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Ver Versão Completa : Troca de Cruzetas = Vibração no Cardan



roberto.cardoso@ig.com.br
26/08/2010, 13:51
Amigos,

Minha Ranger completou seus 200.000KM e de presente ganhou cruzetas novas, uma das cruzetas do cardan traseiro começou a fazer barulho.

Comprei cruzetas originais da Spicer, mas após a instalação sinto uma vibração em qualquer marchar, ela aparece ao acelerar entre 1500 e 2000 RPM.

Para realizar a trocar das cruzetas, marcamos a posição do cardan e instalamos na mesma posição.

Minha duvida é, após a troca de cruzetas é necessário balancear o cardan? Alguém já passou por este problema após trocar cruzetas?

Não quero gastar dinheiro sem necessidade!

Anthoniusnikos
26/08/2010, 19:25
Roberto, se a troca foi bem feita e o eixo cardã está vibrando, melhor fazer a verificação do alinhamento e balanceamento(colocar uns contra-pesos, semelhante ao das rodas) e torcer para que o eixo não esteja empenado.

Pergunta: Antes da troca das cruzetas, já estava havendo vibração ? A partir de quando(quilometragem) começou ?

Anthon

b_adriano_costa
26/08/2010, 21:04
Amigos,
Sem querer bagunçar a conversa, mas de repente meu problema esteja relacionado à este.
Tenho uma Pejero Sport 2000 (3.0, aut, gasolina), que tb já bateu os 200.000km, e ganhei uma vibração (uma tremedeira) que estou $$$$uando para tirar.
Já troquei os quatro pneus (uma nota preta), troquei os barramentos de direção, troquei os quatro amortecedores (outra nota), balanceamento OK, alinhamento OK, e a bentida tremeideira não some. Agora, meu mecânico está dizendo que é a cx de direção com folga e que não tem mais ajuste (tem de trocar). Nunca vi cx de direção tremer no retão e na estrada.
Vcs têm alguma ideia do que possa ser?? será que é cardan? Será que é a cx de direção mesmo??
abraços e obrigado se tiverem alguma orientação.

samukanvas
26/08/2010, 21:26
Se a tua cruzeta nova tem graxeira, tu colocou graxa nela?

Abs

Fernando Massad
26/08/2010, 21:29
Amigos,

Minha Ranger completou seus 200.000KM e de presente ganhou cruzetas novas, uma das cruzetas do cardan traseiro começou a fazer barulho.

Comprei cruzetas originais da Spicer, mas após a instalação sinto uma vibração em qualquer marchar, ela aparece ao acelerar entre 1500 e 2000 RPM.

Para realizar a trocar das cruzetas, marcamos a posição do cardan e instalamos na mesma posição.

Minha duvida é, após a troca de cruzetas é necessário balancear o cardan? Alguém já passou por este problema após trocar cruzetas?

Não quero gastar dinheiro sem necessidade!

Roberto, vc não mencionou o motivo da troca das cruzetas. O que te levou a substituí-las? Vibração? Folga? Se era folga, tem certeza que era na cruzeta? A folga foi eliminada com a troca da cruzeta?
Pergunto porque de repente vc trocou as cruzetas sem necessidade, em virtude de algum problema decorrente não dela, mas de outra peça:pensativo:

roberto.cardoso@ig.com.br
27/08/2010, 09:40
Roberto, se a troca foi bem feita e o eixo cardã está vibrando, melhor fazer a verificação do alinhamento e balanceamento(colocar uns contra-pesos, semelhante ao das rodas) e torcer para que o eixo não esteja empenado.

Pergunta: Antes da troca das cruzetas, já estava havendo vibração ? A partir de quando(quilometragem) começou ?

Anthon

Anthon,

Existia uma pequena vibração antes de trocar as cruzetas, mas essa vibração era por causa de um rolete estourado em uma das cruzetas.

Eu acompanhei a troca, marcamos a posição do cardan e instalamos no mesmo lugar.

roberto.cardoso@ig.com.br
27/08/2010, 09:44
Se a tua cruzeta nova tem graxeira, tu colocou graxa nela?

Abs

Samukanvas,

A cruzeira não tem graxeiro, ela é blindada. Colocamos original da Spicer.

roberto.cardoso@ig.com.br
27/08/2010, 09:47
Roberto, vc não mencionou o motivo da troca das cruzetas. O que te levou a substituí-las? Vibração? Folga? Se era folga, tem certeza que era na cruzeta? A folga foi eliminada com a troca da cruzeta?
Pergunto porque de repente vc trocou as cruzetas sem necessidade, em virtude de algum problema decorrente não dela, mas de outra peça:pensativo:

Fernando,

Na verdade trocamos a cruzeta pois um rolete estava estourado, ralava ferro com ferro e fazia um barulho enorme. Com o começo do barulho, começou também uma pequena vibração, mas agora a vibração é diferente. Antes era na troca de marchas e agora acontece em qualquer marcha com o rpm entre 1500 à 2000.

dasvirgens
27/08/2010, 10:39
Bom dia, faça o seguinte teste, com o motor parado, acelere progressivamente e veja se a vibração aparece, depois faça o mesmo com a primeira ou segunda engatada. Isso pra avaliar se a vibração não é apenas de alguma base do motor estourada.

