Conectar

Ver Versão Completa : Preparando um GV 3P 2.0 16V

Mozer
27/08/2010, 22:45
Olá Galera,

Comprei faz uns 3 meses essa viatura e gostaria de deixa-lo apto a trilhas mais pesadas, sem exagero é claro. Como resultado de varias consultas a outros tópicos do forum resolvi encomendar um kit lift 2" com o Rodrigo Portugal (RC4x4). Além disso comprei um jogo de rodas 15" de ferro para colocar um jogo de pneus M/T 30x9.5R15 mas não sei ainda qual modelo instalar e gostaria da ajuda dos amigos.
O que mais indicam para eu colocar o carro nas trilhas?

Abraços,

Alexandre X
28/08/2010, 12:36
Se vai fazer trilhas adicionaria, protecoes, bloqueio traseiro e kit de reducao.

Mozer
28/08/2010, 23:01
Fala Alexandre,

As proteções certamente serão instaladas. Tenho vontade de colocar o kit de redução mas não sei se funciona no cambio automatico, que é o meu caso. Agora, me diz uma coisa, esse bloqueio não vai deixar o carro ruim de andar no asfalto não? Para completar, qual modelo de pneus você me indicaria para uso off-road? Para dia-a-dia eu uso o Destination A/T 215/80R16.

Valeu,

TMorais
29/08/2010, 13:28
Fala Alexandre,

As proteções certamente serão instaladas. Tenho vontade de colocar o kit de redução mas não sei se funciona no cambio automatico, que é o meu caso. Agora, me diz uma coisa, esse bloqueio não vai deixar o carro ruim de andar no asfalto não? Para completar, qual modelo de pneus você me indicaria para uso off-road? Para dia-a-dia eu uso o Destination A/T 215/80R16.

Valeu,

Pneus: BF MUD 225/75 R16 ou BF All Terrain 225/75 R16

Tem as opções: do Maxxis tambem mas não tenho as medidas.

Continental tem a opção do General Grabber AT2 235/70 R16

Alexandre X
29/08/2010, 13:48
Fala Alexandre,

Valeu,
Sobre a redução em automático, diria que o resultado é até melhor que em um mecanico. Com um automatico vc tem o principal no offroad: controle, porém a redução em Low do Vitara é abaixo do desejavel 1,8:1. Com a redução vc resolve isso e tem uma relação final em Low de gente grande.

Hoje felizmente a opção de bloqueios é grande e a decisão fica entre o bolso e o conforto.
Vamos pegar o pior caso que são os automáticos do tipo Lockright (Quicklock, Diflock e outros). São extremamente acessíveis, porém eventualmente podem estalar durante curvas. Diria que frente ao baixo custo num diferencial traseiro são bastante aceitáveis, mas o bolso permitindo há opções que privilegiam o conforto como Kaiser, Macrotorque e ARB.

Quanto a pneus, aqui o mercado e desolador. Na impossibilidade de importar algo decente, vá de BF MUD.

nicke1000
29/08/2010, 17:24
Especificações do meu:
- Lift 2" e BodyLift de 2" - RC 4x4
- Proteções: cárter, transmissão e tanque de combustível RC 4x4
- Pneus MUD KM 245/75/16 - foi necessário colocar espaçador de 30mm
- Amortecedores traseiros do Omega Suprema (Cofap GBL1024)
- Parachoque dianteiro em aço com berço - RC 4X4
- Kit de redução XCrawler
- Bloqueio traseiro Lock Right
- snorkel OGZ

Pretendo colocar pneus mais agressivos, inclusive comprei uns na Ost, mas não couberam e terei que trocar. O Elver colocou pneus agressivos e disse que melhorou 500%.
Temo, todavia, pela homocinéticas...

Mozer
29/08/2010, 21:39
Fico feliz em saber que o kit de redução também serve no meu carro pois o cambio automatico na trilha é demais cara...e você tem razão, a relação original está longe de ser ideal para offroad. Quanto ao pneu, estava dividido entre o BF MUD, Grabber MT e Goodyear MTR, pelas sugestões acho que estou indo pelo caminho certo né???

nicke1000, essa é a configuração que gostaria de ter, com exceção do bodylift. Agora fica uma pergunta, você teve que instalar o espaçador de cardã?

nagata
30/08/2010, 10:19
E o GV 2.0 mesmo 3 portas cabe rodas 15??? não vai pegar na pinça???:pensativo:

andre veiga
30/08/2010, 11:49
Se vais trocar as rodas de liga por rodas de ferro, eu trocaria por rodas com aro 15, a variedade de pneus aumenta bastante.

