de ser muito mais preparado do que um carro de rockcrawling. Quanto mais? sei lá, não sou engenheiro, nem sei fazer essa conta 8) 8)

PS: cada areia é diferente da outra, não dá para comparar a areia do Mundaú/Maceió com a areia da Baia Formosa/Sagi, próxima a Pipa/RN. palavra de quem conhece ambas e mais muitas por aí.

Eriksom

zeca_cj
24/10/2010, 15:06
Gente, boa tarde.

Se me permitirem, eu quero dar um pitaco baseado em minha humilde experiencia.

Tem 1 mes que to usando pneus 37' em meu troller, ja fiz 3 trilhas e tudo sem problemas. antes disso usei por 2 anos pneus 35' tb sem quebras.

minha tcase é original, de ranger. nao é lá essas coca-colas todas de resistencia. Mas eu nunca quebrei ela.. a nao ser a folga na corrente que é normal.

acontece que, eu uso relaçoes de dif beeem curtas. atualmente 5,88:1
Relaçoes curtas poupam todo o sistema porque o conjunto todo fica leve de girar...

acredito que se voce reduzir as relaçoes, voce pode diminuir a probabilidade de quebra.

ok, podem jogar as pedras!

guilhermeabreu
24/10/2010, 15:23
Acho que vcs se esqueceram de um detalhe... nossos carros não sofrem tanto impacto quanto os do deles..trava uma roda.. e deixa ela tentar subir a rocha/obstaculo e veja como que se comporta.... o esforço exigito é infinitamente maior que em nossos carros.. se não, não existira eixos reforçados, homos, semi eixos, etc..

Imagina.. o pneu rodando a 10km/h e em 1segundo ele esta a 0km/h com um torque de mais de 40kfmg.. isso de não da impacto não é a resposta.

se fosse assim meu nunca quebraria pois não dou tranco.. so enfio o pé depois do carro em movimento..

Gui.. MWM + pneus 33 e realmente não subir um areia com 18 libras.. muitissimo estranho.. no minimo.. o que acontecia ? carro faltava força ? cavava ? aqui nordeste andai em dunas com os 33 sem esvaziar nadica de nada.. 24libras e subi muitas dunas sem dificuldades.. andei em funíl sem problema algum!!! e olhe que meu motor não tem giro como o seu..

Lembrando um pouco.. ja tive samurai.. sei o que é super redução e sei também que com a super redução o que não quebrava mesmo nas piores situações.. o que ia embora era eixo/semi eixos.. hehe pelo tranco que tomava..

nem que eu ponha 2 RW de 1.5T + atlas II essas quebras vão parar! KEKEKE.

OBS.: Dizer que carro de RC não leva tranco é o mesmo que falar que açucar é feito de sal.

GRANDE MAGAOZINHO

É que sou meio exagerado em certas horas , sei que em RC a coisa é bruta mesmo , se não fosse não precisaria daquelas peças monstruosas , EXAGEREI NO SEU CASO .

Qto a IBITIPOCA , é que o areal de lá é diferente de todos os areais que já andei , só indo lá para ver , no 1º ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 EM 2008 só um TROLLER com bomba aberta que subiu e outros 2 TROLLER com MWM originais não subiram , eu não subí pq nem cheguei até lá pois o rolamento do eixo traseiro quebrou , ( hoje tenho flutuante ) , a subida lá é APARENTEMENTE FÁCIL , mas falta motor para os que não subiram . Ano passado eu subí com certa dificuldade , MAS OS PNEUS COM APENAS 14 LIBRAS como ja falei .

Vc aí areia faz parte do seu dia a dia , mas o areal lá é brabo , no alto da serra uma areia branca , grossa e fofa , SÓ PARA VC TER UMA IDÉIA , o WILLYS de meu irmão com motor opala 4cc zerado , não conseguia nem andar no plano com 14 libras , MUITO ESTRANHO , mas lá é assim , só vc vindo aqui para ver .

Aqui no YOUTUBE tem um filminho da minha subida , vc vendo o filme VC NÃO VE NEHUMA DIFICULDADE , PARECE FÁCIL FÁCIL . Mas é broca .

COCLUÍNDO :

Sei que vc tem razões para reforçar o seu ENGESÃO com os 37" , estava só te zoando .

ABRAÇÃO

MaGao
24/10/2010, 15:51
Ze Lucas matou toda a charada!!! hehe um cara me disse que essa tcase de JPX é usada em caminhoes na França... pq não quebram ? carregando mais de 30 tonelas ? pq os diferenciais tem uma relação muito curta..

so que Zelucas tenho 01 problema.. meu carro ja é curto d++ ehhe pra se ter ideia na trilha eu ando reduzido pra poupar o conjunto e saiu do canto de quarta marcha.. hehe equivale a segunda ele simples.. ai vc pergunta pq não anda simples ? justamente para não força embreagem =)

acredito que no meu caso.. somente trocando o cambio para um mais alongado e pondo relações nos eixos mais curtas.. resolveriam o problema com a tcase.. mais deixaria o ponto de quebra nos eixos.. se bem que até agora so quebrei 01 planetaria que ja existia desde o antigo dono.. então usada e tal..

vo trocar minha caixa satelite completa + planetarias + piao + coroa para desencargo.. e quanto a tcase.. vo penssar na NP201 ou de hilux.. visto que da pra fazer dual nelas e assim eu mantenho a relação em high.. tenho mais de uma opção em low/high acho que a solução será essa..

