Ver Versão Completa : Caixa de transferencia da Sport 98 automática
Hilario Alencar
26/08/2010, 23:07
Galera preciso de ajuda. Tenho uma Cherokee Sport 98 automática e quando ligo a tração e força, ela começava a roletar como se fosse uma catraca sem dente ou com dentes gastos.
Sou do RIo, moro em Itaipu/Niteroi e a nossa referencia de mecanico de Cherokee aqui no RIo é o Gustavo em São Cristóvão. Ele disse que é a caixa de transferencia e que não tem conserto, é lixo. Nâo se faz manutenção, ou melhor, não se conserta caixa de transferencia porque as peças internas são caríssimas e só existem na revendedora autorizada.
Pois então, o meu carro já tá parado lá há uns 2 meses e até agora nada, não consegui uma caixa de transferencia usada e boa pra comprar.
Queria pedir ajuda dos colegas sobre isso, se alguem sabe de alguma pra vender e queria também o telefone daquela oficina especializada em Cherokee de São Paulo que sempre é elogiada aqui no site.
Desde já agradeço a colaboração dos amigos. Obrigado e boas trilhas.
Hilario ALencar.
samukanvas
26/08/2010, 23:22
Os caras abriram tua ct e te disseram isso ou apenas disseram isso?
Tem como trocar algumas peças dela sim. Só precisa saber quais estragaram.
Abs :concordo:
Hilario Alencar
27/08/2010, 10:13
Não, não abriram, apenas disseram isso. Que é comum, que ela estraga por falta de uso.
Esse carro tá comigo há mais de 5 anos e obviamente, sempre ligo a tração porque sou um trilheiro fissurado e praticante, mas, quando o comprei, foi numa loja de carros usados na Barra da Tijuca, não sei há quanto tempo ele estava parado à venda. O Gustavo disse que esse defeito da caixa de transferencia é típico de carro que fica parado e que não tem jeito. Tem que trocar. Enfim, você sugeriria alguem para dar uma olhada nela?
Obrigado pela atenção.
Abraço,
Hilario.
samukanvas
27/08/2010, 10:50
6290 auto center em jacarepagua na própria estrada de jacarepagua e no mesmo número da loja.
Lá fale com o walter e diga que foi o Rodrigo do fórum que indicou. Ele poderá te dar uma resposta sobre ela. Qualquer coisa, eu passando por lá, ajudo tb a ver do que se trata.
Abs
Carloshts
28/08/2010, 22:32
Vc pode comprar essas peças em alguns sites nos USA. Leva o carro no Rene na descida da cachoeira a direita, ele é excelente em caixas automaticas e conserta isso tb. A oficina dele fica ao lado daquela oficina de lanternagem, o predio dele é de blocos de cimento sem pintura.
Fernando Massad
28/08/2010, 22:52
Esse cara que te falou pra jogar a t-case fora é o verdadeiro mexânico.
Pelo que vc falou o problema deve ser na corrente da t-case. TEM CONSERTO SIM. É caro.
Troquei da minha Pajero, porque estava como vc falou. Quando engrenava 4x4, para transpor um obstáculo mais difícil, principalmente com a reduzida engatada fazia um tec tec tec tec insuportável.
Troquei a corrente da t-case e acabou o problema.
Paguei 2,5 k só na corrente, mais mão de obra, mas acabou o problema. Dizem que a corrente da Cheroka é mais barato. Não se precipite, nem se desespere, e dê uma olhada com quem entende.
Boa sorte.:concordo:
Carloshts
28/08/2010, 23:02
Isso é jogo fraco de resolver. Ja dei a dica do Mec e conheço mais dois outros aqui na nossa cidade pra resolver o problema. Os caras da Ls mandaram essa nota porque eles tem pouco espaço na oficina. O ideal é ver o modelo da caixa e adiantar as peças antes de desmontar a jaca toda! tem até filme no youtube que encina a trocar essa corrente. Caro em Jeeps é pagar 500,00 pra programar um tele comando, que so tem um scanner em todo RJ.
Hilario Alencar
28/08/2010, 23:49
Obrigado a todos pelas dicas. Eu conheço esse cara da Estrada da Cachoeira, ele parece entender da coisa e parece honesto. Estive nele um tempo atrás, mas para olhar a caixa de marchas, na época esse problema da tração roletando ainda não tinha aparecido. Na caixa principal ele achou que ainda tava boa, trocou o óleo,não encontrou resíduos nem limalhas e deu ok pra ela.