Tendo 2 jogos montados vc pode colocar o jogo 15 com pneus 100% off road.

Nagata, Não pega mas so testei no meu gv com rodas 15*7 -12 e pneus 225*75*15 geninho 1001.

luiztacco
30/08/2010, 11:50
Já tive um Gv 2.0 3portas e as rodas 15 só cabe se desbastar as pinças de freio.
As rodas também são aro 16 igual as dos Gvs 4 portas.

Claudio Cesar Fogolin
30/08/2010, 14:05
Olá, Mozer!

Tenho um GV 2001, 3p, 2.0, automático. Até o momento, está com a seguinte configuração:

- lift 2";
- amortecedores traseiros turbogás da Suprema (Cofap);
- pneus MUD BF Goodrich KM2 - 225/75/16 (para mim, o equilíbrio ideal para trilhas e asfalto);
- XCrawler 3.2 (a redução original tem um desempenho deplorável... a 3.2 me deu segurança em descidas íngremes... em L, quase nao utilizo os freios);
- bloqueio traseiro Kaiser (salvo os raros estalos, nenhuma restrição);
- diferancial dianteiro de ferro, do GV diesel (o original de alumínio,se ainda não quebrou, vai quebrar!);
- parachoque de ferro da Four Wheel, com guincho embutido (Work 9000)
- rockslider;

Agora o ponto polêmico: instalei o bloqueio dianteiro Kaiser, e na segunda trilha, lá se foi a homocinética esquerda, apesar da minha postura em aliviar o pé e dirigir "na manha"! O mecânico já havia me alertado sobre essa possibilidade, acreditando que a homocinética não suporta a força transferida pelo bloqueio para uma só roda.

Fica então a dúvida: será que a relação custo/benefício é positiva, no caso do bloqueio dianteiro?

Gostaria de opiniões do Alexandre, do Nagata que também tem GV, dos companheiros experts do forum e de quem já utilizou o bloqueio dianteiro em GV ou Tracker.

[]'s desconfiados do bloqueio dianteiro

Alfredo Stavale
30/08/2010, 16:22
Olá, Mozer!

Tenho um GV 2001, 3p, 2.0, automático. Até o momento, está com a seguinte configuração:

- lift 2";
- pneus MUD BF Goodrich KM2 - 225/75/16 (para mim, o equilíbrio ideal para trilhas e asfalto);
- XCrawler 3.2 (a redução original tem um desempenho deplorável... a 3.2 me deu segurança em descidas íngremes... em L, quase nao utilizo os freios);
- diferancial dianteiro de ferro, do GV diesel (o original de alumínio,se ainda não quebrou, vai quebrar!);
- rockslider;

Agora o ponto polêmico: instalei o bloqueio dianteiro Kaiser, e na segunda trilha, lá se foi a homocinética esquerda, apesar da minha postura em aliviar o pé e dirigir "na manha"! O mecânico já havia me alertado sobre essa possibilidade, acreditando que a homocinética não suporta a força transferida pelo bloqueio para uma só roda.

Fica então a dúvida: será que a relação custo/benefício é positiva, no caso do bloqueio dianteiro?

Gostaria de opiniões do Alexandre, do Nagata que também tem GV, dos companheiros experts do forum e de quem já utilizou o bloqueio dianteiro em GV ou Tracker.

bem, você colocou homocinética novinha? bem, se quebrar ela denovo ai tu vai ter certeza que é o bloqueio:mrgreen:

Claudio Cesar Fogolin
30/08/2010, 18:23
bem, você colocou homocinética novinha? bem, se quebrar ela denovo ai tu vai ter certeza que é o bloqueio:mrgreen:
Essa "certeza" vai custar caro! Mas, será que é só o bloqueio, ou é ele potencializado pela redução 3.2...? Dúvidas, dúvidas...
Se assim for, retiro o bloqueio e fico com a Xcrawler! Vamos ver nas próximas trilhas...