Alguem tem as dimensões da tcased ehilux ? sabem dizer se cabe no engesa ?

Abraços,

MaGao
24/10/2010, 15:55
Eriksson,

sim eu tenho penssado nisso.. mais imagina o aumento dos meus pneus não influenciou na quebra.. não estou dizendo que o aumento do pneu não interfere nos componentes.. meu carro com os 33.. se pisar e tirar o pé rapido da embreagem quebra! e quebra bonito.. hehe eu to com 3 tcases de jpx em casa ou melhor 1 no jeep 02 em casa faltando a engrenagem do meio e uma faltando uma engrenagem da 4x2high.. com os 33 uqebrou 02 engrenagens.. com os 37" quebrou 01 engrenagem.. a quebra se deu por conta do pé hehe

claro que o esforço chega ser maior com os 37.. mais ainda tenho a casca de ovo que é a tcase por enquanto..

Abraços,

MaGao
24/10/2010, 15:56
ahhh falando em areia..

vc precisa andar em umas areias por aqui.. de engesa so consiguo reduzido e de segunda.. detalhe.. no plano isso hehe

no samurai que tinha era primeira reduzido com giro oscilando de 3mil a 5mil.. e o pé em baixo..

Abraços,

zeca_cj
24/10/2010, 15:59
Zé lucas seria eu? :pensativo:

se sim, de onde voce tirou o "lucas"? :rolleyes:

MaGao
24/10/2010, 21:12
Ah karai zeca hauhuaehuh troquei os nomes.. mais seria vc mesmo kkkkkkkk

era pra falar CJ.. não sei de onde zelucar surgiu hehehe

guilhermeabreu
24/10/2010, 21:54
Ze Lucas matou toda a charada!!! hehe um cara me disse que essa tcase de JPX é usada em caminhoes na França... pq não quebram ? carregando mais de 30 tonelas ? pq os diferenciais tem uma relação muito curta..

so que Zelucas tenho 01 problema.. meu carro ja é curto d++ ehhe pra se ter ideia na trilha eu ando reduzido pra poupar o conjunto e saiu do canto de quarta marcha.. hehe equivale a segunda ele simples.. ai vc pergunta pq não anda simples ? justamente para não força embreagem =)

acredito que no meu caso.. somente trocando o cambio para um mais alongado e pondo relações nos eixos mais curtas.. resolveriam o problema com a tcase.. mais deixaria o ponto de quebra nos eixos.. se bem que até agora so quebrei 01 planetaria que ja existia desde o antigo dono.. então usada e tal..

vo trocar minha caixa satelite completa + planetarias + piao + coroa para desencargo.. e quanto a tcase.. vo penssar na NP201 ou de hilux.. visto que da pra fazer dual nelas e assim eu mantenho a relação em high.. tenho mais de uma opção em low/high acho que a solução será essa..

Alguem tem as dimensões da tcased ehilux ? sabem dizer se cabe no engesa ?

Abraços,

MAGAO

Infelizmente o CAMBIO + T-CASE HILUX não cabem no ENGESA F-I , este conjunto é muito longo .

MaGao
24/10/2010, 22:24
Gui,

seria somente Tcase. não troco meu 240v por nada kekeke
se não aguentasse 1 tcase.. colocaria 02.. assim teria 02 multiplicadores e consecutivamente não quebraria!

Abraços,

guilhermeabreu
25/10/2010, 00:03
Gui,

seria somente Tcase. não troco meu 240v por nada kekeke
se não aguentasse 1 tcase.. colocaria 02.. assim teria 02 multiplicadores e consecutivamente não quebraria!

Abraços,

MAGAO

Mesmo só a T-CASE não daria , pois é ela que é imensamente comprida .

MaGao
25/10/2010, 10:43
MAGAO

Mesmo só a T-CASE não daria , pois é ela que é imensamente comprida .

Ahh então Vo ver uma outra solução

JOÃO R.
25/10/2010, 20:12
Experiência própria, se for inovar, inove com uma novidade... agora se for de coisas experimentadas, vai de Tcase da band e seja feliz...

MaGao
25/10/2010, 20:37
Objetivo não é inovar.. é não quebrar =)
tcase de band não está descartada..

MaGao
25/10/2010, 20:42
Ah.. hj fomos trocar as pastilhas de freio.. e achamos o link traseiro quebrado.. onde pega no eixo.. na ultima bucha de frente pra traz.. ja estou trocando o link.. acho que não foi por conta dos pneus maisss.. hehe

Abraços,

Aurélio
25/10/2010, 20:45
Pessoal.

