Ver Versão Completa : Motor Toyota D4D 2.5 - Gambiarra de fábrica ?
Elmer_Jeep
26/08/2010, 09:35
Apareceu aqui na Retífica um motor 2.5 das novas Hilux.
Eu ainda não tinha visto um 2.5 por dentro, de cara observei que o cabeçote é igual ao da 3.0
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=241332&stc=1&d=1282825487
Até aí tudo bem, acontece que o cilindro(e os pistões) do motor 3.0 tem 96mm e o do 2.5 mede 92mm. E devido à disposição das 4 válvulas por cilindro fizeram uma gambiarra pra caberem dentro da camisa durante a abertura total, vejam nas fotos abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=241333&stc=1&d=1282827004
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=241334&stc=1&d=1282827004
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=241335&stc=1&d=1282827004
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=241336&stc=1&d=1282827004
Nenhum dos retificadores aqui tinha visto algo parecido em outro motor, mandei trazer a junta do cabeçote pra ver se tem algum detalhe diferente pois realmente é muito estranho esses 4 cortes já que não são uniformes :pensativo:
[]'s
Samir Matheus
26/08/2010, 09:46
por acaso, saberia informar com quantos km ele faleceu?
Aproveitando, outra dúvida: como é feito o comando de válvulas deste motor e do D4D 3.0? Correia ou engrenagem? Se é por engrenagem qual a função da correia dentada?
Abraços,
FRanger
Elmer_Jeep
26/08/2010, 10:14
por acaso, saberia informar com quantos km ele faleceu?
Vou tentar descobrir pois geralmente os motores já chegam aqui pra mim desmontados, mas esse aqui foi superaquecimento, pois um pistão derreteu e os outros já estavam engripando, fotos abaixo.
NGDaniel
26/08/2010, 13:23
Vixi..
Até Toyota fazendo gabiarra...
:odedo:
Deivid/silveira
26/08/2010, 13:41
Mas esses cortes devem ter algum sentido a Toyota fazendo gambiarra é dificil!
Pequeno jr
26/08/2010, 14:08
Piston derreteu não .. vc quer falar que ele quase fundiu com o bloco.
O cara q fez isso com certeza não viu a temperatura subir e andou muuuiiitttooo com o motor para lá do vermelho.
Puxa que o partiu !!!!
eduardo1968
26/08/2010, 14:38
Piston derreteu não .. vc quer falar que ele quase fundiu com o bloco.
O cara q fez isso com certeza não viu a temperatura subir e andou muuuiiitttooo com o motor para lá do vermelho.
Puxa que o partiu !!!!
Sei não, parece que um bico injetor estava mijando no pistão e, por falta de pressão no combustível que chegava no cilindro, ele derreteu...
Ainda mais que no cabeçote, parece que não tem trincas, ou estou enganado?
Opa grande Elmer!
Realmente, essas marcas estão "diferentes", já vi pistão trabalhado, mais camisa de bloco, é a primeira vez.
Como estão as válvulas, estão marcadas?
Não seria devido a um provavel aquecimento?
Sobre o pistão, isso é normal nessas eletrônicas, tanto que por aqui, estão colocando BI, e acabando com esse tipo de problema.
Abraços.
Kim.
Deivid/silveira
26/08/2010, 23:34
Opa grande Elmer!
Realmente, essas marcas estão "diferentes", já vi pistão trabalhado, mais camisa de bloco, é a primeira vez.
Como estão as válvulas, estão marcadas?
Não seria devido a um provavel aquecimento?
Sobre o pistão, isso é normal nessas eletrônicas, tanto que por aqui, estão colocando BI, e acabando com esse tipo de problema.
Abraços.
Kim.
Não entendi... estão tirando o rail?
criparamos
27/08/2010, 00:50
Por curiosidade,,, qto se gasta para fazer um motor desses?
SAPO-BOMBA
27/08/2010, 02:11
Com troca dos bicos injetores, é bem capaz de chegar perto de 10K... visto que os bicos da Toyota não são nada baratinhos.
Elmer_Jeep
27/08/2010, 09:28
Opa grande Elmer!
Realmente, essas marcas estão "diferentes", já vi pistão trabalhado, mais camisa de bloco, é a primeira vez.
Como estão as válvulas, estão marcadas?
Não seria devido a um provavel aquecimento?
As marcas além de estranhas são diferentes entre si, 4 válvulas do segundo cilindro empenaram mas por conta do pistão que derreteu e o material ficou depositado nas sedes e isso fez com que as válvulas empenassem, as outras estão normais tanto que já fizemos a usinagem das pistas e estão dentro da tolerância. :concordo:
Sobre o pistão, isso é normal nessas eletrônicas, tanto que por aqui, estão colocando BI, e acabando com esse tipo de problema.
Abraços.
Kim.
Cara, eu achei que isso não acontecia no motor eletrônico pois geralmente a central detecta qualquer anormalidade no funcionamento e entra em modo de segurança ou para de vez... mas sabe como é, carro de frota na mão de peão acontece coisa que até Deus duvida. :rolleyes:
[]'s
criparamos
27/08/2010, 14:31
Kra.. ate assusta os valores, ainda bem que o meu carro so eu dirijo, nem gosto de dar na mao da patroa, muito dificil isso acontecer.... ela ja me fez o mesmo prejuizo no carro dela a uns 2 anos atras, ficou igualzinho, com tudo gastei perto de uns 5.ooo k....