Tive problema semelhante na minha Land e era apenas o filtro de ar solto. A impressão que tinha era que o carro iria se desmontar. Tive problemas com a cruzeta que quebrou em uma viagem, Vibrava bastante. Como havia trocado o kit de embreagem, achava que a vibração era da embreagem nova. por sorte não empenou o cardã. Retirei o cardã dianteiro, bloqueei o diferencial e segui viagem. foi irresponsabilidade minha, sabia que tinha de trocar a cruzeta mas onde moro não vendia e fui levando até achar uma.

após a troca, ficou uma vibração pequena ainda, pode ser cardã desbalanceado. mas a vibração que me referi no inicio era outra que vibrava até com o carro parado, proximo dos 2000 RPM como vc cita.

abraço, Joaquim das Virgens

roberto.cardoso@ig.com.br
27/08/2010, 11:21
Bom dia, faça o seguinte teste, com o motor parado, acelere progressivamente e veja se a vibração aparece, depois faça o mesmo com a primeira ou segunda engatada. Isso pra avaliar se a vibração não é apenas de alguma base do motor estourada.

Tive problema semelhante na minha Land e era apenas o filtro de ar solto. A impressão que tinha era que o carro iria se desmontar. Tive problemas com a cruzeta que quebrou em uma viagem, Vibrava bastante. Como havia trocado o kit de embreagem, achava que a vibração era da embreagem nova. por sorte não empenou o cardã. Retirei o cardã dianteiro, bloqueei o diferencial e segui viagem. foi irresponsabilidade minha, sabia que tinha de trocar a cruzeta mas onde moro não vendia e fui levando até achar uma.

após a troca, ficou uma vibração pequena ainda, pode ser cardã desbalanceado. mas a vibração que me referi no inicio era outra que vibrava até com o carro parado, proximo dos 2000 RPM como vc cita.

abraço, Joaquim das Virgens

Joaquim,

Obrigado pela dica, mas com o carro parado não tem vibração. Estou começando a desconfiar do rolamento central do cardan, minha ranger tem o cardan bi-partido. O mais estranho é que antes da troca das cruzetas (e antes da cruzeta estourar o rolete) não tinha nenhuma vibração.

Abraços,

Fábio.F
27/08/2010, 12:12
A minha ranger acontece algo parecido. Por volta de 1.500rmp, antes de chegar em 2000 rpm já passa.

Se nota principalmente em 1,2,3 marcha, subindo em ruas mais acentuadas, mais "morro'.

Parece um ressonância que vai espalhando.

Anthoniusnikos
27/08/2010, 21:33
Joaquim,

Obrigado pela dica, mas com o carro parado não tem vibração. Estou começando a desconfiar do rolamento central do cardan, minha ranger tem o cardan bi-partido. O mais estranho é que antes da troca das cruzetas (e antes da cruzeta estourar o rolete) não tinha nenhuma vibração.

Abraços,

Pode ser esse rolamento central com a borracha de amortecimento. Percebí que a borracha da minha está já um pouco gasta, com folga, e entre 80 e 120 Km/h(quinta marcha) ela vibrava menos a alguns tempos atraz, agora aumentou um pouco.
Procure colocar essa peça de borracha original, comprada num revendedor Ford.
Já que a peça gasta mesmo. Melhor trocar antes de pensar em balancear.
Deixe para abrir e verificar o diferencial, para verificar rolamento e engrenagens, depois de ter esgotado essas possibilidades: cruzetas, rolamentos, borracha e suportes do eixo.
Se for 4x4, também melhor verificar o rolamento do cardan na entrada da CT.

Anthon

dasvirgens
03/02/2011, 14:55
amigos, podem acreditar, como havia dito antes, eu troquei as cruzeta do cardã dianteiro (Land rover defender 110). restou uma pequena vibração no cardã dianteiro aos 60 km/h lubrifiquei as cruzetas/ cardã e não é que ontem, talvez uns 6 meses depois a cruzeta partiu novamente?

incrivel como ela se acabou, restou só um cotoquinho de um dos lados e só acabou o lado que pega na caixa de transferencias estava lubrificada. suspeito da vibração residual (cardã/base desbalanceado?) ter danificado a peça.