Creio que esse post é apropriado para o tópico, pois estamos falando de eixos da Rural e pneus grandes.

O meu Envesa tem esses eixos - o traseiro é da Rural 4x2, flutuante - e usa as mangas de roda originais.

Pois bem, há cerca de 10 dias, andando a uns 90km/h na Dutra, escutei um estalo seco ao fazer uma curva mais aberta. Como estava nas proximidades de um posto, resolvi entrar e quando freiei, reduzi e acelerei a viatura não respondeu ficando parada. Não entendi nada. Desci do carro e vi uma fumaceira danada saindo da roda esquerda e a dita cuja torta. Percebi que algo havia quebrado no eixo traseiro, liguei a tração dianteira e consegui estacionar.
Liguei pro meca e decidimos guinchar a viatura.
Na oficina, ao ver veio o veredito: a manga de eixo traseira esquerda quebrou e a roda ficou presa do disco de freio. Desmontamos, confirmamos o vereidito e observamos que o eixo rodando forçado se partiu também e uma parte ficou fundida ao corpo da manga de roda

Seguem algumas fotos

Se o sistema de freio traseiro não fosse a disco, mesmo o eixo sendo flutuante, as consequencias teriam sido bem piores.
Graças a Deus foi só susto (e que susto!).

Na busca por explicações, visando entender a origem do problema e resolver a questão conversei com algumas pessoas sobre o assunto (dentre elas, o Mario da Macrotorque e o Ney da Ensimec) e a opinião de todos é unânime: as mangas de roda originais Willys não aguentam pneus 35 ou maiores.

Bem, diante disso, substituirei as mangas de roda pelo tipo HD da Ensimec que têm a parade mais grossa, são feitas em aço especial, reforçadas na "base" para uso dos rolamentos da Toyota Bandeirante e apropriadas para suportar pneus e esforços maiores.

No "up" trocarei também os semi-eixos traseiros pelos fabricados pela Enfer, e os dianteiros pelo kit da Ensimec.

Fica o relato e a alerta.

Abraços,

MaGao
25/10/2010, 21:17
meu kit é da enfer e usa rolamentos da band..

foi sorte mesmo!!!

Abraços,

MaGao
30/10/2010, 21:23
Bom amigos!

mais uma coisinha para da uma olhada..

abriu folga no rolamento da roda traseira direita.. quinta feira vou desmontar tudo para verificar.. aparentemente somente folga..

guilhermeabreu
31/10/2010, 00:00
Pessoal.

Creio que esse post é apropriado para o tópico, pois estamos falando de eixos da Rural e pneus grandes.

O meu Envesa tem esses eixos - o traseiro é da Rural 4x2, flutuante - e usa as mangas de roda originais.

Pois bem, há cerca de 10 dias, andando a uns 90km/h na Dutra, escutei um estalo seco ao fazer uma curva mais aberta. Como estava nas proximidades de um posto, resolvi entrar e quando freiei, reduzi e acelerei a viatura não respondeu ficando parada. Não entendi nada. Desci do carro e vi uma fumaceira danada saindo da roda esquerda e a dita cuja torta. Percebi que algo havia quebrado no eixo traseiro, liguei a tração dianteira e consegui estacionar.
Liguei pro meca e decidimos guinchar a viatura.
Na oficina, ao ver veio o veredito: a manga de eixo traseira esquerda quebrou e a roda ficou presa do disco de freio. Desmontamos, confirmamos o vereidito e observamos que o eixo rodando forçado se partiu também e uma parte ficou fundida ao corpo da manga de roda

Seguem algumas fotos

Se o sistema de freio traseiro não fosse a disco, mesmo o eixo sendo flutuante, as consequencias teriam sido bem piores.
Graças a Deus foi só susto (e que susto!).

Na busca por explicações, visando entender a origem do problema e resolver a questão conversei com algumas pessoas sobre o assunto (dentre elas, o Mario da Macrotorque e o Ney da Ensimec) e a opinião de todos é unânime: as mangas de roda originais Willys não aguentam pneus 35 ou maiores.

Bem, diante disso, substituirei as mangas de roda pelo tipo HD da Ensimec que têm a parade mais grossa, são feitas em aço especial, reforçadas na "base" para uso dos rolamentos da Toyota Bandeirante e apropriadas para suportar pneus e esforços maiores.

No "up" trocarei também os semi-eixos traseiros pelos fabricados pela Enfer, e os dianteiros pelo kit da Ensimec.

Fica o relato e a alerta.

Abraços,

AURÉLIO

PRECIOSÍSSIMO O SEU RELATO .

Ha muito tempo já falo que o WILLYS foi um gerreiro um ícone dos 4x4 , PIONEIRÍSSIMO , tem que colocar ele num pedestal .

Mas daí vc usar componetes dele para nossas elocubrações em monstrificar nossos brutos 4x4 , NÃO TEM CABIMENTO .