Quando levei a Cheroka lá foi porque ela apresenta um comportamento estranho quando em viagem, em estrada após várias horas em velocidade alta e você para num posto, por exemplo, para reabastecer, então o cambio fica meio maluco, patina muito ou dá tremilique, como se quisesse andar sozinha, mas (pior dos defeitos) não é sempre...
Enfim vou levar ela lá de novo pra ver a caixa de transferencia, vamos ver o que ele diz.
Obrigado mais uma vez a todos pelas dicas.
Abraço e boas trilhas,
Hilario.
Carloshts
29/08/2010, 17:35
Olha ai um link de troca da corrente da np 242.
http://www.youtube.com/watch?v=MH3VMyWgwNI
samukanvas
29/08/2010, 21:29
Essa correntinha aí é o maior problema dessa CT. Se fosse uma engrenagem... :pensativo:
Abs
laserman
01/09/2010, 11:21
Esse gustavo da LS é um charlatão !
Qd levei minha XJ lá ela saiu pior do que estava !
Não, não abriram, apenas disseram isso. Que é comum, que ela estraga por falta de uso.
Esse carro tá comigo há mais de 5 anos e obviamente, sempre ligo a tração porque sou um trilheiro fissurado e praticante, mas, quando o comprei, foi numa loja de carros usados na Barra da Tijuca, não sei há quanto tempo ele estava parado à venda. O Gustavo disse que esse defeito da caixa de transferencia é típico de carro que fica parado e que não tem jeito. Tem que trocar. Enfim, você sugeriria alguem para dar uma olhada nela?
Obrigado pela atenção.
Abraço,
Hilario.
MARCELOLUCHESI
02/09/2010, 14:14
Hilario isso provavelmente é folga na corrente da caixa de transferencia.
É facil de trocar, e barato para comprar.
abs
Marcelo
danielbaldi87
12/09/2010, 01:12
Galera preciso de ajuda. Tenho uma Cherokee Sport 98 automática e quando ligo a tração e força, ela começava a roletar como se fosse uma catraca sem dente ou com dentes gastos.
Sou do RIo, moro em Itaipu/Niteroi e a nossa referencia de mecanico de Cherokee aqui no RIo é o Gustavo em São Cristóvão. Ele disse que é a caixa de transferencia e que não tem conserto, é lixo. Nâo se faz manutenção, ou melhor, não se conserta caixa de transferencia porque as peças internas são caríssimas e só existem na revendedora autorizada.
Pois então, o meu carro já tá parado lá há uns 2 meses e até agora nada, não consegui uma caixa de transferencia usada e boa pra comprar.
Queria pedir ajuda dos colegas sobre isso, se alguem sabe de alguma pra vender e queria também o telefone daquela oficina especializada em Cherokee de São Paulo que sempre é elogiada aqui no site.
Desde já agradeço a colaboração dos amigos. Obrigado e boas trilhas.
Hilario ALencar.
OLA AMIGO
VOU CONTAR MINHA EXPERIENCIA QUE TIVE COM MINHA CT NP 242 DE MINHA XJ 98
NO MEIO DE UMA VIAGEM INDO PARA CAMPOS DO JORDAO PARA FAZER UMA TRILHA COMECOU A FAZER UM BARULHO ESTRANHO MUITO ALTO E UNS ENGASGO COMO SE FOSSE DENTE ESCAPANDO
FIZ A TRILHA E VOLTEI PARA A CAPITAL
NO DIA SEGUINTE LEVEI AO MECANICO ELE TINHA ACABADO DE FAZER O DIFERENCIAL TRASEIRO
ELE OLHOU O DIFERENCIAL E NADA AI ENTAO FOMOS PARA CT
ELE DESMONTOU TODINHA E VERIFOU QUE A BOMBA DE OLEO QUE TEM DENTRO DELA TINHA IDO PRO ESPACO JUNTO COM UMA PLANETARIA
FUI ATRAS DAS PECAS NO EUA A BOMBA CUSTAVA POR VOLTA DE 50 DOLETAS MAS A PLANETARIA FOI DIFICIL DE ACHAR E QUANDO ACHEI CUSTAVA MAIS DE 900 DOLETAS