Joaquim

Moisés S.M
03/02/2011, 17:03
A minha ranger tmbm tá dando dor de cabeça.Quando chego a 100 km/h na estrada ela vibra toda,na cidade é tranquilo.Diz o cara do balanceamento q os meus 4 pneus estão bem danificados,fod...q eles só tem 30 mil km e não foi barato,sera q pode ser cardã traseiro??me nego a comprar 4 peus 0km

dasvirgens
04/02/2011, 12:28
Veja só

a minha cruzeta da uma vibração de frequencia mais alta, já que o cardã gira em velocidade superior às rodas.

a vibração provocada pela cruzeta é compativel com a velocidade de rotação do eixo cardã, e não tem o poder de balançar o carro todo. já a vibração provocada pelas rodas é fruto de uma ressonância do sistema provocado principalmente por pneus de baixa qualidade ou deformados.

já tive problemas com pneus deformados e dependendo do uso eles deformam rapidinho com pancadas em calçadas, pedras, etc. o cara queria que eu trocasse o sistema de direção todo mas apenas troquei os pneus e o meu problema de balanço da direção (Chjama-se chimme) sumiu.

a solução é meio cara mas recomendaria começar pelos pneus, de preferencia NOVOS.

Joaquim

roberto.cardoso@ig.com.br
04/02/2011, 12:56
A minha ranger tmbm tá dando dor de cabeça.Quando chego a 100 km/h na estrada ela vibra toda,na cidade é tranquilo.Diz o cara do balanceamento q os meus 4 pneus estão bem danificados,fod...q eles só tem 30 mil km e não foi barato,sera q pode ser cardã traseiro??me nego a comprar 4 peus 0km

Moises,

Se for problema de balanceamento dos pneus, bastar mandar balancear novamente, da ultima vez que fiz paguei R$ 13,00 por roda.

Agora se os pneus estiverem deformados, não adianta balancear, tem que trocar mesmo.

As vibrações da minha aconteciam em qualquer velocidade, porém entre 1500 até 2000 rpm.

Depois de meses (esperando a $$ melhorar) consegui trocar o rolamento central do cardan e a vibração sumiu completamente.

Abraços,

Moisés S.M
08/02/2011, 14:01
Fiz o balanceamento nas 4 rodas,continua a mesma coisa,tá vibrando a 100 km.h.Notei q ela deu uns estalos na cruzeta traseira,algo q nunca tinha dado,mas isso com as rodas livres engatadas,ou com a reduzida ligada arrancando forte,faz mais força...Voltando pra cidade ontem notei a vibração novamente,a 140 km.h o espelho retrovisor dentro do carro vibra muito,meu banco vibra tmbm,a direção vibra quase nada,resolvi afundar o pé no acelerador e larga-lo,a vibração sumiu...a 120 km.h no embalo não vibra....to achando q é a cruzeta traseira,qq vcs acham???na cidade não vibra,não treme,nada...tá uma blz.Vou trocar a cuzeta mesmo assim,acho q tá na hora,q marca vcs me recomendam,pra não ter dor de cabeça...tem q ser forte a cruzeta pois uso muito o 4x4 dela.abrsss

roberto.cardoso@ig.com.br
08/02/2011, 14:50
Fiz o balanceamento nas 4 rodas,continua a mesma coisa,tá vibrando a 100 km.h.Notei q ela deu uns estalos na cruzeta traseira,algo q nunca tinha dado,mas isso com as rodas livres engatadas,ou com a reduzida ligada arrancando forte,faz mais força...Voltando pra cidade ontem notei a vibração novamente,a 140 km.h o espelho retrovisor dentro do carro vibra muito,meu banco vibra tmbm,a direção vibra quase nada,resolvi afundar o pé no acelerador e larga-lo,a vibração sumiu...a 120 km.h no embalo não vibra....to achando q é a cruzeta traseira,qq vcs acham???na cidade não vibra,não treme,nada...tá uma blz.Vou trocar a cuzeta mesmo assim,acho q tá na hora,q marca vcs me recomendam,pra não ter dor de cabeça...tem q ser forte a cruzeta pois uso muito o 4x4 dela.abrsss

Moises,

Troquei as cruzetas da "carroça" e coloquei da marca SPICER (que é original).

A minha quando estourou o rolete, fazia barulho de ferro raspando com ferro, elas foram trocadas com 205.000KM e ainda eram originais.

Da uma olhada no rolamento central do cardan (isso se o seu cardan for bi-partido), após a troca das cruzetas a carroça continuou com uma pequena vibração.... até eu trocar essa peça.

Abraços,

Moisés S.M
15/02/2011, 23:30
Moises,

Troquei as cruzetas da "carroça" e coloquei da marca SPICER (que é original).

A minha quando estourou o rolete, fazia barulho de ferro raspando com ferro, elas foram trocadas com 205.000KM e ainda eram originais.

Da uma olhada no rolamento central do cardan (isso se o seu cardan for bi-partido), após a troca das cruzetas a carroça continuou com uma pequena vibração.... até eu trocar essa peça.