[]'s aguardando contribuições dos foristas

andre veiga
30/08/2010, 22:49
Só para constar, estou no 2o GV Sport (3p 2.0 16v), e em ambos as rodas 15 cabem.
No gv 4p que tive não entravam as rodas 15.

Para mim a configuração de Kit X, bloqueio etc é a melhor e gostaria de poder fazer no meu carro.

Mozer
30/08/2010, 22:53
Já tive um Gv 2.0 3portas e as rodas 15 só cabe se desbastar as pinças de freio.
As rodas também são aro 16 igual as dos Gvs 4 portas.

Luiz,

No meu caso as pinças são as mesmas do 1.6 então presumo que as rodas 15" sirvam. Meu kit 2" chegou hoje, e também os amortecedores TurboGas GBL1024. Talvez amanhã comece a instalação.

nagata
01/09/2010, 20:38
Claudio tenho dois pontos a acrescentar na configuração de seu carro, pois ambos temos o mesmo carro, só que o meu é manual.

Já isolei o sistema de acionamento da tração, o meu deu pau no diafragama, optei em travar as engrenagens dentro da cx selenóide, de certa forma ficou bloqueado na dianteira, e instalei roda livre manual, mas na primeira trilha, como tava tudo bloqueado na frente, simplesmente a cx satélite partiu ao meio.Não partiu a homocinética pois refiz elas com a gaiola interna mais reforçada, não sei de qual carro o meca utilizou. :concordo:

Outro ponto que evitou, que deve-se fazer em todo GV que faz lift é reposicionar o diferencial dianteiro com os suportes mais alongados(dropped kit) , procure o X ele tem isso.

Feito isso, acredito que seu carro fica com uma configuração excelente, me fala com ficou seu carro com a XCawler, pois fiquei com receio de reduzir demais e ficar ruim de andar as vezes nas dunas aqui, na lama como ficou???:pensativo:

[]'s

Nagata

Olá, Mozer!

- lift 2";
- rockslider;

Alexandre X
01/09/2010, 22:08
Nagata, conheça o mundo selvagem: http://www.buggyselvagem.com.br/ esse é o carro pra vc :mrgreen:

Claudio Cesar Fogolin
02/09/2010, 07:33
Claudio tenho dois pontos a acrescentar na configuração de seu carro, pois ambos temos o mesmo carro, só que o meu é manual.

Já isolei o sistema de acionamento da tração, o meu deu pau no diafragama, optei em travar as engrenagens dentro da cx selenóide, de certa forma ficou bloqueado na dianteira, e instalei roda livre manual, mas na primeira trilha, como tava tudo bloqueado na frente, simplesmente a cx satélite partiu ao meio.Não partiu a homocinética pois refiz elas com a gaiola interna mais reforçada, não sei de qual carro o meca utilizou. :concordo:

Outro ponto que evitou, que deve-se fazer em todo GV que faz lift é reposicionar o diferencial dianteiro com os suportes mais alongados(dropped kit) , procure o X ele tem isso.

Feito isso, acredito que seu carro fica com uma configuração excelente, me fala com ficou seu carro com a XCawler, pois fiquei com receio de reduzir demais e ficar ruim de andar as vezes nas dunas aqui, na lama como ficou???:pensativo:

[]'s

Nagata
Bom dia, Nagata!

Reposicionar o diferencial dianteiro, de forma a reduzir o ângulo das homocinéticas, vai praticamente zerar o ganho proporcionado pelos pneus com diâmetro maior, relativo ao vão livre entre a caixa e o solo!

Quanto à XCrawler, ainda não testei em areia... vou neste fds para Ilha Comprida, em SP... vamos ver naquelas areias.

Na lama pesada, essa redução é animal, propocionando todo o torque necessário.

O melhor desempenho foi nas erosões, subidas e descidas íngremes... a primeira só é utilizada como freio... no mais o câmbio automatico faz o serviço... só não espere grande velocidade final...