ENTAO RESOLVI IMPORTA UMA NOVA COMPLETA DEMORO UM MES E UNS DIAS PARA CHEGAR
INSTALOU E FICO ZERADA
A CX VELHA AS DEMAIS PECAS FICOU AQUI EM CASA TODAS EM BOAS CONDICOES EXCETO E BOMBA DE OLEO E A PLANETARIA
O EIXO PRINCIPAL QUE LIGA NO CARDA TRANSEIRO FOI VENDIDO RECENTIMETE AO AG BOMBEIRO AQUI DO FORUM
TODAS AS PECAS FORAM VISTORIA PELO REINALDO DA MOTOR LODGE QUE EH BEM CONCEITUADO AQUI NO FORUM
TENHO INCLUSIVE A CORRENTE
CASO VC QUEIRA ALGUMA PECAS FICO A DISPOSICAO
NA MINHA OPNIAO JA QUE VC VAI ABRIR A CT PROCURE UM MECANICO BOM E QUE BAIXE A CT TODA E PONHA NA BANCADA PARA A VERIFICACAO DE TODAS AS PECAS PARA VER SE NAO TEM FOLGA CONSIDERAVEL EM ALGUMA ENGRENAGEM. EU SOU DA OPINIAO JAH QUE VAI FAZER FACO POR COMPLETO
JAH PENSO VC TROCA A CORRENTE FICA BOA POR UM TEMPO E DEPOIS TEM QUE ABRIR PRA TROCAR A BOMBA DE OLEO QUE EH UM PECA BARATA
AI VC VAI FICAR COM RAIVA, VAI GASTAR DUAS MAOS DE OBRA, E PELO MENOS DUAS JUNTAS PRA FECHAR A CT
PROCURE UM MECANICO AI NO RIO QUE TRABALHE COM LITERATURA E NAO APENAS NO OLHOMETRO. AQUI EM SAMPA EU CONHECO APENAS UM QUE CONVENCEU QUE SABE O QUE ESTA FAZENDO
http://www.4wd.com/HardParts/HPDetail.aspx?hpID=187&hpDID=186
NESTE LINK QUE ESTOU TE PASSANDO TEM UMA VISTA EXPLODIDA DA CT NP 242 QUE EH A MAIS COMUM AQUI NO BRASIL NAS XJ 98
DA UMA OLHADA NELA E TENTA LOCALIZAR A PECA QUE VC PRECISA OU SE EH SOMENTE A CORRENTE MESMO. SE FOR SO A CORRENTE EU TENHO ELA AQUI.
FICO A DISPOSICAO PARA QUALQUER DUVIDA
DANIEL BALDI
CONTATO
DANIELBALDI87@GMAIL.COM
11 8925-4662
Adriano Teixeira Jorge
24/02/2011, 14:03
Olá galera sei o post ja esta meio paredão mas esse cara q condenou sua transferência é um competente essas caixar são muito simples a minha ficou igual a sua troquei a corente e a bomba de oleo só pra garantir o trabalho e ficol tudo zerado...aconselho compra tudo no ebay com os devidos cuidados né da pra economizar R$450,00 pois a corrente no Brasil R$560,00 lá 110 doleta e chega aki no Brasil por +ou- R$200,00 a corrente e a bomba um pouquinho menos q isso...
danielbaldi87
25/02/2011, 22:54
e ai Hilario ALencar
como fico a tcase?
conseguiu revolver o problema?
o que foi feito para resolver?
falow
BATTAGLIA
01/03/2011, 14:36
Oi Pessoal e Hilario,
Apesar dos sintomas serem um pouco diferentes do seu, eu tamem to com problemas na minha CT, que a principio quando engato a 4x4 e acelero, fica zoando que nem onibus velho. Mas quando alivio o pé, o seja, na banguela pára total. E nao dá nada na reduzida.
Já desmontamos o eixo traseiro e o dianteiro, trocamos rolamentos, que por sinal sao super faceis de achar (menos alguns retentores que sao mais dificieis e quando achamos acabaram vazando).
Remontamos e a zoeira continuou.
Dai achamos o suporte da caixa quebrado, coisa que nao dá muito pra ver, porque fica tampada pela chapa protetora. Consertamos.
A zoeira continuou.
Detalhe: trocamos todos os oleos e filtro dos diferenciais.
Dai abrimos a CT por fim, mas nao desmontamos, por ficamos com medo de nao achar as peças, e montamos de novo.
A ideia é esperar um pessoal ir pra Miami em maio, e deixar pra desmontar o eixo satélite mais pra data.