HA ANOS QUE VEEM FALANDO PARA TROCAR O EIXO DIANTEIRO DO ENGESA PELO DANA 44 DA RURAL , mas sempre falei que o munhão do ENGESA é mais parrudo do que os da RURAL . E por ísto não troco o meu .

Usar pneus 35 ou maiores em componetes dos CJ não tem cabimento , não tem como aguentar , FORAM PROJETADOS PARA NÃO QUEBRAREM NUNCA NA CONFIGURAÇÃO ORIGINAL .

ESTE SEU RELATO AURÉLIO SERVE PARA TODOS OS JIPEIROS DO BRASIL , NAÕ IMPORTANDO QUAL 4X4 TEM , TEM LIMITES PARA TUDO , E NOSSAS VIDAS E DE NOSSAS FAMÍLIAS ESTÃO EM JOGO .

TODO O CUIDADO É POUCO , NUNCA FAÇAM EXTRAVAGANCIAS SEM LIMITES DE TOLERANCIA SOB O RISCO DE POR A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA EM JOGO .

OBRIGADO PELO SEU RELATO AURÉLIO .

ABRAÇOS A TODOS

Eduardo Velo
31/10/2010, 07:44
Aurelio , pensei que a gente ia se ver em Conservatória , foi o Lau , o João e a turma do Jiperaço ...
Essa manga de eixo realmente deixa a desejar qdo foge do original , é a mesma manga que vem no eixo diant. Dana 30 do Engesa ... o Rosnel montou esses Envesas com eixos de Rural , mas ele não contava com pneus 35" , o Envesa do meu amigo tb criava folgas e trocou por flutuante ensimec , o ultimo que o Rosnel montou , colocou eixos de F1000 4x4 , são ótimos e da pra usar pneus 35" , mas onde acha um bixo desses pra comprar ... ???

abs ... Edu

MaGao
31/10/2010, 09:16
Compra o kit da total offroad de upgrades das mangas de eixo.. resolve oproblema =) ja ta na minha lista aqui de compras kkk

MaGao
02/11/2010, 19:11
Senhores,

venho informar que mais 01 link foi embora!!! o traseiro lado do passageiro agora.. estava bom.. mais pocou no mesmo lugar do primeiro.. amanhã vai pro eletricista depois vai trocar o link..

to penssando em reforçar eles de alguma forma.. acho que ta gerando uma alavanca muito forte os 37.. fazendo com que se abra os links..

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
02/11/2010, 19:36
Magao

uma viatura com quase 30 anos (mais velha que você), pneus 37', motor com 40 kgfm de torque, querias o quê?

sem sacanagem, os humvees são fabricados especialmente para as US Army e têm 10 anos de garantia, sem troca de óleo, terreno que houver, somente abastecimento e troca de pneus, mas custam quantas centenas de milhares de US$?

Para o que você pede, só tenho uma sugestão definitiva: os inquebráveis rockweel com caixas de caminhão engesa com as engrenagens invertidas.

Boa sorte

Eriksom

MaGao
02/11/2010, 19:54
Eriksom,

não to reclamando não.. to postando as consequencias de pé de anjo + 37 + 46kfmg torque.. hehe

eu vo reforçar os links para não quebrar.. =)
Quanto aos rockwheel nao fica legal.. relação é curta d+ 6,72.. ja arrumei 2 mais não da..

Abraços,

zeca_cj
02/11/2010, 20:59
Eriksom,

não to reclamando não.. to postando as consequencias de pé de anjo + 37 + 46kfmg torque.. hehe

eu vo reforçar os links para não quebrar.. =)
Quanto aos rockwheel nao fica legal.. relação é curta d+ 6,72.. ja arrumei 2 mais não da..

Abraços,

ÔÔ pé de esmeril,

Será que os Rockwell cabem no troller?? :twisted:
Quanto o cara queria?

CAVESO
02/11/2010, 21:13
Compra o kit da total offroad de upgrades das mangas de eixo.. resolve oproblema =) ja ta na minha lista aqui de compras kkk

Li que no fórum que esse kit da total tork usa cubo e mangas de Toy Band e rolamentos do Iveco, portanto nada muito diferente dos kits flutuantes do mercado....

Casa da transmissão4x4
02/11/2010, 21:28
Li que no fórum que esse kit da total tork usa cubo e mangas de Toy Band e rolamentos do Iveco, portanto nada muito diferente dos kits flutuantes do mercado....

Caveso você recebeu seus bicos injetores com vazão maior ?

CAVESO
02/11/2010, 21:36
Cheegarão essa semana......

Casa da transmissão4x4
02/11/2010, 21:39
Cheegarão essa semana......

Os meus tambem !!! Quando você tiver montado e testado me de um alô .:concordo:

CAVESO
02/11/2010, 21:45
Os meus tambem !!! Quando você tiver montado e testado me de um alô .:concordo:

Vai demorarrrrrrrr...rssss

Acho melhor você testar antes e me relatar..rsss

Ainda mais poque não terei parâmetros de referência, pois é a primeira vez que vou usar o sprint...