[]'s

nagata
02/09/2010, 13:16
X, tá de sacanagem né??? kkkkkkkkkkkkkkkkk:odedo::odedo::odedo:

Claudio, me explica aí porque vai praticamente zerar o ganho proporcionado pelos pneus com diâmetro maior, relativo ao vão livre entre a caixa e o solo, reposicionando o diferencial???:pensativo:

[]'s

Nagata

Nagata, conheça o mundo selvagem: http://www.buggyselvagem.com.br/ esse é o carro pra vc :mrgreen:

Claudio Cesar Fogolin
02/09/2010, 17:08
X, tá de sacanagem né??? kkkkkkkkkkkkkkkkk:odedo::odedo::odedo:

Claudio, me explica aí porque vai praticamente zerar o ganho proporcionado pelos pneus com diâmetro maior, relativo ao vão livre entre a caixa e o solo, reposicionando o diferencial???:pensativo:

[]'s

Nagata
Senão vejamos...: os BF 225/75/16 me proporcionaram um diâmetro maior em relação ao pneu original de, aproximadamente 2" ou +_ 5cm... dividindo por 2, tive um ganho de vão livre em 2,5cm... utilizando o "drops", vou rebaixar o diferencial em +/- 2 ou 2,5 cm... então.......:parede::putz::putz:

Alexandre X
02/09/2010, 18:31
Menor clearence x quebra da homocinetica.

Para cada escolha uma renuncia.

Claudio Cesar Fogolin
02/09/2010, 21:56
Menor clearence x quebra da homocinetica.

Para cada escolha uma renuncia.
... e uma consequencia. O duro é aguentar o olhar de gozação daquela sensação de "deja vu"... hehehe...

Mozer
03/09/2010, 22:12
Senhores,

Recebi a poucos dias o meu kit lift 2" da RC4x4. Como esperado estava tudo certo no kit, com a conhecida qualidade do Rodrigo Portugal.
Instalei o kit e me surpreendi ao não conseguir um ajuste adequado de camber, daí vem a pergunta. Qual a melhor solução? Parafuso CAM12 ou oblongar o furo do amortecedor? Além disso qual seria uma cambagem adequada para esse carro?

Quando estiver pronto mando fotos...

Valew

Nelmont França
09/09/2010, 14:44
Senhores,

Recebi a poucos dias o meu kit lift 2" da RC4x4. Como esperado estava tudo certo no kit, com a conhecida qualidade do Rodrigo Portugal.
Instalei o kit e me surpreendi ao não conseguir um ajuste adequado de camber, daí vem a pergunta. Qual a melhor solução? Parafuso CAM12 ou oblongar o furo do amortecedor? Além disso qual seria uma cambagem adequada para esse carro?

Valew
O meu nem com os CAM12 resolveu... \°°/ Tá igual a traseira de fusca \°°/.

TMorais
09/09/2010, 19:17
Senhores,

Valew

Usei os CAM12 e, no primeiro momento, não foi possível zerar completamente (usei os BF MUD 225/75). Após rodar um período voltei para refazer o serviço e a cambagem ficou ajustada.

Tenta uma outra loja que já tenha trabalhado com o CAM12 e com o Tracker.

Att

Bandinho
09/09/2010, 21:06
Olá pessoal, comprei esta semana um Gran Vitara, 3p, 2002, 1.6, MT, estou fazendo uma revisão de filtros, velas e óleos. E queria tb colocar Kit de 2" na suspensão a minha preocupação era, exatamente, como ficaria o alinhamento. O que é esse parafuso CAM12.
Abs

nagata
10/09/2010, 12:01
O parafuso cam12 é um dispositivo que serve p corrigir a cambagem, eliminando 2 formas de correção de cambagem quando se faz lift na suspensão: 1- obilingar o furo do amortecedor e utilizar o famoso empeno na torre do amortecedor, na minha opnião 2 serviços porcos.

Segue fotos do parafuso e como é utilizado.

Abraço

Nagata

Mozer
17/07/2011, 21:15
Galera fiquei devendo as fotos do carro com o kit instalado então segue aí...

Mozer
17/07/2011, 21:25
Agora com o parachoques, guincho, proteções e jogo de rodas 15" c/ pneus genius snake 235/75R15 que instalei semanas atrás. O carro ainda não foi testado em trilhas pesadas, mas em trilhas leves travessias de riachos. Tenho planos de instalar agora o kit redução 3.2 do alexandre x.

Qualquer sugestão na preparação da viatura será benvinda.

Mozer
18/07/2011, 14:43
Senhores,

Quanto a esse protetor de tanque, é realmente necessário?

Abraços,

LFC
18/07/2011, 18:56
Senhores,

Quanto a esse protetor de tanque, é realmente necessário?