Ai vai pergunta:
alguem já passou por isso? As peças do CT praticamente nao tem rolamento, a nao ser na ponta do eixo, mas porque a caixa zoa só quando traciona o conjunto?
Sds a todo XJoteiros.
FabricioSoares
07/03/2011, 09:07
Amigo Hilário
Estou EXATAMENTE COM MESMO PROBLEMA, mesmo sintomas, tudo igual, parece uma catraca pulando dente.
Meu mecânico já revisou tudo, diferenciais, rolamentos, cardã e foi para CT, já desmontou e colocou de volta QUATRO VEZES e não encontra nenhuma peça com desgaste internamente.
Pelo menos temos certeza que o barulho da catraca (como se estivesse pulando dente) é de lá, mas desmonta e esta tudo perfeito, inclusive a corrente. Que raiva...
Amigo, caso já tenha cosertado a sua me diz o que era, a correia?
Mas se a correia pula ela não deveria ter folga? não deveria marcar os dentes das duas engrenagens?
Grande abraço
BATTAGLIA
11/03/2011, 18:08
Amigo Hilário
Estou EXATAMENTE COM MESMO PROBLEMA, mesmo sintomas, tudo igual, parece uma catraca pulando dente.
Meu mecânico já revisou tudo, diferenciais, rolamentos, cardã e foi para CT, já desmontou e colocou de volta QUATRO VEZES e não encontra nenhuma peça com desgaste internamente.
Pelo menos temos certeza que o barulho da catraca (como se estivesse pulando dente) é de lá, mas desmonta e esta tudo perfeito, inclusive a corrente. Que raiva...
Mas se a correia pula ela não deveria ter folga? não deveria marcar os dentes das duas engrenagens?
Grande abraço
Pois é, eu to rodando assim mesmo, e vou deixar pra abrir a CT em maio.
quando preciso, eu aciono o 4x4 e depois libero rapidinho.
vamos ver no que dá.
BATTAGLIA
18/03/2011, 11:39
Olá galera sei o post ja esta meio paredão mas esse cara q condenou sua transferência é um competente essas caixar são muito simples a minha ficou igual a sua troquei a corente e a bomba de oleo só pra garantir o trabalho e ficol tudo zerado...aconselho compra tudo no ebay com os devidos cuidados né da pra economizar R$450,00 pois a corrente no Brasil R$560,00 lá 110 doleta e chega aki no Brasil por +ou- R$200,00 a corrente e a bomba um pouquinho menos q isso...
Olá Adriano,
vc comprou a corrente pelo ebay mesmo e chegou?
Depois de pesquisar na web, abrir e fechar a caixa 2 vezes sem encontrar nada de errado, to achando que o meu problema é mesmo a corrente.
Alfredo Stavale
18/03/2011, 15:57
Olá Adriano,
vc comprou a corrente pelo ebay mesmo e chegou?
Depois de pesquisar na web, abrir e fechar a caixa 2 vezes sem encontrar nada de errado, to achando que o meu problema é mesmo a corrente.
Isso é tipico de corrente da T-case . e não é so de Xj não mas de qualquer 4x4 que usa corrente.
esse barulho e a "sensação" de dentes escapando é classico diagnóstico da Corrente indo pro espaço... Pode ser é que mais componente além da corrente estejam danificados:concordo:
boa sorte!
Abs
Dirceu D.Jr.
28/03/2011, 15:20
Amigo Hilário
Grande abraço
A minha caixa também está com os mesmos estalos, só que eu troquei a corrente e os estalos continuaram... desmontamos de novo, comprei as duas engrenagens novas, o duro que comparando as novas com as velhas não se nota nenhuma diferença... vamos montar de novo, só que ue não tinha pensado na bomba... no desmonte não notamos nenhuma peça com defeito, só a corrente mesmo...
Dirceu
rsucesso
23/05/2011, 10:58
A minha está com dificuldades pra engatar e desengatar o 4x4 (reduzida nem entra) e faz barulho mesmo em 4x2. O cambio automatico foi refeito, achamos quer era conversor de torque mas não era. Pra mim é mesmo a caixa de transferência. Alguém já teve esse sintoma (estalos em 4x2?).
Em tempo, minha caixa é np 231 (command-trac, sem o 4x4 full time).
AlexPalma
23/05/2011, 19:00
Desculpe se parecer óbvio, mas já verificou a qualidade e o nível da caixa de transferência? :pensativo:
Um óleo errado também pode gerar estalos. :pensativo:
Abraço.