Abs

Casa da transmissão4x4
02/11/2010, 21:48

Ainda mais poque não terei parâmetros de referência, pois é a primeira vez que vou usar o sprint...

Abs

hahahahah.....ok assim que montar e dar uma volta eu te aviso.
Abraço.

MaGao
02/11/2010, 23:53
kIT TOTALtork são com rolamentos de caminhoes iveco.. eles tem quase que 3x a espessura do rolamento da toy.. e ainda rodam com oleo 90.. são e muito mais resistentes.. hehe

Zeca_cj: não cheguei a ir la para negociar.. os eixos estão em barreiros-PE

Abraços,

CAVESO
03/11/2010, 00:08
Magão,

Você comprou o kit total tork?

MaGao
03/11/2010, 09:33
Caveso,

sim.. para o engesa do meu irmão.. to esperando chegar..

Abraços,

Marisco Off Road
03/11/2010, 17:04
Caveso,

Os cubos e mangas são bem mais reforçados que os originais de toy band, parede bem mais grossa e material bem mais forte, além de detalhes de construção que dão maior durabilidade ao conjunto, inclusive um dos kits em desenvolvimento é exatamente para este carro.
Tem algum tópico no fórum falando do assunto, pois não vi ainda e acho que posso contribuir muito nisto!

Abs,

CAVESO
03/11/2010, 17:18
Marilson,

Achei um tópico falando o relatado acima, mas não me lembro qual.

Se achar eu posto aqui.

Abs

Eriksom Teixeira Lima
03/11/2010, 22:28
Magao,

você é o clone do arcanjo Gabriel: ele destruiu sodoma, e você destrói engesa 8)

a sugestão dos rockweel era sacanagem, pois eles pessam cerca de 300 kg cada, sem os freios. ou seja, terias de refazer toda a suspensão

nova sugestão: eixos de Dodge Ram ou da F-250: vestem bem, aguentam tua iNgUInoranÇa angelical (com todo respeito kkkkk) e tem relação boa, no caso das Ram 3,54:1, no caso das f-250 ACHO que é 4,10:1

Porém de fores num desses, terás de refazer todos os braços tensores (ou links).

Um dia eu ainda passo naquela praia que você quer mudar de nome, de Carro Quebrado para Engesa Detonado

Abraços

Eriksom

MaGao
03/11/2010, 22:31
Eriksom,

AHHAHAAHAH muito boa o engesa detonado!!!

mais ai o que tá.. aparenta que sou pé de anjo.. mais não so não tenho muito cuidado com o carro.. unica coisa que faço a mais é meter uma terceira e enfiar o pe... depois quarta.. depois quinta.. e ver nego de corolla ficando pra traz heuaheauhue
fora isso não faço nada d+.. sempre respeitando.. o que ta quebrando no meu carro nunca foi trocado por mim.. então considero normal.. tenho o carro desde Abril.. uso ele todo santo dia.. trabalho,casa,trilha,passeios,fazer meu filho dormir.. tudo hehehe

eu to procurando eixos de f250 pra no futuro adaptar.. nego pede caro d+ neles ainda.. e outra o eixo tem a bola central.. teria que trocar a caixa..

Abraços,

Eriksom Teixeira Lima
03/11/2010, 22:51
Magao

Vou responder já, porque acabou de pipocar sua resposta.

NÃO, você NÃO precisa trocar a caixa porque a bola é central e sua caixa deslocada. Isso é um daqueles mitos que permanecem como sábias observações, mas são mitos ou erros graves. vejamos:

O problema de vibrar (ou roncar) é devido a falta de alinhamento entre os planos horizontais da saída da caixa e o da ponta do pinhão. Esses planos estão num espaço tridimensional, e se o cubo que se formar tendo como base os planos horizontais da caixa e do pinhão tiverem todas as suas arestas paralelas, está ótimo. Não há nenhum problema.

O que você deve observar é se os garfos do cardã não se fecham em cima deles próprios, o que talvez te obrigue a colocar garfos maiores para evitar isso.

Desta forma, resta só o preço, ou seja, surgiu uma oportunidade, compre!

Abraços e te vejo na Praia do Engesa Detonado

Eriksom

MaGao
04/11/2010, 00:16
Hmm

não sabia disso =) mais uma pra aproveitamento kekeke

vc vem quando pra ca? =)

ABraços,

Eriksom Teixeira Lima
05/11/2010, 07:25
MaGao

não sei se irei neste início de ano, pois em tese viajarei para o sul, como os pinguins e baleias, mas de carro pela Patagônia. Mas certamente ao final do próximo ano, deverei passar uns bons tempos andando lentamente pelo nordeste, só não sei a bordo do quê, quem sabe do meu objeto de desejo, uma casa motorizada em cima de algo grande

A praia de Carro Quebrado, assim como Mangue Seco, são duas das poucas que não conheço. A última, tive de passar direto no ano passado, pois minhas férias atrasaram. a primeira, com a qual sonho, já abortei 3 vezes, sempre por causa de chuvas erradas. Um dia chego nelas, e verei um Engesa, talvez o do Caveso, quando ele desistir.