Abraços,

Não duvide. Qualquer encostada no protetor original já o amassa e chega ao tanque.
Abs,
LFC

gustavopereiradacosta
18/07/2011, 19:32
show o tópico .. exatamente o que procurava! ..

Fiquei com uma dúvida com relação ao amortecedores + molas. Pois em outros tópicos, a galera trocar os amort. pelo o de Suprema e molas de Opala, exato ? Amortecedor é praticamente obrigatório, pois pega fim de curso direto .. mas e as molas ? Qual seria a função ? Deixar o carro mais firme ou levantar um pouco mais ? E as dianteiras .. são trocadas junto ?

O meu estava original .. e agora está com pneus 235/70/16 recapados Mamute ... e agora estou providenciando as proteções e calços ... junto com os amort. e molas (se for preciso) ..aí sim monto com os parafusos pra fazer a cambagem certa ..

Abs,

Mozer
18/07/2011, 19:43
Não duvide. Qualquer encostada no protetor original já o amassa e chega ao tanque.
Abs,
LFC

É, então vou colocar, aqui na região tem muita pedra. Valeu pela dica.

andre veiga
18/07/2011, 22:09
Como conseguir os parafusos CAM12?

Mozer
19/07/2011, 12:22
Como conseguir os parafusos CAM12?

Os meus eu comprei com o nagata...

gustavopereiradacosta
21/07/2011, 23:19
Estou com dúvidas com relação à homocinética, que pelo pesquisei no fórum é o ponto fraco dos GV e Vitara, ok ?!

E que também são um pouco caras pra arrumar/colocar novas ou usadas.

Comprei uns pneus bem agressivos e vou estrear neste domingo ... estou com medo das homocinéticas estourarem .. então vou com cautela.

Pesquisando no fórum, encontrei alguns comentários que o bloqueio poupa as homocinéticas, e outros comentando que forçam ainda mais.

O que acham ? Meu carro vai rodar um bom tempo somente com os 2'' na susp. (mas ainda tá original) .. homocinéticas ("trilhando" com cuidado) .. vai durar um bom tempo ? dar prioridade num bloqueio ?

Valeu galera ...

Abs,

Elver
22/07/2011, 08:02
Eu estou rodando com 2+2 e sem o drop kit e pneus agressivos de 31" a mais de 1 ano, fazendo trilhas pesadas, e as homocinéticas estão zeradas. A única troca que eu fiz foi o diferencial de ferro, de resto, tá tudo lá desde que o carro saiu da fábria.

Bloqueio na dianteira TEM QUE SER selecionável, não tem jeito, se for automático cedo ou tarde vc vai dar aquele tranco que as homocinéticas não vão aguentar e ai já era... Eu estou só com o bloqueio traseiro e te garanto que já melhora MUITO, claro que se tiver 200% blocado fica show, mas ai tem que meter a mão no bolso e colocar um ARB ou outro selecionável... E bloqueio automático para rodar na cidade é furada, vai comer o pneu (querendo ou não) vai estalar e vai dar tranco em curvas fechadas, mesmo andando devagar isso acontece.

A durabilidade do carro depende muito da sua tocada, se você gosta de andar forte na trilha certamente terá mais chance de causar danos ao conjunto do carro. Eu ando igual um aposentado na trilha, sempre na reduzida, bem na manha e qualquer obstáculo eu entro beeem devagar, ainda mais em lugares com erosões, buracos, pedras e outras variações no solo que podem fazer o carro perder e recuperar tração rapidamente, isto é, que causam os trancos que arrebentam tudo....

Estou com dúvidas com relação à homocinética, que pelo pesquisei no fórum é o ponto fraco dos GV e Vitara, ok ?!

E que também são um pouco caras pra arrumar/colocar novas ou usadas.

Comprei uns pneus bem agressivos e vou estrear neste domingo ... estou com medo das homocinéticas estourarem .. então vou com cautela.

Pesquisando no fórum, encontrei alguns comentários que o bloqueio poupa as homocinéticas, e outros comentando que forçam ainda mais.

O que acham ? Meu carro vai rodar um bom tempo somente com os 2'' na susp. (mas ainda tá original) .. homocinéticas ("trilhando" com cuidado) .. vai durar um bom tempo ? dar prioridade num bloqueio ?

Valeu galera ...