Battaglia, se estier por ai ainda, conseguiu resolver o problema da sa caixa? sei q o topico é meio velho mas vale tentar,
a minha está exateamente assim, quando engato a tração fica rangendo, mas não pula nada só rangendo mesmo, o que fez pra resolver?
Richard Pereira
24/10/2013, 14:18
E a Caixa de marcha da Cheroka automática 98, alguem sabe o valor, me cobraram 7k por uma "nova" isso é miolo novo, com a carcaça da minha apenas, e garantia só se eu tirar o GNV.
AlexPalma
24/10/2013, 23:43
Está caro...acho que você encontra na faixa dos 4 a 5 mil já com M.O. Já pesquisou em Porto Alegre? Abraço.
Amigos estou pesquisando para comprar uma e meu maior medo é o câmbio, com qtos km começa a dar problemas?
De qtos em qtos mil troca o óleo de câmbio?
E a CT é raro dar problemas?
E o resto dá manutenção ? Motor, diferencial, etc....
AlexPalma
26/10/2013, 16:03
Beto, a durabilidade do câmbio automático depende da forma de uso e manutenção.
Tem viatura que abre o câmbio com 50/70.000 Km rodados e tem outras com mais de 100 que nunca tiveram problemas.
O fator troca de óleo é uma das principais diferenças: o correto é a troca a cada 40/50.000 Km rodados + o filtro.
Muitos não trocam o óleo de cãmbio no prazo (ou nunca!) por causa do preço: R$100,00 o litro do ATF+3 (Grand Cherokee- ZJ). A Cherokee (XJ) pode utilizar o Dexron III, mais em conta e sem problemas.
Claro que uma viatura utilizada no off-road vai se desgastar mais que uma utilizada somente no asfalto - ainda mais a parte de suspensão e diferenciais.
A CT segue os mesmos mandamentos da caixa de marchas.
Motor é difícil dar problemas e, se bem cuidado, chega fácil aos 300.000Km rodados.
Diferenciais, freios e suspensão sofrem o desgaste normais de uso ou do tempo (borrachas, por exemplo).
Pesquise muito e utilize o Guia de Compras aqui do fórum (dicas indispensáveis).
Apenas faça um caixa para a primeira revisão e procure um bom mecânico de veículos importados.
A minha ZJ que parecia sem nenhum problema gastou R$4.500,00 durante a primeira revisão.
Boa sorte! Abraço!
Richard Pereira
27/10/2013, 00:17
Está caro...acho que você encontra na faixa dos 4 a 5 mil já com M.O. Já pesquisou em Porto Alegre? Abraço.
Já sim achei via mercado livre , tem um cara que queria 3500,00 numa retirada de uma cheroka capotada, no estado sem garantia. Essa o miolo e todo novo e tem garantia...
quanto a CT, alguem? sobre ela estar roncando quanda ligo a tração no fulltime, e não pulando dentes, alguem sabe o que pode ser?
Pessoal,
revivendo o tópico aqui para não abrir outro.
Estou com problemas na minha cherokee sport 97/98.
Comprei ela faz uma semana e verifiquei só agora que ela não acende as luzes da tração, quando engatado.
Ergui o carro e vi que esta funcionando tudo certo. Ou seja, o 4x4 e reduzida estão engatando e funcionando, porém as luzes do painel não acendem.
Vi que tem um cabo do chicote esta desligado. Verifiquei que o plug do chicote não encaixa no sensor da caixa de transferência.
A pergunta é, o sensor tá errado ou o conector do chicote é que esta errado?
Minha caixa é uma 242 J.
Segue fotos .515701
515756 foto do conector no chicote
515757 Foto do sensor
Sigma4x4
04/11/2015, 17:48
Vou ver amanhã na minha.
Mas quando liga a chave as luzes do painel acendem?
Ela é automatica ?
Sim, é automática. Quando liga não acende as luzes no painel não.
Eduardo Mascarello
25/10/2019, 12:56
Boa tarde Pessoal, tudo bem?
Minha Cherokee XJ 98 está apresentando um barulho quando engato a 4x4. Este “ronco” piora quando paro de acelerar. Ou seja, 4X2 tudo normal. 4x4 com aceleração ronco baixo, com ela na ladeira o barulho piora consideravelmente.
Alguém já teve este problema?
Conhecem um mecânico bom para XJ na região de Caxias do Sul - RS?
Agradeço!