Eriksom

CAVESO
05/11/2010, 12:40
Um dia chego nelas, e verei um Engesa, talvez o do Caveso, quando ele desistir.

Vai demorar? rss

MaGao
05/11/2010, 14:15
Falar nisso deveria fazer um encontro no nordeste com os engesão!!! ai sim praias, muitas praias, mais muitas mesmo kkkkkkkk

Eriksson, eu aguardo vc por aqui.. daqui pra la ja tenho trocado todo meu carro kkkkkkkk vai virar um engesa inquebravel!!!
=)

Daniel Lima
05/11/2010, 16:37
Opaaaaaaaaa!!!!
Tô nessa; acrescenta como roteiro o delta do parnaíba e de lá damos uma esticada para os lençois maranhenses.
Abraços!!

CAVESO
05/11/2010, 16:44
Isso, matem-me de inveja!!!!!!!!!!!!!!

Estarei na quinta em recife e mais 5 dias trabalhando sem ao menos ver a praia de perto.... :parede:

MaGao
05/11/2010, 22:09
POis é.. temos que organizar por aqui!!

Caveso da um pulo em Maceió po.. assim conhecemos e andamos de jipis =X

Abraços,

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 07:02

Abs

Caveso meus bicos chegaram, nesta proxima semana vou montar e te falo, se ficar bom eu e o Serjão vamos abrir um topico falando a respeito. :concordo:

CAVESO
06/11/2010, 13:08
Os meus chegaram ontem também....

Valeu!

guilhermeabreu
06/11/2010, 17:38
Os meus chegaram ontem também....

Valeu!

MAS NUNCA SERÃO TESTADOS E USADOS ,

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahah , daqui ha uns 10 anos pode vender como zeros como as rodas e pneus que já foram vendidos ainda zerados .

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 18:07

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahah , daqui ha uns 10 anos pode vender como zeros como as rodas e pneus que já foram vendidos ainda zerados .

:pipoca::pipoca:

CAVESO
06/11/2010, 18:13

Quem dera se durassem 10 anos.....

Como a validade é de 5 anos, tive que vender antes..rssss

Será que os bicos duram mais de 10? rsss :pensativo:

guilhermeabreu
06/11/2010, 18:34
Quem dera se durassem 10 anos.....

Como a validade é de 5 anos, tive que vender antes..rssss

Será que os bicos duram mais de 10? rsss :pensativo:

HAHAHAHAHAHAHAAHAHHAHAHA

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vamos invetar pneus de aço inox , aí não perderão a validade .

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MaGao
06/11/2010, 20:41
Senhores,

vinha andando normalmente no engesa.. indo instalar o some deixar o painel na fibra pra fechar e reabrir os buracos dos relogios.. quando derrepente treccccc ronc ronc ronc.. carro ficou desgovernado.. encostei imediatamente.. olhei tudo e não vi nada folgado.. fui devagarzim até o mecanico..

chegando la.. a roda do motorista estava deitada.. 02 rolamentos simplismente estouraram.. tem uns 4 meses que troquei eles.. os rolamentos estouraram e até a roda livre quebrou partindo ela.. arghh!!!

la vai RL da enfer =)) + kit totaltork para frente! assim acho que resolvo problema de rolamento nas roda da frente e de quebra ainda ganha homos de toy =)

Abraços,

MaGao
06/11/2010, 20:42
Ah detalhe.. antes que me chamem de cupim de aço!!!!! eu sempre checo folgas no rolamente toda semana.!

Abraços,

Kim
06/11/2010, 20:44
:putz: :parede: :shock: :shock: :shock:

MaGao
06/11/2010, 20:45
KIm,

está usando qual eixo na frente do teu? =)

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 20:50
Caralho.......... Magão que susto você deve ter levado !!!! :shock::shock:

CAVESO
06/11/2010, 21:36
Pneus 37 fazem estrago, hein....

Tem que ir reforçando tudo até suportarem as bolachas...

Kim
06/11/2010, 21:46
MaGao!

Estou usando o eixo original engesa, que era do meu ex-engesa, o Brancão.

Maissssssssssssssss......

Ainda não estou andando com os 38.

Seu relato muito me preocupa!

Abraços.

Kim.

CAVESO
06/11/2010, 21:47
Com 35 já começo a me preocupar..rss

guilhermeabreu
06/11/2010, 23:13
Com 35 já começo a me preocupar..rss

AMIGO CAVESO

Vc sem se preocupar , não consegue terminar o bicho , AGORA COM ESTES RELATOS DO " MAGÃO " , É MAGAO GRANDE MESMO , vc já esta colocando as suas barbas de molho não é , pelo visto , vc terá que trocar tudo que vc fez até agora , só por causa destas BOLACHINHAS que vc esta querendo colocar , pelo visto nem em 2014 o seu YELLOW SUBMARINE estará pronto .

KIM dobro a aposta que CAVESO não estará com o YELLOW SUBMARINE no ENCONTRO DE 2020 .