Abs,

gustavopereiradacosta
22/07/2011, 09:24
Valeu pela dica Elver ....

Nas primeiras trilhas era bem cabaço mesmo, entrava rasgando, ainda mais com os pneus "slick". Devagarzinho tô aprendendo e tendo mais cuidado .. Com esses pneus, o cuidado vai ser redobrado sim ...

Boa essa dica >> "variações no solo que podem fazer o carro perder e recuperar tração rapidamente, isto é, que causam os trancos que arrebentam tudo...."

Sobre o bloqueio vai demorar um pouco pra colocar ... e vou colocar somente na traseira (se necessário) .. pq tá difícil de achar trilhas mais pesadas aqui na cidade ... mas nas cidades vizinhas tem várias, e temos uns contatos bons pra ir ...

Por enquanto é mais atoleiro mesmo ..

obrigado!

Eu estou rodando com 2+2 e sem o drop kit e pneus agressivos de 31" a mais de 1 ano, fazendo trilhas pesadas, e as homocinéticas estão zeradas. A única troca que eu fiz foi o diferencial de ferro, de resto, tá tudo lá desde que o carro saiu da fábria.

Bloqueio na dianteira TEM QUE SER selecionável, não tem jeito, se for automático cedo ou tarde vc vai dar aquele tranco que as homocinéticas não vão aguentar e ai já era... Eu estou só com o bloqueio traseiro e te garanto que já melhora MUITO, claro que se tiver 200% blocado fica show, mas ai tem que meter a mão no bolso e colocar um ARB ou outro selecionável... E bloqueio automático para rodar na cidade é furada, vai comer o pneu (querendo ou não) vai estalar e vai dar tranco em curvas fechadas, mesmo andando devagar isso acontece.

A durabilidade do carro depende muito da sua tocada, se você gosta de andar forte na trilha certamente terá mais chance de causar danos ao conjunto do carro. Eu ando igual um aposentado na trilha, sempre na reduzida, bem na manha e qualquer obstáculo eu entro beeem devagar, ainda mais em lugares com erosões, buracos, pedras e outras variações no solo que podem fazer o carro perder e recuperar tração rapidamente, isto é, que causam os trancos que arrebentam tudo....

Mozer
22/07/2011, 21:54
Pessoal,
descobri que o coxim de cambio do meu GV está quebrado mas não consigo achar para comprar... Alguem aí no forum já fez em P.U.? Será que fica bom?

Mozer
01/02/2012, 23:20
Pra interesse daqueles que ainda não viram seguem algumas fotos do meu diferencial dianteiro quebrado. O mais intrigante de tudo é que o carro nem fez força pra quebrar, uma simples quicada numa subidinha mais complicada ele partiu. Por muita sorte não quebrou a coroa & pinhão, apenas uns risquinhos.

O reparo está em andamento, uma carcaça do Tracker Diesel está entrando no lugar.

aleilario
02/02/2012, 08:54
Mozer, quanto vc pagou na carcaça do tracker Diesel ? Tbm tenho um GV 3 portas automatico, porém 1.6, não tive problemas com a carcaça ainda !!!

Mozer
02/02/2012, 09:01
Fala Aleilario,

Cara, paguei no eixo completo 1200 no BR1000 em Itaboraí. A unica coisa que vou trocar de um pro outro é a Coroa & Pinhão pois tem relação diferente.

aleilario
02/02/2012, 09:06
Legal....

Espero não ter problema com isto tão cedo hehehe....

Mozer
02/02/2012, 22:22
Só pra dar uma atualizada...

-Pinhão já montado no fucinho novo (de ferro...)
-Panela de ferro lavada e com os retentores trocados, pronta pra receber o fucinho e ir pra viatura.
-Fucinho aguardando a instalação da caixa de satelites.

Amanhã passo a coroa do antigo diferencial pra nova caixa. E se tudo der certo coloco o eixo no lugar.

Mozer
09/02/2012, 10:51
Segue a foto do novo eixo dianteiro no lugar. Pra efeito de informação àqueles que queiram fazer essa modificação, "O Diafragma de acionamento da tração do modelo a gasolina NÃO SERVE na carcaça de ferro." Eles tem uma pequena diferença no suporte que os prende a capa do mancal, mas no meu caso eu usei o conjunto completo do modelo a diesel, substituindo apenas a Coroa x Pinhão.