SERGIO AUGUSTO
27/08/2010, 18:53
Fala Elmer:
Eu diria que a TOY, fez um "ajuste de conveniencia", hehe, que a pricinpio, como voce respondeu ao KIm, sobre desgastes na válvulas, não danifica as ditas. E quanto à "reentrancia" ou cavidade, nas camisas, notou alguma coisa digamos fora do normal, como excesso de riscos, marcas(de batida das valvulas contra a lateral da camisa, dentro da cavidade ou no fundo da cavidade)? Que é estranho, com certeza é, mas acredito que foi bem pensado isso ai.
Me diga outra coisa, o que voce conseguiu verificar, já que o cara vai gastar uma "baba", em se colocar as camisas(digo kit completo) do 3.0 nesse negocio ai, e como o KIM falou da "mecanizaçãö" da injeção, meter uma BI, e sacar o CR?
Abraço.
Sérgio
Segundo alguns mecas daqui, o CR não está se dando muito bem com o nosso diesel, ocasinando o problema de esguichar, em vez de pulverizar o combustível.
E como dito, não são baratos.
Por isso a mecanização.
Como já escreví, não são casos isolados.
dalmolin
27/08/2010, 19:36
Segundo alguns mecas daqui, o CR não está se dando muito bem com o nosso diesel, ocasinando o problema de esguichar, em vez de pulverizar o combustível.
vi acontecer exatamente isso num motor scania 124 , a mesma coisa que nesse toy 2.5....
um bico com bomba injetora com problema , so vai injetar mal na sua vez , acredito que esses bicos com comum rail com problemas fiquem esguichando o tempo todo , uma vez qe todos os bicos ficam com pressao e eles ditam a hora e quantidade injetada.
Vi isso numa frontier 2002.
Travou um bico gastando um pedaço do pistão e rachando o cabeçote.
Revisão de bomba e bico não é brincadeira..
[]'s
Elmer_Jeep
11/10/2010, 11:18
Apareceu outro D4D aqui, dessa vez um 3.0, superaquecimento também, vejam as marcas verticais na camisa e a válvula de escape danificada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0106.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0104.jpg
[]'s
robson010203
11/10/2010, 11:45
visto que o diametro do 3.0 é maior que o do 2.5 talvez esse cabçote seja do 3.0 adaptado para o 2.5 entao fizeram essa reentrancias?
Elmer_Jeep
11/10/2010, 11:52
visto que o diametro do 3.0 é maior que o do 2.5 talvez esse cabçote seja do 3.0 adaptado para o 2.5 entao fizeram essa reentrancias?
Exatamente, estou suspeitando disso desde que o motor chegou pois os cabeçotes são iguais.
[]'s
Apareceu outro D4D aqui, dessa vez um 3.0, superaquecimento também, vejam as marcas verticais na camisa e a válvula de escape danificada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0106.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/IMG_0104.jpg
[]'s
Elmer,
Vc sabe o motivo do superaquecimento??? Isto está parecendo L200... :mrgreen:
Imperador!
11/10/2010, 20:22
Deve ser algum dono bração que não manutenção preventiva no carro e não observou o sensor da temperatura, fervendo o motor e, mesmo assim, continuou com ele rodando. Enfim, uma baita desatenção.
Eduardo Eustaquio
12/10/2010, 11:04
Deve ser algum dono bração que não manutenção preventiva no carro e não observou o sensor da temperatura, fervendo o motor e, mesmo assim, continuou com ele rodando. Enfim, uma baita desatenção.
Concordo plenamente. Conheço muitas pessoas que mesmo tendo um poder aquisitivo altíssimo, não fazem revisão alguma em suas Hilux. O Uso delas é de 1 ano a 1 ano e meio, ou seja, algo em torno de 100.000 quilômetros.
Pior é a pessoa que compra um veículo usado desta forma e depois sai falando mal desta camionete.
SAPO-BOMBA
12/10/2010, 18:18
O velho dilema: "Usuário é um mal necessário"...
Imperador!
12/10/2010, 18:55
O velho dilema: "Usuário é um mal necessário"...
Exatamente como no computador:
-Onde está o defeito?
-Entre o monitor e a cadeira.
sallespickup
13/10/2010, 10:10
elmer,
não me parece superaquecimento, mas realmente bico mijando, esses riscos na camisa é do excesso de diesel que literalmente lava a camisa deixando sem lubrificação, se fosse super aquecimento seriam os 4 cilindros, não apenas 1, o antigo kombi diesel era mestre nisso.
só admiro tanta tecnologia e o motor não detecta esse tipo de mal funcionamento, como gosto das bombas injetoras, pelo menos se aumenta a fumaça, da pra se perceber, e não arruma e deixa chegar ao ponto de fundir se o dono for daqueles que enquanto anda ta tudo bem!! :parede:
carlos sallespickup
Marcelo-HPE
13/10/2010, 10:52
Quanto o motor detectar o mal funcionamento do sistema de injeção , é evidente que a central detecta e logo ascende uma luz no painel .
Até as picapes com B.I "eletrônicas" possuem em isso.
SAPO-BOMBA
14/10/2010, 00:55
É capaz do peão que tava "montando" no carro não se ligou e afundou o pé na bagaça até espocar o motor, que convenhamos, QUASE 99% das vezes é o que acontece...
Deviam dar FUSCA FAFÁ pra essa peãozada trabalhar e se virar pra caber todo mundo dentro!
vieira912
12/04/2011, 00:02
Caramba já vi uma 2.5 com menos de 11.000 Km batendo pino aqui na concessionária,será que é isto ai que aconteceu, que coisa Hein até toyota fazendo gambiarra???:parede::parede::parede:
pelo menos e só abri o bloco e colocar os Pistões de 96,5mm que vira 3.0.
Até mais:concordo:
Marcelo-HPE
12/04/2011, 07:12
Motor para bater pino ( detonar ) tem que estar com ponto avançado , ou com um diesel de péssima qualidade .
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