DOBRO MINA APOSTA e tenho certeza que vou ganhar .

CAVESO , já pode ír procurando preço destas peças que o MAGAO vai colocar no dele , haja tempo$$$$$$$$$$$$$$$$$ .

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 23:27
AMIGO CAVESO

Vc sem se preocupar , não consegue terminar o bicho , AGORA COM ESTES RELATOS DO " MAGÃO " , É MAGAO GRANDE MESMO , vc já esta colocando as suas barbas de molho não é , pelo visto , vc terá que trocar tudo que vc fez até agora , só por causa destas BOLACHINHAS que vc esta querendo colocar , pelo visto nem em 2014 o seu YELLOW SUBMARINE estará pronto .

KIM dobro a aposta que CAVESO não estará com o YELLOW SUBMARINE no ENCONTRO DE 2020 .

DOBRO MINA APOSTA e tenho certeza que vou ganhar .

CAVESO , já pode ír procurando preço destas peças que o MAGAO vai colocar no dele , haja tempo$$$$$$$$$$$$$$$$$ .

Caveso e melhor vc aprontar teu jipe logo, creio que vc não vai agunetar a pressão do povo !!!!....hahahahahaha....:mrgreen::mrgreen::mrgreen :....:pipoca:

Kim
06/11/2010, 23:49
Tai a prova da aposta!

É Drzão, acho que pode dobrar sem problema, pois acho que o CAVESO não vai cumprir!!!!:mrgreen:

Ele nem posta no tópico do Yellow!:odedo:

Abraços.

Kim.

CAVESO
07/11/2010, 00:38
Como diz um colega aqui do fórum: "Eterna é a reforma quando a grana é pouca, o tempo é curto e os conhecimentos escassos".........rsss

MaGao
07/11/2010, 09:52
Gente.. vale lembrar também que estou com esse carro desde Abril ou seja.. é altamente desconhecido.. estou trocando tudo que vai quebrando e alem disso estou reforçando.. não tenho o carro e nem fiz ele do 0.. então nunca se sabe..

Abraços,

Aurélio
29/11/2010, 17:16
AURÉLIO PRECIOSÍSSIMO O SEU RELATO. Ha muito tempo já falo que o WILLYS foi um gerreiro um ícone dos 4x4, PIONEIRÍSSIMO , tem que colocar ele num pedestal. Mas daí vc usar componetes dele para nossas elocubrações em monstrificar nossos brutos 4x4 , NÃO TEM CABIMENTO. HA ANOS QUE VEEM FALANDO PARA TROCAR O EIXO DIANTEIRO DO ENGESA PELO DANA 44 DA RURAL , mas sempre falei que o munhão do ENGESA é mais parrudo do que os da RURAL . E por ísto não troco o meu. Usar pneus 35 ou maiores em componetes dos CJ não tem cabimento , não tem como aguentar , FORAM PROJETADOS PARA NÃO QUEBRAREM NUNCA NA CONFIGURAÇÃO ORIGINAL. ESTE SEU RELATO AURÉLIO SERVE PARA TODOS OS JIPEIROS DO BRASIL , NAÕ IMPORTANDO QUAL 4X4 TEM , TEM LIMITES PARA TUDO , E NOSSAS VIDAS E DE NOSSAS FAMÍLIAS ESTÃO EM JOGO. TODO O CUIDADO É POUCO , NUNCA FAÇAM EXTRAVAGANCIAS SEM LIMITES DE TOLERANCIA SOB O RISCO DE POR A SUA VIDA E DE SUA FAMÍLIA EM JOGO. OBRIGADO PELO SEU RELATO AURÉLIO. ABRAÇOS A TODOS
Opa.
Valeu, Guilherme.
Não há o que agradecer, pois essa é a idéia central do fórum: troca de experiências na busca de soluções e melhorias visando desempenho, conforto e, claro, segurança.
Escrevi esse post com a intenção de mostrar a todos os riscos que corremos quando não prestamos atenção nos limites dos componentes de nossa viatura. Eu já sabia sobre o eixo traseiro flutuante, mas não havia me ligado na fragilidade das mangas de roda. Graças a Deus foi só um susto.
O legal é que o meu problema serviu de alerta para mais três amigos que usam configurações parecidas em suas viaturas, pois eles já substituiram as mangas de roda. :concordo:
Abração.

Aurélio
29/11/2010, 17:24
Aurelio , pensei que a gente ia se ver em Conservatória , foi o Lau , o João e a turma do Jiperaço ... Essa manga de eixo realmente deixa a desejar qdo foge do original , é a mesma manga que vem no eixo diant. Dana 30 do Engesa ... o Rosnel montou esses Envesas com eixos de Rural , mas ele não contava com pneus 35" , o Envesa do meu amigo tb criava folgas e trocou por flutuante ensimec , o ultimo que o Rosnel montou , colocou eixos de F1000 4x4 , são ótimos e da pra usar pneus 35" , mas onde acha um bixo desses pra comprar ... ??? abs ... Edu
Opa.
A idéia era ir, Edu, mas o Encontro coincidiu com a Trilha do Brinquedo e por estar envolvido nos preparativos não tive como ir.
Mas não faltará oportunidade, amigo.
Eu até pensei em trocar os eixos pelos da Bandeirante, mas a trabalheira - e a canseira - da adpatação me desanimaram um pouco.
Então, como já está tudo certinho, no lugar que tem que estar, optei por esssa configuração reforçada que, acredito, resolverá definitivamente o problema da fragilidade causada pelo uso de pneus maiores.
Um forte abraço,

MaGao
19/12/2010, 22:33
Atualizando aqui um pouco..