Abraços,
Amanha vou trocar a cruzeta traseira,perguntei pro meca qual a marca da cruzeta,ele disse q é Spicer...Vamo v se resolve o meu problema de vibração...

Moisés S.M
16/02/2011, 12:53
2 cruzetas trocadas,estavam bem secas,sem graxa...como eu imaginei a vibração diminuiu bastante,foi feita a lubrificação dessa peça(primeira foto>AZUL).E o meu cardã é de ferro,isso é bom ou ruim??não achei ele pesado....foto 2 cruzeta nova spicer

Orleans
16/02/2011, 14:09
começou a fazer barulho.

Como é o barulho da cruzeta quando precisa ser trocada? É o mesmo de rolamento estourado?

NGDaniel
16/02/2011, 15:40
Como é o barulho da cruzeta quando precisa ser trocada? É o mesmo de rolamento estourado?

rolamento eu nao sei, mas cruzeta é um barulho INFERNAL..

parece que tem duas chapas de aço batendo e se escovando no meio da viatura... e é alto pra kct..

roberto.cardoso@ig.com.br
16/02/2011, 17:32
Como é o barulho da cruzeta quando precisa ser trocada? É o mesmo de rolamento estourado?

Orleans,

O barulho era muito forte nas saídas em primeira marcha ou nas trocas (quando força mais o cardan), faz barulho de ferro com ferro, um chiado parecendo que raspava uma vez a cada giro (estava com um dos roletes estourado).

Não demonstrava folga, mas quando retiramos o cardan e forçamos a luva, fez o mesmo barulho.

Abraços,

Orleans
03/04/2011, 14:01
O barulho era muito forte nas saídas em primeira marcha ou nas trocas (quando força mais o cardan), faz barulho de ferro com ferro, um chiado parecendo que raspava uma vez a cada giro (estava com um dos roletes estourado).

O meu carro está com um sintoma parecido com esse.
Acontece tipo estalo de ferro com ferro ou o barulho é contínuo?

Edintruder
03/04/2011, 14:57
Dá estralos na arrancada ou trocas de marcha, e quando anda bem devagarinho e debreia começa umas batidas de metal a cada 90° que a cruzeta faz. Normalmente quando está parando a caminhonete essas batidinhas se escutam melhor com o vidro aberto.

_montanha_
28/10/2014, 23:25
Buenas, to aqui desenterrando este morto pois troquei o rolamento central do cardan da minha ranger stx.
Como fiz na garagem de casa mesmo, não marquei a posição do cardan nem das cruzetas, antes de trocar o rolamento ela não vibrava, mas agora lá pelos 40/50 por hora ela vibra, antes e depois disso não vibra nada mais.
Teriam as cruzetas alguma posição especifica para haver um certo balanceamento? Um mexanico amigo meu comentou que elas devem ter um certo alinhamento para compensação (algo como compensação centrifugo montando as cruzetas contrapostas). Lembrando que antes não vibrava e ja cheguei a andar bem antes com cruzetas destruidas e nunca deu nada. Seria o rolamento o culpado ou a minha montagem?
Obrigado.

_montanha_
01/11/2014, 17:08
À quem interessar possa, foi feito o balanceamento dos dois cardans da minha ranger e tudo resolvido.

Jardel Almeida
20/02/2015, 12:54
Tenho uma F250 estava com um barulho parecia un ronco acima de 140 km e vibrar...ontem estourou as duas cruzetas na estrada.eem uma ultrapassagem as partes q cairam quebraram o parachoque de um celta e uma saveiro.ainda nao sei oque ouve nem sei oq fazer pois aqui os mecanicos sao fracos.

trademarkinfo
11/11/2019, 18:54
Amigo por gentileza poderia compartilhar qual mecanica vc levou para fazer este balanceamento? trademarkinfo@gmail.com

trademarkinfo
11/11/2019, 19:02
Pessoal, preciso de ajuda estou quase falindo e pirando com uma CRV 2011 4x4, trepidação é no carro todo supee perceptível em pista lisa "estrada" entre 40/50 km e 80/90 km sensação parecida como se o carro estivesse pulando, peças ja trocadas
4 amortecedores
4 coxim dos amortecedores originais honda
2 coxim bandeja dianteira
1 coxim hidraulico do motor
2 semi eixos dianteiros
Até o momento sem solução, a percepção aparente é que o problema seja na dianteira mas ja levei em especialistas de suspensão e nao encontraram nada, o carro é 2011 esta com 150k. Nao escuto barulho, nem ronco nem estalos super silenciosa só parece que estou andando na terra com ela o tempo todo. Seria o caso possivel de algo no cardan ? Pois nao investiguei isso, estou em SP Capital, alguma sugestão. Obrigado pessoal