Bom fiz uma trilha sabado dia 11/12.. e coloquei sem pena! (kits ensimec ja aqui comigo keke) eu dei cada salto com o engesa.. até lombada a 70km/h eu saltei.. hehe pra ver até onde ia aguentar os rolamentos.. fui e voltei da trilha.. andei até quinta-feira e sem problemas no rolamento.. sem folgas.. zeradim.. não sei com o dia a dia se vai criar fadiga.. mais não tive problemas..

acho que o problema estava na marca do rolamento que estava usando.. esses que coloquei são NSK.. até agora sem problemas..

Abraços,

zeca_cj
20/12/2010, 01:06
magao,

Trabalhei um tempo em industria, onde pude ver que qualidade de rolamento é importantissimo!

PRa nossa utilização, eu recomendo Timkem, SKF, Koyo, NSK...

tem cada porcaria vendendo no mercado que só dá dor de cabeça e poe a segurança em risco!

Se ligue que T-rex é forte mas nao é indestrutivel, entao manere no pé de lixadeira!:odedo:

MaGao
20/12/2010, 10:50
Zeca,

rapaz.. pelo que eu fiz com o original e ainda estou rodando.. ENSIMEC vai ser indestrutivél haeuhaeae

to eliminando devagarzim os pontos de falha.. os fusíveis!!!

vo chegar na tcase daque pra 2012
haeuhaeuhae

Abraços,

MaGao
25/12/2010, 13:58
Bom pessoal.. depois de 2 semana rodando.. abriu folga no rolamento da roda dianteira esquerda.. ajustei novamente.. =)

Segunda tem viagem até Natal.. +- 1200km vamos ver como se comporta!

zeca_cj
30/12/2010, 00:37
Bom pessoal.. depois de 2 semana rodando.. abriu folga no rolamento da roda dianteira esquerda.. ajustei novamente.. =)

Segunda tem viagem até Natal.. +- 1200km vamos ver como se comporta!

Invés de Natal, pq não vem pra Bahia??? Mt mais perto!!!
Rsrsrs...

Aquela sua idéia de colocar rockwell 2.5t morreu ne? Pode me passar o contato e o preço que conseguiu nos eixos??? Acho que ficariam lindos no meu troller!!!
Pode responder por mp ou la no meu topico

MaGao
30/12/2010, 23:41
Senhores,

Viajei até Pipa - RN.. 1100km ida e volta.. de engesão.. =) bons passeios nas dunas e muitas dores nos braços.. (caster errado) kkkkkkkkk ta no meca pra corrigir o caster..

fora isso tive o pino da caixa satelite que abriu folga.. ta trocando também.. no mais tudo em paz!

Zeca,

mandando MP.

MaGao
03/01/2011, 21:48
Bom galera,

depois de muito protelar.. chegou a hora de corrigir o caster e alinhamento dos eixos...
vou ter um bom trabalho para fazer isso visto que a base das molas aparentemente estão erradas.. de um lado fica reta a mola.. do outro a base no eixo fica para fora do chassi.. e também o alinhamento dos links em relação ao chassi.. notei que existe um pequena diferença... mais existe.. vou verificar =)

Estarei tirando as fotos e postando..

Abraços,

MaGao
21/01/2011, 00:01
Atualizando um pouco =)

Depois de instalado o kit dianteiro ENSIMEC.. hihihi não pisei no freio 01x se quer para passar em algum quebra molas.. sempre vuando por eles.. e não abriu folga alguma nos rolamentos.. vamos ver até quando aguentam kkkkk irei postando por aqui!

OBS.: Disseram que aguenta tranco violentos.. então vamo nessa!

Abraços,

zeca_cj
21/01/2011, 10:43
Ô menino pé de chumbo!

Não esquece de filmar essa trilha e postar no iutubiu!!! :twisted:

MaGao
21/01/2011, 22:37
Bom como amanhão não teremos como andar de jipis.. resolvi da uma passeada hoje.. coisa pequena.. até pq tivemos problemas no carro do mano.. kkk

Problemas:
Quebra de um semi eixo dianteiro
Barra que liga as duas rodas da frente de direção envergada ao meio.. ou seja os pneus ficaram /\ kkk

OBS.: Lembrandooo foi carro do meu irmão.. e não o meu.. ainda não instalamos os kits da ensimec tras e frente.. semana que vem vai ser instalado. QUE VENHA OS SEMI DE CROMO!!!!!